Categoria: Geral

  • Deolane Bezerra é levada para penitenciária de Santana por suspeita de lavar dinheiro: ‘A Justiça vai ser feita’

    Segundo a investigação, o esquema de lavagem envolve uma transportadora de cargas com sede em Presidente Venceslau (SP), controlada pela cúpula da facção criminosa, considerada a maior do país.

    Geral – A advogada e influenciadora Deolane Bezerra, que foi presa nesta quinta-feira (21) durante uma operação do Ministério Público e Polícia Civil contra lavagem de dinheiro do Primeiro Comando da Capital (PCC), falou pela primeira vez após ser detida.

    “A Justiça vai ser feita”, disse ao sair da sede da Polícia Civil, no Centro de São Paulo. Na sequência, Deolane foi levada para a Penitenciária feminina de Santana, Zona Norte da capital. A audiência de custódia ocorreu no período da tarde e a Justiça mateve a prisão preventiva.

    Ainda questionada sobre a lavagem de dinheiro para Marco Willians Herbas Camacho (Marcola), considerado o chefe da facção, Deolane afirmou à TV Globo que estava “trabalhando”.

    Segundo a investigação, o esquema de lavagem envolve uma transportadora de cargas com sede em Presidente Venceslau (SP), controlada pela cúpula da facção criminosa, considerada a maior do país.

    A transportadora repassava recursos para outras contas, com o objetivo de dificultar o rastreamento de dinheiro. Duas dessas contas estão em nome de Deolane.

    Também foi preso Everton de Souza (vulgo Player), indicado como operador financeiro da organização. Há também um mandado de prisão contra Marcola, que já está preso, além de parentes dele.

    Procurado, o advogado de Deolane, Luiz Imparato, disse que está se “inteirando dos fatos”. O advogado Bruno Ferullo, que defende Marcola, também afirmou que ainda vai se inteirar do caso. A defesa dos demais não foi localizada pela reportagem.

    Outros alvos da Operação Vérnix incluem o irmão de Marcola, Alejandro Camacho, e os sobrinhos dele, Leonardo Alexsander Ribeiro Herbas Camacho e Paloma Sanches Herbas Camacho, que está em Madri.

    No total, são seis mandados de prisão preventiva, além de ordens de busca e apreensão. Inicialmente, havia sido informado que Paloma havia sido presa na operação.

    Deolane Bezerra passou as últimas semanas em Roma, na Itália. O nome dela chegou a ser incluído na lista da Difusão Vermelha da Interpol, mas ela retornou ao Brasil na quarta-feira (20).

    Os agentes cumpriram mandados de busca e apreensão na casa dela, em Barueri, e em outros endereços ligados a ela.

    O influenciador digital Giliard Vidal dos Santos, que é considerado um filho de criação por Deolane, e um contador são alvos de busca e apreensão.

    Everton de Souza (vulgo Player) aparece nas mensagens interceptadas durante a investigação dando orientações sobre distribuição de dinheiro da transportadora de cargas controlada pela família de Marcola e indicando contas de destino, por isso, é indicado como operador financeiro da organização.

    Outros alvo de prisão era Leonardo Alexsander Ribeiro Herbas Camacho, sobrinho de Marcola e apontado como o destinatário do dinheiro lavado da família e que estaria na Bolívia.

    Também foi determinado o bloqueio de 39 veículos avaliados em mais de R$ 8 milhões e R$ 357,5 milhões em bloqueios financeiros dos investigados

    Fonte: G1

  • Governo identifica potencial para terras raras em São Paulo, Paraná e Santa Catarina

    Segundo Serviço Geológico do Brasil, região é conhecida pela presença de minerais associados a terras raras. Identificação positiva não significa que já há jazida para exploração.

    Geral – O Serviço Geológico do Brasil (SGB) identificou concentrações relevantes de elementos terras raras na região do “Cinturão Ribeira”, faixa geológica que se estende entre os estados de São Paulo, Paraná e Santa Catarina.

    Os resultados fazem parte da etapa inicial de um projeto de pesquisa que seguirá ao longo deste ano e de 2027, com idas a campo e aprofundamento das análises.

    Segundo o SGB, algumas amostras registraram teores superiores a 8 mil partes por milhão (ppm) de TREE (somatória de todos os elementos terras raras). Esse patamar é considerado elevado para esse tipo de ocorrência geológica e indica um enriquecimento mineral expressivo.

    Na prática, o teor em ppm significa que, para cada um milhão de partes da amostra, 8 mil são de elementos terras raras.

    O trabalho incluiu atividades de campo, com coleta de amostras de solo e rocha, além do reprocessamento e da interpretação de dados geofísicos e geoquímicos.

    As atividades de campo aconteceram em Itupeva, Alumínio, Morungaba, Capão Bonito, Juquiá, Jacupiranga, Cajati, Itapirapuã Paulista e Cananéia, em São Paulo; Cerro Azul, Castro, Carambeí e Tijucas do Sul, no Paraná; além de Joinville e Garuva, em Santa Catarina.

    As áreas foram selecionadas a partir do “Mapa de potencial de elementos terras raras (ETR)”, elaborado pela instituição.

    A coordenadora do Projeto Terras Raras do SGB, Lucy Takehara, explica que a próxima etapa será concentrada nas áreas que apresentaram os resultados mais expressivos.

    “Essa primeira fase de amostragem foi um estudo regional. Agora, nas áreas em que identificamos teores mais elevados, faremos um detalhamento com amostragens mais sistemáticas para identificação ou confirmação também desses teores anômalos”, explica a pesquisadora.

    A coordenadora destaca ainda que a identificação positiva não significa que já há jazida para exploração.

    Segundo Takehara, a região é conhecida pela presença de minerais associados a terras raras, tanto em complexos alcalino-carbonatíticos quanto em rochas graníticas.

    Novas idas a campo estão previstas para ocorrer ainda neste ano e incluirá, entre outros municípios paulistas, Sete Barras, Tapiraí, Piedade e Natividade da Serra.

    O objetivo é ampliar o conhecimento geológico das áreas mais promissoras e subsidiar a elaboração de mapas de favorabilidade mineral em escala mais detalhada.

    Fonte: G1

  • Rondônia Rural Show acontece em uma semana: veja o que já se sabe

    Considerada a maior feira de agronegócio da região Norte do Brasil, a RRSI deste ano traz como tema “Exportação e Desenvolvimento”. Evento começa dia 25 e segue até 30 de maio, em Ji-Paraná (RO).

    Geral – A 13ª edição da Rondônia Rural Show Internacional (RRSI) começa dia 25 e segue até 30 de maio, em Ji-Paraná (RO), município da região central do estado. Considerada a maior feira de agronegócio da região Norte do Brasil, a RRSI deste ano traz como tema “Exportação e Desenvolvimento”.

    O evento acontece no Centro Tecnológico Vandeci Rack, localizo às margens da BR-364, no km 333, a cerca de 11 quilômetros da área urbana.

    Expectativa de público e impacto econômico

    A expectativa para 2026 é de público ainda maior do que o registrado na edição anterior, que reuniu mais de 446 mil visitantes ao longo dos seis dias.

    Por causa do evento, os hotéis de Ji-Paraná já estavam lotados em fevereiro, três meses antes. Cidades vizinhas, como Ouro Preto do Oeste, a cerca de 40 km, também sentem os efeitos da movimentação.

    Além do setor de hospedagem, o impacto da feira se estende ao comércio, serviços e diversos segmentos da economia local, consolidando o evento como um dos principais motores econômicos de Rondônia.

    Estrutura reforçada: água, internet e energia

    Para atender ao grande fluxo de visitantes e expositores, a estrutura do evento foi ampliada. Entre as medidas, está a instalação de uma bomba de captação de água, com tratamento garantido pela Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia (Caerd). Também serão disponibilizados totens de hidratação com água tratada e filtrada ao público.

    A conectividade é outro ponto estratégico da feira. Segundo a organização, foi montada uma estrutura inteiramente em fibra óptica, capaz de oferecer internet de alta velocidade aos expositores e visitantes. O espaço também contará com Wi-Fi liberado ao público, suportando uma média de 15 mil pessoas por dia, com picos de mais de 10 mil acessos simultâneos.

    No fornecimento de energia, a Energisa informou que a rede externa que atende o parque passou por manutenção preventiva e terá monitoramento em tempo real durante todo o evento. Segundo a concessionária, não há risco de impacto no abastecimento de energia para a população de Ji-Paraná, já que o sistema é considerado robusto o suficiente para suportar a demanda.

    Sustentabilidade e coleta seletiva ampliada

    Com o aumento previsto de público, cresce também a preocupação com a geração de resíduos. Em 2025, o evento coletou cerca de 15 toneladas de lixo, das quais 11 toneladas foram recicladas, evitando o envio ao aterro sanitário.

    Para este ano, a expectativa é de recolher até 22 toneladas de materiais recicláveis. O trabalho de coleta seletiva será reforçado com a participação de 12 cooperativas de diferentes municípios, número praticamente dobrado em relação à edição anterior.

    Ao todo, 35 trabalhadores atuarão na triagem, com apoio de uma estrutura montada dentro do parque, incluindo esteira, prensa, caminhões e carrinhos de coleta. Haverá ainda distribuição de sacolas para expositores e instalação de lixeiras específicas para reciclagem.

    Além da coleta, três técnicos estarão disponíveis durante a feira para orientar gestores públicos e visitantes sobre a implantação de sistemas de coleta seletiva nos municípios.

    Fonte: G1

  • Influenciador que sugeriu que Zona Franca emprega ‘índios’ é alvo de apuração do Ministério Público

    Apuração ocorre por meio de duas notícias de fato abertas pela 91ª Promotoria de Justiça de Manaus, após repercussão de vídeo publicado no dia 11 de maio.

    Geral – O influenciador digital Gabriel Silva é alvo de apuração do Ministério Público do Amazonas (MPAM) após publicar vídeos em que critica a Zona Franca de Manaus e sugere que o Polo Industrial emprega apenas “índios”. A informação foi confirmada pelo órgão nesta terça-feira (19).

    A apuração preliminar ocorre por meio de duas notícias de fato abertas pela 91ª Promotoria de Justiça de Manaus, após a Associação Comercial do Amazonas (ACA) apresentar uma denúncia contra o influenciador por possíveis crimes de xenofobia regionalista e atentado contra a ordem econômica.

    Em um vídeo publicado no dia 11 de maio, Gabriel Silva afirmou que a Zona Franca de Manaus “não produz nada” e disse que os produtos são montados “em fábricas tudo em cima de árvores”. O conteúdo segue disponível nas redes sociais e já ultrapassa 655 mil visualizações.

    “Meu irmão, quem foi que inventou de colocar um monte de fábrica que não fabrica nada lá em Manaus?! Se estes produtos viessem da China, seria melhor. Aí vem os produtos, que eles não fabricam, eles montam. Aí eles montam os produtos em Manaus com as fábricas tudo em “cima de árvores” para depois enviar para São Paulo e daqui vender”. Aí, as pessoas tem que pagar muito mais caro porque a gente tem que ficar empregando estes índios, disse.

    Segundo a ACA, os conteúdos publicados por Gabriel Silva contêm “ataques xenofóbicos e discriminatórios direcionados ao Estado do Amazonas”.

    No pedido enviado à procuradora-geral do MPAM, Leda Mara Nascimento Albuquerque, a entidade afirma que o influenciador ultrapassou o limite da crítica ao usar estereótipos regionais para atacar a população amazonense e a indústria local.

    “O alcance digital do denunciado é vasto, o que potencializa o dano. Suas falas induzem a quase um milhão de seguidores ao preconceito contra o povo e a economia amazonense, que devem ser protegidos pela legislação penal contra o racismo”, declarou a ACA em trecho do documento.

    A associação também afirma que as declarações podem prejudicar a imagem da Zona Franca de Manaus e do Polo Industrial.

    “Ao afirmar que o Polo Industrial de Manaus ‘não produz nada’ e são ‘fábricas em cima de árvores’, o denunciado induz o consumidor nacional ao erro e ao boicote discriminatório”, afirmou a entidade.

    Medidas pedidas pela ACA

    Entre os pedidos feitos ao Ministério Público estão:

    • abertura de procedimento investigatório criminal;
    • designação de promotoria especializada;
    • preservação dos vídeos e dados das publicações nas plataformas digitais;
    • remoção de conteúdos considerados ofensivos;
    • ação civil pública por danos morais coletivos.

    Influenciador mudou posicionamento

    Após a divulgação de que o MPAM havia recebido o pedido de investigação, Gabriel Silva publicou um vídeo desafiando o órgão e afirmou que rasgaria e queimaria a notificação enviada pelo Ministério Público.

    Dois dias depois, porém, o influenciador mudou o discurso. Em outro vídeo publicado nas redes sociais, ele afirmou que foi orientado a gravar o conteúdo e pediu desculpas aos amazonenses pelas declarações.

    O g1 procurou Gabriel Silva para comentar o caso. Em resposta, o influenciador afirmou que “a opinião dele é que, quando um influenciador desconhecido gera mais revolta do que políticos que roubam o povo descaradamente, fica claro que tem algo errado”.

    MPAM explica fase da apuração

    Segundo o MPAM, as notícias de fato servem para reunir informações iniciais sobre os fatos apresentados ao órgão. O Ministério Público destacou que, neste momento, não há acusação formal nem conclusão sobre possível crime.

    A partir das informações reunidas nos autos, o Ministério Público poderá deliberar pelo arquivamento, adoção de medidas extrajudiciais, instauração de procedimento investigatório próprio ou eventual propositura de medidas judiciais cabíveis, conforme previsão legal”, informou o órgão.

    Fonte: G1

  • Quer torcer pelo Brasil de camisa nova? Veja onde comprar modelos oficial e de torcedor de R$ 100 a R$ 800

    Lojas têm opções em amarelo, azul, verde e até preto, enquanto os modelos oficiais seguem o padrão amarelo e azul dos uniformes da Seleção.

    Geral – Falta menos de um mês para a estreia do Brasil na Copa do Mundo de 2026 e muita gente já começou a procurar a camisa da Seleção para acompanhar os jogos no clima do torneio.

    O primeiro jogo da equipe será em 13 de junho, contra o Marrocos, e há opções para todos os gostos (e bolsos), desde o modelo oficial de jogador, comercializado pela Nike, até versões de torcedor, mais acessíveis.

    A versão oficial usada pelos atletas em campo custa R$ 750, tanto no uniforme amarelo “canary”, considerado o principal da seleção, quanto na versão azul “Jordan”, do segundo uniforme.

    Para quem quer economizar sem abrir mão do visual da Seleção, as camisas de torcedor aparecem como alternativa mais barata. Inspiradas no modelo oficial, elas mantêm o estilo do uniforme, mas com materiais e acabamento diferentes, o que ajuda a reduzir o preço.

    Nas lojas online, já é possível encontrar versões oficiais da CBF a partir de R$ 100. Além dos modelos atuais, também existem opções retrô e versões inspiradas em uniformes clássicos da Seleção, que fazem sucesso entre os torcedores.

    O Guia de Compras reuniu 2 modelos de camisas de jogador e 5 versões de torcedor. Os preços pesquisados em maio variavam entre R$ 100 e R$ 800. Confira as opções a seguir.

    Fonte: G1

  • Milton Naves, locutor mineiro, morre aos 70 anos

    Morte de Milton foi neste sábado (16). Locutor marcou gerações no rádio esportivo mineiro, cobriu nove Copas do Mundo e era muito conhecido pelo bordão “Show de Bola”, usado em programas da Rádio Itatiaia.

    Geral – Morreu neste sábado (16), aos 70 anos, o radialista e narrador esportivo Milton Naves, um dos nomes mais conhecidos do rádio mineiro.

    A informação foi confirmada pela família. Milton deixa um casal de filhos. A cerimônia será restrita para parentes e amigos e o corpo será cremado. O local de velório ainda não foi divulgado.

    Milton Naves se dedicou mais de quarenta anos a locução esportiva e se consolidou como uma das principais vozes do jornalismo esportivo em Minas Gerais. Entre fãs e colegas de trabalho, o bordão “Show de Bola”, usado durante programas, ficará sempre na memória de quem acompanhou a carreira de Milton.

    Em uma rede social, ele se apresentava como narrador e apresentador da Rádio Itatiaia, por onde cobriu nove Copas do Mundo. Segundo a emissora, o último programa apresentado por Milton em 30 de junho de 2022.

    Milton tinha orgulho de ter nascido em Ilicínea, no Sul do estado e ser cidadão de Alfenas, também na mesma região e Belo Horizonte

    Tristeza no futebol

    Os três principais clubes de Minas Gerais manifestaram em rede social a tristeza pela morte de Milton Naves.

    O Clube Atlético Mineiro, em sua rede social, lamentou a morte de Milton Naves. E divulgou uma nota usando o bordão que marcou a carreira do locutor

    O Cruzeiro também publicou nas redes sociais uma nota de pesar pela morte de Milton Naves.

    O América Mineiro também fez uma publicação com a foto de Milton Naves usando a camisa do time e detalhando momentos importantes do clube narrados pelo locutor

    Fonte: G1

  • Menina de 8 anos atacada por onça foi ferida no rosto durante passeio, diz direção de fazenda

    Segundo a administração, ataque aconteceu no momento em que a família retornava da trilha de acesso a uma cachoeira. Criança foi atendida em Alto Paraíso de Goiás e transferida para hospital em Brasília.

    Geral – A menina de 8 anos atacada por uma onça-parda, em um santuário na região da Chapada dos Veadeiros, foi ferida no rosto, segundo a direção da Fazenda Volta da Serra. Em nota, a administração do local, que é uma área privada, disse que o ataque aconteceu no momento em que a família dela retornava da trilha de acesso à cachoeira. A criança está hospitalizada.

    O caso aconteceu na quinta-feira (14). De acordo com a TV Anhanguera, a menina estava comemorando o aniversário no passeio. Segundo a direção do santuário, assim que a onça saltou sobre a criança, os seus pais e o funcionário da Fazenda interromperam o ataque, fazendo o animal fugir para a mata

    Segundo a Fazenda Volta da Serra, o coordenador de operações do Corpo de Bombeiros buscou uma aeronave para transporte aéreo, o que não se concretizou devido à impossibilidade de operações noturnas nos municípios de Alto Paraíso e Formosa. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa dos militares.

    A menina foi encaminhada ao Hospital Municipal de Alto Paraíso. Em seguida, foi levada para o Hospital de Base de Brasília

    Em nota, o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde (IgesDF) informou que a criança recebeu atendimento inicial no Hospital de Base, passando pela equipe de Trauma da unidade, e depois de avaliação, foi encaminhada para tratamento na especialidade de Cirurgia Plástica, do Hospital Regional da Asa Norte (HRAN), administrado pela Secretaria de Saúde do DF.

    Por sua vez, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal informou que a paciente foi acolhida no Hospital Regional da Asa Norte (HRAN) nesta sexta-feira (15), sendo atendida pela equipe de cirurgia plástica da unidade. Conforme o último boletim médico, divulgado às 11h, a paciente tem quadro estável e é acompanhada pela equipe médica do hospital.

    Leia a íntegra da nota da direção do santuário:

    “A Fazenda Volta da Serra confirma a ocorrência de um incidente envolvendo uma onça-parda, que atacou um dos nossos visitantes, uma criança de oito anos, no momento em que sua família retornava da trilha de acesso à cachoeira, acompanhada pelo colaborador do atrativo responsável pela operação de fechamento da área.

    Assim que a onça saltou sobre a criança, seus pais e o funcionário da Fazenda interromperam o ataque e o animal fugiu para a mata. A vítima, ferida no rosto, recebeu pronto atendimento e foi encaminhada ao Hospital Municipal de Alto Paraíso, com o apoio da equipe operacional do atrativo.

    O Plano de Atendimento a Emergências do atrativo foi imediatamente acionado. O Corpo de Bombeiros foi chamado e uma guarnição deslocou-se, de imediato, até à unidade hospitalar.

    Como a médica responsável pelo atendimento concluiu pela necessidade de transferência da paciente para uma unidade hospitalar com suporte de maior complexidade, o coordenador de operações do Corpo de Bombeiros buscou a disponibilização de uma aeronave para apoio à ocorrência, o que não se concretizou devido à impossibilidade de operações noturnas nos municípios de Alto Paraíso e Formosa.

    A equipe do hospital, em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde, obteve vaga para atendimento da criança no Hospital de Base de Brasília e disponibilizou uma ambulância equipada, acompanhada por médico e profissionais de enfermagem, de modo a garantir suporte adequado durante todo o deslocamento. O pai da criança seguiu na ambulância

    Um dos gestores da Fazenda Volta da Serra responsabilizou-se por conduzir para Brasília, no veículo da família, a mãe da vítima e a outra criança, que não sofreu ferimentos.

    Como medida preventiva, em conformidade com os protocolos de segurança e gestão de riscos adotados pela Volta da Serra, a visitação no local está temporária e voluntariamente suspensa para análise técnica do ocorrido.

    A direção do Santuário reforça seu compromisso com a segurança dos visitantes e colaboradores, permanecendo à disposição para dar assistência integral à vítima e sua família e colaborar com os procedimentos oficiais cabíveis”.

    Fonte: G1

  • Quase 8,3 mil advogados votam para definir lista de candidatos ao Tribunal de Justiça do AM

    Ao todo, dezessete nomes estão concorrendo à indicação da lista. Pela primeira vez, será uma eleição paritária em se tratando de gênero.

    Geral – Quase 8,3 mil advogados do Amazonas participam, nesta quinta-feira (14), da votação que vai definir os nomes da lista sêxtupla para a vaga de desembargador do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM). A eleição ocorre oito meses após a aposentadoria do desembargador Domingos Jorge Chalub Pereira, que deixou o cargo ao completar 75 anos.

    Em Manaus, a votação acontece até às 17h na Arena da Amazônia, na Zona Centro-Sul da capital, com apoio de 25 urnas eletrônicas cedidas pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM). Até as 11h30, não havia registro de falhas nos equipamentos.

    Além da capital, advogados também votam em sete municípios do interior: Parintins, Itacoatiara, Manacapuru, Tefé, Tabatinga, Humaitá e Apuí. Nessas cidades, a votação é feita por meio de urnas de lona.

    A Ordem dos Advogados do Brasil seccional Amazonas (OAB-AM) informou que o presidente da entidade, Jean Cleuter, deve conceder entrevista coletiva às 16h, uma hora antes do encerramento da votação. Os candidatos também devem falar com a imprensa. A expectativa é que a apuração dos votos comece ainda nesta quinta-feira.

    Ao todo, 17 candidatos disputam a indicação para a lista sêxtupla. Segundo a OAB-AM, esta é a primeira eleição paritária em relação ao gênero. A lista final será formada por três homens e três mulheres.

    Depois da votação, os seis nomes escolhidos serão encaminhados ao Tribunal de Justiça do Amazonas. Em seguida, o TJAM vai reduzir a lista para três nomes, que serão enviados ao governador Roberto Cidade (União Brasil). Caberá ao governador escolher quem ocupará a vaga de desembargador.

    Fonte: G1

  • Bactéria Pseudomonas aeruginosa foi identificada em mais de 100 lotes de produtos Ypê em inspeção de abril, diz Anvisa

    Agência também detectou 76 irregularidades em inspeção conjunta realizada na fábrica de Amparo (SP). Diretoria Colegiada vai retomar a análise do recurso da Química Amparo, fabricante da marca, nesta sexta-feira (15), às 9h30.

    Geral – A bactéria Pseudomonas aeruginosa foi identificada em mais de 100 lotes de produtos acabados da marca Ypê, informou a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ao g1 nesta quarta-feira (13).

    É a primeira vez que a Anvisa confirma a identificação da bactéria em lotes de produtos da marca.

    Até então, a presença da Pseudomonas aeruginosa havia sido informada pela própria fabricante, que detectou o microrganismo em lotes de lava-roupas em novembro de 2025.

    Anteriormente, a Anvisa tinha apenas confirmado que a inspeção que levou a agência suspender a fabricação e determinar temporariamente o recolhimento dos produtos tinha conexão com um “histórico de contaminação microbiológica” registrado na empresa desde o ano passado..

    Agora, a agência informou que essa constatação faz parte das conclusões de uma inspeção conjunta realizada na última semana de abril de 2026 pela Anvisa, pelo Centro de Vigilância Sanitária do Estado de São Paulo (CVS-SP) e pela Vigilância Sanitária Municipal de Amparo, no interior paulista, onde fica a unidade da Química Amparo, fabricante dos produtos.

    Durante a inspeção, foram detectadas 76 irregularidades. Os problemas abrangem desde falhas graves relacionadas à qualidade microbiológica, com a identificação da bactéria em mais de 100 lotes, até deficiências no controle de materiais de embalagem.

    Em nota, a empresa disse que os lotes em não confirmidade para a equipe de fiscalização da Anvisa foram apresentados “exatamente para demonstrar que o processo de testes, identificação e bloqueio de produtos da empresa é eficaz”.

    Já a Anvisa disse que as informações do processo são reservadas.

    A Pseudomonas aeruginosa é um microrganismo comum no ambiente, encontrado em água, solo e superfícies úmidas.

    Para a maioria das pessoas, o risco é considerado baixo, mas aumenta em imunossuprimidos, pacientes em tratamento contra câncer, transplantados, pessoas com feridas, queimaduras ou dermatites, além de bebês e idosos fragilizados

    A inspeção da Anvisa embasou a Resolução 1.834/2026, publicada em 5 de maio, que determinou a suspensão da fabricação e o recolhimento de lotes de detergente lava-louças, sabão líquido para roupas e desinfetante da marca Ypê com numeração final 1.

    Recurso será analisado na sexta

    A Diretoria Colegiada da Anvisa retirou da pauta desta quarta-feira (13) o julgamento do recurso apresentado pela Química Amparo contra a resolução que determinou a suspensão da fabricação e o recolhimento dos produtos.

    O caso voltará à análise da diretoria nesta sexta-feira (15), às 9h30.

    Segundo a Anvisa, a agência e a empresa estão realizando reuniões técnicas para mitigação do risco sanitário identificado.

    A Química Amparo apresentou os investimentos já realizados, intensificou os esforços para adequação das irregularidades e se comprometeu a apresentar um novo plano de ação nesta quinta-feira (14).

    “A Anvisa e a empresa estão realizando reuniões técnicas para mitigação do risco sanitário identificado. A empresa apresentou os investimentos já realizados, intensificou os esforços para adequação das irregularidades e se comprometeu a apresentar medidas para a correção dessas ações amanhã, dia 14 de maio de 2026, com vistas ao cumprimento das determinações sanitárias destinadas à correção das não conformidades identificadas”, disse o diretor-presidente da Anvisa.

    Safatle reiterou a recomendação para que os consumidores NÃO utilizem os produtos dos lotes informados e procurem o serviço de atendimento ao consumidor da empresa para orientações.

    Ao g1, a Anvisa também informou que nos dias 7 e 8 de maio (depois que a Resolução foi publicada), a agência recebeu 1.474 “interações de usuários” sobre os produtos Ypê com determinação de recolhimento.

    Os contatos incluem pedidos de informação, dúvidas sobre como proceder com os produtos e reclamações.

    Já as denúncias recebidas pela agência entre os dias 7 e 12 de maio somam 75, com temas que vão de registros sobre o não funcionamento do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) da empresa até estabelecimentos comercializando os produtos mesmo no período em que a resolução estava vigente.

    Durante a última inspeção, segundo a Anvisa, foram constatados descumprimentos relevantes em etapas críticas do processo produtivo, incluindo falhas nos sistemas de garantia da qualidade, produção e controle de qualidade.

    Os problemas identificados comprometem o atendimento aos requisitos das chamadas Boas Práticas de Fabricação de saneantes e indicam risco à segurança sanitária dos produtos, com possibilidade de contaminação microbiológica — a presença indesejada de microrganismos que podem causar doenças.

    Em nota divulgada no dia 8 de maio, a agência informou que mantém a avaliação técnica de risco e orientou os consumidores a NÃO utilizarem os produtos atingidos pela medida, mesmo durante o período em que o recolhimento está suspenso.

    O que é a bactéria encontrada

    A Pseudomonas aeruginosa é um microrganismo comum no ambiente. Está presente no ar, na água, no solo e pode ser encontrada inclusive na pele de pessoas saudáveis.

    Ela é classificada na literatura médica como uma bactéria oportunista: raramente causa infecção em pessoas saudáveis, mas pode provocar ou agravar quadros infecciosos em pessoas com o sistema imunológico comprometido.

    É justamente esse perfil que explica o teor do comunicado da empresa, direcionado especialmente a imunossuprimidos, cuidadores e profissionais de saúde.

    De acordo com o Manual MSD, referência em informações médicas, “essas bactérias são favorecidas por áreas úmidas, como lavatórios, sanitários, banheiras de hidromassagem e piscinas com cloro inadequado, e soluções antissépticas vencidas ou inativadas. Às vezes, essas bactérias estão presentes nas axilas e na área genital de pessoas saudáveis”.

    As infecções por Pseudomonas aeruginosa variam de infecções externas pequenas a distúrbios sérios com risco de morte, segundo a MSD

    Quem são os imunossuprimidos

    São pessoas cujo sistema de defesa do organismo está enfraquecido, seja por doenças ou por tratamentos. Entram nesse grupo, por exemplo:

    • Pacientes em tratamento contra o câncer (quimioterapia, radioterapia)
    • Pessoas transplantadas que usam imunossupressores
    • Pessoas com HIV/aids sem controle adequado
    • Pacientes em uso prolongado de corticoides ou outros imunossupressores
    • Pessoas com doenças autoimunes em tratamento

    Nesses casos, microrganismos que normalmente não causariam problema podem representar um risco maior.

    De acordo com a MSD, as infecções ocorrem com mais frequência e tendem a ser mais severas em pessoas que:

    • Estão enfraquecidas (debilitadas) por certos distúrbios graves
    • Têm diabetes ou fibrose cística
    • Estão hospitalizadas
    • Têm um distúrbio que enfraquece o sistema imunológico, como infecção avançada pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV)
    • Tomam medicamentos para suprimir o sistema imunológico, como aqueles usados para tratar câncer ou para evitar a rejeição de um órgão transplantado

    Fonte: G1

  • Comissão de Segurança da Câmara aprova projeto que autoriza uso do FGTS para comprar arma de fogo

    Texto permite saque todos os anos no dia do aniversário do trabalhador. Proposta ainda passará por três comissões antes de ir ao Senado.

    Geral – A Comissão de Segurança Pública da Câmara aprovou nesta terça-feira (12) um projeto que autoriza o uso do Fundo de Garantia do Tempo de Serviços (FGTS) para comprar armas de fogo.

    O projeto foi aprovado em cerca de um minuto, sem discussão dos parlamentares.

    A proposta agora seguirá para as comissões de Finanças e Tributação, de Trabalho e Constituição e Justiça. Como tramita em regime conclusivo pelos colegiados, o projeto pode ir direto ao Senado, sem passar pelo plenário, caso não haja recurso.

    Saque no dia de aniversário

    O texto é de autoria do deputado Marcos Pollon (PL-MS) e foi relatado na comissão pelo deputado Paulo Bilynskyj (PL-SP), que se posicionou favorável à proposta

    O texto autoriza o saque de contas vinculadas ao fundo por trabalhador ativo para compra de armas.

    O valor do saque deverá ser igual ao preço da arma, da cota anual de munições correspondentes à arma adquirida e acessórios essenciais à sua guarda segura do armamento

    Segundo a proposta, o saque poderá ser feito todos os anos no dia do aniversário do trabalhador ou no dia útil subsequente

    A proposta não amplia as regras do saque-aniversário, mas cria uma mobilidade de saque que usa a data do aniversário do trabalhador como referência para a nova lei.

    A proposta também estabelece que o trabalhador precisará cumprir todas as exigências previstas na legislação atual, como comprovação de capacidade técnica e psicológica, além da ausência de antecedentes criminais.

    O autor do projeto argumenta que o alto custo para aquisição de armas legalizadas dificulta o acesso da população de baixa renda. O FGTS foi criado para proteger o trabalhador em situações específicas, como demissão sem justa causa, aposentadoria, doenças graves e compra da casa própria.

    Críticos da proposta questionam o uso do fundo para aquisição de armamentos e defendem que os recursos mantenham a finalidade original de proteção social.

    O que é o FGTS e como funciona

    O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é um direito do trabalhador com carteira assinada e só pode ser sacado mediante condições específicas, como compra da casa própria ou na aposentadoria.

    Enquanto ele não é retirado pelo trabalhador, fica depositado na Caixa Econômica Federal, com rendimento geralmente abaixo da poupança, e é usado em programas de habitação, por exemplo.

    Fonte: G1