Categoria: Brasil

  • Mpox: como está situação atual do surto no Brasil e estados com mais casos

    País registra mais de 60 confirmações, sem óbitos e com concentração maior no Sudeste.

    Saúde – O Brasil já ultrapassou a marca de 60 casos confirmados de mpox, segundo dados do Ministério da Saúde e de secretarias estaduais. Até o momento, não há registros de quadros graves ou mortes relacionadas à doença no país.

    Ao todo, são 62 confirmações distribuídas por diferentes unidades da federação. O estado com maior número de ocorrências é São Paulo, com 44 casos. Em seguida aparecem Rio de Janeiro, com 9 registros, e Rondônia, com 4.

    Também foram contabilizados casos na Bahia (2), no Rio Grande do Sul (1), em Santa Catarina (1) e no Distrito Federal (1).

    Além dos casos confirmados, o país já registrou mais de 180 notificações suspeitas. Desse total, 57 foram descartadas após investigação. Somente em São Paulo, mais de 70 casos seguem em análise, aguardando resultado definitivo.

    O Ministério da Saúde informou que monitora a situação de forma contínua e destacou que o Sistema Único de Saúde (SUS) está preparado para atender pacientes com sintomas e identificar precocemente novos episódios, a fim de conter a transmissão.

    Sobre mpox

    A mpox é causada por um vírus transmitido principalmente por contato íntimo ou muito próximo com uma pessoa infectada. Entre os sintomas mais comuns estão febre, dor de cabeça e lesões na pele que se manifestam como bolhas ou erupções características.

    Embora atualmente não haja registros de mortes no Brasil, a doença pode evoluir para complicações graves em determinados casos. Estimativas apontam que, em cenários mais críticos, até 10% dos quadros podem evoluir para óbito, especialmente sem acompanhamento adequado. No entanto, o avanço nas estratégias de vigilância, diagnóstico e isolamento tem contribuído para reduzir riscos.

    A mpox é uma doença infecciosa zoonótica causada por um vírus da mesma família da antiga varíola. A transmissão ocorre principalmente por contato direto com a pele de pessoas infectadas, sobretudo quando há lesões, mas também pode acontecer por meio do contato com secreções ou do compartilhamento de objetos pessoais, como toalhas e roupas.

    Os sintomas mais comuns incluem febre, dores de cabeça e musculares, sensação de fraqueza e lesões na pele, que geralmente surgem no rosto e podem se espalhar pelo corpo.

    Atualmente, o tratamento é baseado em medidas de suporte, com foco no alívio dos sintomas e na prevenção de complicações, já que ainda não há medicamento específico aprovado para a mpox.

    Pessoas diagnosticadas devem permanecer em isolamento até a completa cicatrização das lesões, período que pode variar de duas a quatro semanas, conforme a evolução clínica.


    Fonte e Foto: CNN Brasil

  • Ex-deputado assume vaga de ministro do STJ investigado por assédio sexual

    Brasil – O desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais e ex-deputado estadual, Luís Carlos Gambogi, assume a vaga do ministro Marco Buzzi a partir desta segunda-feira (23). Ele julgará processos na 4ª Turma e 2ª Seção do Supremo Tribunal de Justiça, dedicados aos temas de Direito Privado.

    O desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJ-MG), Luís Carlos Balbino Gambogi, assume temporariamente a vaga do ministro Marco Aurélio Gastaldi Buzzi no Superior Tribunal de Justiça (STJ) a partir desta segunda-feira (23). 

    Buzzi foi afastado cautelarmente pelo próprio STJ, no início de fevereiro. Ele é alvo de apuração por importunação sexual após ser acusado por uma jovem de 18 anos. Uma nova denúncia foi apresentada em seguida por outra mulher, que prestou depoimento à Corregedoria do Conselho Nacional de Justiça. 

    Em mensagem enviada a colegas do STJ, Buzzi negou as acusações. “Jamais adotei conduta que envergonhasse a família ou maculasse a magistratura”, afirmou.

    Formado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), Gambogi também tem mestrado e doutorado em filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). 

    Antes de ingressar na magistratura, ele atuou como advogado e foi deputado estadual constituinte por Minas Gerais entre 1987 e 1991. Ele também ocupou cargos na administração estadual.

    Gambogi foi empossado desembargador do TJ-MG em 2013, em vaga destinada ao quinto constitucional da advocacia. 

    O quinto constitucional é uma regra prevista na Constituição Federal que reserva um quinto das vagas dos tribunais a advogados e membros do Ministério Público. Para integrantes do Ministério Público, é exigido ao menos dez anos de carreira. Já os advogados precisam comprovar dez anos de efetiva atividade profissional, além de notório saber jurídico e reputação ilibada.

    Em nota, a OAB-MG parabenizou Gambogi pela convocação e destacou sua “visão humanista e garantista”. 

    Gambogi passa a integrar a Segunda Seção e a Quarta Turma do STJ, colegiados responsáveis pelo julgamento de processos de Direito Privado, como casos envolvendo contratos, responsabilidade civil e recuperação judicial de empresas.

    Fonte: G1

  • Temporal no Grande Rio deixa vias alagadas e fecha a Dutra

    São João de Meriti, na Baixada Fluminense, encontra-se no estágio 5 de alerta máximo, em uma escala de cinco níveis possíveis.

    Brasil – Áreas da Região Metropolitana do Rio registraram chuva forte e pontos de alagamento na tarde desta segunda-feira (23). Entre os problemas causados pelo temporal está o fechamento de um trecho da Rodovia Presidente Dutra. 

    Veja, abaixo, os principais transtornos causados pelas chuvas: 

    Alagamentos na capital

    Na capital, entre os bairros atingidos estavam o Grande Méier (27,8 mm de chuva acumulada), Piedade – (27,2 mm), Grajaú (21,0 mm), Irajá (18,6 mm) e Tijuca/Muda (6,6 mm). 

    No Rio, até 14h, houve alagamentos em Costa Barros, Realengo e na Pavuna e bolsões d’água em pelo menos 12 pontos. Uma árvore caiu na fiação da Rua General Roca, altura da Rua Guapiara, Tijuca. A cidade entrou em estágio 2 de uma escala de 5 para chance de ocorrências de alto impacto.

    Baixada

    Na Baixada Fluminense, Duque de Caxias e São João de Meriti também registraram chuvas fortes. Um trecho da Via Dutra fechou por conta dos alagamentos. 

    A Prefeitura de São João de Meriti informou que a cidade encontra-se no estágio 5 de alerta máximo, em uma escala de cinco níveis possíveis. 

    Transportes

    A Supervia informou que o trecho entre Gramacho e Saracuruna foi suspenso por causa do mau tempo. 

    A MobiRio informou que, devido a chuva intensa na região, com diversos pontos de alagamento, por medida de segurança, foi temporariamente suspensa a circulação das linhas de conexão 67 (Campo Grande x Deodoro) e 68 (Bangu x Deodoro).

    Fonte: G1

  • Chuva deixa desalojados, suspende aulas e bloqueia estradas no litoral de São Paulo

    Gabinete de crise foi montado pelo Governo do Estado para a Defesa Civil monitorar as ocorrências. Situação é considerada mais crítica em Peruíbe, no litoral sul; e em Ubatuba, no norte.

    Brasil – A forte chuva que atinge o litoral de São Paulo desde o fim de semana provoca alagamentos, bloqueou total ou parcialmente rodovias de acesso à Caraguatatuba e Ubatuba, suspendeu aulas e deixou mais de 100 pessoas desalojadas em Peruibe, além de 30 famílias em Ubatuba. 

    Não havia desaparecidos no litoral paulista até a última atualização desta reportagem. Duas pessoas morreram em Ubatuba após uma embarcação de pesca naufragar durante a tempestade na noite de sábado (21). O barco apresentou falha mecânica. 

    Um gabinete de crise para monitorar e atender as ocorrências foi montado pela Defesa Civil, nesta segunda (23), e a Prefeitura de Ubatuba decretou situação de emergência.

    Nas últimas 48 horas, Peruíbe registrou 271 milímetros de chuva. Em Ubatuba foram registrados cerca de 290 milímetros de chuva desde o último sábado (21). A quantidade de água em três dias é equivalente à média histórica de chuva na cidade para todo o mês de fevereiro.

    Um deslizamento de terra na serra da rodovia Oswaldo Cruz (SP-125), que liga Taubaté a Ubatuba, fechou por 16 horas, a partir da noite de domingo (22), completamente a rodovia. A via foi liberada no fim da manhã desta segunda. 

    Na Tamoios (SP-99), principal ligação do Vale do Paraíba ao litoral norte, a antiga Tamoios foi fechada por risco de deslizamento – a pista serve para a subida do litoral. Com isso, a nova pista, que opera apenas no sentido litoral, recebe a ‘Operação Comboio’ para que os veículos trafeguem alternadamente nos dois sentidos, com o apoio da Polícia Rodoviária Estadual.

    A alternativa é a rodovia Mogi-Bertioga, que também teve interdição no fim de semana, mas foi reaberta. 

    Na rede municipal de ensino de Peruíbe e Ubatuba as aulas estão suspensasem todas as unidades nesta segunda.

    Desalojados

    Em Peruíbe a chuva obrigou 100 pessoas a deixarem suas casas. Elas foram para casa de parentes ou para um abrigo montado pela prefeitura em uma escola. Todas as unidades da rede municipal tiveram as atividades suspensas nesta segunda. 

    Cinco cidades da Baixada Santista estão entre as afetadas pelo temporal: além de Peruíbe, Bertioga, Itanhaém, Praia Grande e Guarujá. Nelas houve ocorrências como alagamentos, queda de árvores e transtornos. 

    Em Ubatuba cerca de 400 casas foram atingidas por alagamentos no fim de semana. Por causa disso, 30 famílias ainda estão fora dos imóveis, sendo que 15 foram para casas de parentes e outras 15 levadas para hotéis pela prefeitura. 

    Um naufrágio na noite de sábado (21), em meio às fortes chuvas e ventos intensos, deixou dois homens mortos. Um deles era um pescador e, o outro, um turista. Três pessoas foram resgatadas com vida por ocupantes de outra embarcação particular. A Defesa Civil informou nesta segunda que, apesar do temporal, o barco apresentou problemas mecânicos e que isso contribui para o acidente. 

    Além de alagamentos, houve também quedas de árvore. As principais ocorrências foram registradas nos bairros Serão da Quina, Taquaral e Mato Dentro.

    No trecho de planalto do Vale do Paraíba, próximo ao litoral norte, uma casa desabou em um deslizamento em Natividade da Serra. Um homem está desaparecido nos escombros e é procurado pelos bombeiros.

    Acumulado de chuva nas últimas 24h em em SP
    *divulgado por volta das 6h desta segunda–feira (23) pela Defesa Civil

    • Peruíbe (medidor Parque Do Trevo): 185mm
    • Bertioga (medidor Jardim Lido): 172mm
    • Ubatuba (medidor Ipiranguinha): 157mm
    • Bertioga (medidor Bertioga): 156mm
    • Itanhaém (medidor Balneário Gaivota): 152mm
    • Praia Grande (medidor Alice Geotec): 148mm
    • Ubatuba (medidor Sertão Da Quina): 143mm
    • Guarujá (medidor Vila Santo Antonio): 131mm
    • Guarujá (medidor Corpo De Bombeiros): 130mm
    • Guarujá (medidor Morrinhos): 129mm

    Ajuda humanitária

    Na noite de domingo, a Defesa Civil Estadual iniciou o envio de ajuda humanitária aos municípios mais impactados, principalmente a Peruíbe e Ubatuba, no litoral Norte. 

    Paraty, RJ


    Cidade vizinha ao norte do litoral paulista, Paraty (RJ) também sofreu com a chuva no fim de semana. No sábado houve alagamentos, quedas de árvores e deslizamentos de terra em diferentes pontos do município.

    Ainda de acordo com a Defesa Civil, na BR-101 (Rio-Santos), foram contabilizadas 14 árvores caídas em trechos que passam pelos bairros Várzea, Praia Grande, Graúna, Rio Pequeno, Barra Grande e Tarituba. 

    Na madrugada desta segunda foi encontrado um homem morto dentro de um carro arrastado na noite de domingo por uma enxurrada. Vítima tinha 62 anos.


    Fonte: G1

  • Minha Casa, Minha Vida faz lançamentos e vendas de imóveis baterem recorde em 2025

    Setor cresceu em lançamentos, vendas e oferta de imóveis, impulsionado pelo Minha Casa, Minha Vida e pela intenção de compra, mesmo com juros altos; cenário para 2026 tende a melhorar com a perspectiva de cortes na Selic.

    Brasil – O mercado imobiliário brasileiro fechou 2025 com resultados históricos, mesmo em um ambiente de crédito mais caro. Ao longo do ano, foram lançadas 453.005 unidades residenciais, um crescimento de 10,6% em relação a 2024, enquanto as vendas somaram 426.260 unidades, alta de 5,4%. 

    Os dados, divulgados nesta segunda-feira (23) pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), também apontam que o programa habitacional Minha Casa, Minha Vida (MCMV) teve papel central no desempenho do ano passado. O programa respondeu por 52% dos lançamentos e 49% das vendas no quarto trimestre, consolidando-se como o principal motor do setor.

    📈 Em valores, o setor imobiliário registrou um Valor Geral de Lançamentos (VGL) de R$ 292,3 bilhões — indicador que soma o valor potencial dos imóveis lançados — e um Valor Geral de Vendas (VGV) de R$ 264,2 bilhões, que mede o volume financeiro efetivamente comercializado no período.

    Segundo Celso Petrucci, conselheiro da CBIC e diretor de Economia do Sindicato da Habitação (Secovi-SP), mesmo com a taxa básica de juros em 15% ao ano, o incorporador continuou percebendo demanda e manteve o ritmo de lançamentos ao longo do período. 

    “As vendas também atingiram recordes, com a curva apontando para cima, o que mostra a resiliência do mercado imobiliário e a sua saúde do ponto de vista dos negócios”, afirmou.

    Junto ao avanço nos lançamentos e nas vendas, a oferta de imóveis — isto é, o estoque disponível para comercialização — cresceu 8% entre dezembro de 2024 e dezembro de 2025, encerrando o ano com 347.013 unidades. 

    Além disso, o último trimestre de 2025 consolidou a tendência de crescimento ao também registrar recordes trimestrais. Entre outubro e dezembro, os principais indicadores atingiram os seguintes patamares: 

    • 📦 Lançamentos: 133.811 unidades, alta de 18,6% em relação ao trimestre anterior;
    • 🏠 Vendas: 109.439 unidades comercializadas no período;
    • 💰 Valor Geral de Vendas (VGV): R$ 67,2 bilhões no trimestre.

    “Se fizermos a média diária, chegamos ao número de 1.215 unidades novas vendidas por dia, sendo 312 apenas em São Paulo”, aponta Petrucci.

    Minha Casa Minha Vida como pilar do setor

    De acordo com a CBIC, foram lançadas 224.842 unidades no MCMV ao longo do ano, alta de 13,5% em relação ao ano anterior, enquanto as vendas somaram 196.876 unidades, avanço de 15,9% no período.

    Segundo ele, o orçamento e os desembolsos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) atingiram o maior patamar histórico em 2025, somando R$ 142,3 bilhões, abaixo apenas da dotação prevista para 2026, de R$ 160,5 bilhões. 

    “O programa Minha Casa, Minha Vida vai indo muito bem, obrigado”, afirmou, ao avaliar que a disponibilidade de recursos permitiu a expansão dos lançamentos e das vendas ao longo do ano.

    O impacto foi mais forte nas regiões Sudeste e Norte, onde o programa representou, respectivamente, 55% e 56% das vendas no último trimestre do ano. 

    A oferta do MCMV também cresceu ao longo de 2025, e, no ritmo atual de vendas, o estoque seria consumido em cerca de 7,9 meses, caso não houvesse novos lançamentos. 

    Perspectivas para 2026

    A pesquisa também apontou que 50% dos entrevistados pretendem comprar um imóvel nos próximos 24 meses. Entre os potenciais compradores, 37% ainda não iniciaram a busca, 8% já pesquisam online e 5% visitam imóveis. 

    • 🔎 O tipo mais desejado é apartamento (48%), seguido por casa em rua (34%)casa em condomínio (15%) e terreno (3%).

    Os principais motivos da compra são sair do aluguel, buscar mais espaço ou deixar a casa dos pais. Para a CBIC, a intenção de compra elevada reforça a sustentação da demanda.

    “A projeção da demanda potencial permanece elevada e cita fatores como o elevado grau de intenção de compra, a expectativa de queda na taxa básica de juros e a melhora nas condições de crédito”, reforça Fernando Guedes Ferreira Filho, presidente-executivo da CBIC. 

    Para 2026, o cenário tende a ser mais favorável. Apesar dos juros estarem no maior nível em duas décadas, a expectativa é de início do ciclo de cortes a partir de março, o que pode reduzir o custo do crédito imobiliário. 

    Além disso, a meta do governo de contratar 3 milhões de unidades no Minha Casa, Minha Vida até o fim do ano sinaliza a manutenção de um ritmo elevado de contratações no segmento.

    Fonte: G1

  • PM encontrada morta em SP pediu ajuda antes de morrer: ‘Pai, vem me buscar’

    A soldado Gisele Alves Santana, de 32 anos, foi encontrada morta com um tiro na cabeça; inicialmente tipificado como suicídio, o caso mudou de classificação após histórico de discussão com marido.

    Brasil – A soldado da Polícia Militar Gisele Alves Santana, de 32 anos, foi encontrada morta com um tiro na cabeça na última quarta-feira (18), no apartamento onde morava com o marido, no Brás, região central de São Paulo. Dias antes de morrer, a policial enviou mensagens a familiares pedindo ajuda. As informações foram divulgadas pelo Fantástico, da TV Globo.

    “Pai, vem me buscar porque eu não aguento mais”, escreveu Gisele, segundo parentes. De acordo com a família, ela enfrentava forte pressão no relacionamento e vinha demonstrando sinais de sofrimento.

    Casada desde 2024 com o tenente-coronel da PM Geraldo Leite Rosa Neto, Gisele foi socorrida após ser encontrada ferida, mas não resistiu. Ele afirmou que a esposa cometeu suicídio.

    Parentes afirmam que a policial mudou de comportamento após o casamento. Segundo eles, Gisele teria se afastado da família e passado a viver sob restrições impostas pelo marido, incluindo proibições relacionadas ao uso de roupas, maquiagem e contato com outras pessoas.

    “Ela era uma menina bem cuidada, bem tratada, era uma menina feliz. Só que depois que ela ficou com ele, a alegria dela a gente viu que se apagou”, relatou uma tia de Gisele ao Fantástico.

    Segundo a reportagem, a família também afirma que a filha da policial, de 7 anos, teria presenciado discussões e episódios de violência psicológica dentro de casa.

    O que diz a SSP-SP

    A Polícia Civil de São Paulo investiga as circunstâncias da morte de Gisele Alves Santana, de 32 anos, esposa de um tenente-coronel da Polícia Militar. O caso, registrado no 8º Distrito Policial, no Brás, sofreu uma alteração em sua tipificação: inicialmente classificado como “suicídio consumado”, o inquérito agora inclui a natureza de “morte suspeita”, o que amplia a conclusão da investigação para outras hipóteses, incluindo homicídio ou feminicídio.

    De acordo com a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP), a mudança na classificação do caso tem como objetivo “apurar as circunstâncias do óbito da vítima”, e diligências seguem em andamento para esclarecer os fatos.

    Informações apuradas pelo portal indicam que Gisele teria sido atingida por um disparo efetuado com a arma do próprio marido. Vizinhos relataram ter ouvido uma discussão entre o casal momentos antes do tiro.

    O comportamento do oficial também passou a ser investigado. Pessoas próximas ao convívio do casal afirmam que o tenente-coronel demonstrava ciúmes excessivos, chegando a realizar visitas surpresa ao local de trabalho da esposa.

    A ausência de uma carta de despedida e o perfil da vítima — descrita como uma mãe muito apegada à filha — são apontados como fatores que, somados ao histórico de conflitos conjugais e ao uso da arma do marido, levaram as autoridades a questionar a hipótese inicial de suicídio.

    A Polícia Civil informou que continua ouvindo testemunhas e aguarda os laudos periciais para determinar a dinâmica exata da morte.


    Fonte e Foto: JP Notícias

  • Corpos dos ‘Mamonas Assassinas’ serão exumados nesta segunda após 30 anos

    O anúncio foi feito no último sábado (21), por meio das redes sociais do grupo e do cemitério.

    Brasil – Os restos mortais dos integrantes da banda Mamonas Assassinas serão exumados nesta segunda-feira (23), quase 30 anos após a morte dos músicos em um acidente aéreo. As cinzas serão transformadas em adubo para o plantio de cinco árvores no BioParque Cemitério de Guarulhos, cidade natal dos artistas, na Região Metropolitana de São Paulo.

    O anúncio foi feito no último sábado (21), por meio das redes sociais do grupo e do cemitério.

    Homenagem e ressignificação

    Segundo a publicação, a iniciativa busca homenagear a banda, que marcou a história da música brasileira, e integra um projeto mais amplo de ressignificação da memória e das homenagens póstumas.

    A proposta prevê que as cinzas da cremação sejam utilizadas junto às sementes de espécies nativas. As árvores serão monitoradas por uma equipe de especialistas, criando um ciclo simbólico em que a vida se renova a partir da lembrança.

    “Mais do que um memorial, o espaço se propõe a ser um patrimônio afetivo, onde o tempo não apaga as lembranças, apenas as transforma”, informou o cemitério em nota.

    Relembre o caso dos Mamonas Assassinas

    Dinho, Bento Hinoto, Júlio Rasec, Sérgio Reoli e Samuel Reoli morreram em março de 1996.

    Após uma apresentação em Brasília, os músicos embarcaram em um jatinho com destino a Guarulhos. Durante o voo, a aeronave colidiu com a Serra da Cantareira, matando todos a bordo.

    A morte precoce dos integrantes comoveu o país e marcou gerações de fãs.


    Fonte e Foto: BacciNoticias

  • Moradora de Nova Iguaçu tem casa destruída por deslizamento de terra em temporal: ‘Você vê seu sonho indo pelo ralo’

    A casa ficou igual uma lata de sardinha’, disse Thuane, que conseguiu sair a tempo com os dois filhos. Ela está vivendo com as crianças e a mãe em dois cômodos cedidos por um vizinho.

    Brasil – Uma moradora de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, perdeu todos os pertences e está vivendo com a mãe e os dois filhos em dois cômodos cedidos por um vizinho após as fortes chuvas que atingiram a cidade na tarde e noite de sábado (21). Na manhã deste domingo (22), Thuani Aprígio contava os prejuízos causados pelo deslizamento de terra da encosta que ficava atrás da casa.

    A jovem vive no bairro de Carmari, o mais atingido da cidade pelo temporal. De acordo com a prefeitura do município, choveu 74 mm em uma hora. O solo já estava muito encharcado. Em fevereiro, choveu 4 vezes o esperado.

    “Foi desesperador. Ficamos sem reação e não sabíamos o que fazer. Tiramos as crianças e uma pasta com documentos. Quando bateu o raio, a árvore desceu com tudo. Quando fomos ver, a casa tinha caído tudo. Não tinha mais nada. A casa ficou igual uma lata de sardinha”, contou.

    A jovem contou que perdeu tudo e não consegue aproveitar nenhum móvel ou eletrodoméstico.

    A casa da mãe, que fica ao lado de onde era a dela, está interditada pela Defesa Civil por causa do risco de novos deslizamentos.

    “Pela nossa vida, é melhor sairmos com o que a gente tem do que perder ainda mais do que perdemos”, afirmou.

    A Prefeitura de Nova Iguaçu, por meio de uma nota oficial, informou que não há registro de mortes, feridos ou desabrigados e desalojados. A cidade está em situação de emergência e em estágio 5 de gravidade, em uma escala que vai até 6.

    Fonte: G1

    O município registrou 49 ocorrências da Defesa Civil desde o começo do temporal. Ainda no sábado, uma galeria de águas pluviais transbordou e inundou corredores do Hospital Geral de Nova Iguaçu. Imagens dos funcionários tentando tirar a água de dentro da unidade de saúde circularam pela internet.

  • Cocô e xixi de porcos podem virar água potável (e até mesmo cerveja) com sistema de tratamento; entenda

    Tecnologia desenvolvida pela Embrapa diminui até pela metade demanda por água nas granjas. Com reciclagem dos dejetos, criações podem reduzir poluição.

    Curiosidade – Um sistema de tratamento de dejetos consegue transformar fezes e urina de porcos em água potável. Já foi feito até mesmo um experimento usando a bebida na produção de cerveja artesanal.

    Mas calma, você não vai encontrar cerveja feita com isso no mercado. O objetivo da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), que desenvolveu o sistema, é evitar que esses dejetos poluam os rios e diminuir o uso de novas águas na produção.

    O Sistema de Tratamento de Efluentes da Suinocultura (Sistrates) já é adotada por alguns criadores de suínos. Nas fazendas, a água tratada não é destinada ao consumo humano. Ela é reaproveitada na faxina das instalações ou devolvida aos rios dentro dos padrões ambientais.

    A ideia de tornar o líquido em potável foi uma forma de demonstrar o potencial do sistema. O resultado foi positivo.

    No lote experimental de cerveja artesanal foram produzidos 40 litros. A bebida foi degustada em eventos científicos em 2024 e 2025.

    Para o mestre cervejeiro Fernando Cavassin, que provou a bebida, não há diferença no sabor causada pela água.

    O mundo entrou em um estágio de “falência hídrica”, segundo o Instituto da Universidade das Nações Unidas (ONU) para a Água, o Meio Ambiente e a Saúde. Isso significa que já foi ultrapassado o ponto das crises hídricas temporárias. Muitos sistemas não são mais capazes de retornar às suas condições naturais históricas.

    Em paralelo, a agricultura é responsável por cerca de 70% da captação de água doce de todo o planeta, de acordo com o Relatório Mundial de Desenvolvimento da Água da ONU.

    Preocupados com esse cenário, os pesquisadores da Embrapa decidiram desenvolver o Sistrates.

    “É uma lógica de nós diminuirmos a demanda por esses recursos hídricos de boa qualidade”, explica o pesquisador Airton Kunz.

    Com o uso do sistema, é possível reduzir de 40% a 50% o uso de água nova na produção.

    Além da água para reúso, o processo também gera fertilizantes e energia elétrica.

    Em contrapartida, quando o tratamento não é feito e os dejetos chegam aos rios, ocorre poluição. Por exemplo, pode haver proliferação de algas e bactérias, deixando a água esverdeada.

    O volume de excrementos varia de acordo com o porte do animal e o sistema de produção. Em granjas de engorda, cada suíno produz cerca de 7 litros por dia. Já nas de reprodução, o volume chega a 20 litros por fêmea.

    Fonte – G1

  • Condutor sem habilitação pilotava lancha envolvida em acidente com 6 mortos no Rio Grande, diz PM

    Seis vítimas, entre elas uma criança de 4 anos e a mãe dela, morreram afogadas em Sacramento (MG), na divisa com SP. Embarcação com 15 pessoas bateu contra um píer sem sinalização na noite de sábado (21).

    Brasil – Seis pessoas morreram após a lancha em que estavam bater contra um píer na margem mineira do Rio Grande, na região de Sacramento (MG), na noite de sábado (21). Segundo a Polícia Militar (PM), sobreviventes relataram que o condutor da embarcação, identificado como Wesley Carlos da Costa, 45 anos, não era habilitado para pilotar embarcações de pequeno porte.

    Wesley está entre as vítimas que morreram no acidente náutico. Além dele, outras cinco pessoas morreram afogadas, entre elas uma criança de 4 anos e a mãe dela, de 36. O acidente ocorreu por volta de 22h30 na divisa com o estado de São Paulo.

    Ao todo, 15 pessoas estavam na lancha, que seguia de um bar flutuante onde ocorria um show para o rancho onde o grupo estava hospedado. Ainda de acordo com a PM, testemunhas disseram que todos haviam consumido bebida alcoólica, incluindo o condutor da lancha. No trajeto de volta, já durante a noite, a lancha se chocou violentamente contra um píer que não possuía sinalização ou iluminação.

    Com o impacto, parte dos ocupantes foi arremessada para dentro da água. A embarcação virou e algumas vítimas ficaram presas sob o casco. Pelo menos três das vítimas usavam coletes salva-vidas.

    Corpos foram levados ao IML de Araxá

    De acordo com a Polícia Civil, entre as seis vítimas estão um homem adulto, que conduzia a lancha e tinha entre 40 e 50 anos, além de uma criança de 5 anos e quatro mulheres, com cerca de 30 anos, ainda não identificadas, uma delas é a mãe da criança.

    Todos os corpos já foram encontrados e, segundo a corporação, a maioria das vítimas é de Franca (SP) ou de cidades da região. Os familiares do condutor já chegaram ao Instituto Médico Legal (IML) de Araxá, para onde todos os corpos foram encaminhados.

    A Polícia Civil de Araxá, responsável pela área de Sacramento, esteve no local durante a madrugada deste domingo (22) e acompanha o processo de identificação.

    Ainda segundo a polícia, os familiares de Wesley foram os primeiros a chegar ao IML nas primeiras horas da manhã deste domingo.

    Marinha abriu inquérito para apurar o acidente

    O g1 procurou a Marinha do Brasil, por meio da Capitania Fluvial do Tietê-Paraná que, em nota, informou que já tomou conhecimento do acidente ocorrido no Rio Grande. Segundo o órgão, uma equipe de peritos foi designada para o local com o objetivo de coletar elementos necessários à condução do Inquérito Administrativo sobre Acidentes e Fatos da Navegação (IAFN).

    Ainda conforme o órgão, o inquérito irá apurar as causas, circunstâncias e eventuais responsabilidades pelo acidente. O procedimento tem prazo inicial de 90 dias para conclusão, podendo ser prorrogado conforme previsto na legislação vigente.

    Fonte: G1