Categoria: Interior

  • Mais de 422 mil medicamentos começam a ser enviados a municípios afetados pel

    Entre os itens enviados pelo governo do estado estão antibióticos, remédios para hipertensão e diabetes, além de materiais usados em atendimentos de urgência.

    Interior – Mais de 422 mil unidades de medicamentos e produtos de saúde começaram a ser enviadas para 16 municípios do Amazonas que estão em situação de emergência por causa da cheia dos rios. A medida ocorre em meio ao avanço das enchentes no interior do estado.

    Os itens foram enviados pela Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) para abastecer hospitais e unidades de saúde municipais. Segundo o governo, cerca de 430 mil pessoas devem ser atendidas com a distribuição.

    Ao todo, estão sendo enviados mais de 80 tipos de insumos, entre medicamentos de urgência e emergência, antibióticos, remédios para hipertensão e diabetes, além de materiais como luvas, seringas e equipos de soro.

    Recebem os carregamentos os municípios de Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Boca do Acre, Canutama, Carauari, Eirunepé, Guajará, Ipixuna, Itamarati, Juruá, Jutaí, Lábrea, Santo Antônio do Içá, Tabatinga, Tapauá e Tonantins.

    Segundo a secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, a situação dos rios é acompanhada diariamente pela pasta.

    OOs kits foram organizados pela Central de Medicamentos do Amazonas (Cema). De acordo com a secretária executiva adjunta do Interior da SES-AM, Rita Almeida, os itens atendem às principais demandas do período de enchente.

    Fonte: G1

  • Prefeitura de Novo Airão Promove “Dia do Campo” para Fortalecer a Agricultura Familiar e o Desenvolvimento Rural

    Por Ivan Damasceno

    Novo Airão, AM — Com o objetivo de impulsionar o setor agropecuário local e valorizar os trabalhadores da terra, a Prefeitura de Novo Airão, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Pecuária (SEMAPP), realiza neste sábado, 23 de maio de 2026, o tradicional Dia do Campo.
    O evento, que terá início às 07h30, será sediado no Sítio do Vovô Roosevelt, localizado no Km 25 da rodovia de acesso. O encontro promete reunir produtores rurais, famílias, especialistas e lideranças do setor para um dia de intensa programação voltada ao fortalecimento da agricultura do município.

    Tecnologia, Capacitação e Parcerias

    O Dia do Campo foi desenhado como uma vitrine de inovação e fomento para o produtor local. A programação deste ano conta com uma estrutura robusta que visa oferecer suporte prático e teórico para a rotina no campo:

    • Exposição de Maquinários Agrícolas: Apresentação de tecnologias e ferramentas modernas para otimizar a produção e o manejo da terra.
    • Capacitações e Networking: Espaço dedicado à troca de experiências entre produtores e palestras técnicas para o aprimoramento de práticas sustentáveis.
    • Fomento ao Produtor: Durante o evento, haverá a entrega de kits agrícolas essenciais para o dia a dia dos trabalhadores, além do tradicional sorteio de brindes.
      Para garantir o sucesso e o suporte técnico do evento, a ação conta com o apoio de instituições de peso como o Sebrae, IDAM (Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas), UEA (Universidade do Estado do Amazonas), Sicredi e o restaurante Anavilhanas Grill.

    Valorização e Comunidade

    Além do caráter técnico e de negócios, o Dia do Campo reforça o papel social e cultural da agricultura familiar na região. Para receber os participantes, a organização preparou uma recepção acolhedora que inclui café da manhã na abertura e almoço para todos os convidados.

    “Esperamos você para juntos fortalecermos o desenvolvimento rural do nosso município!”, destaca o convite oficial da Prefeitura.

    A administração municipal reforça o convite a toda a população de Novo Airão e comunidades vizinhas para prestigiar este momento de celebração e avanço para a economia rural.
    Serviço:

    • Evento: Dia do Campo – Novo Airão
    • Data: Sábado, 23 de maio de 2026
    • Horário: A partir das 07h30
    • Local: Sítio do Vovô Roosevelt – Km 25

    Portal 8Viu – O Seu Olhar na Notícia

  • Município do AM tem taxa de bebês sem certidão 33 vezes maior que a média nacional, aponta IBGE

    Segundo o IBGE, municípios do interior e de áreas mais isoladas ainda enfrentam dificuldades para realizar o registro de nascimentos dentro do prazo.

    Interior – Barcelos, no interior do Amazonas, registrou a maior taxa de bebês sem certidão de nascimento do estado em 2024. Segundo dados divulgados na quarta-feira (20) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 29,7% dos nascidos vivos no município não foram registrados oficialmente. O índice é cerca de 33 vezes maior que a média nacional, que ficou em 1%.

    O levantamento também mostra que o Amazonas teve taxa de sub-registro de nascimentos acima da média do país. No estado, o percentual estimado chegou a 4,4%, enquanto a Região Norte registrou 3,5%.

    O sub-registro, também chamado de subnotificação, ocorre quando nascimentos e óbitos não são registrados oficialmente nos cartórios e, por isso, deixam de entrar nas estatísticas vitais do país.

    Depois de Barcelos, os municípios amazonenses com maiores taxas de sub-registro de nascidos vivos foram Santa Isabel do Rio Negro (16,9%), Manacapuru (14,8%), Itapiranga (13,4%), Atalaia do Norte (13,2%) e Maraã (13%).

    Segundo o IBGE, municípios do interior e de áreas mais isoladas ainda enfrentam dificuldades para realizar o registro de nascimentos dentro do prazo.

    Os dados foram reunidos a partir do cruzamento de informações dos cartórios de Registro Civil com os sistemas do Ministério da Saúde, como o Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (Sinasc) e o Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM).

    O levantamento mostra ainda que Barcelos teve o maior índice de sub-registro de óbitos do Amazonas em 2024. O município registrou taxa estimada de 50,2%.

    Veja os municípios com maiores índices:

    • Barcelos — 50,2%;
    • Japurá — 50,1%;
    • Manacapuru — 44,5%;
    • Tonantins — 43,2%;
    • Uarini — 43,0%.

    De acordo com o IBGE, os maiores índices de sub-registro de óbitos foram registrados em municípios do interior, especialmente em regiões remotas e com maior dificuldade de acesso aos serviços públicos.

    Os maiores percentuais de sub-registro de nascimentos no Amazonas foram registrados entre mães com menos de 15 anos. Na faixa etária, o índice chegou a 14,6%, o maior entre todos os grupos analisados.

    Entre adolescentes de 15 a 19 anos, a taxa ficou em 6,9%, também acima da média estadual. Segundo o IBGE, os percentuais tendem a cair conforme aumenta a idade das mães.

    Além dos dados do IBGE, o Ministério da Saúde apontou que a subnotificação de nascimentos no Amazonas foi de 0,6% em 2024, percentual acima da média nacional, de 0,4%.

    Fonte: G1

  • Atendimentos jurídicos gratuitos serão realizados em 12 municípios do Amazonas; saiba como participar

    Os atendimentos vão acontecer, mediante distribuição de senhas com início às 15h e término às 19h

    Interior – Moradores de 12 municípios do Amazonas terão acesso gratuito a atendimentos jurídicos entre os dias 26 e 28 de maio, das 15h às 19h, por meio da ação ‘Justiça em Ação – UEA & Defensoria’. A iniciativa é realizada pela Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) e Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

    Os atendimentos vão acontecer nos municípios de Humaitá, Carauari, Lábrea, Manacapuru, Manicoré, Maués, Presidente Figueiredo, Itacoatiara, Parintins, Eirunepé, Coari e São Gabriel da Cachoeira. A ação acontecerá nas dependências das unidades da Defensoria e da universidade.

    Os atendimentos vão acontecer, mediante distribuição de senhas, de forma simultânea nos 12 municípios, com início às 15h e término às 19h.

    A parceria com a UEA, segundo a coordenadora geral dos cursos de Direito do Interior da instituição, professora Cláudia Pereira, veio em uma boa hora.

    Além do foco na formação, a iniciativa integra os estudantes aos desafios de levar o acesso à Justiça em municípios distantes, segundo o Coordenador Pedagógico dos Cursos de Direito do Interior da UEA, Albefredo Júnior.

    “A iniciativa é uma integração dos alunos de Direito da UEA com a Defensoria Pública, onde eles vão aprender, na prática, como funciona nosso atendimento com a população, mas sempre com a supervisão dos nossos defensores. Antes da ação, vamos realizar uma capacitação com esses estudantes para que eles tenham uma visão ainda maior do que é o nosso trabalho e como ele funciona”, destacou o 1º subdefensor público geral, Helom Nunes.

    Atuação no interior

    Na Calha do Médio Amazonas, no município de Presidente Figueiredo, a ação vai ser coordenada pela defensora pública do município, Mariana Paixão.

    A 33 horas de barco de Manaus, no município de Manicoré, o defensor público Arthur Cavalcante será o responsável pelos atendimentos no polo. Segundo ele, o “Justiça em Ação – UEA & Defensoria” vai além do volume de processos e consiste na formação dos futuros operadores do Direito do Amazonas.

    Cronograma de atendimentos

    Em Eirunepé, Humaitá, Manicoré, Manacapuru, Lábrea, Parintins, São Gabriel da Cachoeira, Itacoatiara e Coari, os atendimentos vão acontecer nos polos da Defensoria Pública.

    Já nos municípios de Carauari, Presidente Figueiredo, Maués, a ação será realizada nas unidades da UEA.

    Fonte: G1

  • Após dez dias de buscas, polícia recaptura últimos fugitivos de delegacia em Eirunepé

    Dois últimos foragidos foram encontrados durante uma operação policial realizada na madrugada desta quarta-feira (20).

    Interior – Os nove presos que fugiram da delegacia de Eirunepé, no interior do Amazonas, já foram recapturados pelas forças de segurança do município. Os dois últimos foragidos, identificados como Delson Araújo Moreira e Raimundo Igor Viana, foram encontrados durante uma operação realizada na madrugada desta quarta-feira (20).

    Após a fuga registrada no dia 10 de maio, equipes da Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal, além de reforços da Ronda Ostensiva Cândido Mariano (Rocam) e da Companhia de Operações Especiais (COE), iniciaram buscas na região para localizar os presos.

    Todos os nove detentos voltaram para a delegacia do município. Entre os presos recapturados estão:

    • Lucas Aragão de Barros;
    • Afonso Lúcio da Silva Rocha;
    • Francisco Amâncio;
    • Francisco Wnderlei da Conceição Silva;
    • Gabriel Ozório do Nascimento;
    • Tiago Carmo da Silva
    • e Werton Oliveira da Silva, conhecido como “Cachorro”.

    A fuga

    Os detentos conseguiram fugir após confeccionarem uma corda improvisada. Eles acessaram a parte superior da cela, serraram a grade e escaparam da unidade policial durante a madrugada do dia 10 de maio.

    Após a fuga, a Justiça determinou a transferência de presos da delegacia de Eirunepé para unidades prisionais de Manaus. Ao menos 29 detentos já foram removidos da cidade, sendo a última transferência realizada no último domingo (17).

    A expectativa das autoridades é que novas transferências sejam feitas para reduzir a superlotação da delegacia, que também funciona como unidade prisional no município.

    Fonte: G1

  • Audiência pública apresenta projeto do novo Bumbódromo de Parintins; obra deve começar em outubro

    Segundo o governo, a obra será realizada em etapas ao longo de três anos, sem interromper o Festival de Parintins.

    Interior – O projeto de ampliação e modernização do Bumbódromo de Parintins foi apresentado nesta quarta-feira (13), durante a primeira audiência pública promovida pelo Governo do Amazonas no município. Segundo o governo, a obra será realizada em etapas ao longo de três anos, sem interromper o Festival de Parintins. A previsão é que a primeira fase comece em outubro deste ano

    O encontro reuniu representantes da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), do Consórcio Arena Parintins e das diretorias dos bois Caprichoso e Garantido.

    Durante a apresentação, a equipe técnica informou que o novo projeto prevê aumento de 70% na capacidade de público do Bumbódromo. A estrutura também deve ganhar novos espaços turísticos, memoriais dedicados aos bois Caprichoso e Garantido e melhorias no Liceu de Artes.

    O projeto inclui ainda uma nova cobertura para proteger músicos, artistas e equipamentos durante períodos de chuva. A estrutura terá cerca de 37 metros de altura e foi planejada em conjunto com os bois-bumbás.

    Outra mudança prevista é a modernização da arena, com instalação de elevadores de carga, estrutura metálica aérea sobre arquibancadas e camarotes, além de sistemas de guinchos para auxiliar na movimentação de alegorias durante as apresentações.

    A audiência pública foi realizada em formato híbrido, com participação presencial e virtual. O encontro teve como objetivo apresentar o projeto, esclarecer dúvidas e receber sugestões da população sobre a obra.

    Obras em fases

    As obras serão divididas em fases. No primeiro ano, serão feitas as arquibancadas superiores. Já na segunda etapa, o projeto prevê a construção das arquibancadas inferiores e o rebaixamento da arena para facilitar a entrada das alegorias.

    A fachada do novo Bumbódromo será inspirada em elementos amazônicos e pinturas indígenas. Segundo o governo, a proposta também prevê ampliação dos espaços de acessibilidade e melhorias na circulação de ar dentro do complexo.

    Fonte: G1

  • PC-AM prende homem procurado por estupro de vulnerável Em São Sebastião do Uatumã

    Um homem, de 45 anos, já havia sido preso e outro, de 47 anos, foi alvo de mandado de busca e apreensão.

    Polícia – A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da 44ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de São Sebastião do Uatumã (a 247 quilômetros de Manaus), cumpriu, na segunda-feira (11/05), mandado de prisão preventiva contra um homem, de 65 anos, pelo crime de estupro de vulnerável, contra sua sobrinha, uma adolescente de 16 anos.

    Segundo o delegado Henrique Maciel, o autor era procurado pela Justiça desde 9 de maio deste ano. As diligências iniciaram após a vítima relatar ao Conselho Tutelar que havia sido vítima de estupro de vulnerável pelos suspeitos.

    “No decorrer das investigações, o relatório médico constatou a presença de conjunção carnal praticada contra a vítima. Ela também passou por exames psicológicos que comprovaram sofrimento psíquico grave em decorrência dos traumas sofridos dos 13 aos 16 anos” relatou o delegado.

    De acordo com a autoridade policial, foi representado pela prisão preventiva do suspeito, a qual foi devidamente deferida e cumprida após o autor se apresentar a unidade policial acompanhado de um advogado.

    No dia 8 de maio deste ano, também foi cumprido mandado de prisão preventiva de um autor, de 45 anos, cunhado da vítima e um  mandado de busca e apreensão contra outro envolvido, de 47 anos, pelo mesmo crime de estupro de vulnerável cometido contra a vítima.

    Procedimentos

    O procurado foi encaminhado para a unidade policial e responderá pelo crime de estupro de vulnerável. Ele ficará à disposição da Justiça.


    Fonte e Foto: A Acrítica

  • Recém-nascida é encontrada em mochila em lixão no AM

    Bebê foi localizada em área de lixão na estrada de Novo Airão, um policial relatou tentativa de salvar a criança.

    Amazonas – Uma recém-nascida encontrada abandonada dentro de uma mochila em uma área de lixão na rodovia AM-352, estrada que liga Manacapuru a Novo Airão (a 115 quilômetros de Manaus), morreu após ser socorrida na manhã da última segunda-feira (11).

    De acordo com informações da Polícia Militar do Amazonas, moradores encontraram a criança próximo ao lixão público da comunidade Castanheira, no quilômetro 1 da rodovia, e acionaram a polícia.

    Os policiais militares capitão Robson Bezerra e tenente Sidomar atenderam a ocorrência e levaram a bebê às pressas para o Hospital Geral de Manacapuru.

    Segundo o capitão Robson Bezerra, a criança ainda apresentava sinais vitais no momento do resgate.

    “Eu rasguei a bolsa para tentar salvar. A minha obrigação foi trazer imediatamente para o hospital para que os médicos avaliassem a situação dela”, declarou o policial.

    A equipe médica da unidade hospitalar realizou procedimentos de reanimação, mas a recém-nascida não resistiu e morreu pouco depois de dar entrada no hospital.

    “É uma maldade muito grande. Infelizmente é uma situação muito triste”, lamentou o capitão durante entrevista.

    Vídeos que circulam nas redes sociais mostram a mochila onde a bebê foi encontrada, causando forte comoção entre moradores do município.

    A Polícia Civil do Amazonas esteve no hospital para realizar os procedimentos legais e investigar o caso. Até o momento, não há informações sobre a identidade da mãe ou de possíveis suspeitos.

    O caso também deverá ser acompanhado pelo Conselho Tutelar. As autoridades investigam as circunstâncias do abandono e tentam identificar os responsáveis.

    Fonte: D24am

  • Festa de Dia das Mães termina em pancadaria, desmaio e tentativa de afogamento no interior do AM; vídeo

    Vídeo mostra confusão generalizada em comunidade próxima a Manicoré; homem desmaia após chute no rosto e briga vai parar dentro do rio.

    Amazonas – O que era para ser um momento de celebração pelo Dia das Mães terminou em uma cena de violência e desespero em uma comunidade rural próxima ao município de Manicoré, no interior do Amazonas. Um vídeo que circula nas redes sociais mostra uma confusão generalizada registrada no domingo (10), envolvendo dezenas de pessoas.

    As imagens revelam um verdadeiro cenário de caos, com homens trocando socos, empurrões e chutes em meio aos gritos de moradores que tentavam conter a briga. Durante a pancadaria, um dos envolvidos é atingido com um chute violento no rosto e cai desacordado no chão.

    Vídeo:

    https://www.instagram.com/reel/DYM44zshbq8/?igsh=b3F2Mm51d2ZicmI1

    Mesmo com o homem desacordado, a confusão continua ao redor dele. Em outro momento registrado no vídeo, dois homens levam a briga para dentro do rio, onde passam a trocar agressões enquanto tentam se equilibrar na água.

    A situação fica ainda mais tensa quando um dos envolvidos tenta afundar o outro à força, provocando desespero entre as pessoas que acompanhavam a cena.

    “Meu Deus, vão matar ele!”, grita a mulher que faz a gravação.

    Pouco depois, moradores entram no rio para separar os homens e evitar uma tragédia.

    Até o momento, não há confirmação de prisões relacionadas ao caso nem informações oficiais sobre o estado de saúde do homem que desmaiou após o chute. As circunstâncias que deram início à briga ainda são desconhecidas.

  • Nove detentos fogem de delegacia no interior do AM; um foi capturado

    Detentos utilizaram “teresa” para escapar durante a madrugada; buscas envolvem polícias Civil e Militar em toda a calha do Rio Juruá.

    Polícia – Dos nove detentos que fugiram na madrugada do último domingo (10/05), de delegacia no município de Eirunepé (distante 1.160 quilômetros de Manaus), um foi capturado e oito seguem foragidos.

    Os pesos fugiram usando uma espécie de “teresa”, uma corda improvisada com lençóis. A informação foi confirmada pela Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Eirunepé.

    As forças de segurança realizam buscas para localizar os foragidos. De acordo com as informações apuradas por A CRÍTICA, o detento identificado como Lucas Aragão de Barros,  foi recapturado pelas equipes policiais. 

    Os demais seguem sendo procurados pela Polícia Civil e pela Polícia Militar.

    Os fugitivos foram identificados como:

    Delson Araújo Moreira, conhecido como “Delsinho”;

    Afonso Lúcio da Silva Rocha

    Gabriel Ozório do Nascimento;

    Francisco Wanderley da Conceição Silva;

    Tiago Carmo da Silva;

    Raimundo Igor Santana Viana, conhecido como “Kika”;

    Francisco Amancio da Silva, conhecido como “Bezinho”;

    Werton Oliveira da Silva, conhecido como “Cachorro”.

    A reportagem fez contato com a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas para questionar sobre a fuga e aguarda retorno.

    Decisão juticial

    Em outubro de 2025, a Justiça do Amazonas havia determinado que o Estado deveria providenciar reforma da delegacia de Eirunepé. Na decisão, a reforma da 7ª Delegacia Interativa de Polícia de Eirunepé deveria iniciar em 30 dias e conclusão em 180 dias, sob pena de multa diária no valor de R$ 10 mil, limitada a 30 dias-multa, a ser destinada ao Fundo Penitenciário Nacional.

    A decisão foi proferida pela juíza Rebecca Ailen Nogueira Vieira Aufiero, na ação civil pública n.º 0600027-62.2023.8.04.4100, de autoria do Ministério Público do Amazonas, e inclui a intimação do Estado para pagamento de multa de R$ 300 mil pelo não cumprimento da liminar, a ser revertida em favor da reforma e melhoria da delegacia.

    A reforma deveria compreender obras emergenciais e a reforma estrutural completa da carceragem e demais dependências da delegacia. Entre os aspectos a serem providenciados estão: aumento na quantidade de celas; reparo do sistema elétrico e impermeabilização do telhado; revisão e conserto completo do sistema hidráulico e hidrossanitário; adequada ventilação e aeração em todas as celas e ambientes de confinamento; pintura e restauração completa das estruturas físicas, incluindo paredes e pisos, reforço na alvenaria e fixação das grades; implementação de um sistema de videomonitoramento; reparos e reforço das grades metálicas das celas; construção de uma segunda porta de acesso às celas para segurança operacional; melhoria das barreiras perimetrais externas, com a construção ou reforço de muros ou cercas.


    Fonte e Foto: A Acrítica