Categoria: Política

  • Nikolas arrecada R$ 5,8 milhões para vítimas das chuvas em MG e anuncia repasse das doações

    Valor levantado em campanha solidária foi transferido à Cruz Vermelha, que distribuirá cartões humanitários para famílias atingidas pelas enchentes na Zona da Mata mineira.

    Política – O deputado federal Nikolas Ferreira anunciou nesta quarta-feira (11) que os R$ 5,8 milhões arrecadados em uma campanha solidária para ajudar vítimas das fortes chuvas em Minas Gerais já foram transferidos para a Cruz Vermelha Brasileira – unidade de Minas Gerais.

    A mobilização foi realizada por meio de uma vaquinha virtual na plataforma Vakinha e teve como objetivo apoiar famílias atingidas por enchentes em municípios da Zona da Mata mineira nas últimas semanas.

    Segundo a entidade humanitária, os recursos serão utilizados para prestar assistência direta às pessoas afetadas pelos temporais.

    Ajuda será entregue por meio de cartão humanitário

    De acordo com a Cruz Vermelha, o valor arrecadado será distribuído por meio do chamado Cartão Humanitário, um mecanismo que permite às famílias beneficiadas comprar itens essenciais em estabelecimentos credenciados.

    Com o cartão, os moradores poderão adquirir produtos como alimentos, itens de higiene e materiais de limpeza, conforme suas necessidades.

    A previsão é que a distribuição comece na próxima terça-feira (17), com atendimento voltado a moradores de 12 cidades da região afetada.

    Municípios atendidos pela ação

    O ponto de apoio da Cruz Vermelha atenderá famílias dos seguintes municípios:

    Ubá

    Juiz de Fora

    Astolfo Dutra

    Dona Euzébia

    Rio Novo

    Itamarati de Minas

    Rodeiro

    Matias Barbosa

    Senador Firmino

    Guidoval

    Cataguases

    Ewbank da Câmara

    Como será feito o cadastro das famílias

    O benefício será destinado a famílias em situação de vulnerabilidade social ou diretamente afetadas pelos desastres naturais.

    A seleção dos beneficiários ocorrerá em parceria com os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e com as prefeituras das cidades atingidas. Para receber o auxílio, os moradores precisam realizar cadastro no Cras local ou já estar registrados no sistema municipal de assistência social.

    Segundo a Cruz Vermelha, o objetivo é garantir que os recursos arrecadados cheguem rapidamente às famílias que perderam bens ou enfrentam dificuldades após os impactos das chuvas.

    Ausência em votação gera críticas

    Apesar da mobilização para arrecadar recursos, Nikolas Ferreira foi alvo de críticas nas redes sociais por não participar da votação de um projeto de lei que prevê auxílio emergencial para vítimas das enchentes em Minas Gerais.

    A votação ocorreu no dia 5 de março em formato semipresencial e simbólico, modelo em que não há registro individual de votos dos parlamentares. Como o nome do deputado não apareceu no painel de presença, surgiram questionamentos sobre sua ausência.

    Em resposta, o parlamentar afirmou que estava em missão oficial e sem acesso à internet durante um voo no momento da votação.

    Assusta o vídeo acessando o link abaixo:

    https://www.instagram.com/reel/DVv3AqjjnVV/?igsh=MWozc3QwdGs0bW93NA==

  • Lula desiste de ir à posse do novo presidente do Chile

    Previsão era de que Lula viajasse ainda nesta terça para o Chile. Cerimônia de posse está marcada para esta quarta-feira (11). Presidente brasileiro já tinha confirmado participação, assim como o senador Flávio Bolsonaro.

    Política – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desistiu de comparecer à cerimônia de posse do novo presidente do Chile, José Antonio Kast. O evento está previsto para esta quarta-feira (11) na cidade de Valparaíso, sede do Poder Legislativo chileno.

    A informação é de interlocutores do Planalto, que afirmaram que a decisão foi tomada nesta segunda à noite. Lula já tinha confirmado que compareceria à cerimônia. Equipes do governo brasileiro, inclusive, já estavam no Chile.

    Nesta manhã, a Secretaria de Comunicação do governo confirmou a informação sobre a desistência do presidente de ir ao Chile. Lula se reuniu nesta terça com o ministro de Relações Exteriores, chanceler Mauro Vieira.

    Paralelamente, a assessoria de imprensa do senador Flávio Bolsonaro (PL), pré-candidato à Presidência da República e adversário de Lula, confirmou que ele irá a cerimônia acompanhado da esposa. Além disso, que o senador deve se encontrar com lideranças locais

    Dessa forma, Lula e Flávio Bolsonaro poderiam ficar frete a frente na cerimônia do posse de Kast. No entanto, interlocutores do Planalto afirmaram que havia o risco de que algum constrangimento ocorresse — o que pesou na decisão sobre a desistência.

    A previsão era de que Lula viajasse ainda nesta terça para o Chile. A informação, normalmente, consta na agenda oficial da Presidência da República, divulgada diariamente, mas até a última atualização desta reportagem, a agenda não havia saído.

    Quem é o novo presidente do Chile

    José Antonio Kast venceu as eleições presidenciais do Chile em 14 de dezembro de 2025. Com quase 100% das urnas apuradas, Kast teve 58,2% dos votos, ante 41,8% de Jeannette Jara, do Partido Comunista.

    Filho de um casal de alemães que fundou um negócio de salsichas em Paine, na região metropolitana de Santiago, Kast é um advogado católico, tem 59 anos e é casado há mais de três décadas com a advogada Maria Pia Adriasola, com quem tem nove filhos.

    Ele começou na política ainda como estudante da Universidade Católica do Chile. Em 1998, quando estudante, Kast votou “sim” em um referendo pela permanência do ditador Augusto Pinochet no poder.

    Em 2016, Kast, então deputado reeleito pela União Democrática Independente (UDI), de direita, deixou o cargo para disputar a presidência da República, mas terminou com menos de 10% dos votos.

    Em 2021, o agora presidente eleito voltou a concorrer, mas pelo seu Partido Republicano, agremiação independente fundada por ele mesmo, mas acabou derrotado por Gabriel Boric.

    Fonte: G1

  • Escândalo Master: senador protocola CPI para apurar relação de Moraes e Toffoli com banqueiro

    Pedido apresentado por Alessandro Vieira reúne 35 assinaturas e mira possíveis relações entre Alexandre de Moraes, Dias Toffoli e o banqueiro Daniel Vorcaro.

    Política – O senador Alessandro Vieira protocolou no Senado Federal um requerimento para a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) destinada a investigar supostas relações entre ministros do Supremo Tribunal Federal e o banqueiro Daniel Vorcaro, dono do Banco Master.

    A proposta busca apurar possíveis vínculos entre Vorcaro e os ministros Alexandre de Moraes e Dias Toffoli, além de investigar se eventuais relações poderiam ter influenciado decisões judiciais ou a atuação dos magistrados.

    Segundo Vieira, o caso envolvendo o Banco Master levantou questionamentos relevantes sobre a atuação de autoridades do Judiciário e exige investigação por parte do Legislativo.

    Requerimento reúne mais assinaturas que o mínimo necessário

    Para que um pedido de CPI seja protocolado no Senado, é necessário o apoio mínimo de 27 parlamentares. O requerimento apresentado por Vieira reuniu 35 assinaturas, ultrapassando o número exigido.

    Agora, para que a comissão seja efetivamente instalada, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, precisa realizar a leitura oficial do documento em plenário e indicar um senador responsável por conduzir os trabalhos da investigação.

    Entre os parlamentares que assinaram o pedido estão nomes como Sergio Moro, Hamilton Mourão, Damares Alves e Flávio Bolsonaro. A adesão de senadores ligados à base do governo foi considerada baixa.

    Relações citadas no pedido de investigação

    No requerimento, Vieira menciona possíveis conexões entre empresas ligadas à família de Toffoli e empreendimentos associados ao Banco Master.

    Um dos pontos citados é a relação da empresa Maridt Participações, pertencente à família do ministro, com o Tayayá Resort, empreendimento que teria vínculo com o conglomerado financeiro de Vorcaro.

    O documento também menciona um contrato entre o escritório de advocacia da advogada Viviane Barci, esposa de Moraes, e a instituição financeira comandada pelo banqueiro.

    Além disso, o senador citou mensagens atribuídas a Vorcaro nas quais o empresário afirma ter se encontrado com Moraes, informações que passaram a ser discutidas no contexto das investigações.

    Entenda o caso envolvendo o Banco Master

    O Banco Master entrou no centro das investigações após o Banco Central do Brasil determinar, em novembro de 2025, a liquidação extrajudicial da instituição e de empresas do mesmo grupo, incluindo o Banco Master de Investimentos e o Letsbank.

    A medida foi tomada após a identificação de indícios de irregularidades financeiras e uma grave crise de liquidez.

    As investigações estão ligadas à Operação Compliance Zero, conduzida pela Polícia Federal, que apura um suposto esquema de emissão de títulos de crédito falsos dentro do Sistema Financeiro Nacional.

    De acordo com os investigadores, o banco oferecia Certificados de Depósito Bancário (CDB) com rentabilidade muito acima da média do mercado. Para sustentar os pagamentos prometidos, a instituição teria assumido riscos excessivos e realizado operações financeiras que inflavam artificialmente seus balanços.

    Impacto financeiro bilionário

    A crise envolvendo o Banco Master levou o Fundo Garantidor de Créditos a iniciar um amplo processo de ressarcimento aos investidores afetados.

    Segundo dados divulgados pelas autoridades, o valor total das garantias a serem pagas aos credores do Banco Master, do Banco Master de Investimentos e do Letsbank chega a aproximadamente R$ 40,6 bilhões.

    O caso se tornou um dos episódios mais graves do sistema financeiro brasileiro recente e também provocou tensões institucionais entre órgãos como o STF, o Tribunal de Contas da União, o Banco Central e a Polícia Federal.

  • STF nega mensagens entre Moraes e banqueiro Daniel Vorcaro e contesta prints divulgados

    Suprema Corte afirma que análise técnica dos dados apreendidos no celular do dono do Banco Master não identificou qualquer contato com o ministro.

    Política – O Supremo Tribunal Federal afirmou, na última sexta-feira (6), que análises técnicas feitas nos dados telemáticos do banqueiro Daniel Vorcaro não indicam qualquer troca de mensagens com o ministro Alexandre de Moraes.

    A manifestação foi divulgada pela Secretaria de Comunicação do tribunal após reportagens apontarem uma suposta conversa entre o magistrado e o empresário no dia em que Vorcaro foi preso pela primeira vez, em novembro de 2025.

    Segundo o STF, os arquivos analisados pelos investigadores não mostram qualquer registro de mensagens enviadas diretamente ao ministro.

    Análise aponta inconsistências nos prints

    De acordo com a nota oficial, os prints atribuídos à suposta conversa estavam associados a outras pastas de contatos existentes no computador do próprio Vorcaro.

    “O conteúdo extraído do celular do executivo pelos investigadores mostra que os prints dessas mensagens estão vinculados a pastas de outras pessoas da lista de contatos e não constam como direcionados ao ministro Alexandre de Moraes”, informou o tribunal.

    A análise técnica também indicou que a mensagem e o contato aparecem armazenados na mesma pasta do computador utilizado para registrar os prints, o que, segundo o STF, demonstra que os arquivos não estavam associados ao número do ministro.

    Por causa do sigilo determinado pelo ministro André Mendonça, o Supremo não divulgou os nomes ou números que aparecem vinculados às mensagens.

    Mensagens teriam sido enviadas antes da prisão

    A suspeita surgiu após a divulgação de um suposto diálogo que teria ocorrido em 17 de novembro de 2025, poucas horas antes da primeira prisão de Vorcaro.

    De acordo com o material divulgado, o banqueiro teria enviado uma mensagem às 17h22 perguntando: “Conseguiu bloquear?”. Outras mensagens também teriam sido enviadas ao longo do dia, mas as respostas atribuídas ao ministro teriam sido enviadas em formato de visualização única, recurso que impede o registro permanente do conteúdo.

    Apesar da circulação dos prints, o STF sustenta que os dados periciados não confirmam qualquer comunicação entre Moraes e o investigado.

    Prisão de Vorcaro e avanço da investigação

    Vorcaro, dono do Banco Master, foi preso novamente na última quarta-feira (4), em São Paulo, durante a terceira fase da Operação Compliance Zero, investigação que apura um suposto esquema bilionário de fraudes financeiras.

    Ele já havia sido detido em novembro de 2025 na primeira etapa da operação, mas estava em prisão domiciliar.

    Após a nova prisão, o empresário foi levado à Superintendência da Polícia Federal em São Paulo e, posteriormente, transferido para a Penitenciária Federal de Brasília por decisão judicial.

    A Polícia Federal argumentou que a medida foi necessária para preservar a integridade física do investigado e evitar possíveis interferências nas investigações, apontando a influência e capacidade de articulação do banqueiro junto a setores do poder público e do mercado financeiro.

  • Moraes e Dino rejeitam pedido da defesa e Bolsonaro seguirá preso na Papudinha

    Ministros do Supremo Tribunal Federal consideraram que unidade prisional em Brasília oferece atendimento médico adequado ao ex-presidente Jair Bolsonaro.

    Política – Os ministros Alexandre de Moraes e Flávio Dino votaram para manter a decisão que negou o pedido de prisão domiciliar ao ex-presidente Jair Bolsonaro. O caso é analisado pela Primeira Turma do STF em sessão virtual, que avalia se o ex-mandatário continuará cumprindo pena na unidade conhecida como “Papudinha”, em Brasília.

    Bolsonaro cumpre pena de 27 anos e três meses de prisão por tentativa de golpe de Estado. A defesa solicitou prisão domiciliar humanitária, alegando que o ambiente prisional não seria adequado para o tratamento médico contínuo de que o ex-presidente necessita.

    Defesa alegou riscos à saúde

    Os advogados de Bolsonaro argumentaram que o ex-presidente enfrenta problemas de saúde e necessita de acompanhamento médico constante, o que, segundo eles, seria incompatível com o sistema prisional.

    Entre as condições apontadas pela defesa estão complicações decorrentes do atentado sofrido durante a campanha eleitoral de 2018 e outras comorbidades que exigiriam acompanhamento especializado.

    Moraes diz que prisão oferece atendimento médico

    Relator do caso, Alexandre de Moraes afirmou que a unidade prisional possui estrutura adequada para atender o ex-presidente, incluindo assistência médica frequente, sessões de fisioterapia, atividades físicas e acompanhamento religioso.

    Segundo o ministro, a estrutura garante condições compatíveis com o princípio da dignidade humana e permite que o preso receba visitas de familiares, amigos e aliados políticos.

    Flávio Dino acompanhou o voto do relator, mantendo Bolsonaro no regime atual enquanto a Primeira Turma conclui a análise do caso.

    Decisão reforça manutenção da pena na Papuda

    Com os votos já registrados, a tendência é que o ex-presidente permaneça custodiado no 19º Batalhão da Polícia Militar, localizado no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília — espaço destinado a presos com prerrogativas especiais.

    A decisão do colegiado deve definir de forma definitiva se o ex-presidente continuará cumprindo pena na unidade prisional ou se haverá mudança no regime de custódia.

  • Homenagem a Ludmilla é aprovada sob gritos e troca de acusações na Câmara de Niterói

    Discussão entre Benny Briolly (PSOL) e Fernanda Louback (PL) após votação leva ao encerramento antecipado da sessão.

    Famosos – A votação que concedeu o título de cidadã niteroiense à cantora Ludmilla terminou em tumulto na Câmara Municipal de Niterói, na noite de terça-feira (3). A proposta, defendida pela vereadora Benny Briolly (PSOL), foi aprovada por 8 votos a 6, mas a celebração do resultado desencadeou uma discussão acalorada no plenário.

    Ao comemorar a aprovação, Benny afirmou que a homenagem reconhece “uma figura pública preta, pobre e periférica” e reforça a importância da representatividade. Em seu discurso, destacou a trajetória da artista e o impacto cultural de seu trabalho no Brasil e no exterior.

    Vídeo:

    https://www.instagram.com/reel/DVdfbv_jtDv/?igsh=MWltaHdmdDh1c2Fndw==

    Na sequência, a vereadora Fernanda Louback (PL) solicitou a palavra para justificar o voto contrário. Ela argumentou que a cantora teria descumprido a Lei Municipal 4.097/2025, conhecida como “Lei Anti-Oruam”, ao se apresentar no Réveillon da Praia de Icaraí. A legislação proíbe o uso de recursos públicos em eventos abertos a crianças e adolescentes que façam apologia ao crime ou às drogas.

    Durante o pronunciamento, a tensão aumentou. Benny se levantou e passou a gravar um vídeo, o que gerou reação imediata no plenário. Trocas de provocações agravaram o clima, e outros vereadores precisaram intervir para conter os ânimos.

    Diante da escalada da discussão, a sessão foi encerrada antes do previsto. O episódio repercutiu nas redes sociais e ampliou o debate sobre a concessão da honraria e os limites do embate político no Legislativo municipal.

  • Ex-secretária do Careca do INSS diz que tinha acesso a cofre

    Aline Cabral disse na CPMI não ter conhecimento da origem do dinheiro.

    Política – A ex-secretária Aline Barbara Mota de Sá Cabral, que trabalhava para o empresário Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como “Careca do INSS”, afirmou que tinha acesso ao cofre da empresa e repassava dinheiro ao motorista para pagamentos de insumos para a empresa sob orientação do chefe. Ela não soube precisar quanto havia de dinheiro no cofre.

    Aline Cabral prestou depoimento, nesta segunda-feira (2), como testemunha na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

    Ela disse também que não tinha conhecimento da origem do dinheiro e do enriquecimento do empresário.

    “Eu não tinha acesso a contas bancárias e não fazia pagamentos”.

    O Careca do INSS é investigado por ser suspeito de articular um esquema de fraudes no INSS com descontos em aposentadorias sem autorização.

    Aline Cabral afirmou desconhecer a origem dos recursos movimentados por Antunes. Segundo a ex-secretária, ele se apresentou como um “empresário de sucesso” quando a contratou.

    Carros de luxo

    A ex-secretária, que chegou ao cargo de gerente de recursos humanos, porém, confirmou saber que o empresário era donos de carros de luxo, como Porsche e Mercedes.

    Ela ainda negou ter feito anotações relacionando porcentagens a agentes públicos.

    “Eu nunca fiz tais anotações. E quando aconteceu a operação [de investigação da Polícia Federal], não era eu a secretária dele”.

    Aline Cabral negou participar de decisões estratégicas sobre destinação de recursos.

    No início do depoimento, a ex-secretária teve habeas corpus concedido pelo ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), para garantir direito ao silêncio. Mesmo assim, ela resolveu responder a algumas perguntas dos parlamentares da CPMI. 

    Durante o depoimento, Aline Cabral também negou que tenha comprado passagem ou repassado qualquer recurso para o empresário Fábio Luís da Silva, o Lulinha, filho do presidente Lula. 

    Outro depoimento

    A CPMI também tinha programado para esta segunda-feira o depoimento do advogado Cecílio Galvão. A comissão manteve a condução coercitiva e o depoimento deve ocorrer na próxima quinta-feira (5).

    Galvão vai ser inquirido sobre supostos contratos milionários com associações investigadas por desvios dos benefícios.


    Fonte e Foto: Agência Brasil

  • Na Paulista, Nikolas diz que ‘destino final’ de Lula e Moraes é prisão

    O deputado federal ainda chamou o ministro de ‘pateta’ e ‘panaca’ em discurso durante manifestação da direita.

    Política – O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) disse no domingo (1º), no ato “Acorda, Brasil”, organizado por políticos da direita na Avenida Paulista, que o “destino final” do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes é a prisão.

    Em discurso marcado por críticas ao governo federal e ao Judiciário, Nikolas também acusou Moraes de promover perseguição política e afirmou que “o Brasil não tem medo” dele.

    Dirigindo-se diretamente ao magistrado, o deputado utilizou termos como “pateta” e “panaca” ao criticá-lo.

    “Se a gente derrubar um, cai outro, cai Moraes, cai todo mundo”, disse ele, ao defender uma “avalanche verde e amarela”.

    O parlamentar também defendeu a derrubada do veto presidencial à proposta que reduz penas dos condenados pelos atos de 8 de janeiro e afirmou que o movimento continuará pressionando por anistia.


    Fonte e Foto: Estadão

  • Omar Aziz dá largada rumo a 2026 e apresenta plano estratégico para impulsionar economia do Amazonas

    Senador reúne lideranças em Manaus, lança caderno de propostas e fortalece pré-candidatura ao governo estadual.

    Política – O senador Omar Aziz deu um passo decisivo na corrida eleitoral de 2026 ao lançar, na última sexta-feira (27), o Plano Estratégico de Desenvolvimento – Eixo 01, documento que reúne propostas voltadas ao fortalecimento da economia e à promoção do desenvolvimento regional do Amazonas. O evento consolidou sua pré-candidatura ao Governo do Estado.

    O lançamento ocorreu na Livraria Valer, localizada no Largo São Sebastião, no Centro de Manaus, e contou com a presença de lideranças políticas, representantes do setor produtivo, profissionais liberais, estudantes e membros da sociedade civil organizada.

    Propostas para mudar a matriz econômica

    Segundo Omar, o documento é resultado de oito meses de debates e estudos técnicos. O objetivo central é promover uma transformação estrutural na economia do estado, reduzindo a dependência de modelos concentrados e ampliando oportunidades em diferentes regiões do Amazonas.

    “Queremos construir um projeto que não seja de um governo, mas do Estado. Um plano que permaneça e dê continuidade ao desenvolvimento do Amazonas”, afirmou o senador durante o evento.

    O plano apresentado aborda estratégias para crescimento sustentável, incentivo à produção regional, fortalecimento de cadeias produtivas locais e estímulo à inovação.

    Construção coletiva e continuidade

    Omar destacou que tem dialogado com diversos segmentos da sociedade para estruturar um programa de governo que vá além de um mandato específico.

    A proposta, segundo ele, é estabelecer diretrizes de longo prazo que garantam estabilidade econômica e segurança para investimentos, independentemente de alternâncias políticas futuras.

    Durante o encontro, participantes discutiram caminhos para impulsionar o crescimento sustentável, diversificar a economia e ampliar a geração de emprego e renda no estado.

    Próximos passos

    De acordo com a organização, novos encontros devem ser realizados para apresentar os demais eixos do Plano Estratégico de Desenvolvimento. A ideia é ampliar a participação popular e consolidar um projeto de governo com base técnica e diálogo social.

    Com o lançamento do primeiro caderno de propostas, Omar Aziz sinaliza o início de uma articulação política mais intensa, mirando as eleições de 2026 e colocando a pauta econômica no centro do debate estadual.

  • Lula escala Alckmin para ajudar Haddad na disputa pelo Governo de São Paulo, dizem aliados

    Em jantar nessa quinta, presidente conversou sobre futuro político do ministro da Fazenda e colocou vice para participar da campanha

    O presidente Lula escalou o seu vice, Geraldo Alckmin, para ajudar o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, na disputa pelo Governo de São Paulo. A definição foi feita na noite de quinta-feira (26), em jantar oferecido pelo petista para conversar com Haddad sobre o futuro político do ministro, conforme antecipou o R7 Planalto.

    Fontes ouvidas pela coluna confirmaram que Haddad aceitou o convite para concorrer ao comando do Palácio dos Bandeirantes e informaram que ficou definido que Alckmin vai percorrer o estado com ele na campanha.

    Lula vinha articulando o nome do titular da Fazenda para consolidar o nome no estado paulista. Alguns políticos são cogitados para compor a chapa com Haddad, como a ministra Marina Silva (Rede), do Meio Ambiente, e Simone Tebet (MDB), do Planejamento e Orçamento.

    Fonte: R7