Categoria: Sem categoria

  • Pai é preso suspeito de agredir bebê de 2 meses em Manaus

    Criança deu entrada em uma unidade de saúde no dia 18 de abril com fraturas na costela e no crânio.

    Policial – Um homem de 46 anos foi preso na terça-feira (28), suspeito de agredir o próprio filho, um bebê de dois meses, em Manaus. A criança deu entrada em uma unidade de saúde no dia 18 de abril com fraturas na costela e no crânio.

    De acordo com a Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), exames apontaram que o bebê sofreu golpes na cabeça, que causaram fraturas múltiplas, contusão cerebral e hematoma subdural.

    A mãe da criança foi presa em flagrante no mesmo dia da internação. Já o pai foi localizado e detido no bairro Tancredo Neves, na zona leste da capital.

    O caso é investigado pela Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca), que deve divulgar mais detalhes em coletiva de imprensa nesta quarta-feira (29).

    Fonte: G1

  • Multicampeão de jiu-jitsu Mica Galvão se pronuncia após prisão do pai por suspeita de abuso: ‘difícil encontrar palavras’

    Em publicação nas redes sociais, o jovem atleta afirmou que vive um momento difícil, destacou a relação com o pai e defendeu que o caso seja apurado com rigor pelas autoridades.

    Esporte –  O multicampeão de jiu-jitsu Mica Galvão, de 22 anos, se manifestou nas redes sociais, nesta terça-feira (28), após a prisão do pai, o professor e policial civil amazonense Melqui Galvão, investigado por suspeita de crimes sexuais contra alunas.

    Em uma publicação, o jovem afirmou que vive um momento difícil, destacou a relação com o pai e defendeu que o caso seja apurado com rigor pelas autoridades.

    Apesar da declaração de afeto, Mica afirmou que espera que a Justiça cumpra seu papel.

    Na publicação, o atleta também repudiou qualquer tipo de violência. “Como pessoa, repudio qualquer forma de assédio ou violência contra mulheres e crianças — esse é um valor que carrego e que não abre exceção”, afirmou.

    Mica Galvão disse ainda que não tem todas as respostas neste momento e que está “processando” a situação como filho e como atleta. Segundo ele, o foco agora é seguir com as responsabilidades profissionais e com a equipe que representa.

    A prisão temporária foi decretada após denúncias reunidas pela 8ª Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), que apura relatos de abusos envolvendo ao menos três vítimas.

    Segundo a investigação, o caso veio à tona após uma adolescente de 17 anos, ex-aluna do treinador, denunciar a prática de atos libidinosos não consentidos durante uma competição esportiva realizada fora do país. A vítima está atualmente nos Estados Unidos e foi ouvida pelas autoridades, junto com familiares.

    De acordo com a polícia, os denunciantes apresentaram uma gravação na qual o investigado admite indiretamente o ocorrido e tenta evitar que o caso seja levado adiante, com a promessa de compensação financeira.

    Durante a apuração, outras duas possíveis vítimas foram identificadas em diferentes estados do país. No depoimento, elas relataram episódios semelhantes. Em um dos casos, a vítima afirmou ter 12 anos na época dos fatos

    Segundo a polícia, Melqui Galvão havia viajado menos de 24 horas antes para o estado do Amazonas, onde também atua como policial civil. Após contato entre as corporações, ele se apresentou às autoridades em Manaus, onde teve a prisão cumprida.

    Além da prisão temporária, foram cumpridos três mandados de busca e apreensão em endereços ligados a ele em Jundiaí, no interior paulista.

    O caso tem gerado forte repercussão na comunidade do jiu-jitsu. A Polícia Civil segue com as investigações para apurar a extensão dos crimes e identificar possíveis novas vítimas.

    O g1 não localizou, até a última atualização desta reportagem, a defesa de Melqui Galvão.

    Fonte: G1

  • PF encontra casa usada como cenário para gravação de abuso sexual infantil no AM durante operação nacional

    Segundo informações obtidas pelo g1, o local estava montado como um set de filmagem, com câmeras e equipamentos preparados para gravações. Um suspeito foi preso em flagrante no local.

    Manaus – A Polícia Federal encontrou, nesta terça-feira (28), um imóvel usado como cenário para gravação de abuso sexual contra crianças e adolescentes, durante o cumprimento de mandados judiciais em Manaus. No local, um homem foi preso em flagrante.

    A ação faz parte da Operação Nacional Proteção Integral IV, realizada em todo o país para combater crimes sexuais contra crianças e adolescentes.

    Segundo informações obtidas pelo g1, a PF foi cumprir um mandado de busca e apreensão e um de prisão preventiva contra o suspeito. Ao chegarem à casa do investigado, os agentes constataram que o local estava montado como um set de filmagem, com câmeras e equipamentos preparados para gravações.

    Ainda de acordo com as informações, há indícios de que cenas de abuso tenham sido registradas na madrugada anterior.

    A prisão em flagrante ocorreu no local onde os policiais encontraram o cenário de gravação. Ainda nesta terça-feira, deve ser cumprido mais um mandado judicial.

    A Operação Nacional Proteção Integral IV é coordenada pela Polícia Federal e ocorre nos 26 estados e no Distrito Federal. Ao todo, estão sendo cumpridos 159 mandados de busca e apreensão e 16 de prisão preventiva. As prisões e apreensões fazem parte da ação nacional, que tem como foco identificar e prender suspeitos de crimes sexuais contra crianças e adolescentes.

    A iniciativa também integra a Operação Internacional Aliados pela Infância VI, realizada simultaneamente em 15 países, para combater crimes transnacionais desse tipo.

    Segundo a Polícia Federal, a ação reforça o combate à violência sexual infantojuvenil, especialmente no contexto do Maio Laranja, campanha de conscientização sobre o tema. A corporação também orienta pais e responsáveis a acompanharem o uso da internet por crianças e adolescentes, como forma de prevenir esse tipo de crime.

    Fonte: G1

  • Itamaraty confirma morte de duas brasileiras após ataques israelenses no Líbano

    Vítimas são criança brasileira, de 11 anos e sua mãe, também brasileira. Neste domingo (26), o Exército israelense voltou a atacar Líbano, apesar do cessar‑fogo.

    Mundo – O Ministério das Relações Exteriores informou nesta segunda-feira (27) que uma criança brasileira de 11 anos, sua mãe, também brasileira, e o pai, libanês, morreram após ataques israelenses no Líbano.

    “O governo brasileiro tomou conhecimento, com consternação e pesar, das mortes, em 26/4, de criança brasileira, de 11 anos, de sua mãe, também brasileira, e de seu pai libanês, vítimas de ataque das Forças de Defesa de Israel”.

    Neste domingo (26), o Exército israelense iniciou novos ataques no sul do Líbano, apesar do cessar‑fogo em vigor com o Hezbollah, grupo extremista libanês apoiado pelo Irã, ter sido prorrogado até a segunda quinzena de maio. A informação foi divulgada pela agência de notícias francesa RFI.

    O Itamaraty informou ainda que o ataque israelense ao Líbano constitui mais um exemplo das “reiteradas e inaceitáveis violações ao cessar-fogo” anunciado em 16 de abril.

    Isso porque, conforme o governo brasileiro, dezenas de civis libaneses, incluindo mulheres e crianças, morreram nesses ataques.

    O Brasil vem defendendo ao longo das últimas semanas que as tropas israelenses devem deixar imediatamente o Líbano.

    Além disso, tem defendido que o cessar-fogo entre Israel e Irã seja estendido ao Líbano, garantindo a soberania do país.

    Segundo a nota divulgada nesta segunda, um dos filhos do casal — irmão da menina que morreu no ataque — foi levado para o hospital.

    “A família encontrava-se em sua residência, no distrito de Bint Jeil, no Sul do Líbano, no momento do bombardeio”, informou o Itamaraty

    Segundo o ministério, a embaixada brasileira em Beirute está em contato com a família dos brasileiros que morreram no ataque para prestar assistência.

    A ofensiva ocorreu após a emissão de um alerta de evacuação para moradores de sete cidades e vilarejos da região.

    Segundo o Exército israelense, os ataques foram motivados por “repetidas violações do cessar‑fogo por parte do Hezbollah”, grupo pró‑Irã que atua no sul do Líbano, de acordo com a RFI.

    Pelos termos do acordo firmado em abril, Israel mantém o direito de continuar realizando operações militares contra o Hezbollah, mesmo durante o período de cessar‑fogo.

    O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quinta-feira (23) a prorrogação do cessar-fogo entre Israel e Líbano por mais três semanas. A decisão foi tomada após uma nova reunião entre autoridades dos dois países em Washington.

    A trégua entrou em vigor em 16 de abril e previa duração inicial de 10 dias. Com a renovação, o cessar-fogo deve durar pelo menos até o início da segunda quinzena de maio. Apesar disso, há dúvidas sobre a efetividade do acordo. Mesmo em vigor, Israel e o Hezbollah trocaram ataques nos últimos dias.

    Nesta quinta-feira, por exemplo, o grupo extremista libanês lançou foguetes contra o norte de Israel, que foram interceptados.

    Já na quarta-feira (22), pelo menos cinco pessoas morreram em um bombardeio israelense no sul do Líbano. Entre as vítimas está uma jornalista libanesa de 43 anos.

    Fonte: G1

  • Desigualdade salarial: mulheres ganham 21,3% menos que homens, mesmo com alta do emprego

    Contratação feminina cresceu 11%, mas diferença salarial persiste, mostra o Relatório de Transparência Salarial do Ministério do Trabalho

    Geral – As mulheres recebem, em média, 21,3% menos que os homens no setor privado do país, segundo o 5º Relatório de Transparência Salarial e Critérios Remuneratórios, divulgado nesta segunda-feira (27) pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

    O levantamento reúne dados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) e analisou cerca de 53 mil empresas com 100 ou mais empregados, comparando os anos de 2023 a 2025. Apesar do avanço na participação feminina, a diferença salarial não diminuiu e segue presente em todos os setores.

    Desde 2023 — primeiro ano após a entrada em vigor da Lei de Igualdade Salarial — o emprego feminino cresceu 11%, passando de 7,2 milhões para 8 milhões de trabalhadoras, um aumento de cerca de 800 mil vagas.

    No mesmo período, o número de mulheres negras (pretas e pardas) empregadas cresceu 29%, passando de 3,2 milhões para 4,2 milhões — um aumento de 1 milhão de trabalhadoras.

    Também aumentou o número de empresas com maior presença feminina negra. Os estabelecimentos com pelo menos 10% de mulheres negras somaram 21.759 em 2025, alta de 3,6% em relação a 2023. Ainda assim, a desigualdade de renda permanece estável.

    A série histórica mostra que a desigualdade vem aumentando. No primeiro relatório, divulgado em março de 2024, a diferença salarial era de 19,4%. No segundo, em setembro, subiu para 20,7%. Em abril de 2025, chegou a 20,9% e, em novembro, a 21,2%. Agora, alcança 21,3%.

    Em relação ao salário de admissão, as mulheres passaram a receber, em média, 14,3% menos que os homens em 2025, ante 13,7% em 2023. Na remuneração geral, elas ganham R$ 3.965,94 por mês, enquanto os homens recebem R$ 5.039,68.

    A massa de rendimentos das mulheres cresceu de 33,7% para 35,2%, mas ainda está abaixo da participação feminina no emprego, que é de 41,4%. Para alcançar esse patamar, seria necessário um aumento de R$ 95,5 bilhões na renda das mulheres.

    A desigualdade varia de acordo com o porte das empresas. Em companhias menores, com até 250 funcionários, a diferença salarial é menor. Já nas empresas maiores, onde os salários são mais altos, a distância entre homens e mulheres tende a aumentar.

    Por ocupação, há maior aproximação entre os salários em funções administrativas, mas os avanços são limitados em cargos de maior qualificação. Entre profissionais de nível superior, por exemplo, houve leve piora na diferença salarial.

    A desigualdade também varia entre os setores econômicos. Indústria e agropecuária concentram as maiores diferenças, enquanto comércio e serviços apresentam distâncias menores — ainda assim, negativas para as mulheres em todos os casos.

    Ainda assim, essas medidas são menos comuns do que critérios tradicionais de remuneração, como tempo de experiência, metas e planos de carreira.

    Fonte: G1

  • Frio e geada: Inmet emite avisos para áreas do Sul do país

    Avisos valem entre esta segunda (27) e a manhã de terça (28) para regiões do RS, SC e PR. Em algumas áreas, temperaturas mínimas podem ficar entre 3°C e 0°C.

    Brasil – O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu avisos de declínio de temperatura e geada para áreas do Sul do país entre esta segunda-feira (27) e a manhã de terça-feira (28).

    Os avisos atingem regiões do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Paraná.

    Segundo o instituto, a queda de temperatura pode variar entre 3°C e 5°C em parte dessas áreas.

    Porto Alegre (RS), por exemplo, tem previsão de mínima de 6°C e máxima de apenas 20°C nesta terça-feira, ainda segundo o Inmet.

    Em Florianópolis (SC), os termômetros devem variar entre 15°C e 20°C. Já em Curitiba (PR), a previsão é de mínima de 14°C e máxima de 18°C.

    O aviso para declínio de temperatura começou às 9h10 desta segunda e segue válido até as 8h da próxima terça.

    Ele tem grau de perigo potencial, o primeiro nível da escala do Inmet.

    • 🟡 Amarelo: perigo potencial
    • 🟠 Laranja: perigo
    • 🔴 Vermelho: grande perigo

    O Inmet também publicou dois avisos de geada para a madrugada e o início da manhã de terça-feira.

    Um deles tem grau de perigo potencial e vale das 4h às 8h, com previsão de temperatura mínima de até 3°C.

    O outro tem grau de perigo, vale da meia-noite às 9h e indica mínimas entre 3°C e 0°C em algumas áreas.

    As regiões sob aviso de queda de temperatura incluem áreas da Serra, do Oeste, do Sul, do Norte e da Grande Florianópolis, em Santa Catarina; do Sudoeste, Noroeste, Nordeste, Centro, Sudeste e Região Metropolitana de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul; além de áreas do Sudoeste, Sudeste, Oeste e Centro-Sul do Paraná.

    Já os avisos de geada se concentram principalmente no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, incluindo a Serra catarinense, o Oeste e o Sul de SC, além de regiões do Noroeste, Nordeste, Centro Oriental, Centro Ocidental, Sudoeste, Sudeste e da Região Metropolitana de Porto Alegre, no RS.

    Nessas condições, o resfriamento perto do solo favorece a formação de gelo sobre superfícies expostas, como gramados, telhados e carros.

    Já a queda nas temperaturas ocorre com o avanço de uma massa de ar polar pelo Sul do país.

    A terça-feira deve concentrar o frio mais intenso, especialmente no Rio Grande do Sul e em áreas de Santa Catarina.

    Fonte: G1.

  • Ana Paula Renault é a primeira convidada da nova temporada do Saia Justa

    Campeã do BBB 26 participa da estreia da nova temporada do programa, que retorna ao vivo no dia 29 de abril, no GNT e no Globoplay (plano Premium)

    Celebridades – Olha ela de volta à TV! Ana Paula Renault já tem encontro marcado com o público após vencer o Big Brother Brasil 26. A campeã será a primeira convidada da nova temporada do Saia Justa, que estreia no dia 29 de abril, às 22h30, no GNT e no Globoplay.

    No episódio de estreia, Ana Paula participa da roda de conversa ao lado de Eliana, que comanda a atração, além das integrantes fixas Bela Gil, Erika Januza, Juliette e Tati Machado.

    Ao falar sobre o convite, Ana Paula relembrou sua relação antiga com o programa e destacou a força feminina que sempre enxergou na atração.

    Para ela, o programa sempre se destacou por ir além do óbvio e propor discussões relevantes. “O programa nunca tratou a mulher como óbvia e isso, convenhamos, já é um diferencial enorme. O Saia Justa cutuca, provoca, tensiona e não pede desculpa por isso. E eu gosto exatamente daí: desse lugar onde a conversa não alisa, não simplifica e não subestima ninguém.”, pontuou

    Com seu estilo direto, Ana Paula também adiantou como pretende encarar a participação especial. “Estar ali não é só um convite, é quase um chamado. E eu pretendo honrar como? Pensando alto, discordando com elegância, ou nem tanto (risos), fazendo as perguntas que muita gente evita e, claro, incomodando, porque, no fim das contas, se não mexeu com alguém, nem valeu a pena.”

    O Saia Justa tem direção de Tatiana de Lamare, roteiro de Greice Costa e produção da Multivideo. O programa volta ao ar com episódios inéditos e ao vivo toda quarta-feira, às 22h30. Além da exibição na TV, ele também terá conteúdos nas redes sociais do GNT, matérias no gshow e versão em podcast nas plataformas de áudio.

    Fonte: GNT

  • Infarto em miss de 31 anos chama atenção para sintomas e prevenção

    Caso no Paraná reforça alerta: doenças cardiovasculares lideram óbitos no país e podem atingir pessoas sem histórico clínico, com sinais muitas vezes sutis, especialmente no público feminino.

    Geral – A morte da miss do PR Maiara Cristina de Lima Fiel, de 31 anos, após um infarto fulminante, causou comoção nas redes sociais. Maiara – que foi Miss Londrina em 2025 e eleita 1ª Princesa Miss Sarandi no mesmo ano – se preparava para participar de um concurso de beleza marcado para o dia 29 de abril, em Cascavel (PR).

    Dona de um salão de beleza, ela morava em Sarandi, era casada e tinha um filho. Em publicações, familiares e amigos descreveram Maiara como uma pessoa humilde e carismática.

    Maiara chegou a ser socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) por volta das 23h30 de sábado (18), mas não resistiu. A morte foi confirmada no domingo (19). Segundo a equipe médica, Maiara não tinha histórico de problemas de saúde.

    A maior causa de mortes no Brasil são as doenças do aparelho circulatório — um grupo que inclui infarto, AVC, hipertensão e outras doenças cardíacas. Segundo dados do Ministério da Saúde e do DataSUS, essas doenças respondem por cerca de 25% a 30% de todas as mortes no país.

    O infarto exige cuidados médicos imediatos e identificar os sintomas pode ser decisivo para salvar vidas.

    Nesta reportagem, você vai entender o que é o infarto, como prevenir essa emergência médica, como identificar sinais de infarto em homens e mulheres e os principais fatores de risco.

    O infarto do miocárdio, conhecido como ataque cardíaco, ocorre quando células de uma região do músculo do coração morrem, após a interrupção súbita e intensa do fluxo de sangue. Essa obstrução geralmente é provocada pela formação de um coágulo dentro de uma artéria coronária.

    A principal causa do problema é a aterosclerose, doença caracterizada pelo acúmulo de placas de gordura no interior das artérias do coração. Com o tempo, essas placas podem crescer e reduzir a passagem de sangue.

    Na maioria dos casos, o infarto ocorre quando uma dessas placas se rompe. Esse rompimento favorece a formação de um coágulo, que bloqueia a circulação e impede que o oxigênio chegue ao músculo cardíaco.

    A área afetada varia conforme a artéria obstruída, o que significa que o infarto pode atingir diferentes regiões do coração.

    Embora menos comum, há outras formas de ocorrência. Em casos raros, o infarto pode ser provocado por uma contração intensa da artéria, que reduz o fluxo sanguíneo, ou pelo deslocamento de um coágulo formado dentro do próprio coração, que acaba se alojando nos vasos coronários.

    O total de casos de infartos registrados por mês no Brasil mais que dobrou nos últimos 15 anos, segundo levantamento do Instituto Nacional de Cardiologia (INC). Além disso, a média mensal de internações decorrentes de infartos subiu quase 160% no mesmo período. Entre jovens de até 30 anos, o crescimento foi 10% acima da média.

    O aumento dos casos de infarto em jovens é propiciado pelo estilo de vida moderno. Alguns dos principais fatores de risco são:

    • Sedentarismo
    • Má alimentação
    • Estresse
    • Uso excessivo de álcool
    • Uso excessivo de cigarro (incluindo o eletrônico)
    • Uso de anabolizantes
    • Consumo de substâncias ilícitas
    • Uso de anticoncepcional com alta dosagem de estrogênio
    • História familiar de infarto prematuro
    • Hipercolesterolemia (níveis elevados de colesterol no sangue, especialmente do chamado colesterol “ruim”, o LDL)
    • Diabetes
    • Hipertensão

    Sendo homem ou mulher, a prevenção é essencial para reduzir os riscos de ataques cardíacos. Confira medidas fundamentais para a proteção cardiovascular, segundo especialistas:

    • Prática regular de exercícios físicos: exercícios cardiovasculares ajudam a manter o coração saudável.
    • Dieta balanceada: alimentos ricos em fibras, frutas e vegetais, e o consumo moderado de gorduras saudáveis, podem diminuir o risco de infarto.
    • Controle do estresse: técnicas como meditação, ioga e atividades que aliviam o estresse ajudam na saúde do coração.
    • Exames de rotina: manter exames regulares, como os de colesterol, glicose e pressão arterial, pode prevenir complicações cardíacas.
    • Manter-se agasalhado e evitar exposição prolongada ao frio.
    • Continuar tomando as medicações regularmente.
    • Controlar a pressão arterial, o colesterol e a glicemia: os diabéticos, por exemplo, têm duas a quatro vezes mais chances de sofrer um infarto.

    A cardiologista Cristina Milagres ainda acrescenta que, no caso das mulheres, há outros fatores de risco que devem ser levados em consideração para um acompanhamento cardíaco mais constante.

    A maior incidência de doenças autoimunes, pressão alta ou diabetes gestacional e tratamentos oncológicos para câncer de mama também se tornam condições de risco específicas que podem levar a problemas cardíacos no caso das mulheres. Pacientes que passaram por essas situações devem ficar ainda mais atentas, orienta Milagres.

    O uso de aquecedores e banhos muito quentes também merece atenção. Mudanças bruscas de temperatura podem causar picos de pressão e até arritmias. O ideal é manter a temperatura corporal estável.

    Fonte: G1

  • Mulheres retomam produção de cerâmica indígena ‘esquecida’ e resgatam tradição ancestral no AM

    Iniciativa foi pensada após as descobertas de peças arqueológicas identificadas como japuna, um tipo de cerâmica usada por antepassados para assar farinha na Amazônia.

    Amazonas – As japuna, tipo de cerâmica usada no passado por indígenas e ribeirinhos na Amazônia para assar farinha, voltaram a ganhar forma pelas mãos de mulheres agricultoras e ceramistas da comunidade da Missão, em Tefé, no interior do Amazonas, através de um projeto desenvolvido pelo Instituto Mamirauá que busca fazer um resgate histórico e regional da prática artesanal.

    A iniciativa, intitulada “Cadeias Operatórias das Japuna no Médio Solimões”, foi pensada após as descobertas de peças arqueológicas em 2017, quando arqueólogos identificaram as japuna em escavações na zona urbana de Tefé.

    A partir desse achado e de registros históricos sobre essas cerâmicas indígenas, o grupo de pesquisa em arqueologia do Instituto Mamirauá passou a buscar mulheres da região que ainda produzissem peças em cerâmica. O objetivo era identificar se ainda existiam detentoras das técnicas tradicionais de produção de japuna.

    Durante essa busca, em 2024, os arqueólogos chegaram às mulheres da comunidade da Missão. Em conversas sobre as peças, elas revelaram memórias marcantes da produção das japuna, na época, produzidas por suas mães e avós.

    Dona Lucila Frazão, de 69 anos, descendente do povo Miranha do Médio Solimões, herdou o conhecimento e a habilidade de ceramista de sua avó indígena.

    Em 2025, as atividades da cadeia operatória da japuna foram desenvolvidas com as mulheres da comunidade. Na prática, o projeto as reuniu para atuar em todas as etapas do processo, que vai desde a coleta do barro na própria comunidade, passando pela modelagem e pela queima natural do material, até a finalização das peças, práticas aprendidas com suas mães e avós. 

    Ao mesmo tempo em que articula conhecimentos arqueológicos e experiências atuais das ceramistas, a retomada da produção dessas peças amplia as possibilidades de geração de renda para o grupo. Além da japuna, as mulheres iniciaram a confecção de outras peças que não eram produzidas há anos, como vasos, fogareiros, fruteiras e panelas. 

    Próximas etapas 

    O projeto conta com três eixos de pesquisa:

    • o primeiro com base em escavações na região;
    • o segundo, de caráter etno-histórico, fundamentado em relatos de livros históricos e na memória das mulheres;
    • e o terceiro, etnográfico, baseado na observação das técnicas das ceramistas da comunidade.

    A pesquisa permitiu reunir dados e chegar à conclusão de que as japuna produzidas pelas artesãs atualmente ainda apresentam forte semelhança com as do passado.

    Nesta etapa inicial, o trabalho se baseia em relatos registrados por naturalistas do século XIX, que descreveram, à época, a produção de cerâmicas, incluindo as japuna, na comunidade de Nogueira.

    Em abril deste ano, os pesquisadores devem chegar à comunidade de Nogueira, na região de Tefé, com o objetivo de também identificar mulheres que ainda detêm práticas ancestrais. 

    Segundo a pesquisadora Inês Vitória, participar de uma pesquisa em seu próprio território vai além de uma experiência acadêmica.

    Fonte: G1

  • Temi que meu filho tivesse câncer cerebral, mas ele havia sido envenenado com vitamina D

    Roo foi acidentalmente envenenado na Escócia com a vitamina D prescrita para suas dores nas pernas. O lote do produto em gotas foi objeto de recall por problemas de fabricação e a farmácia que o forneceu não havia sido informada a respeito.

    Saúde – O menino Roo, de sete anos, ficou doente no início do ano passado. Sintomas como sua perda de peso e muita sede levaram seus médicos e seus pais a recear que ele pudesse ter um tumor no cérebro.

    Mas as investigações concluíram que ele havia sido acidentalmente envenenado com uma overdose de vitamina D, prescrita para tratar das suas dores crescentes.

    A concentração do frasco de vitamina D3 em gotas consumido por Roo era cerca de sete vezes maior do que o normal. Ele fazia parte de um dentre dois lotes com defeito de produção que foram distribuídos no Reino Unido.

    A dosagem levou Roo a sofrer lesão renal aguda e um especialista contou à BBC que a criança teria morrido, se tivesse levado o tratamento prescrito até o fim.

    A vitamina D é um nutriente vital que regula o cálcio e o fosfato, mantendo a saúde dos ossos, dentes e músculos. Milhões de adultos a consomem na forma de suplementos, que são vendidos nas farmácias.

    Mas, no Reino Unido, a vitamina D em dosagem mais alta, receitada pelos médicos, ainda é classificada como suplemento alimentar e não é regulamentada pelo órgão regulador britânico, a MHRA (Agência Reguladora de Remédios e Produtos para Assistência Médica, na sigla em inglês).

    O órgão britânico responsável pelo acompanhamento das vitaminas e suplementos alimentares é a Agência de Padrões Alimentares (FSA, na sigla em inglês).

    A MHRA afirma que trabalha em conjunto com a FSA para manter a segurança do público. Mas um especialista contou à BBC que o órgão regulador de remédios deveria buscar mudanças na forma de regulamentação dos suplementos vitamínicos.

    No Brasil, o órgão responsável pela fiscalização tanto dos medicamentos, quanto dos suplementos alimentares (incluindo os vitamínicos), é a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)

    Em dezembro de 2024, Roo recebeu prescrição de uma alta dose de vitamina D3 em gotas por 12 semanas, para tentar diminuir a sua intensa dor nas pernas.

    A receita veio após o menino ter sido encaminhado para a pediatria do hospital Crosshouse, perto de sua casa em Kilmarnock, no condado de Ayrshire (sudoeste da Escócia).

    Exames de sangue demonstraram que ele estava bem e saudável, exceto por um nível levemente mais baixo de vitamina D. Ele recebeu suplementos contendo vitamina D3, também conhecida como colecalciferol, para elevar o nível da substância no sangue.

    Nas semanas seguintes, Roo ficou sonolento e sem apetite. Ele começou a perder peso e beber água “como se estivesse no deserto”, segundo sua mãe, Carys Hobbs-Sargeant.

    Roo também teve crises de vômito durante todo o mês de janeiro e dificuldades para comer.

    “Ele estava muito doente”, conta Carys. “Ele perdeu mais de 10% do peso do corpo em seis semanas. Tinha os olhos enormes e estava tão cansado que simplesmente não conseguia comer.”

    Roo se consultou novamente com o pediatra e foi imediatamente internado.

    Os exames de sangue iniciais demonstraram que Roo tinha uma lesão renal aguda. Seus rins estavam extremamente desidratados e os médicos começaram a busca a causa.

    Inicialmente, eles não se preocuparam com a receita de vitamina D, pois o menino havia cumprido apenas dois terços do tratamento com a dose recomendada. Mas sua condição continuou a se deteriorar.

    “Ele teve hipercalcemia e os médicos ficaram muito preocupados com esse nível tão alto de cálcio no sangue”, conta a mãe.

    “Eles examinavam se poderia ser um tumor cerebral e estávamos meio que nos preparando para que ele fizesse uma ressonância magnética do cérebro

    O misterioso caso de Roo também foi analisado por equipes do Hospital Real Infantil de Glasgow, na Escócia. E uma ligação telefônica casual com um endocrinologista forneceu a peça que faltava no quebra-cabeça.

    Um colega de Manchester, na Inglaterra, havia perguntado se ele sabia de algum “lote ruim” de vitamina D3. E, com os detalhes do lote, a equipe que cuidava de Roo conseguiu identificar o frasco que o menino ainda usava para tomar as gotas todos os dias.

    “Deduzimos dali que era o seu corpo fazendo algo estranho porque, basicamente, ele foi envenenado por aquele lote ruim”, conta Hobbs-Sargeant.

    “Você se sente aliviada, sortuda e furiosa ao mesmo tempo, por não ser câncer, mas por aquilo ter acontecido com ele. É basicamente envenenamento.”

    O frasco de vitamina de Roo foi identificado como pertencente a um dentre dois lotes com defeito de suplementos Aactive D3 da empresa TriOn Pharma, que foram distribuídos pelo Reino Unido.

    O suplemento tinha concentração sete vezes maior do que o normal.

    Os lotes irregulares sofreram recall da FSA no dia 9 de janeiro, mas a sua filial escocesa (a FSS, na sigla em inglês), responsável pelo recall local, declarou que o alerta não chegou aos departamentos corretos.

    A investigação também descobriu que a farmácia de Ayrshire que forneceu o frasco só recebeu o e-mail sobre o recall do fabricante cerca de três meses depois do envio.

    Os alertas sobre remédios, enviados pela MHRA, teriam seguido para a caixa de entrada clínica de alta prioridade das farmácias, para que fossem lidos imediatamente.

    O professor Stuart Ralston, da Universidade de Edimburgo, na Escócia, é ex-presidente da Comissão de Remédios Humanos da MHRA. Ele afirma que o caso de Roo exemplifica por que o mesmo organismo responsável pelos remédios deveria considerar a possibilidade de assumir a regulamentação dos suplementos vitamínicos.

    Fonte: G1