Categoria: Política

  • Exército autoriza aposentadoria antecipada de Mauro Cid após condenação por trama golpista

    Ex-auxiliar de Jair Bolsonaro irá para a reserva no fim de janeiro, mantém benefícios da carreira e avalia atuar como consultor na área militar.

    Política – O Exército autorizou a aposentadoria antecipada do tenente-coronel Mauro Cid, de 46 anos, ex-auxiliar do ex-presidente Jair Bolsonaro. A decisão foi assinada na noite de terça-feira (27) pelo comandante da Força, general Tomás Paiva. Condenado por participação na trama golpista, Cid deixará o serviço ativo no próximo dia 31 de janeiro.

    Antes da decisão, uma comissão técnica do Exército analisou o pedido e recomendou a transferência do militar para a reserva. Com o aval do comandante, Cid utilizou o mecanismo da chamada cota compulsória, que permite a aposentadoria antes do tempo mínimo regular, com remuneração proporcional ao período trabalhado.

    Ao todo, o tenente-coronel soma 29 anos e seis meses de serviços prestados. Pelas regras tradicionais, ele só poderia se aposentar com todos os direitos após completar 31 anos de carreira. Ainda assim, a perda salarial será pequena. Além disso, Cid receberá uma ajuda de custo equivalente a oito salários no momento da passagem para a reserva.

    Por outro lado, o militar terá de desocupar a casa funcional onde mora em Brasília. O prazo para a mudança é de até 90 dias. Segundo interlocutores, ele ainda não decidiu se permanecerá na capital federal ou se mudará para o Rio de Janeiro, onde também tem familiares. Agora fora da ativa, Cid avalia trabalhar como consultor em assuntos militares.

    Sem segurança

    Como parte do acordo de delação, Mauro Cid e seus familiares tinham direito à segurança da Polícia Federal. No entanto, no fim do ano passado, ele recusou formalmente a proteção, por entender que não corre mais riscos.

    A PF também sugeriu sua inclusão no programa de proteção a testemunhas, proposta que teve aval da Procuradoria-Geral da República e foi encaminhada ao ministro Alexandre de Moraes, do STF. Mesmo assim, Cid deve rejeitar a medida, segundo oficiais que acompanham o caso.

    Regime aberto

    Mauro Cid foi condenado a dois anos de prisão em regime aberto por integrar o núcleo central da trama golpista. A defesa tenta no Supremo o encerramento da pena, sob o argumento de que ele já cumpriu mais de dois anos, somando o período em que ficou preso e o tempo em que usou tornozeleira eletrônica.

    Até o momento, Alexandre de Moraes ainda não decidiu sobre o pedido de remição da pena. O processo segue parado no gabinete do ministro.


    Fonte e Foto: BacciNoticias

  • Lula confirma viagem aos EUA e diz que diálogo com Trump precisa ser ‘olho no olho’

    Segundo o mandatário brasileiro, ele vai embarcar para Washington no começo de março; petista está no Panamá para participar do Fórum Econômico Internacional América Latina e Caribe 2026.

    Política – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou na terça-feira (27) que pretende se reunir com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e enfatizou que é preciso manter uma conversa “olhando olho no olho” para que a relação entre os dois países volte a normalidade.

    “O Brasil e os Estados Unidos são as duas principais democracias do Ocidente. Acho que é importante que dois chefes de Estado conversem olhando um no olho do outro para discutir boas relações”, disse o mandatário ao jornalista na Cidade do Panamá, onde vai participar, nesta quarta-feira (28), do Fórum Econômico Internacional América Latina e Caribe 2026, organizado pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe.

    O presidente brasileiro se diz convencido de que a normalidade entre os dois países vai voltar em breve. “A gente vai fortalecer o multilateralismo, e que a gente vai fazer com que as economias voltem a crescer porque é isso que o povo espera de todos nós”, declarou.

    Na segunda-feira (26), Lula conversou com Trump por telefone durante 50 minutos e acordou que em breve ele irá a Washington. Segundo o mandatário brasileiro, ele pretende realizar o encontro no começo de março. “Quem vai encontrar uma solução para o povo da Venezuela é o próprio povo venezuelano. Não será o Brasil, não serão os Estados Unidos”, disse. ” Temos que ter paciência e ajudar com que o povo venezuelano possa cuidar do seu destino”, acrescentou.

    Crise política na Venezuela 

    No seu desembarque, o presidente brasileiro também comentou sobre a situação política da Venezuela. Adotando um tom cauteloso, ele defendeu a soberania do país e descartou que o Brasil vá interferir na região.

    Lula no Panamá 

    Lula chegou nesta terça-feira no Panamá e levou em sua agenda um acordo para impulsionar o comércio bilateral, tendo como pano de fundo seu apoio à soberania do Canal interoceânico, além do esperado julgamento panamenho sobre o escândalo de subornos da Odebrecht. A visita da do mandatário brasileiro mostra o retorno dele ao país após 15 anos.

    Coincidindo com a visita de Lula, Brasil e Panamá assinarão um “acordo de cooperação e facilitação de investimentos” para promover fluxos de capitais em ambas as direções, conforme detalhou o Itamaraty.

    A última vez que Lula visitou o Panamá foi em maio de 2011, quando, já como ex-presidente, participou como convidado do então governante Ricardo Martinelli (2009-2014) na inauguração da segunda fase da orla marítima da capital panamenha, conhecida como Cinta Costera – uma das obras da construtora brasileira investigada por subornos e superfaturamento.


    Fonte e Foto: JP Notícias

  • Flávio Bolsonaro se reúne com Netanyahu em Israel e participa de conferência internacional

    Senador e pré-candidato ao Planalto marcou presença em evento contra o antissemitismo; Eduardo Bolsonaro também integrou a comitiva.

    Política – O senador Flávio Bolsonaro (PL) participou, na segunda-feira (27), da Conferência Internacional de Combate ao Antissemitismo, realizada em Israel, ao lado do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu e de lideranças políticas de diversos países. O encontro reuniu autoridades internacionais para discutir ações conjuntas contra o avanço do ódio religioso e de outras formas de intolerância no mundo.

    Nas redes sociais, Flávio divulgou registros do evento e do encontro com Netanyahu, agradecendo o convite e destacando o simbolismo da participação. Segundo o senador, a conferência reforça compromissos que, para ele, devem orientar as relações internacionais. “Foi uma honra encontrar o primeiro-ministro Netanyahu e autoridades que levam a sério a defesa da vida, da liberdade e da verdade”, afirmou.

    O parlamentar também defendeu que o enfrentamento ao antissemitismo ultrapasse fronteiras e seja tratado como uma pauta global. Para Flávio, o Brasil deve se posicionar ao lado de países que adotam uma postura firme contra a discriminação e a perseguição religiosa.

    Eduardo Bolsonaro (PL), irmão do senador e ex-deputado federal, também participou do evento e utilizou as redes sociais para comentar momentos que classificou como marcantes durante a conferência. Em uma das publicações, ele mencionou a repercussão em Israel do retorno do último corpo que permanecia sob poder do Hamas, destacando o impacto emocional do episódio na sociedade israelense.

    Segundo Eduardo, o fato foi lembrado durante o evento como símbolo do conflito e da necessidade de combater o extremismo. A conferência teve como foco principal a troca de experiências entre países e a formulação de estratégias internacionais para o enfrentamento ao antissemitismo e a outras manifestações de intolerância.

  • Irmão de Bolsonaro tenta retirar prêmio da Mega da Virada, mas é ‘roubado’

    Renato Bolsonaro manifestou sua indignação nas redes sociais ao ser surpreendido que outra pessoa teria sacado a quantia em no seu lugar; quantia a ser recebida era de R$ 216,76.

    Política – Renato Bolsonaro, irmão do ex-presidente Jair Bolsonaro, usou as redes sociais para manifestar sua indignação ao não conseguir retirar o prêmio de R$ 216,76 que ganhou no sorteio da Mega da Virada. “Não existe coisa pior do que ganhar e não levar”, disse Renato, em um vídeo compartilhado no Instagram. “No dia 20 de janeiro de 2026 fui até a Lotérica para receber o prêmio e reaplicar em um novo jogo. A atendente mostrou que já tinha sido pago”.

    Segundo irmão do ex-presidente, ele questionou o ocorrido, uma vez que ele se encontrava com o volante e o cartão em mãos e foi orientado a procurar a Caixa Econômica Federal para resolver o ocorrido. “Uma dúvida que paira agora sobre uma instituição tão séria é: será que está acontecendo alguma coisa?”.

    Os irmãos Bolsonaro venceram a quadra da Mega da Virada por meio de um bolão e arrecadaram R$ 216,76. Os números apostados foram: 13, 21, 32 e 59.

    No vídeo ele diz não acredita credibilidade dos sorteios da loteria e argumenta com o atraso no sorteio da Mega da Virada, que era para ter sido realizado na noite do dia 31 de dezembro, entretanto precisou ser adiado para o dia 1º de janeiro deviso a problemas ocasionados pelo alto número de apostadores. “Depois de tantos escândalos, Mensalão, Banco Master, INSS que já vivemos que roubavam dinheiro, agora essa suspeita forte sobre os jogos oficiais no Brasil”, declarou.

    A Mega da Virada da 2025 pagou o maior prêmio da histórica, mais de R$ 1 bilhão. Seis apostas acertam na Mega da Virada.


    Fonte e Foto: JP Notícias

  • Novo vídeo mostra momento que raio atinge protesto de Nikolas Ferreira em Brasília

    Descarga elétrica ocorreu durante manifestação liderada por Nikolas Ferreira e apoiadores de Jair Bolsonaro; 89 pessoas precisaram de atendimento médico.

    Política – Novas imagens divulgadas pela TV Globo mostram o momento em que um raio atinge a concentração de um protesto liderado pelo deputado Nikolas Ferreira, com a presença de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro, na região central de Brasília (DF), no último domingo (25).

    No vídeo, é possível ver a descarga elétrica atingindo o local da manifestação, o que provoca pânico entre os participantes, que correm em busca de abrigo. Segundo dados atualizados na manhã desta segunda-feira (26), o Corpo de Bombeiros informou que 89 pessoas receberam atendimento no local, e 47 manifestantes precisaram ser encaminhados a dois hospitais da capital.

    De acordo com o tenente Elson Silva, algumas vítimas

    sofreram queimaduras após estarem em contato com grades de proteção metálicas no momento da descarga. Outros manifestantes se feriram ao cair durante a correria, com registros de pessoas que bateram a cabeça no chão.

    Ainda pela manhã, o Iges-DF, responsável pela administração do Hospital de Base, informou que a unidade recebeu 27 pacientes relacionados ao incidente.

    “Ao todo, 22 pacientes receberam alta e houve uma evasão. Na manhã desta segunda-feira (26/01), restaram apenas quatro pacientes em observação, podendo receber alta médica a qualquer momento”, diz a nota.



    Fonte e Foto: BacciNoticias

  • Nikolas Ferreira atualiza estado de saúde de vítimas de raio

    Mais de 40 pessoas foram hospitalizadas após descarga elétrica atingir ato na Praça do Cruzeiro; não há registro de mortes.

    Política – O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) atualizou, no domingo (25), o estado de saúde das pessoas feridas após a queda de um raio durante uma manifestação na Praça do Cruzeiro, em Brasília. Segundo informações repassadas pela equipe médica do Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF), nenhum dos pacientes internados está em estado grave, e alguns já receberam alta.

    De chinelo e mancando, Nikolas chegou ao hospital no fim da tarde para visitar apoiadores atingidos pela descarga elétrica. Acompanhado por seguranças, o parlamentar cumprimentou funcionários da unidade e entrou no centro de trauma, onde estão internados manifestantes feridos durante o ato.

    De acordo com dados do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, 89 pessoas foram atendidas ainda na Praça do Cruzeiro ao longo da manifestação. A maioria apresentava quadro de hipotermia. Do total, 47 foram transportadas para unidades de saúde do DF, e 11 precisaram de maiores cuidados médicos em decorrência direta do raio que atingiu o local.

    Segundo o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF), até as 18h deste domingo, 27 pessoas deram entrada no Hospital de Base do DF após serem atingidas por descarga elétrica. Outras 14 foram atendidas no Hospital Regional da Asa Norte (HRAN). Não há registro de mortos. A apuração também indica que alguns pacientes buscaram atendimento em hospitais privados da capital.

    Mais cedo, o deputado federal Hélio Lopes (PL-RJ) também esteve no Hospital de Base para acompanhar a situação dos feridos.

    A manifestação marcou o encerramento da “Caminhada pela Liberdade”, movimento liderado por Nikolas Ferreira que durou seis dias. A mobilização teve início em Paracatu (MG), no dia 19 de janeiro, e terminou neste domingo, em Brasília. Ao longo do percurso, apoiadores do deputado e da direita brasileira, incluindo autoridades públicas, aderiram ao movimento.


    Fonte e Foto: BacciNoticias

  • Lula critica Trump e diz que presidente dos EUA quer criar uma ‘ONU própria’ para concentrar poder

    Petista afirma que mundo vive momento crítico e acusa líder norte-americano de substituir o multilateralismo pelo unilateralismo.

    Política – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, na sexta-feira (23), que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, estaria tentando criar uma espécie de “nova ONU”, na qual exerceria controle absoluto das decisões globais. A declaração foi feita após Trump anunciar, durante o Fórum Econômico Mundial de Davos, a proposta de criação de um chamado “Conselho de Paz”.

    Segundo Lula, a iniciativa representa uma ameaça direta ao sistema multilateral construído após a Segunda Guerra Mundial. O presidente brasileiro afirmou que a proposta ignora debates históricos sobre a reforma da Organização das Nações Unidas e concentra poder nas mãos do líder norte-americano.

    “A carta da ONU está sendo rasgada. Ao invés de corrigir e fazer a reforma que defendemos desde 2003, com a entrada de novos países como Brasil, México e nações africanas, o presidente Trump propõe criar uma nova ONU em que ele é o único dono”, disse Lula durante a cerimônia do 14º Encontro Nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), em Salvador, na Bahia.

    O Brasil foi convidado pela Casa Branca para integrar o conselho proposto por Trump, mas, até o momento, o Palácio do Planalto não confirmou se aceitará participar. Integrantes do governo avaliam com cautela a iniciativa, principalmente diante de pontos considerados centralizadores e da ampliação da atuação do grupo para além do conflito na Faixa de Gaza.

    Durante o discurso, Lula alertou para o que classificou como um cenário internacional preocupante. “Estamos vivendo um momento muito crítico na política mundial. O multilateralismo está sendo substituído pelo unilateralismo de Trump. Está prevalecendo a lei do mais forte”, afirmou.

    O presidente também reforçou o discurso de soberania adotado pelo governo brasileiro nos últimos meses, especialmente após o anúncio do tarifaço de 50% sobre produtos brasileiros. Segundo Lula, o Brasil não aceita relações de submissão no cenário internacional.

    “O Brasil quer ter relação com Estados Unidos, Cuba, China, Índia e Rússia. Não temos preferência. O que não aceitamos é voltar a ser colônia para alguém achar que pode mandar na gente”, concluiu.

  • Magno Malta tenta visitar Bolsonaro na Papudinha sem aval do STF e é barrado pela PM

    Senador chegou ao presídio dois dias após a transferência do ex-presidente, contestou a restrição e deixou o local após cerca de meia hora de impasse.

    Política – O senador Magno Malta (PL-ES) tentou acessar o Complexo Penitenciário da Papuda, conhecido como Papudinha, para visitar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), mas foi impedido pela Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) por não apresentar autorização judicial. O episódio foi comunicado oficialmente ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.

    De acordo com a PMDF, a tentativa de visita ocorreu no dia 17 de janeiro, apenas dois dias após Bolsonaro ter sido transferido para a unidade prisional por determinação do STF. Logo na chegada, o senador foi informado de que seu nome não constava na lista de visitantes autorizados pela Justiça, o que inviabilizava o ingresso no presídio.

    Os policiais explicaram que, conforme as regras impostas pelo Supremo, apenas familiares previamente cadastrados e com autorização expressa podem realizar visitas regulares ao ex-presidente. Parlamentares, autoridades ou terceiros precisam de aval judicial específico. Mesmo após a orientação, Magno Malta teria questionado a decisão.

    Segundo o registro encaminhado ao STF, após ser barrado na entrada da Papudinha, o senador solicitou permissão para realizar uma oração nas dependências do 19º Batalhão da Polícia Militar (19º BPM), que integra o complexo de segurança da região. O pedido também foi negado pelos agentes responsáveis.

    O impasse entre Malta e os policiais durou cerca de 30 minutos. Após novas explicações sobre as restrições impostas pela Corte e as medidas cautelares em vigor, o senador reconheceu a impossibilidade da visita e deixou o local sem registro de confronto ou incidentes.

    Bolsonaro preso na Papudinha

    Jair Bolsonaro está detido na Papudinha desde o dia 15 de janeiro de 2026, após transferência da Superintendência da Polícia Federal em Brasília, por ordem do ministro Alexandre de Moraes. A decisão do STF prevê acompanhamento médico contínuo ao ex-presidente.

    Por determinação da Corte, uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do Distrito Federal (Samu-DF) permanece de prontidão 24 horas por dia na unidade. A estrutura é uma Unidade de Suporte Intermediário (USI), equipada com equipe médica completa da Secretaria de Saúde, que atua em regime de revezamento.

  • Moraes autoriza nova visita de Tarcísio a Bolsonaro após cancelamento

    Política – O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou hoje o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), a visitar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na Sala de Estado-Maior do Complexo Penitenciário da Papuda, conhecida como “Papudinha”. O encontro ocorre no dia 29, das 11h às 13h.

    Tarcísio cancelou a sua visita que inicialmente estava marcada para esta quinta-feira (22) alegando ter compromissos em São Paulo na data.

    Além da visita do governador, o ex-presidente condenado a 27 anos e três meses de prisão por tentativa de golpe de estado receberá também o ministro Jorge Antônio de Oliveira Francisco, do Tribunal de Contas da União do Brasil, no dia 28, das 11h às 13h.

    Na mesma decisão, Moraes também acatou o pedido de visita do senador Rogério Marinho (PL-RN), no dia 4 de fevereiro, das 8h às 10h.

    Desconforto com críticas

    Interlocutores avaliam que Tarcísio ficou extremamente desconfortável com a pressão que vem sofrendo para apoiar publicamente o senador Flávio Bolsonaro (PL), filho do ex-presidente, em sua pré-candidatura ao Palácio do Planalto.

    Segundo um membro do alto escalão do Palácio dos Bandeirantes, declarações recentes de Flávio à imprensa, citando que Bolsonaro pediria apoio mais explícito ao filho, foram lidas como ameaças. Pesam, também, as recentes declarações de membros do PP sobre o assunto.

    “Tarcísio quer demonstrar que não aceitará essa subserviência. O que está acontecendo é quase uma ameaça velada”, disse uma fonte, sob condição de reserva, à coluna. Na terça-feira, após conseguir autorização do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF) para visitar Bolsonaro – em uma lista pedida pelo próprio ex-presidente, Tarcísio voltou atrás e pediu o adiamento do encontro.

    Em nota, o governo de São Paulo afirmou apenas que “a visita do governador Tarcísio de Freitas ao presidente Bolsonaro será adiada a pedido do governador para cumprimento de compromissos em São Paulo” e que uma nova data seria solicitada. O comunicado não detalhou, no entanto, quais agendas motivariam o cancelamento. Para pessoas próximas, Tarcísio está muito incomodado com as declarações de Flávio.


    Fonte e Foto: JP Notícias

  • Mulher de Moraes representa Banco Master em investigação relatada por Dias Toffoli no STF

    Procurado, o escritório Barci de Moraes Advogados não respondeu aos questionamentos da reportagem.

    Política – A advogada Viviane Barci de Moraes, mulher do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, aparece como representante do Banco Master em um processo que investiga o empresário Nelson Tanure por crimes contra o mercado de capitais O caso passou a tramitar no STF após a Justiça Federal em São Paulo declinar da competência e remeter a investigação à Corte, onde está sob a relatoria do ministro Dias Toffoli. O inquérito corre sob sigilo, e o banco figura como parte interessada no processo.

    Procurado, o escritório Barci de Moraes Advogados não respondeu aos questionamentos da reportagem. O espaço segue aberto.

    Em despacho de 16 de janeiro, a juíza Maria Isabel do Prado declarou-se incompetente para seguir com o inquérito ao identificar vínculo com fatos apurados no âmbito da Operação Compliance Zero, da Polícia Federal, que apura fraudes financeiras atribuídas ao Master – investigação que tramita no Supremo sob a relatoria de Toffoli. Segundo a magistrada, havia elementos que indicavam a existência de conexão entre as apurações.

    Com base nesse entendimento, a juíza concluiu que o caso deveria ser remetido ao STF para tramitar sob a mesma relatoria, em aplicação do instituto da conexão. Nesses casos, quando há vínculo de fatos, provas ou personagens com investigações já em curso, a distribuição ocorre por prevenção, mantendo o processo sob a relatoria do ministro que conduz os processos relacionados.

    O inquérito apura se Tanure teria utilizado informações relevantes ainda não divulgadas ao mercado para obter vantagem na negociação de ações da Gafisa, prática conhecida como insider trading.

    Embora o Banco Master não seja alvo da investigação, a instituição aparece como parte interessada porque a apuração analisa a atuação de fundos ligados ao banco nas operações sob suspeita. Nesse processo, Viviane Barci de Moraes acompanha o caso como representante do banco.

    O advogado Pablo Naves Testoni, que defende Tanure, afirmou que o Ministério Público Federal citou o Banco Master ao apresentar a denúncia na Justiça Federal de São Paulo, ainda que de forma genérica. “Ao fazer isso, por obrigação processual, abriu a necessidade de resolução sobre eventual conexão probatória. Nesse sentido, foi feito o pedido em nome do empresário”, disse.

    O advogado acrescentou ainda que essa análise precisa agora ser enfrentada por exigência legal.

    Caso o inquérito avance no STF e venha a ser levado a julgamento no plenário, Alexandre de Moraes poderá votar na análise do caso A atuação do escritório de advocacia do qual Viviane Barci de Moraes e os dois filhos do ministro são sócios passou a ser alvo de questionamentos após a revelação de um contrato de R$ 129 milhões firmado com o Banco Master.

    Levantamento do Estadão/Broadcast mostrou ainda que a atuação de Viviane Barci de Moraes no STF e no STJ se intensificou após a posse de Alexandre de Moraes no Supremo, com o número de processos sob sua participação nessas cortes saltando de 27 para 152.

    Tanure teve o patrimônio bloqueado por Toffoli em 6 de janeiro, após o ministro apontar indícios de que ele seria beneficiário de um fundo usado em um esquema de fraudes para desviar recursos e favorecer sócios ocultos do Banco Master, cujo controlador, Daniel Vorcaro, também é investigado.

    Ele foi alvo da segunda fase da Operação Compliance Zero, deflagrada há uma semana. Os investigadores citam Tanure como suposto “sócio oculto” do banco.

    A defesa do empresário afirma que ele “jamais estabeleceu qualquer relação de natureza societária com o Banco Master, do qual foi cliente nos últimos anos, nas mesmas condições em que foi e segue sendo atendido por outras instituições financeiras conhecidas no mercado”.

    Fonte e Foto: JP Notícias