Categoria: Policial

  • Viatura da PM atropela e mata dois cães no Novo Aleixo, em Manaus

    Polícia – Dois cachorros morreram após serem atropelados por uma viatura da Polícia Militar, na manhã de domingo (1), na Avenida Coronel Sávio Belota, bairro Novo Aleixo, zona Norte de Manaus. Um dos animais era fêmea e teve ninhada recentemente.

    De acordo com os investigadores da Polícia Civil, a dona dos animais tinha o costume de soltar os cachorros para poderem passear, quando ocorreu o atropelamento. Ao escutar o barulho, a dona saiubde casa e encontrou os corpos dos cachorros. Após o ocorrido, um boletim de ocorrência foi registrado no 6° Distrito Integrado de Polícia (DIP) pela dona dos animais.

    A própria Polícia Militar foi quem acionou o Departamento de Polícia Técnico-Científico (DPTC) e a Polícia Civil, que fizeram a perícia inicial e depois remontam os corpos da casa da proprietária, onde foram levados para o Hospital Veterinário, em que passarão por nova perícia.

    Um inquérito será aberto para apurar o caso, que apesar de ter sido registrado no 6° DIP será encaminhado para Delegacia Especializada em Crimes Contra o Meio Ambiente.


    Fonte e Foto: A Acrítica

  • Troca de tiros após perseguição deixa policial ferido e dois presos na zona centro-sul de Manaus

    Nessa troca de tiros, um dos agentes do Denarc acabou sendo atingido e levado para o Hospital e Pronto-Socorro (HPS) 28 de Agosto.

    Polícia – Uma perseguição policial terminou com armas e drogas apreendidas, dois homens presos e um policial ferido na manhã de domingo (1) na Avenida André Araújo, bairro Aleixo, zona centro-sul de Manaus. O policial não corre risco de morte.

    De acordo com os agentes do Departamento Estadual de Prevenção e Repressão ao Narcotráfico (DENARC), uma equipe com duas viaturas caracterizadas e outra descaracterizada, estavam realizando investigações em loco, quando se depararam com os suspeitos em um carro modelo Volkswagen Voyage.

    A dupla que estava no veículo não obedeceu a ordem de parada, iniciando assim, uma perseguição, até que na altura da Avenida André Araújo, houve uma troca de tiros e pneu do Voyage acabou sendo atingido, fazendo com que os condutores perdessem o controle e batessem no poste de iluminação pública do meio fio da avenida.

    Nessa troca de tiros, um dos agentes do Denarc acabou sendo atingido e levado para o Hospital e Pronto-Socorro (HPS) 28 de Agosto. Após o acidente um dos suspeitos ainda fugiu correndo, mas logo foi alcançado e preso, assim como as drogas e armamentos.

    Uma nota sobre o caso será divulgada pelo Polícia Civil. Agentes da Amazonas Energia estão no local para fazer a substituição do poste, que ficou danificado com a colisão.



    Fonte e Foto: A Acrítica

  • Suspeita de mandar torturar homem e liderar tráfico é presa em comunidade rural do Amazonas

    Vítima revelou detalhes do crime no Hospital Regional de Tefé, o que levou a polícia até a acusada, autuada também por drogas e arma ilegal.

    Polícia – Uma mulher de 29 anos foi presa na quinta-feira (29) no município de Tefé, a 523 quilômetros a oeste de Manaus, suspeita de ordenar um crime de tortura contra um homem de 36 anos e de comandar o tráfico de drogas em uma comunidade da zona rural. A prisão ocorreu na comunidade São Francisco, após a vítima procurar atendimento médico e relatar o caso à polícia.

    De acordo com a Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), a investigação teve início a partir de denúncias que informavam que um homem havia sido agredido na comunidade e estava sendo encaminhado ao Hospital Regional de Tefé. As informações apontavam ainda que a violência teria sido determinada pela mulher, conhecida na região por exercer influência sobre o tráfico local.

    No hospital, os policiais confirmaram a ocorrência e ouviram o relato da vítima, que afirmou ter sido atacada após ser acusado de um suposto furto. Segundo o depoimento, as agressões teriam sido ordenadas pela suspeita, que não participou diretamente do ataque, mas teria dado a ordem para que ele fosse punido.

    Com base nas informações colhidas, a equipe da Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Tefé se deslocou até a comunidade São Francisco, onde localizou e prendeu a mulher em sua residência. Durante a ação, os agentes apreenderam entorpecentes, dinheiro em espécie, uma balança de precisão e uma espingarda calibre 20 sem registro legal.

    Ao todo, foram encontrados uma pedra de pasta base de cocaína, 27 porções de skunk, R$ 1.132 em valores fracionados, além da arma de fogo. Diante do material apreendido, a suspeita foi autuada em flagrante pelos crimes de tortura, tráfico de drogas e posse irregular de arma de fogo.

    A mulher foi conduzida à unidade policial e permanece à disposição da Justiça. O delegado Renato Ferraz destacou que as denúncias anônimas e o relato da vítima foram fundamentais para a rápida identificação da suspeita e para a repressão das atividades criminosas na região.

  • JUSTIÇA NO RIO PURUS: Professor é preso por décadas de abusos e maus-tratos contra alunos em Tapauá

    Polícia – Em uma ação coordenada para combater crimes de exploração e violência no interior do Amazonas, a Polícia Civil (PC-AM) retirou de circulação um homem de 53 anos que utilizava a sala de aula como cenário para crimes bárbaros.

    O Fim de um Ciclo de Impunidade

    A Operação Purus Presente, deflagrada pela 64ª DIP de Tapauá com apoio da 62ª DIP de Canutama, resultou na prisão preventiva de um professor acusado de uma série de crimes graves.

    Valendo-se da autoridade que o cargo lhe conferia e da confiança depositada por pais e alunos, o suspeito é investigado por:

    * Estupro de vulnerável: Vítimas menores de 14 anos em uma escola municipal.

    * Assédio sexual: Abordagens criminosas no ambiente escolar.

    * Maus-tratos: Práticas violentas e degradantes contra os estudantes.

    Vítimas de Ontem e de Hoje

    O que torna o caso ainda mais estarrecedor é a longevidade dos crimes. Durante as investigações, a equipe policial identificou não apenas vítimas atuais, mas também adultos que carregaram o trauma em silêncio por duas décadas.

    Relatos indicam que os abusos ocorrem há pelo menos 20 anos na zona rural do município.

    “Ele se aproveitava da relação de confiança inerente à função de docente para silenciar as vítimas e perpetuar os abusos”, aponta o relatório preliminar da investigação.

    Próximos Passos

    A prisão do docente representa um alívio para a comunidade de Tapauá e um marco no combate à violência sexual no interior do estado.

    Detalhes adicionais sobre o número de vítimas e os próximos desdobramentos jurídicos serão fornecidos pela cúpula da PC-AM em coletiva de imprensa.

  • Forte atuação da Delegacia Especializada resulta na recuperação de 458 veículos roubados e furtados e na prisão de 85 pessoas no Amazonas

    Em 2025, o número de veículos recuperados representa crescimento de 86,2%, em relação a 2024.

    Polícia – A Delegacia Especializada em Roubos e Furtos de Veículos (DERFV), da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), desempenhou forte atuação em 2025, no combate aos crimes envolvendo veículos. Como resultado, foram recuperados 458 veículos roubados ou furtados e realizadas 85 prisões relacionadas a esses crimes, em investigações conduzidas tanto na capital quanto no interior do estado.

    De acordo com dados da DERFV referentes a 2025, a unidade policial especializada instaurou 422 Inquéritos Policiais (IPs), recuperou 307 veículos no interior do estado e 151 em Manaus, totalizando 458 veículos. Esse quantitativo representa um crescimento de 86,2% em comparação a 2024, quando foram recuperados 246 veículos.

    Segundo o delegado Rodrigo Barreto, titular da DERFV, os resultados alcançados refletem a atuação contínua e integrada da PC-AM no enfrentamento aos crimes envolvendo veículos, fortalecendo a confiança da população no trabalho policial.

    “Nas operações realizadas na capital, contamos com o apoio do Cerco Eletrônico da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), que tem sido fundamental para o nosso trabalho. E no interior do estado, as investigações são 100% fruto da expertise da equipe da DERFV”, destacou o delegado.

    Conforme a autoridade policial, em 2025 a delegacia especializada deflagrou 16 operações em 16 municípios, resultando na recuperação de 307 motocicletas. Na capital, o saldo também foi positivo, com a recuperação de 151 veículos, entre carros, motocicletas e caminhões que haviam sido roubados ou furtados.

    “As investigações apontaram a necessidade de deslocamento para o interior. Realizamos um mapeamento e identificamos que algumas regiões do estado apresentam índices expressivos de roubos e furtos de veículos. Na calha do rio Madeira, por exemplo, o trabalho policial resultou na recuperação de 136 motocicletas”, detalhou Rodrigo Barreto.

    Ainda segundo o delegado, a atuação intensificada culminou em 85 prisões, a maioria decorrente do cumprimento de mandados de prisão preventiva representados à Justiça pela DERFV.

    “No final do ano, realizamos a Operação Black Flag, expressão do automobilismo que indica desrespeito às regras da corrida. Nessa ação, prendemos 13 indivíduos envolvidos em roubos e furtos de veículos, inclusive alguns oriundos de outros estados, como Paraíba e São Paulo”, relembrou.

    Além da Operação Black Flag, a Operação Rota Interrompida, deflagrada nos meses de setembro, outubro e novembro, também se destacou, com a devolução de mais de 100 motocicletas, provenientes de roubos e furtos, aos seus proprietários.

    O delegado mencionou ainda o trabalho de apoio prestado às locadoras de veículos, com o objetivo de prevenir crimes de estelionato, prática em que criminosos alugam veículos, realizam adulterações e os enviam para outros estados.

    “A Polícia Civil, por meio da DERFV, continuará com sua atuação diligente em 2026, com foco em ampliar ainda mais os números de prisões e de veículos recuperados e devolvidos às vítimas”, finalizou o delegado.

    FOTOS: Alex Pazuello/Secom

    Com informações da acessória

  • Irmãos perseguem mulher e criança de 11 anos após denúncia por estupro no Amazonas

    Polícia aponta que ameaças, invasões e agressões foram motivadas por vingança após prisão de ex-companheiro da vítima.

    Polícia – A Polícia Civil prendeu, na quinta-feira (29), dois irmãos, de 35 e 40 anos, suspeitos de uma série de crimes cometidos contra uma mulher de 33 anos, no município de Manacapuru, a 68 quilômetros de Manaus. Segundo as investigações, a motivação seria vingança após a vítima denunciar o ex-companheiro, irmão dos suspeitos, preso desde dezembro por estupro de vulnerável contra a ex-enteada de 11 anos.

    De acordo com a Delegacia Especializada de Polícia do município, a mulher vinha sendo alvo de ameaças constantes, invasões e intimidações, em uma tentativa de expulsá-la da própria casa, localizada no bairro São Francisco.

    Ameaças constantes e sabotagem da residência

    Conforme explicou a delegada Joyce Coelho, os suspeitos passaram a impor uma verdadeira rotina de terror psicológico contra a vítima. Entre as ações, estavam cortes frequentes no fornecimento de energia elétrica da residência, o que obrigava a concessionária a realizar sucessivas religações, sempre com apoio policial.

    Mesmo com uma medida protetiva de urgência em vigor, o irmão mais novo, de 35 anos, invadiu o imóvel no último dia 23 de janeiro e agrediu fisicamente a mulher. Após a denúncia do descumprimento da ordem judicial, a Justiça decretou a prisão preventiva do suspeito.

    Prisões durante mudança escoltada

    As prisões ocorreram no momento em que a vítima realizava a mudança para um local seguro, acompanhada pela Ronda Maria da Penha. O homem de 35 anos foi preso em cumprimento a mandado judicial pelos crimes de lesão corporal e descumprimento de medida protetiva.

    Já o irmão mais velho, de 40 anos, foi preso em flagrante após invadir novamente a residência da vítima, furtar alimentos, quebrar objetos e proferir ofensas. Ele vai responder por ameaça, injúria, furto, dano e outros crimes relacionados à perseguição.

    O caso teve início após a prisão do ex-companheiro da vítima, ocorrida em 4 de dezembro de 2025, acusado de estupro de vulnerável e favorecimento à prostituição contra a própria enteada. Desde então, a mulher passou a ser alvo de represálias por parte dos ex-cunhados. Os dois irmãos permanecem à disposição da Justiça.

    Fonte: AM POST

  • Justiça decreta prisão preventiva de suspeito de matar vizinha na Zona Sul de Manaus

    Vigilante alegou legítima defesa; vídeo mostra discussão dias antes do crime.

    Polícia – Na tarde da quinta-feira (29) foi homologada a prisão em flagrante e decretada a prisão preventiva de Emerson Vasconcelos Araújo, suspeito de matar a vizinha Alana Arruda Pereira, 25 anos, na tarde de ontem (28), na rua Jorge Gomes, bairro Betânia, zona Sul de Manaus.

    Durante depoimento, Emerson alegou ter agido em legítima defesa, mas não detalhou o motivo nem confirmou a existência de outras desavenças anteriores com a vítima. Um vídeo que circula nas redes sociais mostra uma discussão entre Alana e Emerson dias antes do crime.

    Nas imagens, Emerson chega em uma motocicleta e entra na própria residência. Em seguida, Alana vai até o local e inicia uma discussão com o vigilante. Momentos depois, outras pessoas aparecem tentando intervir e encerrar o conflito entre os dois. O episódio ocorreu no último dia 18.

    Relembre o caso

    Emerson foi preso na tarde da última quarta-feira (28), suspeito de matar a tiros a vizinha Alana Arruda Pereira, de 25 anos, na rua Jorge Gomes, no bairro Betânia, zona Sul de Manaus.

    Segundo a Polícia Militar, o crime teria sido motivado por uma briga entre vizinhos, que já mantinham desavenças anteriores e teriam discutido momentos antes dos disparos.

    De acordo com o tenente Barbosa, da 7ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom), testemunhas relataram que a vítima teria ligação com criminosos da região. O suspeito foi preso em flagrante e encaminhado à Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS).


    Fonte e Foto: A Acrítica

  • Conselheiro e ‘Juiz’ do tribunal do crime do Comando Vermelho é preso em Manaus

    De acordo com a polícia, ele é considerado de alta periculosidade e já está condenado a 30 anos de prisão por tráfico de drogas.

    Polícia – O conselheiro e o juiz principal do tribunal do crime  da facção criminosa Comando Vermelho (CV)  Rogério da Silva Luma, conhecido como “Rogerinho” ou “Playboy”, foi capturado na manhã da quinta-feira (29), pela Polícia Militar. O criminoso estava sendo procurado desde 2020  para cumprir pena de aproximadamente 30 anos de prisão.

    A prisão do criminoso ocorreu durante operação da 30ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom), com a Companhia de Operações Especiais (COE) e Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb). Rogerinho, de acordo com o major Aldivan estava morando em um sítio na comunidade Rei Davi, no bairro Tarumã, Zona Oeste.

    Os policiais tiveram informações da localização do criminoso, foram até o local e o prenderam. No momento da prisão, o suspeito estava armado com uma espingarda calibre 20 e uma calibre pistola ponto 45.

    De acordo com o major Aldivan, havia dois mandados em aberto contra ele. Um expedido pela Vara De Execuções Penais  (VEP) solicitando a prisão dele por fuga para que ele cumpra a pena e 21 anos de prisão pelo crime de tráfico de droga.

    O segundo mandado é da 2ª Vara de Delitos de Tráfico de Droga, sentença condenatória de 7  anos de prisão em regime fechado também por tráfico.

    De acordo com o major Aldivan, Rogerinho é criminoso de alta periculosidade, que seria conselheiro permanente de uma facção criminosa, além de comandar o tráfico de droga  em várias áreas da cidade. “Ele é o juiz principal que decreta a pena a ser aplicada aquém não cumpre as regras do código de conduta da facção “, disse o major.

    Em 2019, Rogerinho foi preso com armas e droga em um carro de luxo, modelo Audi A4 e em 2017 voltou a ser preso, desta vez com ele, a polícia apreendeu 33 porções de drogas. Na casa dele, no bairro São José, zona leste, os policiais apreenderam um carro modelo Fusion de cor cinza.


    Fonte e Foto: A Acrítica

  • Corpo decapitado é achado em área de mata e crime brutal choca interior do Amazonas

    Vítima foi localizada após denúncia anônima em região isolada de Envira; Polícia Civil investiga autoria e motivação.

    Polícia – O corpo de um homem foi encontrado decapitado em uma área de mata no município de Envira, a cerca de 1.216 quilômetros de Manaus, na manhã desta quarta-feira (28). A cena chocou moradores da região e mobilizou equipes da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), que apuram as circunstâncias do crime.

    Segundo informações preliminares, a localização do cadáver ocorreu após uma denúncia anônima indicando um possível homicídio em um trecho afastado da zona urbana. Ao chegarem ao local, os policiais confirmaram a presença do corpo com sinais evidentes de violência, incluindo a ausência da cabeça. A identidade da vítima ainda não foi confirmada oficialmente.

    A área foi isolada para o trabalho da perícia criminal, que realizou a coleta de vestígios que possam auxiliar na elucidação do caso. O corpo foi removido para os procedimentos legais, enquanto as investigações seguem em andamento.

    Até o momento, não há informações sobre suspeitos ou sobre a motivação do crime. A Polícia Civil trata o caso como homicídio qualificado e trabalha para identificar os responsáveis e esclarecer como a vítima foi levada até o local onde foi encontrada.

    As autoridades pedem a colaboração da população e reforçam que qualquer informação pode ser repassada de forma anônima aos canais oficiais da polícia. O caso aumenta a preocupação com a violência em áreas isoladas do interior do Amazonas.

  • Homem é preso suspeito de matar comerciante a tiros em adega na Zona Leste de Manaus

    Vítima teria se desentendido com o autor uma semana antes do crime no bairro São José Operário.

    Polícia – Policiais civis da Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS) apresentaram na quarta-feira (28), os detalhes da prisão de um homem, de 45 anos, em cumprimento a mandado de prisão pelo crime de homicídio do comerciante Davidson Moreira de Oliveira, de 42 anos.

    A vítima foi morta a tiros na madrugada de domingo (25), em uma adega localizada na rua Cabuçu, no bairro São José Operário, zona leste de Manaus.

    De acordo com o delegado Fernando Damasceno, o crime ocorreu após uma discussão entre o autor e a vítima no local. Conforme apurado, ambos haviam se desentendido cerca de uma semana antes do homicídio.

    “Segundo testemunhas, o suspeito deixou a adega após os primeiros disparos contra a vítima que ficou gravemente ferida, mas retornou em seguida e efetuou novos tiros em diversas direções, causando pânico entre as pessoas presentes e entre familiares da vítima que presenciaram a ação criminosa”, informou o delegado.

    Ainda conforme a autoridade policial, durante o ataque, o autor também teria ameaçado com uma arma de fogo um dos filhos da vítima, que é menor de idade. Davidson chegou a ser socorrido e encaminhado a uma unidade hospitalar, mas não resistiu aos ferimentos e foi a óbito.

    Após o crime, a Polícia Civil representou ao Poder Judiciário pela prisão do suspeito, que foi decretada durante o plantão judicial no domingo e cumprida na segunda-feira (26), quando o investigado se apresentou espontaneamente à delegacia, acompanhado de um advogado.

    “Em depoimento, o suspeito confirmou que houve a discussão e alegou não haver uma motivação específica para o crime, afirmando ainda que teria agido em legítima defesa, por acreditar que seria atacado pela vítima no momento da briga”, relatou Damasceno.

    A arma de fogo utilizada no crime foi apresentada e apreendida, sendo encaminhada para os procedimentos periciais cabíveis.

    As investigações seguem em andamento, com a oitiva de testemunhas, análise dos laudos periciais e aprofundamento da apuração sobre a dinâmica dos fatos, a motivação e eventuais responsabilidades penais.

    O homem responderá pelo crime de homicídio e permanecerá à disposição do Poder Judiciário.


    Fonte e Foto: A Acrítica