Categoria: Policial

  • Suspeito de matar o próprio filho em Manaus é encontrado morto dentro de presídio

    Caso que gerou grande repercussão no Amazonas volta a ganhar destaque após morte do detento no sistema prisional

    Policial – O detento Fernando Batista de Melo, de 48 anos acusado de envolvimento na morte do próprio filho,  uma criança de 3 anos, foi encontrado morto dentro de uma unidade prisional em Manaus. A informação reacende a repercussão de um caso que causou forte comoção na capital amazonense.


    O suspeito havia sido preso após uma grande operação das forças de segurança do Amazonas, que mobilizou equipes da Polícia Militar, Polícia Civil e setores de inteligência para localizá-lo após a fuga.


    Crime que chocou a população


    O caso teve início na zona Norte de Manaus, no bairro Cidade de Deus, onde a criança foi encontrada sem vida dentro da residência da família. As circunstâncias da morte levantaram suspeitas imediatas e levaram a polícia a iniciar uma investigação.


    Com o avanço das apurações, o pai da criança passou a ser apontado como principal suspeito do crime, o que gerou grande revolta e comoção social.


    Após o ocorrido, o homem deixou o local e passou a ser procurado pelas forças de segurança. Ele foi localizado dias depois em uma área de mata na zona Oeste da cidade, durante uma operação que contou com apoio aéreo e equipes especializadas.


    A captura foi realizada sem resistência, encerrando a fase de buscas intensas que mobilizou diferentes setores da segurança pública.


    Morte dentro da unidade prisional
    Já custodiado no sistema penitenciário, o detento foi encontrado morto dentro da unidade onde estava recolhido. Até o momento, as autoridades não divulgaram detalhes oficiais sobre a causa do óbito.


    O caso deve ser investigado para esclarecer se houve suicídio, homicídio ou outra circunstância envolvendo a morte dentro do presídio.

    As autoridades do Amazonas seguem apurando tanto o crime que resultou na morte da criança quanto o falecimento do suspeito no sistema prisional. Novas informações devem ser divulgadas após a conclusão dos primeiros levantamentos.

    Por Débora Alcântara

  • Com mais de 30 BOs, morador que matou funcionário segue foragido

    Eduardo Henrique, de 54 anos, tem histórico de extrema violência e ameaças no Conjunto Tocantins

    Policial – As forças de segurança do Amazonas intensificaram as buscas para localizar e prender Eduardo Henrique Nobre Klem, de 54 anos. Ele é o principal suspeito de assassinar a facadas o funcionário da manutenção Rafael Souza Santos, de 35 anos, conhecido como ‘Cajuzinho’. O crime ocorreu na manhã desta quarta-feira (24), no Bloco 14 C, do Residencial Conjunto Tocantins, localizado na avenida Constantino Nery, bairro Chapada, zona centro-sul da capital.

    O homicídio foi o estopim de uma discussão entre os dois. Rafael foi atingido por um golpe fatal no peito e morreu antes de receber socorro médico. Logo após o ataque, Eduardo fugiu em direção a uma área de mata nas proximidades e segue foragido.

    Segundo relatos da síndica e dos próprios residentes, Eduardo Henrique possui um extenso histórico de comportamento hostil e violento, acumulando mais de 30 Boletins de Ocorrência (BOs) registrados contra ele ao longo dos anos.

    A polícia confirmou que o suspeito é conhecido na região por ameaçar vizinhos e trabalhadores do residencial. Diante dos conflitos anteriores, familiares de Eduardo alegavam às autoridades que ele enfrentava problemas de saúde mental.

    Um vídeo gravado pela síndica do condomínio mostra o momento em que Eduardo ataca ‘Cajuzinho’. Além desse registro, as imagens do circuito interno e outros registros de celulares já foram recolhidos pela Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS), que centraliza as investigações na análise do histórico do acusado e na sua captura.

    ‘Cajuzinho’ deixa um filho de 2 anos.

    Fonte: D24am.

  • Deolane Bezerra e Marcola viram réus por organização criminosa e lavagem de dinheiro do PCC em SP

    Decisão foi do juiz Deyvison Heberth dos Reis, da 3ª vara de Presidente Venceslau, no interior de São Paulo. A influenciadora é investigada por envolvimento com a facção e está presa em Tupi Paulista (SP).

    Policial – A Justiça de São Paulo aceitou a denúncia do Ministério Público e converteu a influencer e advogada Deolane Bezerra em ré por organização criminosa e lavagem de dinheiro da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC).

    Além dela, também se tornaram réus Marco Willian Herbas Camacho, o Marcola, Paloma Sanches Herbas Camacho, Leonardo Alexsander Ribeiro Herbas Camacho e Alejandro Juvenal Herbas Camacho Junior.

    A decisão foi do juiz Deyvison Heberth dos Reis, da 3ª vara de Presidente Venceslau, no interior de São Paulo. A influenciadora é investigada por envolvimento com a facção e está presa preventivamente desde 21 de maio de 2026 em Tupi Paulista (SP).

    Ao aceitar a denúncia do Ministério Público, a Justiça torna a pessoa ré e dá início à ação penal. Isso não significa que ela foi condenada. A partir dessa decisão, o processo segue para a fase de produção de provas e apresentação da defesa, até que a Justiça decida se o acusado é culpado ou inocente.

    A ação ocorreu a partir do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), núcleo de Presidente Prudente (SP). A Justiça também recusou o pedido de transferência feito pela defesa de Deolane.

    O MP reforçou que o pedido de prisão domiciliar não é oferecido nos casos de organização criminosa que opera mediante violência.

    O promotor Lincoln Gakiya, que atua em Presidente Prudente, é um dos membros do grupo do Ministério Público. Gakiya é um dos principais investigadores da atuação do PCC no Brasil e é considerado referência internacional no assunto.

    O documento foi registrado por Gakiya e mais seis promotores, sendo cinco de São Paulo e dois de Presidente Prudente, no dia 10 de junho. Segundo o arquivo, familiares ou pessoas de confiança recebiam ordens dos líderes do PCC para distribuição da renda ilícita obtida com a empresa de transportes.

    Estes valores eram depositados em favor de Deolane, Everton de Souza e Paloma Sanches Herbas Camacho, sendo os dois últimos sobrinhos de Marco Willian Herbas Camacho, o Marcola.

    Ainda conforme o documento, os relatórios de inteligência financeira, as quebras de sigilo fiscal e bancário confirmam a ocultação/dissimulação das quantias ilícitas e a reinserção na economia formal, dando aparência de licitude.

    Diante da situação, o Ministério Público Estadual denunciou à Justiça:

    • Alejandro Juvenal Herbas Camacho Junior;
    • Deolane Bezerra Santos;
    • Everton de Souza;
    • Leonardo Alexsander Ribeiro Herbas Camacho;
    • Marco Willian Herbas Camacho, o Marcola;
    • Paloma Sanches Herbas Camacho.

    A defesa da influenciadora era que ela fosse transferida para uma Sala de Estado-Maior, prevista no Estatuto da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para advogados presos antes de condenação definitiva, ou tivesse a prisão preventiva substituída por prisão domiciliar.

    Deolane é advogada inscrita na OAB. O núcleo de Presidente Prudente do Ministério Público apontou que Deolane tem condições adequadas para permanecer na unidade em Tupi Paulista.

    Além disso, o fato de a influenciadora ter uma filha menor de 12 anos não é considerado critério que deva ser avaliado dissociado dos demais elementos para a concessão da prisão domiciliar.

    O que dizem os citados

    Em nota, Bruno Ferullo Rita, responsável pela defesa de Marco Willians Herbas Camacho, Paloma Sanches Herbas Camacho, Leonardo Alexsander Ribeiro Herbas Camacho e Alejandro Juvenal Herbas Camacho Junior, informou que:

    “A Defesa reitera que Marco Willians Herbas Camacho e Alejandro Juvenal Herbas Camacho Junior encontram-se custodiados em estabelecimento penal federal de segurança máxima desde fevereiro de 2019, submetidos a severas restrições de contato e comunicação, o que, por si só, torna inviável qualquer participação nos fatos investigados e evidencia o equívoco da acusação.

    Leonardo Alexsander Ribeiro Herbas Camacho e Paloma Sanches Herbas Camacho também refutam integralmente as imputações formuladas.

    A Defesa destaca que o mero vínculo familiar com os demais denunciados não pode ser confundido com participação criminosa, sendo inaceitável que a simples proximidade afetiva sirva de fundamento para uma acusação desta magnitude.

    Quanto aos elementos de natureza patrimonial e financeira mencionados na denúncia, a Defesa esclarece que eles serão devidamente contextualizados no decorrer da instrução processual, oportunidade em que serão apresentados os esclarecimentos e as provas pertinentes acerca da origem e da regularidade das operações apontadas pela acusação.

    A Defesa, diante da acusação apresentada, adotará todas as medidas processuais cabíveis para demonstrar a fragilidade da narrativa acusatória e a improcedência das imputações atribuídas aos seus constituintes, confiando que, ao final da regular instrução processual, a verdade dos fatos será devidamente reconhecida pelo Poder Judiciário.”

    Fonte: G1

  • Polícia Civil reforça segurança em Parintins com efetivo ampliado e delegacias 24 horas durante o Festival

    Operação contará com 92 servidores, unidades móveis e atendimento estratégico em áreas de grande circulação de turistas e brincantes na Ilha Tupinambarana.

    Polícia – A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) anunciou um amplo esquema de segurança para o 59º Festival de Parintins, com reforço de efetivo, ampliação dos serviços de atendimento e atuação em pontos estratégicos da cidade durante todo o período da festa. A ação integra a Operação Segurança Presente e tem como objetivo garantir tranquilidade para moradores, turistas e brincantes que participarão do maior espetáculo folclórico da Amazônia.

    De acordo com o Departamento de Polícia do Interior (DPI), 92 servidores serão enviados para reforçar as atividades policiais na Ilha Tupinambarana. O efetivo atuará em diferentes frentes, incluindo o combate à criminalidade, atendimento ao público e ações preventivas voltadas à proteção de grupos vulneráveis.

    Segundo o diretor do DPI, delegado Henrique Brasil, o planejamento deste ano inclui equipes especializadas para atender mulheres, crianças e adolescentes, ampliando a rede de proteção durante os dias de festival.

    “A atuação da Polícia Civil será estratégica nos locais de maior movimentação de pessoas. Estamos reforçando o efetivo e disponibilizando equipes especializadas para garantir mais segurança e um atendimento mais eficiente à população e aos visitantes”, destacou o delegado.

    Entre as principais estruturas montadas para o evento está a Delegacia Móvel do Turista, que funcionará entre os dias 25 e 29 de junho no Porto de Parintins. O espaço oferecerá registro de Boletins de Ocorrência (BOs), orientações e suporte aos visitantes. O atendimento será realizado das 8h às 14h, enquanto equipes de plantão permanecerão atuando das 14h às 2h.

    A Delegacia de Polícia de Parintins também terá funcionamento intensificado durante o festival. A unidade permanecerá aberta 24 horas por dia, entre 24 e 29 de junho, para atendimento de ocorrências e realização de procedimentos de Polícia Judiciária.

    Outra novidade será a instalação da Delegacia do Turista no Bumbódromo, que funcionará das 18h às 6h durante as noites de apresentações dos bois Caprichoso e Garantido. O posto será responsável pelo atendimento de ocorrências registradas dentro e nas proximidades da arena.

    Além das ações operacionais, a Polícia Civil promoverá campanhas educativas e atividades de orientação no Turistódromo, com foco na prevenção de crimes, divulgação de canais de denúncia e conscientização sobre segurança pública.

    Com o reforço da estrutura policial e a ampliação dos serviços, a expectativa é proporcionar um ambiente mais seguro para os milhares de visitantes que devem desembarcar em Parintins para acompanhar uma das maiores manifestações culturais do país.

  • Polícia Federal destrói 80 armas de fogo em ação conjunta com o Exército em Manaus

    Armamentos apreendidos foram inutilizados seguindo determinações judiciais e protocolos de segurança.

    Polícia – A Polícia Federal realizou, nos dias 15 e 16 de junho, a destruição de 80 armas de fogo em Manaus. A ação ocorreu em parceria com o Exército Brasileiro e integra os procedimentos institucionais de gestão e destinação de armamentos apreendidos pelas forças de segurança.

    De acordo com a Polícia Federal, a medida foi executada em conformidade com determinações judiciais e seguindo rigorosos protocolos de segurança, garantindo a correta inutilização do material bélico recolhido em operações e investigações.

    A destruição dos armamentos tem como objetivo impedir que as armas retornem à circulação e sejam utilizadas em atividades criminosas, contribuindo para o fortalecimento das ações de combate à violência e ao crime organizado.

    Armas apreendidas são retiradas de circulação

    A iniciativa faz parte das estratégias permanentes adotadas pelos órgãos de segurança para dar destinação adequada a armas apreendidas em procedimentos policiais e judiciais.

    Segundo a Polícia Federal, a eliminação desse tipo de material representa uma importante ferramenta de prevenção, reduzindo os riscos de que armamentos sejam desviados ou reutilizados em práticas ilícitas.

    A ação reforça a integração entre as instituições responsáveis pela segurança pública e demonstra o compromisso dos órgãos federais com o controle e a retirada de armas de circulação no país.

    Fonte: AM POST

  • PC-AM prende homem por estupro de vulnerável contra a própria filha

    O homem já responde por violência doméstica contra a companheira.

    Polícia – A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da 38ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Itapiranga (a 227 quilômetros de Manaus), cumpriu, na segunda-feira (15/06), mandado de prisão preventiva contra um homem, de 42 anos, pelo crime de estupro de vulnerável contra a própria filha, de 10 anos. O crime ocorreu em uma propriedade rural localizada na Rodovia Estadual AM-363.

    Segundo o delegado Aldiney Nogueira, o homem já se encontrava custodiado desde o dia 14 de março deste ano, quando foi preso em flagrante pelos crimes de ameaça, disparo de arma de fogo e posse ilegal de arma de fogo cometidos contra sua companheira, de 42 anos.

    “Durante as investigações constatamos que o homem também havia cometido abuso sexual contra a filha, que é uma pessoa com deficiência auditiva”, informou o delegado.

    Diante da gravidade dos fatos e da extrema vulnerabilidade da vítima, foi representada pela prisão preventiva do autor, medida prontamente deferida pelo Poder Judiciário e cumprida.

    O homem responderá pelo crime de estupro de vulnerável e ficará à disposição da Justiça.


    Fonte e Foto: A Acrítica

  • Homem é preso após adolescente denunciar abordagem de cunho sexual em banheiro de shopping de Manaus

    Segundo a PM, suspeito admitiu a conduta durante abordagem; caso será investigado pela Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca).

    Polícia – Um homem de 57 anos, identificado como José Augusto de Lima Pinheiro, foi preso na tarde desta segunda-feira (15) após ser denunciado por um adolescente de aproximadamente 16 anos por uma abordagem de cunho sexual dentro do banheiro de um shopping localizado no bairro Chapada, zona Centro-Sul de Manaus.

    De acordo com a Polícia Militar, a ocorrência foi atendida por equipes da 22ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom), após acionamento feito pela segurança do estabelecimento.

    Segundo o subtenente Daniel Nunes, a vítima relatou que havia saído da escola e entrou no shopping para utilizar o banheiro antes de seguir para casa. No local, teria sido abordada pelo suspeito.

    “O jovem informou que foi ao banheiro urinar. Enquanto ele estava no local, o indivíduo se aproximou, ficou observando e falou claramente que queria praticar um ato libidinoso com ele. Nesse momento, o jovem se assustou e saiu rapidamente do banheiro”, afirmou o policial.

    Após o relato, o adolescente procurou a equipe de segurança do shopping, que acionou a Polícia Militar. Os policiais localizaram o suspeito ainda no estabelecimento.

    “Os seguranças do shopping nos avisaram de imediato. Nós estávamos na Djalma Batista, fomos rapidamente ao local, verificamos a situação e demos voz de prisão ao cidadão”, disse Daniel Nunes.

    Ainda conforme o policial, o homem admitiu a conduta durante a abordagem.

    “Conversei com os funcionários do shopping, conversei com a vítima e depois conversei com ele. Ele admitiu para mim a conduta. Após apurar os fatos, dei voz de prisão e o trouxemos para apresentação na Delegacia de Proteção à Criança”, declarou.

    A ocorrência foi encaminhada à Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca), que ficará responsável pela investigação e pela definição do enquadramento criminal do caso.

    O suspeito deverá prestar depoimento à Polícia Civil do Estado do Amazonas (PC-AM). A vítima também será ouvida e poderá passar pelos procedimentos periciais necessários para a apuração dos fatos.


    Fonte e Foto: A Acrítica

  • Três pessoas são presas por estuprar adolescente de 13 anos no Amazonas; vítima engravidou após abuso

    Segundo a polícia, vítima relatou que vinha sofrendo abusos sexuais há dois anos. Um dos suspeitos é primo da adolescente e oferecia dinheiro à jovem.

    Polícia – Três homens, que não tiveram as identidades divulgadas, foram presos suspeitos de estuprar uma adolescente de 13 anos em Nova Olinda do Norte. A vítima engravidou após os abusos.

    Segundo o delegado Bruno Rafael, da 47ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP), as prisões ocorreram no domingo (14). A investigação começou na quinta-feira (11), quando o Conselho Tutelar informou que a adolescente havia dado entrada em uma unidade hospitalar com suspeita de gravidez. O exame confirmou a gestação.

    Durante a escuta especializada, a vítima relatou que vinha sofrendo abusos sexuais há dois anos, cometidos por três homens, um deles primo da adolescente. Além das agressões, o homem oferecia dinheiro à vítima e fazia ameaças. Os outros dois não tinham ligação com a adolescente.

    Os mandados de prisão preventiva foram expedidos pela Justiça e cumpridos no bairro Sarapolândia. No momento da prisão de um dos suspeitos, a polícia desarticulou um ponto de venda de drogas. Foram apreendidos dinheiro em espécie e porções de entorpecentes.

    Após as prisões, os suspeitos foram encaminhados à 47ª DIP e estão à disposição da Justiça.


    Fonte e Foto: G1 Amazonas

  • Polícia divulga imagem de suspeito por homicídio em Novo Aripuanã

    Crime aconteceu no dia dia 4 de junho no município de Novo Aripuanã. A vitima foi morta com golpes de madeira.

    Polícia – A Policia Civil do Amazonas (PC-AM) divulgou no domingo (14) a imagem de Diogo Pereira Mendes, 23 anos, procurado pelo homicídio qualificado de Simião Palheta de Oliveira, 23 anos, ocorrido no dia 4 de junho no município de Novo Aripuanã (distante 277 quilômetros em linha reta de Manaus). A vitima foi morta com golpes de madeira.

    De acordo com o delegado Filipe Nascimento, as investigações apontam que a vítima foi brutalmente agredida com golpes de madeira, principalmente na região da cabeça, após sair de um estabelecimento comercial em Novo Aripuanã, no dia 4 de junho deste ano. Simião foi socorrido e permaneceu internado devido à gravidade dos ferimentos. No entanto, não resistiu às lesões e morreu no sábado (13).

    Com o avanço das investigações, a Polícia Civil busca localizar Diogo Pereira Mendes, apontado como suspeito do crime. A divulgação da imagem tem o objetivo de obter informações que possam levar ao paradeiro dele.

    Denúncias

    A PC-AM solicita que qualquer informação sobre a localização de Diogo Pereira Mendes seja repassada pelos números (97) 98438-9871, da 73ª DIP de Novo Aripuanã; 197 e (92) 3667-7575, da Polícia Civil do Amazonas; ou ainda pelo 181, da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM). A identidade do denunciante será mantida em sigilo.




    Fonte e Foto: A Acrítica

  • Homem é preso por agredir esposa e portar arma ilegal em Manaus

    Suspeito de 59 anos foi detido pela Rocam no Tarumã após denúncia de violência doméstica e posse de arma de fogo.

    Polícia – Um homem, de 59 anos, foi preso por violência doméstica e porte ilegal de arma de fogo na avenida Cetur, no bairro Tarumã, na zona Oeste de Manaus.

    De acordo com policiais militares das Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam), uma mulher fez uma denúncia que tinha sido espancada pelo marido e que ele também estava com uma pistola 765 e 14 municoes de calibre 32.

    Ao chegar no local, policiais prenderam o homem e o conduziram para a Delegacia Especializada em Crimes Contra Mulher (DECCM), no bairro Parque Dez de Novembro, na zona Centro-Sul de Manaus.

    O homem ficou à disposição da justiça.


    Fonte e Foto: A Acrítica