Entre os itens enviados pelo governo do estado estão antibióticos, remédios para hipertensão e diabetes, além de materiais usados em atendimentos de urgência.
Interior – Mais de 422 mil unidades de medicamentos e produtos de saúde começaram a ser enviadas para 16 municípios do Amazonas que estão em situação de emergência por causa da cheia dos rios. A medida ocorre em meio ao avanço das enchentes no interior do estado.
Os itens foram enviados pela Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) para abastecer hospitais e unidades de saúde municipais. Segundo o governo, cerca de 430 mil pessoas devem ser atendidas com a distribuição.
Ao todo, estão sendo enviados mais de 80 tipos de insumos, entre medicamentos de urgência e emergência, antibióticos, remédios para hipertensão e diabetes, além de materiais como luvas, seringas e equipos de soro.
Recebem os carregamentos os municípios de Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Boca do Acre, Canutama, Carauari, Eirunepé, Guajará, Ipixuna, Itamarati, Juruá, Jutaí, Lábrea, Santo Antônio do Içá, Tabatinga, Tapauá e Tonantins.
Segundo a secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, a situação dos rios é acompanhada diariamente pela pasta.
OOs kits foram organizados pela Central de Medicamentos do Amazonas (Cema). De acordo com a secretária executiva adjunta do Interior da SES-AM, Rita Almeida, os itens atendem às principais demandas do período de enchente.
Fonte: G1
