Categoria: Interior

  • Traição viraliza e  envolvidas dão versões sobre briga no AM

    O caso, que aconteceu no município de Jutaí, viralizou após vídeo mostrar o momento em que a esposa esfaqueia a suposta amante na cama

    Interior – Após a repercussão das imagens de um vídeo que circula nas redes sociais e mostra o momento em que a esposa flagra o marido na cama com outra mulher e desfere um golpe de faca contra ela no município de Jutaí (a 750 quilômetros de Manaus), as duas envolvidas, que não se identificaram, usaram a internet para apresentar suas versões do ocorrido.

    Em um pronunciamento nas redes sociais, a esposa desmentiu os boatos de que seria “ex-mulher” do homem. Ela afirmou que os dois mantêm uma união e que passaram os últimos cinco meses trabalhando juntos no garimpo para sustentar a família. Segundo o relato, o marido tem o hábito de procurar a ‘mulher do Job’ flagrada na cama com o ele.

    A mulher admitiu ter invadido o local, mas justificou a atitude pela revolta da traição.

    “Qualquer mulher faria isso. Eu não preciso tá me vendendo (…). Não tem nada de ‘ex foi furar a atual’, ela não tem nada de atual, é apenas uma mulher do job”.

    Por outro lado, a jovem que aparece na cama e foi atingida pelo golpe de faca também se manifestou. Ela confirmou que o espaço foi invadido e que a agressora continua em liberdade mesmo após o atentado contra sua vida.

    “Como vocês viram, a mulher arrombou a porta, eu tava dormindo. Se eu tivesse morrido, ninguém ia fazer nada, porque minha mãe foi na delegacia no mesmo dia e não prenderam essa mulher. Ela foi lá me matar”, acusou a jovem.

    A jovem também eximiu-se de culpa pela quebra de fidelidade e direcionou a responsabilidade ao homem envolvido no caso.

    “Quem deve respeito pra ela é ele. Se ele me procura quando volta do garimpo, o problema não é meu. Agora ele deve tá com outra por aí”, disparou.

    Nas imagens, a esposa entra em um quarto e surpreende o companheiro deitado ao lado da jovem em uma cama, partindo para a agressão física com a arma branca logo em seguida.

    As versões das mulheres foram enviadas para o perfil do Instagram Zé Real.

    Veja Vídeo:

    https://www.instagram.com/reel/DZ-4_vEh7P3/?igsh=cHFwdmFkMDc0d3R5

    Fonte: D24am.

  • Moradores unem tradição dos bois e paixão pelo futebol em ruas decoradas de Parintins

    Decoração temática reúne elementos de Caprichoso, Garantido e da Copa do Mundo em espaços de convivência e lazer.

    Interior – O município de Parintins, situado à margem direita do rio Amazonas, é o berço dos bois-bumbás Caprichoso e Garantido. Em uma tradição centenária, a paixão de seus torcedores é o combustível que contribui para a construção do espetáculo. Num ano de Copa do Mundo de Futebol, a paixão aos bois se une à paixão pelo futebol, ganhando forma nas ruas da Ilha da Magia.

    No lado azul da Ilha Tupinambarana, moradores do beco Tomás Meireles, bairro Centro, se unem, desde o ano passado para embelezar a rua, tornando-a um ponto de encontro para os torcedores azulados e visitantes que chegam em Parintins para o Festival Folclórico.

    A gente queria voltar àquela tradição de enfeite, dentro de todas as casas, porque antigamente era assim e hoje a gente não via mais isso. Nós convidamos todos os vizinhos, fizemos uma reunião e todos aceitaram. É tão bonito a gente ver aquela união da juventude com a maior idade. Essa união deu nisso. Um projeto que nós fizemos com bastante esforço e dedicação para receber o parintinense, o amazonense, o visitante”, contou o industriário Isaías Vasconcelos, de 50 anos.

    Já no lado vermelho de Parintins, moradores do beco Bom Samaritano, bairro São José Operário, a ideia de dois irmãos ganharam vida ao serem abraçados por todos os moradores da área.“Quando saiu o edital do concurso, a gente sugeriu pra todos os moradores aqui do Beco Bom Samaritano e todo mundo abraçou a causa. Começamos sem os recursos financeiros. Primeiro fizemos uma ‘cotinha’, depois bingo e com o tempo conseguimos apoio de alguns patrocinadores, que colaboraram com esse evento”, relatou o comerciante Wilber Tavares, de 31 anos.

    Cronograma para a Copa do Mundo de Futebol

     Durante os jogos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de Futebol 2026, os becos Tomás Meireles e Bom Samaritano são pontos de encontro para prestigiarem os jogos. A programação engloba desde telões e televisores para assistirem os jogos, bem como a venda de comidas e guloseimas, além de som ao vivo.

    “Aqui todos os jogos do Brasil, desde o primeiro jogo contra o Marrocos e contra o Haiti também, nós fizemos o nosso trabalho. Na nossa festa, as pessoas botam as bancas com guloseimas, tacacás, comida típica, churrasquinho e bebidas para quem gosta. Aqui nós recebemos o povo em geral e o bom do projeto foi esse: unir as pessoas e os moradores ganharem uma renda a mais no festival”, salientou Vasconcelos.

    Sendo a primeira vez que estão realizando o embelezamento do beco, Wilber conta que durante os jogos do Brasil na Fase de Grupos da Copa do Mundo de Futebol, e nas demais fases em caso de classificação, haverá festa no beco Bom Samaritano.

    No segundo jogo do Brasil, contra o Haiti, colocamos uma televisão aqui e vieram muitas pessoas assistir com a gente. Virou um atrativo turístico e no jogo contra a Escócia, vamos fazer outro bingo. As famílias trazem suas barracas, vendem bolo, pudim e outras guloseimas em uma quermesse. Estamos acolhendo todos que vêm prestigiar a nossa rua. Dependendo do Brasil, vamos assistir todos os jogos aqui em comunidade”, destacou Tavares.

    Brasil x Escócia

    A Seleção Brasileira de Futebol entra em campo, nesta quarta-feira (24) às 18h (horário de Parintins e Manaus), contra a Seleção Escocesa de Futebol no Estádio Hard Rock em Miami, Flórida. O jogo será transmitido ao vivo pela Cazé TV, no YouTube. 

    Fonte: Acrítica.com

  • Jovem de 17 anos morre após tentar provocar o próprio aborto com um lápis

    Adolescente que já era mãe de uma menina, entrou em desespero após reação por parte do companheiro que queria um menino

    Interior – Uma adolescente de 17 anos, grávida, morreu nesta quarta-feira (17) após a tentativa de aborto provocado. A jovem, que já era mãe de uma menina e havia descoberto que estava grávida de uma segunda menina, decidiu realizar o procedimento clandestino após a reação de rejeição por parte do companheiro, que não aceitou a notícia por desejar que o filho fosse um menino. O caso ocorreu no município de Coari (a 363 quilômetros a oeste de Manaus).

    De acordo com informações publicadas inicialmente pelo perfil do Instagram Zé Real, a jovem decidiu realizar o procedimento clandestino após uma reação de rejeição por parte do companheiro. Ao fazer o exame de ultrassom e confirmar o sexo do bebê, ela comunicou a gravidez ao parceiro, que não aceitou a notícia por desejar que o filho fosse um menino.

    Relatos apontam que a adolescente entrou em estado de desespero e chegou a desabafar com uma amiga próxima, afirmando que não saberia como criar a criança diante da rejeição do companheiro.

    Em um ato extremo, a jovem tentou interromper a gestação introduzindo um lápis nas partes íntimas. O objeto acabou quebrando em seu corpo, causando perfurações internas e um sangramento severo.

    A adolescente chegou a ser socorrida e encaminhada a uma unidade de pronto atendimento, mas não resistiu à gravidade das lesões e ao choque hemorrágico, indo a óbito. A Polícia deve apurar o caso

    Fonte: D24am.

  • Governo federal destina R$ 1 milhão para ações emergenciais em Jutaí após desastre

    Município do interior do Amazonas está entre seis cidades brasileiras contempladas com repasse de R$ 4,3 milhões para ações de resposta e recuperação

    Interior – O município de Jutaí, no interior do Amazonas, vai receber R$ 1.037.455 do governo federal para ações emergenciais de resposta a desastres. O repasse foi autorizado pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) e publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (12).

    O valor destinado à cidade amazonense faz parte de um pacote de R$ 4,3 milhões liberado pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) para seis municípios afetados por desastres nos estados do Amazonas, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Amapá e Bahia.

    De acordo com a portaria, os recursos serão utilizados em ações de resposta aos danos provocados pelo desastre registrado em Jutaí. O dinheiro será transferido em parcela única por meio de transferência legal da União.

    O documento estabelece que a prefeitura terá prazo de 180 dias para executar as medidas previstas. Após a conclusão das ações, o município deverá prestar contas da aplicação dos recursos ao governo federal em até 30 dias.

    Segundo o MIDR, estados e municípios com reconhecimento federal de situação de emergência ou estado de calamidade pública podem solicitar apoio financeiro para ações de defesa civil por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD).

    Os pedidos passam por análise técnica da Defesa Civil Nacional, que define os valores a serem liberados conforme a necessidade apresentada e o plano de trabalho enviado pelo ente solicitante.

    Veja os valores liberados

    • Jutaí (AM): R$ 1.037.455
    • Outros cinco municípios de Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Amapá e Bahia também receberam recursos para ações de resposta e recuperação após desastres.

    Fonte: G1

  • Homem condenado por latrocínio de idoso em Novo Aripuanã é preso após 10 anos do crime

    Condenado a 24 anos de prisão, homem participou do roubo seguido de morte de um idoso de 85 anos em Novo Aripuanã, em 2015.

    Polícia – Policiais civis da 73ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Novo Aripuanã (a 227 quilômetros de Manaus), cumpriram na quarta-feira (10), um mandado de prisão decorrente de sentença condenatória em desfavor de um homem, de 31 anos, pelo crime de latrocínio (roubo seguido de morte) praticado contra um idoso, de 85 anos. O crime ocorreu em 2015, naquele município.

    De acordo com o delegado Filipe Nascimento, o crime foi cometido por um grupo de indivíduos que invadiu a residência da vítima com o objetivo de subtrair valores provenientes de sua aposentadoria.

    Um dos envolvidos era conhecido da vítima e se aproveitou da relação de confiança existente entre ambos para facilitar a execução do delito.

    “O idoso permitiu a entrada do suspeito em sua casa, o que possibilitou o acesso dos demais comparsas ao imóvel. Durante a ação criminosa, a vítima foi imobilizada e, ao pedir ajuda, foi atingida por golpes de arma branca, vindo a óbito no local. Após o crime, os autores subtraíram aproximadamente R$ 720,00”, informou o delegado.

    Segundo Nascimento, após diligências investigativas, a equipe conseguiu localizar um dos envolvidos no bairro Portelinha, onde foi dado cumprimento ao mandado de prisão.

    “O indivíduo foi condenado a 24 anos de reclusão pelo crime. As diligências continuam com o objetivo de localizar e prender os demais envolvidos no crime”, destacou o delegado.

    O homem ficará à disposição do Poder Judiciário para o cumprimento da pena imposta pela Justiça.



    Fonte e Foto: A Acrítica

  • Em Rio Preto da Eva, PC-AM deflagra Operação Protetor Sem Fronteiras e apreende 12 motocicletas

    Essa é a primeira fase da operação no mês de junho.

    Polícia – A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Especializada em Roubos e Furtos de Veículos (DERFV), com apoio da 36ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Rio Preto da Eva (a 57 quilômetros de Manaus), deflagrou a Operação Protetor Sem Fronteiras, na terça-feira (09/06), e apreendeu 12 motocicletas roubadas e furtadas.

    De acordo com o delegado Rodrigo Barreto, essa é a primeira fase da operação no mês de junho, e as apreensões ocorreram em vários pontos do município, incluindo oficinas de veículos. Não houve prisões, mas os condutores das motocicletas com restrição de roubo foram levados à delegacia para identificar quem comercializou ilegalmente.

    Conforme o delegado, as apreensões intensificadas em todo o Amazonas contribuem para a redução significativa dos roubos de veículos no Estado.

    “Seguimos atuando no combate aos roubos e furtos de veículos, com foco na identificação e responsabilização de grupos envolvidos na adulteração e comercialização ilegal de veículos, fortalecendo a segurança pública e reduzindo a incidência desse tipo de crime”, citou o delegado.


    Fonte e Foto: A Acrítica

  • Governo Presente: FVS-RCP fortalece prevenção e orientação em saúde em Presidente Figueiredo

    População recebeu testes rápidos, insumos de prevenção e orientações em saúde sexual

    Interior – A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) promoveu o cuidado, informação e serviços de prevenção à população neste sábado (23/05), durante a 35ª edição do programa Governo Presente, realizada em Presidente Figueiredo (distante 117 quilômetros de Manaus).

    A ação reforçou a promoção da qualidade de vida e o acesso da população a serviços essenciais de prevenção e diagnóstico precoce. Durante a programação, equipes técnicas da FVS-RCP realizaram 88 atendimentos, com 352 testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites B e C, além da distribuição de insumos de prevenção e orientações sobre saúde sexual, prevenção combinada e autocuidado.

    Presente na atividade, a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, destacou a importância de aproximar os serviços de saúde da população e ampliar o acesso à informação como estratégia de proteção coletiva. 

    “A prevenção continua sendo uma das ferramentas mais eficazes para reduzir infecções e promover mais qualidade de vida. Quando levamos orientação, testagem e acesso aos insumos de prevenção para perto das pessoas, fortalecemos o cuidado e estimulamos escolhas mais conscientes em saúde”, disse Tatyana.

    O diretor de Vigilância Epidemiológica da FVS-RCP, Alexsandro Melo, ressaltou que iniciativas itinerantes ampliam o alcance das ações de saúde pública no interior do estado. “Essas atividades facilitam o acesso da população aos serviços de prevenção e diagnóstico, além de fortalecerem o vínculo entre a vigilância em saúde e a comunidade. É uma estratégia importante para ampliar a conscientização e incentivar o cuidado contínuo com a saúde”, destacou Alexsandro.

    Por meio de ações integradas de educação em saúde, mobilização social e prevenção, a FVS-RCP segue fortalecendo estratégias de enfrentamento das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), contribuindo para a redução de doenças evitáveis e consolidando a vigilância em saúde como instrumento estratégico de proteção e promoção da saúde da população amazonense.

    Fonte: Maíra Pessoa/ FVS-RCP

    Foto: Divulgação/ FVS-RCP

  • Comunidade indígena no Amazonas recebe energia solar mais de 30 anos após chegada de primeiros moradores

    Usina fotovoltaica, inaugurada nesta sexta-feira (22), atende cerca de 45 famílias da comunidade Três Unidos, localizada na Área de Proteção Ambiental do Rio Negro

    Interior – Mais de três décadas após a chegada dos primeiros moradores, em 1991, a Comunidade Indígena Três Unidos, no interior do Amazonas, passou a contar com energia elétrica contínua, gerada por placas solares. A usina fotovoltaica, inaugurada nesta sexta-feira (22), atende cerca de 45 famílias da comunidade, localizada na Área de Proteção Ambiental do Rio Negro.

    O projeto recebeu apoio do Ministério Federal da Alemanha para o Meio Ambiente, por meio da International Climate Initiative (IKI) e da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ), e foi implementado pela Fundação Amazônia Sustentável (FAS).

    Segundo a FAS, a usina garante o fornecimento contínuo de energia às famílias da comunidade e deve reduzir o consumo de combustíveis fósseis, com economia estimada em mais de 35 mil litros de diesel por ano. A iniciativa também prevê a redução de aproximadamente 111 toneladas anuais de dióxido de carbono, gás associado ao efeito estufa.

    Além da instalação da estrutura, o projeto incluiu a capacitação de moradores para acompanhar o funcionamento do sistema. Nove comunitários receberam treinamento para identificar possíveis falhas, auxiliar no monitoramento local e realizar cuidados, como a limpeza das placas solares, para manter a eficiência da geração de energia.

    Ao todo, a usina atende 50 casas, seis infraestruturas sociais e seis empreendimentos comunitários.

    A cerimônia de inauguração foi realizada no Centro Social da comunidade. Durante o evento, crianças indígenas, alunas da escola local, entoaram o Hino Nacional em língua indígena. A programação também contou com apresentações de danças tradicionais e pronunciamentos de representantes da comunidade, da Fundação Amazônia Sustentável (FAS) e da Alemanha.

    Indígena relata mudanças após chegada da energia

    Em entrevista ao g1, o tuxaua da comunidade, Waldemir Santana, afirmou que a implantação do sistema trouxe mudanças para o funcionamento da unidade de saúde local. Segundo ele, antes da instalação da usina, atendimentos realizados durante a noite eram prejudicados pela falta de energia elétrica.

    A liderança indígena afirmou ainda que o sistema atualmente atende cerca de 70% da demanda da comunidade, enquanto aproximadamente 30% ainda permanecem sem cobertura. De acordo com ele, antes da operação definitiva, foram realizados dois meses de testes para avaliar o funcionamento da estrutura e a distribuição de energia na localidade.

    Projeto começou após visita de representante alemão

    A superintendente de Desenvolvimento Sustentável de Comunidades da Fundação Amazônia Sustentável (FAS), Valcléia Solidade, afirmou ao g1 que o projeto teve início em 2023, após a visita de um representante do governo alemão à comunidade.

    Durante a agenda, os moradores relataram que a falta de energia elétrica era uma das principais demandas da localidade. Após a visita, a FAS foi acionada para desenvolver e implementar a iniciativa.

    O professor Raimundo Cruz, da etnia Kambeba, definiu a chegada da usina solar como “qualidade de vida”. Segundo ele, o acesso à energia ampliou as possibilidades de conexão da comunidade com outros lugares, além de fortalecer o acesso à internet e ao ensino on-line.

    Fonte: G1

  • Casal peruano é preso com cocaína e pedras de droga durante operação no interior do Amazonas

    Polícia encontrou entorpecentes, dinheiro e anotações do tráfico em residência usada como ponto de distribuição em São Paulo de Olivença.

    Polícia – Um casal de nacionalidade peruana foi preso em flagrante na sexta-feira (22) suspeito de envolvimento com o tráfico de drogas no município de São Paulo de Olivença, no interior do Amazonas. A ação foi realizada pela Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da 52ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP), no bairro Bonfim.

    Segundo a polícia, os suspeitos foram autuados pelos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico após uma investigação apontar que eles atuavam na distribuição de entorpecentes para criminosos da região.

    Operação monitorou movimentação durante a madrugada De acordo com o delegado Renato Alves, as diligências começaram após denúncias anônimas indicarem que estrangeiros estariam abastecendo o comércio ilegal de drogas no município.

    As equipes policiais passaram a monitorar a residência durante a madrugada e identificaram intensa movimentação de pessoas ligadas ao tráfico entrando e saindo do imóvel.

    “Foi possível constatar que diversos criminosos da região adquiriam drogas no local investigado”, explicou o delegado.

    Drogas, dinheiro e anotações foram apreendidos Durante a abordagem realizada pela manhã, os policiais encontraram um tablete de pasta base de cocaína, cerca de 80 pedras da droga prontas para comercialização, além de dinheiro em espécie e um caderno com anotações relacionadas ao tráfico.

    Ainda conforme a investigação, o casal confessou que os entorpecentes eram produzidos no município de Benjamin Constant e distribuídos em São Paulo de Olivença.

    A ação integra o programa Brasil Contra o Crime Organizado: Protetor das Fronteiras, iniciativa voltada ao combate ao tráfico de drogas e às organizações criminosas que atuam na região de fronteira do Amazonas.

    Os dois foram encaminhados para a unidade policial e permanecem à disposição da Justiça.

  • Tafenoquina pediátrica reforça combate à malária no Alto Rio Negro, em Barcelos e Santa Isabel

    Nova medicação reduz tempo de tratamento da malária vivax e amplia adesão de crianças ao cuidado em saúde

    Interior – Integrando a programação de ações de prevenção e controle da malária no Amazonas, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) segue, até esta sexta-feira (22/05), em parceria com o Ministério da Saúde, o Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Alto Rio Negro e as secretarias municipais de saúde, com atividades voltadas à implantação da tafenoquina pediátrica no tratamento da malária vivax nos municípios de Barcelos e Santa Isabel do Rio Negro.

    A tafenoquina pediátrica é um medicamento antimalárico utilizado no tratamento radical da malária vivax, administrado em dose única e associada à cloroquina, reduzindo o tempo de tratamento para três dias. A medida contribui para maior adesão dos pacientes, interrupção da cadeia de transmissão e redução dos casos da doença.

    De acordo com a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, a implantação da nova medicação representa um avanço importante no cuidado aos pacientes diagnosticados com malária.

    “O Plasmodium vivax é a principal espécie causadora da malária no Brasil, e a tafenoquina traz um ganho importante na redução do tempo de tratamento. Antes, ele durava sete dias e agora passa a ser feito em três, com a dose única associada à cloroquina. Isso facilita muito a adesão ao tratamento e contribui para melhores resultados”, destaca.

    A gerente de Malária e Outros Hemoparasitas da FVS-RCP, Myrna Barata, ressalta que a introdução da tafenoquina pediátrica no Sistema Único de Saúde (SUS) também fortalece o cuidado infantil.

    “A adesão das crianças ao tratamento sempre foi um desafio, e a tafenoquina pediátrica vem para facilitar esse processo. É um comprimido de dose única, que se dissolve em pequena quantidade de água, o que ajuda na administração, melhora a adesão ao tratamento e reduz as recaídas”, explica.

    Uso da medicação

    O tratamento da malária na rede pública passou a incluir a tafenoquina adulta e pediátrica como parte das estratégias de controle e eliminação da doença. O uso do medicamento deve ocorrer mediante indicação médica e após a realização do teste de G6PD, exame que auxilia na definição do tratamento mais seguro para cada paciente.

    A tafenoquina é indicada para casos de malária causada pelo Plasmodium vivax em pacientes a partir de 2 anos de idade e com peso mínimo de 10 quilos, em quadros não graves, sem gestação, amamentação ou uso recente do medicamento.

    As medicações devem ser utilizadas conforme orientação médica, nos horários indicados e, preferencialmente, após as refeições, favorecendo melhor absorção do tratamento

    Fonte: FVS