Categoria: Manaus

  • Zoológico do Cigs fecha para manutenção em Manaus e reabre com festa de aniversário da onça ‘Guardião’

    O Zoológico do Cigs reabre dia 31 de maio com programação gratuita para celebrar os 25 anos da onça Guardião, um marco raro para a espécie na Amazônia.

    Manaus – O Zoológico do Centro de Instrução de Guerra na Selva (Cigs), em Manaus, ficará fechado para manutenção entre os dias 25 e 30 de maio. As atividades serão retomadas no dia 31, com uma programação especial em comemoração ao aniversário de “Guardião”, onça que está entre os felinos mais velhos em cativeiro no Brasil.

    O animal completa 25 anos de idade, uma marca considerada rara para a espécie. A programação será aberta ao público e contará com atividades voltadas para lazer e conscientização ambiental.

    Entre as atrações previstas estão pista de corda, oficina de pintura, visitas guiadas e ações de enriquecimento ambiental para os animais.

    Segundo o zoológico, a iniciativa busca aproximar a população da fauna amazônica, além de incentivar a educação ambiental por meio de atividades recreativas e educativas.

    O Zoológico do Cigs é um dos espaços mais visitados da capital amazonense e abriga diversas espécies da fauna da Amazônia.

    Fonte: G1

  • Homem é preso após tentar embarcar com CNH digital falsa no Aeroporto de Manaus

    De acordo com a Polícia Federal, a irregularidade foi identificada durante a checagem de um embarque destinado exclusivamente a tripulantes aéreos.

    Manaus – A Polícia Federal prendeu em flagrante, na terça-feira (19), um homem suspeito de tentar embarcar com uma Carteira Nacional de Habilitação (CNH) digital falsa no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em Manaus.

    De acordo com a PF, a irregularidade foi identificada durante a checagem de um embarque destinado exclusivamente a tripulantes aéreos, modalidade que segue regras específicas das companhias.

    Durante a abordagem, o passageiro apresentou o bilhete de embarque e exibiu a CNH digital. Após análise dos agentes, foram constatadas inconsistências no documento.

    Na sequência, os policiais federais localizaram ainda um passaporte e um documento de identidade em nome de outra pessoa.

    O suspeito foi preso em flagrante e encaminhado à Superintendência Regional da Polícia Federal no Amazonas, onde foram adotados os procedimentos legais cabíveis.

    Fonte: G1

  • Defesa Civil registra alagamentos e risco de desabamento após chuva nesta quarta-feira (20) em Manaus

    Foram registrados oito alagamentos: três na zona Leste, três na zona Norte, um na zona Oeste e um na zona rural. Também houve risco de desabamento de muro na zona Norte.

    Manaus – Nove ocorrências por causa da chuva foram registradas pela Prefeitura de Manaus até as 7h30 desta quarta-feira (20). Os chamados chegaram pelo Disque 199, serviço da Defesa Civil que funciona 24 horas no Centro de Cooperação da Cidade (CCC), na zona Centro-Sul.

    As ocorrências foram encaminhadas para equipes da Secretaria Executiva de Proteção e Defesa Civil Municipal (Sepdec), ligada à Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg). Os agentes atuam diretamente nas áreas afetadas.

    Foram registrados oito alagamentos: três na zona Leste, três na zona Norte, um na zona Oeste e um na zona rural. Também houve risco de desabamento de muro na zona Norte.

    De acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e a prefeitura, o bairro Tarumã foi o mais atingido, com 46,4 mm de chuva em 24 horas. Em seguida aparecem Cidade de Deus (41,3 mm) e igarapé do 40 (16,4 mm). Outras áreas registraram índices menores, como Puraquequara (9 mm), Colônia Antônio Aleixo (8 mm), igarapé do Mindu (7,6 mm), União (5,3 mm), Jorge Teixeira (4,8 mm), Mauazinho (3,2 mm), Redenção (3 mm) e Flores (1 mm).

    Em caso de emergência, a população deve procurar locais seguros e acionar a Defesa Civil pelo Disque 199 ou pelo número 98802-3547, disponível 24 horas. A prefeitura afirma que continua monitorando o clima e mantém equipes mobilizadas para garantir a segurança dos moradores.

    Fonte: G1

  • Obras do viaduto Passarão mudam fluxo de veículos na Coronel Teixeira em Manaus; veja como ficará

    O bloqueio será entre a saída da avenida Brasil e o retorno em frente a um supermercado. Nesse trecho, duas faixas serão interditadas e funcionará um sistema de contrafluxo, válido durante o dia e à noite.

    Manaus – A avenida Coronel Teixeira, no bairro Compensa, zona Oeste de Manaus, terá intervenção especial de trânsito a partir das 9h desta quarta-feira (20). A medida da Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), é necessária para dar continuidade às obras do complexo viário “Passarão”.

    O bloqueio será entre a saída da avenida Brasil e o retorno em frente a um supermercado. Nesse trecho, duas faixas serão interditadas e funcionará um sistema de contrafluxo, válido durante o dia e à noite.

    No sentido bairro/Centro, duas faixas próximas ao canteiro central serão fechadas. Apenas a da direita ficará liberada para quem segue em direção aos bairros Dom Pedro e São Jorge. Para compensar, haverá contrafluxo no sentido Centro/bairro, com uma faixa extra junto ao canteiro central para motoristas que vão para Dom Pedro, São Jorge e Centro.

    Motoristas acessarão a Coronel Teixeira pela faixa em contrafluxo, próxima ao canteiro central, e depois farão conversão à direita para voltar ao fluxo normal em direção ao Centro.

    O IMMU prevê manter duas faixas de circulação: uma para Ponta Negra e outra para São Jorge. Nessa última, veículos leves usarão a parte superior e os pesados, a inferior.

    A alteração ocorre por causa da construção da trincheira, que fechou parte da via com tapumes. Como solução temporária, a prefeitura abriu duas rotas alternativas.

    Segundo o IMMU, a intervenção garante segurança às equipes e ajuda a manter o trânsito fluindo em uma das principais vias da zona Oeste.

    Agentes de trânsito vão orientar motoristas e monitorar a circulação durante toda a operação. O trecho também terá reforço na sinalização, com cones, placas e dispositivos noturnos.

    A prefeitura recomenda que motoristas redobrem a atenção e, se possível, usem rotas alternativas nos horários de pico.

    Fonte: G1

  • Câmera flagra colisão fatal entre micro-ônibus e motocicleta na Zona Oeste de Manaus

    Vítima morreu presa sob a estrutura do veículo após motorista realizar conversão proibida e fugir do local sem prestar socorro na rua Independência.

    Manaus – O trânsito na Zona Oeste de Manaus fez mais uma vítima fatal na manhã da terça-feira (19). Um grave acidente envolvendo um micro-ônibus e uma motocicleta resultou na morte instantânea do condutor Ricardo Teixeira de Jesus. A colisão ocorreu na rua Independência, localizada no bairro Nova Esperança, e foi registrada na íntegra por circuitos de monitoramento instalados na região.

    Manobra irregular e colisão frontal


    O circuito de segurança capturou a dinâmica exata que levou à tragédia. A vítima pilotava sua motocicleta em sua faixa regular quando o motorista do micro-ônibus, que trafegava na direção contrária, fez uma curva acentuada e repentina para o lado esquerdo.

    Ao mudar de direção sem acionar as luzes indicadoras de direção (setas) e sem aguardar no acostamento, o condutor do veículo de grande porte bloqueou completamente o fluxo da via. Ricardo Teixeira não teve margem de espaço para desviar ou frear a tempo, colidindo violentamente contra a frente do coletivo e sendo arremessado para baixo do chassi.

    Omissão de socorro e constatação do óbito


    Logo após o impacto e ao perceber a gravidade da situação, o motorista do micro-ônibus optou por abandonar o veículo e fugir a pé do perímetro do acidente, sem acionar as equipes de resgate ou tentar ajudar o motociclista ferido.

    Testemunhas da comunidade que presenciaram o atropelamento ligaram para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Os paramédicos compareceram ao endereço, mas apenas constataram que Ricardo já estava morto, em decorrência de múltiplos traumas provocados pelo esmagamento.

    Polícias militares da área isolaram o trecho da rua Independência para preservar os vestígios da batida e coordenar o fluxo de veículos até o término dos trabalhos da perícia técnica e a remoção do corpo pelo Instituto Médico Legal (IML). O material em vídeo coletado no comércio local foi encaminhado para os investigadores da Delegacia Especializada em Acidentes de Trânsito (Deat), que trabalham na qualificação técnica do condutor foragido para que ele responda criminalmente por homicídio culposo e omissão de socorro.

    Fonte: AM POST

  • Manaus amanhece sob alerta da Defesa Civil por risco de chuva nesta quarta-feira

    Capital amazonense já registra chuva fraca em bairros da cidade e temperatura deve variar entre 24°C e 28°C.

    Manaus – Manaus amanheceu sob alerta da Defesa Civil na manhã desta quarta-feira (20) devido à previsão de chuva para diferentes áreas da capital amazonense. Desde as primeiras horas do dia, moradores já registram chuva fraca em algumas regiões da cidade.

    De acordo com os órgãos meteorológicos, o tempo deve permanecer instável ao longo desta quarta, com possibilidade de pancadas de chuva em diversos pontos da capital. A temperatura deve variar entre 24°C e 28°C.

    O alerta ocorre após dias seguidos de mudanças climáticas e registros de alagamentos em algumas áreas de Manaus durante fortes temporais. Apesar de a chuva desta manhã ocorrer de forma moderada em parte da cidade, a Defesa Civil orienta que a população fique atenta para possíveis transtornos.

    Defesa Civil monitora situação em Manaus

    Equipes seguem monitorando áreas consideradas de risco, principalmente regiões historicamente afetadas por alagamentos e deslizamentos durante períodos de chuva intensa.

    Motoristas também devem redobrar a atenção no trânsito por conta das pistas molhadas e da baixa visibilidade em alguns trechos da cidade.

    A previsão indica que o clima deve continuar nublado durante boa parte do dia, com possibilidade de novas pancadas de chuva entre a tarde e a noite.

    Fonte: AM POST.

  • Faça Bonito: Sejusc faz ato público no Dia D de combate ao abuso e à exploração sexual infantil

    Evento reuniu crianças, adolescentes, representantes do poder público e sociedade civil

    Manaus – A Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), em parceria com a Rede de Proteção, realizou, um ato público em pela passagem do Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado nesta segunda-feira (18/05) dia D da Campanha Faça Bonito. Crianças e adolescentes participaram da programação no salão Rio Solimões, no Centro Cultural Palácio Rio Negro, no Centro de Manaus.

    Durante o evento, o público participou de diversas atividades, como pintura em desenhos, pintura facial e espaços de lazer. A programação também contou com apresentações de canto, dança e teatro realizadas por atendidos de Organizações da Sociedade Civil (OSCs) e instituições parceiras. A iniciativa reforçou o trabalho desenvolvido pela Sejusc e pela rede de proteção na defesa dos direitos de crianças e adolescentes

    Conforme a secretária executiva de Direitos da Criança e do Adolescente (Sedca), Rosalina Lôbo, a importância de celebrar a data unindo conscientização e valorização da cultura amazonense, com a participação dos bois-bumbás Caprichoso e Garantido. Segundo ela, o momento também representa a garantia de direitos fundamentais para crianças e adolescentes.

    “Hoje é 18 de maio, o dia D de enfrentamento às violências sexuais contra crianças e adolescentes. O mais importante é reunir os atores principais desse processo. Resolvemos celebrar essa data garantindo direitos, como o direito de brincar, o direito à cultura e à valorização de uma cultura que também protege”, afirmou a secretária.

    Rede de proteção

    De acordo com a delegada Mayara Magno, titular da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca), da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), a importância da atuação integrada entre os órgãos da rede de proteção.

    “Hoje é um dia emblemático. Estamos no Faça Bonito ao lado de crianças e adolescentes reforçando a importância de defender a causa. A Depca atua em conjunto com toda a rede de proteção e também dentro do Centro Integrado de Atenção à Criança e ao Adolescente Vítimas ou Testemunhas de Violência (Ciaca)”, destacou a delegada.

    Mayara Magno reforçou ainda que a maioria dos casos de violência sexual contra crianças e adolescentes acontece dentro de casa ou sem testemunhas, o que torna a denúncia essencial para que os órgãos possam investigar e responsabilizar os agressores

    Para a coordenadora do Comitê Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes (CEVSCA), Alcenir Gomes, o trabalho de combate à violência é permanente e vai além das ações realizadas durante o Maio Laranja. “A campanha é diária, porque nossas crianças sofrem muito com a violência. O comitê reúne instituições para construir estratégias e fortalecer ações de enfrentamento. Temos um papel importante nessa articulação e conscientização da sociedade”, afirmou.

    Segundo a coordenadora, Alcilene Araújo, do Centro de Formação Vida Alegre, organização que atua há 40 anos com crianças em situação de vulnerabilidade no bairro Vila da Prata, zona oeste de Manaus, as ações como o Faça Bonito ajudam a dar visibilidade à causa e alertar a população sobre a importância da prevenção e da denúncia.
    “É importante trabalharmos essa conscientização não apenas no Maio Laranja, mas durante todo o ano. Precisamos falar sobre abuso e exploração sexual e incentivar a denúncia. Trabalhamos com nossas crianças para que elas saibam se proteger, reconhecer situações de violência e denunciar caso isso aconteça”, disse.

    A campanha Faça Bonito é marcada pelo dia 18 de maio como Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes instituída pela Lei Federal nº 9.970/2000. A data representa um importante marco na luta pela garantia dos direitos de crianças e adolescentes em todo território brasileiro.

    Fotos e Fonte: Lincoln Ferreira/Sejusc

  • Sistema de cadastro do ‘Minha Casa, Minha Vida’ apresenta instabilidade nesta terça-feira (19) em Manaus

    Usuários podem enfrentar dificuldades de acesso, lentidão ou até indisponibilidade temporária do sistema, mas equipes da Prefeitura trabalham para restabelecer o sistema; inscrições seguem até 29 de maio.

    Manaus – O Sistema Municipal de Habitação (Simhab), usado para inscrições no programa “Minha Casa, Minha Vida”, apresenta instabilidade nesta terça-feira (19) em Manaus. A informação foi confirmada pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários (Semhaf). As inscrições para a Faixa 1 do programa seguem abertas até 29 de maio.

    Segundo a Prefeitura, os usuários podem enfrentar dificuldades de acesso, lentidão ou até indisponibilidade temporária do sistema. As equipes técnicas trabalham para restabelecer o serviço o mais rápido possível.

    O Simhab reúne famílias interessadas em concorrer a moradias populares em Manaus. Quem ainda não está inscrito pode se cadastrar no banco de dados da Prefeitura e participar das próximas seleções de imóveis.

    Como participar

    O cadastro pode ser feito pela internet, no site do Simhab, na aba “Minha Casa, Minha Vida”, ou presencialmente na Secretaria Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários (Semhaf), localizada na travessa Arthur Bernardes, no bairro São Geraldo, Zona Centro-Sul da cidade

    Para participar do programa, é necessário atender a alguns critérios definidos por regras federais e municipais.

    Um dos principais requisitos é ter renda familiar de até R$ 2.850. Além disso, os candidatos não podem ter pendências no Cadastro Informativo de Créditos não Quitados do Setor Público Federal (Cadin).

    A seleção também prevê prioridade para famílias em situação de maior vulnerabilidade social. Entre os grupos prioritários estão:

    • famílias que vivem em áreas de risco;
    • mães solo;
    • famílias com pessoas com deficiência ou idosos;
    • pessoas afetadas por situações de calamidade.

    As regras seguem normas do programa federal “Minha Casa, Minha Vida” e regulamentações da Secretaria Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários (Semhaf).

    Atualmente, as famílias que já estavam cadastradas no sistema passam por análise de documentos para envio à Caixa Econômica Federal, responsável pela etapa final de aprovação.

    A primeira entrega de moradias está prevista para 24 de março, com 576 unidades habitacionais em três empreendimentos em Manaus. Já as famílias que se cadastrarem nesta nova fase devem concorrer às unidades previstas a partir de maio, segundo a prefeitura.

    Fonte: G1

  • Rabeta afunda após banzeiro no Tarumã e ocupantes vivem momentos de tensão em Manaus

    Seis pessoas estavam na embarcação no momento do incidente; vítimas foram resgatadas por frequentadores de um flutuante.

    Manaus – Uma rabeta afundou nas águas do rio Tarumã, em Manaus, e provocou momentos de desespero entre os ocupantes da embarcação. O caso aconteceu nas proximidades de um flutuante e foi registrado em vídeo por pessoas que estavam no local.

    Segundo informações preliminares, seis pessoas estavam na pequena embarcação no momento do incidente. Todos utilizavam coletes salva-vidas e perceberam que a rabeta começava a encher de água enquanto navegavam pela área.

    Veja ao vídeo

    https://www.instagram.com/reel/DYhey_nhit6/?igsh=YjUzdmwwNDBlY2F6

    As imagens mostram um dos ocupantes tentando retirar a água do barco usando uma garrafa plástica, numa tentativa desesperada de evitar o naufrágio. Pouco depois, a embarcação enfrenta um forte banzeiro e acaba afundando rapidamente, lançando todos os passageiros no rio.

    Frequentadores do flutuante que presenciaram a cena correram para ajudar e realizaram o resgate das vítimas logo após o acidente. Apesar do susto e da tensão enfrentada pelos ocupantes, ninguém ficou ferido.

    O episódio chamou atenção nas redes sociais e reacendeu o alerta sobre os riscos da navegação em pequenas embarcações nos rios da capital amazonense, principalmente em áreas com intenso fluxo de lanchas e formação de fortes ondas.

  • Manaus é escolhida para sediar encontro nacional dos presidentes dos Tribunais de Justiça

    Capital amazonense receberá magistrados de todo o Brasil em agosto durante reunião do Consepre com participação do STF e CNJ.

    Justiça – Manaus foi confirmada como sede da próxima edição do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil (Consepre), um dos principais encontros do Judiciário nacional. O evento acontecerá nos dias 12, 13 e 14 de agosto e reunirá presidentes e juízes-auxiliares dos Tribunais de Justiça de todo o país.

    O anúncio foi realizado na última sexta-feira (15), em São Paulo, durante o encerramento do XX Consepre, com a presença do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Edson Fachin.

    Manaus volta ao centro do Judiciário nacional

    A escolha da capital amazonense reforça o protagonismo do Amazonas nos debates institucionais do Judiciário brasileiro. A última vez que Manaus sediou o encontro foi em novembro de 2023.

    O presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), desembargador Jomar Fernandes, comemorou a confirmação da cidade como sede da próxima edição do evento.

    “Recebemos com muita alegria a confirmação de Manaus como sede do próximo encontro do Consepre. Estamos honrados em sediar um evento tão importante para o Judiciário nacional”, afirmou.

    Segundo ele, o encontro servirá para fortalecer a troca de experiências entre os tribunais estaduais e discutir temas ligados à modernização e ao aperfeiçoamento da Justiça brasileira.

    Vídeo destaca cultura e belezas do Amazonas

    Durante o anúncio oficial, foi exibido um vídeo institucional produzido pela Assessoria de Comunicação Social do TJAM, apresentando as riquezas naturais, históricas e culturais do Amazonas.

    A produção, intitulada “O coração da Amazônia aguarda você”, destacou paisagens da floresta, rios e referências culturais do estado, além de homenagear personalidades amazonenses como Thiago de Mello, Milton Hatoum, Bernardo Cabral e o ministro Mauro Campbell Marques.

    Artistas como Chico da Silva, Cláudio Santoro e Moacir Andrade também foram lembrados na apresentação.

    Preparativos já começaram

    Com a definição da sede, o Tribunal de Justiça do Amazonas deve iniciar os preparativos para receber representantes do Judiciário de todos os estados brasileiros.

    A expectativa é que o encontro reúna autoridades do sistema de Justiça para debater temas institucionais, inovação tecnológica, modernização da gestão pública e fortalecimento da atuação do Judiciário junto à sociedade.