Categoria: Policial

  • Grupo Marte encontra e detona artefato explosivo no bairro Japiim

    Conforme informações da PMAM, o objeto foi encontrado por uma criança que brincava no quintal da casa.

    Polícia – Um artefato explosivo foi encontrado nos fundos de uma casa, no beco Alvaro Leite, bairro Japiim, zona Sul de Manaus, na tarde deste sábado (23). O Grupamento de Manejo de Artefatos Explosivos (Marte), da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), foi acionado por volta das 17h30 e isolou a área para a retirada do objeto, similar a uma granada, para detonação.

    Conforme informações da PMAM, o objeto foi encontrado por uma criança que brincava no quintal da casa. A criança levou o artefato para a mãe, que acionou a 3ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom). A guarnição identificou que se tratava de um artefato explosivo e comunicou ao grupo Marte. Nao houve feridos na ocorrência.


    Fonte e Foto: A Acrítica

  • Falsa advogada é presa suspeita de aplicar golpes em idosos no Amazonas

    Mulher fingia ser funcionária pública para ganhar confiança das vítimas e desviar dinheiro por meio de empréstimos e transferências via Pix.

    Polícia – A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) prendeu, na quinta-feira (21), uma mulher identificada como Lariane Migues, de 36 anos, suspeita de aplicar golpes contra idosos no município de Careiro da Várzea, interior do estado. Segundo as investigações, ela se passava por advogada e funcionária pública para enganar as vítimas e obter acesso a dados bancários.

    A prisão preventiva foi cumprida na avenida Dom Pedro I, bairro Dom Pedro, zona centro-oeste de Manaus, durante uma ação da 35ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Careiro da Várzea com apoio do Departamento de Polícia do Interior (DPI).

    Investigação começou após denúncia de familiar De acordo com o delegado David Jordão, responsável pelo caso, as investigações tiveram início em janeiro deste ano após o tio da suspeita procurar a delegacia denunciando ter sido vítima do esquema.

    Conforme a polícia, Lariane é estudante de Direito e utilizava a falsa imagem profissional para conquistar a confiança principalmente de idosos, considerados mais vulneráveis a esse tipo de crime.

    “Ela realizava empréstimos em nome das vítimas e desviava quantias em dinheiro para uso pessoal, deixando muitos sem qualquer recurso financeiro”, afirmou o delegado.

    Pix ajudou polícia a rastrear movimentações Ainda segundo a investigação, equipes de inteligência da Polícia Civil conseguiram rastrear transferências bancárias feitas pela suspeita via Pix utilizando contas das vítimas.

    Os policiais também foram até estabelecimentos comerciais onde ela teria utilizado o dinheiro obtido com os golpes para realizar compras.

    Com o avanço das diligências e novas provas reunidas, a Justiça decretou a prisão preventiva da investigada.

    Polícia busca outras possíveis vítimas O delegado Henrique Brasil, diretor do DPI, destacou que crimes semelhantes têm se tornado frequentes no interior do Amazonas, especialmente contra idosos.

    “As investigações continuam para identificar outras possíveis vítimas e ampliar o alcance das apurações”, informou.

    Lariane Migues responderá pelo crime de estelionato e permanecerá à disposição da Justiça.

  • Casal peruano é preso com cocaína e pedras de droga durante operação no interior do Amazonas

    Polícia encontrou entorpecentes, dinheiro e anotações do tráfico em residência usada como ponto de distribuição em São Paulo de Olivença.

    Polícia – Um casal de nacionalidade peruana foi preso em flagrante na sexta-feira (22) suspeito de envolvimento com o tráfico de drogas no município de São Paulo de Olivença, no interior do Amazonas. A ação foi realizada pela Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da 52ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP), no bairro Bonfim.

    Segundo a polícia, os suspeitos foram autuados pelos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico após uma investigação apontar que eles atuavam na distribuição de entorpecentes para criminosos da região.

    Operação monitorou movimentação durante a madrugada De acordo com o delegado Renato Alves, as diligências começaram após denúncias anônimas indicarem que estrangeiros estariam abastecendo o comércio ilegal de drogas no município.

    As equipes policiais passaram a monitorar a residência durante a madrugada e identificaram intensa movimentação de pessoas ligadas ao tráfico entrando e saindo do imóvel.

    “Foi possível constatar que diversos criminosos da região adquiriam drogas no local investigado”, explicou o delegado.

    Drogas, dinheiro e anotações foram apreendidos Durante a abordagem realizada pela manhã, os policiais encontraram um tablete de pasta base de cocaína, cerca de 80 pedras da droga prontas para comercialização, além de dinheiro em espécie e um caderno com anotações relacionadas ao tráfico.

    Ainda conforme a investigação, o casal confessou que os entorpecentes eram produzidos no município de Benjamin Constant e distribuídos em São Paulo de Olivença.

    A ação integra o programa Brasil Contra o Crime Organizado: Protetor das Fronteiras, iniciativa voltada ao combate ao tráfico de drogas e às organizações criminosas que atuam na região de fronteira do Amazonas.

    Os dois foram encaminhados para a unidade policial e permanecem à disposição da Justiça.

  • Megaoperação apreende 2,5 toneladas de drogas em Coari

    De acordo com informações da Polícia Federal (PF), a apreensão aconteceu na região do rio Solimões, nas proximidades da região do município de Coari (distante 368 quilômetros de Manaus).

    Polícia – Duas toneladas e meia de drogas, armamento e munições foram apreendidos, nesta quinta-feira (22), durante uma ação integrada entre as Forças de Segurança do estado do Amazonas, Diretoria Antidrogas da Polícia Nacional do Peru (Dirandro/PNP) e Grupo Especial de Fronteira do Mato Grosso (Gefron/AM).

    De acordo com informações da Polícia Federal (PF), a apreensão aconteceu na região do rio Solimões, nas proximidades da região do município de Coari (distante 368 quilômetros de Manaus).

    Sobre a operação

    A ação integrada contou com a coordenação da Polícia Federal e apoio da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), por meio da Companhia de Operações Especiais (COE), da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais da Polícia Civil do Amazonas (Core/PC-AM), da Diretoria Antidrogas da Polícia Nacional do Peru (Dirandro/PNP) e do Grupo Especial de Fronteira do Mato Grosso 
    (Gefron/MT).

    *Matéria em atualização.



    Fonte e Foto: A Acrítica

  • Indígena é preso no AM suspeito de estuprar e engravidar a filha-neta de 12 anos

    De acordo com as investigações, a vítima é filha-neta do suspeito, visto que a jovem é fruto dos consecutivos estupros praticados por ele ao longo dos anos contra a própria filha.

    Polícia – Um homem indígena, de 50 anos, teve um mandado de prisão cumprido em seu desfavor na quarta-feira (20), investigado pelos crimes de estupro de vulnerável, cárcere privado e abandono intelectual da filha-neta, uma adolescente de 12 anos. O crime aconteceu na comunidade indígena Bacuri, localizada na região do Médio Juruá, no município de Tapauá (distante 448 quilômetros de Manaus), e a vítima acabou engravidando do suspeito.

    De acordo com as investigações, a vítima é filha-neta do suspeito, visto que a jovem é fruto dos consecutivos estupros praticados por ele ao longo dos anos contra a própria filha. O suspeito escondia a menina da equipe de saúde e dos próprios familiares.

    O delegado Jailton Santos, da 80ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Beruri,  explicou que o caso só chegou ao conhecimento das autoridades quando a adolescente já estava com seis meses de gravidez, após insistência da equipe de saúde indígena para que ela recebesse acompanhamento médico.

    Ainda de acordo com as investigações, o homem oferecia a menina, em troca de dinheiro, para outros indígenas da comunidade. Após o caso vir à tona, uma operação policial foi realizada no mês de abril, mas o suspeito conseguiu fugir em uma área de mata.

    Após denúncias, o homem foi localizado e preso em uma ação conjunta entre a 80ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Beruri, da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), e Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAMB), da Polícia Militar do Amazonas (PMAM).


    Fonte e Foto: A Acrítica

  • Mulher é morta com mais de 20 facadas em Manaus; suspeito acaba linchado após ataque

    Crime brutal deixou duas filhas da vítima feridas; homem apontado como autor foi espancado até a morte por criminosos da região.

    Polícia – Uma madrugada marcada por violência chocou moradores do bairro Novo Israel, na zona norte de Manaus, nesta quinta-feira (21). Tatiana Reis de Oliveira, de 42 anos, foi assassinada com dezenas de facadas dentro da própria residência, localizada na rua Professora Maria J. Brigídio. O principal suspeito do crime, identificado como Joabe da Silva Oliveira, acabou sendo espancado até a morte logo após o ataque.

    Segundo informações preliminares, Tatiana foi atingida por ao menos 20 golpes de faca em várias partes do corpo. Ela ainda chegou a ser socorrida e encaminhada ao Serviço de Pronto Atendimento (SPA) do Galileia, mas não resistiu aos ferimentos.

    Filhas também foram atacadas Durante o ataque, as duas filhas da vítima também foram esfaqueadas pelo suspeito. Uma adolescente de 15 anos foi levada para o Hospital e Pronto-Socorro Joãozinho, enquanto a jovem de 23 anos precisou ser encaminhada ao Hospital e Pronto-Socorro João Lúcio.

    O estado de saúde das duas não havia sido divulgado até a última atualização do caso.

    Suspeito foi capturado e morto Após o crime, moradores e criminosos da área localizaram Joabe e passaram a agredi-lo violentamente. O homem morreu ainda no local em decorrência do espancamento.

    O corpo dele ficou caído em frente à residência onde Tatiana morava com as filhas, causando revolta e grande movimentação de moradores na região.

    A Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS) deve investigar o caso para esclarecer a motivação do crime e as circunstâncias das mortes.

  • Polícia Federal apreende 237 quilos de drogas em embarcação no interior do Amazonas

    Carga com cocaína, pasta base e maconha skunk foi encontrada em compartimentos ocultos de barco que seguia de Tabatinga para Manaus; um homem foi preso em flagrante.

    Polícia – Agentes da Polícia Federal apreenderam na quarta-feira (20), 237 quilos de drogas durante fiscalização, em mais uma ação de combate ao tráfico de drogas na região de fronteira em Tabatinga (a 1.117 quilômetros de Manaus).

    De acordo com a PF, a carga, composta por cocaína, pasta base de cocaína e maconha do tipo “skunk”, foi localizada em compartimentos ocultos da embarcação que tinha como destino a capital amazonense.

    Durante a ação policial, um homem foi preso em flagrante pelos crimes relacionados ao tráfico de drogas.

    Após os procedimentos de polícia, o homem foi encaminhado à unidade policial e está à disposição da Justiça.


    Fonte e Foto: A Acrítica

  • Homem é preso com tabletes de skunk dentro de adega na zona norte de Manaus

    Suspeito foi detido pela Rocam após denúncia anônima; polícia apreendeu droga, balança de precisão e dinheiro em espécie no bairro Mundo Novo.

    Polícia – Um homem foi preso na noite de terça-feira (19), em uma adega localizada na rua Professor Carlos Barroso, no bairro Mundo Novo, zona norte de Manaus, por agentes das Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam), com dois tabletes de maconha do tipo skunk, uma balança de precisão e R$ 64 em espécie dentro de uma mochila.

    De acordo com informações preliminares, após denúncia anônima via linha-direta, a equipe policial foi ao local e encontrou o suspeito sozinho no interior da adega. Durante a abordagem, foram encontrados dois tabletes de maconha do tipo skunk, uma balança de precisão, um celular e R$ 64 em espécie escondidos dentro de uma mochila em posse do homem.

    O suspeito e o material apreendido foram encaminhados ao 1º Distrito Integrado de Polícia (DIP).


    Fonte e Foto: A Acrítica

  • Policiais são presos em operação que mira agiotagem, extorsão e lavagem de dinheiro no AM

    De acordo com o delegado Fernando Bezerra, a dupla integra o núcleo financeiro do esquema. Os militares já respondiam a processo criminal e estavam afastados da atividade policial.

    Policial – Dois policiais militares do Amazonas, cujas identidades não foram reveladas, foram presos nesta quarta-feira (20), em Santa Catarina, durante a operação “Covill de Mamon”. A ação policial foi deflagrada pela Polícia Civil do Amazonas e mirava duas organizações criminosas em Manaus. A informação foi confirmada pelo delegado Fernando Bezerra.

    Ao todo, 20 pessoas foram presas no Amazonas, Santa Catarina, Paraíba e Roraima. Os militares, segundo as investigações, integram o núcleo financeiro de um dos esquemas. Os grupos são investigados por extorsão, agiotagem, homicídios, tortura, sequestro, cárcere privado e lavagem de dinheiro.

    Em entrevista à Rede Amazônica, o delegado informou que a investigação chegou aos militares ao alcançar o núcleo financeiro.

    “A investigação alcança tanto os atos criminosos originais quanto destino desses valores. Então a gente consegue demonstrar que a partir dos recursos que foram obtidos nas atividades criminosas, eles empreendem ocultação patrimonial para fins de lavagem de dinheiro”, disse o delegado.

    As investigações apontam que os grupos criminosos operavam um esquema de empréstimos e juros exorbitantes, no qual o não pagamento nas datas estipuladas resultava em um sistema organizado de cobranças violentas.

    “É importante lembrar que não se trata de simples empréstimos. São, na realidade, casos de empréstimos a juros abusivos, extorsivos. Temos casos de R$ 150 emprestados que se tornaram R$ 45 mil de dívida. Temos casos que a dívida progrediu em uma progressão que não se justifica para mais de R$ 400 mil”, relatou o delegado Fernando Bezerra

    De acordo com a Rede Amazônica, os presos foram encaminhados para a sede da Delegacia Geral da PC-AM, localizada no bairro Dom Pedro, na Zona Centro-Oeste da capital.

    Conforme o diretor de comunicação da PMAM, major Andrey Oliveira, os policiais militares presos já respondiam a processo criminal e estavam suspensos das atividades policiais.

    Reafirmamos que Polícia Militar do Amazonas não compactua com esses casos de corrupção policial. Eles já respondiam a um processo administrativo disciplinar anterior e aguardaremos o desfecho dessa investigação da Polícia Civil, desse novo caso, para colocar ação administrativa novamente em cima desses policiais e, quem sabe, conseguir a exclusão de policiais que não compactuam com o dever da Polícia Militar, de preservar a união pública e de ser uma instituição correta de segurança”, enfatizou.

    Covill de Mamon

    A operação foi deflagrada nesta quarta-feira e cumpriu 31 mandados de prisão e o sequestro de 42 veículos e sete imóveis, além do bloqueio judicial de contas bancárias e suspensão das atividades de sete pessoas jurídicas ligadas aos investigados. A ação foi realizada pela Polícia Civil, Secretaria Executiva Adjunta de Operações (Seaop) e Polícia Militar do Amazonas (PMAM).

    As investigações apontaram que uma das organizações criminosas movimentou valores superiores a R$ 24 milhões, provenientes das atividades ilícitas.

    Durante a operação, foram apreendidos ainda diversos itens utilizados pelas organizações.

    Aqui, nós temos armas de fogo, nós temos espadas, nós temos também mídias em geral, computadores, celulares. Nós vamos fazer uma avaliação acerca de todo esse material para, justamente, averiguar se ainda há outros alvos a serem incluídos nessa investigação”, concluiu o delegado.

    Ainda de acordo com a polícia, a apuração sobre a receita da segunda organização ainda depende do cumprimento de medidas de quebra de sigilo bancário, deflagradas simultaneamente à operação.

    Fonte: G1

  • Operação no AM mira policiais suspeitos de integrar esquema criminoso e cumpre 26 mandados de prisão

    Megaoperação foi deflagrada nas primeiras horas da manhã desta quarta-feira (20) e mobiliza forças de segurança em três estados brasileiros.

    Polícia – Uma grande operação policial realizada na manhã desta quarta-feira (20) abalou a estrutura da segurança pública no Amazonas. Agentes das forças de segurança passaram a ser alvo de mandados judiciais por suspeita de envolvimento em práticas criminosas dentro e fora do estado.

    As ações começaram ainda durante a madrugada e resultaram na chegada dos primeiros presos à sede da Delegacia Geral da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), localizada na avenida Pedro Teixeira, zona centro-oeste de Manaus, por volta das 6h30.

    De acordo com informações preliminares, a força-tarefa cumpre 26 mandados de prisão e 42 mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça. A investigação ocorre sob sigilo e envolve policiais ligados a diferentes comandos e unidades da segurança pública.

    Mandados são cumpridos em três estados Segundo as autoridades, a operação possui desdobramentos interestaduais e os alvos estão distribuídos em pelo menos três estados brasileiros. A ofensiva conta com apoio de corregedorias e equipes especializadas para o cumprimento das ordens judiciais.

    As investigações apontam possíveis ligações dos suspeitos com atividades criminosas ainda não detalhadas oficialmente pelas autoridades.

    Movimentação intensa na Delegacia Geral Durante toda a manhã, houve forte movimentação de viaturas e agentes na sede da Polícia Civil. Familiares, advogados e equipes da imprensa acompanharam a chegada dos investigados ao prédio da Delegacia Geral.

    A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) informou que uma coletiva de imprensa deve ocorrer ainda nesta quarta-feira para apresentar detalhes da operação, os crimes investigados e o balanço atualizado das prisões e apreensões.

    O caso segue em andamento e novas informações devem ser divulgadas ao longo do dia.