Categoria: Amazonas

  • Boi Caprichoso terá primeira Tuxaua Trans no Festival de Parintins

    Lup Moara fará história ao defender um dos itens mais simbólicos do bumbá azul e branco na arena do Bumbódromo.

    Amazonas – O Boi-Bumbá Caprichoso anunciou oficialmente a artista visual e performática Lup Moara como a primeira mulher trans a assumir o item Tuxaua no Festival de Parintins. A escolha representa um marco histórico para o boi da estrela na testa e para a cultura popular amazônica, reforçando pautas de diversidade, representatividade e inclusão dentro do maior espetáculo folclórico do país.

    Símbolo de liderança, força e ancestralidade indígena, o item Tuxaua ocupa posição de destaque na apresentação dos bois-bumbás. Com a chegada de Lup Moara à função, o Caprichoso amplia ainda mais sua tradição de inovação e valorização das múltiplas identidades presentes na cultura do Baixo Amazonas.

    Torcedora apaixonada do Caprichoso desde a infância, Lup afirma que sempre encontrou no pavilhão azul e branco um espaço de acolhimento e pertencimento. Para ela, assumir o item significa levar a voz, a estética e a resistência da comunidade LGBTQIAPN+ para o centro do espetáculo na arena do Bumbódromo.

    A artista destaca que sua conquista é coletiva e representa mais um capítulo na trajetória pioneira do Caprichoso. Segundo Lup, ser a primeira mulher trans a defender o item Tuxaua reforça a capacidade do bumbá de inovar e fazer história dentro do Festival de Parintins.

    A caminhada até chegar ao posto de Tuxaua começou ainda na infância. Lup iniciou sua formação artística na Escola de Arte Irmão Miguel de Pascale, a tradicional Escolinha de Arte do Boi Caprichoso, onde desenvolveu as primeiras experiências ligadas à dança, ao teatro e às manifestações culturais da ilha.
    Posteriormente, integrou o Corpo de Dança Caprichoso e participou de diversas manifestações folclóricas locais. Entre elas, destacou-se nas Pastorinhas como Rainha das Flores e também nos bois mirins, consolidando uma trajetória marcada pela dedicação às expressões culturais de Parintins.

    A artista também ganhou notoriedade como Porta-Estandarte e Cunhã-Poranga do Boi-Bumbá Rasgadinho, agremiação reconhecida por seu papel histórico como espaço de resistência e representatividade da comunidade LGBTQIA+ na ilha tupinambarana.

    Nos bastidores do Caprichoso, Lup Moara foi influenciada por importantes nomes da arte parintinense. Ao lado de familiares e artistas consagrados, como Ericky Nakanome, Paulo Rojas, Tarzio e Paulo Brasil, ela aprofundou seus conhecimentos e construiu uma sólida rede de colaboração criativa.

    Em 2018, Lup assinou seus primeiros trabalhos como figurinista e, em 2020, passou a atuar diretamente na criação e produção das indumentárias do espetáculo do Caprichoso. Sua assinatura artística é reconhecida pela combinação entre tradição e contemporaneidade, aliando inovação visual e excelência estética.

    Integrante da nova geração de artistas do Baixo Amazonas, Lup Moara chega ao Festival de Parintins 2026 como um dos símbolos de renovação do Boi Caprichoso. Sua presença como Tuxaua representa não apenas uma conquista pessoal, mas também um importante capítulo na história do folclore amazônico e da representatividade dentro da cultura popular brasileira.

    Fonte: AM POST

  • TCE-AM aponta falhas na Central de Medicamentos do Amazonas e cobra melhorias no controle de remédios

    Entre as determinações, a Cema deverá divulgar informações sobre os estoques de medicamentos e os locais onde os produtos estão armazenados.

    Amazonas – O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) apontou falhas na gestão da Central de Medicamentos do Amazonas (Cema), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), e determinou medidas para melhorar o controle de estoques, pagamentos e informações sobre medicamentos. A decisão foi aprovada por unanimidade pelo Tribunal Pleno em 19 de maio de 2026 e publicada no Diário Oficial Eletrônico (DOE) em 3 de junho.

    O processo começou em 2024, após uma denúncia sobre possíveis irregularidades em contratos firmados entre a Cema e fornecedores. O caso também envolvia relatos de falta de medicamentos e insumos usados no tratamento de doenças cardíacas e renais.

    Segundo o TCE-AM, parte dos problemas foi corrigida durante a análise do processo. No entanto, o tribunal identificou falhas que ainda precisam ser ajustadas. Entre os pontos apontados estão:

    • falta de normas específicas para alguns procedimentos internos da Cema;
    • ausência de divulgação da ordem cronológica de pagamentos aos fornecedores, como determina o Decreto Estadual nº 45.097/2022;
    • falta de cruzamento entre a quantidade de pessoas atendidas e a demanda real por medicamentos

    De acordo com o tribunal, a ausência desses dados dificulta a fiscalização sobre se os gastos realizados estão de acordo com a necessidade da população.

    Entre as determinações, a Cema deverá divulgar informações sobre os estoques de medicamentos e os locais onde os produtos estão armazenados. A central também terá que publicar a ordem de pagamentos e apresentar justificativas quando houver mudanças nessa sequência.

    O TCE-AM ainda recomendou medidas à SES-AM, à Controladoria-Geral do Estado (CGE) e ao Centro de Serviços Compartilhados (CSC). As orientações incluem a integração de sistemas de controle de medicamentos, a criação de registros sobre falta de remédios relatada por usuários e melhorias nos processos de compra e armazenamento.

    O g1 procurou o Governo do Amazonas para saber quais medidas serão adotadas diante das determinações e recomendações do TCE-AM. Até a última atualização desta reportagem, não houve retorno.

    Após o cumprimento das determinações, o processo deverá ser encerrado. O relator do caso foi o conselheiro Mario de Mello.

    Fonte: G1

  • Polícia Civil reforça segurança em Parintins com efetivo ampliado e delegacias 24 horas durante o Festival

    Operação contará com 92 servidores, unidades móveis e atendimento estratégico em áreas de grande circulação de turistas e brincantes na Ilha Tupinambarana.

    Polícia – A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) anunciou um amplo esquema de segurança para o 59º Festival de Parintins, com reforço de efetivo, ampliação dos serviços de atendimento e atuação em pontos estratégicos da cidade durante todo o período da festa. A ação integra a Operação Segurança Presente e tem como objetivo garantir tranquilidade para moradores, turistas e brincantes que participarão do maior espetáculo folclórico da Amazônia.

    De acordo com o Departamento de Polícia do Interior (DPI), 92 servidores serão enviados para reforçar as atividades policiais na Ilha Tupinambarana. O efetivo atuará em diferentes frentes, incluindo o combate à criminalidade, atendimento ao público e ações preventivas voltadas à proteção de grupos vulneráveis.

    Segundo o diretor do DPI, delegado Henrique Brasil, o planejamento deste ano inclui equipes especializadas para atender mulheres, crianças e adolescentes, ampliando a rede de proteção durante os dias de festival.

    “A atuação da Polícia Civil será estratégica nos locais de maior movimentação de pessoas. Estamos reforçando o efetivo e disponibilizando equipes especializadas para garantir mais segurança e um atendimento mais eficiente à população e aos visitantes”, destacou o delegado.

    Entre as principais estruturas montadas para o evento está a Delegacia Móvel do Turista, que funcionará entre os dias 25 e 29 de junho no Porto de Parintins. O espaço oferecerá registro de Boletins de Ocorrência (BOs), orientações e suporte aos visitantes. O atendimento será realizado das 8h às 14h, enquanto equipes de plantão permanecerão atuando das 14h às 2h.

    A Delegacia de Polícia de Parintins também terá funcionamento intensificado durante o festival. A unidade permanecerá aberta 24 horas por dia, entre 24 e 29 de junho, para atendimento de ocorrências e realização de procedimentos de Polícia Judiciária.

    Outra novidade será a instalação da Delegacia do Turista no Bumbódromo, que funcionará das 18h às 6h durante as noites de apresentações dos bois Caprichoso e Garantido. O posto será responsável pelo atendimento de ocorrências registradas dentro e nas proximidades da arena.

    Além das ações operacionais, a Polícia Civil promoverá campanhas educativas e atividades de orientação no Turistódromo, com foco na prevenção de crimes, divulgação de canais de denúncia e conscientização sobre segurança pública.

    Com o reforço da estrutura policial e a ampliação dos serviços, a expectativa é proporcionar um ambiente mais seguro para os milhares de visitantes que devem desembarcar em Parintins para acompanhar uma das maiores manifestações culturais do país.

  • Trabalhador sofre descarga elétrica de alta tensão durante serviço na BR-174 e permanece em estado gravíssimo

    Profissional foi atingido enquanto atuava em uma rede elétrica em Presidente Figueiredo e segue internado no Centro de Tratamento de Queimados do Hospital 28 de Agosto, em Manaus.

    Amazonas – Um trabalhador identificado como Alisson Martins ficou gravemente ferido após sofrer uma descarga elétrica de alta tensão durante a execução de um serviço em uma rede de energia na manhã de terça-feira (16), em um trecho da BR-174, no município de Presidente Figueiredo, a 117 quilômetros de Manaus.

    Imagens registradas por testemunhas mostram o momento de tensão logo após o acidente. O profissional aparece imóvel e suspenso próximo à estrutura da rede elétrica, enquanto colegas tentam prestar socorro de forma emergencial.

    De acordo com relatos de pessoas que acompanhavam o trabalho, Alisson realizava uma intervenção na fiação quando o circuito elétrico teria sido energizado inesperadamente, provocando a descarga. As circunstâncias exatas do acidente ainda estão sendo investigadas pelas autoridades competentes e pela empresa responsável pelo serviço.

    Veja ao vídeo

    https://www.instagram.com/reel/DZsJXY3hFUh/?igsh=dTIwM3BvemsyY3E4

    As cenas registradas no local mostram o desespero dos demais trabalhadores. Em um dos vídeos, um colega sobe rapidamente por uma escada tentando alcançar a vítima e utilizar um extintor de incêndio para conter os efeitos da descarga elétrica.

    Após receber os primeiros atendimentos, Alisson foi socorrido e transferido para Manaus. Segundo as informações mais recentes divulgadas até o momento, ele permanece internado no Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) do Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto. O estado de saúde é considerado gravíssimo. O trabalhador está entubado, sob ventilação mecânica e recebe cuidados intensivos da equipe médica. Até o momento, não foram divulgadas novas atualizações oficiais sobre sua evolução clínica.

    O portal 8viu entrou em contato com a Norte Tech para apurar novos fatos e iremos ficar a disposição para novas notícias sobre o estado de saúde do trabalhador:


    Em nota, a Âmbar Energia Amazonas lamentou o acidente envolvendo um colaborador de uma empresa terceirizada prestadora de serviços. A concessionária informou que o trabalhador recebeu atendimento imediato, foi encaminhado a uma unidade hospitalar e posteriormente transferido para Manaus. A empresa afirmou ainda que acompanha o caso e prestará toda a assistência necessária ao profissional e seus familiares.

    O caso reacende o alerta para os riscos envolvidos em atividades realizadas próximas a redes de alta tensão e reforça a importância do cumprimento rigoroso dos protocolos de segurança durante intervenções no sistema elétrico.

    As investigações deverão esclarecer se houve falha operacional, erro de comunicação ou qualquer outra circunstância que tenha contribuído para o acidente.

  • Seduc convoca 42 candidatos aprovados no PSS para atuação no interior e áreas indígenas

    Atendimento aos candidatos convocados acontecerá a partir desta quarta-feira (17/06).

    Educação – A Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar convocou, na terça-feira (16/06), 40 novos candidatos aprovados no Edital nº 01 do Processo Seletivo Simplificado (PSS) para contratação temporária e atuação no interior do estado, e 2 candidatos aprovados no Edital nº 02 para atuação em áreas indígenas. As modalidades são Ensino Regular, Especial e Mediado por Tecnologia. A lista completa com o nome dos aprovados está disponível no link https://bit.ly/pss_seducam.

    O processo de atendimento aos convocados acontecerá, em um primeiro momento, de maneira virtual, entre a 0h01 e 23h59 desta quarta-feira (17/06), via Sistema Admissional, por meio do link https://admissao.seduc.am.gov.br/. No segundo momento, os candidatos serão atendidos de maneira presencial, a partir das 8h de quinta-feira (18/06), na sede da Coordenadoria Regional de Educação (CRE) onde submeteram o processo seletivo. Neste momento, é obrigatória a entrega dos documentos e lotação, conforme previsto no edital.

    “Os candidatos que não conseguirem enviar seus documentos por meio do Sistema Admissional poderão comparecer à sede da Coordenadoria Regional de Educação munidos de toda a documentação exigida no edital. Após a lotação, a atuação em sala de aula é imediata”, destacou a gerente de Admissão e Atenção ao Servidor (Gaas), da Secretaria de Educação, Marilene Remígio.

    Todos os procedimentos e informações referentes à documentação necessária para admissão constam na convocação publicada pela Secretaria de Educação.

    O não comparecimento do convocado excluirá o candidato do certame, ocasionando a perda do direito à vaga, conforme os editais de nº 01 e 02-PSS/SEDUC/2023/2024 informam.



    Fonte e Foto: A Acrítica

  • Após dois anos de seca severa, Amazonas ganha 87 mil hectares de superfície de água em 2025

    Superfície de água representa áreas cobertas por rios, lagos, represas e outras formações de água monitoradas pelo estudo do MapBiomas, divulgado nesta terça-feira (16).

    Amazonas – O Amazonas registrou um aumento de 87 mil hectares na superfície de água em 2025, após dois anos de seca severa na região. Os dados são do MapBiomas, divulgados nesta terça-feira (16), e mostram que o estado teve o terceiro maior ganho do país, atrás apenas do Pará e de Goiás.

    O crescimento ocorreu com o aumento das chuvas em comparação com 2024. Segundo o levantamento, o Pará ganhou 142 mil hectares de superfície de água, enquanto Goiás teve acréscimo de 91 mil hectares.

    A superfície de água representa áreas cobertas por rios, lagos, represas e outras formações de água monitoradas pelo estudo.

    Apesar do aumento, a recuperação não ocorreu de forma uniforme em todo o bioma. A superfície de água da Amazônia ficou 2,6% acima da média histórica em 2025, mas 20 das 54 sub-bacias analisadas permaneceram abaixo desse padrão.

    O pesquisador do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), Ives Brandão, explicou que a região tem uma grande reserva de água, mas sofre influência de eventos climáticos que alteram o regime dos rios.

    Segundo o pesquisador, essas mudanças afetam principalmente as comunidades ribeirinhas. Pelo menos metade delas está localizada a até 50 quilômetros dos 12 principais rios da Amazônia.

    Municípios ainda registram perda de água

    Mesmo com o aumento no estado, alguns municípios tiveram redução na superfície de água em comparação com a média histórica. Barcelos, no interior do Amazonas, apareceu entre os municípios brasileiros com maior queda em 2025.

    De acordo com o levantamento, o município perdeu 65 mil hectares de superfície de água, uma redução superior a 6%.

    Em todo o Brasil, 45% dos municípios, o equivalente a 2.511 cidades, registraram níveis de superfície de água abaixo da média histórica em 2025.

    O estudo aponta ainda que o país terminou 2025 com 18,2 milhões de hectares de superfície de água, aumento de 5,3% em relação aos 17,2 milhões de hectares registrados em 2024. Apesar da alta, o número ainda ficou abaixo da média histórica nacional, de 18,5 milhões de hectares.

    A análise histórica mostra uma redução gradual da superfície de água no Brasil desde 1985. Entre 1985 e 1994, a média era de 19,86 milhões de hectares. Já entre 2015 e 2024, o índice caiu para 17,28 milhões de hectares, uma redução média de 2,6 milhões de hectares em comparação com a primeira década analisada.

    Fonte: G1

  • Feminicídios levam 420 dias para sentença no Amazonas

    Os dados estão no Painel de Monitoramento da Violência contra a Mulher, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que reúne registros de todos os tribunais brasileiros.

    Amazonas – O tempo médio de um julgamento de femincídio no Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) é de 420 dias, considerando a abertura do processo até a sentença de um juiz de primeira instância, sem recursos. O tempo está acima da média nacional de 255 dias. Atualmente, a Corte tem 377 casos pendentes de julgamento. Desses, 262 casos (69%) foram de feminicídio consumado e 115 (31%) tentados.

    Por outro lado, somente no primeiro quadrimestre deste ano (até 30 de abril), 66 novos casos de feminicídio passaram a tramitar no tribunal, enquanto outros 86 foram julgados, um saldo positivo entre a entrada e a saída de casos.

    pessoa que poderia relatar exatamente o que ocorreu é a própria vítima”, opina o promotor.

    Para José Augusto Taveira, essa natureza do crime de feminicídio exige um maior rigor da investigação criminal.

    “Por isso, a qualidade da investigação é fundamental. Perícias, análise de mensagens, histórico de violência doméstica, depoimentos indiretos e outros elementos probatórios passam a ter papel decisivo na reconstrução dos fatos”, declara.

    “Apesar dessas dificuldades, minha percepção é que a maioria dos feminicídios consumados que chega a julgamento no Tribunal do Júri recebe uma resposta do sistema de Justiça”, avalia o promotor.

    Fonte: Acrítica.com

  • Cardume de peixes salta para dentro de canoa durante pescaria no Amazonas; vídeo

    Cena foi registrada por pescador na comunidade Inácia da Conceição, em Itacoatiara, que afirmou que o fenômeno é comum para quem vive na comunidade e se repete todos os anos na região.

    Amazonas – Um vídeo gravado pelo pescador Flávio Cruz da Silva mostra um cardume de peixes pulando para dentro de uma canoa durante uma pescaria na comunidade Inácia da Conceição, localizada em Itacoatiara, interior do Amazonas.

    Nas imagens, a embarcação navega em círculos enquanto dezenas de peixes da espécie jaraqui saltam ao mesmo tempo para fora do rio Amazonas.

    Segundo o pescador, o fenômeno é comum para quem vive na comunidade e se repete todos os anos na região.

    “Isso todo ano acontece. Todo ano dá muito peixe mesmo nessa costa. Eles vêm lá de dentro do rio Uatumã, sobem essa margem do rio e seguem viagem”, contou o pescador.

    Veja ao vídeo:

    https://youtu.be/x9rlpCW2y6M?is=7gbBLQfZGeTGhK0i

    Em outro trecho do vídeo, Flávio estima que centenas de peixes tenham pulado para dentro da canoa durante a pescaria.

    “Pulou uns 700 aqui dentro da canoa. Era só ficar rodando e pegando. Eles faziam aquele barulho, se embolavam e ficavam pulando. Pulou uns 700 dentro da canoa. História de pescador, né?”, brincou.

    A grande quantidade de peixes no local pode estar relacionada ao fenômeno da piracema, que ocorre no período de reprodução dos peixes, quando eles migram rio acima para desovar nas nascentes. Já o comportamento de “saltar” costuma ser ocasionado pelo surgimento de obstáculos nos rios ou igarapés.

    Mas para Flávio, que mora na comunidade Inácia da Conceição, a abundância de peixes é atribuída à força da natureza e à fé dos ribeirinhos. “Isso é mandado por Deus”, afirmou.

    Apesar da grande quantidade de peixes, o pescador afirma que a fartura não significa, necessariamente, mais lucro para quem depende da atividade para sobreviver. Segundo ele, o excesso de oferta derruba os preços e dificulta a comercialização do pescado.

    “Não tem para quem vender. O peixe fica barato demais e fica sem mercado. Quando chega uma fartura dessa, não tem nem como pegar, porque não tem comprador”, desabafou.



    Fonte e Foto: G1 Amazonas

  • Jovem morre após acidente de trânsito no interior do Amazonas

    Gabriel Antônio da Costa Neves tinha 25 anos e atuava na produção audiovisual da Prefeitura de Silves.

    Amazonas – O videomaker da Prefeitura de Silves, Gabriel Antônio da Costa Neves, de 25 anos, morreu no último domingo (14) após um acidente de trânsito no município de Silves, no interior do Amazonas.

    De acordo com o relatório de ocorrências do Instituto Médico Legal (IML), o registro de entrada na unidade foi às 18h50. O laudo aponta como causa da morte traumatismo cranioencefálico provocado por ação contundente em decorrência de acidente de trânsito.

    Em nota publicada nas redes sociais, a Prefeitura de Silves lamentou a morte do servidor. Segundo o comunicado, Gabriel atuava como videomaker da administração municipal e contribuía com o registro e a divulgação das ações e da história do município.

    “A Prefeitura Municipal de Silves manifesta, com profundo pesar, o falecimento de Gabriel Antônio da Costa Neves, videomaker desta administração municipal”, informou o órgão.

    Ainda na nota, a prefeitura destacou o talento e o profissionalismo do jovem e prestou solidariedade aos familiares, amigos e colegas de trabalho.

    As circunstâncias do acidente não foram divulgadas.


    Fonte e Foto: A Acrítica

  • Defesa Civil alerta para chuvas intensas e ventos fortes em regiões do Amazonas

    Aviso de perigo potencial prevê acumulados de até 50 mm por dia e rajadas de até 60 km/h; monitoramento aponta instabilidades no Norte e Noroeste do estado

    Amazonas – A Defesa Civil do Amazonas emitiu nesta segunda-feira (15) um alerta de perigo potencial para chuvas intensas em diversas regiões do estado. O aviso, conforme informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), permanece válido até as 8h desta terça-feira (16) e prevê precipitações de até 50 milímetros por dia, ventos de até 60 quilômetros por hora e possibilidade de descargas elétricas.

    Segundo o boletim, são esperadas chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros ao longo do dia. Apesar da intensidade prevista, a Defesa Civil classifica o cenário como de perigo potencial, com baixo risco de interrupção no fornecimento de energia elétrica, queda de galhos de árvores e alagamentos.

    O alerta abrange municípios das calhas do Rio Negro, Alto, Médio e Baixo Solimões, Juruá e Baixo Purus.

    Aviso meteorológico

    Em boletim complementar de monitoramento divulgado às 10h30, a Defesa Civil informou que imagens do satélite GOES identificaram sistemas convectivos associados a chuvas de intensidade fraca a moderada atuando principalmente nas regiões do Alto Rio Negro, Médio Solimões e Médio Purus. O órgão também aponta potencial de evolução dessas áreas de instabilidade para municípios do Alto Solimões ao longo do dia.

    De acordo com o monitoramento, os núcleos mais ativos estão concentrados principalmente no Norte e Noroeste do Amazonas, próximos à faixa de fronteira com a Colômbia e a Venezuela.

    Entre os municípios abrangidos pelo monitoramento estão São Gabriel da Cachoeira, Santa Isabel do Rio Negro e Barcelos, na região do Alto Rio Negro; Tefé, Alvarães, Uarini, Maraã, Japurá e Fonte Boa, no Médio Solimões; além de Tapauá, Canutama e Lábrea, no Médio Purus.

    Já a área com potencial de avanço das instabilidades inclui municípios do Alto Solimões, como Tabatinga, Benjamin Constant, Atalaia do Norte, Santo Antônio do Içá, Tonantins, Amaturá e São Paulo de Olivença.

    A Defesa Civil orienta a população a evitar abrigo sob árvores durante rajadas de vento, não estacionar veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda e, se possível, desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia em situações de risco.

    Em caso de emergência, os moradores podem acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo número 193.

    Fonte: Acrítica.com