Categoria: Sem categoria

  • União Europeia veta importações de carne e produtos de origem animal do Brasil

    Bloco atualizou, nesta terça-feira (12), a lista de países que cumprem regras contra o uso de antimicrobianos na pecuária, e excluiu o Brasil. Essa lista define quem pode continuar exportando para a UE a partir de 3 de setembro.

    Geral – A União Europeia (UE) publicou, nesta terça-feira (12), uma atualização da lista de países que cumprem suas regras contra o uso excessivo de antimicrobianos na pecuária e excluiu o Brasil.

    Segundo a UE, o Brasil foi excluído por não fornecer garantias sobre a não utilização de antimicrobianos na pecuária, informou a agência de notícias France Presse. Outros países do Mercosul, como Argentina, Paraguai e Uruguai, seguem autorizados.

    Em entrevista à agência Lusa, a porta-voz da Comissão Europeia para a Saúde, Eva Hrncirova, confirmou que o Brasil não está na lista e poderá deixar “de exportar para a UE mercadorias como bovinos, equinos, aves, ovos, aquicultura, mel e invólucros”.

    De acordo com a porta-voz da UE, para voltar à lista, “o Brasil deve garantir o cumprimento dos requisitos da União relativos à utilização de antimicrobianos durante todo o ciclo de vida dos animais dos quais provêm os produtos exportados”.

    O g1 procurou o Ministério da Agricultura, mas não teve retorno até a última atualização desta reportagem.

    Na lista de 2024, o Brasil aparecia como autorizado a exportar carne bovina, de frango e de cavalo, além de tripas, peixe e mel.

    Proibição de antimicrobianos

    A União Europeia proíbe os antimicrobianos que são utilizados também para crescimento dos animais, explica Leonardo Munhoz, pesquisador do Centro de Bioeconomia da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

    São eles:

    • virginiamicina;
    • avoparcina;
    • cacitracina;
    • tilosina;
    • espiramicina;
    • avilamicina.

    Em abril, o Ministério da Agricultura publicou uma portaria que proíbe a importação, fabricação, comercialização e uso de alguns antimicrobianos usados como melhoradores de desempenho, incluindo avoparcina e virginiamicina.

    Para voltar à lista da UE, o Brasil tem dois caminhos: restringir legalmente o uso dos demais medicamentos mencionados ou garantir que a carne exportada não contenha essas substâncias.

    A segunda opção não é fácil de aplicar, pois depende da rastreabilidade do produto, é mais demorada e custosa, aponta Munhoz.

    Assim que for comprovado que a pecuária brasileira não usa esses antimicrobianos, o país poderá voltar a exportar, mesmo que isso ocorra após setembro.

    Segundo o pesquisador, já se sabia que a União Europeia planejava essas restrições desde 2019.

    A União Europeia é o terceiro maior destino da carne bovina brasileira em valor exportado, depois de China e Estados Unidos, segundo dados do Agrostat, sistema do Ministério da Agricultura. Para carnes em geral, o bloco é o segundo maior mercado, atrás da China.

    O que dizem os produtores rurais do Brasil

    O g1 procurou a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec), que disse que ainda não tem um posicionamento sobre o assunto.

    Já a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) disse que está verificando quais serão os possíveis impactos para a carne de frango.

    O presidente da Associação Brasileira dos Exportadores de Mel (Abemel), Renato Azevedo, afirmou ao g1 que a notícia “pegou de surpresa” o setor. “Entendo que isso é algo político, visto que há uma grande pressão dos europeus para barrar produtos brasileiros depois do acordo do Mercosul”, afirmou.

    A Associação Brasileira das Indústrias de Pescados (Abepesca), por sua vez, diz que não exporta para UE desde 2016.

    Acordo Mercosul e União Europeia

    A publicação da lista ocorre 12 dias após a assinatura de um acordo de livre comércio com os países do Mercosul, criticado por agricultores e ambientalistas europeus, especialmente na França.

    A medida desta terça-feira não tem relação com o acordo, afirma Munhoz. A lista é uma regulamentação sanitária, ou seja, uma exigência que qualquer país pode adotar para garantir a segurança dos alimentos consumidos pela população.

    O acordo entrou em vigor em 1º de maio, em caráter provisório, e aguarda uma decisão judicial na Europa sobre sua legalidade.

    “Nossos agricultores seguem alguns dos padrões de saúde e antimicrobianos mais rigorosos do mundo. Portanto, é legítimo que os produtos importados estejam sujeitos aos mesmos requisitos. A decisão tomada hoje demonstra que o sistema europeu de controle funciona”, afirmou o comissário europeu para a Agricultura, Christophe Hansen.

  • Imprudência no trânsito: quase mil infrações são registradas em Manaus durante o fim de semana

    Fiscalizações do Detran-AM intensificadas em diferentes zonas da capital resultaram em centenas de autuações e reforçam o alerta para a responsabilidade no trânsito.

    Manaus – O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) contabilizou quase mil infrações durante a Operação Segurança Presente, realizada entre a noite de sexta-feira (8) e a madrugada desta segunda-feira (11), em diferentes pontos das zonas Leste, Norte e Oeste de Manaus.


    Ao todo, foram registrados 923 autos de infração. Entre as irregularidades mais frequentes, a principal foi a condução de motocicletas sem capacete, com 115 ocorrências. Também chamaram atenção os casos de motoristas dirigindo com calçados inadequados, que somaram 93 registros, além de 74 veículos circulando sem equipamentos obrigatórios e 71 passageiros de motocicletas sem o uso do capacete.


    As equipes de fiscalização ainda flagraram motoristas sem Carteira Nacional de Habilitação (CNH), pessoas permitindo que não habilitados conduzissem veículos, além de casos de descarga livre, falta do uso do cinto de segurança e excesso de passageiros. Durante a operação, 19 veículos foram removidos por apresentarem irregularidades.

    Segundo o Detran-AM, a operação teve como principal objetivo reforçar a fiscalização em áreas de Manaus consideradas com maior número de acidentes de trânsito.


    Ainda conforme o órgão, as motocicletas concentraram a maior parte das infrações registradas durante a ação, representando 68,5% dos casos. O dado acende um alerta para os riscos envolvendo esse tipo de veículo, que também está entre os mais presentes em acidentes graves na capital amazonense.

    Durante a operação, 40 motoristas foram flagrados dirigindo sob efeito de álcool em Manaus. Um dos casos aconteceu no sábado (9), na avenida Max Teixeira, no bairro Cidade Nova, Zona Norte da capital.

    Conforme informou o Detran-AM, um condutor de veículo de carga chamou a atenção das equipes após ser visto dirigindo de forma irregular e derramando parte da carga pela via.


    Na abordagem, os agentes constataram sinais de embriaguez e ainda verificaram que a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do motorista estava vencida. Ele foi encaminhado para uma unidade da Polícia Civil do Amazonas, enquanto o veículo acabou removido.


    Outro flagrante ocorreu na avenida Torquato Tapajós, na Zona Centro-Sul de Manaus. Um motociclista realizou o teste do bafômetro e apresentou índice de 0,92 mg/L de álcool, quantidade considerada crime de trânsito.


    Diante dos casos registrados durante a fiscalização, o coordenador-geral de Fiscalização do Detran-AM, Arthur Cruz, voltou a reforçar os perigos da combinação entre bebida alcoólica e direção.

    Ação de conscientização


    Além das fiscalizações, a operação também contou com atividades educativas realizadas por equipes da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) em Manaus. As ações tiveram como foco orientar motoristas e passageiros sobre medidas de prevenção no trânsito.


    Durante as abordagens, a secretária executiva adjunta de Assistência da SES-AM, Mônica Melo, reforçou a importância do uso do cinto de segurança e dos equipamentos de proteção para motociclistas, destacando que atitudes simples podem ajudar a reduzir acidentes e salvar vidas.

    Por Jornalista Débora Alcântara

  • Governo do Amazonas antecipa pagamento do Auxílio Estadual para mais de 300 mil famílias

    Benefício de R$ 150, que normalmente é pago no dia 20, foi liberado nesta sexta-feira (8) em homenagem ao Dia das Mães

    Amazonas – O Governo do Amazonas antecipou o pagamento do Auxílio Estadual Permanente, que já está disponível para os beneficiários nesta sexta-feira (8). O valor de R$ 150, normalmente pago no dia 20 de cada mês, foi liberado antes da data prevista devido à proximidade do Dia das Mães.


    A antecipação deve beneficiar mais de 300 mil famílias em situação de vulnerabilidade social em todo o estado. O recurso pode ser utilizado para compras em supermercados, farmácias e outros estabelecimentos credenciados.


    O anúncio foi feito pelo atual governador Roberto Cidade, que destacou que a medida busca ajudar as famílias amazonenses neste período, garantindo apoio nas despesas básicas e fortalecendo a segurança alimentar.


    O Auxílio Estadual Permanente é destinado às famílias cadastradas em programas sociais do Governo do Amazonas e tem como objetivo oferecer suporte financeiro às pessoas em situação de pobreza e extrema pobreza no estado.

    Por jornalista Débora Alcântara

  • Agenda cultural do AM: fim de semana tem balé folclórico, stand-up e eventos de boi-bumbá

    g1 reuniu os destaques desta sexta-feira (8), sábado (9) e domingo (10).

    Cultural – Manaus recebe uma programação cultural variada neste fim de semana, com apresentações de dança folclórica, shows de arrocha, música eletrônica, eventos de bois-bumbá, exposição artística e stand-up comedy. A agenda também traz estreias no cinema.

    O g1 reuniu os destaques desta sexta-feira (8), sábado (9) e domingo (10). Confira abaixo.

    Estreias no cinema

    • ‘Mortal Kombat 2’

    Mortal Kombat II segue sendo uma adaptação da série de videogames, e agora, irá acompanhar os famosos campeões ao lado do próprio Johnny Cage. Em uma nova disputa entre as forças do Plano Terreno e regime tirânico de Shao Kahn, eles terão que buscar o equilíbrio entre os reinos e viver lutas intensas. Com heróis e antigos rivais sendo obrigados a se unirem, uma batalha sangrenta e decisiva irá determinar o destino de todos os habitantes.

    • Billie Eilish – Hit Me Hard and Soft: The Tour in 3D’

    Co-dirigido pela própria artista, ‘Billie Eilish – Hit Me Hard And Soft: The Tour Live In 3D’ é uma parceria com o cineasta James Cameron que acompanha as performances da turnê do álbum ‘Hit Me Hard And Soft’. Como uma experiência visual única, os fãs dançam e cantam com grandes hits como Lunch, Birds of a Feather e Chihiro.

    📅 Sexta-feira (8)

    ➡️ Espetáculo do Balé Folclórico do Amazonas

    O Balé Folclórico do Amazonas (BFA) apresenta o espetáculo “I Kama Iaba”, às 19h, no Teatro da Instalação, em Manaus. A apresentação integra a temporada de 25 anos do BFA, trazendo uma obra que explora a memória, a natureza e o legado do Muiraquitã com direção de Monique Andrade.

    • ⏰ Horário: 19h;
    • 📍 Local: Teatro da Instalação;
    • 🎟️ Entrada: gratuita.

    ➡️ Casa de Seresta

    ‘Casa da Seresta’ reúne artistas regionais em uma noite de arrocha e música romântica em Manaus. Entre as atrações confirmadas estão Leninha Salvador, Luan Costa, Berg Guerra e Fofinho do Arrocha.

    • ⏰ Horário: 22h;
    • 📍 Local: Tarumã Fest, na Avenida do Turismo;
    • 🎟️ Ingressos: disponíveis aqui.

    ➡️ Raum & Um – Techno

    A festa promete reunir fãs de música eletrônica em uma experiência voltada ao techno underground, com oito horas de programação em Manaus. O evento terá apresentações dos DJs Cesa, Eric Cabral, Salma e Edival Oliveira.

    • Horário: 22h;
    • 📍 Local: Rua Acre, 95, bairro Nossa Sra. das Graças;
    • 🎟️ Ingressos: disponíveis aqui.

    📅 Sábado (9)

    ➡️ Exposição ‘Reflexões Amazônicas’

    A exposição reúne mais de 30 artistas visuais da região e propõe reflexões sobre cultura, identidade e ancestralidade amazônica a partir do símbolo do cocar indígena. Entre os participantes está o artista Alessandro Hipz, com obras inspiradas na memória e nos elementos simbólicos da Amazônia. A mostra está em cartaz na Galeria de Arte da Valer Teatro, no Centro de Manaus.

    • 📅 Data: até 10 de julho;
    • ⏰ Horário: segunda a sábado, das 10h às 22h; domingos, das 8h às 22h;
    • 📍 Local: Galeria de Arte da Valer Teatro, no Largo São Sebastião;
    • 🎟️ Entrada: gratuita.

    ➡️ TBT Azulado

    Os torcedores do Boi Caprichoso terão uma noite dedicada às toadas que marcaram a história do festival de Parintins. O ‘TBT Azulado 2026’ reúne artistas e itens oficiais do boi em uma programação especial no Centro de Convenções Vasco Vasques, em Manaus.

    • ⏰ Horário: abertura dos portões às 20h;
    • 📍 Local: Centro de Convenções Vasco Vasques, na Avenida Constantino Nery, bairro Flores;
    • 🎟️ Ingressos: pista a R$ 30 e mesas para quatro pessoas a R$ 400, disponíveis para pista aqui ou na loja Canto Caprichoso;
    • 📲 Informações: (92) 98484-1515.

    Noite da Cunhã-Poranga do Brasil

    O Curral do Boi Garantido realizará, às 21h, no Sambódromo de Manaus, uma noite dedicada às mulheres amazônidas. Com o tema “A Noite da Cunhã-Poranga do Brasil”, o evento homenageia a força e a representatividade feminina na cultura regional. A entrada é gratuita.

    O ponto alto da noite será o encontro de ex-cunhãs com a atual representante do item 9 do Garantido, Isabelle Nogueira. Entre as convidadas estão Verena Ferreira, Tatiane Barros, Raíssa Bandeira e Alessandra Brasileiro.

    • ⏰ Horário: 21h;
    • 📍 Local: Sambódromo de Manaus;
    • 🎟️ Entrada: gratuita.

    📅 Domingo (10)

    ➡️ ‘Energia Feminina’, com Carol Delgado

    A comediante Carol Delgado apresenta em Manaus o espetáculo “Energia Feminina”, que mistura stand-up comedy, interação com o público e quadros inspirados em programas de auditório. O show aborda, com humor e ironia, situações do cotidiano e expectativas impostas às mulheres.

    • ⏰ Horário: 20h;
    • 📍 Local: Teatro La Salle;
    • 🎟️ Ingressos: disponíveis aqui.
  • Produtos Ypê suspensos pela Anvisa: veja como identificar se o seu pertence a lotes contaminados

    Produtos pertencem a lotes cuja numeração termina com o número 1. De acordo com a Anvisa, lotes apresentam risco de contaminação microbiológica

    Geral – A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, nesta quinta-feira (7), o recolhimento de dezenas de produtos da marca Ypê devido a um risco de contaminação microbiológica. Esses produtos pertencem a lotes cuja numeração termina com o número 1.

    É possível encontrar a informação gravada na embalagem, debaixo do rótulo — como no caso de detergentes —, na base ou próximo à tampa. Geralmente, o número do lote vem acompanhado das datas de fabricação e de validade, e é indicado com a escrita “Lote:” ou “L:” antes.

    Se o último numeral do código for o 1, o produto pertence ao lote com risco de contaminação e deve ser recolhido, conforme orientação da Anvisa.

    A recomendação é entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) da empresa para obter informações sobre o procedimento de recolhimento.

    Em nota, a Ypê manifestou “indignação com a decisão”, classificou a medida como “arbitrária e desproporcional” e informou que vai recorrer.

    A empresa alega ter laudos de análises independentes que comprovam que os produtos são “totalmente seguros e adequados para consumo”.

    Fonte: G1

  • Dono de escolinha de futebol é preso por suspeita de estupro e exploração de alunos em Manaus

    Segundo a delegada Mayara Magno, o caso começou a ser investigado no ano passado, após a mãe de um dos alunos encontrar mensagens no celular do filho.

    Policial – Um homem de 48 anos, dono de uma escolinha de futebol, foi preso nesta quarta-feira (6), no bairro Zumbi dos Palmares, na zona leste de Manaus. Ele é investigado por crimes sexuais contra crianças e adolescentes atendidos no local. A prisão foi feita pela Polícia Civil do Amazonas, por meio da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca).

    Segundo a delegada Mayara Magno, o caso começou a ser investigado no ano passado, após a mãe de um dos alunos encontrar mensagens no celular do filho. “Ela viu conversas inadequadas, em que professor pedia fotos íntimas. Ao questionar o filho, ele contou o que estava acontecendo, e ela procurou a delegacia”, explicou.

    De acordo com a polícia, além de solicitar imagens de conteúdo sexual, o suspeito também teria praticado atos libidinosos contra o adolescente, o que configura estupro de vulnerável.

    Durante a operação, foram cumpridos mandados de prisão preventiva e busca e apreensão. O homem também foi preso em flagrante após a apreensão do celular, onde foram encontrados conteúdos de pornografia infantil.

    A investigação segue para identificar outras possíveis vítimas. Segundo a polícia, pelo menos 60 crianças e adolescentes eram atendidos na escola.

    Ainda conforme a delegada, o suspeito usava o sonho das vítimas de se tornarem atletas profissionais para se aproximar. “Ele utilizava desse sonho das crianças e adolescentes para cometer os abusos”, afirmou.

    O homem permanece à disposição da Justiça.

    Fonte: G1 Amazonas

  • Cristão pode fazer terapia? Por que relação entre fé evangélica e a psicologia é tão polêmica

    A ideia de que cristãos não deveriam se consultar com psicólogos ou, se o fizerem, que seja com um psicólogo cristão, tem ganhado adeptos em alguns grupos religiosos. Essa relação sempre teve suas arestas e, para especialistas, nasce da concorrência pela psiquê ou alma humanas.

    Saúde – Em um vídeo com milhares de visualizações no YouTube, o pastor Rodrigo Mocellin diz que a psicologia está “contra o cristianismo”, e não ao lado.

    “Estão no mesmo campo de batalha, mas batalhando um contra o outro”, argumenta o líder da Igreja Resgatar, que tem quase 640 mil seguidores na plataforma de vídeos.

    Em outro vídeo, César Augusto, pastor da Igreja Apostólica Fonte da Vida, diz que as pessoas “podem frequentar psicólogo ou seja lá o que for”.

    Mas recomenda aos quase 200 mil seguidores ali: “Já experimentou ter o momento de uma consulta com o maior psicólogo do mundo, que é Jesus?”

    Em post publicado em seu canal, o bispo Walter McAlister, da Igreja Cristã Nova Vida, até reconhece que “a psicologia tem ajudado muito o ser humano”. Mas faz uma ressalva.

    “Recomendaria que [o cristão] consultasse um psicólogo que também fosse cristão. Porque esses conflitos não resolvidos não podem ser fundamentados apenas em comportamento, traumas de infância ou desejos enrustidos. Alguns são de ordem espiritual.”

    Pastor evangélico, o senador Magno Malta (PL-ES) é autor de uma proposta, atualmente em consulta pública, para instituir no Senado uma Frente Parlamentar em Defesa da Liberdade Religiosa dos Psicólogos Cristãos.

    Um dos pontos de seu projeto é que seja instaurada uma mobilização para que sejam combatidas o que ele chama de “medidas normativas que imponham restrições desproporcionais ao exercício profissional em razão de convicções religiosas”.

    O Conselho Federal de Psicologia diz que acompanha os debates sobre fé e a prática profissional e afirma ter um compromisso com o respeito à diversidade de crenças e convicções.

    Mas ressalta que nenhum profissional da área deve se apresentar como “psicólogo cristão” para não “levar à crença equivocada de que a prática é exclusivista ou baseada em dogmas, o que contraria a universalidade e a laicidade da ciência psicológica”.

    A relação entre cristianismo e psicologia sempre teve suas arestas. Para especialistas, a dificuldade desse diálogo nasce justamente da concorrência do objeto tratado por ambas as searas: a psiquê ou a alma humana.

    O título do vídeo do pastor Mocellin é emblemático: “Psicologia e fé cristã: irreconciliáveis”. Ele é taxativo. Diz que a psicologia é “o homem dizendo que não precisamos da Bíblia” e que essa ciência não passa de “doutrina de demônios”.

    Só a Bíblia pode desnudar a alma humana. [O pai da psicanálise, Sigmund] Freud se considerava aquele sujeito que veio para desvendar a alma humana.”

    Autor do recém-lançado livro Cristianismo Leve e pastor na Igreja Batista Filadélfia, o teólogo Pedro Pamplona entende que terapias psicológica ou psicanalítica podem ser complementares ao trabalho espiritual no cuidado com a mente humana.

    Mas, para ele, essa interface tem limites. Ele vê “incompatibilidades” entre a atuação do terapeuta e o aconselhamento religioso. “A Bíblia tem uma antropologia própria, que chamamos de antropologia cristã.”

    Maneira própria

    Pamplona defende que sua religião tem uma forma de entender o ser humano e suas questões que foi dada por uma revelação de Deus.

    As diferentes psicoterapias abordam o ser humano a partir de uma perspectiva conflitante com o que determina sua fé, diz ele.

    “Essas antropologias podem ser bem distintas da antropologia cristã e, por isso, a abordagem clínica pode ser tornar incompatível com a fé cristã”, pondera.

    “Visões diferentes nas antropologias geram fundamentos éticos e valores de vida diferentes. O psicólogo não deve fazer proselitismo religioso em seu ambiente de trabalho, mas, mesmo sem essa prática, ele pode ir contra o padrão de vida que a Bíblia orienta para seus seguidores.”

    É uma questão permeada por valores. O pastor lembra que muitas vezes aquilo que é “normal ou natural” para a psicologia, é “pecado” para os religiosos.

    Então, ele argumenta que o profissional da psicologia pode acabar “incentivando” o paciente “a fazer coisas que a Bíblia proíbe”.

    Para a psicóloga e psicanalista Beatriz Breves, autora do livro Eu Fractal – Conheça-te a Ti Mesmo, não deveria haver motivos para essa dificuldade de conciliação.

    “A verdadeira incompatibilidade surge quando a pessoa não dispõe de abertura para se implicar no próprio processo, o que não tem relação com religião, mas com a disponibilidade interna necessária para que a terapia aconteça.”

    Embora o processo terapêutico leve a pessoa a confrontar seus valores, isso não cria incompatibilidade, defende a psicóloga.

    “A fé não impede o questionamento, pelo contrário. Quando alguém pode interrogar a própria fé e, ainda assim, reconhecer que ela permanece, a fé se fortalece”, diz Breves.

    “O questionamento não a enfraquece, a torna mais consciente. E é justamente nesse movimento que o equilíbrio se torna possível.”

    Cristão pode fazer terapia?

    Para o teólogo e historiador Gerson Leite de Moraes, professor na Universidade Presbiteriana Mackenzie, a dificuldade de conciliação entre psicologia e religião está em uma suposta concorrência entre ambos.

    “Os líderes religiosos que querem combater a psicanálise e a Psicologia estão lutando por uma reserva de mercado. Eles querem ter o direito de ser os conselheiros espirituais dessas pessoas. Para isso, demonizam a psicologia.”

    Moraes pontua que essa leitura é comum a segmentos teológicos fundamentalistas, quando o pastor tende a orientar que a solução para qualquer problema “está na Bíblia”

    Há esferas de atuação. Padres e pastores podem continuar orientando seus fiéis, mas isso é em aliança, sem nenhuma incompatibilidade com outras formas de tratamento. Deve se desejar a melhora do fiel.”

    O pastor Pamplona não concorda com religiosos que dizem que “cristão não deve fazer terapia”, embora reconheça que seja uma visão que esteja “ganhando adeptos” ultimamente.

    Para ele, esse tipo de pregação revela “ignorância geral sobre o tema da saúde mental”.

    O religioso explica que a confusão se dá por conta de uma doutrina cristã chamada de “suficiência das Escrituras”.

    Tal entendimento advoga que a Bíblia seria suficiente para lidar com tudo o que tange ao ser humano.

    Pamplona acredita que a interpretação correta é que o livro sagrado resolve tudo o que é “suficiente para a salvação” do ser humano, mas não os problemas desses em sua totalidade.

    Portanto, fazer uso da psicologia ou da medicina não significa ser contra a suficiência das escrituras, pois a Bíblia nunca se propôs a ser um manual médico ou de psicologia. Novamente, essas coisas podem se complementar.”

    Há um efeito colateral desse entendimento restritivo, afirma o pastor. Muitos cristãos que precisam recorrer a tratamentos psicoterapêuticos acabam se sentindo culpados por fazerem isto. De certa forma, isso deixa seu fardo ainda maior.

    A escritora Magali Leoto, integrante da associação Corpo de Psicólogos e Psiquiatras Cristãos, diz que a crença de quem professa essa fé não pode fazer terapia é compartilhada por alguns grupos religiosos.

    Terapeutas cristãos

    Na psicologia, há um vasto campo daqueles que são assumidamente cristãos.

    Professor na Faculdade São Basílio Magno, o psicólogo Pierre Patrick Pires é fundador da empresa Atos 20, uma consultoria de psicologia especializada em tratar saúde mental em contextos religiosos, especialmente no meio católico.

    Para ele, psicologia e fé precisam ser compreendidas “como campos distintos, mas não opostos”. A primeira seria uma ciência voltada a um compromisso ético e ao cuidado da saúde mental. Já a outra está interessada no sentido da vida e na espiritualidade.

    Na visão dele, a psicoterapia precisa “acolher” a religiosidade do paciente “como parte de sua história e identidade”. Sem induzi-la. Aí reside um “diálogo ético no processo clínico”.

    “As incompatibilidades surgem quando há confusão das funções. A psicologia deixa de ser ética quando ela tenta substituir a religião e impor valores morais e doutrinários”, diz Pires.

    Fonte: G1

  • Líder do PSD avalia que pautas do governo devem avançar sem bloqueios

    Parlamentar avalia que Lula não deve retaliar após rejeição de Jorge Messias ao STF

    Política – O líder do PSD no Senado, Omar Aziz (AM), avaliou em entrevista ao GLOBO que a agenda principal que o governo tem no Congresso deve andar no Congresso, apesar da derrota na indicação do ministro Jorge Messias ao Supremo Tribunal Federal (STF).

    Para ele, matérias como a redução da jornada de trabalho (com fim da escala 6X1), o pacote de redução no endividamento previsto para ser enviado na próxima segunda-feira e o projeto de lei que permite o uso da receita extra do petróleo para desonerar os combustíveis são temas com impacto direto na vida da população e os parlamentares, inclusive os presidentes do Senado e da Câmara, não terão como travar a discussão.

    A pauta que acaba com a [escala] 6 X,1, quem quiser se indispor com a grande maioria da população brasileira vai votar contra. Então, não é uma pauta que dá para segurar, nem no Senado, nem na Câmara. A proposta é do Lula, mas a pauta é da sociedade brasileira  disse.

    Outra proposta é essa que o presidente falou [em pronunciamento] em relação ao endividamento. É muito importante ver que, quem está devendo, se tiver que se regularizar agora, vai ter que parar de jogar [em bets], senão vai ficar endividado  acrescentou.

    Segundo Aziz, é obrigação dos congressistas debater esses temas, independentemente das disputas políticas, e isso não seria um favor a Lula.

    Não tem [muito espaço para travar], porque nós vamos cobrar publicamente. Como é que tu vai travar um negócio desses? questionou.

    O parlamentar foi na mesma direção ao comentar sobre o projeto que dá flexibilidade ao governo para desonerar tributos incidentes sobre combustíveis, que é prioridade da equipe econômica.

    É muito difícil ficar parado. É muito difícil engavetar isso. Você está falando de uma situação que preocupa a economia como um todo […] Hoje, o mundo vive uma situação atípica. Felizmente, o Brasil é um grande produtor de petróleo ainda.

    Mas tem muitos insumos que nós compramos para o agronegócio, e isso afeta empresário e o trabalhador comum, pela inflação.  Comentou, lembrando que não era aliado de Bolsonaro em 2022 e também votou favoravelmente a medidas que reduziam os custos dos combustíveis naquele ano.

    Integrante de um dos principais partidos do Congresso e do grupo aliado do governo, o senador avalia que a decisão do Senado sobre Messias deve ser respeitada. Segundo ele, o ministro da Advocacia-Geral da União (AGU) fez uma “belíssima sabatina” para o STF, mas o embate no Senado não foi de mérito e sim ideológico, resultado dos “extremismos” e da falta de uma maioria concreta do governo no Senado e de uma oposição com um objetivo de desgastar Lula mirando as eleições.

    Ele lembra que o Senado aprovou outros nomes do governo, como os ministros Cristiano Zanin e Flávio Dino e o procurador-geral da República, Paulo Gonet, que na segunda vez já teve uma votação mais apertada, mesmo com apoio do presidente da Casa, Davi Alcolumbre (União-AP).

    Isso pra mim é posicionamento político mesmo. Às vezes é o oportunismo do momento. […] A gente vive outro momento político, é isso que tem que analisar  completou.  Então, é você fechar essa página, tocar para frente e tentar reconstruir uma base disse.

    Aziz disse acreditar que o presidente lidará com a crise pensando em manter a estabilidade política do país e buscando entendimento. Segundo ele, Lula não costuma reagir com o fígado.

    O senador lembra que o presidente antes de ser eleito perdeu três eleições, posteriormente foi preso e não agitou sua base para enfrentar a decisão e depois voltou a disputar eleição e ganhou.

    O presidente Lula tem um histórico, vindo do movimento sindical, de ter paciência para construir acordos em ambientes de grande divergência. […]

    Quem quer fazer guerra não pensa no país  afirmou.  Lula é muito experiente, é um homem com [a lógica] “isso é passado, vamos pra frente”. Não tenho dúvida [que ele vai seguir essa lógica]  completou.

    Fonte: O Globo

  • Quem é Roberto Cidade? Conheça sua caminhada e conquistas

    Pai, esposo, político e empresário, Natural de Manaus, Roberto Cidade tem 39 anos.

    Amazonas – Roberto Cidade tem 39 anos, natural da cidade de Manaus, e pai, esposo, empresário e político, está em seu segundo mandato como deputado estadual.

    Iniciou sua carreira política em 2016, ao disputar vaga de vereador em Manaus. Recebeu 6.285 votos e ficou como suplente.

    Dois anos depois, assumiu cadeira na Câmara Municipal de Manaus, onde participou de votações relevantes, como a Lei Orçamentária do município. Ainda em 2018, foi eleito deputado estadual com 33.239 votos, o segundo mais votado do estado.

    Na Assembléia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), começou em 2019 como 3º vice-presidente da Mesa Diretora e presidiu a Comissão de Transportes no biênio 2019-2020.

    Em dezembro de 2020, foi eleito presidente da Aleam no primeiro mandato, aos 34 anos. Tornou-se o mais jovem e o primeiro novato a comandar o Legislativo estadual.

    Na pandemia de Covid-19, liderou votações estratégicas, como a criação de auxílio estadual permanente, a aprovação da Lei do Gás e a liberação de recursos do Fundo de Fomento ao Turismo (FTI) para a saúde nos municípios.

    Em 2021, Roberto Cidade assumiu a presidência do Partido Verde no Amazonas. No ano seguinte, se filiou ao União Brasil e passou a liderar o partido na Assembleia Legislativa do Amazonas. Ainda nesse período, foi reeleito deputado estadual com 105.510 votos  um número que marcou recorde histórico no estado.


    Já em 2023, ele foi reconduzido por unanimidade à presidência da Aleam, em uma votação que aconteceu em menos de dois minutos, garantindo também um novo mandato para o biênio 2025-2026.

    Com isso, passou a acumular três gestões consecutivas no comando da Casa, algo inédito até então.


    Essa recondução, no entanto, acabou gerando questionamentos na Justiça. Em outubro de 2024, o ministro do Supremo Tribunal Federal, Cristiano Zanin, decidiu suspender a reeleição de Roberto Cidade à presidência da Aleam.

    A decisão veio após uma ação que contestava a mudança na Constituição estadual, feita pelos deputados, que permitia mais de dois mandatos consecutivos no cargo.

    O processo acabou sendo encerrado em março de 2025. Na decisão, o ministro Cristiano Zanin afirmou que a ação perdeu o sentido depois da anulação da eleição antecipada.

    Com isso, ele validou a eleição realizada em 30 de outubro de 2024 e também reconheceu os argumentos da Assembleia Legislativa do Amazonas, de que tudo aconteceu dentro do que já é entendido pelo Supremo Tribunal Federal.


    Já em 2024, Roberto Cidade assumiu o diretório municipal do União Brasil em Manaus e teve sua pré-candidatura à Prefeitura oficializada. Na eleição, ele recebeu 187.566 votos.

    Por jornalista Débora Alcântara

  • Programas de bolsas para idiomas e pós-graduação têm resultado divulgado em Manaus; veja como consultar

    Listas estarão disponíveis nesta quinta-feira (30) nos sites oficiais dos programas e também no Diário Oficial do Município (DOM).

    Manaus – A Prefeitura de Manaus divulga nesta quinta-feira (30) o resultado geral dos programas Bolsa Pós-Graduação e Bolsa Idiomas para 2026. As listas estarão disponíveis nos sites oficiais dos programas e também no Diário Oficial do Município (DOM).

    O resultado é referente ao processo seletivo que oferece bolsas de estudo parciais e integrais em instituições particulares da capital. Os descontos variam entre 50%, 75% e 100%.

    A seleção é coordenada pela Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi), vinculada à Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad).

    Ao todo, 3.115 candidatos se inscreveram para o Bolsa Pós-Graduação e 11.872 para o Bolsa Idiomas. Juntos, os programas ofertaram mais de 68 mil vagas.

    Como consultar

    Os candidatos podem acessar o resultado pelos sites:

    • Bolsa Pós-Graduação: https://sgbp.manaus.am.gov.br
    • Bolsa Idiomas: https://sgbi.manaus.am.gov.br

    A lista completa também será publicada no Diário Oficial do Município após as 23h.

    Próximas etapas

    No caso do Bolsa Idiomas, o resultado dos recursos está previsto para o dia 15 de maio. Já o resultado final deve ser divulgado em 15 de junho.

    Após a publicação do resultado definitivo, os candidatos aprovados deverão realizar a matrícula para garantir a bolsa. A prefeitura orienta que os selecionados fiquem atentos aos prazos para não perder o benefício.

    Fonte: G1