Categoria: Interior

  • Em Anori, Justiça determina que Município substitua servidores temporários por aprovados em concurso que aguardam nomeação

    Ação Civil Pública ajuizada pelo Ministério Público apontou que vários cargos que tiveram vagas oferecidas em concurso público realizado pela Prefeitura, permanecem sendo ocupados por servidores temporários.

    Interior – O Juiz Edson Rosas Neto, respondendo pela Comarca de Anori, concedeu liminar (tutela de urgência) em Ação Civil Pública ajuizada pelo Ministério Público do Estado do Amazonas, e determinou que o Município se abstenha imediatamente de proceder a qualquer nova contratação temporária para cargos públicos cujas funções possuam candidatos aprovados e classificados no concurso público realizado em 2024, aguardando nomeação.

    A decisão também fixou prazo máximo de 30 dias, da substituição integral dos servidores contratados de forma precária (temporários) pelos candidatos aprovados dentro do número de vagas previstas no edital do certame, respeitada rigorosamente a ordem de classificação.

    O magistrado salienta que a resistência do ente municipal em promover a substituição gradual dos temporários alegando genericamente limitações orçamentárias, “não encontra amparo jurídico”, uma vez que a despesa com pessoal temporário já integra o orçamento.

    Ao fundamentar decisão, o juiz destaca, ainda, o prejuízo flagrante “e, em larga medida, irreparável” sofrido pelos aprovados no concurso. “A cada dia que o Município mantém servidores temporários em postos que deveriam ser ocupados pelos concursados, obsta-se o exercício do direito fundamental ao trabalho e à percepção de verbas de natureza alimentar. O tempo de afastamento das funções para as quais foram legitimamente selecionados não é passível de reposição fática, configurando um dano que se renova mensalmente e compromete a subsistência e o planejamento de vida de dezenas de famílias que depositaram sua confiança na lisura do certame público”, frisa Edson Rosas Neto.

    O dano severo que a manutenção do estado de irregularidade provoca à eficiência administrativa e ao erário municipal, também foi destacado na decisão. Isto porque, a opção dos vínculos precários para suprir demandas que o próprio ente reconheceu como permanentes ao realizar o concurso e fixar o número de vagas, “revela uma gestão ineficiente dos recursos humanos”.

    “O investimento público realizado na organização e execução do certame acaba por ser desperdiçado quando a Administração se recusa a colher os frutos da seleção meritocrática. Configura-se, outrossim, nítida violação ao princípio da economicidade, insculpido no artigo 39, caput , da Constituição do Estado do Amazonas. (…) A substituição gradual (dos temporários) não representa criação de nova despesa líquida, mas a regularização daquela que já vem sendo despendida de forma transversa e em desacordo com a regra constitucional do artigo 37, inciso II.”, afirma o magistrado na decisão.

    Fonte: Terezinha Torres

  • Presidente do TJAM fiscaliza obras do novo Fórum de Justiça de Japurá, no interior do estado

    A comitiva do TJAM esteve no município nesta quarta-feira (29/4) e foi acompanhada das autoridades da Prefeitura e da Câmara de Vereadores.

    Interior – O presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), desembargador Jomar Fernandes, realizou nesta quarta-feira (29/4) uma visita técnica às obras do novo Fórum de Justiça da Comarca de Japurá, município localizado a cerca de 1.498 quilômetros de Manaus. A inspeção teve como objetivo acompanhar o andamento da construção e verificar o cumprimento do cronograma de obras estabelecido pelo Tribunal. A previsão de entrega do novo espaço do Judiciário à população japuraense é novembro deste ano.

    A comitiva do TJAM foi acompanhada por representantes do Executivo Municipal e da Câmara de Vereadores de Japurá. Durante a visita, o presidente da Corte avaliou de forma positiva a evolução dos trabalhos, que seguem dentro do planejamento previsto.

    De acordo com o secretário de Infraestrutura do TJAM, arquiteto urbanista Rommel Akel, o andamento da construção está regular e respeitando o cronograma definido.

    Infraestrutura no interior

    Em Japurá, o novo fórum está sendo projetado para abrigar até duas unidades judiciais, ampliando a capacidade de atendimento do Poder Judiciário na Comarca e proporcionando melhores condições de trabalho para magistrados, servidores e colaboradores, além de oferecer mais conforto e acessibilidade à população.

    A construção integra o projeto institucional do TJAM voltado à modernização e ampliação da infraestrutura do Judiciário no interior do Estado. A iniciativa prevê a entrega de 13 novos fóruns até o final da atual gestão.

    Além de Japurá, estão em andamento obras nas Comarcas de Barreirinha, Urucurituba, Silves, Lábrea, São Gabriel da Cachoeira, Tapauá, Manicoré, Nhamundá, Coari, Itapiranga, Careiro da Várzea e Boca do Acre.

    Na atual gestão, o Tribunal já entregou os novos Fóruns de Justiça das Comarcas de Humaitá, Alvarães e Iranduba, além do prédio reformado do Fórum do Careiro Castanho.

    Fonte:Acyane do Valle | TJAM
    Fotos: Chico Batata | TJAM

  • Piratas invadem barco e fazem tripulação refém no interior do Amazonas

    De acordo com a polícia, sete pessoas que estavam no barco foram abordadas pelos suspeitos. As vítimas foram encontradas, sem ferimentos, ainda durante a noite de sábado.

    Interior – Uma embarcação que saiu de São Paulo de Olivença com destino a Manaus foi invadida por piratas no sábado (25), na região do Caeté, entre os municípios de Tonantins e Jutaí, no interior do Amazonas. Segundo a Polícia Militar, oito criminosos abordaram o barco, roubaram mantimentos e um equipamento de internet e fizeram a tripulação refém.

    De acordo com a polícia, seis pessoas que estavam no barco foram abordadas pelos suspeitos. As vítimas foram encontradas, sem ferimentos, ainda durante a noite de sábado.

    Os suspeitos fugiram após o ataque, abandonaram a embarcação usada na ação e se esconderam na mata. Ainda segundo a Polícia Militar, houve troca de tiros durante as buscas, mas não há registro de feridos. A PM informou que duas embarcações envolvidas na ocorrência foram recuperadas.

    Durante as buscas na região, os policiais encontraram um acampamento montado pelos suspeitos no meio da mata. No local, coberto por lonas, havia uma espécie de tanque com mantimentos, além de um cooler e uma mala que, segundo a polícia, haviam sido roubados pelos suspeitos durante a invasão ao barco.

    A embarcação navegava pelo rio Solimões para comprar peixes destinados à venda, conforme relataram os tripulantes à polícia. No local, os agentes encontraram cerca de 15 toneladas de pescado, que não foram levadas pelos criminosos. A motivação do crime ainda não foi esclarecida.

    O barco foi localizado em um lago próximo à comunidade de Bom Jardim e levado para o porto de Tonantins, onde permanece apreendido. Os ocupantes foram ouvidos e estão sendo liberados ao longo do dia.

    Moradores da comunidade relataram à polícia que este não foi um caso isolado. Segundo eles, ao menos outros quatro ataques semelhantes a embarcações, somados ao ataque ocorrido no sábado, foram registrados na região nos últimos dias.

    Fonte: G1

  • Mais duas suspeitas são presas por morte de adolescente no interior do Amazonas

    Adolescente foi esfaqueada, no Centro de Tefé. Ela chegou a ser socorrida e deu entrada em estado grave no hospital do município, mas não resistiu aos ferimentos.

    Interior – Duas mulheres foram presas na noite de domingo (26) por envolvimento na morte da adolescente Ana Beatriz Paulino Vastro, de 14 anos, em Tefé, no interior do Amazonas. Com as novas prisões, o número de detidos no caso chegou a seis.

    Geovana de Oliveira Leite, de 21 anos, e Letícia Araújo Mendonça, também de 21 anos, foram levadas para a 5ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Tefé. Segundo a Polícia Militar do Amazonas (PMAM), as duas não apareciam como suspeitas no início das investigações.

    O crime ocorreu na madrugada de domingo (26), quando a adolescente foi esfaqueada na região central do município. Ela chegou a ser socorrida e deu entrada em estado grave no hospital da cidade, mas não resistiu aos ferimentos.

    De acordo com o 3º Batalhão da Polícia Militar, Letícia foi presa após denúncia. A equipe foi até o endereço informado, confirmou a presença dela e realizou a prisão. Já Geovana apresentava hematomas na mão direita no momento da abordagem

    No início das investigações, quatro pessoas já haviam sido detidas: Edvania da Silva Zagoly, de 27 anos, Grazielle Santos de Souza, de 18 anos, e dois adolescentes. Com as novas prisões, quatro mulheres estão presas e dois adolescentes, de 17 anos, foram apreendidos por participação no crime.

    Todos devem passar por audiência de custódia, quando a Justiça vai decidir se mantém as prisões. Caso a apreensão seja mantida, os adolescentes devem ser encaminhados para Manaus, já que Tefé não possui unidade adequada para internação.

    Fonte: G1

  • Cheia no Amazonas: número de cidades em emergência sobe para 15 e mais de 133 mil pessoas são afetadas

    Outros quatro municípios estão em alerta, 31 em atenção e 12 seguem em situação de normalidade, incluindo Manaus.

    Amazonas – Subiu para 15 o número de municípios do Amazonas em situação de emergência por causa da cheia dos rios. O balanço foi divulgado na quarta-feira (22) pela Defesa Civil do Estado. Ao todo, cerca de 133 mil pessoas já foram afetadas pelas inundações em diferentes regiões.

    Outros quatro municípios estão em alerta, 31 em atenção e 12 seguem em situação de normalidade, incluindo Manaus.

    Guajará, no sul do estado, foi o mais recente a entrar na lista de emergência. O município teve o status reconhecido após o rio Juruá atingir 12,03 metros. Em Tonantins, o rio Solimões chegou a 15,09 metros e também colocou a cidade entre as mais afetadas.

    Em alerta: Amaturá, Envira, Ipixuna, Pauini e São Paulo de Olivença.

     Em atenção: Alvarães, Anamã, Anori, Apuí, Barreirinha, Beruri, Boa Vista do Ramos, Borba, Caapiranga, Careiro, Careiro da Várzea, Careiro Castanho, Coari, Codajás, Fonte Boa, Humaitá, Iranduba, Japurá, Jutaí, Manacapuru, Manaquiri, Manicoré, Maraã, Maués, Nhamundá, Nova Olinda do Norte, Novo Aripuanã, Parintins, São Sebastião do Uatumã, Tefé, Uarini e Urucará.

    Segundo a Defesa Civil, 12 municípios permanecem em condição de normalidade.

    Para reduzir os impactos da cheia, o governo do estado distribuiu 120 kits de purificadores do projeto Água Boa para 20 municípios, como Santa Isabel do Rio Negro, Iranduba e Itacoatiara. A ação busca garantir acesso à água potável para comunidades ribeirinhas.

    Na área econômica, a Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam) anunciou medidas emergenciais. Entre elas estão ampliação do crédito, dispensa de garantias e renegociação de dívidas, com prazos maiores e carência para início dos pagamentos.

    A Defesa Civil informou que o monitoramento dos rios é feito de forma contínua pelo Centro de Monitoramento e Alerta. O Comitê Permanente de Enfrentamento a Eventos Climáticos e Ambientais também atua na resposta à cheia.

    A Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), por meio da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), publicou uma nota técnica com orientações para o período de cheia.

    O documento recomenda que os municípios reforcem a vacinação, principalmente contra hepatite, tétano e raiva. Também orienta a vacinação de cães e gatos e o controle dos estoques de imunizantes.

    Outra medida é a distribuição de hipoclorito de sódio a 2,5% para tratamento da água, principalmente em áreas rurais.

    A nota também destaca a importância de monitorar a qualidade da água, identificar falhas nos sistemas de abastecimento e adotar ações rápidas em caso de contaminação.

    Fonte: G1

  • Acidente Fatal em balneário de Lábrea, jetski bate em flutuante e pedaço de madeira atinge jovem

    O último domingo (19) que era pra ser de lazer se tornou trágico.

    Interior – O jovem João Paulo Queiroz de Souza, de 25 anos, morreu após ser atingido na cabeça por um pedaço de madeira durante um acidente com uma moto aquática, na tarde de domingo (19), no município de  Lábrea, no sul do Amazonas.

    Segundo testemunhas João Paulo estava no flutuante e aguardava um colega que conduzia a moto aquática. O piloto perdeu o controle da embarcação e bateu contra a estrutura do flutuante. Com o impacto, uma parte de madeira atingiu a cabeça da vítima.

    O acidente gerou desespero e pânico entre as pessoas que estavam presentes no local. Amigos e Populares tentaram reanimar o jovem Joao Pualo e na tentativa de salvar sua vida, transportaram em uma voadeira até a margem do rio, de onde ele foi levado para uma unidade hospitalar.

    O jovem sofreu um traumatismo cranioencefálico grave e foi levado ao Hospital Regional de Lábrea. De acordo com a unidade de saúde, o estado dele piorou rapidamente e, apesar do atendimento médico, ele não resistiu.

    O caso deve ser investigado pela Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), onde as autoridades devem apurar a conduta do piloto, a velocidade da moto aquática e as condições de segurança do local.

    Por Jornalista Débora Alcântara

  • Chuva intensa causa transtornos e deixa áreas alagadas em Parintins

    Temporal, que começou ainda pela manhã e durou mais de cinco horas neste sábado (18), interrompeu atividades no curral do Boi Garantido e deixou danos no Hospital Jofre Cohen.

    Interior – Um temporal atingiu Parintins neste sábado (18) e provocou transtornos em diversos bairros da cidade. A chuva intensa, que começou ainda pela manhã e durou mais de cinco horas, causou alagamentos, interrompeu atividades no curral do Boi Garantido e deixou danos no Hospital Jofre Cohen.

    Em áreas residenciais, moradores tiveram prejuízos com a água invadindo as casas. A dona de casa Jonara de Andrade contou que tentou salvar os eletrodomésticos.

    Os alagamentos foram registrados em vários pontos da cidade. No curral do Boi Garantido, os galpões ficaram inundados e o trabalho de produção das alegorias precisou ser paralisado. Já no Hospital Jofre Cohen, pacientes relataram goteiras em uma das enfermarias.

    Até a tarde, equipes da Defesa Civil e da Empresa Municipal de Trânsito e Transportes percorriam os bairros para atender mais de 30 ocorrências registradas durante a chuva.

    Segundo o coordenador da Defesa Civil, Adriano Aguiar, não está descartada a possibilidade de decreto de situação de emergência.

    Ainda de acordo com o órgão, duas famílias ficaram desabrigadas. As áreas mais afetadas incluem a região da Lagoa Azul, no bairro Itaúna 2, além de áreas de ocupação, que permaneciam alagadas até o fim do dia.

    O autônomo Emanuel Reis relatou os impactos no dia a dia da população. “Todo o tempo é isso aí, pode ver. Tem criança, pessoas que precisam levar idoso pra terapia, criança pra ir pra escola, é um transtorno só”, disse.

    A prefeitura de Parintins informou que as famílias afetadas vão receber acompanhamento social. O Boi Garantido comunicou que as alegorias não foram prejudicadas e que os trabalhos serão retomados. Já a direção do Hospital Jofre Cohen esclareceu que o problema foi causado por danos no telhado por causa da chuva, e que já trabalha para corrigir a situação.

    Fonte: G1 Amazonas

  • Alunos de Rio Preto da Eva vão representar o Brasil em Olimpíada de Matemática na França

    Grupo foi escolhido após se destacar em competições e simulados, garantindo vaga como a única escola municipal do Amazonas na disputa.

    Interior – Quatro alunos da rede municipal de ensino de Rio Preto da Eva foram selecionados para representar o Brasil na Olimpíada Internacional de Matemática Grande Finale, que será realizada entre os dias 3 e 7 de maio, em Salon-de-Provence, na França. O grupo foi escolhido após se destacar em competições e simulados, garantindo vaga como a única escola municipal do Amazonas na disputa.

    Os estudantes são Sarah Ryhanna Cardoso Ferreira, do 9º ano, e Tabita Helena Paixão de Freitas, Eskenaz Yamara Urquiza e Luan Serrão Fonseca, do 8º ano. Todos são alunos da Escola Municipal Alegria de Saber.

    A Olimpíada Grande Finale reúne equipes de vários países em provas que avaliam raciocínio lógico, interpretação e resolução de problemas matemáticos. Diferente de outras competições, o formato é coletivo: os quatro alunos trabalham juntos, na mesma mesa, para responder às questões.

    De acordo com as regras, cada equipe deve ser formada por dois meninos e duas meninas. A escolha dos representantes de Rio Preto da Eva foi feita por meio de um simulado interno, que selecionou os estudantes com melhor desempenho.

    A preparação para a competição tem sido intensa. Os alunos estudam pela manhã e, à tarde, participam de treinamentos específicos, revisões e resolução de exercícios voltados à olimpíada. A rotina de estudos foi mantida até mesmo durante o período de férias escolares.

    A classificação para a etapa na França também é resultado de um histórico recente de conquistas. Em 2025, dois alunos da mesma escola participaram de uma olimpíada internacional em Tóquio, no Japão, e conquistaram o 4º lugar.

    O desempenho abriu portas para convites em outros países, como Vietnã, Tailândia e Japão. Após avaliação, a delegação optou por competir na França

    Fonte: G1

  • Suspeito de se apropriar de benefício social da ex-companheira PcD é preso no interior do AM

    Segundo a Polícia Civil, a vítima passou a enfrentar dificuldades financeiras, sobrevivendo apenas de catar latinha nas ruas de Manacapuru.

    Interior – Um homem de 43 anos foi preso nesta segunda-feira (13) em Manacapuru, no interior do Amazonas. Ele é suspeito de ameaçar e se apropriar do benefício social da ex-companheira, de 37 anos, que é pessoa com deficiência. A polícia não informou a identidade do homem preso até a última atualização desta reportagem.

    Segundo a Polícia Civil, a investigação começou depois que a vítima procurou a delegacia. Ela denunciou que o suspeito descumpria a medida protetiva concedida em janeiro deste ano.

    O casal viveu em união estável por 19 anos e está separado há dois.

    Segundo a delegada Joyce Coelho, o homem era procurador da ex-companheira e administrava o benefício social dela. Após a separação, ele teria se apropriado indevidamente do dinheiro, sem repassar os valores.

    A delegada informou que a vítima enfrenta dificuldades financeiras e sobrevive coletando latinhas nas ruas de Manacapuru.

    O casal teve dois filhos, que ficaram sob responsabilidade do suspeito. Um deles chegou a ameaçar a mãe, influenciado pelo pai.

    O suspeito vai responder por descumprimento de medida protetiva, ameaça e estelionato em contexto de violência doméstica. Ele permanece à disposição da Justiça.

    Denúncias de violência doméstica em Manacapuru podem ser feitas pelos números (92) 99393-7363, da Delegacia Especializada; 197 e (92) 3667-7575, da Polícia Civil; ou 181, da Secretaria de Segurança Pública. A identidade do denunciante é mantida em sigilo.

    Fonte: G1

  • Alunos da Ufam protestam em Coari contra falta de professores

    Problema persiste desde 2025 e afeta diretamente a conclusão de cursos e práticas acadêmicas.

    Interior – Estudantes do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) protestaram neste sábado (11), em Coari, no interior do Amazonas, contra a falta de professores no curso de Enfermagem. O problema persiste há mais de um ano e atrasa a formação de várias turmas.

    De acordo com os alunos, eles aguardam a solução há mais de um ano.

    Cássio Cavalcante, estudante de Enfermagem, deveria se formar neste ano. Mas a falta de professores deve adiar a conclusão do curso.

    Os alunos participaram de uma reunião virtual com gestores da Ufam. No ano passado, estudantes também protestaram pela contratação de professores. Em 2026, a gestão da universidade mudou, mas os alunos afirmam que o problema continua

    Na reunião, a gestão da Ufam disse não ter condições de contratar professores imediatamente.

    Em nota, a direção da Ufam informou que já marcou uma reunião para a próxima segunda-feira (13) com o Instituto de Biotecnologia e Saúde (ISB), em Coari. Segundo a universidade, serão discutidas medidas de curto e médio prazo, como a contratação de professores substitutos.

    Fonte: G1 Amazonas