Categoria: Interior

  • 5 mil ribeirinhos do AM vão receber por manejo sustentável do pirarucu com novo programa

    Programa foi lançado nesta quinta-feira (26), em Manaus, pela ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva.

    Interior – Cerca de 5 mil ribeirinhos do Amazonas vão receber pagamento pelo manejo sustentável do pirarucu. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (26), em Manaus, pela ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva. O objetivo é apoiar comunidades que preservam a espécie e os rios da região.

    Um cântico indígena realizado por Assis Siwa, da etnia Mayuruna, que atua no manejo do pirarucu no Vale do Javari, marcou a abertura da solenidade. 

    O Programa de Pagamento por Serviços Ambientais do Pirarucu (PSA Pirarucu) vai atender mais de 40 organizações extrativistas em 41 áreas protegidas do Amazonas. Serão investidos cerca de R$ 15 milhões em dois anos, com recursos internacionais e apoio de organismos da Organização das Nações Unidas (ONU). As organizações já estão cadastradas junto ao Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), responsável pela fiscalização.

    Além do pagamento direto, o governo também anunciou uma medida que pode aumentar a renda dos pescadores. Uma portaria assinada durante o evento permite a certificação orgânica do pirarucu manejado em Terras Indígenas e Unidades de Conservação. Com isso, o produto pode ser vendido por um valor até 30% maior, inclusive em compras públicas.

    A pescadora Elcimar Ribeiro, da zona rural de Fonte Boa, disse que no início quase não havia peixes grandes nos lagos, mas que a realidade mudou com o manejo.

    A secretária de Bioeconomia do Ministério do Meio Ambiente, Carina Pimenta, afirmou que os recursos devem ampliar o alcance das ações junto a manejadores e cooperativas.

    Fonte: G1 Amazonas

  • Preço da gasolina dispara no interior do Amazonas e chega a quase R$ 9 em alguns municípios

    Em Tefé, o litro passou de valores entre R$ 7,49 e R$ 7,99 para R$ 8,29, após dois aumentos seguidos. Já em Lábrea, preço chegou a R$ 8,79 por litro.

    Interior – O aumento no preço da gasolina não ficou restrito a Manaus e também atingiu municípios do interior do Amazonas nos últimos dias. Cidades como Presidente Figueiredo e Tefé registraram novos reajustes, enquanto em áreas mais isoladas os valores seguem entre os mais altos do estado, influenciados principalmente pelos custos de transporte.

    Em Tefé, o litro passou de valores entre R$ 7,49 e R$ 7,99 para R$ 8,29, após dois aumentos seguidos. Já em Presidente Figueiredo, a gasolina subiu de R$ 7,29 para R$ 7,59, enquanto o diesel chegou a R$ 7,79. Este é o segundo reajuste em menos de um mês.

    Em Parintins, o litro custa R$ 8,79 e permanece nesse valor desde o início do mês, após aumento de R$ 0,50. Apesar de não ter novo reajuste recente, moradores temem nova alta.

    Em outras cidades, os preços também são elevados. Em Tabatinga, a gasolina custa R$ 8,70 e o diesel R$ 8,95. Em Lábrea, o litro chegou a R$ 8,79, após um aumento de 40 centavos também no início do mês.

    À Rede Amazônica, comerciantes do sul do estado informaram que o custo está ligado às dificuldades de transporte. O combustível pode levar até 15 dias para chegar por balsa. Já o envio por estrada enfrenta problemas na Transamazônica. Além disso, há cobrança de impostos interestaduais, já que parte do produto vem de Porto Velho, em Rondônia.

    Em municípios mais próximos da capital, também houve aumento recente. Em Itacoatiara, o litro da gasolina custa R$ 8,49. Em Presidente Figueiredo, subiu de R$ 7,29 para R$ 7,59, enquanto o diesel chegou a R$ 7,79. Este é o segundo reajuste em menos de um mês.

    Em Tefé, o litro passou de valores entre R$ 7,49 e R$ 7,99 para R$ 8,29, após dois aumentos seguidos.

    Já em Humaitá, o preço médio é de R$ 7,75. Mesmo assim, motoristas consideram o valor alto. Em alguns postos, novos reajustes podem ocorrer com a chegada de novas remessas.

    Aumento em Manaus

    Na capital, Manaus, o litro da gasolina também subiu pela segunda vez em menos de um mês e passou de R$ 7,29 para R$ 7,59. O aumento foi registrado no domingo (22) e surpreendeu consumidores pelo curto intervalo entre os reajustes. No início de março, o valor era de R$ 6,99.

    Para quem depende do veículo no dia a dia, o impacto já é sentido no bolso. Motoristas relatam dificuldade para manter a rotina e afirmam que o aumento do combustível deve refletir no preço de produtos e serviços.

    Taxistas também sentiram o peso do aumento. “Esses centavos que aumentaram pesam muito no bolso do consumidor. Eu tenho que desligar o ar-condicionado e desviar de engarrafamentos”, disse o motorista Rogério Souza.

    Dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) mostram que o preço médio da gasolina em Manaus já vinha em alta desde o início de 2026. Especialistas apontam que fatores como logística, preços nas refinarias e impostos influenciam os valores na região Norte.

    O Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-AM) informou que acompanha os aumentos e realiza fiscalizações. Segundo o órgão, os postos devem apresentar documentos que comprovem a legalidade dos reajustes.

    O Ministério Público do Amazonas (MPAM) e a ANP também investigam possíveis irregularidades, como prática de preço abusivo. Em Parintins, o Procon multou 13 postos de combustíveis recentemente.

    Fonte: G1 Amazonas

  • Falta de professores e problemas de infraestrutura em escolas levam MP a acionar Justiça em município do AM

    O órgão aponta que além do déficit de docentes, há ausência de profissionais de apoio pedagógico e cuidadores para alunos com deficiência.

    Interior – O Ministério Público do Amazonas entrou com ação civil pública para cobrar melhorias na rede estadual de ensino em Boca do Acre, no interior do estado. A iniciativa foi motivada por denúncias de falta de professores e infraestrutura precária nas escolas da cidade, tanto na área urbana quanto na rural.

    De acordo com a Promotoria de Justiça, investigações abertas em 2024 apontaram uma crise na educação local. Além da falta de professores, há ausência de profissionais de apoio pedagógico e cuidadores para alunos com deficiência. O problema afeta diretamente o aprendizado e o direito à educação de centenas de alunos.

    Ainda de acordo com o MP, o transporte escolar também foi citado devido a veículos superlotados, sem condições adequadas de segurança e interrupções frequentes no serviço. Outro ponto destacado é a alimentação escolar, considerada insuficiente em unidades de tempo integral.

    O promotor Marcos Patrick Sena Leite afirma que, mesmo após notificações e tentativas de solução extrajudicial, o Estado não apresentou medidas efetivas. Por isso, o MP pede que a Justiça determine, em caráter de urgência, a regularização do quadro de professores e equipes de apoio em até 15 dias. O pedido inclui multa diária de R$ 50 mil em caso de descumprimento.

    Além das medidas emergenciais, a ação requer que o Estado seja condenado a pagar R$ 1 milhão por danos morais coletivos, valor que deverá ser destinado ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Boca do Acre.

    O g1 solicitou nota da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar (Seduc-AM) e aguarda retorno.

    Fonte: G1 Amazonas

  • Homem que fugiu de delegacia no interior do AM é preso após 80 dias

    Felipe estava foragido desde o dia 29 de dezembro de 2025. Ele é um dos dois presos que escaparam da Delegacia de Parintins após quebrar a parede da cela

    Policial – A Polícia Militar recapturou no sábado (21) Felipe dos Santos Azevedo, de 25 anos, em Parintins, no interior do Amazonas. Ele estava foragido havia cerca de 80 dias e foi localizado no bairro Paulo Corrêa, na Zona Sul da cidade, após denúncias anônimas.

    O suspeito havia fugido no dia 29 de dezembro de 2025. Na ocasião, ele e outro preso escaparam da Delegacia de Parintins após quebrar a parede da cela. Durante a fuga, os detentos usaram uma ‘teresa’ — corda improvisada com lençóis — e danificaram as concertinas da unidade.

    De acordo com a polícia, Felipe dos Santos estava escondido em uma casa no bairro. As equipes foram até o local e conseguiram identificar o suspeito. Ele ainda tentou fugir, mas foi detido.

    Após a prisão, Felipe foi levado para a Delegacia de Parintins. De acordo com a Polícia Civil, ele deve ser transferido na manhã desta segunda-feira (23) para a unidade prisional do município.

    O segundo fugitivo, Wellington Mateus Alves Pinto, continua foragido. Informações sobre o paradeiro dele podem ser repassadas à Polícia Militar pelo número (92) 99270-7803 ou à Polícia Civil pelo 181.

    Fonte: G1 Amazonas

  • Fenômeno ‘terras caídas’ avança no interior do AM e moradores se unem para deslocar casas

    Fenômeno provocado pela cheia dos rios ameaça comunidades ribeirinhas, que resistem deixando suas casas mais longe da margem

    Interior – Com a cheia dos rios no Amazonas, a força da água volta a provocar um fenômeno temido por quem vive às margens: as chamadas “terras caídas”.

    O desmoronamento de barrancos leva pedaços inteiros das encostas, muda o curso das margens e coloca em risco casas e plantações.

    Na zona rural do município de Careiro da Várzea, ribeirinhos convivem com o problema todos os anos.

    Mesmo diante do perigo, muitos não cogitam deixar o local onde construíram suas vidas. Em vez disso, adaptam-se: mudam as casas de lugar.

    Na comunidade da praia da Justina, o avanço do Rio Amazonas já apagou parte da história de famílias inteiras. O agricultor José Guedes conta que, desde 1954, quando seus parentes chegaram à região, cerca de 500 metros do terreno foram levados pela água.

    Segundo a geóloga Iris Celeste Nascimento Bandeira, o fenômeno é inevitável em muitos trechos do rio

    O Rio Amazonas é o maior do mundo em termos de vazão e velocidade. Ele é altamente potente. Pode ter a vegetação que for, ele vai destruir”, explicou.

    Casas de madeira e soluções improvisadas

    Na comunidade, praticamente todas as casas são de madeira — o que permite que sejam desmontadas ou até arrastadas inteiras para locais mais seguros.

    Diante do avanço do rio, os moradores adotam duas estratégias: desmontar e reconstruir as moradias longe da margem ou deslocá-las completas, com a ajuda de trilhos improvisados.

    O carpinteiro e pescador Janderson França Guedes, um dos filhos de José, escolheu a segunda opção. Ele passou semanas preparando a estrutura para mover a própria casa.

    Ele aprendeu a técnica na prática. “A melhor escola que tem é a vida. A primeira casa que eu movi foi a minha, em 2021. De lá pra cá, sigo fazendo isso”, disse.

    Trabalho coletivo e tensão

    Desde 2022, esta é a terceira vez que a casa da família é deslocada. Desta vez, a ideia é levá-la cerca de 200 metros para dentro do terreno, longe do alcance do rio. O processo precisa ser feito em etapas, por falta de madeira suficiente.

    No dia da mudança, a dona de casa Maria do Carmo Rodrigues, matriarca da família, não escondia a apreensão

    União para vencer a força da natureza

    Com quase 30 pessoas, os moradores iniciaram o deslocamento da casa. Para facilitar o movimento, usaram sabão e óleo queimado nos trilhos de madeira.

    O terreno irregular, com areia, desníveis e áreas alagadas, dificultou o trabalho. Ainda assim, mulheres e crianças permaneceram dentro da casa durante o trajeto.

    O deslocamento durou cerca de três horas, com pausas, esforço coletivo e até momentos de descontração, com música e refeições compartilhadas entre os participantes.

    Para os moradores, a experiência reforça o espírito comunitário.

    Fonte: G1 Amazonas

  • Assessor do Ministério Público do Amazonas morre e promotor fica ferido em acidente na AM-363

    De acordo com o MPAM, o promotor e o assessor jurídico estavam em deslocamento institucional para Itapiranga, onde o promotor atua, quando o acidente aconteceu.

    Interior – Um assessor jurídico do Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) morreu e um promotor de Justiça ficou ferido em um acidente de trânsito ocorrido nesta sexta-feira (20), no km 45, da rodovia AM-363. O trecho liga a AM-010 ao município de Itapiranga.

    Segundo o MPAM, o promotor Cláudio Moisés Rodrigues Pereira e o assessor jurídico Carlos Henrique Cipriano Homem viajavam para Itapiranga em missão institucional quando ocorreu o acidente.

    O promotor Cláudio Moisés Rodrigues Pereira sobreviveu e recebe cuidados médicos, com acompanhamento do órgão. O assessor Carlos Henrique Cipriano Homem não resistiu aos ferimentos e morreu.

    Em nota, o MPAM lamentou a morte do servidor e destacou a atuação de Carlos Henrique no serviço público, marcada pelo compromisso, dedicação e postura ética. O órgão também ressaltou que ele deixa um legado de profissionalismo e colaboração entre colegas.

    O Ministério Público informou ainda que presta assistência aos familiares e manifestou solidariedade neste momento de luto.

    Fonte: G1 Amazonas

  • Pescador desaparece após cair de flutuante no Rio Amazonas em Itacoatiara

    De acordo com informações da Rede Amazônica, Valcir estava em um flutuante na margem esquerda do rio, perto de um estaleiro, quando caiu na água e desapareceu.

    Interior – O pescador Valciney Jacaúna Ramos, de 55 anos, conhecido como “Valcir”, desapareceu na tarde de quarta-feira (18) após cair de um flutuante no Rio Amazonas, em Itacoatiara, no interior do Amazonas. As circunstâncias da queda ainda não foram esclarecidas. 

    De acordo com informações da Rede Amazônica, Valcir estava em um flutuante na margem esquerda do rio, perto de um estaleiro, quando caiu na água e desapareceu.

    O Corpo de Bombeiros iniciou as buscas ainda na quarta-feira (18) e seguiu até a noite, mas o pescador não foi encontrado. As equipes retomam os trabalhos nesta quinta-feira (19).

    O trecho do rio onde ocorreu o acidente é movimentado por embarcações de pescadores, que usam os flutuantes para desembarque e apoio às atividades da região.

    A Polícia Militar acompanhou a ocorrência junto a familiares e colegas do pescador.

    Fonte: G1 Amazonas

  • Presidente da Câmara de Silves e mais três vereadores sofrem acidente na AM-010

    Acidente ocorreu durante chuva, no quilômetro 106, próximo ao município de Rio Preto da Eva, enquanto o grupo seguia para Manaus. Vítimas tiveram ferimentos leves.

    Interior – O presidente da Câmara Municipal de Silves, vereador Nelci Lira (Republicanos), e outros três vereadores, ficaram feridos após o carro em que estavam capotar na manhã desta quinta-feira (19), na rodovia AM-010, no Amazonas.

    O acidente ocorreu durante chuva, no quilômetro 106, próximo ao município de Rio Preto da Eva, enquanto o grupo seguia para Manaus.

    Além de Nelci Lira, estavam no veículo a motorista, identificada como Michelle Ramos, e os vereadores Luís Carlos China (PSDB), Marcelo Corrêa (PSD) e Zé Coió (PSD).

    Segundo apuração da Rede Amazônica, o veículo oficial da Câmara Municipal de Silves perdeu o controle, atingiu um muro na lateral da rodovia e capotou. Ao g1, a polícia confirmou que o veículo aquaplanou e que um boletim de ocorrência foi registrado na 36ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Rio Preto da Eva

    As vítimas foram socorridas e levadas ao hospital de Rio Preto da Eva. Segundo a polícia, os ocupantes tiveram ferimentos leves e seguiram para Manaus para realizar exames.

    Em nota, a Câmara Municipal de Silves disse ter tomado conhecimento do acidente e agradeceu pelas mensagens de apoio e solidariedade.

    Fonte: G1 Amazonas

  • MPF aponta risco de contaminação por mercúrio usado no garimpo ilegal em comunidades do interior do AM

    Um relatório feito após missão institucional no fim de 2025 aponta que dragas e balsas usadas na extração de minérios mudaram a coloração do rio e colocam em risco a saúde da população

    Interior – O Ministério Público Federal (MPF) alertou sobre os impactos do garimpo ilegal no Rio Tonantins, no noroeste do Amazonas. Segundo o órgão, há risco de contaminação por mercúrio em comunidades indígenas e ribeirinhas. Mais de três mil pessoas podem estar consumindo água comprometida pela atividade clandestina.

    Um relatório feito após missão institucional no fim de 2025 aponta que dragas e balsas usadas na extração de minérios mudaram a coloração do rio e colocam em risco a saúde da população. O mercúrio, usado com frequência no garimpo ilegal de ouro, está entre as dez substâncias mais perigosas para o ser humano, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

    “A simples presença de embarcações garimpeiras irregulares nos rios amazônicos representa risco elevado ao meio ambiente e à saúde humana, porque o processo de beneficiamento do ouro envolve o uso de mercúrio, substância altamente tóxica e poluidora.”, diz um trecho da recomendação do órgão

    O MPF enviou recomendações a seis órgãos para reforçar a fiscalização e apresentar um plano emergencial de ação. O documento aponta fragilidade na presença do Estado. Veja quais foram as entidades que receberam o documento:

    1. Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama)
    2. Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio)
    3. Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam)
    4. Polícia Federal (PF)
    5. Polícia Militar do Amazonas (PMAM)
    6. Marinha do Brasil (Marinha)

    Os órgãos têm 30 dias para informar se vão cumprir as orientações. Se não houver resposta, o MPF poderá adotar medidas administrativas e judiciais.

    Fonte: G1

  • Sobe para sete o número de municípios em situação de emergência devido à cheia dos rios no AM, diz Defesa Civil

    Cidades afetadas estão distribuídas em diferentes calhas de rios e enfrentam impactos provocados pela cheia, conforme a Defesa Civil do Estado.

    Interior – Subiu para sete o número de municípios do Amazonas em situação de emergência por risco de inundação devido à cheia dos rios, segundo a Defesa Civil do estado. As cidades afetadas estão distribuídas em diferentes calhas de rios e enfrentam impactos provocados pela cheia.

    Ainda não há informações sobre a quantidade de pessoas que estão sendo afetadas pela cheia dos rios no Amazonas este ano. No estado, os rios começam o processo de cheia entre outubro e novembro, após o fim da seca. Os níveis costumam subir gradativamente até o mês de junho, quando atingem seus ápices.

    De acordo com o órgão, entraram na lista os municípios de Atalaia do Norte e Benjamin Constant, na calha do Alto Solimões; Boca do Acre e Canutama, na calha do Rio Purus; além de Carauari, Eirunepé e Itamarati, localizados na calha do Rio Juruá.

    Nível dos rios nos municípios em situação de emergência no AM em 17 de março de 2026

    Atalaia do NorteSolimões 13,61

    Benjamin ConstantSolimões21,34

    Boca do AcrePurus14,86

    CanutamaPurus24,27

    CarauariJuruá28,24

    EirunepéJuruá16,18

    ItamaratiJuruá20,67

    A classificação de emergência indica que essas cidades já sofrem consequências diretas da subida dos rios, como alagamentos em áreas urbanas e rurais, dificuldades de acesso a comunidades e prejuízos à infraestrutura.

    Ainda conforme o levantamento da Defesa Civil do Estado, 12 cidades estão em alerta, outras 15 seguem em atenção, com monitoramento contínuo das equipes técnicas, e 28 permanecem em normalidade incluindo a capital Manaus.

    A Defesa Civil informou que segue monitorando os níveis dos rios em todo o estado e prestando apoio às prefeituras na adoção de medidas de resposta e assistência às famílias atingidas pela cheia.

    Rio Negro em Manaus

    Nesta terça-feira, o Rio Negro atingiu a marca de 24,86 metros em Manaus. O nível é 40 centímetros menor do que o registrado no mesmo dia do ano passado, quando o rio estava com 25,26 metros.

    De acordo com o Serviço Geológico do Brasil, responsável pela medição, a expectativa é de que o rio continue em processo de cheia até meados de junho.

    Governo Federal reconhece emergência em três cidades

    Diferente do Estado, o Governo Federal reconhece situação de emergência em três municípios do Amazonas afetados pelas cheias dos rios. As cidades de Eirunepé e Itamarati, no interior do estado, tiveram o reconhecimento oficial publicado na sexta-feira (13) no Diário Oficial da União. Além das duas cidades, o governo federal também já havia reconhecido Boca do Acre.

    Com isso, as prefeituras passam a poder solicitar recursos federais para ações de defesa civil, como compra de cestas básicas, água potável, kits de higiene e limpeza, além de apoio a trabalhadores e voluntários que atuam no atendimento à população atingida.

    Moradores podem sacar FGTS por calamidade

    Com o reconhecimento da situação de emergência, moradores de Eirunepé, Itamarati e Boca do Acre também poderão solicitar o saque do FGTS por calamidade.

    Segundo a Caixa Econômica Federal, trabalhadores que moram nas áreas afetadas podem retirar até R$ 6.220 por conta do FGTS, desde que tenham saldo disponível e não tenham feito saque pelo mesmo motivo nos últimos 12 meses.

    O pedido pode ser feito de forma digital pelo aplicativo FGTS, sem necessidade de ir a uma agência. Para solicitar o benefício, o trabalhador precisa enviar documentos como identidade, comprovante de residência e uma foto segurando o documento.

    O prazo para pedir o saque vai até 11 de junho de 2026.

    Fonte: G1 Amazonas