Categoria: Policial

  • Mulher é procurada pela polícia por tentativa de homicídio no bairro Flores

    O crime foi praticado no dia 30 de dezembro de 2025 contra duas mulheres na zona Centro-Sul de Manaus.

    Polícia – A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio do 12º Distrito Integrado de Polícia (DIP), divulga a imagem de Islane dos Santos João, de 32 anos, investigada por tentativa de homicídio contra duas mulheres, de 28 e 30 anos. O crime foi praticado no dia 30 de dezembro de 2025, no bairro Flores, zona centro-sul de Manaus.

    De acordo com o delegado Wenceslan de Queiroz, na ocasião do crime, Islane desferiu dois golpes de faca nas costas de uma das vítimas e feriu a outra no braço esquerdo. Ambas foram socorridas e seguem hospitalizadas.

    Disque-denúncia

    A PC-AM solicita que qualquer informação sobre o paradeiro de Islane dos Santos João seja repassada pelos números (92) 98513-3618, disque-denúncia do 12º DIP; 197 e (92) 3667-7575, da PC-AM, ou pelo 181, da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM). A identidade do informante será preservada em absoluto sigilo.

    Fonte e Foto: A Acrítica

  • Homem é preso por estupro contra ex-enteada no interior do Amazonas

    O indivíduo utilizava graves ameaças para cometer os abusos sexuais contra a vítima, que tinha menos de 14 anos.

    Polícia – Policiais civis da 61ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Boca do Acre (a 1.028 quilômetros de Manaus) cumpriram um mandado de prisão preventiva de um homem, de 49 anos, pelo crime de estupro de vulnerável contra ex-enteada. A prisão ocorreu no ramal do quilômetro 26, no município.

    De acordo com o delegado Gustavo Kallil, os crimes foram praticados quando a vítima tinha menos de 14 anos, em uma propriedade rural no município.

    “Durante as investigações, foi constatado que os abusos ocorreram de forma reiterada, mediante grave ameaça, causando sérios danos psicológicos e emocionais à vítima. Foram colhidos depoimentos, realizada escuta especializada, além de exames periciais que corroboraram os relatos apresentados”, informou o delegado.

    Após a conclusão do inquérito policial, o homem foi denunciado pelo Ministério Público do Amazonas (MPAM), que requereu a prisão preventiva do investigado. A medida foi deferida pelo Poder Judiciário e cumprida pela equipe policial.

    “Reiteramos o compromisso permanente da Polícia Civil no combate incansável aos delitos que envolvam violência sexual contra crianças e adolescentes, assegurando que seus autores sejam responsabilizados com todo o rigor da Lei”, finalizou o delegado.

    O homem responderá por estupro de vulnerável e ficará à disposição da Justiça.

    Fonte e Foto: A Acrítica

  • Feto sem vida é encontrado dentro de caixa abandonada em praça na Zona Sul de Manaus

    Caso ocorreu na última segunda-feira (12) no bairro Colônia Oliveira Machado. Nenhum suspeito foi localizado e caso está sendo investigado.

    Polícia – Um feto sem vida foi encontrado, na segunda-feira (12), dentro de uma caixa abandonada em uma praça localizada no bairro Colônia Oliveira Machado, na Zona Sul de Manaus. Ninguém foi preso.

    Segundo informações preliminares, comerciantes que trabalham em um quiosque no local encontraram a caixa com o feto dentro e chamaram a polícia.

    Uma equipe do Departamento de Polícia Técnico-Científica (DPTC) foi acionada para a perícia. Não foi possível determinar o sexo e o tempo de gestação do feto, que foi retirado por agentes do Instituto Médico Legal (IML).

    Nenhum suspeito foi localizado. A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) informou que o caso está sendo investigado.

    Fonte e Foto: G1 Amazonas

  • Padrasto é preso por abusar e ameaçar a enteada após mãe localizar imagens no celular da filha

    O crime foi descoberto após a mãe verificar o aparelho celular da vítima e encontrar os conteúdos.

    Polícia – A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio do Departamento de Polícia do Interior (DPI) e da Delegacia Especializada de Polícia (DEP) de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus), apresentou, na segunda-feira (12/01), em coletiva de imprensa, os detalhes sobre a prisão de um homem, de 44 anos, pelo crime de estupro de vulnerável da própria enteada de apenas 11 anos. O suspeito chegou a enviar fotos pornográficas para a enteada, que estava de férias com a mãe em Parintins.

    O delegado Paulo Magvinier, diretor do DPI, ressaltou a parceria entre as delegacias para a prevenção no combate aos abusos sexuais contra crianças e adolescentes.

    “Nós começamos o ano com muitas prisões importantes relacionadas a abusadores de crianças, como é esse caso registrado pela DEP de Manacapuru (a 68 quilômetros de Manaus). É importante que a população faça denúncias para que possamos apresentar resultados positivos como este”, declarou Magvinier.

    De acordo com a delegada Marna de Miranda, da DEP de Parintins, o crime foi descoberto pela mãe da vítima, que estava de férias em Parintins com a filha. Ela denunciou o caso na unidade policial no dia 7 de janeiro e, a partir disso, iniciou-se as investigações.

    “Durante o período que estavam no município, a mãe teve a curiosidade de verificar o celular da filha e encontrou várias imagens de conteúdo pornográfico, além de fotos íntimas do próprio autor, o qual também ameaçava a enteada pedindo fotos e vídeos íntimos”, relatou.

    Conforme a delegada, quando estava em posse do celular da menina, a mãe recebeu novas mensagens do número que pertencia ao companheiro, com quem vivia há 6 anos.

    “Foram feitos todos os procedimentos necessários com a vítima, que foi submetida ao protocolo de vítimas de crimes sexuais, cujo laudo comprovou os abusos sexuais. Para a mãe, a vítima relatou que o homem costumava ir ao seu quarto à noite, momento em que os abusos sexuais eram praticados”, disse a delegada.

    A prisão do suspeito foi realizada na comunidade Monte Horebe, no ramal do Calado, zona rural de Manacapuru. Ele responderá por estupro de vulnerável e ficará à disposição da Justiça.


    Fonte e Foto: A Acrítica

  • Balanço 2025: Amazonas bate novo recorde com apreensão de 46,6 toneladas de drogas

    O montante apreendido em 2025 supera em três toneladas a quantidade apreendida em 2024.

    Polícia – O Amazonas alcançou, entre janeiro e dezembro de 2025, novo recorde de apreensão de entorpecentes. Durante este período, as Forças de Segurança do Governo do Amazonas retiraram das mãos de criminosos um total de 46,6 toneladas de drogas. Esse resultado ultrapassa em três toneladas o montante apreendido em 2024, de 43,2 mil quilos de drogas.

    O secretário de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), Vinícius Almeida, destacou que o novo recorde demonstra o resultado do trabalho dos policiais do estado no combate à criminalidade. Ele lembrou, ainda, que os investimentos em novas lanchas blindadas, novos armamentos, em mais bases fluviais e em novos policiais realizados pelo Governo do Amazonas foram fundamentais para esse resultado.

    “Não podemos deixar de lembrar que todos esses investimentos somados ao treinamento, inteligência e eficiência dos nossos policiais tanto da Polícia Militar quanto da Polícia Civil, foram primordiais para alcançarmos esse resultado. Temos aqui uma polícia muito bem equipada e preparada, e é por isso que estamos superando nossos próprios números e temos certeza que vamos trabalhar para melhorar ainda mais esses índices”, destacou o secretário.

    O novo recorde de apreensão de entorpecentes, alcançado ao longo do ano de 2025, registrou a apreensão de 46,6 toneladas de drogas, sendo 37.064 de maconha e 9.524 de cocaína. O quantitativo representa um total de mais de R$ 946 milhões em danos ao crime. O montante supera os 43,2 mil quilos apreendidos em 2024; e é 607% maior que a apreensão registrada em 2019, quando o Estado apreendeu 6,5 toneladas.

    O resultado alcançado pelas Forças de Segurança coloca o Amazonas como o maior em volume de droga apreendida entre todos os estados da região Norte. Uma das apreensões de maiores destaques foi a registrada pelas Polícia Militar, por meio da Companhia de Operações Especiais (COE) em junho. No período foram apreendidas 6,5 toneladas de droga, o maior montante apreendido de uma única vez no estado.  Além do entorpecente, foram apreendidos, ainda, armamentos de grosso calibre e uma embarcação com cinco motores de 300 HP.

    Investimentos que geram resultados

    A partir de 2019, as forças policiais do Amazonas passaram a operar com lanchas blindadas equipadas com equipamentos de ponta. A partir de 2020, os rios ganharam a primeira Base Fluvial Arpão. Atualmente, o estado opera com cinco unidades fluviais, que tem fortalecido o patrulhamento nos rios e abordagens a embarcações e fortalecido o combate ao narcotráfico.

    “Tivemos, ainda, o chamamento de novos policiais, a chegada de mais tecnologia, como a do Sistema Paredão, fortalecemos as nossas polícias e os nossos policiais. Sabemos que ainda precisamos avançar ainda mais porque queremos resultados ainda maiores para que a nossa população se sinta cada vez mais tranquila”, frisou Vinícius Almeida.

    Os investimentos foram, também, direcionados para a aquisição de armamentos mais pesados como fuzis, metralhadoras mais modernas e mais munições, além de mais de 800 novas viaturas, que estão operando desde junho deste ano em todos os municípios amazonenses.

    Fotos: Divulgação/SSP-AM

    Com informações da acessória

  • Condenado por latrocínio é capturado pela Rocam na zona Leste de Manaus

    Foragido desde 2025, homem foi condenado a 19 anos e dois meses de prisão em regime fechado.

    Polícia – Condenado a cumprir 19 anos e dois meses de prisão em regime fechado, o latrocida Wennecky Souza Marques foi capturado por policiais das Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam) por volta das 17h de domingo (11), na avenida Oitis, bairro Gilberto Mestrinho, zona Leste de Manaus.

    O homem estava sendo procurado para cumprir sentença condenatória por ter assassinado a facadas o açougueiro José Valter de Oliveira, de 38 anos, em março de 2020. O crime foi classificado como latrocínio, roubo seguido de morte.

    A prisão ocorreu após os policiais receberem uma denúncia anônima informando que, no endereço indicado, havia um homem com mandado de prisão em aberto pelo crime de latrocínio.

    A equipe se deslocou até o local, localizou o suspeito e, após consulta ao banco de dados de procurados pela Justiça, confirmou a existência do mandado de prisão em desfavor de Wennecky Souza Marques.

    O acusado recebeu voz de prisão e foi conduzido ao 14º Distrito Integrado de Polícia (14º DIP). Segundo a polícia, ele estava foragido desde maio de 2025.


    Fonte e Foto: A Acrítica

  • Operações contra o garimpo ilegal no AM destruíram 375 estruturas e causaram prejuízo de mais de R$ 1 bilhão

    Dados obtidos revelam que ações ocorridas ao longo de 2025 avançaram sobre a cadeia financeira do ouro ilegal no estado.

    Polícia – As operações contra o garimpo ilegal e a comercialização clandestina de ouro feitas pela Polícia Federal no Amazonas em 2025 resultaram na destruição de mais de 375 dragas, balsas e outras estruturas de mineração usadas por garimpeiros no estado e prejuízos estimados que somam R$ 1,408 bilhão apenas nas operações com valores oficialmente divulgados, segundo dados.

    🔎 Garimpo ilegal é a extração de minérios sem autorização do Estado, feita em áreas proibidas. A atividade ocorre principalmente na Amazônia, dentro de terras indígenas e unidades de conservação. Ela provoca destruição ambiental, contamina rios com mercúrio e ameaça comunidades tradicionais.

    O número exato de operações não foi divulgado. As ações, realizadas em rios federais, unidades de conservação e terras indígenas — inclusive em áreas com povos isolados — tiveram como objetivo reduzir de forma estrutural a rentabilidade dessa atividade criminosa, atingindo diretamente o núcleo financeiro das organizações envolvidas.

    Além da destruição de equipamentos, a PF avançou sobre a cadeia financeira do ouro ilegal. Foram cumpridos mandados de prisão e de busca e apreensão, além do bloqueio de mais de R$ 74 milhões em ativos, atingindo grupos estruturados para exploração, lavagem e comercialização do minério.

    “Durante todo o ano de 2025, houve diversas operações neste sentido. Isso nos leva a conclusão de que o garimpo ilegal deixa de ser uma prática criminosa isolada e ganha contornos das grandes organizações criminosas, que trazem prejuízos a ambientais, sociais e aos direitos humanos”, explicou o delegado e chefe da Delegacia de Meio Ambiente da Polícia Federal no Amazonas, em exercício, Jonathas Simas.

    De acordo com a PF, as operações também revelaram graves violações de direitos humanos. Trabalhadores foram resgatados de condições análogas à escravidão, evidenciando que o garimpo ilegal não se limita a crimes ambientais, mas envolve exploração humana, usurpação de bens da União e lavagem de dinheiro. A atuação contou com apoio de órgãos como:

    ➡️Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama)

    ➡️Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio)

    ➡️Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai)

    ➡️Ministério Público do Trabalho (MPT)

    ➡️Forças Armadas

    A Polícia Federal realizou uma ação que percorreu três rios em Jutái. Durante a operação, foram encontradas e destruídas 16 dragas de garimpo ilegal, estruturas usadas para extração clandestina de ouro. A ofensiva reforçou a presença do Estado em áreas remotas e mostrou que a fiscalização alcança regiões de difícil acesso.

    Uma das maiores operações do ano ocorreu em setembro, quando a PF anunciou a destruição de mais de 270 dragas em diferentes pontos de Humaitá e Manicoré. A ação teve caráter ostensivo e representou um duro golpe contra a logística do garimpo ilegal, atingindo diretamente a capacidade de exploração em larga escala.

    Em novembro, a Polícia Federal atuou em parceria com a polícia da Colômbia em uma operação na região de fronteira da Amazônia. Foram destruídas 14 dragas de garimpo ilegal, mostrando que o problema ultrapassa fronteiras e exige cooperação internacional para conter a exploração clandestina de recursos minerais

    Segundo a PF, a operação reforçou a estratégia de descapitalizar o crime organizado, atingindo não apenas os equipamentos, mas também a logística de exploração em áreas remotas.



    Fonte e Foto: G1 Amazonas

  • Homem é preso suspeito de agredir mulher em motel em Manaus

    A polícia foi acionada por funcionários do estabelecimento.

    Polícia – Um homem, 18,  foi preso no último sábado (10), suspeito de agredir fisicamente uma mulher dentro de um motel no bairro Nova Cidade, na zona norte de Manaus. A polícia foi acionada por funcionários do estabelecimento.

    Segundo a vítima, o suspeito a atingiu com socos e empurrões. Outros hóspedes e os próprios funcionários se mobilizaram para separar a briga e chamaram a equipe policial.

    Ao chegar ao local, a polícia encontrou tanto o suspeito quanto a vítima com lesões. Os dois foram encaminhados ao SPA do Galiléia para atendimento médico e, posteriormente, apresentados na delegacia, onde o suspeito foi autuado por violência doméstica.

    Fonte: D24am.

  • Suspeito de esfaquear criança de oito anos durante assalto no interior do AM é preso quase dois anos após crime

    Segundo a polícia, crime foi cometido em 10 de fevereiro de 2024, na residência da vítima. Ferimentos causaram deformidade permanente na criança. Prisão ocorreu após suspeito tentar invadir outra casa na sexta (9).

    Polícia – Um homem, que não teve a identidade divulgada, foi preso suspeito de roubar uma residência e esfaquear uma criança de oito anos durante o crime, ocorrido em 2024, em Alvarães, no interior do Amazonas. A prisão foi realizada no bairro Orcine Litaiff, na sexta-feira (9).

    De acordo com a polícia, o crime foi cometido em 10 de fevereiro de 2024. O suspeito e o irmão dele entraram em uma casa para realizar um assalto. No local, o homem feriu a criança com golpes de faca na mão direita.

    “Conforme os laudos periciais, a lesão provocou deformidade permanente na criança, que também possui condição neurológica limitadora. O crime causou grande comoção social e, desde então, esse autor encontrava-se foragido da Justiça”, disse o delegado.

    Segundo o delegado Marcelo Lopes, um mandado de prisão foi aberto contra o suspeito. Quase dois anos após o crime, ele foi localizado após equipes policiais receberem uma denúncia informando que o homem estaria tentando invadir uma residência.

    “Ele já era um conhecido das autoridades policiais com mandado de prisão em aberto. Foi então montado um cerco que resultou na sua captura para que ele fosse conduzido até a delegacia”, explicou o delegado.

    Ainda segundo a autoridade policial, o suspeito possui extensa ficha criminal, respondendo a diversos processos por furto qualificado no município de Alvarães.

    O homem irá responderá pelo crime de roubo qualificado com resultado lesão corporal grave e permanecerá à disposição da Justiça.


    Fonte e Foto: G1 Amazonas

  • Motorista de aplicativo é baleado durante corrida e suspeito é preso em Manaus

    Jovem de 27 anos é acusado de atirar três vezes contra a vítima após discussão sobre rota no bairro Flores.

    Polícia – Um jovem de 27 anos foi preso preventivamente em Manaus por tentativa de homicídio contra um motorista de aplicativo. O crime ocorreu no dia 25 de dezembro de 2025, no bairro Flores, Zona Centro-Sul da capital amazonense, enquanto a vítima estava em serviço.

    A prisão foi realizada na sexta-feira (9) por policiais civis do 12º Distrito Integrado de Polícia (DIP), com apoio da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core-AM), após o cumprimento de mandado expedido pela Justiça.

    Segundo o delegado Wenceslan de Queiroz, as investigações começaram após a enteada do motorista procurar a delegacia para relatar que o padrasto havia sido vítima de uma tentativa de homicídio durante uma corrida solicitada por aplicativo.

    Em depoimento, o motorista contou que aceitou uma viagem pedida por um casal acompanhado de duas crianças. Durante o percurso, o passageiro iniciou uma discussão com a companheira por causa da rota escolhida. Ao chegar ao destino e após o pagamento da corrida, a mulher informou que permaneceria no veículo, momento em que o suspeito passou a ameaçar tanto a companheira quanto o motorista, utilizando uma arma de fogo.

    Ainda de acordo com a polícia, o homem efetuou três disparos contra o motorista. Mesmo ferido, ensanguentado e desorientado, a vítima conseguiu deixar o local e dirigir-se por conta própria a uma unidade hospitalar, onde recebeu atendimento médico.

    Com a identificação do autor, a Polícia Civil solicitou a prisão preventiva, que foi deferida pelo Judiciário. O suspeito foi localizado e preso no bairro Novo Aleixo, Zona Norte de Manaus. Durante a apuração, os investigadores constataram que ele já possuía dois mandados de prisão em aberto pelo crime de homicídio no município de Itacoatiara.

    O jovem responderá por tentativa de homicídio e permanecerá à disposição da Justiça enquanto o caso segue em investigação.