Categoria: Manaus

  • Condomínio e morador devem indenizar casal por ofensas homofóbicas no AM

    Ofensas ocorreram durante confraternização realizada em área comum do condomínio, quando os autores da ação, foram abordados pelo morador

    Manaus – Sentença proferida na última sexta-feira (22) pelo 18.º Juizado Especial Cível da Comarca de Manaus, condenou um morador e um condomínio a indenizar por danos morais um casal homoafetivo vítima de ofensas de cunho homofóbico.

    Além da indenização, o condomínio deverá, ainda, divulgar uma carta de retratação nos canais internos usados para se comunicar com os condôminos.

    Sobre a postura adotada pelo condomínio, o magistrado destacou que a responsabilidade não decorre automaticamente da fala atribuída ao morador, mas da conduta adotada posteriormente.

    A sentença registra que, após o ocorrido, o condomínio publicou uma comunicação interna dirigida a todos os moradores, tratando o episódio de forma ambígua. Ao mesmo tempo em que afirmava repúdio a práticas discriminatórias, também dizia que não compactua com a realização de “atos obscenos ou comportamentos que atentem contra o decoro e o respeito ao espaço coletivo”.

    O juiz considerou que a circular ratificou a intolerância e o preconceito manifestados pelo morador no dia do ocorrido, e que qualquer manifestação antirracista deve ser categórica, enfática, sem deixar dúvidas quanto ao repúdio a falas, a ações, a gestos e a comportamentos preconceituosos.

    “(…) o condomínio deveria, na circular, ter deixado de forma clara que as demonstrações de afeto e de carinho por pessoas do mesmo sexo como as praticadas pelos autores, não configuram atos obscenos ou atentatórios ao decoro e à dignidade, não deixando dúvidas de que o comportamento dos autores é absolutamente normal”, registra a sentença, ao determinar que o condomínio proceda à retração categórica nos mesmos canais usados para divulgar a circular anterior.

    O juiz fixou em R$ 10 mil o valor da indenização por dano moral a ser suportado por cada um dos réus (o morador e condomínio), totalizando R$ 20 mil. Além disso, considerando haver indícios suficientes da prática de racismo por homofobia, determinou a remessa dos autos ao Ministério Público para que adote as providências necessárias.

    Da sentença, cabe recurso.

    Fonte: D24am

  • Em Manaus, Lula diz que Brasil seria melhor sem mentiras e alerta para uso da IA

    Presidente discursa durante entrega de 576 moradias do MCMV

    Manaus – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que o Brasil poderia estar “muito melhor”, caso a população não tivesse sido influenciada, no período eleitoral, por mentiras contadas por políticos descompromissados com a população pobre.

    A declaração foi feita durante a entrega de 576 moradias do Minha Casa, Minha Vida (MCMV) em Manaus, no Residencial Morar Melhor, localizado no bairro Tarumã-Açu. Com o investimento de R$ 92,16 milhões, o empreendimento deverá beneficiar 2 mil pessoas.

    Segundo Lula, pessoas como as que estavam no público, beneficiadas pelo MCMV, são frequentemente tratadas como “invisíveis” por grande parte dos políticos.

    Partindo dessa premissa, o presidente defendeu que eleitores tenham “maturidade e seriedade”, distinguindo verdades de mentiras ao decidir o futuro do país. Nesse sentido, ele alertou sobre a disseminação de informações falsas usando inteligência artificial nas redes sociais.

    “O Brasil é um país que já poderia estar muito melhor. Não fica porque, de vez em quando, a gente elege alguém que não tem nenhum compromisso com nada. São pessoas que exercem o mandato de presidente, pessoas que nunca conversaram com vocês, pessoas que nunca viram vocês e que tampouco ligam para o povo pobre”, discursou o presidente.

    Maturidade e seriedade

     Na avaliação de Lula, o povo pobre só ganha importância para essa gente em época de eleições.

    “É importante que vocês saibam que, na hora de decidir o destino desse país, dessa cidade, desse estado, vocês têm que se comportar com muita maturidade e com muita seriedade. Não dá para a gente continuar acreditando nas mentiras contadas 24 horas por dia no celular”, argumentou.

    “Agora inventaram uma coisa chamada Inteligência Artificial, que é muito boa para a saúde, para a educação, para a ciência e a tecnologia. É muito boa para muita coisa. Mas eu acho que não presta para eleição, porque a inteligência artificial pode contar muita mentira através do telefone celular. Então vamos ter muita responsabilidade, porque esse país precisa de gente séria”, complementou.

    Fonte: acrítica.com

  • Dia Livre de Impostos oferece gasolina a R$ 5,99 e produtos sem tributos em Manaus; veja locais participantes

    Ação é realizada em várias cidades do país e busca chamar atenção para o impacto dos impostos no preço de produtos e serviços.

    Manaus – O Dia Livre de Impostos (DLI) acontece nesta quinta-feira (28) em Manaus com a venda de gasolina e outros produtos sem o repasse de parte dos tributos ao consumidor. A ação é realizada em várias cidades do país e busca chamar atenção para o impacto dos impostos no preço de produtos e serviços.

    Em Manaus, motoristas poderão abastecer gasolina a R$ 5,99 o litro no Posto 3000, na avenida Djalma Batista. Segundo a organização, serão disponibilizados 5 mil litros de combustível com preço reduzido.

    O abastecimento será limitado a:

    • R$ 100 para carros;
    • R$ 50 para motos.

    A venda ocorrerá enquanto durar o estoque.

    A iniciativa é promovida pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e pela Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem (CDL Jovem).

    Veja os estabelecimentos participantes

    • Posto 3000
    • AJTT Engenharia
    • Alemã Manauara
    • Bobs Manaus
    • CO Matcon
    • Companhia do Churrasco
    • Drogaria Bom Preço
    • Empório DB Ponta Negra
    • Fiorentina Amazonas Shopping
    • Hiper DB Paraíba
    • Nay Vieira Store
    • Sushi Ponta Negra (Unidade Centro)
    • Sushi Ponta Negra (Unidade Cidade Nova)
    • Sushi Ponta Negra (Delivery)
    • Sushi Ponta Negra (Distrito)
    • Sushi Ponta Negra (Unidade Djalma Batista)
    • Sushi Ponta Negra (Unidade Paraíba)
    • Sushi Ponta Negra (Unidade Parque das Laranjeiras)
    • Sushi Ponta Negra (Unidade Ponta Negra)
    • Tambagrill

    Fonte: G1

  • Dívida Zero Manaus 2026: prefeitura dá desconto de até 100% em juros e multas

    Prazo vai até 20 de agosto e a adesão pode ser feita pela internet. Podem ser negociadas dívidas de impostos, como o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).

    Manaus – A Prefeitura de Manaus está com inscrições abertas para o programa “Dívida Zero 2026”, que permite a negociação de débitos municipais com descontos de até 100% em juros e multas. O prazo vai até 20 de agosto e a adesão pode ser feita pela internet.

    O programa é coordenado pela Procuradoria-Geral do Município (PGM) e pela Secretaria Municipal de Finanças, Planejamento e Tecnologia da Informação (Semef).

    Podem ser negociadas dívidas de Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN), Imposto sobre Serviço Retido na Fonte (ISSRF), multas tributárias, Taxa de Verificação de Funcionamento (TVF) e Taxa de Localização (TL).

    Como funcionam os descontos

    Quem pagar a dívida à vista terá 100% de desconto sobre juros e multas.

    Já nos parcelamentos, os descontos variam conforme o número de parcelas:

    • parcelamento de 2 a 12 vezes: 70% de desconto;
    • parcelamento de 13 a 24 vezes: 60%;
    • parcelamento de 25 a 36 vezes: 50%;
    • parcelamento de 37 a 60 vezes: 40%.

    Segundo a Procuradoria-Geral do Município, no caso das multas por infração tributária, o desconto vale apenas para juros e multa por atraso. O valor original da penalidade não entra na redução.

    Como aderir ao Dívida Zero 2026

    A negociação pode ser feita pela internet, sem precisar ir presencialmente até a prefeitura. O contribuinte deve acessar o portal da prefeitura.

    Quem optar pelo pagamento à vista pode emitir a guia sem cadastro. Já para parcelar a dívida, é necessário fazer cadastro e enviar documentos.

    No caso de empresas, o cadastro deve ser feito pelo sócio ou procurador responsável.

    Benefício para contribuintes cadastrados no DT-e

    Contribuintes cadastrados no Domicílio Tributário Eletrônico (DT-e) antes da adesão ao programa terão 100% de desconto em juros e multas em parcelamentos feitos em até seis vezes.

    O cadastro no DT-e pode ser feito on-line.

    Regras do parcelamento

    A primeira parcela ou a cota única vence em até dois dias úteis após a adesão ao programa.

    O não pagamento da primeira parcela cancela automaticamente o acordo. Se houver atraso superior a 90 dias em qualquer parcela, a negociação é encerrada e a dívida volta ao valor original atualizado.

    O edital também define valores mínimos para parcelamento:

    • meia Unidade Fiscal do Município (UFM) para pessoa física e profissional autônomo;
    • uma UFM para empresas do Simples Nacional;
    • duas UFMs para as demais empresas.

    Em 2026, cada UFM corresponde a R$ 152,78.

    O que pode acontecer com quem não regularizar a dívida

    Segundo a prefeitura, contribuintes inadimplentes podem sofrer:

    • bloqueio judicial de contas;
    • protesto em cartório;
    • negativação no SPC e Serasa;
    • penhora e leilão de bens;
    • impedimento para emitir certidão negativa;
    • cobrança de taxas cartoriais e custas judiciais.

    Atendimento

    Os contribuintes que estiverem em dúvida sobre o programa podem entrar em contato pelos canais de atendimento da Semef: telefone 156, Chat Semef Atende, WhatsApp (92) 3672-1600 ou presencialmente na avenida Japurá, 488, Centro.

    Fonte: G1

  • Pentecostes reúne fiéis em Manaus e reforça mensagem de esperança

    Com o tema “O Espírito Santo faz da Igreja morada de todos e todas”, o evento reforçou a Campanha da Fraternidade 2026, que traz como lema “Ele veio morar entre nós”.

    Manaus – A Festa de Pentecostes reuniu milhares de fiéis neste domingo (24), no Sambódromo de Manaus. Com o tema “O Espírito Santo faz da Igreja morada de todos e todas”, o evento reforçou a Campanha da Fraternidade 2026, que traz como lema “Ele veio morar entre nós”.

    A celebração teve momentos de oração, músicas e ações de solidariedade. Segundo a organização, cerca de 80 mil pessoas participaram da celebração, considerada uma das maiores festas católicas do Amazonas.

    Em clima de devoção, os fiéis acompanharam a celebração com orações, músicas e demonstrações de fé. Uma bandeira pediu paz no mundo, e a imagem de Nossa Senhora da Conceição foi conduzida pelos devotos no tapete vermelho.

    A dona de casa Jane Ferreira disse que considera a festa um presente divino: “A coisa mais linda pra gente. Divino, né? Estava chovendo e agora passou. É um presente de Deus estar aqui.”

    A administradora Marina Pedrosa destacou a emoção de participar:

    “É sempre uma alegria estar no Pentecostes. Somos igreja, uma unidade. Pentecostes é a nossa festa, do Espírito Santo, onde ele manda a sua alegria. Esperamos o ano inteiro para estar aqui.”

    O autônomo Vanderlon de Melo contou que participa todos os anos com a família: “Fazemos parte da Pastoral da Família. É um momento muito bom tanto para a pastoral quanto para nós como família.”

    Caravanas de várias paróquias chegaram cedo ao Sambódromo. Famílias, jovens, idosos e grupos religiosos participaram da celebração, que marca a vinda do Espírito Santo sobre os discípulos de Jesus Cristo.

    O cardeal da Amazônia e arcebispo de Manaus, Dom Leonardo Steiner, destacou a mensagem central da celebração.

    Fonte: G1

  • Grave acidente mata homem e deixa um ferido na zona norte de Manaus

    Corredores que costumam frequentar a região flagraram o momento em que um Fiat Palio trafegava em alta velocidade, supostamente participando de um racha.

    Manaus – Um grave acidente registrado na manhã deste domingo (24), provocou a morte de um homem e destruiu completamente um veículo na avenida Margarita, no bairro Cidade de Deus, zona norte da capital amazonense.

    Segundo relatos de testemunhas, o acidente aconteceu nas proximidades do Musa, em uma área conhecida como “lixeirão”, alvo frequente de denúncias por falta de sinalização, iluminação e segurança.
    De acordo com informações preliminares, corredores que costumam frequentar a região flagraram o momento em que um Fiat Palio trafegava em alta velocidade, supostamente participando de um racha. Pouco depois, o carro colidiu violentamente contra uma Blazer que seguia na contramão.

    A força do impacto foi tão intensa que o Palio ficou completamente destruído. No veículo estavam dois ocupantes: Max Anderson, que conduzia o automóvel e sobreviveu ao acidente, outro homem, que morreu ainda no local antes da chegada do socorro. Um gato, que também estava dentro do Palio não resistiu aos ferimentos e morreu após a colisão.

    Os ocupantes da Blazer sobreviveram. As identidades deles não foram divulgadas. Testemunhas relataram ainda suspeitas de que o motorista da Blazer estivesse embriagado após sair de um evento antes do acidente. A mulher que o acompanhava teria confirmado que ele ingeriu bebida alcoólica.

    O condutor da Blazer está detido no Hospital Platão Araújo, onde permanece sob custódia enquanto o caso é investigado pelas autoridades. Novas informações poderão ser divulgadas conforme o avanço das investigações.

    Fonte: D24am

  • Álbum da Copa do Mundo movimenta pontos de troca e reúne colecionadores em Manaus

    Em um espaço montado especificamente para a venda e troca de figurinhas na Zona Sul da cidade, visitado pelo g1, a movimentação tem sido constante.

    Manaus – A contagem regressiva para a Copa do Mundo já começou para muitos colecionadores em Manaus. Em pontos de venda e troca espalhados pela cidade, o tradicional álbum de figurinhas virou motivo de encontro, conversa e muita busca pelas peças que ainda faltam para completar a coleção

    Em um espaço montado especificamente para a venda e troca de figurinhas na Zona Centro-Sul da cidade, visitado pelo g1, a movimentação é constante. No local, o arquiteto Gabriel Reis contou que voltou a colecionar após anos afastado do hobby e agora vive a experiência ao lado da irmã.

    Segundo ele, os pontos de troca são fundamentais para avançar na coleção. “Sempre vem muita figurinha repetida, então esse espaço ajuda bastante a gente a encontrar o que tá faltando. A gente troca, conversa, compartilha informação e vai avançando no álbum”, completou.

    Para o estudante Eduardo Ferdinand, a experiência vai além do colecionismo e se repete a cada quatro anos, junto com o clima de Copa do Mundo.

    Ele destacou a existência de ambientes de troca em Manaus, como um ponto de encontro entre gerações. “Aqui sempre tem muita gente, crianças, adolescentes e adultos. É um diálogo que só acontece de quatro em quatro anos e é muito bacana”, afirmou.

    Já o técnico em informática Celso Caldeira aposta que, desta vez, consegue finalizar o álbum. Ele já tentou em outras edições, mas sem sucesso.

    Celso também destaca a economia na troca entre colecionadores. “Você compra muitos pacotinhos e vem muita repetida. Aqui a gente consegue trocar e acaba saindo mais barato”, explicou.

    Além dos colecionadores, o comércio também sente o impacto positivo da febre do álbum. A vendedora Juliana Rodrigues afirma que a demanda surpreendeu neste ano.

    Segundo ela, os próprios pontos de venda acabaram se tornando locais de interação. “A gente virou também ponto de troca. As pessoas vêm comprar o álbum e os pacotinhos e acabam ficando, trocando figurinhas e conversando”, disse.

    Com o clima de Copa se intensificando cada vez mais em Manaus, os colecionadores seguem na corrida para completar o álbum, transformando as trocas de figurinhas em momentos de encontro e nostalgia.

    Fonte: G1

  • Condutor na contramão causa colisão grave e deixa motociclista ferido na Torquato Tapajós

    Carro saiu de condomínio residencial e invadiu a pista no sentido oposto na zona Centro-Sul; motorista do Prisma foi detido e levado à delegacia.

    Manaus – O trânsito na zona Centro-Sul de Manaus registrou uma ocorrência com gravidade no início da manhã desta sexta-feira (22). Uma manobra irregular na avenida Torquato Tapajós, na altura do bairro Flores, resultou em uma colisão frontal que deixou um motociclista gravemente ferido. O acidente automobilístico aconteceu por volta das 5h30.

    Conversão proibida e colisão frontal
    Segundo os relatos de testemunhas e motoristas que trafegavam pelo perímetro no momento do impacto, o acidente foi provocado pelo condutor de um Chevrolet Prisma, de cor branca. O motorista teria saído da garagem de um condomínio residencial localizado às margens da via expressa e, para encurtar o trajeto, optou por acessar a avenida diretamente pela contramão.

    O piloto da motocicleta, que trafegava regularmente pela pista no sentido correto do fluxo, foi surpreendido pelo automóvel e não teve tempo hábil para desviar ou frear o veículo. Com a força do impacto, a motocicleta foi arremessada contra o asfalto e ficou parcialmente destruída.

    Socorro médico e procedimentos legais
    Devido à severidade da queda, a vítima sofreu fraturas e ferimentos múltiplos. Populares que presenciaram o acidente acionaram imediatamente o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Uma ambulância de suporte avançado compareceu ao local, realizou os primeiros procedimentos de estabilização do paciente e o removeu às pressas para o pronto-socorro de uma unidade hospitalar de Manaus. O estado de saúde detalhado da vítima não foi divulgado.

    Agentes de trânsito e equipes da Polícia Militar isolaram o quadrante da avenida Torquato Tapajós para permitir o trabalho da perícia técnica e evitar novos acidentes, o que gerou lentidão no fluxo de veículos no início do horário de pico.

    O motorista do Prisma permaneceu no local da batida durante o atendimento médico e foi detido em flagrante pelas autoridades policiais. Ele foi conduzido a uma delegacia de Polícia Civil da capital para prestar depoimento, realizar o teste do bafômetro e passar pelos procedimentos criminais cabíveis por lesão corporal culposa na direção de veículo automotor.

    Fonte: AM POST

  • Manaus vai receber R$ 8,1 milhões da União para recuperar áreas de desastres

    Para receber recursos federais, os municípios precisam de reconhecimento de situação de emergência ou calamidade pública.

    Manaus – O Governo Federal autorizou o repasse de R$ 8,1 milhões para ações de recuperação em Manaus após desastres registrados na capital amazonense. A liberação do recurso foi confirmada na quarta-feira (20) pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional.

    Segundo o ministério, Manaus vai receber R$ 8.112.161,78. A autorização do repasse foi publicada no Diário Oficial da União (DOU).

    De acordo com o MIDR, a liberação da verba seguiu critérios técnicos, como a magnitude dos desastres, o número de pessoas desabrigadas e desalojadas e as necessidades apresentadas pela prefeitura no plano de trabalho

    Para receber recursos federais, os municípios precisam ter reconhecimento federal de situação de emergência ou estado de calamidade pública. O pedido deve ser feito por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD).

    Após o envio da solicitação, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional analisa as metas e os valores apresentados pelo município. Se o plano for aprovado, os recursos são liberados por meio de portaria publicada no Diário Oficial da União.

    O g1 questionou a Prefeitura de Manaus para saber se os recursos já foram recebidos e em quais áreas devem ser aplicados, mas até a última atualização desta reportagem, não obteve retorno

    Fonte: G1

  • Baixa adesão à vacinação na gestação acende alerta; veja importância

    Um levantamento realizado com mais de 500 gestantes no país, mostra que apenas 58% sabem da existência de um calendário vacinal na gravidez.

    Saúde – O mês das mães, celebrado em maio, é um período de homenagens, mas também um convite à atenção com a saúde de quem gera a vida, especialmente durante a gestação. Nesse período, que exige cuidados redobrados, manter o cartão de vacinação atualizado é uma das principais medidas para garantir o bem-estar da mãe e do bebê.

    Infelizmente, ainda há muito desconhecimento sobre o tema. Um levantamento do Instituto Inteligência em Pesquisa e Consultoria (Ipec), realizado com mais de 500 gestantes no país, mostra que apenas 58% sabem da existência de um calendário vacinal específico para a gravidez. Outros 41% desconhecem essa orientação, evidenciando a necessidade de ampliar o acesso à informação durante o pré-natal.

    “É fundamental que as gestantes tenham acesso à informação e sejam orientadas sobre a importância da vacinação durante o pré-natal”, destaca a bioquímica Gélida Pessoa, responsável pelo setor de vacinas do Sabin Diagnóstico e Saúde, em Manaus. “Os profissionais da área têm um papel essencial nesse processo, esclarecendo dúvidas e reforçando a necessidade de manter a caderneta de vacinação atualizada”.

    Recomendações

    De acordo com o  Calendário Nacional de Vacinação 2026 do Ministério da Saúde, a imunização é um cuidado essencial para garantir ao bebê um desenvolvimento saudável, especialmente nos primeiros mil dias de vida. Por isso, ao confirmar a gravidez, a mulher deve buscar orientação para atualizar o esquema vacinal conforme seu histórico.

    Entre as vacinas recomendadas estão a de hepatite B, com três doses; a dT (difteria e tétano), também em três aplicações; a influenza trivalente, indicada uma vez por temporada; e a vacina contra a covid-19, recomendada a cada gestação para reduzir o risco de formas graves da doença.

    Também fazem parte das orientações a vacina dTpa — que protege contra difteria, tétano e coqueluche — e a imunização contra o vírus sincicial respiratório (VSR). Ambas contribuem para proteger o bebê nos primeiros meses de vida por meio da transferência de anticorpos maternos.

    “A vacina Dtpa é realizada na paciente a partir da 20ª semana de gestação, enquanto a vacina contra VSR deve ser realizada a partir da 28ª semana de gestação. A Sociedade Brasileira de Imunização (Sbim) orienta que, se o parto ocorrer com menos de 14 dias da vacinação materna, o bebê não estará protegido, pois não houve tempo necessário para a transferência de anticorpos para ele. Nessa situação, o pediatra deve considerar a administração de anticorpo monoclonal no bebê”, explica Gélida.

    Em situações específicas, como em casos de viagem ou residência em áreas de risco, a vacina contra febre amarela pode ser indicada, sempre após avaliação médica criteriosa do risco-benefício.

    Acesso facilitado

    Nos últimos anos, o acesso às vacinas tem se ampliado no Brasil, tanto na rede pública quanto na privada, o que contribui para aumentar a cobertura vacinal sem comprometer a segurança dos imunizantes.

    Na rede privada, por exemplo, há maior variedade de vacinas e facilidades que favorecem a adesão ao cuidado preventivo, como agendamento prévio, compra online e até serviços de vacinação domiciliar ou em ambientes corporativos. Essas alternativas ampliam a comodidade, especialmente em um período em que a gestante precisa conciliar consultas, exames e rotina pessoal.

    Outros cuidados

    A vacinação integra um conjunto de ações fundamentais do pré-natal, que deve começar assim que a gravidez for confirmada — preferencialmente até a 12ª semana de gestação. Esse acompanhamento permite monitorar a saúde da mãe e do bebê e prevenir complicações ao longo de todo o período gestacional.

    O cuidado inclui consultas periódicas, exames laboratoriais e de imagem, além de um calendário de atendimentos que se intensifica conforme a gestação avança: mensal até a 28ª semana, quinzenal até a 36ª e semanal até o parto.

    Mais do que uma recomendação médica, manter a vacinação atualizada durante a gestação é uma forma de cuidado que atravessa gerações — e que ganha ainda mais significado no mês dedicado às mães, ao reforçar a importância da prevenção desde os primeiros momentos da vida.

    Fonte: D24am