Categoria: Brasil

  • Interior de SP, norte do PR e outros 9 estados têm alertas para chuva, ventania e até granizo

    Quatro unidades da federação receberam aviso de grau vermelho, o mais alto da escala e que indica ‘grande perigo’

    São Paulo, Paraná, Minas Gerais e ao menos outros oito estados estão sob alerta, neste sábado (21), para chuvas intensas, ventos e até granizo em alguns deles, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

    Deste total, quatro unidades da federação receberam aviso de grau vermelho, o mais alto da escala e que indica “grande perigo”.

    Para o interior de São Paulo, norte do Paraná, sudoeste de Minas Gerais, sul de Goiás, extremo sul de Mato Grosso e a maior parte do Mato Grosso do Sul, há previsão de ventos de até 60 km/h, alagamentos e até queda de granizo.

    O sul do estado de São Paulo, leste do Paraná e extremo norte de Santa Catarina também estão sujeitos a ventanias. Como consequência, alerta o Inmet, podem ocorrer quedas de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

    Já para o Piauí, Bahia, Pernambuco, Minas Gerais, o alerta do instituto é para “grande perigo”, uma vez que estão temporais capazes de provocar transbordamento de rios e deslizamento de encostas.

    Os alertas vermelhos do Inmet preveem fenômenos meteorológicos de intensidade atípica, com probabilidade de graves danos à população e chances de acidentes.

    Esse aviso também é um sinal para riscos à integridade física ou à vida; por isso, o Inmet pede que todos se mantenham informados sobre as condições meteorológicas do local onde moram, atentem-se às instruções do instituto, sigam os conselhos das autoridades e se preparem para medidas de emergência.

    A validade dos alertas varia de acordo com o nível: vermelho termina neste sábado (21) e o amarelo, no domingo (22).

    Fonte: R7

  • Acidente com asa-delta mata instrutor e turista em São Conrado, na zona sul do Rio

    As vítimas caíram no mar e não resistiram aos ferimentos. A polícia vai investigar o caso

    Um instrutor de voo e uma turista morreram no acidente com uma asa-delta em São Conrado, na zona sul do Rio de Janeiro, neste sábado (21). As vítimas caíram no mar e não resistiram aos ferimentosA polícia vai investigar o caso.

    De acordo com testemunhas, a queda ocorreu quando os dois se aproximavam da pista de pouso. Relatos indicaram que houve um dano na asa.

    Os bombeiros foram acionados por volta das 11h15 para resgatar as vítimas na água. Os militares usaram moto-aquáticas e helicópteros no salvamento.

    Segundo a corporação, os dois receberam os primeiros socorros na areia. O piloto Rodolfo Pascoal morreu ainda no local.

    Já a norte-americana, identificada como Jenny, chegou a ser levada em estado grave ao Hospital Miguel Couto. Porém, a unidade informou que a paciente foi a óbito devido ao trauma.

    O piloto era proprietário e responsável pela asa-delta. A turista teria contratado o voo.

    De acordo com informações da RECORD, Rodolfo foi descrito como um profissional experiente e conhecido por executar manobras radicais. Ele era querido entre frequentadores do clube de voo livre da região.

    As circunstâncias do acidente vão ser investigadas pela 15ª DP (Gávea). Uma perícia foi realizada no local.

    A polícia informou que irá acionar a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), responsável pela fiscalização das regras aplicáveis ao voo livre no espaço aéreo.

    Em novembro de 2025, o bicampeão brasileiro Philip Haegler morreu em um grave acidente durante um voo de parapente na mesma região.

    Fonte: R7

  • Cowboy critica postura de Ana Paula no BBB 26: “Igual um pinscher latindo”

    Mineira e Jonas voltaram a discutir no início da tarde de sábado (20) sobre posicionamentos no jogo

    Brasil- A casa do BBB 26 amanheceu agitada neste sábado (20). Após Alberto “Cowboy” e Ana Paula Renault trocarem alfinetadas durante a festa de ontem, o brother criticou e ironizou a postura da jornalista.

    No quarto do Líder, com Maxiane e Jonas Sulzbach, os participantes opinaram sobre a provocação que a sister fez com o modelo durante a manhã. A mineira acabou se irritando após Jonas mandá-la “catar coquinho” e subir para o andar superior afirmando que ela é “caça-enredo”.

    “A bichinha começa a discutir de manhã, né? Acorda primeiro, amiga”, começou Maxiane. O líder da semana completou reiterando a mensagem dita na escada: “É bom que você falou ontem e hoje eu reforcei. Caça-enredo”.

    “Ela fica indignada, se você sai andando. Ela foi até à escada. Igual àqueles pinschers latindo, que para no portão e não pode sair mais”, completou Cowboy imitando o som do animal, enquanto os aliados riam da piada.

    Fonte: CNN Brasil

  • STM condena militares por desvio de 36 caixas de picanha, contrafilé e alcatra do quartel

    Nos autos de apelação, os defensores do aspirante e do cabo do Exército alegaram ao Tribunal ‘insuficiência de provas’ e nulidade do processo pela não oferta de Acordo de Não Persecução Penal.

    Brasil – O Superior Tribunal Militar (STM), em julgamento realizado na quinta-feira (19), decidiu rejeitar as apelações criminais das defesas de um aspirante da Infantaria do Exército, Júlio César Ferreira dos Santos, e de um cabo, Rian da Silva Serafim, condenados, respectivamente, a cinco anos e quatro meses de reclusão e a três anos de reclusão pelo crime de peculato-furto.

    Segundo denúncia do Ministério Público Militar, o aspirante e o cabo, à época integrantes do 1º Batalhão de Infantaria Motorizado (Escola), furtaram gêneros alimentícios, entre picanha e contrafilé, pertencentes ao quartel, avaliados em R$ 22.328,82.

    O Estadão busca contato com as defesas. O espaço está aberto.

    Nos autos de apelação, os defensores do aspirante e do cabo do Exército alegaram ao STM ‘insuficiência de provas’ e nulidade do processo pela não oferta de Acordo de Não Persecução Penal.

    A decisão dos ministros confirmou, integralmente, a sentença do Conselho Permanente de Justiça da 3ª Auditoria da 1ª Circunscrição Judiciária Militar (CJM), sediada no Rio de Janeiro.

    De acordo com a acusação, na noite de 13 de janeiro de 2019, por volta das 23h20, os denunciados esvaziaram a câmara frigorífica do rancho da organização militar, localizada na Vila Militar, Zona Oeste do Rio. De lá, foram levadas 36 caixas de carnes nobres, entre elas dez caixas de picanha; 23 de contrafilé e três de alcatra.

    Depósito de bebidas

    As investigações apontaram também que o então aspirante, na condição de Oficial de Dia, ou seja, chefe da guarnição de serviço armado, ‘utilizou-se da função para acessar o frigorífico sem levantar suspeitas, aproveitando-se do horário noturno, quando há menor circulação de militares na unidade’. As caixas foram acondicionadas em dois veículos particulares – um Hyundai i30 e um Chevrolet Agile – pertencentes aos próprios acusados.

    Segundo os autos, um soldado teria sido coagido a conduzir um dos automóveis sob ameaça de ‘sofrer baixa’ do Exército. Os veículos deixaram o quartel e seguiram até um depósito de bebidas na comunidade da Vila Kennedy, onde os mantimentos foram descarregados. O soldado retornou sozinho à unidade militar na madrugada do dia seguinte.

    Ainda segundo a denúncia, na manhã seguinte ao furto, o aspirante teria coagido outros soldados da mesma organização militar a ‘omitirem informações’ sobre a ocorrência, que já era objeto de Inquérito Policial Militar (IPM).

    Após a instrução processual, o Conselho Permanente de Justiça – primeira instância da Justiça Militar da União (JMU) no Rio de Janeiro – julgou procedente e condenou os réus pelo crime de peculato-furto (art. 303, § 2º, do Código Penal Militar).

    No caso do aspirante, a pena-base foi cinco anos e quatro meses de reclusão, em regime semiaberto. Para o cabo, a pena foi fixada em três anos de reclusão, em regime aberto.

    O Conselho afastou a tese de desclassificação para furto qualificado, entendendo que a condição de Oficial de Dia configurou a elementar de ‘facilidade que lhe proporciona a qualidade de militar’, circunstância que se comunicou ao com o réu.

    Defesa

    As defesas interpuseram recursos de apelação, sustentando, preliminarmente, nulidade do processo pela não oferta de Acordo de Não Persecução Penal (ANPP) e, no caso do aspirante, também alegando violação ao princípio da correlação entre acusação e sentença.

    No mérito, ambas as defesas requereram absolvição por insuficiência de provas, questionando a robustez do conjunto probatório e a credibilidade dos depoimentos testemunhais. Subsidiariamente, pleitearam a revisão da dosimetria da pena.

    Em contrarrazões, o Ministério Público Militar defendeu a manutenção integral da sentença, argumentando que a questão do ANPP estaria preclusa e que o acordo não constitui direito subjetivo do acusado. Sustentou, ainda, inexistir ofensa ao princípio da correlação, uma vez que o réu se defende dos fatos narrados na denúncia, e não da capitulação jurídica atribuída.

    Decisão do STM

    Ao analisar os recursos, o Superior Tribunal Militar rejeitou as preliminares e, no mérito, manteve a condenação imposta pelo Conselho Permanente de Justiça, reconhecendo ‘a consistência do conjunto probatório e a adequação da dosimetria aplicada’.

    Com a decisão, permanecem válidas as penas de cinco anos e quatro meses de reclusão para o aspirante e de três anos de reclusão para o cabo, nos regimes fixados na sentença de primeira instância.


    Fonte e Foto: Estadão

  • Investigação revela valores e detalhes do crime de piloto preso em Congonhas

    Polícia aponta que suspeito usava estratégia de aproximação com famílias para ter acesso às vítimas.

    Brasil – O piloto Sérgio Antônio Lopes, de 60 anos, foi preso em flagrante no Aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo, no dia 9 de fevereiro, suspeito de envolvimento com menores. Segundo reportagem do Fantástico, da TV Globo, a investigação da Polícia Civil revelou que o piloto pagava entre R$ 50 e R$ 60 por fotos ou vídeos e de R$ 300 a R$ 500 por encontros com as vítimas.

    De acordo com os investigadores, Lopes utilizava um método gradual para ganhar a confiança das famílias. Ele se apresentava como um homem educado, iniciava conversas casuais e se aproximava dos responsáveis pelas vítimas em locais públicos, como ruas e padarias.

    A delegada Luciana Peixoto afirmou que o suspeito oferecia ajuda material como forma de criar vínculo.

    “Ele chamava para jantar, ia à casa das vítimas, levava presentes, comprava alimentos e perguntava do que elas precisavam”, relatou.

    Ofertas em dinheiro e pressão

    Ainda segundo a polícia, após conquistar a confiança das famílias, o piloto passava a oferecer dinheiro em troca de fotos, vídeos ou encontros. Os valores variavam conforme a exigência.

    A delegada explicou que, mesmo quando as vítimas recusavam participar, havia insistência e pressão.

    “Não necessariamente são famílias pobres, mas que enfrentavam algum tipo de dificuldade financeira”, destacou Luciana Peixoto.

    As provas no celular

    O ponto crucial da abordagem foi a entrega voluntária do aparelho celular. No dispositivo, o piloto mostrou aos policiais registros de uma das vítimas, comprovando o armazenamento de material de exploração sexual. Segundo a investigação da Operação Apertem os Cintos, o celular não era apenas um repositório, mas uma ferramenta de negociação.

    De acordo com a delegada Luciana Peixoto, o material encontrado é contundente. Além das imagens, o histórico de conversas revela que o piloto pedia que as vítimas atuassem como aliciadoras, solicitando que trouxessem “amigas de 11 a 14 anos” para o esquema. Ele se referia abertamente às crianças como “garotinhas” e reforçava sua preferência pelas “novinhas”.

    A estrutura do abuso

    A confissão de Lopes ajudou a polícia a entender a logística do crime. O piloto utilizava documentos falsos para entrar com menores em motéis e mantinha uma rede de apoio financeiro com mães e avós das vítimas.

    “Ele comprava o acesso”, explicou a delegada. Em troca do silêncio e da entrega das crianças, o piloto pagava desde remédios até o aluguel das famílias.

    Sérgio Antônio Lopes foi demitido por justa causa na última quarta-feira (11). Ele segue preso e responderá por estupro de vulnerável, armazenamento e compartilhamento de pornografia infantil, além de favorecimento da prostituição.



    Fonte e Foto: BacciNoticias

  • Frente fria avança e provoca temporais na maior parte do país nesta 5ª

    Inmet emitiu alertas acumulado de chuva, chuvas intensas e tempestades para todas as regiões do país.

    Brasil – Após dias de altas temperaturas e muito calor, a previsão do tempo para esta quinta-feira (19/2) indica mudanças importantes nas condições atmosféricas em todo o país, com a aproximação de uma nova frente fria pela Região Sul e a atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) no Nordeste mantendo o padrão de instabilidade.

    De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), são esperadas pancadas de chuva moderadas a fortes, risco de temporais, rajadas de vento de até 50 km/h em grande parte do território nacional.

    Todas as regiões do país estão sob alertas do órgão. Os avisos meteorológicos são de chuvas intensas em quase todo o país, acumulado de chuvas no Nordeste e ainda perigo de tempestade no Sul.

    Confira a previsão

    A aproximação da frente fria se dá pela Região Sul e favorece pancadas moderadas a fortes entre a manhã e a tarde, especialmente no oeste, noroeste, sudoeste, norte e sul do Paraná, além das Missões, Campanha Gaúcha e região central gaúcha. Há risco de temporais no oeste, sudoeste, interior e sul do Rio Grande do Sul, com perigo para acumulados elevados no oeste e sudoeste.

    No oeste catarinense, a chuva deve ser moderada, enquanto no noroeste paranaense pode ocorrer com maior intensidade. Nas demais áreas, o tempo segue mais firme, com sol entre nuvens. As rajadas variam entre 40 e 50 km/h na metade oeste gaúcha, oeste de Santa Catarina e sudoeste do Paraná. As temperaturas continuam elevadas na maior parte da região, com leve queda no sul e na Campanha Gaúcha.

    Em Porto Alegre, o tempo permanece firme, com predomínio de sol e máxima de até 31°C. Já em Curitiba, há chance de chuva rápida na madrugada, com sol entre nuvens e máxima de até 29°C ao longo do dia.

    No Sudeste a chuva ocorre desde cedo no litoral, sul, leste e norte paulista, além de pontos isolados no noroeste mineiro. A frente fria avança em alto-mar na altura da costa fluminense, enquanto o calor e a circulação de ventos em baixos níveis intensificam as pancadas ao longo do dia. Há risco de temporais no extremo leste paulista, em áreas do centro, sul e oeste de Minas, no Triângulo Mineiro, na Zona da Mata e na metade sul do estado do Rio.

    Na Grande São Paulo, a previsão é de chuva moderada. As instabilidades persistem até a noite em grande parte de Minas, norte paulista, Rio de Janeiro e Espírito Santo. O calor predomina, mas o tempo fica mais ameno no litoral e no sul de Minas. Rajadas de 40 a 50 km/h atingem o litoral e o norte capixaba e o nordeste mineiro.

    Na Região Norte — Amazonas, Pará, Amapá, Rondônia, Acre, Roraima e Tocantins — a umidade mantém as instabilidades desde as primeiras horas do dia, com chuva moderada a forte no Pará, Amapá, norte e oeste do Amazonas e sul de Roraima.

    Tempo abafado

    Ao longo do dia, as pancadas ganham força, com risco de temporais no Amazonas, leste do Amapá, norte de Rondônia e nordeste do Pará. O tempo segue abafado, com elevação das temperaturas. Em Roraima, o tempo fica mais firme em parte do estado, mas há previsão de rajadas de até 50 km/h no norte.

    No Centro-Oeste, as pancadas de chuva ocorrem desde as primeiras horas no norte e sudeste de Mato Grosso, além do norte e noroeste de Goiás, com intensidade moderada a forte. Pela manhã, as instabilidades ficam mais concentradas no sudeste, norte e interior de Mato Grosso e no noroeste goiano.

    Durante o dia, calor e umidade favorecem novas pancadas moderadas a fortes, com risco de temporais na maior parte do estado goiano. Em Mato Grosso do Sul, a atuação de uma área de baixa pressão sobre o Paraguai aumenta as pancadas em grande parte do estado, enquanto o oeste e extremo sul seguem com tempo mais firme. As temperaturas sobem e o calor predomina em quase toda a região.

    No Nordeste, há previsão de pancadas desde cedo no norte e oeste da Bahia e no sul e interior do Piauí. A ZCIT influencia o litoral norte da região, com chuva fraca pela manhã no Ceará.

    Entre o fim da manhã e início da tarde, as pancadas aumentam no Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Sergipe, Alagoas e grande parte da Bahia, com intensidade moderada a forte.

    Há risco de temporais na metade norte do Maranhão e do Piauí, no noroeste do Ceará e no interior e áreas mais ao sul da Bahia. Na faixa litorânea de Pernambuco e litoral norte da Bahia, a chuva ocorre de forma moderada, enquanto no litoral sul baiano o tempo segue mais firme.

    As temperaturas sobem e a sensação é de abafamento. Rajadas de vento entre 40 e 50 km/h atingem a metade leste do Rio Grande do Norte e da Bahia.


    Fonte e Foto: Metrópoles

  • BBB 26: vidente faz previsão alarmante sobre possível morte dentro da casa

    Mestre José afirmou que um participante poderia sofrer um infarto durante o confinamento; declaração gerou preocupação e debate nas redes sociais.

    Brasil – Uma declaração do vidente Mestre José causou forte repercussão entre fãs do Big Brother Brasil 26. Segundo ele, um dos participantes do reality poderia sofrer um infarto durante o confinamento e deixar o programa de forma trágica.

    A previsão rapidamente se espalhou nas redes sociais, mobilizando internautas e levantando debates sobre os impactos físicos e emocionais enfrentados pelos competidores ao longo da temporada. O programa é conhecido por sua rotina intensa, com provas de resistência, pressão psicológica e convivência constante sob câmeras 24 horas por dia.



    Mestre José já ganhou notoriedade por divulgar previsões envolvendo celebridades e eventos de grande visibilidade, o que contribuiu para que sua fala tivesse ampla circulação online.

    Apesar da repercussão, não há qualquer indício concreto de risco real envolvendo os participantes do BBB 26. Ainda assim, a declaração reacendeu discussões sobre os protocolos de segurança, acompanhamento médico e suporte psicológico oferecidos em realities de longa duração.

    Até o momento, a produção do programa não se pronunciou sobre a previsão.

  • Prefeitura chama de ‘porco’ e ‘corno’ quem joga lixo na rua

    Administração instalou placas para instruir o descarte correto de resíduos.

    Brasil – A Prefeitura de Palmital, no interior de São Paulo, lançou uma campanha para combater o descarte irregular de lixo que vem chamando a atenção pela forma inusitada adotada nas ruas da cidade. Em pontos considerados críticos, a administração instalou placas com mensagens diretas e bem-humoradas para tentar inibir a prática.

    Com frases como “Quem joga lixo aqui é corno assumido” e “Aqui não é chiqueiro, seu porco folgado”, a iniciativa aposta no tom irreverente para provocar reflexão e constranger quem insiste em jogar resíduos em terrenos baldios e calçadas.

    Segundo a prefeitura, a decisão foi tomada após tentativas anteriores com placas tradicionais e avisos formais não surtirem efeito na redução dos focos de lixo.

    Prefeitura colocou placas bem-humoradas

    Além das mensagens, as placas também trazem informações sobre os locais corretos para descarte, como horários da coleta e pontos de entrega voluntária, acessíveis por meio de QR Code. A administração municipal reforça que o descarte irregular pode gerar multa aos responsáveis, caso sejam identificados.

    As placas foram instaladas inicialmente em três áreas com histórico recorrente de acúmulo de resíduos. A prefeitura destaca que mantém serviços regulares de limpeza e fiscalização, mas ressalta que a conservação dos espaços públicos depende da colaboração dos moradores.



    Fonte e Foto: BacciNoticias

  • Alexandre de Moraes prende Bolsonaro em desfile de Lula

    Brasil – Um dos carros alegóricos que mais gerou polêmica no desfile da Acadêmicos de Niterói foi o que retratava uma caricatura do ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, prendendo o personagem “Bozo”, tradicionalmente associado ao ex-presidente Jair Bolsonaro.

    A alegoria foi interpretada como uma referência direta aos desdobramentos judiciais envolvendo o ex-chefe do Executivo e às investigações conduzidas no âmbito do Supremo Tribunal Federal.

    A imagem fazia alusão às decisões do ministro em processos que envolvem Bolsonaro e seus aliados, simbolizando, de forma satírica, o embate entre o ex-presidente e o Judiciário.

    A representação provocou forte reação em setores da direita, que acusaram a escola de samba de promover posicionamento político em um evento cultural tradicionalmente marcado pela crítica social, mas também pela diversidade de interpretações. Para apoiadores do ex-presidente, o carro alegórico ultrapassou os limites da sátira e representou um ataque direto à sua imagem.

    A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro também criticou publicamente o carro alegórico, classificando a representação como desrespeitosa e ofensiva. Em manifestações nas redes sociais, aliados políticos reforçaram o discurso de que a escola teria instrumentalizado o desfile para fins ideológicos.




    Fonte e Foto: Agora

  • Hoje é feriado? Veja o que diz calendário de fevereiro de 2026

    Em São Paulo e no Rio de Janeiro, por exemplo, a data é ponto facultativo.

    Brasil – A segunda-feira (16) de Carnaval não é um feriado nacional, e depende de decretos estaduais e municipais.

    Em São Paulo e no Rio de Janeiro, por exemplo, a data é ponto facultativo.

    De acordo com o calendário do governo federal, a terça-feira (17) de Carnaval também é ponto facultativo, assim como a Quarta-Feira de Cinzas (18), quando o ponto facultativo vale até as 14h.

    Carnaval e pontos facultativos

    14/02 (sábado) – Sábado de Carnaval

    15/02 (domingo) – Domingo de Carnaval

    16/02 (segunda-feira) – Carnaval (ponto facultativo)

    17/02 (terça-feira) – Carnaval (ponto facultativo)

    18/02 (quarta-feira) – Quarta-Feira de Cinzas (ponto facultativo até 14h)

    Feriados de 2026

    1º de janeiro (quinta-feira) — Confraternização Universal

    3 de abril (sexta-feira) — Paixão de Cristo

    21 de abril (terça-feira) — Tiradentes

    1º de maio (sexta-feira) — Dia Mundial do Trabalho

    4 de junho (quinta-feira) – Corpus Christi (ponto facultativo)

    7 de setembro (segunda-feira) — Independência do Brasil

    12 de outubro (segunda-feira) — Nossa Senhora Aparecida

    2 de novembro (segunda-feira) — Finados

    15 de novembro (domingo) — Proclamação da República

    20 de novembro (sexta-feira) — Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra

    25 de dezembro (sexta-feira) — Natal

    31 de dezembro (quinta-feira) — Véspera do Ano Novo (ponto facultativo após as 13 horas).


    Fonte e Foto: JP Notícias