Categoria: Policial

  • Operação da Polícia Federal investiga possível rombo de R$ 390 milhões na previdência estadual do Amazonas

    Mandados de busca e afastamento de servidores foram cumpridos durante a Operação Sine Consensu, que apura gestão temerária e possíveis irregularidades em investimentos.

    Polícia – A Polícia Federal deflagrou, nesta sexta-feira (6), a Operação Sine Consensu, com o objetivo de investigar possíveis irregularidades na aplicação de recursos do Regime Próprio de Previdência Social do Estado do Amazonas. A investigação apura investimentos suspeitos que somam cerca de R$ 390 milhões, realizados entre os meses de junho e setembro de 2024.

    De acordo com as apurações, os valores teriam sido aplicados em Letras Financeiras de instituições privadas em desacordo com normas de governança e com regras federais que regulam a gestão de recursos previdenciários. A operação conta com o apoio do Ministério da Previdência Social.

    Durante a ação, agentes federais cumpriram sete mandados de busca e apreensão em endereços ligados aos investigados. A Justiça também determinou o afastamento de servidores públicos de suas funções, medida considerada necessária para garantir o andamento das investigações e evitar possíveis interferências.

    Os investigadores identificaram indícios de falhas em procedimentos internos, além de movimentações financeiras consideradas atípicas, que podem indicar irregularidades na forma como os recursos previdenciários foram administrados.

    A operação tem como objetivo recolher documentos, registros financeiros e equipamentos eletrônicos que ajudem a esclarecer como foram realizados os investimentos e quem foram os responsáveis pelas decisões que resultaram na aplicação dos recursos.

    Segundo a Polícia Federal, o caso envolve a apuração de possíveis crimes como gestão temerária e corrupção. As investigações continuam para identificar todos os envolvidos e verificar se houve prejuízo aos cofres públicos ou aos recursos destinados à aposentadoria dos servidores estaduais.

  • Vizinha mandou matar professor da Ufam após brigas por bar em Manaus, aponta investigação

    Sobrinho da mandante, Lucas Santos de Freitas, é apontado como mentor intelectual do crime e foi preso. Outros três envolvidos na execução também foram detidos.

    Policial – Polícia Civil do Amazonas informou que o professor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Davi Said Aidar, de 62 anos, foi morto em Manaus após uma briga com a vizinha por causa de disputa de bares no mesmo ramal. A principal suspeita de mandar matar o professor é Juliana da Rocha Pacheco, de 42 anos, que está foragida, segundo a Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS).

    O crime ocorreu em fevereiro deste ano, dentro do bar da vítima, na rodovia AM-010, em Manaus. Vídeo de uma câmera de segurança registrou o momento em que os suspeitos chegaram ao local para assassinar o professor.

    De acordo com o delegado Adanor Porto, Juliana já tinha um bar no ramal quando o professor se mudou para o local e abriu o próprio estabelecimento.

    A investigação aponta que os desentendimentos viraram ameaças e discussões constantes. “Foi crescendo, com ameaças e discussões contínuas”, afirmou o delegado.

    Como o crime foi organizado

    polícia afirma que, diante da rivalidade, Juliana procurou o sobrinho, Lucas Santos de Freitas, de 31 anos, conhecido como “Lucão” ou “Magrão”, para organizar o crime.

    “Ela resolveu ceifar a vida desse professor procurando seu sobrinho para que organizasse toda essa empreitada criminosa”, explicou o delegado.

    De acordo com a investigação, Lucas é apontado como mentor intelectual. Ele recrutou os outros suspeitos, definiu as funções de cada um e planejou como o professor seria morto. Parte dos envolvidos tinha dívidas com ele e teria aceitado participar do crime em troca de pagamento ou abatimento desses valores.

    Antes do crime, Juliana teria entregue uma mochila com uma arma de fogo para o grupo. Em seguida, Lucas permaneceu em um carro no ramal enquanto os executores seguiram em uma motocicleta até o bar da vítima.

    Antonio Carlos Pinheiro Meireles, de 41 anos, conhecido como “TK”, desceu da moto e fez os disparos. Ao todo, foram efetuados 14 tiros, sendo sete deles atingindo o professor. Depois, os suspeitos fugiram.

    Prisões

    A investigação identificou cinco pessoas envolvidas no caso. Juliana da Rocha Pacheco, apontada como mandante, continua foragida.

    Lucas Santos de Freitas, apontado como mentor intelectual do crime, foi preso no dia 25 de fevereiro, no bairro Monte das Oliveiras, na Zona Norte de Manaus.

    Antonio Carlos, acusado de atirar, foi preso na terça-feira (3), na rua Perimetral Norte, no bairro Novo Aleixo. Ele já tinha antecedentes por homicídio. No mesmo dia, Rafael Fernando de Paula Bahia, de 28 anos, suspeito de pilotar a motocicleta usada na ação, também foi preso, no bairro Colônia Terra Nova.

    O quarto suspeito, Emerson Sevalho de Souza, de 26 anos, que estava na motocicleta e teria dado apoio ao executor, foi preso na quarta-feira (4), também na Colônia Terra Nova.

    De acordo com o delegado Adanor Porto, todos os presos confessaram participação no crime. “Todos que estão presos não só confessaram os crimes, como indicaram os outros participantes. Os depoimentos estão alinhados e convergentes”, afirmou.

    Os suspeitos vão responder por homicídio qualificado e associação criminosa. Eles seguem à disposição da Justiça. A polícia continua procurando a mandante.

    Trajetória acadêmica

    Davi Said Aidar era professor de Ciências Agrárias da Ufam e possuía uma extensa formação acadêmica. Ele era graduado em Zootecnia pela Fundação Universidade Estadual de Maringá (FUEM), mestre em Entomologia pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), doutor na mesma área pela Universidade de São Paulo (USP) e realizou pós-doutorado em Genética Molecular, também pela USP.

    Ao longo da carreira, o professor se destacou por pesquisas voltadas à genética de abelhas e de animais domésticos, com forte atuação em projetos de meliponicultura, apicultura, multiplicação e preservação de abelhas silvestres. Seus trabalhos eram desenvolvidos principalmente em comunidades rurais do Amazonas.

    Por meio de nota, a Ufam manifestou profundo pesar pelo falecimento do professor, que era ligado à Faculdade de Ciências Agrárias (FCA), cuja trajetória acadêmica foi marcada pela dedicação aos estudos de abelhas.

    Fonte: G1 Amazonas

  • Assaltante que agrediu mulher na rua é preso horas após crime na zona norte de Manaus

    Celular roubado foi localizado na Feira do São José e vítima reconheceu o suspeito no 1º Distrito Integrado de Polícia.

    Polícia – Um homem foi preso na tarde desta quarta-feira (4) após assaltar e agredir uma mulher na Rua Planeta Urânio, no bairro Morada do Sol, zona Norte de Manaus. A prisão ocorreu poucas horas depois do crime, após uma ação rápida das forças de segurança que conseguiu recuperar o celular da vítima e identificar o autor do assalto.

    De acordo com informações repassadas pelas autoridades, a mulher caminhava pela via pública quando foi abordada pelo suspeito. Durante o assalto, ela acabou sendo agredida pelo criminoso, que fugiu logo em seguida levando o celular da vítima. Além do prejuízo material, a ação causou forte abalo emocional.

    Durante as diligências, os policiais descobriram que o aparelho roubado havia sido vendido na Feira do São José. As equipes se deslocaram até o local, conseguiram recuperar o celular e reunir informações que levaram à identificação do suspeito.

    Vídeo:

    https://www.instagram.com/reel/DVgLddpjnBC/?igsh=MTUxa3RncGs2dDNhMQ==

    O homem foi localizado e conduzido ao 1º Distrito Integrado de Polícia (DIP), onde a vítima realizou o reconhecimento formal do autor do crime. Após a confirmação, ele recebeu voz de prisão e foi apresentado à autoridade policial para os procedimentos legais.

    O suspeito permanece à disposição da Justiça enquanto o caso segue sob investigação. A rápida resposta das equipes policiais foi determinante para a prisão do suspeito e a recuperação do bem da vítima.

  • Dupla suspeita de envolvimento no assassinato de professor da Ufam é presa em Manaus

    Crime aconteceu em fevereiro deste ano dentro do bar da vítima, na rodovia AM-010. Presos nesta última quarta-feira (4) teriam sido responsáveis pela execução e por dirigir o carro usado na fuga.

    Policial – Dois homens foram presos, nesta quarta-feira (4), suspeitos de envolvimento no assassinato do professor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Davi Said Aidar, em fevereiro deste ano. O crime ocorreu dentro do bar administrado pelo professor, na rodovia AM-010, em Manaus .

    Os detalhes da prisão não foram informados. Apenas um dos suspeitos presos nesta quarta-feira teve a identidade divulgada. Trata-se de Antônio Carlos, conhecido como “TK”. De acordo com a polícia, foi ele o responsável por disparar os tiros que mataram o professor universitário. O segundo suspeito preso dirigiu o carro depois do crime, auxiliando na fuga.

    De acordo com informações apuradas pela Rede Amazônica, um agiota identificado como Lucas teria organizado o crime após ser contratado por uma mulher, que seria a mandante da morte. Lucas foi responsável por recrutar os participantes, que tinham funções específicas, e por definir como Davi seria executado. A motivação do crime não foi divulgada.

    Antônio Carlos foi contratado para fazer o serviço e teve promessa de pagamento por parte de Lucas, mas não recebeu o dinheiro combinado. Já o piloto de fuga teve R$ 1.000 abatidos de uma dívida que tinha com Lucas, como forma de pagamento pela participação.

    As investigações sobre o caso continuam para apurar as motivações do crime e localizar a mandante

    Trajetória acadêmica

    Davi Said Aidar era professor de Ciências Agrárias da Ufam e possuía uma extensa formação acadêmica. Ele era graduado em Zootecnia pela Fundação Universidade Estadual de Maringá (FUEM), mestre em Entomologia pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), doutor na mesma área pela Universidade de São Paulo (USP) e realizou pós-doutorado em Genética Molecular, também pela USP.

    Ao longo da carreira, o professor se destacou por pesquisas voltadas à genética de abelhas e de animais domésticos, com forte atuação em projetos de meliponicultura, apicultura, multiplicação e preservação de abelhas silvestres. Seus trabalhos eram desenvolvidos principalmente em comunidades rurais do Amazonas.

    Por meio de nota, a Ufam manifestou profundo pesar pelo falecimento do professor, que era ligado à Faculdade de Ciências Agrárias (FCA), cuja trajetória acadêmica foi marcada pela dedicação aos estudos de abelhas.

    Reconhecido pelas experiências na área de genética de abelhas e com trabalhos nos temas de meliponicultura, apicultura, multiplicação e preservação de abelhas silvestres, o professor tornou-se titular em 2020 e deixa um legado à comunidade universitária. Até o momento, não foram informados os locais do velório”, disse a universidade.

    Fonte: G1 Amazonas

  • Cerco da ROCAM desmonta quadrilha após assalto a joalheria e recupera relógios de luxo em Manaus

    Sistema Paredão identificou veículo com placa clonada e levou à prisão de três suspeitos horas após o crime em Adrianópolis.

    Polícia – Uma ação rápida da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), por meio das Rondas Ostensivas Cândido Mariano (ROCAM), resultou na prisão de três suspeitos e na recuperação de parte das joias roubadas durante um assalto a uma joalheria no bairro Adrianópolis, zona Centro-Sul de Manaus. O crime ocorreu por volta das 15h de segunda-feira (2).

    Após a ação criminosa, os envolvidos fugiram em um Ford Ka preto com placas clonadas. No entanto, o sistema de monitoramento “Paredão” foi decisivo para identificar a placa original do veículo. A partir da informação, os policiais localizaram o proprietário do automóvel, um motorista de aplicativo, que confessou ter emprestado o carro para a prática do crime — conduta conhecida no meio policial como “fita”.

    Com a confirmação da participação no esquema, equipes da ROCAM iniciaram diligências em diferentes áreas da cidade para localizar os demais integrantes do grupo.

    Na primeira residência alvo da operação, a namorada de um dos suspeitos foi presa em posse de três relógios de luxo levados da joalheria. Em seguida, um segundo envolvido, identificado por imagens de segurança usando camisa azul e portando arma de fogo durante o assalto, foi localizado e preso na casa da avó.

    As investigações também levaram os policiais até o bairro Compensa, onde imagens mostram um casal — um homem e uma mulher loira — entrando no estabelecimento com bolsas. No entanto, ao chegarem ao endereço indicado, os suspeitos já haviam deixado o local minutos antes da chegada da equipe.

    De acordo com o capitão Faustino, mesmo após o encerramento do turno, os policiais permaneceram na ocorrência até concluir as prisões iniciais e apreensões. Ao todo, dois homens e uma mulher foram apresentados à Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), que dará continuidade às investigações para identificar outros envolvidos e recuperar o restante dos itens subtraídos.

    A operação reforça a importância do uso de tecnologia integrada ao policiamento ostensivo no combate a crimes patrimoniais na capital amazonense.

  • Polícia prende suspeito e apreende adolescentes por envolvimento em morte de casal em Tabatinga

    Durante a ação policial, foram apreendidos uma arma de fogo e objetos pertencentes às vítimas.

    Polícia – Policiais militares do 8º Batalhão de Polícia Militar (BPM) prenderam um jovem, de 20 anos, e apreendeu dois adolescentes, ambos de 16 anos, por suspeita de envolvimento na morte de um casal, de idade não informada, em frente a um condomínio no município de Tabatinga (a 1.108 quilômetros de Manaus).

    Por volta das 15h30 de domingo (1º), após ter acesso às imagens relacionadas ao crime, a equipe policial iniciou as diligências e localizou dois dos suspeitos na estrada do Urumutum.

    Durante a abordagem e busca pessoal, foram apreendidas uma quantia significativa de dinheiro em espécie, em cédulas de real e em peso colombiano, além de uma arma de fogo e objetos pertencentes às vítimas.

    Ao serem questionados sobre a origem do dinheiro, os suspeitos relataram a participação na morte do casal, que seriam empresários conhecidos no município e indicaram um outro envolvido na ação criminosa.

    Os dois adolescentes e o homem foram encaminhados para a 4ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) em Tabatinga.



    Fonte e Foto: A Acrítica

  • Mulher condenada por estupro de vulnerável em razão de omissão contra a filha é capturada pela PC

    O caso veio à tona quando a vítima relatou a uma professora que era abusada pelo pai e a mãe tinha conhecimento.

    Polícia – Policiais civis da Delegacia Especializada de Polícia (DEP) de Manacapuru (a 68 quilômetros de Manaus) cumpriram na segunda-feira (2), mandado de prisão em decorrência de sentença condenatória contra uma mulher de 35 anos, pelo crime de estupro de vulnerável por omissão imprópria praticado contra sua própria filha. O caso veio à tona em 2024.

    Conforme a delegada Joyce Coelho, no dia 14 de outubro daquele ano, a vítima, então com 10 anos, revelou a uma professora que sofria abusos sexuais reiterados praticados pelo próprio pai desde os 7 anos, fatos posteriormente confirmados por meio de escuta especializada e relatório psicológico.

    Com o início das diligências à época, foi cumprido um mandado de prisão preventiva do autor e ele permanece preso.

    “No curso da investigação, foi comprovado que a mulher, na condição de mãe e responsável legal, tinha conhecimento dos abusos e não adotou providências para impedir as práticas, tampouco comunicou os fatos às autoridades competentes”, informou a delegada.

    Ainda segundo a delegada, conforme reconhecido judicialmente, a coautora descredibilizou o relato da criança e a constrangeu, tentando atribuir-lhe responsabilidade pelos crimes sofridos, conduta expressamente desaprovada pelo Poder Judiciário.

    “A Justiça decidiu pela condenação da mulher e a equipe policial cumpriu o mandado de prisão em via pública, em Manacapuru. Posteriormente ela foi conduzida à delegacia para os procedimentos legais”, disse a delegada.

    Procedimentos

    A mulher foi condenada a 12 anos e 6 meses de reclusão pelo crime de estupro de vulnerável por omissão imprópria e está à disposição da Justiça.



    Fonte e Foto: A Acrítica

  • Corpo de bebê é encontrado morto dentro de sacola na Zona Norte de Manaus

    A polícia suspeita que o parto tenha ocorrido de forma clandestina em uma residência e que, depois, o corpo tenha sido abandonado na calçada.

    Policial – O corpo de uma recém-nascida foi encontrado dentro de uma sacola plástica na manhã deste domingo (1º), na Rua Nossa Senhora de Lourdes, no conjunto Nova Cidade, zona Norte de Manaus. O bebê foi localizado em frente a uma residência, perto de uma padaria.

    De acordo com informações da 13º Companhia Interativa Comunitária (Cicom) , um morador encontrou a sacola ao retornar da padaria. Ao verificar o conteúdo, constatou que se tratava de uma criança e acionou a Polícia Militar, que deslocou equipes ao local.

    A perícia foi conduzida por técnicos do Departamento de Polícia Técnico-Científica (DPTC). Eles confirmaram que não se tratava de um feto, mas sim de uma bebê do sexo feminino, já com nove meses de gestação.

    A polícia suspeita que o parto tenha ocorrido de forma clandestina em uma residência e que, depois, o corpo tenha sido abandonado na calçada.

    O caso está sob investigação da Polícia Civil, que tenta identificar os responsáveis pelo crime.

    Fonte: G1

  • Homem é preso em Manaus após estuprar ex e vazar imagens do abuso na internet

    O abuso sexual ocorreu quando a mulher foi até a casa do autor, a pedido dele, sob a justificativa de reatar o relacionamento.

    Polícia – A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Especializada em Crimes Contra a Mulher (DECCM) norte/leste, apresentará em coletiva de imprensa, nesta segunda-feira (2), a prisão de um homem por estupro de vulnerável e divulgação de cena de estupro contra a ex-companheira, de 43 anos. O abuso sexual ocorreu quando a mulher foi até a casa do autor, a pedido dele, sob a justificativa de reatar o relacionamento.

    Na ocasião, a vítima ingeriu bebida alcoólica oferecida pelo homem e, em seguida, perdeu a consciência. Foi nesse momento que ele a estuprou. A violência só veio à tona dois meses depois, quando um vídeo gravado pelo próprio agressor durante o abuso foi divulgado em um grupo de aplicativo de mensagens.

    Mais informações serão apresentadas durante a coletiva de imprensa na Delegacia Geral, avenida Pedro Teixeira, 180, bairro Dom Pedro, zona centro-oeste de Manaus.

    Fonte: D24am

  • Homem em situação de rua é encontrado morto com corte profundo no pescoço no Distrito Industrial

    O caso será investigado pela Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS).

    Polícia – Um homem em situação de rua foi encontrado morto ao lado de um imóvel na manhã do último (28), em um terreno próximo da Bola da Suframa, bairro Distrito Industrial, zona sul de Manaus.

    De acordo com informações da Polícia Militar do Amazonas, policiais militares da 7ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom) foram chamados após o vigilante do local acionar a corporação, informando que havia um corpo nas proximidades.

    Ao chegarem ao endereço, os militares da 7ª Cicom constataram a veracidade da denúncia. O homem, até o momento não identificado, apresentava um corte profundo no pescoço. A área foi isolada para o trabalho da perícia criminal.

    O corpo foi removido pelo Instituto Médico Legal (IML), onde passará por exames de necropsia e ficará à disposição para reconhecimento por familiares. O caso será investigado pela Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS).


    Fonte e Foto: A Acrítica