Categoria: Manaus

  • Justiça dá 30 dias para Prefeitura de Manaus iniciar licenciamento ambiental de cemitério no Tarumã

    Caso não cumpra a decisão, o município pode pagar multa diária de R$ 50 mil

    Manaus – A Justiça do Amazonas determinou que a Prefeitura de Manaus comprove, em até 30 dias, o início do licenciamento ambiental do Cemitério Municipal Nossa Senhora Aparecida, no bairro Tarumã, Zona Oeste. Caso não cumpra a decisão, o município pode pagar multa diária de R$ 50 mil.

    A medida atende a uma ação do Ministério Público do Amazonas (MPAM), que apontou irregularidades no funcionamento do cemitério. Segundo a decisão, o local opera há anos sem licença ambiental, descumprindo um Termo de Ajustamento de Conduta firmado em 2009.

    De acordo com a decisão judicial assinada pelo juiz Moacir Pereira Batista, da Vara Especializada do Meio Ambiente de Manaus, a falta de monitoramento técnico aumenta o risco de contaminação do solo e das águas subterrâneas por necrochorume, líquido gerado na decomposição de corpos.

    O magistrado também ressaltou que o cemitério realiza cerca de 25 sepultamentos por dia, o que representa uma carga poluidora constante sem controle ambiental. Para ele, aguardar o andamento normal do licenciamento sem medidas imediatas pode agravar o problema.

    Em 2024, o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) multou a Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) em R$ 200 mil por manter o funcionamento do cemitério sem autorização. O órgão apontou a ausência de licenciamento e o descumprimento de notificações anteriores.

    O Ministério Público alertou ainda que a falta de estudos hidrogeológicos e de sistemas adequados de drenagem pode afetar a saúde pública. O risco aumentou com a abertura de valas comuns durante a pandemia de Covid-19, o que pode facilitar a contaminação do solo e dos lençóis freáticos.

    O g1 procurou a Prefeitura de Manaus para saber se já foram notificados sobre a decisão judicial e até a publicação desta reportagem, não obteve retorno

    Fonte: G1

  • Com investimento de R$ 916 milhões, Dnit autoriza projetos para novo porto da Manaus Moderna

    Cronograma prevê seis meses para a conclusão dos projetos e cerca de 24 meses para a execução da obra.

    Manaus – O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) autorizou, na terça-feira (14), a elaboração dos projetos para a construção do novo porto da Manaus Moderna, na Zona Sul da capital. A obra prevê investimento federal de R$ 916 milhões e tem como objetivo melhorar o transporte aquaviário, o abastecimento e a integração regional.

    A autorização permite que o consórcio responsável inicie os projetos básico e executivo de engenharia, etapa necessária antes do início das obras.

    O cronograma prevê seis meses para a conclusão dos projetos e cerca de 24 meses para a execução da obra. Se o prazo for cumprido, os projetos devem ser finalizados até outubro deste ano, com início das obras na sequência e entrega prevista para outubro de 2028.

    Novo porto

    A nova estrutura será construída em uma área de aproximadamente 38 mil metros quadrados e deve incluir melhorias urbanísticas no entorno. O espaço será dividido em dois setores principais: a Feira da Manaus Moderna e a Feira da Banana.

    O projeto também prevê estrutura para receber embarcações de grande porte, como ferry boats com mais de 80 metros de comprimento. O terminal de passageiros terá capacidade para atender até 4 mil pessoas por dia, com áreas adequadas para embarque e desembarque.

    Além disso, estão previstas áreas para carga e encomendas, espaços de fiscalização, pontos de apoio, estacionamento e áreas de convivência.

    Em outubro de 2025, quando o projeto foi apresentado, o Dnit afirmou que a obra faz parte de um plano de modernização da infraestrutura portuária da capital e deve contribuir para melhorar a logística e a mobilidade na região.

    Fonte: G1

  • TJAM lança edital para preenchimento de vaga de desembargador, pelo critério de merecimento

    A vaga decorre da aposentadoria do desembargador Henrique Veiga Lima

    Manaus – O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) divulgou nesta quinta-feira (16/4), o Edital n.° 13/2026 – PTJ de promoção para o cargo de desembargador(a), pelo critério de merecimento. Assinado pelo presidente da Corte, desembargador Jomar Fernandes e disponibilizado no Diário da Justiça Eletrônico (DJe) – pág 1 do Caderno Administrativo -, o edital decorre da aposentadoria (por idade) do desembargador Henrique Veiga Lima, no último dia 11 de abril.

    O processo de escolha do novo membro da Corte observará formação de lista mista nos termos da Resolução CNJ n.º 525/2023 e os Juízes e as Juízas de Direito de 2.ª Entrância interessados (as) e aptos (as) a participar do certame têm prazo de 15 dias, contados da primeira publicação do Edital, para apresentar seus requerimentos de inscrição via Sistema Eletrônico de Informações (SEI) ou no Setor de Protocolo Administrativo do Tribunal.

    Os pedidos de inscrição deverão estar acompanhados dos documentos comprobatórios e certidões previstos no edital. As certidões terão prazo de validade de 30 dias da data de expedição, nos termos da Resolução TJAM n.º 53, de 10 de dezembro de 2024.

    O Edital explicita que caberá a(o) magistrado(a) interessado(a) a responsabilidade de verificar a juntada dos documentos apresentados pela Administração, bem como o acompanhamento de seus processos de inscrição.

    Fonte: Terezinha Torres

    Foto: Raphael Alves

  • Carro é ‘engolido’ por cratera sem sinalização e expõe risco em rua de Manaus; vídeo

    Veículo caiu em buraco profundo no conjunto Canaranas, na Cidade Nova, sem qualquer aviso de segurança.

    Manaus – Um carro de passeio foi praticamente “engolido” por uma cratera aberta na manhã desta quinta-feira (16), no conjunto Canaranas, localizado no bairro Cidade Nova, zona norte de Manaus.

    Segundo testemunhas, o condutor não percebeu a profundidade do buraco, que não possuía qualquer tipo de sinalização, como placas, cavaletes ou barreiras de proteção. Ao passar pelo local, o veículo acabou caindo na cratera, ficando com a parte dianteira completamente presa.

    Vídeo:

    https://www.instagram.com/reel/DXMl6t7AQEi/?igsh=MTVoZmNibndoNGt2OA==

    O impacto causou danos materiais significativos ao automóvel e chamou a atenção de moradores da área, que relataram preocupação com a falta de segurança no trecho.

    Até o momento, não há registro de feridos.

    O caso reacende o alerta sobre as condições das vias na capital e a necessidade de sinalização adequada em pontos de risco para evitar novos acidentes.

  • Engavetamento com ônibus de rota e carro termina com muro destruído em Manaus; vídeo

    Colisão entre três veículos na Rua Prosperidade, na Cidade Nova, causou danos e complicou o trânsito na manhã desta quinta-feira.

    Manaus – Um engavetamento envolvendo dois micro-ônibus de transporte especial e um carro de passeio causou transtornos e destruição na manhã desta quinta-feira (16), na Rua Prosperidade, localizada no bairro Cidade Nova, zona norte de Manaus.

    O acidente ocorreu por volta das 5h30, em um trecho de ladeira, e envolveu veículos que transportavam trabalhadores com destino ao Distrito Industrial. Com a força do impacto, um dos carros foi arremessado contra o muro de uma residência, causando danos à estrutura.

    Veja ao vídeo:

    https://www.instagram.com/reel/DXMhoZDAXD-/?igsh=MWQwbmY2eHd0ZnNnaQ==

    Apesar da gravidade da colisão e dos prejuízos materiais, não houve registro de feridos entre os ocupantes dos veículos.

    A dinâmica do acidente ainda não foi esclarecida. A perícia deve analisar o local para identificar as causas do engavetamento.

    O caso chamou a atenção de moradores da área e contribuiu para a lentidão no tráfego durante as primeiras horas da manhã.

  • Atropelamento na Constantino Nery deixa mulher ferida e trava trânsito em Manaus

    Acidente ocorreu na faixa de pedestres da Avenida Constantino Nery e provocou congestionamento no sentido Centro-Bairro na capital amazonense.

    Manaus – Um atropelamento registrado na manhã desta quarta-feira (15) deixou uma mulher ferida e causou grande congestionamento na Avenida Constantino Nery, uma das principais vias de Manaus.

    A vítima, ainda não identificada, foi atingida enquanto atravessava a via pela faixa de pedestres. O impacto mobilizou rapidamente equipes de resgate e chamou a atenção de motoristas que passavam pelo local.

    O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência foi acionado por populares e realizou os primeiros atendimentos no local, com o objetivo de estabilizar a vítima. Até o momento, não há informações oficiais sobre seu estado de saúde nem para qual unidade hospitalar foi encaminhada.

    O acidente provocou retenção intensa no trânsito, que já é naturalmente carregado no horário de pico. O fluxo de veículos no sentido Centro-Bairro ficou parcialmente bloqueado, gerando filas e lentidão em vários trechos da região.

    Agentes do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana foram deslocados para organizar o tráfego e auxiliar no atendimento da ocorrência. A via precisou ser parcialmente interditada durante o trabalho das equipes de emergência.

    Como alternativa, motoristas foram orientados a utilizar rotas como a Avenida Djalma Batista e a Avenida Maceió até a normalização completa do tráfego.

    O caso deve ser apurado pelas autoridades de trânsito.

  • Arte que transforma: exposição celebra evolução de crianças autistas em unidades de atendimento no Amazonas

    Mostra do Abril Azul reúne obras produzidas em terapias e evidencia avanços no desenvolvimento de crianças atendidas nos Caics TEA.

    Manaus – Em alusão ao mês de conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), o Abril Azul, os Centros de Atenção Integral à Criança (Caics TEA) promovem a exposição “Universo em Cada Cor”, que reúne trabalhos artísticos produzidos por crianças autistas durante atividades terapêuticas.

    A iniciativa acontece nas unidades Caic TEA José Contente e Gilson Moreira até sexta-feira (17) e integra a programação voltada à valorização do desenvolvimento infantil por meio de abordagens terapêuticas baseadas em estímulos sensoriais, comunicação e expressão artística.

    As unidades fazem parte da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas e funcionam em parceria com a Rede Teia Agir, responsável pela execução dos atendimentos especializados.

    De acordo com a supervisora assistencial do Caic TEA José Contente, Amanda Ramalho, a exposição representa a evolução das crianças atendidas e evidencia o papel da arte como ferramenta terapêutica. Segundo ela, muitas delas iniciaram o acompanhamento com dificuldades motoras e de interação.

    “Nós trabalhamos o desenvolvimento da coordenação motora fina e o fortalecimento muscular das mãos. Em alguns casos, adaptamos as atividades com materiais simples, como algodão e texturas diferentes, para facilitar a participação e estimular o interesse”, explicou.



    As produções expostas vão desde pinturas até trabalhos com colagens e diferentes materiais, sempre adaptados às necessidades de cada criança. A proposta é transformar o processo artístico em parte do desenvolvimento terapêutico.

    Para os familiares, a exposição também representa um momento de emoção e reconhecimento da evolução dos filhos. Muitas mães relatam mudanças significativas na comunicação, na socialização e na autonomia das crianças desde o início do acompanhamento.

    A programação do Abril Azul também busca aproximar pais e responsáveis do processo terapêutico, permitindo que acompanhem de perto os avanços obtidos ao longo das sessões.

    Segundo a equipe técnica, as atividades são planejadas de forma individualizada, considerando interesses específicos de cada criança. Elementos como cores, personagens e temas preferidos são utilizados como estímulos para favorecer o engajamento nas terapias.



    Atualmente, as unidades realizam o acompanhamento de 750 crianças, com mais de 70 mil sessões terapêuticas já realizadas desde a implantação do serviço em julho de 2025. Os atendimentos são contínuos e voltados ao desenvolvimento da autonomia, comunicação e habilidades sociais.

    Mais do que uma exposição de arte, a iniciativa mostra como o cuidado especializado e a estimulação adequada podem transformar o desenvolvimento infantil, reforçando a importância da inclusão e do acompanhamento precoce no TEA.

  • Prefeitura de Manaus pede aval da União para contratar empréstimo de R$ 620 milhões

    Justificativa é de que o valor será usado para amortização de dívidas públicas e investimentos em infraestrutura para a capital amazonense.

    Manaus – A Prefeitura de Manaus pediu aval da União para contratar um empréstimo de R$ 620 milhões junto ao Banco do Brasil. O pedido é baseado na lei municipal que autoriza a prefeitura a contratar empréstimos de até R$ 2,5 bilhões. A justificativa é de que o valor será usado para amortização de dívidas públicas e investimentos em infraestrutura para a capital amazonense.

    O pedido foi feito em 9 de abril, três dias após a Secretaria do Tesouro Nacional (STN) arquiva uma proposta anterior feita pela prefeitura no valor de R$ 650 milhões – R$ 30 milhões a mais que a nova solicitação.

    A autorização é necessária porque o governo federal atua como garantidor da operação — sem essa autorização, o dinheiro não é liberado.

    De acordo com o documento técnico, o valor será destinado à amortização da dívida pública, ao fortalecimento de fundos municipais e a investimentos em setores como saúde, educação, segurança, mobilidade urbana e tecnologia. A proposta também inclui ações em turismo, assistência social, meio ambiente, esporte e lazer, além da modernização da gestão financeira da prefeitura.

    A maior parte do dinheiro, cerca de R$ 585 milhões, deve ser aplicada em obras de infraestrutura urbana, com foco em mobilidade, drenagem, contenção de erosões e urbanização. Outros R$ 35 milhões serão usados na modernização da Secretaria Municipal de Finanças, com reestruturação de unidades e compra de equipamentos.

    O empréstimo terá prazo de até 10 anos para pagamento, com um ano de carência. A taxa de juros será baseada no CDI, acrescida de cerca de 1,2% ao ano. Com isso, o custo total da operação pode ultrapassar R$ 1 bilhão ao longo do período, considerando juros e encargos.

    A prefeitura argumenta que o investimento deve gerar empregos, aquecer a economia e melhorar a qualidade de vida da população. Entre os benefícios previstos estão a redução de alagamentos com o desassoreamento de igarapés, melhorias no trânsito, construção de parques e ampliação de espaços públicos.

    Apesar disso, o financiamento ainda depende de aprovação da União, que vai analisar a capacidade de endividamento do município antes de autorizar a contratação do crédito. Não há previsão de prazo para o pedido ser ou não aprovado.

    Fonte: G1

  • Mais de 500 pessoas são socorridas com anéis presos aos dedos em Manaus em 2025

    Dados são do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) e representam um crescimento de mais de 20% em comparação com o registrado no ano anterior.

    Manaus – Um levantamento divulgado pelo Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) revela que mais de 500 pessoas foram socorridas com anéis presos aos dedos durante o ano de 2025, em Manaus. O número representa um crescimento de mais de 20% em comparação com o registrado no ano anterior.

    Os dados, divulgados nesta semana, apontam que nos últimos quatro anos (2022, 2023, 2024 e 2025), foram registrados 1.765 atendimentos apenas na capital amazonense. Em todo o estado, foram 633 acionamentos, sendo 116 no interior do Amazonas.

    O número representa uma média de 441 ocorrências por ano, o que equivale a cerca de um acionamento por dia, tornando esse tipo de acidente doméstico um dos mais frequentes na cidade.

    O ano passado aparece com o maior número de registros na série histórica. É também a primeira vez que a marca de 500 ocorrências é ultrapassada no período.

    O comandante do Comando do Bombeiros da Capital, Reinaldo Menezes, explica que em um caso mais grave a vítima pode acabar perdendo parte do membro por causa da necrose.

    Para retirar os anéis, o CBMAM utiliza ferramentas de corte específicas com capacidade para realizar o corte de forma gradativa até serrar totalmente e retirar o material em segurança.

    Fonte: G1

  • Vazamento de gás causa explosão em casa na Zona Sul de Manaus e deixa uma pessoa ferida

    Acidente ocorreu no início da tarde desta terça-feira (14), no momento em que um homem realizava a troca de uma botija. Vítima sofreu queimaduras de segundo grau pelo corpo e está internada.

    Manaus – Um vazamento de gás causou uma explosão em uma residência no bairro Petrópolis, Zona Sul de Manaus, nesta terça-feira (14). Segundo os bombeiros, seis pessoas estavam na casa no momento do acidente, mas apenas uma ficou ferida.

    A explosão ocorreu por volta das 12h30. Segundo o autônomo Engelber Aponte, que mora no local, um primo fazia a instalação de uma botija quando houve o acidente.

    Quatro viaturas do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) e 14 bombeiros foram enviados para atender a ocorrência.

    Os militares conseguiram apagar o fogo e resgatar a vítima de dentro da residência. O homem, de 49 anos, sofreu lesões de segundo grau na região dos pés e do abdômen e encaminhado ao Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto para atendimento especializado. O estado de saúde dele não foi divulgado

    Fonte: G1