Categoria: Policial

  • Mandado em aberto leva à prisão de jovem investigado por estupro de vulnerável na zona Leste de Manaus

    Ordem judicial foi identificada durante atendimento no 28º DIP; suspeito foi encaminhado para audiência de custódia.

    Polícia – Um jovem de 27 anos foi preso na zona leste de Manaus após a Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) identificar um mandado de prisão preventiva em aberto pelo crime de estupro de vulnerável. A prisão foi realizada por equipes do 28º Distrito Integrado de Polícia (DIP), no bairro Colônia Antônio Aleixo.

    De acordo com o delegado Frank de Freitas, a ordem judicial foi expedida pela 1ª Vara Especializada em Crimes contra a Dignidade Sexual e Violência Doméstica a Crianças e Adolescentes da capital. O mandado foi descoberto durante procedimentos de identificação realizados na unidade policial.

    “Durante o atendimento ao suspeito, nossa equipe fez a consulta nos sistemas e constatou a existência de um mandado de prisão em aberto, com base em informações da Delegacia Especializada em Capturas e Polinter (DECP)”, explicou o delegado.

    Após a confirmação da decisão judicial, o homem recebeu voz de prisão e foi conduzido para os trâmites legais. Ele deverá passar por audiência de custódia e permanecerá à disposição da Justiça.

    A Polícia Civil reforça que denúncias sobre crimes podem ser feitas de forma anônima, contribuindo para a localização de foragidos e o cumprimento de ordens judiciais.

  • Mulher é presa por estelionato de R$14 mil em clínica de Manaus

    A criminosa furtou R$ 14 mil de clínica médica após ganhar a confiança de funcionários.

    Polícia – Uma mulher de 35 anos foi presa pela Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) na quinta-feira (19/02) sob acusação de estelionato e furto de R$ 14 mil em espécie de uma clínica médica em Manaus. As investigações, conduzidas pelo 25º Distrito Integrado de Polícia (DIP), revelaram que o crime ocorreu após a suspeita enganar funcionários para obter acesso ao local.

    De acordo com o delegado Leonardo Marinho, as investigações tiveram início após o registro de um Boletim de Ocorrência (BO), no dia 13 de novembro de 2025, dois dias após a ação criminosa.

    “Uma das testemunhas relatou que, no dia do fato, recebeu mensagens de um aparelho celular que pertencia a uma funcionária do estabelecimento. Na conversa, a autora afirmava que precisava das chaves da clínica para buscar um carregador de notebook, que iria solicitar um motorista por aplicativo, que ficaria responsável por buscar as chaves deste local”, explicou o delegado.

    Conforme a autoridade policial, durante as diligências foi realizada a análise das câmeras de segurança, o que possibilitou a identificação das características físicas da suspeita na entrada, no interior e na saída da clínica.

    “Ela utilizava o mesmo modus operandi, aproximava-se da vítima com uma história convincente, ganhava sua confiança e, em seguida, praticava o crime”, informou Marinho.

    Com base nas investigações, a mulher foi localizada no bairro Compensa, zona oeste da capital, onde o mandado judicial foi devidamente cumprido.

    O delegado solicita que a população colabore com as investigações, formalizando denúncias que auxiliem na captura de foragidos, por meio dos números 197 e (92) 3667-7575, da PC-AM; (92) 99962-2300, do 9º DIP; ou pelo 181, da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM).



    Fonte e Foto: A Acrítica

  • Ex-apresentador de TV é preso no interior do AM por estupro de vulnerável

    Condenado a mais de 32 anos de prisão, ele estava foragido em Itacoatiara; crime ocorreu em Roraima e envolve pornografia infantil.

    Polícia – A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) prendeu, na quinta-feira (19/02), um ex-apresentador de televisão de 44 anos em Itacoatiara, a 176 quilômetros de Manaus. Ele foi condenado a mais de 32 anos de prisão por estupro de vulnerável e divulgação de pornografia infantil, crimes cometidos em Roraima, e estava foragido.

    Conforme o delegado Lázaro Mendes, o homem foi recentemente incluído em uma lista de criminosos procurados nacionalmente pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e teve sua condenação decretada em 8 de outubro de 2025.

    “Após ser condenado, o homem, que é ex-apresentador de um telejornal, e já se apresentou como cantor e até assessor parlamentar, fugiu de Roraima, sendo abrigado na residência de familiares, no interior do Amazonas”, informou o delegado.

    Ainda de acordo com a autoridade policial, após o recebimento de denúncias anônimas informando sua localização, foram realizadas diligências até a comunidade São José do Amatarí, onde o autor foi localizado e preso, sendo posteriormente encaminhado à delegacia.

    Procedimentos

    O homem cumprirá pena de 32 anos e um mês de reclusão em regime fechado pelo crime de estupro de vulnerável, passará por audiência de custódia e está à disposição da Justiça.



    Fonte e Foto: A Acrítica

  • PF bloqueia mais de R$ 400 milhões em operação contra extração ilegal de minério no Amapá e outros estados

    Ao todo foram cumpridos 35 mandados judiciais em Macapá (AP), Manaus (AM), São Paulo (SP), São João del-Rei (MG), Joinville (SC) e Boa Vista (RR). A ação incluiu 9 prisões preventivas e 26 buscas e apreensões.

    Polícia – A Polícia Federal cumpriu, nesta quinta-feira (19), 35 mandados judiciais em cidades de seis estados: Macapá (AP), Manaus (AM), São Paulo (SP), São João del-Rei (MG), Joinville (SC) e Boa Vista (RR). A ação incluiu 9 prisões preventivas e 26 buscas e apreensões.

    A operação, chamada Trono de Ferro, investiga uma organização criminosa atuante na extração e comercialização ilegal de cassiterita. Segundo a PF, o grupo usava garimpos clandestinos no Amapá, Roraima e na Venezuela e inseria o minério de forma fraudulenta no mercado formal.

    Sobre a investigação

    As investigações apontam que o grupo usava permissões de lavra garimpeira, notas fiscais falsas e empresas de fachada para “esquentar” o minério e ocultar a origem dos recursos. A estimativa é de que R$ 400 milhões em cassiterita ilegal tenham sido inseridos no mercado. A Justiça Federal determinou o bloqueio de cerca de R$ 405 milhões em bens e valores.

    Os investigados podem responder por organização criminosa, lavagem de dinheiro e usurpação de bem da União.


    Fonte e Foto: G1 Amazonas

  • Homem é preso em Manaus por estupro de bebê de 1 ano em Itapiranga; ele filmou o abuso

    A prisão ocorreu após a mãe da criança encontrar um vídeo no celular que comprovava o abuso.

    Polícia – Um homem de 21 anos foi preso por policiais da 38ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Itapiranga (a 227 quilômetros de Manaus), por estupro de vulnerável contra uma criança de 1 ano.  O crime foi descoberto pela mãe da vítima, que encontrou um vídeo no celular que comprovava o abuso.

    Ele foi preso na terça-feira (17), em Manaus, em cumprimento a um mandado de prisão. A Polícia Civil recebeu a denúncia no domingo (15).

    O homem morava na mesma residência que a vítima e vivia em união estável com um parente dela.

    O caso será apresentado logo mais à imprensa em entrevista coletiva que acontece às 11h de hoje na sede da Delegacia Geral, na avenida Pedro Teixeira.


    Fonte e Foto: A Acrítica

  • Homem é executado a tiros enquanto comia, na zona Leste de Manaus

    Alan Nogueira, 33, foi assassinado na comunidade Padre Marcelino, no bairro Zumbi; a vítima tinha chegado do interior do Amazonas recentemente.

    Polícia – Alan Nogueira de Oliveira, 33, foi morto a tiros na tarde desta quarta-feira (18) enquanto comia em uma residência na comunidade Padre Marcelino, bairro Zumbi, zona Leste de Manaus. Criminosos invadiram o imóvel e efetuaram os disparos, segundo informações da polícia.

    Policiais militares da 25ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom) foram acionados para isolar a cena do crime. Segundo a guarnição, a maioria dos tiros atingiu a região da cabeça da vítima. O óbito foi confirmado por equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) logo após o ataque.

    Ainda conforme a equipe policial Alan ainda tentou fugir para a área externa da casa, mas foi alcançado. De acordo com familiares, a vítima tinha chegado recentemente do interior do Amazonas e estava hospedada na casa de parentes.

    Durante a ação, moradores da Rua Padre Marcelino relataram ter ouvido diversos disparos, o que causou o confinamento de vizinhos em suas residências até a chegada da equipe da 25ª Cicom.

    O corpo foi removido pelo Instituto Médico Legal (IML). O caso foi entregue à Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS), que dará início ao inquérito para identificar os autores e as circunstâncias da execução.


    Fonte e Foto: A Acrítica

  • Dono de assistência técnica e dupla de assaltantes são presos em Manaus

    A primeira prisão ocorreu em via pública, na alameda Alphaville M, bairro São José, Zona Leste.

    Polícia – Yuri Lucas Balbino Cardoso, Albert Cliff Nunes Carvalho e Edivan da Costa Carvalho foram presos em flagrante por policiais das Rondas Ostensivas Cândido Mariano Rocam) crime de assalto à mão armada e receptação, por volta das 17h de terça-feira (17).
    A primeira prisão ocorreu em via pública, na alameda Alphaville M, bairro São José, Zona Leste, durante patrulhamento tático na área.

    Os policiais receberam informações via Sistema Oráculo  que uma motocicleta modelo Honda Bros de cor preta de placa PHE 0F32 estava com dois ladrões praticando assaltos com uma arma de fogo.

    De acordo com a denúncia, por volta das 12h, havia sido identificada por câmeras de monitoramento, uma dupla praticando um assalto no bairro Parque das Nações, bairro Flores.

    Logo a guarnição iniciou buscas  e conseguiu localizar a referida motocicleta na Alameda Alfaville, onde foi realizada a abordagem da moto e de seu ocupante.

    Foi feita busca pessoal, nada de ilícito foi encontrado naquele momento. O suspeito indicou onde o seu parceiro de assalto estava, bem como o local onde estavam escondidos os aparelhos celulares que roubaram.

    Os policiais foram até o local indicado, encontraram o segundo suspeito. Com ele foi apreendido um dos celulares roubados. O mesmo confessou ter participado do roubo e indicou o local onde estaria o segundo  aparelho.

    Ele levou os policiais à uma assistência técnica localizada no bairro Jorge Teixeira. Foi realizada busca no interior do estabelecimento, onde foi localizado o segundo aparelho roubado.

    Os dois ladrões e o dono da oficina receberam voz de prisão e foram apresentados no 1º  Distrito Integrado de Polícia (DIP). Eles possuem antecedentes criminais por roubo, receptação qualificada e estelionato.



    Fonte e Foto: A Acrítica

  • Dupla é presa após matar homem durante briga por comida no interior do Amazonas

    Crime ocorreu após desentendimento em bebedeira; suspeitos foram capturados em operação integrada na zona rural de Maués.

    Polícia – Dois jovens, ambos de 19 anos, foram presos suspeitos de envolvimento na morte de um homem de 29 anos no município de Boa Vista do Ramos, no interior do Amazonas. O crime, segundo a Polícia Civil, teria sido motivado por um desentendimento considerado fútil durante uma bebedeira, envolvendo discussão por comida.

    O corpo da vítima foi encontrado na manhã de sexta-feira (13), na comunidade Bom Jesus da Boca da Estrada, em Boa Vista do Ramos. De acordo com as autoridades, o homem foi morto com golpes de arma branca e teve a cabeça removida após o ataque, o que causou forte comoção na comunidade local.

    As investigações foram coordenadas pelo delegado Vinícius Freires e apontam que a confusão começou na noite anterior ao crime, quando os envolvidos participavam de um encontro com consumo de bebida alcoólica. Após a discussão inicial, os suspeitos teriam aguardado a vítima em uma área de mata e a atacado no trajeto de volta para casa.

    Após o crime, conforme apurado pela polícia, os jovens retornaram à comunidade com roupas sujas e rasgadas, teriam comentado o ocorrido com terceiros e, em seguida, fugiram em uma pequena embarcação com destino ao município de Maués.

    A prisão foi realizada na zona rural de Maués, durante uma operação integrada entre a 46ª e a 48ª Delegacias Interativas de Polícia (DIPs) e o Departamento de Polícia do Interior (DPI). Durante a abordagem, foram apreendidos dois terçados que, segundo a investigação, podem ter sido utilizados no homicídio.

    O diretor do DPI, delegado Paulo Mavignier, destacou que a atuação rápida das equipes em área de difícil acesso demonstra o compromisso das forças de segurança em dar resposta à população. A dupla responderá por homicídio qualificado e permanece à disposição da Justiça.

  • Adolescente e mulher são detidos com submetralhadora e 2 kg de cocaína na zona Norte de Manaus

    Dupla foi localizada após denúncia anônima na comunidade Celeridade; outros três suspeitos conseguiram fugir durante a ação policial.

    Polícia – Um adolescente e uma mulher foram detidos em posse de uma submetralhadora calibre 9 mm e aproximadamente dois quilos de cocaína, na tarde desta terça-feira (17), na comunidade Celeridade, bairro Colônia Terra Nova, zona Norte de Manaus.

    Segundo a equipe policial da 18ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom), os agentes receberam uma denúncia anônima informando que cinco indivíduos estariam “tocando o terror” na localidade. Ao chegarem ao endereço indicado para confirmar a informação, os policiais visualizaram o grupo, mas três suspeitos conseguiram fugir durante a aproximação da viatura.

    Conforme a polícia, a submetralhadora foi encontrada diretamente com o adolescente apreendido. Durante a abordagem, os detidos indicaram aos policiais uma residência próxima que seria utilizada para armazenar substâncias ilícitas, onde a equipe localizou os tabletes de cocaína.

    Ainda segundo a polícia, os agentes da 18ª Cicom encaminharam a dupla, a arma e a droga para a Delegacia Especializada em Apuração de Atos Infracionais (DEAAI), para os procedimentos legais.


    Fonte e Foto: A Acrítica

  • Comandante de embarcação que naufragou segue foragido em Manaus

    Justiça decretou a prisão preventiva do comandante no sábado (14).

    Polícia – O comandante da lancha Lima de Abreu XV, Pedro José da Silva Gama, 43, está foragido. A Justiça do Amazonas decretou prisão preventiva após o naufrágio na região do Encontro das Águas, em Manaus, que deixou três mortos e cinco desaparecidos.

    O acidente ocorreu na sexta-feira (13), quando a embarcação de passageiros Lima de Abreu XV saiu de Manaus rumo a Nova Olinda do Norte. Segundo os bombeiros, 80 pessoas estavam a bordo. Destas, 71 foram resgatadas sem ferimentos graves. Com a confirmação da morte do cantor gospel Fernando Grandêz, de 39 anos, o número de vítimas chegou a três. Cinco pessoas seguem desaparecidas.

    A juíza Eliane Gurgel do Amaral Pinto determinou a prisão preventiva no sábado (14). A descisão tem como objetivo garantir a ordem pública e assegurar a aplicação da lei penal. A ordem judicial estabelece que, após cumprimento do mandado, o comandante seja recolhido em qualquer unidade prisional.

    Pedro José havia sido preso em flagrante na sexta-feira (13), mas foi liberado após pagar fiança. No sábado (14), a Justiça decretou a prisão preventiva. Desde então, ele não foi localizado.

    A Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS) informou que está adotando as medidas cabíveis para cumprir a ordem judicial.

    Fonte: D24am