Categoria: Policial

  • Falso líder religioso é preso por suspeita de abusar da enteada no Amazonas

    Polícia aponta que abusos começaram quando vítima tinha 5 anos; outras possíveis vítimas foram identificadas em São Paulo e Minas Gerais.

    Polícia – Um homem de 32 anos, – que se apresentava como líder religioso -, investigado pelo crime de estupro de vulnerável praticado contra sua enteada, uma adolescente de 14 anos, foi preso nesta segunda-feira (18) na zona Norte de Manaus. Na ação, a 35° Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Careiro da Várzea (município distante 25 quilômetros de Manaus), cumpriu também um mandado de busca e apreensão.

    De acordo com o delegado David Jordão, do 35° DIP de Careiro da Várzea, a vítima relatou a um familiar, antes de retornar ao estado do Amazonas, que era abusada desde os 5 anos de idade. Ela informou ainda que era ameaçada pelo suspeito para não revelar os fatos a outras pessoas.

    “A vítima relatou, de forma muito emocionada, que sofria abusos por parte do seu padrasto desde os 5 anos de idade. Hoje ela tem 14 anos e só teve condição de relatar aquilo que vivenciou durante todo esse tempo, quando saiu do estado do Amazonas e foi para São Paulo. Quando esse padrasto fez menção em querer trazê-la de volta ao estado, ela denunciou a uma tia tudo o que sofreu”, detalhou o delegado.

    Ainda de acordo com o delegado, durante o período em que os abusos ocorreram, familiares e testemunhas relataram que a adolescente apresentou quadros de sangramento e depressão, no entanto a vítima atribuía a problemas de saúde e à ausência do pai biológico.

    “Esse autor, ciente que estava sendo investigado, fugiu da cidade de Careiro da Várzea e veio para Manaus. Em interrogatório ele negou os crimes, mas as provas que nós levantamos até este momento nesta investigação, apontam para o cometimento deste crime bárbaro”, salientou.

    Durante as investigações, foram identificadas outras duas possíveis vítimas, entre elas uma jovem de 23 anos residente no estado de Minas Gerais. Após contato com as Polícias Civis de São Paulo e Minas Gerais, os relatos foram confirmados e as investigações tiveram continuidade de forma integrada.

    “Ele também se colocava como um dirigente religioso ali numa comunidade no KM-13 da BR-319, para inibir qualquer informação contra a sua dignidade e assim ele permaneceu com esses crimes à ocultas das autoridades”, explicou.

    O homem teve o mandado de prisão cumprido e ficará a disposição do Poder Judiciário. As investigações que apuram a prática de crimes e outras vítimas terão continuidade.


    Fonte e Foto: A Acrítica

  • Em Itacoatiara, PC-AM prende homem por diversos crimes praticados contra a própria mãe de 72 anos

    O indivíduo, que é usuário de drogas, ameaçava a vítima de morte constantemente para conseguir dinheiro.

    Polícia – Policiais civis da Delegacia Especializada de Polícia (DEP) de Itacoatiara (a 176 quilômetros de Manaus) cumpriram, na segunda-feira (18/05), mandado de prisão preventiva contra um homem, de 46 anos, investigado por diversos crimes praticados no contexto de violência doméstica contra a própria mãe, uma idosa de 72 anos. A prisão ocorreu no bairro Jauary, no município.

    De acordo com a delegada Renata Viana, as diligências tiveram início após a vítima comparecer à unidade policial para formalizar a denúncia. Na ocasião, ela relatou que o filho é usuário de entorpecentes e, em razão disso, apresenta comportamento agressivo.

    “O autor profere injúrias e ameaças de morte constantemente caso a mãe não lhe dê dinheiro para comprar drogas. Ela informou ainda que, no dia 10 de maio deste ano, o indivíduo invadiu sua residência acompanhado de dois homens armados e tentou subtrair objetos do local”, relatou a delegada.

    Segundo a autoridade policial, o suspeito não conseguiu consumar a ação criminosa, mas afirmou à vítima que retornaria para concluir o ato, além de continuar proferindo ameaças de morte reiteradamente.

    Diante da gravidade dos fatos, a equipe policial representou pela prisão preventiva do indivíduo, que foi prontamente deferida pela Justiça e cumprida. As investigações seguem em andamento para identificar os demais envolvidos na ação criminosa.

    Procedimentos

    O homem responderá pelos crimes de tentativa de roubo, ameaça, violência psicológica e injúria no contexto de violência doméstica, permanecendo à disposição da Justiça.


    Fonte e Foto: A Acrítica

  • Polícia Civil pede ajuda para localizar adolescente desaparecido após entrar em banheiro do T4 em Manaus

    Elvis Manuel Aguilera Sequea, de 13 anos, desapareceu no bairro Cidade Nova e não foi mais visto pela família.

    Polícia – A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca), divulgou a imagem do adolescente Elvis Manuel Aguilera Sequea, de 13 anos, que está desaparecido desde o dia 16 de maio, em Manaus.

    Segundo informações da polícia, o jovem desapareceu após entrar no banheiro das dependências do Terminal de Integração 4 (T4), localizado no bairro Cidade Nova, zona norte da capital. Desde então, ele não foi mais visto e a família segue sem notícias sobre seu paradeiro.

    No momento do desaparecimento, Elvis usava uma camisa amarela, calça jeans azul e carregava uma mochila preta.

    A Polícia Civil reforça que não é necessário aguardar 24 horas para registrar casos de desaparecimento. O boletim de ocorrência pode ser feito imediatamente em qualquer delegacia, mediante apresentação de documentos pessoais, informações sobre o último local onde a pessoa foi vista, características físicas e, se possível, uma foto atualizada.

    A Depca solicita que qualquer informação que possa ajudar nas buscas seja repassada pelos números (92) 99962-2441, da especializada; 197 ou (92) 3667-7575, da Polícia Civil do Amazonas; além do 181, da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM). O sigilo do denunciante é garantido.

  • Ciúmes terminam em tentativa de feminicídio: homem esfaqueia esposa e envia áudio dizendo que vítima estava morrendo

    Mulher de 61 anos foi encontrada ensanguentada dentro de casa em Goiás; suspeito fugiu após confessar o crime em mensagem enviada à filha do casal.

    Brasil – Uma mulher de 61 anos foi vítima de uma brutal tentativa de feminicídio no município de Catalão, no sudeste de Goiás, após ser atacada a facadas pelo próprio marido. O crime aconteceu no último sábado (16) e teria sido motivado por uma suspeita de traição envolvendo um homem em situação de rua.

    Quando equipes da Polícia Militar chegaram à residência, encontraram a vítima caída sobre a cama, coberta de sangue e com um ferimento profundo no pescoço. O Corpo de Bombeiros foi acionado imediatamente e realizou os primeiros socorros ainda no local antes de encaminhar a idosa em estado grave para a Santa Casa de Catalão.

    Ouça o áudio:

    https://www.instagram.com/reel/DYe5801BDRR/?igsh=ajA3Y2s4MXV4N2Mz

    Segundo informações médicas, a mulher precisou passar por uma cirurgia de emergência e permanece internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), sob monitoramento constante. O estado de saúde dela é considerado delicado.

    Após o ataque, o suspeito fugiu da residência, mas antes enviou uma mensagem de áudio para a filha do casal confessando o crime. Na gravação, o homem afirma ter atacado a esposa após descobrir uma suposta traição.

    “Meti a faca na sua mãe, sua mãe tá morrendo. Vai para casa ver ela correndo”, disse ele na mensagem, que agora faz parte do inquérito policial.



    De acordo com testemunhas, o suspeito ainda teria retornado rapidamente ao imóvel para pegar um capacete antes de desaparecer. A faca usada no crime foi encontrada dentro da casa e apreendida pela Polícia Civil para perícia.

    As autoridades seguem realizando buscas para localizar o homem, que continua foragido. O caso é investigado como tentativa de feminicídio, e o áudio enviado à família será analisado pelos investigadores como parte das provas reunidas no processo.

  • Homem é preso por sequestrar médico dentro de casa no Aleixo

    Vítima foi obrigada a dirigir o próprio carro e sofreu extorsão durante o trajeto. O suspeito foi preso e encaminhado a Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS).

    Polícia – Um cirurgião foi sequestrado na manhã deste domingo (17), por volta das 10h, no conjunto Morada do Sol, bairro Aleixo, em Manaus. O médico estava em casa com a família quando um suspeito invadiu o imóvel pela garagem. Na residência também estavam a esposa, uma idosa de 80 anos e o enteado de 11 anos.

    Após a invasão, o homem levou objetos de valor da casa e obrigou a vítima a dirigir o próprio veículo, realizando extorsões durante o trajeto. Em seguida, seguiu com o carro até o bairro Compensa, onde abandonou o veículo e fugiu a pé.

    Momentos depois, equipes das Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam) localizaram e prenderam o suspeito, que foi encaminhado à Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS).

    Ação criminosa

    Segundo o aspirante B. Camurça, o médico havia deixado o portão aberto ao sair para descartar o lixo. O suspeito aproveitou o momento e entrou na casa.

    A Rocam foi acionada por meio do disque-denúncia. “A partir disso, iniciamos um cerco e, por meio do monitoramento das câmeras da cidade, identificamos que o veículo seguia em deslocamento em direção ao bairro Compensa. Imediatamente, as equipes foram até o local e localizaram apenas o carro, já que o suspeito havia abandonado a vítima nas proximidades do mini shopping da Compensa e fugido a pé”.

    Na sequência, um novo cerco foi realizado. “Durante as buscas, conseguimos encontrá-lo e apreender a arma de fogo que estava em posse dele. O suspeito também informou que havia mais material ilícito em sua residência. As equipes foram até o endereço e encontraram um colete balístico”, destacou o policial.

    Sequestrador reconhece a vítima

    Segundo o delegado Fábio Silva, da DEHS, o caso é tratado como roubo com restrição de liberdade da vítima. Ele explicou que o suspeito foi até a região da Morada do Sol com a intenção de cometer assaltos e escolheu uma casa de forma aleatória.

    O indivíduo afirmou que estava em dívida com o tráfico de drogas. “Ele já estava escolhendo uma casa para assaltar e disse que estava devendo por causa de drogas. Já tem passagem por tráfico e foi ao local para conseguir dinheiro e pagar a dívida. Quando viu a vítima abrindo o portão para deixar o lixo, entrou armado e abordou a família. As imagens da casa mostram o momento exato”, narrou o delegado.

    No trajeto, dentro do carro, o homem se sensibilizou ao saber que a vítima era médico. “O próprio médico contou que já salvou pessoas baleadas e o suspeito reconheceu: ‘Acho que o senhor já me salvou no 28 de Agosto’”.

    A vítima manteve a calma e conversou com ele durante todo o trajeto até ser liberado. “Depois que ficou livre, encontrou a Polícia Militar e a Rocam cercou a área, prendendo o indivíduo rapidamente”, concluiu o delegado.


    Fonte e Foto: A Acrítica

  • Polícia diz que jovem matou e enterrou o pai no quintal de casa em Manaus para ficar com as armas dele

    José Moura Maciel estava desaparecido desde 2019; crime foi esclarecido após confissão do suspeito em Manaus.

    Polícia – A Polícia Civil do Amazonas prendeu Gabriel Maciel, de 33 anos, suspeito de assassinar o próprio pai, o policial militar aposentado José Moura Maciel, de 60 anos, desaparecido desde 2019 em Manaus. O corpo da vítima foi encontrado enterrado dentro de uma cisterna no quintal de uma residência no bairro Nova Esperança 1, zona oeste da capital.

    Segundo a Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS), o caso foi solucionado após o suspeito confessar o crime e indicar aos policiais o local onde o corpo estava escondido. A descoberta encerrou um mistério que durava quase seis anos.

    De acordo com as investigações, o crime teria sido motivado pelo interesse nas armas pertencentes ao ex-policial militar. A polícia informou ainda que Gabriel enfrentava problemas relacionados à dependência química e vivia sozinho no imóvel deixado pelo pai.

    Mesmo afastado da convivência familiar, José Moura continuava ajudando financeiramente o filho e frequentemente levava alimentos até a residência onde acabou sendo morto.

    Polícia investiga participação de outras pessoas
    As investigações apontam que Gabriel teria sido influenciado por outras pessoas interessadas nos armamentos da vítima. Conforme o delegado Gerson Oliveira, o suspeito chegou a publicar fotos das armas nas redes sociais, o que teria atraído a atenção de possíveis comparsas.

    A linha investigativa da polícia aponta que José Moura foi surpreendido durante uma visita ao filho. Após o assassinato, o corpo teria sido colocado dentro da cisterna e coberto com pedras e entulhos para dificultar a localização.

    O desaparecimento do ex-PM permaneceu sem solução até que relatos de moradores levaram familiares a procurar Gabriel, encontrado em situação de rua na região da Ponta Negra. Levado para prestar depoimento, ele acabou confessando o homicídio.

    Gabriel Maciel responderá pelos crimes de homicídio qualificado e ocultação de cadáver. A Polícia Civil continua investigando a possível participação de outros envolvidos e tenta localizar as armas que pertenciam ao policial aposentado.

    Fonte: AM POST.

  • Base Arpão 2 intercepta nova carga de drogas e causa prejuízo milionário ao tráfico no Amazonas

    Mais de 22 quilos de skunk foram encontrados com ajuda da cadela policial Athena durante fiscalização fluvial em Coari.

    Polícia –As Forças de Segurança do Amazonas apreenderam mais de 22 quilos de maconha do tipo skunk durante uma nova ação da Operação Fronteira Mais Segura, realizada na Base Fluvial Arpão II, no município de Coari, interior do estado. A apreensão ocorreu na sexta-feira (15) e causou prejuízo estimado em R$ 1,1 milhão ao crime organizado.

    A operação foi coordenada pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) e contou com atuação integrada das forças policiais que realizam fiscalização nas principais rotas fluviais utilizadas pelo tráfico de drogas na região.

    Segundo o comandante da Base Arpão II, capitão Marcos Barroso, a apreensão aconteceu durante patrulhamento fluvial nas proximidades de Coari, quando a embarcação Fênix foi abordada pelas equipes policiais.

    Durante a inspeção, a cadela policial Athena identificou uma mala escondida dentro de um banheiro da embarcação. Ao abrirem a bagagem, os agentes encontraram 22 tabletes de skunk, totalizando mais de 22 quilos do entorpecente.

    Todo o material apreendido foi encaminhado ao cartório da Polícia Civil instalado na própria Base Arpão II, onde foram realizados os procedimentos legais.

    Segunda grande apreensão em dois dias

    Essa foi a segunda grande apreensão registrada pela Base Arpão II em apenas dois dias. Na quarta-feira (13), as equipes já haviam localizado mais de 42 quilos de skunk escondidos em caixas enviadas como encomendas em outra embarcação que seguia de Coari para Manaus.

    Na ocasião, novamente a cadela Athena foi fundamental para identificar 45 tabletes da droga no compartimento de cargas. Após perícia realizada pelo Departamento de Polícia Técnico-Científica (DPTC), foi confirmado o total de 42,76 quilos de entorpecentes, avaliados em cerca de R$ 2,1 milhões.

    Somadas, as duas operações resultaram na apreensão de mais de 64 quilos de drogas e provocaram prejuízo estimado em R$ 3,2 milhões às organizações criminosas que atuam no Amazonas.

    As ações fazem parte da Operação Segurança Presente, do Governo do Amazonas, integrada ao programa Brasil Contra o Crime Organizado, coordenado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). O objetivo é intensificar o combate ao tráfico de drogas e fortalecer a presença das forças de segurança nas rotas utilizadas pelo crime organizado no estado.

  • Polícia Civil do Amazonas divulga imagem e pede ajuda para localizar duas adolescentes desaparecidas em Manaus

    Natalya Jeovana, de 12 anos, e Julia Letícia, de 13, desapareceram no dia 13 de maio após saírem de casa e da escola.

    Polícia – A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca), divulgou as imagens de duas adolescentes desaparecidas em Manaus e pede apoio da população para localizar as jovens.

    As desaparecidas são Natalya Jeovana Souza Penha, de 12 anos, e Julia Letícia Reis da Cruz, de 13 anos, que não foram mais vistas desde o dia 13 de maio.

    De acordo com a polícia, Natalya Jeovana desapareceu após sair de sua residência, localizada na avenida Igarapé do Passarinho, no bairro Monte das Oliveiras, zona norte de Manaus, com destino à escola onde estuda. Desde então, a adolescente não retornou para casa e não fez contato com familiares.

    Já Julia Letícia foi vista pela última vez por volta das 11h15 do mesmo dia, após sair da escola onde estuda, na rua São Vicente, no bairro Morro da Liberdade, zona sul da capital.

    A PC-AM reforça que, em casos de desaparecimento, não é necessário aguardar 24 horas para registrar a ocorrência. Familiares ou responsáveis devem procurar imediatamente qualquer unidade policial, levando documentos pessoais, informações detalhadas sobre o último local onde a pessoa foi vista, características físicas e uma fotografia atualizada.

    A polícia solicita que qualquer informação que possa ajudar na localização das adolescentes seja repassada de forma imediata. As denúncias podem ser feitas pelos números (92) 99962-2441, da Depca; 197 e (92) 3667-7575, da Polícia Civil do Amazonas; além do 181, da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM). O sigilo é garantido.

  • PC-AM prende idoso por estupro de vulnerável contra uma criança de 7 anos em Amaturá

    O irmão da vítima, uma criança de cinco anos, presenciou o abuso.

    Polícia – A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da 49ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Amaturá (a 909 quilômetros de Manaus), cumpriu, na quinta-feira (14/05), mandado de prisão preventiva de um idoso, de 60 anos, pelo crime de estupro de vulnerável contra uma criança de sete anos. O crime ocorreu no dia 3 de maio deste ano.

    De acordo com o delegado Felipe Carvalho, as investigações começaram após o Conselho Tutelar comunicar à delegacia sobre o fato. O irmão de cinco anos da vítima viu toda a ação do suspeito e contou ao pai e à avó.

    “A criança foi submetida à escuta especializada e contou que estava na casa da avó, quando o homem, que é amigo próximo e vizinho da família, colocou a mão dentro da roupa dela para tocar suas partes íntimas. A avó disse que notou os machucados nas partes íntimas da criança no momento do banho”, detalhou o delegado.

    Segundo o delegado, o exame de conjunção carnal confirmou as lesões na menina. A prisão foi efetuada na residência do próprio autor, no bairro São Sebastião, naquele município.

    O homem responderá pelo crime de estupro de vulnerável e ficará à disposição da Justiça.


    Fonte e Foto: A Acrítica

  • Polícia Federal combate garimpos ilegais nos estados do Amapá e Pará

    Ações ocorrem nos municípios de Laranjal do Jari e Almeirim.

    Brasil – Sete áreas de garimpo ilegal na Amazônia são alvos de uma operação integrada da Polícia Federal (PF), em ação conjunta com o Ibama, ICMBio e a Força Nacional, com o apoio da Polícia Militar do Estado do Pará.

    Desde terça-feira (12) até hoje (15), os policiais da Operação Calha Norte atuam na região da divisa  dos estados do Amapá e Pará, precisamente nos municípios de Laranjal do Jari (AP) e Almeirim (PA), onde estão os garimpos ilegais.

    De acordo com a PF, foram inutilizadas quatro escavadeiras hidráulicas, dezenas de motores, três quadriciclos, dois tratores, geradores, acampamentos clandestinos e aproximadamente 3.300 litros de diesel usados no maquinário ilegal.


    Fonte e Foto: Agência Brasil