Categoria: Amazonas

  • Veja onde buscar atendimento durante a Festa de Visitantes e Festival de Parintins

    Rede estadual contará com mais de 1,6 mil profissionais, ambulâncias, UTI Aérea, postos médicos, hospitais e Barco Hospital.

    Amazonas – Quem for curtir o 59º Festival de Parintins, na sexta-feira, sábado e domingo (26, 27 e 28), vai contar com uma estrutura especial de saúde, montada pelo Governo do Amazonas. A expectativa é de que mais de 120 mil pessoas passem pela ilha, durante os três dias de festa, e para garantir a segurança de todos, a estrutura de saúde da cidade foi reforçada com profissionais, ambulâncias, medicamentos e o Barco Hospital São João XXIII.

    De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), que coordena a operação, mais de 1,6 mil profissionais estarão em atuação, somando os efetivos das redes estadual e municipal. São médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, condutores de ambulância e equipe de apoio. Além das equipes, mais de 80 volumes com medicamentos e insumos foram encaminhados para abastecer as unidades de saúde.

    “Teremos uma estrutura completa de assistência à saúde atuando por terra, água e ar durante o Festival. Contaremos com dois postos de atendimento no Bumbódromo, um em cada lado da arena, reforço nos hospitais Jofre Cohen e Padre Colombo, uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) instalada no entorno do evento, além de barco hospital, ambulâncias disponibilizadas pela SES-AM e pelo Corpo de Bombeiros. Também manteremos o serviço de UTI aérea em prontidão para eventuais remoções de pacientes para Manaus, garantindo resposta rápida e assistência segura para moradores e visitantes”, afirmou o secretário de Estado de Saúde, Luís Alberto Saraiva.

    Toda a estrutura, afirma o secretário, reforça o compromisso do governador Roberto Cidade com o cuidado e a segurança da população durante o Festival de Parintins.

    O serviço de remoção por ambulância conta com reforço do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas. São cinco ambulâncias disponibilizadas, sendo duas dos Bombeiros e três da SES-AM.

    Neste ano, a SES-AM contará com ativação dentro do Turistódromo da AmazonasTur, localizado na Praça da Catedral, centro da cidade, com informações sobre o programa Saúde AM Digital do Governo do Amazonas.

    Bumbódromo

    Dentro do Bumbódromo, a SES-AM terá dois serviços de ambulatório, um no lado azul e outro no lado vermelho da arena. Os postos médicos serão equipados com leitos clínicos e materiais para estabilização de pacientes, incluindo insumos para procedimentos de suporte avançado de vida como reanimação, intubação, desfibrilação. A equipe é formada por clínicos gerais, cardiologistas, oftalmologistas, cirurgião geral e profissionais de enfermagem.

    Urgência e emergência

    Conforme o fluxo desenhado pela SES-AM e a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa Parintins), os casos de urgência e emergência serão atendidos no Hospital Jofre Cohen, que funcionará 24 horas com suporte da rede estadual. A unidade, que recebeu reforços permanentes do Governo do Estado, com a implantação dos leitos de UTI, serviço de tomografia e suporte de especialistas, está localizada na rua Herbert Azevedo, no bairro Santa Clara.

    Situado na rua Oneldes Martins, bairro José Esteves, o Hospital Padre Colombo, conveniado à rede estadual, será referência para atendimentos clínicos regulados e emergências obstétricas. A unidade também funciona 24 horas.

    São disponibilizados dez leitos clínicos e de estabilização no total, sendo cinco leitos em cada ambulatório no Bumbodromo, além de insumos e medicamentos necessários para o pronto atendimento. Os postos já começam a funcionar a partir da Festa dos Visitantes, na quinta-feira (25/06). O atendimento para a Festa dos Visitantes inicia às 17h e vai até o fim do evento. E para os três dias de festival será das 18h até o encerramento de cada dia.

    A estrutura de saúde no Bumbódromo conta, ainda, com uma UPA sob a gestão da Semsa Parintins, que funcionará no horário das 7h às 3h da madrugada.

    Barco Hospital

    O Barco Hospital São João XXIII ficará ancorado próximo ao Hospital Jofre Cohen e funcionará entre sexta e segunda-feira (26 e 29/06), das 7h às 17h. A unidade fluvial é uma parceria do Governo do Amazonas e a Associação e Fraternidade Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus.

    A Unidade fluvial realizará atendimentos com clinico geral, pediatra, cirurgia geral, cirurgia do aparelho digestivo, oftalmologista, anestesista, oftalmologista, ginecologista e radiologista.

    O barco conta com leitos para internação, centro cirúrgico, equipamentos de videocirurgia e ambulanchas para remoções de pacientes. Para ser atendido, basta comparecer ao local munido de um documento com foto ou o cartão do SUS.

    UTI Aérea

    Para situações de maior gravidade, a SES-AM possui o maior serviço de UTI Aérea do Brasil. Aeronaves equipadas com Unidades de Terapia Intensiva farão as remoções para Manaus. O Complexo Regulador da SES-AM acompanhará, em tempo real, todos os atendimentos e o status das unidades hospitalares do município, coordenando os chamados.

    Em terra, ambulâncias estão posicionadas em pontos estratégicos da cidade, como o aeroporto, Turistódromo e Bumbódromo, prontas para qualquer eventualidade.

    Vigilância em Saúde

    A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) desempenha papel estratégico no monitoramento de eventos de massa, atuando na identificação, prevenção e redução de riscos à saúde da população durante o Festival de Parintins. A atuação envolve uma equipe de 37 profissionais das áreas de vigilância epidemiológica, hospitalar, sanitária, ambiental, laboratorial e saúde do trabalhador. As ações são realizadas de forma integrada e planejada nas etapas de pré-evento, durante o festival e no período pós-evento, fortalecendo a capacidade de resposta do Sistema Único de Saúde (SUS) diante do aumento da circulação de pessoas no município.

    Fonte: D24am

  • Maior que o Uruguai: Amazonas tem área protegida do tamanho de um país, mas enfrenta desafio de fiscalização

    Unidades de Conservação são áreas protegidas por lei para preservar a natureza e seus recursos.

    Amazonas – O Amazonas possui uma área protegida por Unidades de Conservação maior que países inteiros. Somente as 42 áreas administradas pelo governo estadual somam cerca de 19 milhões de hectares de floresta preservada, um território maior que o Uruguai e superior à soma dos estados do Ceará e de Santa Catarina.

    O tamanho desse território transforma o estado em um dos principais exemplos de conservação ambiental do país, mas também revela um dos maiores desafios: como fiscalizar e garantir a presença do poder público em áreas tão extensas e de difícil acesso.

    As Unidades de Conservação são áreas protegidas por lei para preservar a natureza e seus recursos. No Amazonas, elas incluem diferentes categorias, como Áreas de Proteção Ambiental (APAs), Reservas de Desenvolvimento Sustentável (RDS), Reservas Extrativistas (Resex), Parques Estaduais, Monumentos Naturais e Florestas Estaduais.

    Cada tipo de unidade tem regras próprias. Algumas permitem a presença de moradores e o uso controlado dos recursos naturais, enquanto outras têm normas mais restritivas para garantir a preservação da biodiversidade.

    Segundo dados do Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 260 mil pessoas vivem dentro de Unidades de Conservação no Amazonas. Do total, cerca de 96% estão em áreas de Uso Sustentável, como RDS e Resex, onde a conservação da floresta ocorre junto com a moradia e o sustento de comunidades tradicionais.

    Os 19 milhões de hectares administrados pelo governo estadual fazem parte de uma rede ainda maior de proteção. Somadas às unidades estaduais, existem outras 41 áreas sob gestão federal e nove municipais.

    Esse território funciona como uma barreira contra o avanço do desmatamento ilegal, do garimpo e da ocupação irregular de terras, principalmente em regiões mais vulneráveis do estado.

    Ao g1, o secretário de Estado do Meio Ambiente do Amazonas, Eduardo Taveira, afirmou que a distância entre as unidades é um dos principais obstáculos para manter uma gestão permanente dessas áreas.

    Segundo Taveira, existem unidades próximas de Manaus, com acesso em poucas horas de lancha, mas também áreas onde o deslocamento leva dias e envolve custos elevados de logística.

    Ele cita como exemplo reservas como a RDS do Cujubim e a RDS do Rio Gregório, onde o transporte pode exigir operações aéreas e terrestres com valores superiores a R$ 12 mil por pessoa em agendas que partem da capital.

    Além da distância, o secretário aponta a falta de recursos financeiros e os impactos das crises climáticas como desafios para a gestão ambiental.

    Segundo ele, investimentos em conservação disputam espaço com áreas como saúde e educação e, por isso, o estado busca recursos externos para ações de monitoramento e proteção de áreas ameaçadas pelo desmatamento, principalmente no sul do Amazonas.

    Nas unidades de Uso Sustentável, a preservação da floresta acontece junto com a permanência das comunidades tradicionais.

    Diferente de áreas de proteção integral, como Parques Nacionais e Estações Ecológicas, onde a presença humana é limitada, reservas como as RDS e Resex permitem que famílias vivam e desenvolvam atividades econômicas de baixo impacto.

    É o caso de comunidades que trabalham com manejo sustentável do pirarucu, coleta da castanha-do-amazonas, cultivo da mandioca e turismo de base comunitária.

    Apesar da importância dessas populações para a conservação, moradores enfrentam desafios diários, como isolamento geográfico e dificuldade de acesso a serviços básicos, como energia elétrica, internet, água potável e educação.

    Para o doutor em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia Antonio Norte, um dos principais problemas é garantir segurança jurídica para quem vive nessas regiões

    Mesmo com uma das maiores áreas protegidas do Brasil, as Unidades de Conservação continuam sob pressão. Especialistas alertam que áreas localizadas próximas a estradas e fronteiras agrícolas, principalmente APAs e reservas, sofrem com o avanço de atividades ilegais.

    O desafio não está apenas em criar áreas protegidas, mas em garantir estrutura para acompanhar um território maior que muitos países.

    Antonio Norte esclarece que existe uma diferença entre a proteção prevista na legislação e a capacidade prática de monitorar uma área tão extensa.

    Fonte: G1

  • Mar azul toma conta de Parintins: Boi de Rua arrasta multidão e emociona torcedores do Caprichoso

    Cortejo reuniu milhares de pessoas em uma das manifestações mais tradicionais que antecedem o Festival de Parintins.

    Amazonas – As ruas de Parintins foram tomadas pelo azul e branco na noite do último sábado (20), durante a realização do tradicional Boi de Rua do Caprichoso. O evento, considerado um dos momentos mais simbólicos da temporada bovina, reuniu milhares de torcedores em um grande cortejo que celebrou a cultura, a tradição e a paixão pelo boi da estrela na testa.

    Realizado anualmente na semana que antecede o Festival de Parintins, o Boi de Rua representa um reencontro com as origens do boi-bumbá e fortalece a ligação entre o Caprichoso e sua torcida.

    Ao longo do percurso, crianças, jovens, adultos e idosos acompanharam o cortejo cantando toadas que marcaram diferentes gerações. O clima de emoção tomou conta das ruas, onde moradores ornamentaram fachadas, calçadas e varandas para receber a passagem do boi.

    Multidão acompanhou cortejo pelas principais ruas da cidade

    A concentração aconteceu na Avenida Senador José Esteves, no tradicional Canto da Porrada, no bairro Palmares. De lá, o cortejo percorreu a Rua Sá Peixoto, Avenida Amazonas, Rua Cordovil e encerrou o trajeto na Avenida Nações Unidas.

    A programação contou ainda com dois trios elétricos. Um deles reuniu os toadeiros do Caprichoso, enquanto o outro levou os itens oficiais do boi, conduzindo a multidão ao som das músicas que embalam a temporada 2026.

    Para o presidente do Caprichoso, Rossy Amoedo, o Boi de Rua mantém viva a essência da brincadeira que deu origem ao Festival de Parintins.

    “O Boi de Rua deu origem ao nosso festival. Era uma brincadeira de rua e nós sempre resgatamos esse momento para lembrar a história do boi, há mais de 100 anos, quando saía pelas ruas iluminado por lamparinas. Essa festa revive a tradição e toda a trajetória do Caprichoso”, destacou.

    Tradição atravessa gerações
    A força do evento também é percebida por quem ajuda a construir a história musical do bumbá. Compositor do Caprichoso desde 2001, Ademar Azevedo ressaltou que o Boi de Rua simboliza a ligação entre o povo e o boi.

    “O Boi de Rua traz a raiz do Caprichoso. É a energia das famílias, dos bairros tradicionais e das pessoas que carregam essa paixão há muitos anos. O Caprichoso é do povo e da rua”, afirmou.

    Entre os brincantes, o sentimento é de orgulho e pertencimento. Torcedor desde a infância, Erick Frota participa do evento há quase 20 anos e considera o cortejo um dos momentos mais especiais da temporada.

    “É uma tradição muito forte. A gente vê gerações inteiras reunidas para celebrar a cultura e manter viva a história do Caprichoso”, disse.

    Contagem regressiva para o Festival

    Criado na década de 1980, o Boi de Rua se consolidou como uma das manifestações mais aguardadas da temporada bovina em Parintins. A festa reúne famílias inteiras e mantém viva uma tradição que atravessa gerações.

    O 59º Festival de Parintins será realizado nos próximos dias e promete transformar a ilha em um dos maiores palcos culturais do país, reunindo milhares de turistas e apaixonados pelos bois Caprichoso e Garantido.

    Fonte: AM POST.

  • Pulseiras para visitantes da Festa dos Visitantes esgotam em menos de duas horas em Parintins

    Linha fina: Evento será realizado no Bumbódromo e integra a programação oficial do Festival de Parintins 2026.

    Amazonas – A procura pela Festa dos Visitantes confirmou a expectativa de grande movimentação para o Festival de Parintins deste ano. As 6 mil pulseiras disponibilizadas para turistas e visitantes esgotaram em menos de duas horas após a abertura das reservas online, segundo informou a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa neste sábado (20).

    O evento será realizado no dia 25 de junho, na Arena do Bumbódromo, e marca oficialmente o início das celebrações que antecedem o tradicional Festival de Parintins.

    Como garantir o acesso ao evento

    Os visitantes que conseguiram efetuar a reserva deverão apresentar alguns documentos e cumprir requisitos para retirar a pulseira de acesso.

    Será necessário apresentar:

    Comprovante da reserva realizada online;
    Documento oficial de identificação;
    Dois itens alimentícios não perecíveis.

    Quando acontece a troca das pulseiras

    Para os visitantes cadastrados, a entrega dos alimentos e a retirada das pulseiras serão realizadas nos dias:

    23 de junho;
    24 de junho;
    25 de junho.
    A organização orienta que os participantes acompanhem os horários específicos divulgados pelos canais oficiais para evitar filas e transtornos.

    Moradores também terão acesso às pulseiras
    Além das unidades destinadas aos turistas, outras 18 mil pulseiras serão distribuídas exclusivamente para moradores de Parintins.

    A troca ocorrerá nos dias 23 e 24 de junho, das 8h às 15h, também na Escola Estadual São José Operário.

    Segundo a organização, serão disponibilizadas:

    9 mil pulseiras no dia 23;
    9 mil pulseiras no dia 24.
    A retirada também exige a entrega dos alimentos não perecíveis definidos pela campanha.

    Quantas pulseiras serão distribuídas ao todo
    Somando visitantes e moradores, a organização disponibilizará 24 mil pulseiras para a Festa dos Visitantes.

    O número reforça a dimensão do evento, considerado uma das principais atrações da programação paralela ao Festival de Parintins e um dos momentos mais aguardados por turistas e pela população local.

    Alimentos arrecadados terão destino social

    Além de garantir acesso à festa, a campanha possui caráter solidário.

    Todos os alimentos arrecadados durante a troca das pulseiras serão destinados a organizações da sociedade civil que atuam em Parintins.

    As instituições beneficiadas desenvolvem projetos voltados para assistência social, inclusão e atendimento a famílias em situação de vulnerabilidade.

    Festa dos Visitantes abre programação do Festival

    Tradicionalmente realizada dias antes das apresentações dos bois-bumbás, a Festa dos Visitantes é considerada um dos eventos mais importantes do calendário cultural do município.

    A programação reúne turistas de diversas regiões do Brasil e do exterior, impulsionando a economia local e fortalecendo a visibilidade do Festival de Parintins, considerado uma das maiores manifestações culturais do país.

    Com as pulseiras para visitantes esgotadas rapidamente, a expectativa é de grande público na Arena do Bumbódromo e intensa movimentação turística na ilha nos próximos dias.

    Fonte: AM POST

  • Agência de mineração aprova projeto de exploração de terras raras em Apuí, no sul do Amazonas

    Exploração nos minerais por empresa com capital estrangeiro ainda depende de licenças ambientais e de mineração

    Amazonas – A Agência Nacional de Mineração (ANM) aprovou os relatórios finais do projeto de exploração de terras raras em Apuí, no sul do Amazonas, pela BBX do Brasil, subsidiária da australiana Brazilian Critical Minerals (BBM). A atividade ainda depende do licenciamento ambiental, pendente no Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), e da Concessão de Lavra (licença de mineração) pela ANM.

     O anúncio do avanço foi feito pela BBM a investidores na segunda-feira. Em nota, a companhia disse que a aprovação dos relatórios é um “marco crítico e importante, que representa uma redução significativa dos riscos regulatórios e coloca a empresa mais próxima de obter suas licenças e de alcançar o objetivo de desenvolver rapidamente o Projeto Ema”.

    mina em operação comercial, localizada em Goiás.

     Amazonas possui segunda maior reserva

     As terras raras são um grupo de 17 elementos químicos essenciais para a “indústria do futuro”. Elas estão presentes tanto na produção civil, em televisores, celulares e tecnologias de energia renovável,quanto em equipamentos militares, como drones e radares.

     Uma nota técnica da Secretaria Executiva de Mineração do governo do Amazonas (Semig), produzida em julho de 2025, coloca o Amazonas como o segundo estado brasileiro com mais reservas de terras raras identificadas, atrás apenas de Minas Gerais. Além de Apuí, há ocorrências conhecidas ou estimadas nos municípios de Presidente Figueiredo e São Gabriel da Cachoeira.

     O Sumário Mineral 2024, produzido pela Agência Nacional de Mineração (ANM), do governo federal, coloca o Brasil como o quarto maior detentor dos minérios no mundo, com 11,4 milhões de toneladas, atrás de China (44 milhões), Vietnã (22 milhões) e Rússia (10 milhões). Estimativas de outras fontes citam o Brasil na segunda posição com reservas prováveis de terras raras.

    Fonte: Acrítica.com

  • Detran-AM passa a exigir exame toxicológico para primeira CNH a partir de julho; veja regra

    Mudança vale para candidatos que querem tirar habilitação para motos, carros e veículos de pequeno porte.

    Amazonas – O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) vai passar a exigir exame toxicológico com resultado negativo para quem solicitar a primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias A e B a partir de 1º de julho.

    A mudança segue uma determinação da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), órgão ligado ao Governo Federal. A regra vale para candidatos que querem tirar habilitação para motos, carros e veículos de pequeno porte.

    O exame toxicológico já é obrigatório para motoristas com CNH nas categorias C, D e E, que incluem caminhões, ônibus e outros veículos de transporte.

    Como funciona o exame toxicológico para tirar a primeira CNH

    O candidato não precisa apresentar o resultado do exame logo no início do processo de habilitação. A entrega poderá ser feita até a etapa de emissão da Permissão para Dirigir (PPD), desde que o resultado seja negativo.

    Antes de liberar o documento, o Detran-AM vai consultar o Registro Nacional de Condutores Habilitados (Renach) para confirmar se o exame foi realizado e está válido.

    O procedimento deve ser feito em postos de coleta e laboratórios credenciados pela Secretaria Nacional de Trânsito. São os mesmos locais que já realizam o exame para motoristas das categorias C, D e E.

    O exame tem validade de dois anos e meio. Informações sobre valores, prazos e locais de atendimento devem ser consultadas diretamente com os laboratórios credenciados.

    Fonte: G1

  • Justiça nega recurso de Renato Junior e manda regularizar licenciamento do Cemitério Tarumã

    A falta de autorização para o funcionamento do cemitério já havia resultado em uma autuação no valor de R$ 200 mil

    Manaus – O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) negou, nesta quinta-feira (18), pedido da Prefeitura de Manaus para suspender a ordem judicial que obrigava a gestão do prefeito Renato Junior a regularizar o licenciamento ambiental do Cemitério Municipal Nossa Senhora Aparecida, no bairro Tarumã, zona oeste da capital.

    Segundo o desembargador Abraham Campos Filho, a Prefeitura de Manaus não apresentou argumentos suficientes para afastar a decisão de primeira instância, assinada pelo juiz Moacir Pereira Batista, da Vara Especializada do Meio Ambiente de Manaus, no dia 14 de abril.

    No recurso, a gestão de Renato Junior argumenta não haver perigo de dano imediato e afirma que o Ministério Público do Amazonas (MP-AM) acompanhava os fatos desde a assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) em 2009. O argumento é contestado pelo magistrado.

    “Em matéria ambiental, o transcurso do tempo sem a devida regularização de uma atividade potencialmente poluidora não atenua a urgência; ao revés, agrava-a substancialmente de forma cumulativa e progressiva”, destacou.

    Ainda sobre o assunto: “Com efeito, o descumprimento crônico de um TAC firmado há mais de uma década pelo próprio Município evidencia, a princípio, não a perda do objeto ou da urgência, mas sim uma recalcitrância (desobediência) administrativa intolerável que perpetua o Estado de ilegalidade, atraindo consequentemente a necessidade premente de intervenção do Poder Judiciário para fazer cessar a omissão do Poder Público municipal”, frisou o desembargador.

    Em outro ponto do recurso, a Prefeitura aponta a falta de demonstração técnica de dano ambiental concreto ou de contaminação por “necrochorume”.

    Mais uma vez, o argumento é rebatido pelo desembargador: “A ausência de detecção visual de necrochorume na superfície do terreno, longe de comprovar a inocuidade da atividade, decorre logicamente da natureza oculta e subterrânea desse lixiviado de alta toxicidade e potencial patogênico, cujo fluxo infiltra-se silenciosamente em direção ao lençol freático, potencializando efeitos nocivos que podem ser irreversíveis”, disse.

    Por fim, o desembargador decide: “Do exposto, em consonância com a fundamentação acima delineada, indefiro, inicialmente, o efeito suspensivo vindicado pelo agravante à decisão agravada, sem prejuízo de posterior análise mais aprofundada do mérito, na ocasião de julgamento definitivo do presente instrumento”.

    No último dia 12, a gestão do prefeito Renato Junior pediu a suspensão da decisão que deu 30 dias para que o município regularize o licenciamento ambiental do Cemitério Municipal Nossa Senhora Aparecida, no bairro Tarumã, zona oeste da capital. No pedido, a Procuradoria-Geral do Município (PGM) solicitou também que, caso a decisão não seja revogada, o prazo seja prorrogado por 180 dias.

    Em abril, a Vara Especializada do Meio Ambiente determinou o início do licenciamento, com previsão de multa diária de R$ 50 mil em caso de descumprimento. A decisão judicial ressaltou a necessidade de controle ambiental preventivo, levando em conta o volume médio de 25 sepultamentos diários no local.

    Antes da atual fase de judicialização, a falta de autorização para o funcionamento do cemitério já havia resultado em uma autuação no valor de R$ 200 mil, aplicada à Semulsp pelo Ipaam no ano de 2024.

    Fonte: D24am.

  • Omar Aziz reforça liderança no interior com anúncios de obras, moradias e investimentos no Juruá

    Senador intensifica agenda em Itamarati, Carauari e Juruá, reúne apoiadores e apresenta pacote de ações voltadas à infraestrutura, habitação, saúde e desenvolvimento rural.

    Política – O senador Omar Aziz (PSD) ampliou sua presença política no interior do Amazonas ao cumprir uma extensa agenda nos municípios de Itamarati, Carauari e Juruá, onde anunciou novos investimentos em infraestrutura, habitação e apoio à produção rural. As visitas ocorreram ao lado do senador Eduardo Braga (MDB), deputados federais e lideranças locais, mobilizando centenas de moradores nas cidades da região do Juruá.

    Durante a passagem pelos municípios, Omar destacou a importância de fortalecer os investimentos públicos para melhorar a qualidade de vida da população e impulsionar o desenvolvimento econômico do interior amazonense.

    Em Itamarati, o senador acompanhou obras em andamento e anunciou a pavimentação de 3,6 quilômetros de vias urbanas, além da entrega de equipamentos destinados ao setor agrícola. Segundo ele, as ações têm como objetivo facilitar o escoamento da produção rural, melhorar a mobilidade e gerar novas oportunidades de trabalho para a população.

    Já em Carauari, foram assinadas ordens de serviço para recuperação e pavimentação de ruas em diversos bairros. Os investimentos ultrapassam R$ 10 milhões e contemplam obras de infraestrutura consideradas prioritárias pela administração municipal. A agenda também incluiu discussões sobre projetos voltados ao fortalecimento da agricultura familiar e ao aumento da produtividade rural.

    No município de Juruá, Omar Aziz participou de uma grande mobilização popular e anunciou a construção de novas unidades habitacionais por meio do programa Minha Casa, Minha Vida. Além disso, confirmou a destinação de maquinário agrícola para apoiar pequenos produtores da região e fortalecer a economia local.

    Durante os encontros com moradores, o senador ouviu reivindicações ligadas principalmente às áreas de saúde, educação e segurança pública. Omar reafirmou seu compromisso com a melhoria dos serviços essenciais e defendeu uma atuação mais próxima das comunidades do interior.

    “Nosso compromisso é trabalhar para levar mais qualidade de vida às pessoas, garantindo investimentos que cheguem a quem realmente precisa. O interior do Amazonas precisa de atenção permanente e de políticas públicas que gerem resultados concretos”, afirmou.

    A agenda também serviu para consolidar alianças políticas e ampliar o diálogo com prefeitos, vereadores e lideranças comunitárias. Nos bastidores, a movimentação é vista como parte do fortalecimento da base política de Omar Aziz no interior, região considerada estratégica para as eleições de 2026.

    Com os anúncios realizados e a forte participação popular registrada durante as visitas, o senador reforça sua presença nos municípios amazonenses e amplia sua articulação em torno de um projeto voltado ao desenvolvimento regional e à melhoria das condições de vida da população do interior do estado.

  • Rio Negro segue em elevação e registra 28,44 metros em Manaus, acima da cota de inundação

    Boletim do Serviço Geológico do Brasil aponta manutenção da enchente em grande parte da Bacia do Amazonas e monitoramento contínuo dos principais rios da região

    Amazonas – O Serviço Geológico do Brasil (SGB) divulgou, na última terça-feira (16), o 24º Boletim de Monitoramento Hidrológico da Bacia do Amazonas. O documento apresenta a evolução dos níveis dos principais rios da região e indica que o rio Negro permanece em processo de elevação em Manaus, onde atingiu 28,42 metros, mantendo-se acima da cota de inundação, mas próximo da mediana histórica para a época.

    Na bacia do rio Negro, o processo de enchente continua em toda a calha monitorada. Nos últimos sete dias, foram registradas elevações em São Gabriel da Cachoeira, em Santa Isabel do Rio Negro e em Barcelos. No rio Solimões, o comportamento varia ao longo da bacia: a parte alta apresenta vazante, a região média está em transição e a porção mais baixa segue em enchente. Em Tabatinga, a cota atual é de 10,69 metros, enquanto em Manacapuru o nível alcançou 19,06 metros.

    No rio Branco, as estações monitoradas mantiveram níveis muito acima do esperado para o período, embora tenham apresentado redução expressiva nas últimas semanas. Em Boa Vista (RR), o nível atual é de 5,87 m, com queda acumulada de 1,86 metro desde o pico recente. Em Caracaraí (RR), a redução acumulada foi de 90 centímetros. Apesar da tendência de queda, o rio permanece em processo de enchente e próximo das cotas de inundação.

    Já na bacia do rio Madeira, o cenário é de recessão, com redução de 49 centímetros em Porto Velho e 58 centímetros em Humaitá nos últimos sete dias. Em Porto Velho, o nível atual é de 8,99 metros, dentro do esperado para esta época do ano.

    As estações monitoradas no rio Amazonas seguem registrando enchente regular e comportamento compatível com o período hidrológico. Em Careiro, houve elevação de 7 centímetros na última semana. Itacoatiara registrou subida de 4 centímetros, alcançando 13,79 metros, enquanto Parintins apresentou elevação de apenas 1 centímetro, com nível atual de 8,18 metros, indicando estabilização da enchente e início da transição para vazante.

    Na bacia do rio Purus, a estação de Beruri (AC), registrou uma elevação de 8 cm, mantendo-se dentro da faixa de normalidade para a época. A cota atual é de 20,36 m. Já em Rio Branco (AC), houve uma oscilação, com redução acumulada de 31 cm na última semana e a cota observada foi de 3,44 m. Com este decréscimo, o cenário permanece com nível abaixo do esperado para a época e ainda próximo das mínimas nesta estação.

    Monitoramento O monitoramento dos rios é feito a partir de estações, que fazem parte da Rede Hidrometeorológica Nacional (RHN), coordenada pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA). O SGB opera cerca de 80% das estações e gera informações que apoiam os sistemas de prevenção de desastres, a gestão dos recursos hídricos e pesquisas.  As informações estão disponíveis na plataforma SACE e são atualizadas diariamente.

    Fonte: Acrítica.com

  • Homem sofre descarga elétrica ao tentar fazer ‘gato’ em Manaus

    Vítima teve queimaduras em várias partes do corpo e foi socorrida para uma unidade de saúde da capital.

    Manaus – Um homem, que não teve o nome divulgado, ficou ferido na quarta-feira (17), ao fazer uma ligação clandestina de energia em um poste na rua D, no bairro Parque Dez de Novembro, na zona Centro-Sul de Manaus.

    De acordo com a polícia, o homem com uma escada, teria subido no poste e durante a tentativa de “gato”, sofreu uma descarga elétrica, resultando em queimaduras nas nádegas, mãos, costas, pernas e partes íntimas.

    Agentes do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), policiais militares e funcionários da Âmbar Energia estiveram no local, onde ocorreu o acidente.

    O homem, após o acidente o homem foi levado para uma unidade de saúde na capital amazonense.


    Fonte e Foto: A Acrítica