Categoria: Policial

  • Em Boca do Acre, PC-AM e PMAM prendem homem por tentativa de homicídio

    O autor já estava em condição de foragido por feminicídio, cometido em 2020.

    Polícia – A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da 61ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Boca do Acre (a 1.028 quilômetros de Manaus), com o apoio da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), prendeu, nesta quarta-feira (25/02), um homem, de 27 anos, por tentativa de homicídio e que estava foragido por feminicídio.

    De acordo com o delegado Gustavo Kallil, o indivíduo já havia sido preso em 2020, pelo crime de feminicídio contra a sua companheira naquela época, que tinha 20 anos. Na ocasião, a vítima estava segurando seu filho de três anos, quando o autor puxou-a pelo cabelo e lhe desferiu diversos golpes de faca.

    “Ele chegou a ser preso na época, mas pouco depois fugiu da unidade prisional e estava, desde então, na condição de foragido. Viemos a ter informações do indivíduo novamente em janeiro de 2025, quando ele praticou tentou matar dois homens, de 27 e 28 anos, motivado por ciúmes da companheira”, informou o delegado.

    Ainda segundo Gustavo Kallil, em continuidade a sua última conduta criminosa, o autor ainda perseguiu a companheira, que fraturou a perna ao tentar fugir.

    “Tivemos conhecimento sobre a tentativa de homicídio, além do seu mandado de recaptura em aberto, e rapidamente iniciamos as investigações e solicitamos a prisão preventiva dele, a qual foi deferida pela Justiça”, disse.

    Conforme o delegado, com o apoio de policiais miliares, o homem foi localizado e preso em um galpão abandonado, localizado no Projeto do Assentamento do Monte, no município.

    Ele foi conduzido à delegacia e ficará à disposição da Justiça.


    Fonte e Foto: A Acrítica

  • Em Benjamin Constant, PC-AM captura homem condenado por estupro de vulnerável

    O crime foi praticado em 2013, quando a vítima tinha 13 anos.

    Polícia – A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da 51ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Benjamin Constant (a 1.121 quilômetros de Manaus), cumpriu, na terça-feira (24/02), um mandado de prisão decorrente de sentença condenatória contra um homem, de 50 anos, por estupro de vulnerável contra um adolescente, que tinha 13 anos na época do crime, cometido em 2013.

    De acordo com o delegado Rafael Bruno Lima, na época do crime, o autor era mototaxista, e atraiu a vítima sob o pretexto de realizar a entrega de uma caixa, em local afastado.

    Conforme a investigação dos fatos do crime, em determinado momento do percurso, o autor parou em meio a um matagal onde cometeu o fato criminoso. Ao decorrer do processo criminal, ele foi condenado pela prática de estupro de vulnerável.

    “Ao tomarmos conhecimento da condenação do homem, iniciamos as diligências para encontrá-lo e efetuamos a prisão dele no bairro Agropalm, no município”, informou Rafael Bruno.

    O homem foi condenado a nove anos e quatro meses em regime inicialmente fechado pelo crime de estupro de vulnerável. Ele já se encontra à disposição da Justiça.


    Fonte e Foto: A Acrítica

  • Do sigilo à nomeação: como o papa escolhe o novo arcebispo de Aparecida (SP)? Entenda o processo do Vaticano

    Dom Orlando Brandes completa 80 anos em 2026 e deve deixar o cargo. A nomeação do sucessor será feita pelo papa Leão XIV.

    Mundo – O arcebispo de Aparecida (SP), Dom Orlando Brandes, completa 80 anos em 2026 e deve deixar o cargo. A sucessão será definida pelo papa Leão XIV, seguindo um processo sigiloso conduzido pelo Vaticano.

    Brandes vai deixar o posto após dez anos liderando a comunidade católica em Aparecida, cidade que abriga o Santuário Nacional, maior templo mariano do mundo e maior igreja católica do país, e que anualmente atrai milhões de devotos de Nossa Senhora Aparecida, a santa Padroeira do Brasil.

    Tradicionalmente, segundo o Código de Direito Canônico, um bispo deve apresentar seu pedido de renúncia ao papa aos 75 anos, mas, no caso de Dom Orlando, o tempo do religioso à frente da Arquidiocese de Aparecida foi estendido a pedido do papa Francisco, em carta enviada pelo pontífice em 2023.

    Além de Aparecida, outras cidades do Brasil devem ter mudanças nas lideranças católicas neste ano, com a escolha de novos arcebispos para São Paulo, Rio de Janeiro e Manaus, por exemplo. O momento é visto como crucial, pois Leão XIV poderá decidir, de maneira pessoal, quem vai ocupar a alta hierarquia do maior país católico do mundo.

    Em meio aos trâmites do Vaticano para as novas nomeações no Brasil, o g1 entrevistou o assessor de comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), para explicar como funciona a escolha de um arcebispo, o que é preciso para ocupar o cargo, e o que é esperado do religioso que assumir o posto.

    Do sigilo à nomeação

    O processo para a escolha de uma nova autoridade das arquidioceses está diretamente ligado com o Vaticano e, de acordo com o assessor de comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Padre Arnaldo Rodrigues, a nomeação definitiva envolve tempo e uma longa pesquisa da Igreja.

    “Primeiramente, para ser arcebispo tem que ser padre, né? Depois, sendo padre, quem escolhe, quem determina oficialmente se aquele padre vai se tornar bispo ou não é o papa. É feito todo um processo de consulta. Quando, por exemplo, precisa nomear um bispo pra cidade X. Então, como que é feito esse processo? Esse processo, primeiramente, ele passa por uma consulta. Alguns nomes são indicados e esses nomes são pesquisados antes de serem levados ao papa”, narrou.

    A Nunciatura Apostólica, equivalente a uma embaixada da Santa Sé, junto com o Dicastério para os Bispos (antiga Congregação dos Bispos), é responsável por conduzir o processo de investigação e seleção dos nomes que serão submetidos à avaliação do papa, e todo o procedimento ocorre sob absoluto sigilo, inclusive para os próprios candidatos.

    Segundo a CNBB, além do trabalho feito pela embaixada da Santa Sé na seleção e estudo de possíveis candidatos, os próprios arcebispos que estão se aposentando também podem indicar nomes de sucessores, para serem apreciados pelo papa.

    “Qualquer padre pode ser indicado. Só que ninguém se candidata, não existe isso, né? O que acontece é, tanto o bispo que está saindo pode indicar, quanto a embaixada pode indicar. E aí, tendo esses nomes que foram indicados, são feitas as consultas. E essas consultas são enviadas para diversos padres no Brasil e fora do país, né? Que fazem várias consultas, várias perguntas sobre determinado candidato. E aí, obviamente, isso leva um tempo, né? Não é uma coisa que se decide em uma semana. É uma consulta que leva bastante tempo”, afirmou.

    Apesar da lista com alguns nomes selecionados, o papa tem total liberdade para escolher qualquer outro padre, levando em consideração o nível de formação religiosa, a reputação e a experiência pastoral da pessoa.

    “O papa pode escolher quem ele quiser. Mas, normalmente, é sempre feita a consulta, né? Esse é o processo normal, ordinário, porque o papa não conhece todo mundo. Então, antes de nomear alguém, ele precisa conhecer bem quem é a pessoa”, explicou.

    Fonte: G1

  • Ex-servidor é preso suspeito por exigir favores sexuais em troca de regularização de benefício no AM

    O ex-servidor também responde a outras investigações, como estelionato, falsificação de dados, invasão de sistema e falsidade ideológica.

    Polícia – Um ex-servidor municipal de 23 anos foi preso nesta terça-feira (24) acusado de exigir favores sexuais de uma mulher de 25 anos em troca da regularização de um suposto bloqueio de um benefício social. A prisão ocorreu em Borba, no interior do Amazonas, e o crime aconteceu em outubro de 2025.

    Segundo o delegado Jorge Arcanjo, o suspeito trabalhava na prefeitura e teria pedido relação sexual à vítima, dizendo que poderia desbloquear o pagamento de um benefício do governo federal.

    “Após ter sido exonerado do cargo em razão da repercussão do crime, o indivíduo teria acessado indevidamente o sistema e inserido dados de diversas pessoas no programa, inclusive de familiares, situação identificada pela diretoria do órgão municipal e comunicada à Polícia Civil”, afirmou o delegado.

    O delegado informou ainda que o suspeito voltou a pedir favores sexuais, prometendo incluir o benefício em nome do marido da vítima.

    Com a gravidade do caso, a Polícia Civil pediu a prisão preventiva, que foi autorizada pela Justiça e cumprida nesta terça-feira.

    O ex-servidor também responde a outras investigações, como estelionato, falsificação de dados, invasão de sistema e falsidade ideológica.

    Ele vai responder por concussão sexual e corrupção passiva. Também é investigado por estelionato, falsificação de dados, invasão de sistema e falsidade ideológica. O suspeito permanece à disposição da Justiça.



    Fonte e Foto: G1 Amazonas

  • Operação Negócio Turvo desarticula esquema criminoso com ramificações no Amazonas e no Rio de Janeiro

    Polícia – A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio do 25º Distrito Integrado de Polícia (DIP), deflagrou a Operação Negócio Turvo com o objetivo de desarticular uma organização criminosa com atuação interestadual. O grupo é investigado por envolvimento em crimes como organização criminosa, falsidade ideológica, estelionato, lavagem de dinheiro e sonegação fiscal.

    A ação contou com o apoio de forças de segurança do estado do Rio de Janeiro, evidenciando a amplitude das investigações e a atuação articulada do grupo em diferentes regiões do país.

    De acordo com a Polícia Civil, as apurações identificaram indícios de um esquema estruturado, com divisão de tarefas entre os integrantes e uso de mecanismos para ocultar a origem ilícita dos recursos obtidos por meio das atividades criminosas. A investigação aponta ainda para a utilização de documentos ideologicamente falsos e possíveis fraudes com impacto financeiro significativo.

    A operação faz parte de um conjunto de ações estratégicas voltadas ao combate a crimes financeiros e organizações criminosas que atuam de forma estruturada e interestadual.

    Os detalhes da operação, incluindo balanço de mandados cumpridos e eventuais prisões, serão apresentados pela Polícia Civil durante coletiva de imprensa.

  • Manacapuru: Homem é preso em flagrante por estupro de vulnerável contra cunhada de 13 anos

    Polícia – A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Especializada de Polícia (DEP) de Manacapuru, efetuou a prisão em flagrante de um jovem de 18 anos na última terça-feira (24/02). Ele é acusado de estupro de vulnerável contra a cunhada, uma adolescente de 13 anos.

    O caso ganha contornos ainda mais graves devido à conivência familiar: a irmã da vítima, de 17 anos — que vive com o suspeito e está no sétimo mês de gestação — admitiu ter conhecimento dos abusos.

    O Flagrante e a Denúncia

    O crime foi interrompido após a intervenção de um familiar. Confira os detalhes do ocorrido:

    A Denúncia: O tio da vítima presenciou o crime ocorrendo dentro da residência da família e acionou imediatamente o Conselho Tutelar.

    O Local: O abuso aconteceu na casa onde a vítima reside com os pais, a irmã e o próprio agressor.

    Prisão: Com base no relato e no flagrante, a equipe da DEP Manacapuru localizou e deteve o infrator.

    Próximos Passos

    O suspeito permanece à disposição da Justiça e responderá pelo crime de estupro de vulnerável. Detalhes adicionais sobre o inquérito e o estado de proteção da adolescente serão fornecidos pela Polícia Civil em coletiva de imprensa oficial.

    Nota: Em casos de abuso ou violência contra crianças e adolescentes, denuncie. O Disque 100 e o 190 estão disponíveis 24 horas por dia.

  • Polícia Civil prende três homens por furto e tentativa de homicídio durante operação em Guajará

    Também foram cumpridos três mandados de busca e apreensão no município.

    Polícia – A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da 69ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Guajará (a 1.476 quilômetros de Manaus) e do Departamento de Polícia do Interior (DPI), com apoio da Polícia Militar do Amazonas (PMAM) e da Guarda Civil Municipal (GCM), deflagrou, na terça-feira (24/02), uma operação policial que resultou no cumprimento de três mandados de prisão e três mandados de busca e apreensão contra autores de crimes de furto e tentativa de homicídio.

    Segundo o delegado Paulo Mavignier, a operação teve como objetivo desmantelar um grupo criminoso responsável por diversos furtos em áreas comerciais do município, visando ao fortalecimento da segurança pública e ao aumento da confiança da população no trabalho das forças policiais.

    “Ações como essa reforçam nosso compromisso com a proteção da população do município e garantem a devida responsabilização dos criminosos”, afirmou o delegado.

    Conforme o delegado Adenilson Carlos, da 69ª DIP, ao todo foram cumpridos três mandados de prisão contra três homens, com idades não informadas, além de três mandados de busca e apreensão domiciliar em endereços distintos.

    “Dois homens foram presos após denúncias feitas pelos próprios familiares, que também eram vítimas das subtração de objetos. O terceiro capturado é apontado como comparsa em uma tentativa de homicídio, praticada com uso de arma de fogo no dia 15 de fevereiro, por volta das 13h, no interior do cemitério da cidade”, informou o delegado.

    Os indivíduos responderão pelos respectivos crimes, passarão por audiência de custódia e permanecerão à disposição da Justiça.


    Fonte e Foto: A Acrítica

  • Homem é encontrado morto com facada no peito dentro do carro no Educandos

    A família acredita que ele foi ferido e tentou ir sozinho buscar atendimento médico.

    Polícia – Francinaldo Sena de Souza , 49,  foi assassinado a facadas por volta das 8h desta terça-feira, 22.  Ele foi achado morto dentro de seu carro, um Nissan placa PHT-6I23, na avenida Presidente Kennedy, bairro de Educandos, Zona Sul.

    Conforme o delegado plantonista da Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS) Daniel Vezzani, o homem  foi encontrado por moradores da área que avisaram à polícia. “Ele foi encontrado morto dentro do carro e o Samu confirmou morte por golpe de arma branca “, disse Verzzani.

    Peritos criminais que foram ao local do crime confirmaram que Francinaldo  foi assassinado com uma facada no peito. A família informou que ele estava bebendo na companhia de outras pessoas próximo à casa onde morava no bairro São Lázaro.

    A suspeita da família é que ele tenha sido ferido e estava indo dirigindo o próprio carro para uma unidade hospitalar, mas morreu a caminho.

    Para a polícia, a família disse que Francinaldo  não tinha envolvimento com o crime, mas respondia uma medida protetiva pelo crime Maria da Penha. No momento que foi morto o mesmo estava sendo monitorado por tornozeleira eletrônica.

    A polícia ainda vai confirmar se Francinaldo respondia pelo assassinato do  pedreiro Josimar Alves de Souza, 48, ocorrido no dia 5 de dezembro de 2023, na rua 15 de Janeiro, bairro Mauazinho, zona leste.


    Fonte e Foto: A Acrítica

  • Acusado de matar ex-companheira e namorado dela vai a júri popular em Manaus

    Crime, ocorrido em 8 de junho de 2025 no bairro Novo Aleixo, foi premeditado e motivado por ciúmes, segundo a investigação policial.

    Policial – O julgamento de Antônio Márcio Silva de Castro, de 52 anos, começou nesta terça-feira (24), no Fórum Ministro Henoch Reis, em Manaus. Ele é acusado de matar a tiros a ex-companheira, Manuella Sabrina Barros Queirós, de 23 anos, e o namorado dela, Victor Hugo de Oliveira Flores, de 27.

    O crime ocorreu no dia 8 de junho de 2025, no bairro Novo Aleixo, na Zona Norte de Manaus. Segundo a investigação da Polícia Civil, o duplo homicídio foi premeditado e teria sido motivado por ciúmes.

    O caso é analisado pela 2ª Vara do Tribunal do Júri da Comarca de Manaus, do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM). O julgamento será presidido pelo juiz Leonardo Mattedi Matarangas.

    Pelo Ministério Público do Amazonas (MPAM), atua o promotor Gabriel Salvino Chagas do Nascimento, com assistência das advogadas Camila Santana de Lima e Jadiane de Sena Kavadi. A defesa do réu é feita pelos advogados André Humberto Fortes Papaléo, Isabel Luana Nobre Papaléo e Eguinaldo Gonçalves de Moura.

    Ao todo, seis testemunhas de acusação e duas de defesa devem ser ouvidas. A previsão é que o julgamento seja concluído ainda nesta terça.

    O réu responde por homicídio qualificado, incluindo a qualificadora de feminicídio no caso da morte de Manuella.

    Crime teria sido motivado por ciúmes

    Testemunhas relataram que o casal estava em uma quitinete quando o suspeito chegou ao local de carro. Moradores ouviram discussão e, em seguida, vários disparos. Duas crianças estavam no imóvel, entre elas a filha de 4 anos de Antônio e Manuella.

    Victor Hugo morreu no local. Manuella chegou a ser socorrida e levada ao Hospital e Pronto-Socorro Platão Araújo, mas não resistiu aos ferimentos.

    Após o crime, Antônio Márcio fugiu. Ele se apresentou dias depois na Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS). Na ocasião, houve tumulto na chegada do suspeito, e familiares das vítimas tentaram agredi-lo.

    De acordo com a Polícia Civil, Manuella havia denunciado o ex-companheiro em 2023 por ameaças e chegou a solicitar medidas protetivas, que depois foram revogadas a pedido dela.

    Fonte: G1

  • Idoso é encontrado enterrado em banheiro de quitinete no Zumbi

    José Domingues da Rocha Martins, de 67 anos, estava desaparecido há cerca de sete dias

    Policial – O corpo de José Domingues da Rocha Martins, de 67 anos, foi encontrado enterrado no banheiro de uma quitinete no bairro Zumbi dos Palmares, zona leste de Manaus, nesta terça-feira (24/2). Um homem identificado como Rogério Alves da Silva, de 45 anos, foi preso, suspeito de matar a vítima.

    De acordo com informações repassadas pela família, os sobrinhos da vítima, que são policiais militares, passaram a apurar o desaparecimento por conta própria e identificaram o suspeito.

    Conforme os relatos, ele indicou o local onde o corpo estava enterrado. Ainda segundo a família, o homem teria permanecido cerca de uma semana no mesmo imóvel onde a vítima foi encontrada.

    Uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) foi acionada para desenterrar a vítima. Após perícia realizada no local do crime, o corpo do idoso foi removido pelo Instituto Médico-Legal (IML).

    A Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS) vai investigar o caso.

    Fonte: Mario Adolfo