Categoria: Sem categoria

  • STF decide acabar com aposentadoria como punição máxima a magistrados

    Ministros consideraram incompatível com a reforma da Previdência a aposentadoria compulsória como punição a magistrados

    Geral – A Primeira Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu nesta terça-feira (26) pelo fim da aposentadoria compulsória remunerada como penalidade máxima aplicada a juízes. Os ministros negaram o recurso apresentado pela PGR (Procuradoria-Geral da República) contra a decisão individual do ministro Flávio Dino.

    Com o resultado, ficou mantido o entendimento de Dino de que a Reforma da Previdência de 2019 retirou da Constituição o fundamento jurídico da aposentadoria compulsória como punição disciplinar para magistrados.

    No voto, Dino afirmou que a EC (Emenda Constitucional) 103 passou a tratar a aposentadoria apenas como benefício previdenciário, sem prever a modalidade punitiva aplicada a magistrados.

    Em março deste ano, Dino determinou que a perda do cargo, e não mais a aposentadoria compulsória remunerada, deve ser a punição máxima aplicada a magistrados em casos de infrações graves.

    Na prática, o entendimento retira a aposentadoria compulsória do rol de sanções disciplinares aplicáveis a juízes após a reforma da Previdência de 2019. A medida era alvo de críticas por afastar magistrados das funções, mas manter o pagamento de remuneração proporcional ao tempo de serviço.

    Durante o julgamento desta terça, Dino afirmou que a aposentadoria compulsória “é uma punição que não pune” e disse que a sanção transfere ao contribuinte o custo da penalidade aplicada ao magistrado.

    “A punição é para quem, afinal? Para o contribuinte”, declarou.

    O ministro Alexandre de Moraes acompanhou o entendimento e afirmou que a aposentadoria compulsória “não é sanção”, mesmo quando aplicada de forma proporcional.

    PGR era contra

    Em agravo enviado ao STF, a PGR contestava a tese fixada por Dino sobre o fim da aposentadoria compulsória.

    Segundo a Procuradoria, a decisão criou uma “interpretação inédita” ao concluir que a EC (Emenda Constitucional) 103 extinguiu automaticamente a penalidade.

    O órgão alegava que a reforma apenas retirou o tema do texto constitucional, sem revogar a previsão da LOMAN (Lei Orgânica da Magistratura Nacional), que continua autorizando a aposentadoria compulsória como sanção disciplinar.

    O Ministério Público Federal pedia que fosse mantida a aposentadoria compulsória proporcional como pena administrativa máxima da magistratura.

    Fonte: CNN Brasil

  • Briga familiar? Leonardo se pronuncia após faltar no aniversário da neta: ‘Não temos…’

    Fãs cobram sertanejo após ele ficar de fora das fotos oficiais com o bolo em Goiânia; assessoria de imprensa do cantor se pronuncia

    Celebridades – A luxuosa comemoração de 5 anos de Maria Alice, realizada na noite da última segunda-feira (25) em Goiânia, continua gerando desdobramentos que vão muito além do palco principal. Desta vez, o foco dos holofotes e dos comentários nas redes sociais se voltou para o avô da aniversariante: o cantor sertanejo Leonardo.

    A ausência do patriarca da família Costa virou um dos assuntos mais comentados da internet após os seguidores notarem que o artista não apareceu em nenhum dos registros oficiais do evento.

    O sinal de alerta dos fãs-clubes acendeu durante o tradicional momento do parabéns. Enquanto Zé Felipe, Virginia Fonseca, as filhas e a avó paterna, Poliana Rocha, posavam sorridentes cercados por fotógrafos, a falta da figura de Leonardo foi prontamente percebida

    Não demorou para que o perfil oficial do cantor no Instagram fosse tomado por cobranças e questionamentos de internautas. “Cadê você no aniversário da sua neta?”, disparou uma seguidora, enquanto outra pontuou o forte carinho que a menina demonstra pelo avô no cotidiano para cobrar sua presença na celebração.

    Teorias de bastidores dividem internautas

    Diante do silêncio inicial do cantor, o público na internet se dividiu e passou a desenhar justificativas para a falta. Uma ala expressiva de seguidores saiu em defesa de Leonardo, associando sua ausência de forma direta ao turbilhão de boatos que cercou os bastidores do evento, em especial, a repercussão da análise de leitura labial entre Virginia e Zé Felipe no palco e a torcida pública de Margareth Serrão por uma reconciliação.

    Para esses fãs, o sertanejo teria optado por não comparecer à festa unicamente para blindar sua imagem e evitar alimentar ainda mais a exposição midiática ou o falatório digital em torno da dinâmica amorosa do ex-casal.

    Equipe se pronuncia

    A tentativa da imprensa de esclarecer o sumiço do artista acabou trazendo ainda mais mistério ao cenário. Procurada formalmente por portais de entretenimento para comentar o caso, a assessoria de imprensa de Leonardo emitiu um posicionamento curto, afirmando não ter gerência sobre os motivos da falta. “Não temos informações sobre a não ida de Leonardo ao aniversário de Maria Alice”, informou a equipe do cantor.

    Para surpresa dos jornalistas, a assessoria de Poliana Rocha seguiu exatamente a mesma linha protocolar, declarando que também desconhecia a razão pela qual o marido não viajou para o evento. Apesar do desfalque do cantor de “Pensa em Mim”, o clã dos Costa foi representado em peso na pista de dança por diversos primos, tios e amigos de longa data da família.

    Monyque Isabella marca presença discreta com a namorada

    Se por um lado o pai faltou, por outro o lado fraterno de Zé Felipe se fez presente de forma marcante e carinhosa. Uma das filhas mais discretas de Leonardo, Monyque Isabella, que costuma viver longe dos holofotes da imprensa de fofoca, fez questão de prestigiar o aniversário da sobrinha em Goiânia.

    Monyque compareceu à festa acompanhada de sua namorada, Jessica Kalossi. Rompendo o habitual isolamento de suas redes, a jovem compartilhou um carrossel de fotos aproveitando a megaestrutura do evento, limitando-se a legendar o post com um emoji de coração

    A publicação recebeu o aval público e o carinho imediato de Virginia Fonseca, que fez questão de comentar: “Amo vocês”, selando a harmonia entre o núcleo familiar e os convidados.

    Fonte: Terra

  • Neymar pintou cabelo de azul? Entenda a polêmica envolvendo o craque

    Uma foto do jogador de futebol com as madeixas coloridas tem repercutido nas redes sociais

    Celebridades – Uma foto de Neymar com o cabelo azul tem viralizado nas redes sociais nesta terça-feira, 26. A imagem mostra o jogador de futebol sendo atendido por um cabeleireiro que o penteia, mas o que chamou atenção era que os fios do atacante do Santos e da Seleção Brasileira estavam azuis.

    Isso fez muitas pessoas pensarem que o atleta já entrou no clima da Copa do Mundo e decidiu deixar o cabelo em uma das cores da bandeira do Brasil, mas não foi isso que aconteceu. A foto que deu início à polêmica é apenas o print de um vídeo.

    O vídeo original foi publicado por Nariko, barbeiro que geralmente corta o cabelo de Neymar, e pelo cabeleireiro Wagner Tenório, especialista em cuidados capilares. Na gravação, Neymar estava apenas passando por um protocolo de tratamentos com os fios.

    Máscaras roxas e azuis, como a que o jogador estava usando, geralmente são utilizadas por profissionais para matizar o cabelo, ou seja, corrigir o tom de loiros descoloridos, como é o caso de Neymar, que pintou os fios em um tom de loiro escuro.

    A gravação mostra que, após Neymar retirar o produto do cabelo, os fios estavam no tom de loiro esperado, hidratados e cacheados.

    Fonte: Terra

  • Em visita ao Norte, Lula fortalece alianças no Amazonas e participa de reunião com prefeitos

    Em Manaus, presidente se reúne com Omar Aziz (PSD) para discutir a composição estadual e participa de jantar com prefeitos e gestores municipais

    Política – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarcou nesta terça-feira (26) em Manaus. A pouco menos de cinco meses do primeiro turno das eleições de outubro, esta é a primeira agenda oficial do chefe do Executivo federal na região Norte em 2026.

    Além dos compromissos oficiais divulgados pela Secretaria de Comunicação Social (Secom), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva também deve aproveitar a passagem por Manaus para se reunir com o senador Omar Aziz, apontado como pré-candidato ao Governo do Amazonas nas eleições deste ano.

    Além de Omar Aziz, a reunião prevista para a tarde desta terça-feira deve contar com a presença do senador Eduardo Braga e do ex-deputado federal Marcelo Ramos, ambos cotados para a disputa ao Senado pelo campo progressista.


    Também participam do encontro o presidente estadual do PT, Sinésio Campos, e João Pedro, uma das principais lideranças petistas no estado.


    Nos bastidores, a reunião deve servir para avançar nas articulações do grupo político no Amazonas, especialmente diante das divergências sobre a composição das candidaturas ao Senado. Enquanto Eduardo Braga busca consolidar apoio como principal nome do grupo, o PT mantém a defesa da candidatura de Marcelo Ramos para a segunda vaga na chapa.


    A expectativa é que os pré-candidatos ligados ao campo progressista acompanhem o presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas agendas oficiais em Manaus entre esta terça-feira (26) e quarta-feira (27).

    Além da reunião política, o senador Omar Aziz também articulou um jantar com prefeitos do Amazonas e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na noite desta terça-feira. Segundo apuração, Aziz entrou em contato com os 62 prefeitos do estado para convidá-los ao encontro, e 57 gestores municipais confirmaram presença.

    O Amazonas foi o único estado da região Norte onde o PT conseguiu ampliar seu desempenho eleitoral entre as disputas presidenciais de 2018 e 2022.


    No segundo turno de 2018, quando Fernando Haddad enfrentou Jair Bolsonaro, o partido saiu derrotado na maior parte dos estados nortistas, conquistando vitória apenas no Pará e no Tocantins.


    Já nas eleições de 2022, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva repetiu as vitórias no Pará e Tocantins e ainda conseguiu reverter o cenário no Amazonas, estado em que o PT havia sido derrotado quatro anos antes.

    Por jornalista Débora Alcântara

  • Desenrola 2.0: saldo do FGTS disponível pode ser consultado pelo app a partir desta segunda

    Cálculos do governo federal estimam que até R$ 8,2 bilhões do FGTS poderão ser movimentados no âmbito do programa.

    Geral – A partir desta segunda-feira (25), trabalhadores já podem consultar o saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTSpara utilizá-lo no Novo Desenrola, programa de renegociação de dívidas lançado pelo governo federal.

    Esse é o primeiro passo para a utilização dos recursos para o abatimento de dívidas bancárias.

    Quem aderir à iniciativa poderá usar até 20% do saldo disponível no FGTS ou R$ 1 mil, prevalecendo o maior valor, para quitar ou amortizar dívidas em atraso.

    O valor será transferido diretamente às instituições financeiras responsáveis pelos contratos renegociados.

    Como vai funcionar?

    • O trabalhador consultará seu saldo e poderá autorizar o banco ao qual está devendo a buscar o valor do saldo disponível para negociação.
    • Depois, negocia com o banco devedor o valor com desconto da dívida na própria instituição financeira.

    Após a consulta do saldo, os bancos e demais instituições financeiras terão prazo estimado de até 30 dias para formalizar os contratos e registrar as informações nos sistemas da Caixa Econômica Federal.

    Concluída a validação, a Caixa fará o repasse dos recursos do FGTS diretamente à instituição credora.

    Cálculos do governo federal estimam que até R$ 8,2 bilhões do FGTS poderão ser movimentados no âmbito do programa.

    Novo Desenrola

    O programa, anunciado no início de maio, foi dividido em quatro categorias voltadas para:

    • famílias
    • Fies
    • empresas
    • agricultores rurais

    Os juros serão de, no máximo, 1,99% ao mês, com descontos de 30% a 90% no valor principal da dívida. Os descontos variarão de acordo com a linha de crédito e com o prazo. Será disponibilizada uma calculadora para os trabalhadores saberem o desconto.

    O governo pretende usar um fundo com recursos públicos para oferecer garantias às instituições financeiras, ou seja, o dinheiro da União vai cobrir eventual calote dos tomadores de crédito.

    Para formar esse fundo, o governo buscará de R$ 5 bilhões a R$ 8 bilhões em recursos esquecidos pelos trabalhadores nos bancos. O governo também fará um novo aporte de até R$ 5 bilhões

    Quem pode participar?

    Para usar o FGTS no Desenrola, é preciso:

    • Ter saldo disponível na conta do Fundo de Garantia;
    • Ter renda mensal de até cinco salários mínimos;
    • Possuir dívidas vencidas elegíveis no cartão de crédito, cheque especial e/ou empréstimos.

    Trabalhadores que optaram pelo saque-aniversário que foram demitidos sem justa causa entre 2020 e 2025, tenham dívidas bancárias, e queiram usar o FGTS para pagar dívidas, poderão fazer duas retiradas.

    Limitações para apostadores

    Quem aderir ao programa ficará bloqueado por um ano em todas as plataformas de apostas online.

    Programa também prevê que os bancos perdoem dívidas de até R$ 100.

    No fim de 2024, segundo o Banco Central (BC), 117 milhões de pessoas tinham alguma dívida com instituições financeiras.

    Fonte: G1

  • Tafenoquina pediátrica reforça combate à malária no Alto Rio Negro, em Barcelos e Santa Isabel

    Nova medicação reduz tempo de tratamento da malária vivax e amplia adesão de crianças ao cuidado em saúde

    Interior – Integrando a programação de ações de prevenção e controle da malária no Amazonas, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) segue, até esta sexta-feira (22/05), em parceria com o Ministério da Saúde, o Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Alto Rio Negro e as secretarias municipais de saúde, com atividades voltadas à implantação da tafenoquina pediátrica no tratamento da malária vivax nos municípios de Barcelos e Santa Isabel do Rio Negro.

    A tafenoquina pediátrica é um medicamento antimalárico utilizado no tratamento radical da malária vivax, administrado em dose única e associada à cloroquina, reduzindo o tempo de tratamento para três dias. A medida contribui para maior adesão dos pacientes, interrupção da cadeia de transmissão e redução dos casos da doença.

    De acordo com a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, a implantação da nova medicação representa um avanço importante no cuidado aos pacientes diagnosticados com malária.

    “O Plasmodium vivax é a principal espécie causadora da malária no Brasil, e a tafenoquina traz um ganho importante na redução do tempo de tratamento. Antes, ele durava sete dias e agora passa a ser feito em três, com a dose única associada à cloroquina. Isso facilita muito a adesão ao tratamento e contribui para melhores resultados”, destaca.

    A gerente de Malária e Outros Hemoparasitas da FVS-RCP, Myrna Barata, ressalta que a introdução da tafenoquina pediátrica no Sistema Único de Saúde (SUS) também fortalece o cuidado infantil.

    “A adesão das crianças ao tratamento sempre foi um desafio, e a tafenoquina pediátrica vem para facilitar esse processo. É um comprimido de dose única, que se dissolve em pequena quantidade de água, o que ajuda na administração, melhora a adesão ao tratamento e reduz as recaídas”, explica.

    Uso da medicação

    O tratamento da malária na rede pública passou a incluir a tafenoquina adulta e pediátrica como parte das estratégias de controle e eliminação da doença. O uso do medicamento deve ocorrer mediante indicação médica e após a realização do teste de G6PD, exame que auxilia na definição do tratamento mais seguro para cada paciente.

    A tafenoquina é indicada para casos de malária causada pelo Plasmodium vivax em pacientes a partir de 2 anos de idade e com peso mínimo de 10 quilos, em quadros não graves, sem gestação, amamentação ou uso recente do medicamento.

    As medicações devem ser utilizadas conforme orientação médica, nos horários indicados e, preferencialmente, após as refeições, favorecendo melhor absorção do tratamento

    Fonte: FVS

  • Gkay surge com look inspirado na Amazônia durante viagem a Manaus

    Influenciadora compartilhou fotos de peças artesanais compostas por sementes e elementos que remetem à floresta feitos por artistas locais para participar do Festival da Cunhã, realizado por Isabelle Nogueira neste fim de semana.

    Celebridades – Os looks escolhidos por Gkay para sua passagem por Manaus viraram assunto nas redes sociais nesta sexta-feira (22). A influenciadora apareceu usando uma produção inspirada na Amazônia, assinada por artistas amazonenses, para participar da segunda edição do “Festival da Cunhã”, evento promovido por Isabelle Nogueira que acontece neste fim de semana na capital. 

    Nas imagens publicadas na internet, Gkay exibiu figurinos inspirados na cultura amazônica, com peças artesanais compostas por sementes, acessórios em tons de verde e elementos que remetem à floresta.

    “Todos os looks foram feitos por artistas locais”, escreveu em uma das postagens.

    As publicações repercutiram entre fãs e seguidores, que elogiaram a valorização da moda regional e do trabalho de artistas amazonenses. Isabelle Nogueira também comentou as fotos compartilhadas por Gkay nas redes sociais.

    A influenciadora está em Manaus para participar do “Festival da Cunhã”, que acontece nesta sexta-feira (23), na Arena da Amazônia, reunindo convidados, influenciadores e atrações ligadas à cultura nortista.

    Festival da Cunhã

    Criado para celebrar as raízes indígenas e nortistas, o Festival da Cunhã reuniu mais de 30 mil pessoas em 2025, na sua primeira edição. Além dos shows, o evento promove experiências ligadas à gastronomia, ao artesanato e às tradições amazônicas.

    A edição deste ano terá como principal atração a cantora Joelma. O festival também contará com mais de 10 artistas e apresentações dos itens oficiais dos bois-bumbás Caprichoso e Garantido.

    Fonte: G1

  • China suspende três frigoríficos brasileiros temporariamente

    Unidades pertencem a JBS, PrimaFoods e Frialto. Embargo acontece por irregularidades sanitárias identificadas por órgão chinês.

    Geral – A China suspendeu temporariamente três frigoríficos brasileiros, após identificar irregularidades sanitárias, informou a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec).

    O embargo afeta as seguintes empresas:

    • JBS, na unidade Pontes e Lacerda (MT, SIF 51);
    • PrimaFoods, na planta de Araguari (MG, SIF 177);
    • e Frialto, no frigorífico de Matupá (MT SIF 4490).

    O g1 procurou as empresas, mas não obteve retorno até a última atualização dessa reportagem. O Ministério da Agricultura e a Embaixada da China também não responderam o pedido de posicionamento.

    Segundo a Abiec, a medida tem caráter temporário e preventivo, para a rastreabilidade da matéria-prima e a adoção das providências necessárias pelas empresas envolvidas.

    A associação defende que o Brasil possui “um dos sistemas de controle sanitário mais rigorosos e reconhecidos internacionalmente, com monitoramento contínuo ao longo de toda a cadeia produtiva e atuação permanente do Serviço de Inspeção Federal (SIF)”.

    As cargas apontadas pelas autoridades chinesas estão sendo tratadas “conforme os protocolos sanitários estabelecidos entre os dois países”, informa a nota.

    A suspensão aconteceu na mesma semana em que a China anunciou retomar os embarques de outras três plantas, que ficaram embargadas por 1 ano.

    Uma delas também pertence a JBS, localizada em Mozarlândia. As outras duas eram uma unidade da Frisa, em Nanuque (MG), e outra da Bon-Marte, em Presidente Prudente (SP).

    O Brasil tem mais de 100 frigoríficos habilitados para a comercialização de carne para a China, informou o Ministério da Agricultura em 2025.

    Fonte: G1

  • Deolane Bezerra é levada para penitenciária de Santana por suspeita de lavar dinheiro: ‘A Justiça vai ser feita’

    Segundo a investigação, o esquema de lavagem envolve uma transportadora de cargas com sede em Presidente Venceslau (SP), controlada pela cúpula da facção criminosa, considerada a maior do país.

    Geral – A advogada e influenciadora Deolane Bezerra, que foi presa nesta quinta-feira (21) durante uma operação do Ministério Público e Polícia Civil contra lavagem de dinheiro do Primeiro Comando da Capital (PCC), falou pela primeira vez após ser detida.

    “A Justiça vai ser feita”, disse ao sair da sede da Polícia Civil, no Centro de São Paulo. Na sequência, Deolane foi levada para a Penitenciária feminina de Santana, Zona Norte da capital. A audiência de custódia ocorreu no período da tarde e a Justiça mateve a prisão preventiva.

    Ainda questionada sobre a lavagem de dinheiro para Marco Willians Herbas Camacho (Marcola), considerado o chefe da facção, Deolane afirmou à TV Globo que estava “trabalhando”.

    Segundo a investigação, o esquema de lavagem envolve uma transportadora de cargas com sede em Presidente Venceslau (SP), controlada pela cúpula da facção criminosa, considerada a maior do país.

    A transportadora repassava recursos para outras contas, com o objetivo de dificultar o rastreamento de dinheiro. Duas dessas contas estão em nome de Deolane.

    Também foi preso Everton de Souza (vulgo Player), indicado como operador financeiro da organização. Há também um mandado de prisão contra Marcola, que já está preso, além de parentes dele.

    Procurado, o advogado de Deolane, Luiz Imparato, disse que está se “inteirando dos fatos”. O advogado Bruno Ferullo, que defende Marcola, também afirmou que ainda vai se inteirar do caso. A defesa dos demais não foi localizada pela reportagem.

    Outros alvos da Operação Vérnix incluem o irmão de Marcola, Alejandro Camacho, e os sobrinhos dele, Leonardo Alexsander Ribeiro Herbas Camacho e Paloma Sanches Herbas Camacho, que está em Madri.

    No total, são seis mandados de prisão preventiva, além de ordens de busca e apreensão. Inicialmente, havia sido informado que Paloma havia sido presa na operação.

    Deolane Bezerra passou as últimas semanas em Roma, na Itália. O nome dela chegou a ser incluído na lista da Difusão Vermelha da Interpol, mas ela retornou ao Brasil na quarta-feira (20).

    Os agentes cumpriram mandados de busca e apreensão na casa dela, em Barueri, e em outros endereços ligados a ela.

    O influenciador digital Giliard Vidal dos Santos, que é considerado um filho de criação por Deolane, e um contador são alvos de busca e apreensão.

    Everton de Souza (vulgo Player) aparece nas mensagens interceptadas durante a investigação dando orientações sobre distribuição de dinheiro da transportadora de cargas controlada pela família de Marcola e indicando contas de destino, por isso, é indicado como operador financeiro da organização.

    Outros alvo de prisão era Leonardo Alexsander Ribeiro Herbas Camacho, sobrinho de Marcola e apontado como o destinatário do dinheiro lavado da família e que estaria na Bolívia.

    Também foi determinado o bloqueio de 39 veículos avaliados em mais de R$ 8 milhões e R$ 357,5 milhões em bloqueios financeiros dos investigados

    Fonte: G1

  • Deolane presa: troca de bilhetes em presídio deu origem à investigação que prendeu a influenciadora

    Material apreendido em 2019, no esgoto de celas de líderes da facção, continha ordens internas da facção, contatos com integrantes do alto escalão do PCC e referências a ações violentas contra servidores públicos.

    Celebridades – A prisão da influenciadora Deolane Bezerra na Operação Vérnix, realizada nesta quinta-feira (21), teve origem na troca de bilhetes e manuscritos ligados à facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC) apreendidos há sete anos em um presídio em Presidente Venceslau, no interior de São Paulo.

    O esquema, alvo da operação do Ministério Público de São Paulo (MP-SP) e da Polícia Civil, usava uma transportadora de cargas fantasma para lavar dinheiro. Os recursos eram repassados para outras contas com o objetivo de dificultar o rastreio. Duas dessas contas estão em nome de Deolane

    Os investigadores afirmam que Deolane mantinha ainda vínculos pessoais e de negócios com um dos gestores fantasmas da transportadora investigada. A polícia diz não ter identificado, nas contas da influenciadora, prestações de serviços compatíveis com os valores recebidos (entenda as suspeitas sobre a influenciadora).

    Além da influenciadora, que tem mais de 21 milhões de seguidores nas redes sociais, também havia um mandado de prisão contra Marcos Willians Herbas Camacho, o Marcola, líder do PCC, que já está preso.

    Segundo a investigação, o material apreendido em 2019 levou à abertura de três inquéritos que revelaram a estrutura financeira do PCC e permitiram a identificação de operadores.

    Os manuscritos estavam com dois presos e continham ordens internas da facção, contatos com integrantes do alto escalão do PCC e referências a ações violentas contra servidores públicos. Os dois investigados foram condenados e transferidos para o sistema penitenciário federal.

    Os bilhetes estavam escondidos na caixa de esgoto das celas e traziam planos para matar funcionários do sistema prisional e também informações sobre o esquema do tráfico de drogas do PCC comandado por Gilmar Pinheiro Feitoza, apontado como liderança do PCC dentro da Penitenciária de Presidente Venceslau

    Agentes penitenciários localizaram os manuscritos e documentos escondidos na cela de Gilmar e Sharlon Praxedes da Silva, conhecido como “Maradona”, e na caixa de esgoto durante revista realizada em julho de 2019.

    Durante a análise do material, os investigadores encontraram menções a uma “mulher da transportadora”, apontada nos bilhetes como responsável por levantar endereços de agentes públicos para viabilizar ataques planejados pela organização criminosa

    A referência levou à abertura de um segundo inquérito, voltado a identificar a mulher citada e entender a ligação entre uma transportadora de cargas sediada em Presidente Venceslau e a facção. As investigações concluíram que a empresa funcionava como companhia de fachada usada para lavagem de dinheiro do PCC.

    Ao todo, foram expedidos seis mandados de prisão preventiva, além de ordens de busca e apreensão. A Justiça também determinou bloqueios financeiros de R$ 357,5 milhões e de 39 veículos avaliados em mais de R$ 8 milhões.

    No caso específico de Deolane, a Justiça bloqueou R$ 27 milhões em bens e valores atribuídos à influenciadora.

    Procurado, o advogado de Deolane, Luiz Imparato, disse que está se “inteirando dos fatos”. O advogado Bruno Ferullo, que defende Marcola, também afirmou que ainda vai se inteirar do caso. A defesa dos demais não foi localizada pela reportagem.

    Celular apreendido revelou ligação com Deolane

    Em 2021, a Operação Lado a Lado aprofundou as investigações e apontou movimentações financeiras incompatíveis, crescimento patrimonial sem lastro econômico e uso da transportadora como braço financeiro da facção criminosa.

    Durante a operação, a polícia apreendeu o celular de Ciro Cesar Lemos, apontado como operador central do esquema. Segundo a investigação, o aparelho revelou detalhes sobre a lavagem de dinheiro realizada pela empresa Lado a Lado Transportes, também chamada Lopes Lemos Transportes.

    A partir da análise do celular, surgiu uma nova frente investigativa relacionada a conexões financeiras com Deolane Bezerra.

    Segundo a polícia, imagens encontradas no aparelho mostram depósitos para contas de Deolane e de Everton de Souza, conhecido como “Player”, apontado como operador financeiro da organização criminosa.

    A investigação sustenta que valores da transportadora eram destinados a Marcola, Alejandro e familiares por meio de contas ligadas a Everton e à influenciadora.

    Entre os familiares investigados estão:

    • Alejandro Camacho, irmão de Marcola, que também está preso em Brasília e foi notificado sobre a nova ordem de prisão.
    • Paloma Sanches Herbas Camacho, sobrinha de Marcola e apontada como intermediária nos negócios da família, está foragida na Espanha. Inicialmente, havia sido informado que Paloma tinha sido presa na operação.
    • e Leonardo Alexsander Ribeiro Herbas Camacho, sobrinho de Marcola e apontado como o destinatário do dinheiro lavado da família, também é alvo de mandado de prisão e estaria na Bolívia.

    Fonte: G1