Categoria: Policial

  • Homem é preso transportando 4 kg de ouro escondidos dentro de tênis durante abordagem na BR-174, em Manaus

    Segundo a polícia, o homem não possuía nota fiscal nem licença ambiental que autorizasse o transporte do ouro.

    Policial – Um homem foi preso pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na noite de quarta-feira (13), após ser flagrado transportando aproximadamente quatro quilos de ouro escondidos dentro dos tênis, durante uma fiscalização na BR-174, em Manaus.


    De acordo com a PRF, o suspeito estava em um ônibus interestadual que seguia de Manaus para Boa Vista, quando o veículo foi parado para uma abordagem de rotina.


    Durante a inspeção, os agentes desconfiaram do comportamento do passageiro, que demonstrava nervosismo, dificuldade para caminhar e um volume estranho nos calçados. Ao verificarem os tênis, os policiais encontraram o minério escondido.

    Durante a abordagem os policiais encontram quatros barras de ouro, pesando cerca de 1kg cada, os tabletes de ouro, estavam escondidos dentro do tênis do suspeito.

    Segundo a PRF, o homem não apresentou documentação física e nem autorização ambiental para o transporte do minério. Aos polícias , ele relatou que receberia uma quantia em dinheiro para entregar o material em outro estado.

    O suspeito foi preso em flagrante pelo crime de usurpação de bem da Uniao, e encaminhado a sede da polícia Federal em Manaus, junto com o ouro.

    Conforme a corporação, a apreensão integra as ações do Plano Amazonia: Segurança e Soberania ( AMAS), operação voltada ao combate de crimes ambientais e ao fortalecimento da fiscalização na região amazônica.

    Por jornalista Débora Alcântara

  • Suspeito de homicídio de jovem que trabalhava como entregador é preso em Manaus

    Vítima de 20 anos foi morta a tiros durante entrega no bairro São Jorge.

    Polícia – A Polícia Militar do Amazonas (PMAM), por meio da 8ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom), na madrugada desta quarta-feira (13), prendeu um homem suspeito de cometer homicídio de um entregador, de 20 anos, no bairro São Jorge, zona oeste de Manaus.

    Os policiais militares foram acionados, por meio do Centro de Comunicações Operacionais Policiais Militares (Cecopom), para averiguar uma ocorrência de homicídio na rua Adeline Fontoura, na Vila Marinho.

    Ao chegarem ao local da denúncia, os policiais militares encontraram a vítima caída em via pública, já sem sinais vitais. Segundo a equipe policial, o jovem apresentava aproximadamente três perfurações causadas por disparos de arma de fogo na região do rosto.

    Durante as diligências, os policiais constataram ainda que a motocicleta da vítima, de cor vermelha e placa TAB-4J34, não estava no local do crime.

    Em contato com o pai da vítima, os PMs foram informados de que o jovem trabalhava como entregador por aplicativo e havia recebido uma solicitação de entrega justamente para o endereço onde ocorreu o homicídio. O pai relatou ainda que, após o crime, a motocicleta utilizada pelo filho havia sido roubada.

    Enquanto as equipes da PMAM realizavam buscas na área, moradores da região informaram que o suspeito de participação no crime estaria nas proximidades do local do homicídio. O homem foi localizado e apontado pela população dos envolvidos na ação criminosa.

    O suspeito foi preso em flagrante e conduzido à Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS), juntamente com testemunhas do caso.

    Denúncia

    A Polícia Militar do Amazonas orienta a população a informar, imediatamente, ao tomar conhecimento da ação criminosa, por meio do disque denúncia 190. A identidade do denunciante será mantida em sigilo. 



    Fonte e Foto: A Acrítica

  • Polícia apreende mais de R$ 2 milhões em drogas dentro de embarcação em Coari

    Ao todo foram apreendidos mais de 45 tabletes de maconha do tipo ‘skunk’, que estavam em um ferryboat.

    Polícia – Quarenta e dois quilos de maconha, do tipo “skunk” foram apreendidos por policiais militares na quarta-feira (13), em um ferry boat, no município de Coari (distante a 373 quilômetros de Manaus).

    De acordo com a polícia, durante a abordagem a cadeia Athena encontrou 45 tabletes dos entorpecentes em cargas.

    Ainda conforme informações da polícia, as drogas estavam embaladas em caixas e seriam entregues na capital amazonense.

    As drogas, segundo a polícia, estão avaliadas em mais de R$ 2,1 milhões. Elas foram apresentadas na Delegacia Interativa de Polícia (DIP) da Base Arpão de Coari. Durante a ação  ninguém  foi preso.


    Fonte e Foto: A Acrítica

  • Mulher é indiciada após confessar abandono de recém-nascida encontrada em lixão no Amazonas; bebê não resistiu e morreu no hospital

    A recém-nascida foi encontrada ainda com vida em uma área de lixão, chegou a ser socorrida e encaminhada para atendimento médico, mas não resistiu. O caso é investigado pela polícia.

    Policial – Uma mulher de 28 anos, que não teve a identidade divulgada, foi indiciada por homicídio qualificado nesta quarta-feira (13), após confessar ter abandonado uma recém-nascida dentro de uma mochila em um lixão no município de Manacapuru. A bebê chegou a ser resgatada com vida na terça-feira (12), mas morreu a caminho do hospital.

    Segundo a delegada Joyce Coelho, denúncias anônimas levaram a polícia até uma casa no bairro Terra Preta, onde a mulher suspeita de abandonar a recém-nascida estaria escondida. No imóvel, os agentes encontraram vestígios que indicavam a realização de um parto no local.

    Ainda segundo a delegada Joyce Coelho, a mulher confessou que colocou a recém-nascida dentro de uma mochila, depois colocou a mochila em um saco preto e aguardou a passagem do caminhão de lixo para abandonar a bebê.

    “A criança transitou por cerca de duas horas e meia no caminhão antes de ser despejada no lixão”, disse.

    À polícia, a suspeita afirmou que já tinha cinco filhos e que escondeu a gravidez por medo da reação dos familiares, com quem enfrentava problemas pessoais. Ela relatou ainda que não sabia que estava grávida e que só percebeu a situação quando começou a sentir fortes dores, já no momento do parto.


    Segundo a delegada Joyce Coelho, a mulher não foi presa em flagrante. Ela permanece internada em uma unidade de saúde, sob cuidados médicos, após apresentar hemorragia e sangramento. O estado de saúde dela não foi divulgado.

    Catadores encontraram recém-nascida em lixão


    Segundo informações da Polícia Militar, a recém-nascida foi encontrada dentro de uma mochila, enrolada em uma toalha, ainda com o cordão umbilical e a placenta.


    Catadores de materiais recicláveis que trabalhavam no local localizaram a criança e acionaram as autoridades. Antes da chegada da polícia, os trabalhadores cobriram a mochila, que estava em meio ao lixo, com uma lona para evitar que urubus atacassem a bebê.


    A recém-nascida foi socorrida e levada às pressas para o Hospital Regional de Manacapuru, mas deu entrada na unidade sem sinais vitais. Durante o atendimento, a equipe médica realizou procedimentos de reanimação, porém a bebê não resistiu.

    Por jornalista Débora Alcântara

  • Padrasto é preso pelo estupro da enteada de 7 anos em Tonantins

    As investigações iniciaram após a vitima comparecer ao dentista e o profissional constatar uma lesão característica de HPV na boca da menina.

    Polícia – Um jovem, de 22 anos, foi capturado por policiais civis da 54ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Tonantins (a 865 quilômetros de Manaus), na terça-feira (12), por meio de um mandado de prisão preventiva por estupro de vulnerável contra a enteada, de 7 anos.

    De acordo com o delegado Wellery Aleff, as diligências tiveram início após o recebimento de informações do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). O crime foi registrado em janeiro deste ano.

    “No dia 12 de janeiro, durante um atendimento odontológico em uma Unidade Básica de Saúde (UBS), foi constatada uma lesão na cavidade oral da vítima. O exame identificou que a marca era sugestiva de HPV (Papiloma Vírus Humano), caracterizado como uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST)”, relatou o delegado.

    Segundo o delegado, naquele momento a vítima revelou ter sofrido diversas agressões por parte do padrasto que praticava atos libidinosos com ela durante a ausência de genitora.

    “Em escuta especializada, a criança informou que sua mãe também é vítima de violência doméstica praticada pelo suspeito, e que as agressões costumam se intensificar quando o autor está sob o efeito de álcool”, informou Wellery Aleff.

    Com base nas provas coletadas, a Polícia Civil representou à Justiça pela prisão preventiva do autor que foi localizado e preso em seu local de trabalho, em uma estrada, do município. O jovem responderá pelo crime de estupro de vulnerável e ficará à disposição do Poder Judiciário.


    Fonte e Foto: A Acrítica

  • PC-AM prende homem procurado por estupro de vulnerável Em São Sebastião do Uatumã

    Um homem, de 45 anos, já havia sido preso e outro, de 47 anos, foi alvo de mandado de busca e apreensão.

    Polícia – A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da 44ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de São Sebastião do Uatumã (a 247 quilômetros de Manaus), cumpriu, na segunda-feira (11/05), mandado de prisão preventiva contra um homem, de 65 anos, pelo crime de estupro de vulnerável, contra sua sobrinha, uma adolescente de 16 anos.

    Segundo o delegado Henrique Maciel, o autor era procurado pela Justiça desde 9 de maio deste ano. As diligências iniciaram após a vítima relatar ao Conselho Tutelar que havia sido vítima de estupro de vulnerável pelos suspeitos.

    “No decorrer das investigações, o relatório médico constatou a presença de conjunção carnal praticada contra a vítima. Ela também passou por exames psicológicos que comprovaram sofrimento psíquico grave em decorrência dos traumas sofridos dos 13 aos 16 anos” relatou o delegado.

    De acordo com a autoridade policial, foi representado pela prisão preventiva do suspeito, a qual foi devidamente deferida e cumprida após o autor se apresentar a unidade policial acompanhado de um advogado.

    No dia 8 de maio deste ano, também foi cumprido mandado de prisão preventiva de um autor, de 45 anos, cunhado da vítima e um  mandado de busca e apreensão contra outro envolvido, de 47 anos, pelo mesmo crime de estupro de vulnerável cometido contra a vítima.

    Procedimentos

    O procurado foi encaminhado para a unidade policial e responderá pelo crime de estupro de vulnerável. Ele ficará à disposição da Justiça.


    Fonte e Foto: A Acrítica

  • Homem é preso suspeito de matar padrasto com 13 facadas para defender a mãe

    Irmã do suspeito informou que ele defendeu a mãe, que estava sendo agredida pela vítima.

    Polícia – Um homem, de 30 anos, foi preso suspeito de matar o padrasto com 13 facadas, na madrugada da segunda-feira (11), no município de Tefé (a 523 quilômetros de Manaus), pela Polícia Militar do Amazonas (PMAM), por meio do 3º Batalhão de Polícia Militar (BPM).

    As diligências iniciaram por volta da 0h20, quando os policiais militares receberam a informação de que uma vítima de esfaqueamento havia dado entrada no Hospital Regional de Tefé (HRT). No local, os PMs constataram o óbito do homem.

    O suspeito do crime também estava recebendo atendimento médico, em razão de lesões sofridas durante o confronto. A irmã do suspeito informou aos PMs que a briga começou após a vítima agredir a esposa, que foi defendida pelo filho.

    O homem foi encaminhado para a 5ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP).

    A Polícia Militar do Amazonas orienta a população a informar, imediatamente, ao tomar conhecimento da ação criminosa, por meio do disque denúncia 190. A identidade do denunciante será mantida em sigilo.


    Fonte e Foto: A Acrítica

  • Suspeitos de explorar animais em comunidade no Amazonas são soltos pela Justiça

    Eles foram presos durante uma ação que resgatou dois jacarés e uma preguiça supostamente usados para fotos com turistas mediante pagamento

    Policial – A Justiça do Amazonas concedeu liberdade provisória a Abraão Monteiro Cascos, Francisco Souza da Silva, Joabe Monteiro Cascos e Anailton Veríssimo Rodrigues, presos durante a Operação Anhangá 2, realizada no sábado (9), em Iranduba, no interior do Amazonas. Eles são investigados por explorar animais silvestres em atividades turísticas no lago do Janauari.

    Os quatro foram presos durante uma ação da Polícia Civil e do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), que resgatou dois jacarés e uma preguiça supostamente usados para fotos com turistas mediante pagamento. Segundo as investigações, os animais eram mantidos em cativeiro e poderiam estar sendo dopados para parecerem dóceis durante as interações.

    Na decisão, a Justiça considerou que os suspeitos são primários e não possuem antecedentes criminais. Apesar da soltura, eles terão que cumprir medidas cautelares enquanto o caso segue em investigação.

    Entre as determinações estão a proibição de frequentar áreas de visitação turística ambiental em Iranduba, manter animais silvestres em cativeiro, comercializar ou transportar espécies da fauna nativa sem autorização ambiental e sair do município onde moram.

    Os suspeitos também deverão comparecer mensalmente à Justiça para informar endereço e atividade profissional. Segundo a decisão, o descumprimento das medidas pode resultar em prisão preventiva.

    Animais eram usados em fotos com turistas

    Durante a operação, um dos suspeitos chegou a cobrar R$ 30 da equipe da Rede Amazônica para permitir fotos com os animais. Sem saber que estava sendo filmado, ele ofereceu uma preguiça, uma cobra e um jacaré.

    De acordo com a Delegacia Especializada em Meio Ambiente e Urbanismo (Dema), cordas usadas para amarrar os animais e pequenos cativeiros também foram encontrados no local.

    Os animais resgatados foram levados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), em Manaus, onde passam por avaliação veterinária.

    A Justiça também determinou que o Ipaam ou o Ibama sejam responsáveis pela destinação adequada dos animais e aguardem os resultados dos laudos periciais, que devem indicar se eles foram sedados e se sofreram maus-tratos.

    O caso segue sendo investigado pela Polícia Civil do Amazonas.

    Primeira fase

    A primeira etapa da Operação Anhangá ocorreu em 9 de maio de 2025. Na ocasião, um homem de 22 anos foi preso e três adolescentes apreendidos. Sete animais foram resgatados, entre eles preguiças, macacas, uma arara e uma cobra.

    Fonte: G1 Amazonas

  • Tráfico de drogas lidera denúncias ao Disque-Denúncia e representa 59% das ligações no Amazonas

    Além do tráfico, o 181 registrou 369 denúncias de maus-tratos contra animais, 89 sobre pessoas desaparecidas e 79 de violência contra idosos

    Polícial – Entre janeiro e abril deste ano, o Disque-Denúncia 181 da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) recebeu 1.425 ligações. Do total de denúncias, 569 estavam ligadas ao tráfico de drogas, o que corresponde a 59% das ligações.

    Em 2026, as informações ajudaram na prisão de 430 suspeitos envolvidos em tráfico de drogas, homicídios e outros crimes.

    Além do tráfico, o 181 registrou 369 denúncias de maus-tratos contra animais, 89 sobre pessoas desaparecidas e 79 de violência contra idosos. O canal também recebeu ocorrências variadas, de crimes graves a casos de perturbação do sossego.

    Um dos casos de maior repercussão foi um roubo com explosivos. Dois homens, de 19 e 22 anos, instalaram um artefato no local assaltado e foram presos dois dias depois. A ação contou com apoio de equipes especializadas da Polícia Militar, incluindo o grupamento Marte, a Rocam e a Cicom.

    Outro destaque foi a prisão de um homem acusado de homicídio cometido há 21 anos. Ele foi localizado na Zona Leste de Manaus após denúncia anônima e encaminhado para cumprir pena de 18 anos e 9 meses.

    Disque-Denúncia

    O 181 não deve ser usado em emergências — nesses casos, o número correto é o 190. O canal recebe denúncias de crimes já ocorridos ou de situações que possam acontecer.

    As ligações são anônimas, gratuitas e funcionam 24 horas por dia, todos os dias da semana.

    Fonte: G1 Amazonas

  • Nove detentos fogem de delegacia no interior do AM; um foi capturado

    Detentos utilizaram “teresa” para escapar durante a madrugada; buscas envolvem polícias Civil e Militar em toda a calha do Rio Juruá.

    Polícia – Dos nove detentos que fugiram na madrugada do último domingo (10/05), de delegacia no município de Eirunepé (distante 1.160 quilômetros de Manaus), um foi capturado e oito seguem foragidos.

    Os pesos fugiram usando uma espécie de “teresa”, uma corda improvisada com lençóis. A informação foi confirmada pela Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Eirunepé.

    As forças de segurança realizam buscas para localizar os foragidos. De acordo com as informações apuradas por A CRÍTICA, o detento identificado como Lucas Aragão de Barros,  foi recapturado pelas equipes policiais. 

    Os demais seguem sendo procurados pela Polícia Civil e pela Polícia Militar.

    Os fugitivos foram identificados como:

    Delson Araújo Moreira, conhecido como “Delsinho”;

    Afonso Lúcio da Silva Rocha

    Gabriel Ozório do Nascimento;

    Francisco Wanderley da Conceição Silva;

    Tiago Carmo da Silva;

    Raimundo Igor Santana Viana, conhecido como “Kika”;

    Francisco Amancio da Silva, conhecido como “Bezinho”;

    Werton Oliveira da Silva, conhecido como “Cachorro”.

    A reportagem fez contato com a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas para questionar sobre a fuga e aguarda retorno.

    Decisão juticial

    Em outubro de 2025, a Justiça do Amazonas havia determinado que o Estado deveria providenciar reforma da delegacia de Eirunepé. Na decisão, a reforma da 7ª Delegacia Interativa de Polícia de Eirunepé deveria iniciar em 30 dias e conclusão em 180 dias, sob pena de multa diária no valor de R$ 10 mil, limitada a 30 dias-multa, a ser destinada ao Fundo Penitenciário Nacional.

    A decisão foi proferida pela juíza Rebecca Ailen Nogueira Vieira Aufiero, na ação civil pública n.º 0600027-62.2023.8.04.4100, de autoria do Ministério Público do Amazonas, e inclui a intimação do Estado para pagamento de multa de R$ 300 mil pelo não cumprimento da liminar, a ser revertida em favor da reforma e melhoria da delegacia.

    A reforma deveria compreender obras emergenciais e a reforma estrutural completa da carceragem e demais dependências da delegacia. Entre os aspectos a serem providenciados estão: aumento na quantidade de celas; reparo do sistema elétrico e impermeabilização do telhado; revisão e conserto completo do sistema hidráulico e hidrossanitário; adequada ventilação e aeração em todas as celas e ambientes de confinamento; pintura e restauração completa das estruturas físicas, incluindo paredes e pisos, reforço na alvenaria e fixação das grades; implementação de um sistema de videomonitoramento; reparos e reforço das grades metálicas das celas; construção de uma segunda porta de acesso às celas para segurança operacional; melhoria das barreiras perimetrais externas, com a construção ou reforço de muros ou cercas.


    Fonte e Foto: A Acrítica