Categoria: Política

  • A 100 dias da eleição de 2026, saiba quem são os pré-candidatos à Presidência da República

    A 100 dias do primeiro turno, 13 pré-candidatos foram anunciados pelos partidos. Oficialização das candidaturas acontece em agosto.

    Política – Faltando 100 dias para o 1º turno das eleições de 2026, marcado para 4 de outubro, a corrida pelo Palácio do Planalto reúne 13 nomes anunciados como pré-candidatos à Presidência da República. As candidaturas ainda dependem das convenções partidárias e do registro na Justiça Eleitoral, em agosto.

    Veja quem são os pré-candidatos até esta sexta-feira (26):

    • Lula (PT)
    • Flávio Bolsonaro (PL)
    • Renan Santos (Missão)
    • Ronaldo Caiado (PSD)
    • Romeu Zema (Novo)
    • Augusto Cury (Avante)
    • Joaquim Barbosa (DC)
    • Hertz Dias (PSTU)
    • Samara Martins (UP)
    • Cabo Daciolo (Mobiliza)
    • Edmilson Costa (PCB)
    • Heró Bezerra (PRTB)
    • Rui Costa Pimenta (PCO)

    O presidente Lula (PT) e o senador Flávio Bolsonaro (PL) lideram as pesquisas de intenção de voto. De acordo com a última pesquisa Quaest divulgada em 10 de junho, Lula possui 39% das intenções de voto no primeiro turno e Flávio 29%.

    A pesquisa também apontou que, em um segundo turno entre os dois, Lula lidera com 44% das intenções de voto e Flávio Bolsonaro aparece com 38%.

    O atual presidente vai tentar o seu quarto mandato, algo inédito na história do país. Será a sétima eleição presidencial de Lula. Quando venceu Jair Bolsonaro, em 2022, o petista disse que não tentaria um novo mandato se fosse eleito.

    Aos poucos, foi mudando o discurso. Disse que poderia ser candidato se estivesse com boa saúde. Em outubro de 2025, afirmou que disputaria a eleição para defender os programas sociais do governo. Lula completará 81 anos em outubro e será o candidato mais velho a disputar uma eleição presidencial no Brasil.

    As pesquisas mais recentes o apontam na liderança das intenções de voto para o primeiro turno e também à frente no cenário mais provável de segundo turno, com 44% das intenções de voto, contra 38% de Flávio Bolsonaro

    Nas últimas semanas, Lula teve um de seus principais aliados, o senador Jaques Wagner (PT-BA), ser alvo de investigações do Caso Master, causando pressão sobre o Planalto. Em meio à crise, o petista deixou a liderança do governo no Senado. A Polícia Federal apura a compra de um apartamento de luxo em Salvador e repasses de R$ 3,5 milhões em nome de familiares do senador.

    O senador anunciou em dezembro de 2025 que foi escolhido pelo pai, Jair Bolsonaro, para ser o candidato. A decisão frustrou outros nomes que esperavam contar com a bênção do ex-presidente, especialmente o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos).

    As pesquisas eleitorais divulgadas desde então mostram a consolidação de Flávio Bolsonaro como principal nome da oposição. Ele está em segundo lugar em todos os cenários de primeiro e segundo turno.

    Nesta semana, ele foi alvo de mais uma crise envolvendo a família, após a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro divulgar um vídeo em que afirma ter sido humilhada por Flávio e justifica a decisão de não declarar apoio à candidatura dele. Flávio negou ter maltratado Michelle e pediu desculpas.

    Recentemente, o senador também foi envolvido no Caso Master, após a revelação de diálogos com o banqueiro Daniel Vorcaro, preso em investigação, nos quais pedia recursos para a produção do filme “Dark Horse”, sobre o ex-presidente Jair Bolsonaro. Vorcaro fez um repasse de R$ 61 milhões.

    O ex-governador de Goiás trocou de partido em março de 2026, deixando o União Brasil e indo para o PSD. Com a desistência de Ratinho Júnior, governador do Paraná, superou Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul, e foi o escolhido de Gilberto Kassab, presidente do partido.

    Caiado tem 76 anos e era governador de Goiás desde 2019. Também foi senador e deputado federal e disputou a presidência uma vez, em 1989. Terminou em 10º lugar. Tem 3% das intenções de voto nas pesquisas mais recentes.

    Ao anunciar sua candidatura, apresentou-se como uma alternativa à polarização entre Lula e a família Bolsonaro, mas defendeu a anistia ao ex-presidente e aos demais condenados pela tentativa de golpe.

    O ex-governador de Minas Gerais renunciou ao mandato em abril e é candidato pelo Novo. Ele anunciou ainda em 2025 que seria candidato. Empresário, era novato na política quando chegou ao governo do estado mineiro, em 2018.

    Venceu logo na primeira eleição, ao derrotar Antonio Anastasia, do PSDB, no segundo turno, com mais de 70% dos votos. Em 2022, foi reeleito em primeiro turno. Aos 61 anos, tenta agora dar um passo maior de olho no Palácio do Planalto. Na pesquisa Quaest de junho, registra entre 2% das intenções de voto.

    Fundador do Movimento Brasil Livre (MBL), Renan Santos é pré-candidato à Presidência pelo Missão, partido que ele dirige e que reúne integrantes do grupo militante surgido após os protestos de junho de 2013.

    O Missão é o partido mais recente nos registros do TSE, criado em novembro do ano de 2025. Renan Santos tem 42 anos e disputará sua primeira eleição. A pesquisa Quaest mais divulgada em 10 de junho, aponta que ele tem 3% das intenções de voto.

    O ex-deputado federal Cabo Daciolo anunciou a pré-candidatura em abril pelo partido Mobiliza, que se chamava PMN. Antes, havia dito que tentaria uma vaga no Senado. Ele disputou a presidência em 2018 pelo Patriota e ficou em 6º lugar, com cerca de 1,3 milhão de votos.

    Naquele ano, o candidato se notabilizou pelo bordão “Glória a Deus” e pelas falas de teor religioso nos debates. Daciolo ganhou notoriedade em 2011, quando liderou uma greve de bombeiros no Rio de Janeiro.

    O psiquiatra Augusto Cury, de 67 anos, é um escritor de best-sellers nas áreas de saúde mental e autoajuda. Segundo informações publicadas em seu site, vendeu mais de 42 milhões de livros em mais de 70 países.

    “Meu objetivo é contribuir para a construção do Brasil dos nossos sonhos”, disse ele ao anunciar a pré-candidatura pelo Avante. O partido afirmou que, ao escolher Cury, “se posiciona como protagonista na construção de um novo caminho para o país”.

    O partido Democracia Cristã (DC) anunciou a pré-candidatura do ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa em maio.

    Nomeado para uma vaga no Supremo em 2003, durante o primeiro mandato do presidente Lula (PT), permaneceu no cargo até 2014, quando resolveu antecipar sua aposentadoria.

    Em 2018, ele foi cotado como um dos nomes da disputa presidencial, mas acabou desistindo.

    O Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU) lançou a pré-candidatura de Hertz Dias. Ele é professor de história da rede pública municipal e estadual de São Luís (MA). Foi candidato ao governo do Maranhão em 2022 e teve 0,15% dos votos (5.191 votos).

    O nome de Samara Martins foi aprovado por unanimidade, de acordo com comunicado divulgado pelo partido Unidade Popular (UP). Em 2022, ela foi candidata a vice-presidente na chapa de Leonardo Péricles. Juntos, obtiveram 53.519 votos no primeiro turno, o equivalente a 0,05% do total. Samara é dentista e trabalha no Sistema Único de Saúde (SUS) no Rio Grande do Norte.

    Fonte: G1

  • Câmara dos Deputados adota ponto facultativo para segunda-feira (29/6)

    Ponto facultativo foi adotado devido ao jogo da Seleção Brasileira, que será realizado às 14h na próxima segunda-feira (29/6)

    Política – A Câmara dos Deputados terá ponto facultativo na próxima segunda-feira (29/6). A medida, anunciada nesta quinta-feira (25/6), foi tomada devido ao jogo da Seleção Brasileira na  Copa do Mundo de 2026, marcado para as 14h de segunda.

    A medida considera os impactos na mobilidade urbana e as dificuldade de acesso às dependências da Câmara dos Deputados em razão da realização do jogo da Seleção Brasileira”, escreveu a Primeira-Secretaria da Casa em comunicado.

    O Governo do Distrito Federal (GDF) também anunciou ponto facultativo para segunda. Já o expediente dos servidores públicos federais se encerrá às 11h.

    A Seleção Brasileira se classificou para o mata-mata da Copa do Mundo de 2026 nessa quarta-feira (24/6), após vencer a Escócia por 3 x 0. Duas horas antes do jogo,o trânsito na área central de Brasília ficou bastante congestionado.

    A concentração mais intensa de trânsito foi identificada justamente onde fica a maior parte dos órgãos públicos. Nesse caso, o Eixo Monumental, as vias N2 e S2 e a W3 Norte e Sul — todas apareceram vermelhas e com sinal de retenção no Waze — aplicativo de geolocalização e monitoramento do trânsito.

    Fonte: Metropoles

  • Ex-deputada estadual de MS, Grazielle Machado morre aos 45 anos

    Ex-parlamentar estava internada há dois dias; ela deixa dois filhos e marido

    Política – Ex-vereadora de Campo Grande e ex-deputada estadual de Mato Grosso do Sul, Grazielle Machado morreu, na madrugada desta quarta-feira, 24, aos 45 anos. Ela estava internada há dois dias no Hospital da Cassems, em Campo Grande, mas a família não divulgou qual foi a causa da morte.

    Grazielle foi uma das 11 mulheres que ocuparam o cargo de deputada estadual na história da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), que lamentou seu falecimento em nota. A ex-parlamentar deixa dois flhos e marido.

    O velório da ex-deputada será realizado nesta quarta, a partir das 16h, no Cemitério Parque das Primaveras, em Campo Grande. O sepultamento será no mesmo local, às 9h de quinta, 25. 

    Trajetória
    Filha do deputado estadual Londres Machado (PP), que está em seu 13º mandato, e da ex-prefeita de Fátima de Sul Ilda Machado, Grazielle se envolveu na política desde muito jovem, coordenando campanhas do pai, liderando jovens e mulheres, tanto na capital, quanto no interior.

    Além da carreira política, Grazielle era formada em publicidade e propaganda, empresária da comunicação e foi professora universitária. 

    Sua primeira eleição ocorreu em 2004, quando foi eleita vereadora na Câmara Municipal de Campo Grande, com 6.273 votos, sendo a mais votada da sua coligação. Já nos primeiros anos de mandato ocupou a presidência de comissões permanentes, vice-presidência da Câmara e a primeira-secretaria da Câmara, tendo a responsabilidade de administrar as finanças da Casa.

    Ela exerceu o cargo por mais dois mandatos, quando, em 2014, assumiu a presidência do antigo Partido da República (PR). Naquele mesmo ano, foi eleita deputada estadual como a mulher mais votada na história de Mato Grosso do Sul nessa época, com 39.374 votos.

    Apesar do êxito inicial, nas últimas eleições, em 2024, Grazielle tentou novamente um cargo como vereadora pelo PSDB, mas acabou ficando como suplente. Nos últimos meses, ela ocupava um cargo na Casa Civil do Governo de Mato Grosso do Sul.

    Fonte: Terra

  • Moraes diz que Bolsonaro comete “falta grave” ao ter arma em casa

    Ex-presidente, que está em prisão domiciliar, prestou depoimento e admitiu ter arma

    Política – O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), destacou, em despacho enviado à Procuradoria-Geral da República (PGR) nesta quarta-feira (24/6), que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) comete “falta grave” ao ter uma arma de fogo durante sua prisão domiciliar humanitária.

    “Nos termos do art. 50, III, da Lei de Execução Penal, comete falta grave o condenado à pena privativa de liberdade que possuir, indevidamente, instrumento capaz de ofender a integridade física de outrem”, escreveu o magistrado no despacho.

    A arma foi apreendida com um militar do Exército durante uma blitz da Polícia Militar no Distrito Federal na semana passada.

    Moraes também apontou que a Lei de Execução Penal prevê, como punição para o descumprimento das normas:

    • revogação de autorização para trabalho externo;
    • interrupção do prazo para a obtenção da progressão no regime de cumprimento da pena;
    • revogação da da autorização para saídas temporárias;
    • perda de até um terço dos dias remidos pelo trabalho ou estudo, e reinício da contagem para futuras remições; e
    • inclusão em regime disciplinar diferenciado ou regressão no regime de cumprimento de pena, inclusive com a cessação da prisão domiciliar.

    O ex-presidente foi ouvido, nessa terça-feira (23/6), pela Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF). O Metrópoles apurou que o depoimento durou apenas 5 minutos.

    Bolsonaro admitiu, em depoimento, que a arma de fogo apreendida é sua e que estava em sua residência, no condomínio Solar de Brasília, durante o cumprimento de sua prisão. O ex-presidente teria dito que “tem três mulheres em casa” e que “não podia ficar desarmado”.

    Nesta quarta, o ministro Alexandre de Moraes determinou que a PGR se manifeste, em até 48 horas, sobre eventual cometimento de falta grave do ex-presidente no caso da arma apreendida.

    Para o magistrado, há a constatação de uma falta grave, que pode levar à revogação da prisão domiciliar.

    Entenda o caso

    • A arma foi apreendida em 15 de junho por policiais militares, no Pistão Norte, em Taguatinga.
    • O armamento estava em posse de um sargento do Exército Brasileiro, identificado como Estácio Leite da Silva Filho, ligado ao GSI.
    • Em depoimento, o policial militar responsável pela abordagem relatou que o integrante do GSI afirmou trabalhar para Bolsonaro e, após ser questionado pelos agentes, informou que a pistola pertencia ao ex-presidente.
    • Segundo o agente, a arma foi entregue a ele, em 15 de junho, para verificação de uma falha mecânica. A intenção, ainda de acordo com o depoimento, era concluir o serviço e devolver o armamento no dia 16.
    • Diante do caso, a PCDF instaurou um inquérito para apurar as circunstâncias da posse e da circulação da arma e comunicou a abertura da investigação ao ministro Alexandre de Moraes.

    O que a defesa diz

    Em manifestação apresentada ao STF, a defesa de Jair Bolsonaro afirmou ter entregado a arma ao militar após constatar uma falha mecânica no armamento.

    Segundo a defesa, a pistola estava sem condições de uso, porque integrantes da equipe de segurança haviam retirado o percussor da arma sem o conhecimento do ex-presidente.

    Os advogados ressaltaram que Bolsonaro manipulou a arma e viu que não estava funcionando. Por isso, pediu que um dos agentes que atuam em sua segurança pessoal levassem a arma para consertar. Os defensores ainda apresentaram ao Supremo um certificado que autoriza o ex-presidente a ter a pistola.

    Prazo para prisão domiciliar

    Jair Bolsonaro cumpre prisão domiciliar humanitária após ser condenado a 27 anos e 3 meses de prisão por tentativa de golpe de Estado. O prazo de 90 dias da prisão em casa por motivos de saúde acaba nesta quinta-feira (25/6).

    Entre os argumentos para manter a domiciliar, a defesa citou os casos do também ex-presidente Fernando Collor de Mello e de um idoso de 81 anos condenado pelo 8 de janeiro. 

    Os advogados alegam um quadro de “multimorbidade complexa” e cita pelo menos 12 doenças crônicas e sequelas permanentes que o ex-chefe do Planalto acumula.

    Fonte: Metrópoles

  • Eduardo Braga consolida influência nacional entre os ‘Cabeças do Congresso’

    Levantamento divulgado nesta quarta-feira (17) reconhece os parlamentares com maior capacidade de liderança, articulação política e influência nas decisões do Congresso

    Política – O senador Eduardo Braga (MDB-AM) voltou a figurar entre os “Cabeças do Congresso Nacional”, levantamento elaborado pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP) que identifica os parlamentares de maior influência no processo legislativo brasileiro.

    Divulgada nesta quarta-feira (17), a nova edição da lista reforça uma marca de consistência política: Eduardo Braga figura entre os “Cabeças do Congresso” em todas as edições do levantamento desde 2019. Com a inclusão deste ano, o senador completa oito participações consecutivas na relação elaborada pelo DIAP.

    A presença ininterrupta no estudo evidencia o reconhecimento de sua atuação destacada nos principais debates e decisões do Congresso Nacional ao longo da atual legislatura.

    Reconhecimento de liderança e articulação

    Diferentemente de pesquisas de opinião ou de popularidade, o levantamento do DIAP avalia a influência efetiva dos parlamentares no funcionamento do Poder Legislativo. A análise considera aspectos como capacidade de articulação política, liderança, formulação de propostas, condução de negociações e participação nos debates que ajudam a definir os rumos das matérias em tramitação.

    Criada há mais de três décadas, a lista dos “Cabeças do Congresso” é considerada uma das principais referências sobre a atuação parlamentar no país e reúne os congressistas que exercem papel estratégico na construção de acordos e na condução das pautas mais importantes do Legislativo.

    Além de Eduardo Braga, o senador Omar Aziz (PSD-AM) também aparece entre os representantes do Amazonas incluídos na edição deste ano.

    Atualmente líder do MDB no Senado, Braga tem participado diretamente de discussões consideradas estratégicas para o país e para o Amazonas, atuando em temas como a reforma tributária, infraestrutura, desenvolvimento regional e defesa da Zona Franca de Manaus.

    A nova inclusão na lista reforça o reconhecimento nacional da atuação do senador amazonense e destaca uma trajetória marcada pela construção de consensos e pela participação em pautas estratégicas, características que o mantêm entre os principais nomes do Congresso Nacional de forma contínua desde 2019.

    Fonte: D24am.

  • PF apreende 55 mil dólares e 33 mil euros em endereços ligados a Jaques

    Senador foi alvo de nova fase da operação Compliance Zero, deflagrada nesta quinta-feira (18)

    Política – A Polícia Federal apreendeu cerca de 55 mil dólares (R$ 284,1 mil) e 33 mil euros (R$ 196,3 mil) em endereços ligados ao senador Jaques Wagner (PT), em Brasília e na Bahia.

    O parlamentar foi alvo de busca e apreensão nesta quinta-feira (18) no âmbito da Operação Compliance Zero, que apura a suposta fraude financeira do Banco Master.

    O montante foi apreendido em um quarto de um hotel da capital federal onde o petista costuma se hospedar quando está em Brasília. A Polícia Federal pretende questionar o senador petista sobre a origem do dinheiro.

    Além do quarto do hotel, foram cumpridos mandados de busca e apreensão em um apartamento do senador petista em Salvador.

    A investigação aponta que a família do senador teria recebido de Daniel Vorcaro, ex-dono do Banco Master, um apartamento avaliado em mais de R$2,4 milhões.

    A expectativa é de que ainda nesta quinta-feira (18) o senador se posiciona publicamente e esclareça os pontos detalhadas na investigação.

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva também deve conversar com o senador petista sobre a sua permanência na liderança do governo na Casa Legislativa

    Fonte: CNN Brasil

  • Eduardo Braga lidera pesquisa de intenção de voto para Senado no AM

    A presença de Eduardo Braga na liderança demonstra não apenas lembrança eleitoral, mas também consistência de desempenho

    Política – O Senador Eduardo Braga lidera o levantamento do Instituto Iveritas e aparece em primeiro lugar na média do primeiro e do segundo voto para o Senado.

    Na média dos dois votos, Eduardo Braga registra 20,8% das intenções de voto, ocupando a liderança da pesquisa. O segundo colocado aparece com 17,5%, enquanto o terceiro registra 11,1%.

    Os números reforçam uma característica que tem marcado os levantamentos divulgados ao longo do ano: a força eleitoral de Eduardo Braga em diferentes cenários e metodologias de pesquisa.

    A pesquisa ouviu 1.536 eleitores, possui margem de erro de 3 pontos percentuais, nível de confiança de 95% e está registrada na Justiça Eleitoral sob o número AM-03356/2026.

    Liderança que se repete

    A nova pesquisa se soma a uma sequência de levantamentos que apontam Eduardo Braga entre os principais nomes da disputa ao Senado no Amazonas. Independentemente do instituto responsável, os resultados têm mostrado o senador em posição de destaque junto ao eleitorado.

    A presença de Eduardo Braga na liderança demonstra não apenas lembrança eleitoral, mas também consistência de desempenho em uma eleição que escolherá dois representantes do Amazonas para o Senado Federal.

    A trajetória do senador é marcada pela defesa de pautas estratégicas para o estado, como a BR-319, a Zona Franca de Manaus, os investimentos em saúde, infraestrutura, habitação e desenvolvimento regional.

    Fonte: D24am.

  • Lula diz que pobres compram celulares roubados e anuncia ofensiva para recuperar 2,5 milhões de aparelhos

    Presidente defendeu ampliação do programa Celular Seguro e afirmou que usuários de aparelhos furtados poderão ser notificados para devolução.

    Política – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que pessoas de baixa renda costumam comprar celulares roubados por causa do preço mais acessível dos aparelhos. A declaração foi feita durante a 7ª Reunião Plenária do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável, o Conselhão, realizada em Brasília.

    Ao comentar as novas ações do governo federal para combater o mercado de celulares furtados e roubados, Lula disse que a busca por produtos mais baratos acaba alimentando a circulação desses aparelhos.

    “Eu sei que rico não compra telefone roubado, mas eu sei que os pobres compram. Quem é que não gosta de comprar uma coisinha barata? Todo mundo gosta. Ou mais barata”, declarou o presidente.

    A fala ocorreu durante o anúncio da ampliação do programa Celular Seguro, iniciativa criada pelo Ministério da Justiça para auxiliar no bloqueio e na recuperação de aparelhos furtados ou roubados em todo o país.

    Veja ao vídeo

    https://www.instagram.com/reel/DZsMbLABZ1A/?igsh=OTRpNHBsNjQ4OHMw

    Segundo Lula, o governo federal possui atualmente um cadastro com informações de aproximadamente 2,5 milhões de celulares que foram registrados como produtos de roubo ou furto.

    “Nós temos o cadastro, o endereço e o chassi de 2,5 milhões de celulares roubados. Nós não sabemos quem roubou, mas sabemos que os telefones foram roubados”, afirmou.

    O presidente explicou que a intenção do governo é utilizar esse banco de dados para notificar pessoas que estejam utilizando aparelhos com registro de origem ilícita. A medida busca incentivar a devolução voluntária dos equipamentos e reduzir a comercialização de produtos provenientes de crimes.

    “Eu ia apertar um botãozinho e passar uma mensagem dizendo que todos os dois milhões e meio de pessoas que estão com o celular roubado têm que devolver. Precisa devolver porque ele pode estar cometendo um delito e, se ele for pego, ele pode sofrer uma punição desnecessária”, disse Lula.

    Como parte da nova estratégia, o governo estuda permitir que a devolução dos aparelhos seja realizada em agências dos Correios. A proposta busca facilitar o processo para os usuários e evitar que as pessoas precisem procurar delegacias para entregar os celulares.

    Lula argumentou que muitos cidadãos sentem receio de comparecer a unidades policiais e que os Correios poderiam funcionar como um canal mais acessível para a devolução dos equipamentos.

    “Porque devolver na delegacia, as pessoas têm até medo porque não sabem o tipo de delegado que vai encontrar, ou o tipo de policial. Então vamos tentar que a gente vá no Correio”, afirmou.

    A ampliação do programa Celular Seguro faz parte das ações do governo federal voltadas ao combate aos crimes patrimoniais e ao mercado clandestino de aparelhos eletrônicos. Os detalhes operacionais da nova etapa ainda estão sendo definidos pelo Ministério da Justiça, que deverá divulgar o cronograma de implementação nos próximos meses.

  • ‘Moraes bate o porrete em mim, mas quer calar a população’, diz Eduardo Bolsonaro

    Segundo o ex-deputado, sua condenação a quatro anos e dois meses de prisão por coação no curso do processo, é nula.

    Política – O ex-deputado Eduardo Bolsonaro disse em entrevista ao programa Os Pingos Nos Is, que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, o prejudica e afeta a população. “Moraes bate o porrete em mim mas quer calar a população, eu só estou no meio do caminho. Porque se você ficar quieto eles conseguem, em Brasília, fazer a estripulia que for e você se quer vai poder espernear na rua”, disse o ex-deputado.

    Na terça-feira (16), a Primeira Turma do STF condenou, por unanimidade, Eduardo Bolsonaro a quatro anos e dois meses de prisão por coação no curso do processo. Votaram nesse sentido o relator, Alexandre de Moraes, e os ministros Cristiano Zanin, Cármen Lúcia e Flávio Dino.

    Segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR), Eduardo influenciou o governo dos Estados Unidos a adotar sanções e tarifas contra o Brasil e autoridades do Judiciário para tentar frear o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro no STF. O ex-mandatário foi condenado em 2025 no processo sobre a trama golpista.

    Durante a entrevista, o filho de Jair Bolsonaro disse que Moraes não manda uma carta rogatória aos EUA porque tem “medo”. “Moraes deve ter muito medo de mandar uma carta rogatória para os EUA, porque o primeiro local que chega é na mesa do Department of Justice (como um Ministério de Justiça dos EUA) e ele vai fazer uma análise e ver que o processo é nulo como a Itália percebeu. A Itália anulou o processo da Zambelli, não só porque o Moraes era o julgador, mas por ter uma sequência de nulidades“, afirmou sobre a sua condenação.

    Ele ainda disse sobre sua ida aos EUA e que não foi para o país por conforto, mas para trabalhar pelo brasileiro. “Eu sabia que, da minha decisão de me declarar exilado aqui nos EUA, eu sofreria as consequências disso. Não estou procurando uma vida confortável, não vim para fugir, vim para poder trabalhar por você, que é calado e não é ouvido.”

    Eduardo terminou ao apoiar a candidatura de Flávio Bolsonaro. “É contra tudo isso que eu estou lutando, é por isso que eu digo que o único capaz de reverter essa situação é Flávio Bolsonaro, porque os outros vão transicionar com o STF”.


    Fonte e Foto: JP Notícias

  • Governo deve retirar regime de urgência de projeto sobre fim da 6×1

    Proposta está trancando a pauta da Câmara dos Deputados e deve ser debatida por líderes em reunião nesta terça-feira (16)

    Política – O governo deve retirar o regime de urgência do projeto de lei sobre o fim da escala 6×1. Sem a urgência, a proposta deixará de bloquear as votações do plenário da Câmara dos Deputados. A matéria está trancando a pauta da Casa desde 30 de maio.

    Para destravar a pauta, o projeto estava previsto para ser votado nesta terça-feira (16). A CNN apurou que a deliberação passou a ser incerta. Na prática, a mudança afasta a possibilidade de uma análise rápida da proposta e amplia o prazo para negociações.

    O projeto deve ser debatido por líderes partidários e pelo presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), nesta tarde. O relator, deputado Leo Prates (Republicanos-BA), deve apresentar seu parecer no encontro do colégio de líderes

    A Câmara já aprovou uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição) sobre o fim da escala em 27 de maio. O projeto de lei criado pelo governo foi enviado ainda em abril justamente para pressionar pelo avanço da pauta.

    Mesmo com a aprovação da PEC, o governo defendia não retirar a urgência do seu projeto. A intenção era pressionar o Senado, onde a PEC do fim da 6×1 aguarda análise desde o dia 28 de maio

    Integrantes da base governista ouvidos pela CNN afirmam que a retirada da urgência ganhou força nas últimas horas. Os parlamentares evitam detalhar os termos da negociação e não confirmam se a medida faz parte de um acordo formal entre governo e Câmara.

    O projeto do Executivo tem conteúdo semelhante ao da PEC do fim da escala 6×1 já aprovada pelos deputados. A proposta reduz a jornada semanal máxima de trabalho para 40 horas e estabelece dois dias de descanso por semana, sem redução salarial.

    Fonte: CNN Brasil