Categoria: Policial

  • Foragido com vasta ficha criminal é preso dentro de Hospital em Manaus

    O homem possuí passagens por roubo, furto e violência doméstica; a prisão ocorreu após denúncia anônima.

    Polícia – Jefferson Matheus da Silva Galeno, 30, foragido da Justiça desde o ano passado foi preso na quarta-feira (14), nas dependências do Hospital e Pronto-Socorro João Lúcio, onde o criminoso está internado em tratamento médico. O homem possuí passagens por roubo, furto e violência doméstica. A prisão ocorreu após denúncia anônima.

    De acordo com  informações da Polícia, o homem que tem passagem por roubo, furto e violência doméstica estava internado com fratura na perna. A ação foi realizada após denúncia anônima, informando que um foragido da Justiça estaria internado na unidade hospitalar.

    Os policiais se deslocaram até o hospital e localizaram o assaltante internado no leito 03 do 1º andar. Ele está com a perna esquerda fraturada, motivo pelo qual permanece sob cuidados médicos.

    Em 2020, ele foi preso em flagrante por policiais militares após assaltar passageiros de um ônibus da linha 678. Na ocasião, o suspeito entrou no coletivo armado com uma faca, anunciou o roubo e chegou a ferir uma passageira no braço durante a ação.

    Diante da confirmação do mandado de prisão em aberto, os policiais deram cumprimento à ordem judicial e mantiveram o criminoso sob custódia policial. Após receber alta médica, ele será apresentado em uma unidade policial.

    Fonte: D24am

  • Idoso é preso por estupro contra a própria bisneta em Beruri

    Adolescente saiu de casa em busca de socorro, foi localizada pelo Conselho Tutelar e por familiares e relatou abusos sofridos desde os 10 anos.

    Polícia – Policiais civis da 80ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Beruri (a 173 quilômetros de Manaus), com apoio da Polícia Militar do Amazonas (PMAM) e Guarda Civil Municipal (GCM) cumpriram um mandado de prisão preventiva de um idoso, de 76 anos, pelo crime de estupro de vulnerável contra a própria bisneta, de 12 anos.

    De acordo com o delegado Jailton Santos, as investigações começaram quando a vítima deixou a residência em busca de socorro e foi localizada posteriormente pelo Conselho Tutelar do município, com apoio de familiares. A adolescente relatou que essa decisão teve como objetivo denunciar os abusos sofridos desde os 10 anos.

    “A vítima foi ouvida em escuta especializada e relatou a prática de conjunção carnal e outros atos libidinosos. Ela foi submetida a exame de corpo de delito, que atestou a materialidade do crime, e também foram constatados sinais de automutilação em seu pulso”, relatou o delegado.

    Segundo o delegado, diante da gravidade dos fatos, foi solicitada a prisão preventiva do autor, que foi deferida pela Justiça.

    “Ao tomar conhecimento da denúncia, o homem fugiu da cidade e se escondeu em uma residência na zona rural. Ele foi localizado após diligências ininterruptas realizadas pelas equipes policiais”, disse o delegado.

    O homem responderá por estupro de vulnerável. Ele passará por audiência de custódia e ficará à disposição da Justiça.


    Fonte e Foto: A Acrítica

  • Tio é preso por estupro da sobrinha de 8 anos na zona Norte de Manaus

    Os abusos sexuais tiveram início em 2025, quando o autor se aproveitava de momentos a sós com a criança.

    Polícia – Um homem, de 30 anos, foi preso por policiais civis da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (DEPCA), por meio de um mandado de prisão preventiva por estupro de vulnerável contra a própria sobrinha, de apenas 8 anos.

    De acordo com a delegada Kássia Evangelista, os abusos iniciaram no começo de 2025, mas as investigações iniciaram após a mãe da vítima denunciar o homem, informando que ele abusava sua filha sempre que precisava se ausentar junto ao pai da vítima, devido um acompanhamento médico.

    “O indivíduo morava com a família e se responsabilizava em partes pelos cuidados da criança, aproveitando os momentos a sós com ela para praticar o crime. A vítima confirmou em depoimento especial os atos praticados pelo tio paterno, que a manipulava para não contar a mãe, afirmando que a mesma ficaria brava”, informou a delegada.

    Conforme a delegada, após tomar conhecimento da investigação, o suspeito passou a coagir e ameaçar a vítima e a mãe, indicando que ela “provasse” o que estava falando, por meio de terceiros via mensagens e ligações.

    “Diante das ameaças, foi representado ao Poder Judiciário pela prisão preventiva do indivíduo, tendo a ordem judicial sido devidamente decretada e cumprida durante a manhã na zona Norte”, finalizou a delegada.

    O homem responderá pelo crime de estupro de vulnerável e ficará à disposição da justiça.


    Fonte e Foto: A Acrítica

  • Discussão termina em tragédia: adolescente é apreendida suspeita de matar namorado em Manaus

    Jovem de 17 anos morreu após ser ferido dentro da casa da namorada, no bairro Tarumã, zona Oeste da capital.

    Polícia – Uma adolescente de 16 anos foi apreendida na quarta-feira (14) por suspeita de envolvimento na morte do namorado, de 17 anos, ocorrida no bairro Tarumã, zona Oeste de Manaus. A apreensão foi realizada por policiais civis da Delegacia Especializada em Apuração de Atos Infracionais (Deaai), por meio de mandado judicial, por ato infracional análogo ao crime de homicídio.

    Segundo o delegado Luiz Rocha, o caso aconteceu em setembro de 2025, dentro da residência da adolescente. Na ocasião, o jovem teria ido visitar a namorada quando ocorreu o episódio que resultou no ferimento grave. Inicialmente, a família foi informada de que o adolescente havia sido atingido durante uma suposta tentativa de roubo.

    Após ser ferido, o jovem foi levado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Campos Sales e, posteriormente, transferido para o Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto. Ele passou por procedimento cirúrgico, permaneceu internado por dois dias, recebeu alta médica, mas acabou falecendo no dia 26 de setembro, em decorrência das complicações do ferimento.

    As investigações começaram na Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS). Em depoimento, o pai da vítima relatou que o filho confirmou a versão inicial apresentada pela mãe da adolescente, mas levantou a suspeita de que o jovem estivesse tentando protegê-la.

    Durante o andamento das apurações, a adolescente confessou o ato infracional. Ela afirmou que o ocorrido se deu após uma discussão entre o casal, momento em que o namorado acabou sendo ferido, o que resultou em sua morte dias depois.

    Com a conclusão do inquérito, a DEHS encaminhou o procedimento à Deaai, que notificou a adolescente para apresentação ao Ministério Público do Amazonas (MPAM). O Juizado da Infância e Juventude Infracional determinou a aplicação da medida socioeducativa de internação por tempo indeterminado, com limite máximo de três anos.

    A adolescente responderá por ato infracional análogo ao crime de homicídio e foi encaminhada à Unidade de Internação Provisória, onde ficará à disposição da Justiça.

  • Execução em plena via pública: vendedor de frutas é morto a tiros enquanto trabalhava na zona Leste de Manaus

    Conhecido como “Cakito”, homem foi surpreendido por atirador em motocicleta na avenida Itacolomy, no bairro Armando Mendes.

    Polícia – Um homem identificado como Cláudio, conhecido popularmente como “Cakito”, foi assassinado a tiros na noite desta quarta-feira (14), enquanto trabalhava em uma banca de frutas na avenida Itacolomy, no bairro Armando Mendes, zona Leste de Manaus.

    Segundo relatos de testemunhas, Cláudio vendia bananas no local quando foi surpreendido por um homem que chegou em uma motocicleta. Sem dar chance de reação, o suspeito se aproximou e efetuou disparos à queima-roupa, atingindo a vítima na região da cabeça e da nuca.

    O vendedor não resistiu aos ferimentos e morreu ainda no local, antes da chegada do socorro. Moradores da área ficaram em choque com a violência do crime, que ocorreu em um ponto bastante movimentado do bairro.

    O corpo foi removido pelo Instituto Médico Legal (IML), e o caso será investigado pela Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS), que deve apurar a motivação do assassinato e identificar o autor do crime. Até o momento, não há informações sobre suspeitos presos.

  • Suspeito preso após morte de PRF teria ido ao Coroado para “executar” desafeto, diz investigação

    Segundo apuração, suspeito ameaçou mãe do alvo, feriu a mulher e ignorou ordem de parada antes de perseguição que terminou com morte e feridos.

    Polícia – O homem de 37 anos preso após a perseguição policial que terminou na morte de um agente da Polícia Rodoviária Federal (PRF) na BR-174 teria agido, segundo a investigação, movido por uma obsessão violenta e com intenção de cometer um crime de execução em Manaus. Antes do acidente fatal, ele teria ido ao bairro Coroado, na zona Leste da capital, para localizar e matar o companheiro de residência.

    Ainda conforme as apurações, na tentativa de obter informações sobre o paradeiro do alvo, o suspeito teria ameaçado a mãe do homem com uma faca.

    Sequência de crimes teria começado após briga em Petrópolis

    De acordo com a investigação, os episódios teriam começado no bairro Petrópolis, na zona Sul de Manaus, após uma briga entre o suspeito e o homem com quem ele morava. Depois do desentendimento, o agressor teria seguido para a zona Leste, determinado a encontrar a “vítima principal”, como descrevem as apurações.

    Ameaça com faca e tentativa de coação contra a mãe


    Armado com uma faca, o suspeito teria abordado a mãe do homem que procurava e tentado obrigá-la, sob ameaças, a ajudá-lo a localizar o filho. Segundo a polícia, a intenção era direta: ele queria matar o desafeto.

    Com a recusa da mulher em colaborar, o suspeito teria ferido a vítima com faca e deixado o local, iniciando a fuga que avançaria para a rodovia federal.

    Ordem de parada ignorada e perseguição na BR-174


    Ainda conforme a investigação, ao chegar à BR-174, o homem se deparou com uma equipe da PRF em fiscalização e teria desobedecido à ordem de parada. A atitude deu início a uma perseguição em alta velocidade rumo ao interior do estado.

    A ocorrência terminou em um grave acidente na madrugada de segunda-feira (12), que resultou na morte do policial rodoviário federal Ladimy Vale de Lima Souza, de 37 anos, e deixou outros dois agentes feridos.

    Prisão e novas autuações após coleta de provas

    Após o acidente, o suspeito foi detido em Presidente Figueiredo por dirigir embriagado. Com o avanço das investigações e a reunião de provas pela delegacia especializada, um novo pedido de prisão foi cumprido e ele foi autuado por tentativa de homicídio, considerando as agressões e ameaças registradas em Manaus.

    O homem segue à disposição do Poder Judiciário e deve responder tanto pelos atos de violência e ameaças na capital quanto pela desobediência que culminou na morte do servidor federal e ferimentos em outros agentes durante a ação na rodovia. O caso continua sob investigação para esclarecer a dinâmica completa da perseguição e os crimes atribuídos ao suspeito.

    Fonte: AM POST.

  • Suspeito de estupro contra adolescente indígena é preso em São Paulo de Olivença

    Após o crime, a vítima conseguiu fugir e foi encontrada em estado de choque por um morador local.

    Polícia – Policiais civis da 52ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de São Paulo de Olivença (a 985 quilômetros de Manaus), em ação conjunta com a Guarda Civil Municipal (GCM) prenderam um jovem, de 28 anos, pela prática de estupro de vulnerável contra uma adolescente indígena, de 12 anos. A prisão foi realizada na vila Paulivense, bairro José Carlos Mestrinho, no município.

    Conforme o delegado Igor Nunes, a vítima é irmã da companheira do autor e, na ocasião do crime, ele se aproveitou da ausência da companheira, e agarrou a vítima, a puxando pelo braço, na tentativa de beijá-la a força, enquanto ela arrumava lençóis em um quarto da casa. A adolescente conseguiu se desvencilhar do autor, que tentou anular o fato, mandando que esta não contasse a ninguém.

    “Momentos depois, ela conseguiu fugir por uma área de mata e foi encontrada por um morador local que acionou a polícia, relatando que encontrou a adolescente em frente à sua residência, em estado de choque, suja de lama e sem conseguir se comunicar em português”, informou o delegado.

    Ainda conforme a autoridade policial, a equipe policial se deslocou até o endereço do comunicante para realizar o acolhimento da vítima e, com o auxílio de um intérprete, conseguiu colher seu relato. Ela contou, também, que mora em outra comunidade e estava passando uma temporada com a irmã.

    “Diante dos fatos, foram realizadas diligências até o imóvel indicado pela menina, onde o homem foi encontrado e flagranteado, sendo posteriormente encaminhado à delegacia para realização dos procedimentos legais”, finalizou o delegado.

    O homem responderá pelo crime de estupro de vulnerável e está à disposição da Justiça.


    Fonte e Foto: A Acrítica

  • Polícia divulga imagens e pede ajuda para localizar dois desaparecidos em Manaus

    Homem de 43 anos e jovem de 21 desapareceram em datas e locais distintos da capital amazonense.

    Polícia – A Polícia Civil do Amazonas, por meio da Delegacia Especializada em Ordem Política e Social, divulgou imagens de duas pessoas que estão desaparecidas em Manaus. Os casos ocorreram em situações diferentes e em regiões distintas da capital, e as investigações seguem em andamento.

    Um dos desaparecidos é Leandro Henrique Pantoja da Silva, de 43 anos. Ele está desaparecido desde o dia 10 de novembro de 2025, quando manteve o último contato com familiares. A última localização conhecida de Leandro foi o ramal do Pau Rosa, na zona rural de Manaus. Desde então, parentes não tiveram mais informações sobre seu paradeiro.

    O outro caso é o de Gabriela Brenda Amorim da Silva, de 21 anos. Ela foi vista pela última vez no dia 20 de dezembro de 2025, na rua São João, no bairro Compensa II, zona oeste da cidade. Após essa data, Gabriela não retornou para casa nem fez contato com familiares ou amigos.

    A Polícia Civil reforça que, em situações de desaparecimento, não é necessário aguardar 24 horas para registrar a ocorrência. Familiares ou conhecidos podem procurar qualquer delegacia imediatamente, levando documentos pessoais, uma foto recente da pessoa desaparecida e informações detalhadas sobre o último local onde ela foi vista, além de características físicas e hábitos.

    As autoridades solicitam a colaboração da população para ajudar na localização de Leandro e Gabriela. Qualquer informação que possa contribuir com as investigações pode ser repassada de forma anônima aos canais oficiais da Polícia Civil e da segurança pública do Amazonas. A identidade do denunciante será preservada.

    Fonte: AM POST

  • PF prende duas mulheres com 25 quilos de maconha no Aeroporto Eduardo Gomes

    Suspeitas atuavam como mulas do tráfico de entorpecentes e tentavam embarcar para Guarulhos, em São Paulo.

    Polícia – Duas mulheres foram presas em flagrante no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, no fim de semana, atuando como ‘mulas’, após serem flagradas transportando cerca de 25 quilos de maconha escondidas dentro de suas bagagens.

    De acordo com a Polícia Federal, as suspeitas tentavam embarcar em um voo com destino a Guarulhos (SP). A apreensão ocorreu durante a inspeção de bagagens por raio-x. Agentes federais identificaram imagens suspeitas que apontavam para uma alta concentração de matéria orgânica em formato de tabletes dentro das malas.

    Diante da irregularidade, as passageiras foram abordadas ainda no saguão e conduzidas para a abertura dos pertences. Ao revistarem as malas, os policiais confirmaram a presença de dezenas de tabletes de maconha. Somadas, as cargas totalizaram aproximadamente 25 kg do entorpecente.

    Embora as prisões tenham sido efetuadas de forma distinta, a Polícia Federal investiga um possível vínculo entre as duas mulheres. O principal indício de conexão é o modus operandi: a forma como a droga foi colocada e embalada era idêntica em ambos os casos.

    As presas foram levadas para a Superintendência Regional da PF, em Manaus, onde foram autuadas pelo crime de tráfico de drogas. As investigações seguem em curso para identificar se as mulheres faziam parte de uma mesma organização criminosa ou se foram recrutadas pelo mesmo grupo para realizar o transporte até o estado de São Paulo.



    Fonte e Foto: A Acrítica

  • Homem é preso por violência doméstica contra a ex-companheira em Barreirinha

    O autor não aceitava o fim do relacionamento e a perseguia a vítima no interior do Estado.

    Polícia – Policiais civis da 42ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Barreirinha (a 331 quilômetros de Manaus) cumpriram um mandado de prisão preventiva contra um homem, de 30 anos, por descumprimento de medida protetiva, perseguição e lesão corporal contra a ex-companheira, de 28 anos.

    De acordo com o delegado Elton Vieira, o crime ocorreu no dia 5 de janeiro deste ano e as diligências iniciaram no dia seguinte, quando a vítima compareceu à delegacia para relatar que teria sido agredida fisicamente pelo autor em uma via pública.

    “Ela informou que tem medidas protetivas, solicitadas em outubro de 2025, ocasião em que também foi agredida por ele. A mulher relatou, ainda, que o homem passou a persegui-la, abordando-a frequentemente em via pública, por não aceitar o término do relacionamento”, relatou o delegado.

    Segundo o delegado, após tomar conhecimento dos fatos, foi representada pela prisão preventiva do suspeito junto ao Poder Judiciário e a ordem judicial foi cumprida no bairro Santa Luzia, no município.

    O indivíduo responderá pelos crimes de descumprimento de medida protetiva, perseguição e lesão corporal no contexto de violência doméstica e está à disposição da Justiça.


    Fonte e Foto: A Acrítica