Categoria: Manaus

  • Caminhadas e ações nas escolas marcam o Dia de Combate ao Abuso Infantil em Manaus e no Amazonas

    Atividades de conscientização mobilizaram estudantes, educadores e redes de proteção na segunda-feira (18), reforçando a importância da denúncia e da proteção de crianças e adolescentes.

    Manaus – Caminhadas, palestras, rodas de conversa, apresentações educativas e mobilizações em escolas marcaram nesta segunda-feira (18) o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes em Manaus e no interior do Amazonas.

    As ações fazem parte da campanha “Maio Laranja”, realizada em todo o país para conscientizar a população sobre a importância da prevenção, da denúncia e da proteção da infância. Em diversas unidades de ensino, estudantes participaram de atividades educativas voltadas ao reconhecimento de sinais de abuso, ao fortalecimento do diálogo e à importância de buscar ajuda.

    Em Manaus, caminhadas e atos públicos reuniram profissionais da educação, assistência social, conselheiros tutelares e representantes de instituições que atuam na defesa dos direitos das crianças e adolescentes. Durante as atividades, faixas, cartazes e mensagens de conscientização chamaram atenção para a necessidade de romper o silêncio e denunciar casos de violência sexual infantil.

    A campanha deste ano reforçou principalmente o papel das escolas na orientação e proteção de crianças e adolescentes. Muitas unidades promoveram debates e dinâmicas para ensinar os alunos a identificar situações de abuso, reconhecer comportamentos inadequados e procurar adultos de confiança.

    O dia 18 de maio foi instituído nacionalmente em memória da menina Araceli Crespo, de 8 anos, vítima de um crime brutal ocorrido em 1973, no Espírito Santo. Desde então, a data se tornou símbolo da luta contra a violência sexual infantojuvenil no Brasil.

    Dados recentes reforçam o alerta sobre a gravidade do problema no Amazonas. Informações divulgadas neste ano apontam aumento nos registros de estupro e estupro de vulnerável no estado, ampliando a preocupação das redes de proteção.

    Especialistas destacam que a denúncia é uma das principais formas de combater esse tipo de crime. Casos suspeitos podem ser comunicados de forma anônima por meio do Disque 100, do Conselho Tutelar, da Polícia Militar pelo 190 ou diretamente nas delegacias especializadas.

    A orientação é que familiares, professores e responsáveis estejam atentos a mudanças bruscas de comportamento, isolamento, medo excessivo e sinais físicos ou emocionais apresentados por crianças e adolescentes.

    A mobilização busca lembrar que proteger a infância é uma responsabilidade coletiva e que o silêncio pode prolongar o sofrimento das vítimas.

  • Aeroporto de Manaus registra alta no fluxo de passageiros e crescimento internacional dispara em 2026

    Movimentação aérea na capital amazonense avançou no primeiro trimestre do ano, com destaque para o aumento de quase 15% nos desembarques vindos do exterior.

    Manaus – O Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em Manaus, começou 2026 com aumento significativo na movimentação de passageiros. Dados divulgados pela Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur) apontam crescimento no número de desembarques domésticos e internacionais durante o primeiro trimestre deste ano, reforçando o avanço da conectividade aérea e do turismo no Amazonas.



    Entre janeiro e março de 2026, o terminal recebeu 711.639 passageiros em voos nacionais, um crescimento de 1,07% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram registrados 704.122 desembarques domésticos.

    O destaque ficou para os voos internacionais. Segundo os números divulgados, Manaus recebeu 75.042 passageiros vindos do exterior no primeiro trimestre deste ano, representando um aumento expressivo de 14,84% em comparação aos 65.344 desembarques internacionais registrados no mesmo período de 2025.

    Somando passageiros nacionais e internacionais, o aeroporto alcançou a marca de 786.681 desembarques nos três primeiros meses de 2026. O resultado representa crescimento total de 2,24% em relação aos 769.466 passageiros contabilizados no primeiro trimestre do ano anterior.

    Os dados refletem o fortalecimento da capital amazonense como um dos principais pontos de conexão aérea da região Norte, além da ampliação das rotas e do aumento da procura pelo Amazonas como destino turístico.

    Além dos números da Amazonastur, a concessionária Vinci Airports também divulgou balanço positivo da movimentação aeroportuária. De acordo com a empresa, o aeroporto de Manaus movimentou cerca de 851 mil passageiros entre janeiro e março deste ano, registrando crescimento de 9,1% em comparação ao mesmo período de 2025.

    O avanço coloca Manaus entre os aeroportos com melhor desempenho dentro da rede administrada pela Vinci Airports e reforça a importância estratégica da cidade para a aviação na Amazônia.

    O crescimento da movimentação aérea acompanha a expansão da malha de voos, os investimentos em infraestrutura aeroportuária e o aumento das conexões nacionais e internacionais operadas a partir da capital amazonense.

  • Dois voos internacionais e seis domésticos têm rotas alteradas devido ao mau tempo em Manaus

    Aeronaves foram direcionadas para outros terminais, conforme os procedimentos adotados pelas companhias aéreas.

    Manaus – Dois voos internacionais e seis domésticos tiveram as rotas alteradas na madrugada desta segunda-feira (18) por causa das condições climáticas em Manaus. A informação foi confirmada pelo Aeroporto Internacional Eduardo Gomes.

    Segundo o aeroporto, as aeronaves foram direcionadas para outros terminais, conforme os procedimentos adotados pelas companhias aéreas. Os destinos alternativos não foram divulgados.

    Ainda de acordo com o comunicado, os voos foram reprogramados para esta segunda-feira.

    O aeroporto orientou os passageiros a entrarem em contato diretamente com as companhias aéreas para consultar possíveis mudanças nos horários das viagens.

    Fonte: G1

  • Carro destrói barreira de concreto e complica o trânsito na avenida Coronel Teixeira em Manaus

    Motorista de 62 anos não percebeu bloco de sinalização durante a madrugada; suspeita é que placa estivesse caída devido ao temporal na capital.

    Manaus – Quem precisou passar pela Avenida Coronel Teixeira, na Zona Oeste de Manaus, no começo da manhã desta segunda-feira (18), enfrentou um baita engarrafamento. Um carro bateu forte contra uma barreira de concreto que sinalizava um desvio na pista, complicando o tráfego logo nas primeiras horas do dia.

    Batida no escuro do início da semana
    O motorista do veículo é um professor de 62 anos. Apesar do susto e do estrago no carro, ele não ficou ferido.

    O professor contou que faz esse caminho toda semana. Ele dá aulas em uma escola pública em Manacapuru, onde passa os dias úteis trabalhando, e usa as manhãs de segunda para voltar a Manaus.  Como ele pegou a estrada de madrugada, ainda estava muito escuro na hora da batida, o que dificultou a visibilidade.

    Placa caída por causa do temporal
    Segundo o motorista, o trecho está em obras e tem um desvio, mas a única placa que avisava sobre a mudança na pista estava caída no chão quando ele passou.

    Tudo indica que a sinalização foi derrubada pelo vento e pela chuva forte que caiu em Manaus durante a madrugada. Sem o aviso, o professor não conseguiu desviar a tempo e atingiu em cheio o bloco de concreto (conhecido como “dente de dragão”). O impacto foi tão forte que a estrutura quebrou e foi arrastada para longe do lugar original.

    Trânsito complicado no horário de pico

    Por causa do carro quebrado e dos pedaços de concreto na pista, duas faixas precisaram ser interditadas. Apenas uma faixa ficou livre para os veículos que seguiam no sentido Ponta Negra, o que gerou filas imensas bem no horário em que as pessoas saíam para trabalhar, principalmente perto de condomínios e de um supermercado da região.

    Agentes do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) foram chamados para organizar o tráfego e sinalizar a área enquanto aguardavam a chegada de um guincho para retirar o automóvel. A orientação para os motoristas era evitar o trecho e pegar caminhos alternativos até que a pista fosse totalmente limpa.

    Fonte: AM POST

  • Princípio de incêndio mobiliza Corpo de Bombeiros na zona leste

    As causas que deram origem às chamas ainda são desconhecidas e deverão ser investigadas pelas autoridades.

    Manaus – Um princípio de incêndio assustou moradores e motoristas neste domingo (17), no bairro Coroado, zona leste de Manaus. O foco do fogo foi registrado nas proximidades do Home Center, bem na entrada da avenida das Torres, uma das vias mais movimentadas da capital.

    Equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) foram acionadas imediatamente após o início do incidente. Os militares agiram com rapidez  para conter as chamas, isolar a área e evitar que o fogo se alastre para as vegetações ou estabelecimentos comerciais vizinhos. As causas que deram origem às chamas ainda são desconhecidas e deverão ser investigadas pelas autoridades competentes após a conclusão do rescaldo.

    O trânsito na região da entrada da avenida das Torres apresentau lentidão devido à movimentação das viaturas de emergência.

    Fonte: D24am.

  • Cemitério de Manaus vira sala de cinema para exibir documentário sobre santa popular assassinada em 1901

    Exibição de ‘Etelvina – A Ressignificação da Tragédia’, no Cemitério São João Batista, relembrou a história de Etelvina de Alencar, mulher morta por ciúmes e transformada em símbolo de fé em Manaus.

    Manaus – O Cemitério São João Batista, na Zona Centro-Sul de Manaus, se transformou em uma sala de cinema a céu aberto na noite desta sexta-feira (15) para a estreia do documentário “Etelvina – A Ressignificação da Tragédia”. O público acompanhou a exibição entre túmulos e corredores do espaço histórico onde está sepultada Etelvina de Alencar, mulher assassinada em 1901 e que, ao longo das décadas, passou a ser conhecida como “Santa Etelvina” por devotos da capital amazonense.

    A escolha do cemitério para receber a estreia do filme deu um tom simbólico à exibição. Além de abrigar o túmulo de Etelvina, visitado por fiéis durante todo o ano, o São João Batista também foi apresentado pelos realizadores como um espaço de memória, fé e reflexão sobre a violência contra a mulher.

    Segundo o diretor do documentário, Cleinaldo Marinho, a ideia de realizar a estreia no local surgiu durante as pesquisas feitas para a produção.

    “Eu percebi isso durante as abordagens aqui, vindo para cá, pesquisando. Quantas pessoas vêm para cá ter fé? Nada mais simbólico do que trazer para cá”, afirmou.

    Durante a noite, moradores, curiosos, artistas e devotos acompanharam a sessão no próprio ambiente que ajudou a construir a memória em torno da santa popular. O clima de silêncio típico do cemitério deu lugar a movimentação, conversas e reações do público após a exibição.

    Para o diretor, ocupar o espaço com arte também representa uma forma de devolver voz a histórias que atravessaram gerações.

    O turismólogo Silvio Alencar, que assistiu a estreia, afirmou que o lançamento dentro do cemitério aproximou o público da história retratada no filme e também acredita que foi uma forma de atrair mais a curiosidade das pessoas.

    “Foi uma brilhante estratégia atrair o público diretamente para o local onde se passam essas histórias. Ao invés de outros espaços, trouxeram o público para um patrimônio histórico que precisa ser mais conhecido. Além dessas histórias mostradas no filme, existem tantas outras incríveis que podem ser exploradas, inclusive turisticamente”, declarou.

    O documentário mistura depoimentos de devotos, documentos históricos e cenas dramatizadas para reconstruir a trajetória de Etelvina, todos gravados de forma espontânea, sempre no Dia de Finados, durante visitas da equipe ao cemitério.

    A produção foi desenvolvida ao longo de dois anos e meio, mas nasceu de uma pesquisa iniciada ainda nos anos 1990 pelo diretor.

    A produção também recriou, em cenas dramatizadas, a antiga Colônia Campos Salles — área que atualmente corresponde ao bairro Santa Etelvina, na Zona Norte de Manaus. A atriz Rosana Neves interpretou Etelvina nas sequências ficcionais.

    Assassinato e crença popular

    Etelvina foi morta aos 22 anos, em um crime motivado por ciúmes e que também terminou com a morte de outras quatro pessoas. Com poucos registros históricos sobre o caso, a memória popular acabou mantendo viva a história da jovem.

    Hoje, o túmulo dela recebe flores, velas e pedidos de graças de devotos que acreditam na intercessão da chamada “Santa Etelvina”.

    Para Cleinaldo Marinho, o filme também abre espaço para discutir feminicídio e violência contra a mulher.

    O diretor disse ainda que o objetivo da obra não é entregar respostas prontas, mas provocar questionamentos sobre memória, violência e construção social das narrativas.

    O documentário foi contemplado pelo Edital de Audiovisual da Lei Paulo Gustavo, por meio do Conselho Municipal de Cultura (Concultura), com recursos do Governo Federal. A equipe agora pretende inscrever a produção em festivais de cinema e ampliar a circulação da obra.

    Fonte: G1

  • Lista sêxtupla do Quinto Constitucional é definida no Amazonas; confira os escolhidos

    Seis escolhidos terão os nomes encaminhados ao Tribunal de Justiça do Amazonas. Depois disso, os desembargadores do TJAM vão formar uma lista tríplice.

    Manaus – A Ordem dos Advogados do Brasil no Amazonas (OAB-AM) definiu, na noite desta quinta-feira (14), a lista sêxtupla do Quinto Constitucional. Na prática, foram escolhidos os seis advogados que sguem na disputa pela vaga de desembargador do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM).

    A votação ocorreu na Arena da Amazônia, em Manaus, e mobilizou milhares de advogados em todo o estado. Mais de 8 mil profissionais estavam aptos a votar e cada eleitor pôde escolher até três homens e três mulheres entre os 17 candidatos, modelo adotado pela primeira vez na eleição.

    O Quinto Constitucional é um mecanismo previsto na Constituição Federal que reserva parte das vagas dos tribunais para membros da advocacia e do Ministério Público.

    Confira os nomes escolhidos para compor a lista sêxtupla:

    Mulheres

    • Gisele Falcone — 2.214 votos;
    • Grace Benayon — 1.309 votos;
    • Carmen Romero — 1.220 votos.

    Homens

    • Marco Choy — 1.927 votos;
    • Carlos Alberto Almeida — 1.482 votos;
    • Aniello Aufiero — 1.376 votos.

    Os seis escolhidos terão os nomes encaminhados ao Tribunal de Justiça do Amazonas. Depois disso, os desembargadores do TJAM vão formar uma lista tríplice. A decisão final caberá ao governador do Amazonas, Roberto Cidade, responsável por escolher o novo desembargador da Corte.

    A vaga foi aberta após a aposentadoria do desembargador Domingos Jorge Chalub Pereira, que deixou o cargo ao completar 75 anos.

    A eleição ocorreu durante todo o dia desta quinta-feira. Em Manaus, a votação contou com 25 urnas eletrônicas cedidas pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM). No interior, advogados também votaram em cidades como Parintins, Itacoatiara, Manacapuru, Tefé, Tabatinga, Humaitá e Apuí.

    Durante a votação, alguns candidatos estiveram acompanhados de apoiadores com roupas padronizadas e passaram o dia em busca dos votos de advogados indecisos. Apesar de o voto não ser obrigatório, a participação foi considerada expressiva.

    Fonte: G1

  • Chuva em Manaus provoca 16 ocorrências, entre alagamentos e desabamentos

    Segundo a Prefeitura de Manaus, as ocorrências foram registradas pelo Disque 199, canal de atendimento da Defesa Civil.

    Manaus – As fortes chuvas que atingiram Manaus nesta sexta-feira (15) provocaram ao menos 16 ocorrências registradas pela Defesa Civil Municipal até às 13h. Entre os casos atendidos estão alagamentos, desabamentos, risco de deslizamento e rachaduras em imóveis.

    Segundo a Prefeitura de Manaus, as ocorrências foram registradas pelo Disque 199, canal de atendimento da Defesa Civil operado pelo Centro de Cooperação da Cidade (CCC), na Zona Centro-Sul da capital.

    A maioria dos chamados foi por alagamentos. Foram cinco ocorrências na Zona Norte, duas na Zona Centro-Sul e uma na Zona Oeste.

    Também foram registrados dois desabamentos: um na Zona Norte e outro na Zona Leste. Houve ainda uma ocorrência de risco de desabamento na Zona Centro-Oeste e um risco de deslizamento de terra na Zona Norte.

    A Defesa Civil também atendeu uma solicitação de vistoria na Zona Norte, uma ocorrência de rachaduras em imóvel na Zona Leste e dois casos envolvendo bueiros, um na Zona Leste e outro na Zona Sul.

    As demandas foram encaminhadas às equipes da Secretaria Executiva de Proteção e Defesa Civil Municipal (Sepdec), vinculada à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), responsável pelos atendimentos nas áreas afetadas.

    A prefeitura orienta que, em casos de emergência, moradores procurem locais seguros e acionem a Defesa Civil pelo Disque 199 ou pelo número (92) 98802-3547, disponível 24 horas.

    O município informou ainda que segue monitorando as condições climáticas e mantém equipes mobilizadas para atender possíveis novas ocorrências.

    A orientação é que motoristas evitem trafegar por áreas alagadas e procurem rotas alternativas. Já moradores de áreas de risco devem buscar abrigo em locais seguros. Escolas municipais estão sendo disponibilizadas para acolhimento temporário de famílias afetadas pelas chuvas.

    Fonte: G1

  • Três meses após naufrágio de lancha no AM, famílias pedem que buscas por desaparecidos não caiam no esquecimento

    Manaus – Três meses após o naufrágio da lancha Lima de Abreu XV, familiares dos cinco desaparecidos seguem à espera de respostas e cobram a continuidade das buscas no Amazonas. Nesta sexta-feira (15), Jorge Noronha, marido de Ana Carla, uma das vítimas que continuam desaparecidas, disse que as operações seguem reduzidas, mas que a esperança da família permanece.

    O acidente aconteceu no dia 13 de fevereiro deste ano, nas proximidades do Encontro das Águas, em Manaus. A embarcação da empresa Lima de Abreu Navegações saiu da capital amazonense e naufragou durante a viagem. Além das mortes de duas mulheres e um homem, o acidente também deixou cinco pessoas desaparecidas.

    À Rede Amazônica, Jorge Noronha afirmou que os familiares continuam recebendo relatórios sobre as buscas, realizadas atualmente duas vezes por semana. “As respostas que nós temos hoje continuam as buscas reduzidas, duas vezes por semana. Os órgãos do governo nos informam a cada dia que tem buscas, eles enviam um relatório no dia seguinte. Essas são as notícias que nós temos”, afirmou.

    Segundo ele, a retirada da lancha submersa ainda depende da vazante do rio. “A retirada da lancha vai ser feita a partir de quando o rio começar a secar. Ninguém tem certeza de quando vai ser isso”, disse.

    Jorge também falou sobre a saudade da esposa e a dificuldade de manter a esperança após três meses do acidente

    “A esperança continua, mas a gente fica de uma certa maneira meio que na balança, equilibrando 50% de razão e 50% de emoção. A emoção está todo tempo na esperança que a gente encontra. E a razão? Nem tanto. A razão vai consumindo a emoção junto com a esperança”, declarou

    Ele também pediu que as autoridades mantenham as buscas pelos desaparecidos.

    “A gente espera que as autoridades não deixem cair em esquecimento as buscas por todos os que estão desaparecidos. Eu não falo só o nome da minha mulher, Ana Carla. Eu falo em nome da Patrícia, da família da Patrícia, da família do seu Romualdo, a esposa dele, a Apoliana, e do Renato. Eu falo em nome de todas as famílias, porque a dor que eu sinto é igual para todos”, disse.

    Em nota, o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) informou que as buscas pelos cinco desaparecidos continuam por tempo indeterminado.

    Segundo a corporação, após 34 dias de operação ininterrupta, entre 13 de fevereiro e 19 de março, os trabalhos passaram a ocorrer de forma intermitente, duas vezes por semana, desde o dia 20 de março.

    Os bombeiros seguem utilizando drones, embarcações e sonar para leitura do leito do rio. Familiares das vítimas acompanham as operações.

    O Governo do Amazonas mantém uma força-tarefa com órgãos estaduais para apoiar as buscas e prestar assistência às famílias das vítimas.

    O naufrágio

    A lancha, da empresa Lima de Abreu Navegações, saiu de Manaus por volta das 12h30. Durante a viagem, a embarcação naufragou nas proximidades do Encontro das Águas, região onde os rios Negro e Solimões se encontram.

    Vídeos gravados por passageiros mostram pessoas, incluindo crianças, à deriva na água, muitas usando coletes salva-vidas ou apoiadas em botes enquanto aguardavam socorro. As causas do acidente não foram divulgadas oficialmente e seguem sob investigação.

    Logo após o acidente, parte dos passageiros foi socorrida por embarcações que navegavam pela região. Em seguida, uma operação de resgate foi montada.

    Um dos episódios que mais chamou atenção durante o resgate foi o salvamento de um bebê prematuro de apenas cinco dias de vida colocado dentro de um cooler. Para evitar que o recém-nascido tivesse contato direto com a água, familiares colocaram a criança dentro do recipiente, que ficou à deriva até ser encontrado por equipes de resgate.

    A mãe do bebê, que havia viajado a Manaus para dar à luz, também foi salva. Ambos foram levados para atendimento médico.d

    Testemunhas também relataram momentos de tensão antes do naufrágio. Uma passageira afirmou que chegou a alertar o piloto da lancha para reduzir a velocidade por causa do banzeiro, ondas fortes comuns na região do Encontro das Águas. Em um vídeo gravado enquanto estava à deriva, ela relatou que havia pedido para o condutor “ir devagar

    Quem são as vítimas

    Entre as vítimas estão Samila de Souza, de 3 anos, Lara Bianca, de 22 anos e Fernando Grandêz, de 39 anos.

    Os corpos Samila e Lara foram encontrados horas após o naufrágio. Segundo a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas, Samila chegou a ser levada ao Pronto-Socorro da Criança da Zona Leste, mas já estava sem vida quando deu entrada na unidade. Ao g1, familiares de Samila informaram que ela havia viajado para Manaus pela primeira vez e retornava para Urucurituba, cidade onde a lancha faria uma parada.

    Lara Bianca era natural de Nova Olinda do Norte e estudava odontologia em Manaus. Segundo amigos, ela estava prestes a terminar a graduação. O corpo dela foi resgatado e levado ao pelotão fluvial do Corpo de Bombeiros, no Porto de Manaus, e depois encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML).

    Já o cantor gospel Fernando Grandêz, de 39 anos, teve o corpo encontrado três dias após o naufrágio durante os trabalhos de busca na região. Ligado à música gospel, Fernando era cantor e costumava participar de eventos religiosos realizados na capital amazonense. As apresentações eram compartilhadas nas redes sociais, quase sempre acompanhadas de legendas onde expressava a fé

    Piloto é preso

    O piloto da lancha, Pedro José da Silva Gama se apresentou na sede da Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS) no dia 16 de março. Ele ficou foragido cerca de um mês.

    Pedro chegou a ser detido no dia do acidente e levado inicialmente ao 1º Distrito Integrado de Polícia (DIP). Após a confirmação das mortes, foi encaminhado à Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS) e liberado após pagar fiança.

    No dia seguinte, em 14 de fevereiro, a juíza Eliane Gurgel do Amaral Pinto determinou a prisão preventiva de Pedro. A decisão teve como objetivo garantir a ordem pública e assegurar a aplicação da lei penal.

    Em 24 de abril, a Justiça recebeu a denúncia do Ministério Público do Estado (MPAM) contra o comandante de embarcação e, com isso, ele passou a responder como réu por homicídio qualificado.

    Fonte: G1

  • ‘A cultura me acolheu’, diz Isabelle Nogueira ao receber Medalha de Ouro na Câmara Municipal de Manaus

    Medalha é a maior honraria concedida pela Casa Legislativa e reconhece pessoas que contribuem para a sociedade e para a valorização da cultura amazônica.

    Manaus – A cunhã-poranga do Boi Garantido, Isabelle Nogueira, recebeu a Medalha de Ouro Rodolpho Valle nesta sexta-feira (15), durante sessão solene na Câmara Municipal de Manaus (CMM). Em discurso emocionado, a dançarina e influenciadora relembrou a infância no bairro São Jorge, na Zona Oeste da capital, e afirmou que a cultura transformou sua vida.

    A homenagem foi proposta pelo vereador João Paulo Janjão (Agir) e aprovada por unanimidade pelos parlamentares. A medalha é a maior honraria concedida pela Casa Legislativa e reconhece pessoas que contribuem para a sociedade e para a valorização da cultura amazônica.

    Durante o pronunciamento, Isabelle falou sobre as dificuldades financeiras enfrentadas pela família e destacou a trajetória da mãe, que engravidou aos 13 anos. “Era uma criança a criar outra criança”, pontuou.

    A influenciadora contou que, enquanto a mãe trabalhava para sustentar a família, ela ajudava a cuidar do irmão e também auxiliava a avó na feira da Grande Circular, onde vendia roupas aos domingos. Isabelle também relembrou os anos em escolas públicas de Manaus.

    Antes de ganhar destaque no Festival de Parintins, Isabelle participou de grupos folclóricos como Boi Brilhante, Boi Garanhão e Ciranda Sensação. Segundo ela, os movimentos culturais de Manaus foram espaços de acolhimento.

    A cunhã-poranga também defendeu mais investimentos em cultura e afirmou que projetos culturais podem ajudar jovens em situação de vulnerabilidade.

    A cerimônia no plenário Adriano Jorge reuniu familiares, representantes de bois-bumbás, cirandas e autoridades municipais. Ao final, Isabelle dedicou a homenagem à mãe e aos fãs.

    Fonte: G1