Categoria: Sem categoria

  • Santos faz homenagem a Neymar em camisa de jogo contra San Lorenzo: “10 da Seleção”

    Craque é desfalque do time na partida desta quarta-feira, na Vila Belmiro

    Esportes – O Santos fez uma homenagem a Neymar no uniforme utilizado nesta quarta-feira na partida contra o San Lorenzo, na Vila Belmiro, pela quinta rodada da fase de grupos da Copa Sul-Americana.

    O clube estampou o centro do uniforme com um distintivo contendo a silhueta do símbolo do clube e a mensagem “10 da Seleção”, em alusão à convocação do craque para a Copa do Mundo.

    Neymar usou a camisa 10 nos três Mundiais que disputou e é favorito a utilizar o mesmo número nesta quarta participação.

    O craque desfalca o Santos nesta quarta-feira por um edema na panturrilha direita.

    O problema físico, porém, não preocupa para a disputa da Copa do Mundo, conforme afirmação feita por Rodrigo Zogaib, coordenador médico do Peixe, ao ge.

    O camisa 10 não deve mais jogar pelo Santos até a apresentação a Carlo Ancelotti, dia 27, na Granja Comary.

    Fonte: Globo Esporte

  • Rio Negro se aproxima da cota de inundação em Manaus, diz Serviço Geológico Brasileiro

    De acordo com o levantamento, o nível do rio chegou a 27,46 metros, apenas quatro centímetros abaixo da cota de inundação, estabelecida em 27,50 metros. Órgão também alerta sobre risco elevado de cheia na calha do Amazonas.

    Amazonas – O Rio Negro está muito próximo de atingir a cota oficial de inundação em Manaus, segundo o mais recente Boletim de Monitoramento Hidrológico divulgado pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB). Os dados foram publicados nesta terça-feira (19) e atualizados com registros coletados às 6h45 desta quarta-feira (20).

    De acordo com o levantamento, o nível do rio chegou a 27,46 metros, apenas quatro centímetros abaixo da cota de inundação, estabelecida em 27,50 metros. A tendência, segundo o órgão, segue de elevação gradual, dentro do padrão do período de cheia na região.

    O SGB reforça que as chuvas registradas de forma contínua nas últimas semanas mantêm a bacia do Amazonas em processo de enchente sazonal, com subida persistente dos níveis dos principais rios.

    Rios da calha do Amazonas seguem em elevação

    Além do Rio Negro, outros rios monitorados na calha principal apresentam comportamento de cheia

    • O Rio Solimões, em Manacapuru, segue em elevação e já ultrapassou a cota de inundação, fixada em 18,20 metros, registrando 18,32 metros. A cota de inundação severa é de 19,60 metros.
    • O Rio Amazonas, em Itacoatiara, marcou 13,41 metros e se aproxima da cota de alerta, de 13,50 metros, dentro da normalidade para o período.
    • Já o Rio Madeira, em Porto Velho, registra 12,90 metros, abaixo da cota de alerta de 15 metros, com tendência de recessão nas próximas semanas.

    No boletim, o SGB indica cenário de atenção para a evolução da cheia na região amazônica, com possibilidade de elevação contínua nos próximos dias, especialmente em trechos da calha do Purus e do Rio Negro, que se aproxima da cota de inundação.

    Segundo o órgão, o avanço do chamado “pulso de cheia” amazônico, somado à saturação dos solos, mantém o risco de que alguns rios ultrapassem suas cotas oficiais de inundação nas próximas semanas.

    As projeções hidrológicas indicam que a calha principal do Rio Amazonas deve seguir em elevação, com tendência de estabilização ou recessão apenas na bacia do Rio Madeira. O pico da cheia é previsto para ocorrer entre junho e julho.

    O SGB informou ainda que os dados são baseados em modelos hidrológicos e climáticos, sujeitos a variações naturais, e que o monitoramento segue contínuo para subsidiar ações de prevenção e resposta a eventos críticos.

    Fonte: G1

  • Aneel aprova reajuste de 3,79% e conta de luz no Amazonas deve ficar mais cara

    Novos valores passam a valer a partir do dia 26 de maio para consumidores atendidos pela concessionária no estado.

    Amazonas –  A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) aprovou, nesta terça-feira (19), o Reajuste Tarifário Anual (RTA) de 2026 da Amazonas Energia, que desde abril opera sob o nome Âmbar Energia. O reajuste médio para consumidores de baixa tensão, composto por residências, pequenos comércios e propriedades rurais, será de 3,79%, com vigência a partir do dia 26 de maio.

    Para os consumidores residenciais da categoria B1, que envolve casas, apartamentos e condomínios, o reajuste aprovado foi de 3,77%.

    Já os consumidores de alta tensão, grupo formado por grandes comércios, indústria, shoppings e hospitais, terão aumento médio de 13,24%. O efeito médio geral para os consumidores será de 6,58%.

    A distribuidora, sediada em Manaus, atende cerca de 1,06 milhão de unidades consumidoras em todo o estado.

    Segundo a Aneel, os índices aprovados foram reduzidos após a antecipação de recursos da repactuação de cotas de Uso de Bem Público (UBP), no valor de R$ 735 milhões. A medida está prevista na Lei nº 15.235/2025 e, de acordo com a agência, contribuiu para reduzir o impacto tarifário.

    A agência informou ainda que o reajuste foi impactado principalmente pelos custos de aquisição e transporte de energia elétrica, além dos encargos setoriais.

    A Aneel explicou que o Reajuste Tarifário Anual ocorre nos anos em que não há Revisão Tarifária Periódica (RTP), processo mais amplo que redefine custos operacionais, metas de qualidade e perdas de energia das distribuidoras.

    No reajuste anual, a atualização considera a inflação prevista em contrato, descontado o chamado Fator X, além do repasse de custos relacionados à compra e transmissão de energia e aos encargos setoriais definidos por leis e decretos.

    Fonte: G1

  • Veja quem são os escolhidos de Ancelotti para defender o Brasil na Copa 2026

    Neymar volta à Seleção com Ancelotti e vai disputar sua quarta Copa do Mundo; confira os 26 convocados do Brasil

    Esporte – O técnico Carlo Ancelotti anunciou nesta segunda-feira (18), os convocados da seleção brasileira para a Copa do Mundo de 2026. Entre os nomes da lista está Neymar, que volta a disputar um Mundial e chega à sua quarta participação na competição, agora sob o comando do treinador italiano.

    Veja a lista de convocados:

    • Goleiros: Alisson (Liverpool), Ederson (Fenerbahçe) e Weverton (Grêmio);
    • Defensores: Alex Sandro (Flamengo), Bremer (Juventus), Danilo (Flamengo), Douglas Santos (Zenit), Gabriel Magalhães (Arsenal), Ibañez (Al-Ahli), Léo Pereira (Flamengo), Marquinhos (PSG) e Wesley (Roma);
    • Meio-campistas: Bruno Guimarães (Newcastle), Casemiro (Manchester United), Danilo Santos (Botafogo), Fabinho (Al-Ittihad) e Lucas Paquetá (Flamengo);
    • Atacantes: Endrick (Lyon), Gabriel Martinelli (Arsenal), Igor Thiago (Brentford), Luiz Henrique (Zenit), Matheus Cunha (Manchester United), Neymar (Santos), Raphinha (Barcelona), Rayan (Bournemouth) e Vini Jr. (Real Madrid).

    Entre as novidades da lista está o goleiro Weverton, do Grêmio, que recebeu sua primeira oportunidade com o técnico Carlo Ancelotti justamente na convocação final para a Copa do Mundo. Já uma ausência que surpreendeu foi a do atacante João Pedro, do Chelsea, que havia aparecido em três das cinco listas divulgadas pelo treinador italiano.

    Entre os jogadores chamados na última Data Fifa, realizada em março, alguns acabaram não entrando na lista final para a Copa do Mundo divulgada nesta segunda-feira. Ficaram fora os goleiros Hugo Souza, do Corinthians, e Bento, do Al-Nassr; o lateral Kaiki, do Cruzeiro; os meio-campistas Andrey Santos, do Chelsea, e Gabriel Sara, do Galatasaray; além do atacante João Pedro, também do Chelsea. Na ocasião, Hugo Souza e Kaiki foram chamados após os cortes de Alisson Becker e Alex Sandro

    A lista oficial foi anunciada durante um evento realizado no Museu do Amanhã, no Centro do Rio de Janeiro, e reuniu nomes ligados ao futebol, entre ex-jogadores, dirigentes e convidados. A convocação também atraiu grande cobertura da imprensa, com mais de 600 profissionais presentes, incluindo jornalistas de 13 países diferentes.

    Os jogadores chamados por Carlo Ancelotti começam a se apresentar na próxima quarta-feira, dia 27, na Granja Comary, onde a Seleção dará início à preparação para a Copa do Mundo. Já os atletas envolvidos na final da UEFA Champions League Final, entre Paris Saint-Germain e Arsenal F.C., marcada para o dia 30 em Budapeste, serão os últimos a se juntar ao grupo.

    Antes da estreia no Mundial, a Seleção Brasileira fará dois amistosos preparatórios. No dia 31, o Brasil encara o Seleção Panamenha de Futebol no Estádio do Maracanã, em um duelo que marcará a última partida da equipe em solo brasileiro antes da viagem. Já no dia seguinte, a delegação embarca para os Estados Unidos, onde enfrentará a Seleção Egípcia de Futebol em amistoso no dia 6 de junho, na cidade de Cleveland.

    A caminhada da Seleção Brasileira na Copa do Mundo começa no dia 13 de junho, às 19h (horário de Brasília), diante da Seleção Marroquina de Futebol, em Nova Jérsei. Na segunda rodada, o Brasil encara a Seleção Haitiana de Futebol no dia 19, às 21h30, em Filadélfia. Já o último compromisso da fase de grupos será contra a Seleção Escocesa de Futebol, no dia 24, às 19h, em Miami.

    Os 26 jogadores anunciados nesta segunda-feira foram escolhidos a partir de uma pré-lista com 55 atletas enviada pela CBF à Fifa na última semana. Apesar de todos os nomes estarem inscritos para a Copa do Mundo, somente os convocados oficialmente poderão integrar a delegação brasileira no torneio.

    As seleções participantes da Copa do Mundo podem fazer alterações na lista de convocados até a véspera da estreia em casos de lesão, desde que o substituto esteja entre os 55 nomes enviados previamente à Fifa. Depois desse prazo, apenas goleiros poderão ser trocados, desde que haja comprovação médica.
    O envio da pré-lista faz parte das exigências da Fifa para o torneio. Com isso, todos os 55 atletas ficam inscritos na competição, mas somente 26 podem integrar oficialmente a delegação de cada seleção.

    Por jornalista Débora Alcântara

  • Semana da Enfermagem terá vacinação e serviços gratuitos em Manaus

    Além de imunizantes, a programação do evento no Centec inclui testes rápidos e blitz da saúde abertas à comunidade

    Saúde- A população de Manaus poderá acessar gratuitamente serviços como vacinação, testes rápidos, aferição de pressão arterial e glicemia capilar durante a Semana da Enfermagem 2026 do Centro de Ensino Técnico (Centec), que acontece entre os dias 18 e 21 de maio. A programação reúne ações voltadas tanto à formação prática dos estudantes quanto à promoção da saúde da comunidade.
    Entre os destaques está a ação de saúde pública prevista para o dia 20 de maio, das 8h às 12h, com oferta de vacinação do calendário vacinal adulto, testes rápidos e distribuição de preservativos. Já no dia 21, será realizada uma blitz da saúde em frente ao Centec 01, com aferição de pressão arterial e testes de glicemia.
    A programação é comemorativa ao Dia do Técnico de Enfermagem, celebrado em 20 de maio, mas a proposta da instituição vai além da comemoração simbólica da data. Segundo o Centec, a ideia é aproximar os estudantes da realidade do atendimento à população e estimular ações preventivas de saúde.
    “A enfermagem está diretamente ligada ao cuidado e à prevenção. Quando promovemos atividades abertas à comunidade, conseguimos fortalecer a formação prática dos alunos e, ao mesmo tempo, ampliar o acesso da população a serviços básicos de saúde”, afirma a diretora-presidente do Centec, Eliana Cássia de Souza.
    Além das ações voltadas ao público externo, a Semana da Enfermagem contará com palestras, oficinas práticas e salas temáticas conduzidas por profissionais da área da saúde. Entre os temas abordados estão saúde mental no ambiente de trabalho, ética profissional, responsabilidade no uso de contraste em exames de imagem e técnicas de punção venosa.
    Para a diretora da instituição, atividades práticas ajudam os estudantes a desenvolver competências exigidas no mercado de trabalho, especialmente em áreas ligadas à atenção básica e ao atendimento humanizado.
    “Os alunos precisam vivenciar situações próximas da rotina profissional desde a formação. Isso contribui para que cheguem ao mercado mais preparados tecnicamente e mais conscientes sobre a responsabilidade social da profissão”, destaca Eliana.

    Saúde preventiva
    A vacinação e os testes rápidos ofertados durante a programação ganham relevância em um momento em que especialistas reforçam a importância da prevenção e do acompanhamento básico de saúde. A atualização da caderneta vacinal, por exemplo, ajuda a reduzir riscos de doenças transmissíveis e evita complicações futuras.
    Já serviços simples, como aferição de pressão e testes de glicemia, podem auxiliar na identificação precoce de problemas silenciosos, como hipertensão e diabetes, que muitas vezes evoluem sem sintomas aparentes.
    Segundo a programação oficial do evento, as ações abertas à comunidade fazem parte da proposta de integrar teoria e prática durante a formação dos estudantes do curso técnico em enfermagem.

    Programação prática
    A Semana da Enfermagem também terá oficinas de punção venosa em laboratório, com número limitado de participantes, além de palestras sobre ética, saúde pública e cuidados em enfermagem.
    De acordo com o projeto do evento, a expectativa é ampliar o conhecimento técnico-científico dos estudantes, fortalecer habilidades práticas e aumentar a integração entre instituição, alunos e comunidade.
    A programação será realizada presencialmente no Centec, com atividades nos turnos da manhã e da noite.

    Foto: divulgação

    Por Agência de Comunicação Repercussão

  • Três meses após naufrágio de lancha no AM, famílias pedem que buscas por desaparecidos não caiam no esquecimento

    Manaus – Três meses após o naufrágio da lancha Lima de Abreu XV, familiares dos cinco desaparecidos seguem à espera de respostas e cobram a continuidade das buscas no Amazonas. Nesta sexta-feira (15), Jorge Noronha, marido de Ana Carla, uma das vítimas que continuam desaparecidas, disse que as operações seguem reduzidas, mas que a esperança da família permanece.

    O acidente aconteceu no dia 13 de fevereiro deste ano, nas proximidades do Encontro das Águas, em Manaus. A embarcação da empresa Lima de Abreu Navegações saiu da capital amazonense e naufragou durante a viagem. Além das mortes de duas mulheres e um homem, o acidente também deixou cinco pessoas desaparecidas.

    À Rede Amazônica, Jorge Noronha afirmou que os familiares continuam recebendo relatórios sobre as buscas, realizadas atualmente duas vezes por semana. “As respostas que nós temos hoje continuam as buscas reduzidas, duas vezes por semana. Os órgãos do governo nos informam a cada dia que tem buscas, eles enviam um relatório no dia seguinte. Essas são as notícias que nós temos”, afirmou.

    Segundo ele, a retirada da lancha submersa ainda depende da vazante do rio. “A retirada da lancha vai ser feita a partir de quando o rio começar a secar. Ninguém tem certeza de quando vai ser isso”, disse.

    Jorge também falou sobre a saudade da esposa e a dificuldade de manter a esperança após três meses do acidente

    “A esperança continua, mas a gente fica de uma certa maneira meio que na balança, equilibrando 50% de razão e 50% de emoção. A emoção está todo tempo na esperança que a gente encontra. E a razão? Nem tanto. A razão vai consumindo a emoção junto com a esperança”, declarou

    Ele também pediu que as autoridades mantenham as buscas pelos desaparecidos.

    “A gente espera que as autoridades não deixem cair em esquecimento as buscas por todos os que estão desaparecidos. Eu não falo só o nome da minha mulher, Ana Carla. Eu falo em nome da Patrícia, da família da Patrícia, da família do seu Romualdo, a esposa dele, a Apoliana, e do Renato. Eu falo em nome de todas as famílias, porque a dor que eu sinto é igual para todos”, disse.

    Em nota, o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) informou que as buscas pelos cinco desaparecidos continuam por tempo indeterminado.

    Segundo a corporação, após 34 dias de operação ininterrupta, entre 13 de fevereiro e 19 de março, os trabalhos passaram a ocorrer de forma intermitente, duas vezes por semana, desde o dia 20 de março.

    Os bombeiros seguem utilizando drones, embarcações e sonar para leitura do leito do rio. Familiares das vítimas acompanham as operações.

    O Governo do Amazonas mantém uma força-tarefa com órgãos estaduais para apoiar as buscas e prestar assistência às famílias das vítimas.

    O naufrágio

    A lancha, da empresa Lima de Abreu Navegações, saiu de Manaus por volta das 12h30. Durante a viagem, a embarcação naufragou nas proximidades do Encontro das Águas, região onde os rios Negro e Solimões se encontram.

    Vídeos gravados por passageiros mostram pessoas, incluindo crianças, à deriva na água, muitas usando coletes salva-vidas ou apoiadas em botes enquanto aguardavam socorro. As causas do acidente não foram divulgadas oficialmente e seguem sob investigação.

    Logo após o acidente, parte dos passageiros foi socorrida por embarcações que navegavam pela região. Em seguida, uma operação de resgate foi montada.

    Um dos episódios que mais chamou atenção durante o resgate foi o salvamento de um bebê prematuro de apenas cinco dias de vida colocado dentro de um cooler. Para evitar que o recém-nascido tivesse contato direto com a água, familiares colocaram a criança dentro do recipiente, que ficou à deriva até ser encontrado por equipes de resgate.

    A mãe do bebê, que havia viajado a Manaus para dar à luz, também foi salva. Ambos foram levados para atendimento médico.d

    Testemunhas também relataram momentos de tensão antes do naufrágio. Uma passageira afirmou que chegou a alertar o piloto da lancha para reduzir a velocidade por causa do banzeiro, ondas fortes comuns na região do Encontro das Águas. Em um vídeo gravado enquanto estava à deriva, ela relatou que havia pedido para o condutor “ir devagar

    Quem são as vítimas

    Entre as vítimas estão Samila de Souza, de 3 anos, Lara Bianca, de 22 anos e Fernando Grandêz, de 39 anos.

    Os corpos Samila e Lara foram encontrados horas após o naufrágio. Segundo a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas, Samila chegou a ser levada ao Pronto-Socorro da Criança da Zona Leste, mas já estava sem vida quando deu entrada na unidade. Ao g1, familiares de Samila informaram que ela havia viajado para Manaus pela primeira vez e retornava para Urucurituba, cidade onde a lancha faria uma parada.

    Lara Bianca era natural de Nova Olinda do Norte e estudava odontologia em Manaus. Segundo amigos, ela estava prestes a terminar a graduação. O corpo dela foi resgatado e levado ao pelotão fluvial do Corpo de Bombeiros, no Porto de Manaus, e depois encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML).

    Já o cantor gospel Fernando Grandêz, de 39 anos, teve o corpo encontrado três dias após o naufrágio durante os trabalhos de busca na região. Ligado à música gospel, Fernando era cantor e costumava participar de eventos religiosos realizados na capital amazonense. As apresentações eram compartilhadas nas redes sociais, quase sempre acompanhadas de legendas onde expressava a fé

    Piloto é preso

    O piloto da lancha, Pedro José da Silva Gama se apresentou na sede da Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS) no dia 16 de março. Ele ficou foragido cerca de um mês.

    Pedro chegou a ser detido no dia do acidente e levado inicialmente ao 1º Distrito Integrado de Polícia (DIP). Após a confirmação das mortes, foi encaminhado à Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS) e liberado após pagar fiança.

    No dia seguinte, em 14 de fevereiro, a juíza Eliane Gurgel do Amaral Pinto determinou a prisão preventiva de Pedro. A decisão teve como objetivo garantir a ordem pública e assegurar a aplicação da lei penal.

    Em 24 de abril, a Justiça recebeu a denúncia do Ministério Público do Estado (MPAM) contra o comandante de embarcação e, com isso, ele passou a responder como réu por homicídio qualificado.

    Fonte: G1

  • Alergias atingem até 40% da população e impactam mais os centros urbanos

    Poluição, estilo de vida urbano e subdiagnóstico impulsionam avanço das doenças alérgicas no Brasil e no mundo

    Saúde- As doenças alérgicas atingem entre 30% e 40% da população mundial e já são consideradas um desafio crescente de saúde pública, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). No Brasil, estima-se que cerca de 30% da população tenha rinite alérgica e 10%, asma —quadros que tendem a se agravar nos centros urbanos, impulsionados pela poluição e pelo estilo de vida.
    Dados do Atlas Global de Alergia da Academia Europeia de Alergia e Imunologia Clínica (EAACI) indicam que, até 2050, metade da população mundial poderá ter algum tipo de alergia. No entanto, especialistas alertam que o tratamento ainda é frequentemente focado apenas no alívio dos sintomas, sem investigar os gatilhos das crises.
    “O subdiagnóstico ainda é um problema importante. Muitos pacientes convivem por anos com sintomas recorrentes, como coceira, tosse, dermatite e desconfortos gastrointestinais, sem chegar à causa real”, afirma Leonardo Abreu, médico de família e comunidade e coordenador técnico da Amparo Saúde, empresa de Atenção Primária à Saúde do Grupo Sabin.
    Segundo ele, isso leva ao uso frequente de medicações que aliviam momentaneamente os sintomas, mas não resolvem o problema de base.

    Avanços diagnósticos
    Atualmente, a medicina diagnóstica dispõe de exames de alta precisão para identificar os agentes causadores das alergias, como a IgE específica, os painéis de alérgenos e o diagnóstico molecular por componentes (CRD). Esse último é capaz de identificar qual molécula (proteína) causa a alergia e diferenciar alergias verdadeiras de reações cruzadas.
    “Esses exames ajudam a sair do campo da suspeita e trazer mais objetividade para o diagnóstico”, explica Abreu. Feitos a partir de uma coleta de sangue, os testes permitem mapear a quais substâncias o paciente está sensibilizado, como ácaros, pólens, alimentos ou pelos de animais.
    Nas grandes cidades, os principais desencadeadores de alergias costumam ser ácaros, poluição do ar, mofo, pólen, pelos de animais e, em alguns casos, alimentos ultraprocessados. “O estilo de vida urbano contribui bastante: ambientes fechados, pouca ventilação, maior exposição à poluição e mudanças no padrão alimentar”, analisa o médico.
    Além desses fatores, ele cita a chamada “hipótese da higiene”, que relaciona a menor exposição a microrganismos ao longo da vida ao desenvolvimento de alergias, como uma possível explicação para o aumento desses quadros nos centros urbanos.

    Tratamento personalizado
    Uma vez identificado com precisão o gatilho das alergias, é possível instituir um tratamento personalizado, atuando na raiz do problema. “Em vez de apenas controlar sintomas, passamos a adotar medidas de prevenção mais direcionadas, com ajustes ambientais, orientação alimentar ou até imunoterapia em alguns casos”, destaca Abreu.
    Com isso, é possível reduzir crises, evitar uso contínuo de medicamentos e melhorar a qualidade de vida — especialmente nos casos crônicos. “A pessoa passa a entender melhor o próprio quadro e ganha mais previsibilidade no dia a dia, o que faz bastante diferença, principalmente nos casos crônicos”, complementa o médico.

    Foto: Freepik

    Por Agência de Comunicação Repercussão

  • Homem é preso transportando 4 kg de ouro escondidos dentro de tênis durante abordagem na BR-174, em Manaus

    Segundo a polícia, o homem não possuía nota fiscal nem licença ambiental que autorizasse o transporte do ouro.

    Policial – Um homem foi preso pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na noite de quarta-feira (13), após ser flagrado transportando aproximadamente quatro quilos de ouro escondidos dentro dos tênis, durante uma fiscalização na BR-174, em Manaus.


    De acordo com a PRF, o suspeito estava em um ônibus interestadual que seguia de Manaus para Boa Vista, quando o veículo foi parado para uma abordagem de rotina.


    Durante a inspeção, os agentes desconfiaram do comportamento do passageiro, que demonstrava nervosismo, dificuldade para caminhar e um volume estranho nos calçados. Ao verificarem os tênis, os policiais encontraram o minério escondido.

    Durante a abordagem os policiais encontram quatros barras de ouro, pesando cerca de 1kg cada, os tabletes de ouro, estavam escondidos dentro do tênis do suspeito.

    Segundo a PRF, o homem não apresentou documentação física e nem autorização ambiental para o transporte do minério. Aos polícias , ele relatou que receberia uma quantia em dinheiro para entregar o material em outro estado.

    O suspeito foi preso em flagrante pelo crime de usurpação de bem da Uniao, e encaminhado a sede da polícia Federal em Manaus, junto com o ouro.

    Conforme a corporação, a apreensão integra as ações do Plano Amazonia: Segurança e Soberania ( AMAS), operação voltada ao combate de crimes ambientais e ao fortalecimento da fiscalização na região amazônica.

    Por jornalista Débora Alcântara

  • Mulher é indiciada após confessar abandono de recém-nascida encontrada em lixão no Amazonas; bebê não resistiu e morreu no hospital

    A recém-nascida foi encontrada ainda com vida em uma área de lixão, chegou a ser socorrida e encaminhada para atendimento médico, mas não resistiu. O caso é investigado pela polícia.

    Policial – Uma mulher de 28 anos, que não teve a identidade divulgada, foi indiciada por homicídio qualificado nesta quarta-feira (13), após confessar ter abandonado uma recém-nascida dentro de uma mochila em um lixão no município de Manacapuru. A bebê chegou a ser resgatada com vida na terça-feira (12), mas morreu a caminho do hospital.

    Segundo a delegada Joyce Coelho, denúncias anônimas levaram a polícia até uma casa no bairro Terra Preta, onde a mulher suspeita de abandonar a recém-nascida estaria escondida. No imóvel, os agentes encontraram vestígios que indicavam a realização de um parto no local.

    Ainda segundo a delegada Joyce Coelho, a mulher confessou que colocou a recém-nascida dentro de uma mochila, depois colocou a mochila em um saco preto e aguardou a passagem do caminhão de lixo para abandonar a bebê.

    “A criança transitou por cerca de duas horas e meia no caminhão antes de ser despejada no lixão”, disse.

    À polícia, a suspeita afirmou que já tinha cinco filhos e que escondeu a gravidez por medo da reação dos familiares, com quem enfrentava problemas pessoais. Ela relatou ainda que não sabia que estava grávida e que só percebeu a situação quando começou a sentir fortes dores, já no momento do parto.


    Segundo a delegada Joyce Coelho, a mulher não foi presa em flagrante. Ela permanece internada em uma unidade de saúde, sob cuidados médicos, após apresentar hemorragia e sangramento. O estado de saúde dela não foi divulgado.

    Catadores encontraram recém-nascida em lixão


    Segundo informações da Polícia Militar, a recém-nascida foi encontrada dentro de uma mochila, enrolada em uma toalha, ainda com o cordão umbilical e a placenta.


    Catadores de materiais recicláveis que trabalhavam no local localizaram a criança e acionaram as autoridades. Antes da chegada da polícia, os trabalhadores cobriram a mochila, que estava em meio ao lixo, com uma lona para evitar que urubus atacassem a bebê.


    A recém-nascida foi socorrida e levada às pressas para o Hospital Regional de Manacapuru, mas deu entrada na unidade sem sinais vitais. Durante o atendimento, a equipe médica realizou procedimentos de reanimação, porém a bebê não resistiu.

    Por jornalista Débora Alcântara

  • O câncer pode estar no DNA da sua família: maior estudo genômico do Brasil encontra mutação hereditária em 1 a cada 10 pacientes

    Estudo pioneiro mostra que identificar a alteração genética antes de a doença aparecer pode mudar radicalmente o que médico e paciente fazem a seguir.

    Saúde – Imagine descobrir, depois de um diagnóstico de câncer, que a doença não surgiu apenas por acaso —e que seus filhos, irmãos e pais podem carregar a mesma predisposição no DNA, sem saber. Foi exatamente isso que aconteceu com parte dos pacientes acompanhados pelo maior estudo genômico do câncer já realizado no Brasil.

    O trabalho, publicado no periódico científico The Lancet Regional Health – Americas, sequenciou o genoma completo de 275 pacientes com câncer de mama, próstata ou intestino em hospitais públicos das cinco regiões do país.

    O resultado mais impactante: 1 em cada 10 carregava uma mutação hereditária —uma falha no DNA que aumenta drasticamente o risco de câncer e pode ser passada de geração em geração.

    O estudo faz parte do Mapa Genoma Brasil, iniciativa do Ministério da Saúde financiada pelo Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), coordenada pelo Hospital BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo.

    O que isso muda na vida de quem tem câncer

    Descobrir uma mutação hereditária não é apenas uma informação científica. Ela pode mudar o tratamento do paciente de imediato.

    Parece complicado? O g1 te explica.

    Quem tem câncer de mama e carrega uma mutação nos genes BRCA1 ou BRCA2, por exemplo, pode passar a ser elegível para uma classe de medicamentos chamada inibidores de PARP —drogas que funcionam em tumores com esse tipo específico de defeito genético. Sem o teste, o médico pode nem saber que essa opção existe para aquele paciente.

    Já no câncer de intestino, pacientes com mutações em genes como MLH1, MSH6 ou PMS2 costumam apresentar tumores com uma característica chamada instabilidade de microssatélites —e isso indica que eles podem responder bem à imunoterapia, um tratamento que ativa o próprio sistema imunológico contra o câncer.

    É uma mudança de rota terapêutica que só se descobre com o teste genético.

    O parente que ainda não sabe que está em risco

    Talvez o achado mais urgente do estudo seja este: entre os familiares dos pacientes que tinham mutação e aceitaram fazer o teste, quase 40% também carregavam a mesma alteração no DNA —sem ter desenvolvido nenhum câncer ainda.

    É aí que o diagnóstico genético muda de patamar. Quando a mutação é encontrada antes da doença aparecer, médicos conseguem iniciar protocolos de vigilância e prevenção em pessoas que, muitas vezes, nem imaginavam estar em risco.

    • Quem carrega mutações no gene BRCA1, por exemplo, pode ter risco de câncer de mama que chega a 85% ao longo da vida —e de câncer de ovário, a até 60%. Para esses casos, as diretrizes médicas recomendam ressonância magnética anual a partir dos 25 anos e, dependendo da situação, cirurgia preventiva.
    • Já mutações no gene TP53 —associadas à Síndrome de Li-Fraumeni— estão ligadas a um risco ainda mais amplo: mais de 90% de chance de desenvolver algum tipo de câncer ao longo da vida. O acompanhamento inclui ressonância magnética de corpo inteiro anual e vigilância multidisciplinar.
    • No caso da Síndrome de Lynch, causada por mutações em genes como MLH1, o risco de câncer de intestino pode chegar a 80%, levando à recomendação de colonoscopias frequentes desde cedo.

    Uma mutação especificamente brasileira

    O estudo também identificou casos da mutação TP53 R337H, associada à Síndrome de Li-Fraumeni, condição genética que aumenta fortemente o risco de câncer ao longo da vida.

    Essa variante tem uma relação especial com o Brasil. Pesquisas lideradas pela oncogeneticista Maria Isabel Achatz, do Hospital Sírio-Libanês, mostraram que ela se disseminou no país a partir de um ancestral comum que viveu há cerca de 300 anos, principalmente nas regiões Sul e Sudeste.

    Hoje, estudos estimam que a alteração esteja presente em cerca de 1 a cada 300 pessoas em algumas regiões brasileiras —uma frequência muito acima da observada em outros países. Segundo os pesquisadores, a presença recorrente da mutação no novo estudo reforça a importância de ampliar o rastreamento genético no país.

    Por que estudar o DNA da população brasileira?

    O trabalho também reforça um problema conhecido da genética: a maioria dos grandes bancos de dados usados no mundo foi construída principalmente com populações europeias.

    Isso dificulta a interpretação de variantes genéticas encontradas em populações miscigenadas, como a brasileira.

    No estudo, quase 59% dos participantes se declararam pardos, refletindo a mistura histórica entre populações indígenas, europeias, africanas e asiáticas no país.

    Isso significa que algumas alterações genéticas identificadas em brasileiros ainda podem ser classificadas como “variantes de significado incerto” simplesmente porque faltam dados sobre populações semelhantes.

    Para os pesquisadores, ampliar estudos genéticos no Brasil ajuda não apenas a entender melhor o risco de câncer na população, mas também a tornar diagnósticos e tratamentos mais precisos.

    O que o SUS ainda não consegue oferecer

    O modelo utilizado no estudo —com equipamentos de última geração e aconselhamento genético especializado— não está disponível na maioria dos hospitais públicos brasileiros.

     O caminho mais realista para ampliar esse acesso, segundo o pesquisador, começa com algo mais simples: um questionário de histórico familiar, aplicado por um enfermeiro treinado, que identifique quem tem maior probabilidade de carregar uma mutação hereditária.

    Esse paciente seria então encaminhado a um centro de referência para fazer o teste —e a informação voltaria ao médico que o atendeu originalmente.

    O estudo está em seu segundo ciclo. Nos próximos anos, deve fornecer base para que o Ministério da Saúde avalie a incorporação de testes genéticos e protocolos de cuidado específicos ao SUS.

    Se você tem histórico de câncer na família, o que saber

    • Câncer de mama, ovário, intestino ou próstata em parentes próximos —especialmente antes dos 50 anos— pode ser sinal de predisposição hereditária.
    • Médicos podem solicitar avaliação em serviços de oncogenética disponíveis em hospitais de referência do SUS.
    • O teste genético, quando indicado, identifica se há mutação e orienta a vigilância para outros membros da família.
    • Encontrar a mutação antes do câncer aparecer permite agir preventivamente —com exames mais frequentes ou, em alguns casos, cirurgia preventiva.

    Fonte: G1