Categoria: Interior

  • Briga entre estudantes termina com adolescente agredida por irmã de aluna em Presidente Figueiredo

    Confusão na saída de escola foi cercada por dezenas de pessoas; mulher adulta interveio na briga e atacou menor de idade.

    Amazonas – Uma briga entre duas adolescentes terminou em confusão generalizada e revolta em Presidente Figueiredo, município localizado a 117 quilômetros de Manaus. O caso aconteceu na saída de uma escola e ganhou repercussão após vídeos circularem nas redes sociais mostrando o momento em que a irmã de uma das estudantes agride outra adolescente, que é menor de idade.

    Segundo informações preliminares, a discussão começou entre duas alunas em plena via pública. Enquanto as jovens trocavam agressões, dezenas de estudantes e moradores se aglomeraram ao redor da cena. Apesar da movimentação, poucas pessoas tentaram separar a briga.

    Veja ao vídeo

    https://www.instagram.com/reel/DYE5TOWBk6q/?igsh=b2d5amhucnRpbnhk

    Durante a confusão, a irmã mais velha de uma das adolescentes chegou ao local e, ao ver a familiar envolvida na luta, partiu para cima da outra estudante de forma agressiva. A ação foi registrada por populares e rapidamente viralizou nas redes sociais.

    As imagens mostram o momento de tensão e aumentaram os debates sobre violência envolvendo estudantes e a participação de adultos em conflitos entre menores.

    Até o momento, não há informações oficiais sobre o estado de saúde das adolescentes envolvidas nem confirmação se a família da vítima registrou Boletim de Ocorrência na Polícia Civil.

    O caso deverá ser apurado pelas autoridades competentes.

  • Em Juruá, PC prende homem por descumprimento de medida protetiva contra a filha e a ex-companheira

    O autor já possuía histórico de violência doméstica e perseguição contra a mulher.

    Polícia – A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da 70ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Juruá (a 674 quilômetros de Manaus), cumpriu, na quarta-feira (06/05), mandado de prisão preventiva contra um homem, de 34 anos, por descumprimento de medida protetiva em favor da ex-companheira, de 27 anos, e da filha, de 5 anos.

    De acordo com o delegado Célio Lima, o autor possui histórico de episódios envolvendo violência doméstica contra as vítimas, o que reforça a situação de perseguição e ameaça à segurança de ambas.

    “No dia do descumprimento, ele estava dentro de um carro, parado em frente à residência de um vizinho, no bairro Tancredo Neves 2, a poucos metros do imóvel da ex-companheira, e teria pedido a uma criança que estava no local que chamasse sua filha”, explicou o delegado.

    Segundo a autoridade policial, a criança foi até a casa das vítimas e informou que o suspeito estava no local pedindo para ver a filha, mas a mãe não atendeu ao pedido.

    “Após a saída do ex-companheiro do local, a mulher registrou em vídeo a presença dele no endereço”, disse Célio Lima.

    Com base nas informações repassadas, foi representada à Justiça pela prisão preventiva do suspeito. A ordem judicial foi decretada e cumprida no Centro Cultural do município.

    Procedimentos

    O homem foi encaminhado à unidade policial e responderá pelo crime de descumprimento de medida protetiva. Ele permanecerá à disposição da Justiça.


    Fonte e Foto: A Acrítica

  • Em Presidente Figueiredo, PC-AM prende mulher por participar de estupro e maus-tratos contra a filha

    Os crimes também eram praticados pelo padrasto da vítima, que se encontra foragido da Justiça.

    Polícia – A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da 37ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Presidente Figueiredo (a 117 quilômetros de Manaus), cumpriu na segunda-feira (04/05), mandado de prisão preventiva contra uma mulher, de 39 anos, pelos crimes de estupro qualificado e maus-tratos contra a própria filha, uma adolescente de 14 anos. A prisão ocorreu na comunidade do Maroaga, no município.

    De acordo com a delegada Beatriz Andrade, a vítima afirma que morava com o seu pai, quando sua mãe a chamou para morar com ela e o seu padrasto Luís Gabriel de Oliveira Fonseca, que está foragido, onde após se mudar para o imóvel, passou a ser estuprada por ele entre fevereiro e maio de 2025.

    “A adolescente revelou que enquanto o seu padrasto a agredia sexualmente, a sua mãe cobria o rosto dela com um edredom e segurava os seus braços. Ela também afirmou que o casal a obrigava a ingerir bebidas alcoólicas e a fumar maconha para que os atos fossem consumados”, explicou a delegada.

    Conforme a autoridade policial, ela era submetida a maus-tratos físicos e psicológicos, sendo diversas vezes obrigada a se ajoelhar no milho e agredida com uma arma branca nas mãos quando parava de fazer os serviços domésticos.

    “A vítima relatou os abusos sofridos ao Conselho Tutelar no dia 3 de junho de 2025 na presença do pai que esteve ciente dos crimes nesta data”, informou Beatriz Andrade.

    A adolescente foi encaminhada para o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), onde recebeu o atendimento psicológico adequado para tratar os traumas psíquicos desenvolvidos na época das agressões.

    Procurado

    Luís Gabriel de Oliveira Fonseca está sendo procurado pelos crimes. A PC-AM destaca que qualquer informação sobre o paradeiro dele deve ser informada pelos números (92) 99336-9226, disque-denúncia da 37ª DIP; ou 197 e (92) 3667-7575, da PC-AM; ou pelo 181, da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM). A identidade do denunciante será mantida em sigilo.

    Procedimentos

    A mulher foi encaminhada para unidade policial e responderá pelos crimes de estupro qualificado e maus-tratos. Ela passará por audiência de custódia e ficará à disposição do Poder Judiciário.


    Fonte e Foto: A Acrítica

  • PC-AM prende homem condenado a nove anos de reclusão por estupro de vulnerável

    O autor aproveitava-se da deficiência intelectual da vítima para praticar os abusos.

    Polícia – A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da 44ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de São Sebastião do Uatumã (a 247 quilômetros de Manaus), cumpriu, na terça-feira (05/05), mandado de prisão em razão de sentença condenatória contra um homem, de 86 anos, por estupro de vulnerável. Ele foi condenado a nove anos de reclusão.

    De acordo com o delegado Henrique Maciel, as diligências tiveram início após a equipe policial constatar, por meio de sistema, a existência de um mandado de prisão em aberto contra o indivíduo.

    “À época do fato, o autor atraía a vítima, sem idade identificada, até a sua residência para praticar os atos libidinosos, aproveitando-se de sua vulnerabilidade em razão da deficiência intelectual”, explicou o delegado.

    Conforme a autoridade policial, com base nas informações coletadas, foi realizado um levantamento dos possíveis locais onde o autor poderia ser encontrado.

    A partir das buscas, a localidade foi identificada e a ordem judicial foi devidamente cumprida no bairro Trindade, no município.

    O homem foi condenado a nove anos de reclusão em regime fechado por estupro de vulnerável e ficará à disposição do Poder Judiciário.


    Fonte e Foto: A Acrítica

  • Ação contra garimpo ilegal gera perda milionária de R$ 151 milhões no Amazonas

    Ação de fiscalização atinge garimpo ilegal no Amazonas e gera perdas milionárias aos envolvidos.

    Interior – Uma operação do Comando Conjunto Harpia, dentro da Operação Ágata Amazônia 2026, destruiu 50 dragas usadas no garimpo ilegal nos municípios de Japurá e Jutaí, no interior do Amazonas.

    A ação também incluiu fiscalizações em Tefé e provocou um prejuízo estimado em R$ 151 milhões às atividades criminosas.


    De acordo com as autoridades, a presença das forças de segurança na região já havia levado à paralisação de 117 balsas antes mesmo da operação principal.

    Com a ofensiva, além da destruição das dragas, os responsáveis pelo garimpo ilegal tiveram perdas financeiras tanto pela interrupção das atividades quanto pela inutilização de equipamentos.


    Durante a ação, foram apreendidas armas, munições, uma embarcação avaliada em cerca de R$ 2 milhões, além de grande quantidade de combustível e substâncias utilizadas na prática ilegal, como o mercúrio. Também foram recolhidas balanças de precisão e outros materiais que reforçam a atividade clandestina na região.


    A operação contou com a atuação integrada de órgãos como o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a Polícia Federal, a Polícia Militar do Amazonas e militares das Forças Armadas.

    O planejamento conjunto permitiu que a ação fosse realizada sem registro de confrontos ou feridos.


    Segundo o comando da operação, o objetivo é combater crimes ambientais e reforçar a presença do Estado na Amazônia, com foco na proteção dos rios, da floresta e das comunidades tradicionais.

    As autoridades destacam que o garimpo ilegal causa danos severos ao meio ambiente, como a contaminação por mercúrio, a destruição de habitats e impactos diretos na vida de populações ribeirinhas e indígenas.

    Por jornalista Débora Alcântara

  • Agência-Barco da Caixa vai atender oito cidades do Amazonas em maio; confira o cronograma

    Embarcação oferece serviços de benefícios sociais, mas não realiza saque em dinheiro. Atendimentos acontecem das 9h às 15h.

    Interior – A Agência-Barco da Caixa Econômica Federal vai percorrer oito cidades do Amazonas durante o mês de maio.

    Durante as visitas, serão oferecidos serviços como desbloqueio de cartões e cadastro de senhas para benefícios sociais, incluindo Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), Seguro-Desemprego, Bolsa Família e Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

    A Caixa informa ainda que não haverá atendimento para saque em dinheiro. Em todas as cidades, o atendimento será realizado das 9h às 15h.

    Cronograma de maio

    • Codajás – 4 a 6 de maio
    • Anori – 7 e 8 de maio
    • Beruri – 11 a 13 de maio
    • Anamã – 14 e 15 de maio
    • Manaquiri – 18 a 20 de maio
    • Careiro da Várzea – 21 e 22 de maio
    • Barcelos – 25 a 27 de maio
    • Novo Airão – 28 e 29 de maio

    Fonte: G1

  • Em Humaitá, PC-AM prende homem por importunação sexual, violência e maus-tratos contra a enteada

    A vítima atualmente tem 15 anos, mas os crimes ocorrem desde que ela tinha cinco anos.

    Polícia – A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Especializada de Polícia (DEP) de Humaitá (a 590 quilômetros de Manaus), cumpriu, no domingo (03/05), mandado de prisão preventiva contra um homem de 43 anos pelos crimes de importunação sexual, violência psicológica e maus-tratos no contexto de violência doméstica contra sua enteada, de 15 anos.

    A ação policial faz parte da Operação Caminhos Seguros, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), que visa combater crimes e violências contra crianças e adolescentes em todo o país.

    De acordo com a delegada Wagna Costa, os crimes tiveram início quando a vítima passou a conviver com o padrasto, aos cinco anos de idade. Em uma ocasião, ele se aproveitou do fato de a mãe e o irmão da vítima estarem dormindo para exibir suas partes íntimas à menina.

    “Durante a internação da mãe da vítima por problemas de saúde, ela era submetida a tarefas domésticas mediante ameaças e era vítima de contato físico inadequado. Diante da situação, a genitora orientou a vítima a dormir na casa da avó materna”, relatou a delegada.

    Segundo a autoridade policial, no decorrer das investigações, foi representada à Justiça a prisão preventiva do autor, e a ordem judicial foi deferida. O homem foi localizado e preso após comparecer à residência da vítima.

    O autor responderá pelos crimes de importunação sexual, violência psicológica e maus-tratos em contexto de violência doméstica e familiar e permanecerá à disposição da Justiça.


    Fonte e Foto: A Acrítica

  • Novo caso de raiva animal é confirmado no interior do AM e acende alerta

    Registro foi feito após um produtor da zona rural de Presidente Figueiredo procurar a agência ao perceber sintomas suspeitos em um animal.

    Interior – A Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas (Adaf) confirmou um novo caso de raiva animal em uma propriedade rural de Presidente Figueiredo, no interior do estado. O registro foi feito após um produtor procurar a agência ao perceber sintomas suspeitos em um animal. Este é mais um foco da doença na região em menos de sete meses, o que acende alerta para criadores e moradores.

    Segundo a Adaf, o caso foi identificado depois que o produtor relatou que o animal apresentava sinais neurológicos, como dificuldade para se levantar, se alimentar e se movimentar. Uma equipe foi enviada ao local para coleta de material, e o diagnóstico foi confirmado em laboratório.

    De acordo com o médico veterinário da agência, Fábio Trindade Gonçalves, após a confirmação, as equipes iniciaram medidas de controle, como a captura de morcegos na área, principais transmissores da doença, e reforço das orientações aos produtores.

    Ele destacou que é importante procurar assistência ao notar sintomas como andar em círculos, falta de coordenação e dificuldade para ingerir água ou alimento. A recomendação também é manter a vacinação dos animais em dia.

    Casos recentes na região

    Em dezembro do ano passado, dois bezerros morreram após contrair raiva em uma propriedade no ramal Canoas, também em Presidente Figueiredo. Na ocasião, amostras analisadas pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas (Lacen) confirmaram a presença do vírus.

    Após o diagnóstico, a Adaf realizou ações de controle sanitário, incluindo vacinação do rebanho e monitoramento da área. Segundo a agência, o foco foi controlado após as medidas adotadas.

    Vacinação é obrigatória em parte do estado

    Desde março deste ano, a vacinação contra a raiva em herbívoros passou a ser obrigatória em nove municípios do Amazonas, incluindo Presidente Figueiredo. A medida foi estabelecida por portaria publicada no Diário Oficial do Estado.

    Além de Presidente Figueiredo, a obrigatoriedade vale para Apuí, Careiro, Japurá, Santo Antônio do Içá, Tefé, Urucará, Urucurituba e Lábrea. Nas demais cidades, a vacinação continua sendo recomendada, mas não é obrigatória.

    A Adaf reforça que a imunização é a principal forma de prevenção e pede a colaboração dos produtores para evitar novos casos da doença no estado.

    Fonte: G1

  • Vestígios arqueológicos com mais de 3 mil anos são encontrados em Parintins

    Descoberta aconteceu durante uma atividade de campo com alunos da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Análises laboratoriais identificaram cerâmicas pocó açutuba, fabricadas pelos primeiros ceramistas da Amazônia.

    Interior – Pesquisadores do Amazonas encontraram novos vestígios arqueológicos em uma área no Centro Histórico de Parintins. Análises laboratoriais apontam a presença de materiais com idade estimada em mais de 3 mil anos.

    A descoberta aconteceu durante uma atividade de campo com pesquisadores e alunos de graduação do curso de arqueologia da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) em novembro do ano passado. As escavações foram realizadas em uma área residencial no bairro da Francesa.

    Análises laboratoriais identificaram cerâmicas Pocó-Açutuba, fabricadas pelos primeiros ceramistas da Amazônia. Itens como alargadores e outros utensílios decorativos utilizados pelos povos originários também constam entre os achados.

    Para os arqueólogos de Parintins, onde a maioria das pessoas vê pequenas pedras, tratam-se na verdade de restos de ferramentas utilizadas por povos que habitaram na ilha que forma a cidade de Parintins há pelo menos 3 mil anos.

    Há também vestígios de materiais utilizados para a produção de pequenas peças como colares, pingentes ou até para a perfuração de rochas.

    Os vestígios estavam dentro da área mapeada desde 2018. O local é um dos 42 sítios arqueológicos identificados em Parintins. Bianchezzi conta que os achados ajudam a entender como era a vida humana na região milhares de anos atrás.

    Os itens encontrados foram organizados e permanecem no campus da UEA em Parintins. As pesquisas sobre eles devem incluir novas análises laboratoriais.

    Em maio, especialistas em arqueologia da Amazônia também devem visitar a área onde os materiais foram achados, em um encontro que busca contribuir para a formação de novos arqueólogos e fomentar pesquisas na ilha.

    Fonte: G1

  • Núcleo Psicossocial do Fórum de Parintins realiza atendimentos na zona rural do município

    Os locais atendidos incluem as comunidades do Caburi, do Mocambo, Vila Amazônia, Zé Açu e agrovilas.

    Interior – A equipe do Núcleo Psicossocial do Fórum de Parintins tem desempenhado um papel fundamental no atendimento das demandas oriundas dos processos da comarca, atuando de forma comprometida e estratégica para garantir a efetivação dos direitos da população. Parte dessas ações envolve atendimentos em comunidades da zona rural – especificamente para atender demandas de processos que envolvem crianças e adolescentes –
    o que exige o deslocamento da equipe judiciária, via embarcações, até às localidades de difícil acesso.

    Esse atendimento in loco é feito junto às crianças ou adolescentes e seus familiares, com uma psicóloga – realizando a escuta especializada de crianças ou adolescentes – e assistentes sociais que fazem o reconhecimento da realidade sociofamiliar dos envolvidos na questão. Em seguida, a equipe elabora um relatório multiprofissional que é anexado ao processo (via Projudi) e ao qual o magistrado tem acesso.

    Para garantir que esse trabalho aconteça de forma eficiente e segura, há uma importante articulação interinstitucional, contando com o apoio logístico fluvial disponibilizado pela Prefeitura Municipal, além do suporte da Polícia Militar nas áreas atendidas.

    Os locais atendidos incluem as comunidades do Caburi, do Mocambo, Vila Amazônia, Zé Açu e agrovilas. No dia 8 deste mês de abril, a equipe realizou um atendimento especificamente na comunidade do Caburi, distante cerca de 1 hora da sede de Parintins via lancha (quando o deslocamento é por outro tipo de barco esse tempo chega a 3h30).

    Equipe

    O Núcleo Psicossocial do Fórum de Parintins é composto pelas assistentes sociais Emile Maia, Vanessa Aguiar, Saskia Pinheiro, Aldeiza Garcia e Nêmora Pessoa, e pela psicóloga Tharzia Brelaz. O Fórum de Parintins tem como diretor o juiz Anderson Luiz Franco de Oliveira.

    Essa atuação integrada fortalece a rede de proteção social e demonstra o compromisso das instituições envolvidas em levar atendimento qualificado, humanizado e acessível a todos, inclusive às populações mais distantes, destaca a assistente social do Núcleo Psicossocial do Fórum de Parintins, Emile Maia.

    “Para que a população do interior da cidade não fique desassistida, é necessário que a equipe do Núcleo Psicossocial faça uma articulação institucional que envolve translado e o apoio para conduzir a equipe para a comunidade, em áreas que muitas vezes ela não conhece. O propósito é levar esse atendimento humanizado e acessível a todos, não importando onde estejam, seja na zona urbana seja na zona rural”, comentou a assistente social Emile Maia.

    Fonte: Paulo André Nunes

    Fotos: Acervo da comarca