Categoria: Interior

  • Raio destrói casa de família em zona rural do AM; ninguém ficou ferido

    No imóvel viviam um casal de idosos e o neto, de 11 anos. Ninguém se feriu, já que os três estavam fora no momento

    Interior – Um raio atingiu e destruiu a casa de uma família na comunidade Lopes Filho, no km 182 da BR-174, em Presidente Figueiredo , interior do Amazonas, na segunda-feira (16). No imóvel viviam um casal de idosos e o neto, de 11 anos. Ninguém se feriu, já que os três estavam fora no momento.

    Ao retornar, a família encontrou a casa em chamas. O fogo se espalhou rápido e destruiu todo o imóvel, segundo testemunhas.

    Um vídeo feito pela filha da proprietária mostra o cenário de destruição. Com a voz embargada, ela afirma que o fogo atingiu todos os cômodos e eletrodomésticos. “Destruiu tudo que foi construído com tanto sacrifício, destruído tudo pelo fogo”, disse

    Em entrevista à Rede Amazônica, a agricultora Cleonice Barros, dona da residência, disse que tentou salvar móveis com a ajuda do marido e de vizinhos, mas não conseguiu.

    Segundo ela, havia risco de choque elétrico na casa e até no chão, o que impediu qualquer tentativa de resgate de objetos.

    A Defesa Civil de Presidente Figueiredo esteve no local e deve elaborar um relatório sobre o caso.

    Fonte: G1 Amazonas

  • Operação combate desmatamento e aplica mais de R$ 28 milhões em multas no Amazonas

    Ação integrada de fiscalização ambiental resultou em autos de infração, embargos e apreensões em quatro municípios do sul do estado — Humaitá, Apuí, Novo Aripuanã e Canutama.

    Interior – A primeira etapa da Operação Tamoiotatá 6 terminou neste sábado (14), com mais de R$ 28,2 milhões em multas aplicadas pelo Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam). A fiscalização ocorreu entre 23 de fevereiro e 14 de março em quatro municípios do sul do estado — Humaitá, Apuí, Novo Aripuanã e Canutama — regiões consideradas estratégicas no combate ao desmatamento ilegal.

    A operação registrou 63 autos de infração e 24 embargos. Mais de 2,3 mil hectares foram interditados por irregularidades ambientais — área equivalente a 3,2 mil campos de futebol.

    As principais infrações foram desmatamento ilegal, descumprimento de embargos, impedimento à regeneração da vegetação e atividades agropecuárias sem licença.

    O diretor-presidente do Ipaam, Gustavo Picanço, destacou que a atuação integrada entre os órgãos estaduais e federais fortalece o combate aos ilícitos ambientais no interior do estado, ampliando a presença do poder público em regiões com histórico de pressão sobre a floresta.

    Nos municípios de Apuí e Novo Aripuanã, as equipes fiscalizaram 21 polígonos com alertas de desmatamento, resultando na aplicação de R$ 15.115.500 em multas e no embargo de 1.562 hectares de áreas. Também foram lavrados 16 autos de infração, 11 termos de embargo e interdição, duas notificações e um termo de apreensão. Entre os materiais apreendidos estão rolos de arame utilizados em atividades irregulares e combustível.

    Na base operacional de Humaitá, a operação resultou em 47 autos de infração e 13 embargos em áreas localizadas principalmente nos municípios de Humaitá e Canutama. As multas aplicadas somaram R$ 13.154.100, e cerca de 776 hectares foram embargados por irregularidades ambientais.

    As ações contaram com o apoio de tecnologias de sensoriamento remoto e inteligência geoespacial para identificação de áreas com indícios de desmatamento e outras infrações ambientais. Ao todo, 23 agentes participaram diretamente das atividades de fiscalização, segurança e suporte técnico.

    A Operação Tamoiotatá 6 é uma ação conjunta do Governo do Amazonas e contou, nesta primeira etapa, com a atuação do Ipaam, da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), por meio do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb), da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) e do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM). A operação também contou com o apoio de órgãos federais, como o Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), ligado ao Ministério da Defesa.

    As ações da Tamoiotatá 6 incluem fiscalização terrestre, vistorias em áreas com alertas de desmatamento, lavratura de autos de infração, embargos e outras medidas administrativas previstas na legislação ambiental. O trabalho também prioriza a proteção das Unidades de Conservação (UCs) estaduais e de áreas estratégicas para a conservação da floresta.

    Estruturada em 15 etapas, com duração média de 20 dias cada, a Operação Tamoiotatá 6 tem previsão de atuação até dezembro de 2026, abrangendo o período mais crítico da estiagem e reforçando as ações permanentes de combate ao desmatamento e às queimadas no Amazonas.

    A iniciativa conta ainda com o apoio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e com recursos do Programa Floresta em Pé, fruto de cooperação financeira entre os governos da Alemanha e do Brasil, por meio do KfW Banco de Desenvolvimento.

    O Ipaam disponibiliza à população um canal direto para denúncias de infrações ambientais por meio do WhatsApp (92) 98557-9454. O número é administrado pela Gerência de Fiscalização Ambiental (Gefa) e permite o envio de informações que auxiliam no direcionamento das ações de fiscalização em todo o Amazonas.

    Fonte: G1 Amazonas

  • Cheia dos rios leva governo federal a reconhecer emergência em mais dois municípios do AM; total chega a três

    Cidades de Eirunepé e Itamarati, no interior do estado, tiveram o reconhecimento oficial publicado na sexta-feira (13) no Diário Oficial da União.

    Amazonas – O Governo Federal reconheceu situação de emergência em mais dois municípios do Amazonas afetados pelas cheias dos rios. As cidades de Eirunepé e Itamarati, no interior do estado, tiveram o reconhecimento oficial publicado na sexta-feira (13) no Diário Oficial da União. Além das duas cidades, o governo federal também reconheceu Boca do Acre.

    Com isso, as prefeituras passam a poder solicitar recursos federais para ações de defesa civil, como compra de cestas básicas, água potável, kits de higiene e limpeza, além de apoio a trabalhadores e voluntários que atuam no atendimento à população atingida.

    Os dois municípios enfrentam inundações provocadas pela subida dos rios. No Amazonas, o reconhecimento federal já havia sido concedido anteriormente para Boca do Acre, também afetado pelas cheias.

    Neste sábado (14), o Rio Juruá atingiu 16,24 metros em Eirunepé e 20,85 metros em Itamarati, segundo dados da Defesa Civil do estado. Em ambos os municípios, o nível do rio está cerca de um metro abaixo das maiores cotas já registradas nas cidades.

    No total, o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional reconheceu situação de emergência em 30 cidades de diferentes estados, atingidas por desastres como chuvas intensas, vendavais e estiagem.

    Com o reconhecimento da situação de emergência, moradores de Eirunepé e Itamarati também poderão solicitar o saque do FGTS por calamidade.

    Segundo a Caixa Econômica Federal, trabalhadores que moram nas áreas afetadas podem retirar até R$ 6.220 por conta do FGTS, desde que tenham saldo disponível e não tenham feito saque pelo mesmo motivo nos últimos 12 meses.

    O pedido pode ser feito de forma digital pelo aplicativo FGTS, sem necessidade de ir a uma agência. Para solicitar o benefício, o trabalhador precisa enviar documentos como identidade, comprovante de residência e uma foto segurando o documento.

    O prazo para pedir o saque vai até 11 de junho de 2026.

    Após o reconhecimento da situação de emergência, as prefeituras podem solicitar recursos ao Governo Federal por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD).

    Com base no plano de trabalho enviado pelo município, técnicos da Defesa Civil Nacional avaliam as necessidades e definem o valor do repasse para as ações de apoio à população afetada.

    Fonte: G1 Amazonas

  • Fronteira no interior do Amazonas terá bloqueio temporário durante eleições na Colômbia

    Medida foi anunciada pela prefeitura de Letícia e ocorre por causa das eleições legislativas colombianas, marcadas para domingo (8).

    Interior – Moradores de Tabatinga, no interior do Amazonas, devem ficar atentos: a fronteira entre a cidade brasileira e Letícia, na Colômbia, será fechada a partir das 18h deste sábado (7). A medida foi anunciada pela prefeitura de Letícia e ocorre por causa das eleições legislativas colombianas, marcadas para domingo (8).

    Segundo o decreto, o bloqueio vale para as passagens terrestres e fluviais entre as duas cidades. A previsão é que a circulação seja liberada novamente às 6h de segunda-feira (10).

    Durante esse período, apenas casos considerados de força maior poderão atravessar a fronteira. O decreto, no entanto, não detalha quais situações se enquadram nessa exceção.

    A recomendação é que quem precise cruzar a fronteira entre Brasil e Colômbia faça o deslocamento antes do início do bloqueio para evitar problemas

    A restrição foi adotada pelo governo colombiano para garantir a segurança e a ordem pública durante as eleições no país. No domingo, os eleitores vão escolher 102 senadores e 182 representantes para a Câmara dos Deputados.

    Agentes de imigração, das Forças Armadas e da Polícia Nacional da Colômbia atuarão na fiscalização das fronteiras durante o período de votação.

    As eleições na Colômbia começam às 8h e seguem até as 16h de domingo, no horário local.

    Fonte: G1

  • Homem condenado a mais de 140 anos de prisão é preso no Amazonas

    Foragido da Justiça de Roraima era procurado por crimes como homicídio, latrocínio e violência doméstica.

    Interior – Um foragido da Justiça de Roraima, condenado a 148 anos de prisão, foi preso na manhã desta terça-feira (3), em Presidente Figueiredo, no interior do Amazonas. Ele era procurado por crimes como homicídio, latrocínio e violência doméstica.

    O mandado de prisão foi cumprido pela Polícia Civil em uma comunidade na zona rural do município. A polícia não divulgou quando os crimes foram praticados, nem a dinâmica deles.

    De acordo com a delegada Beatriz Andrade, pelo menos um dos casos ocorreu no Amazonas.

    “Fizemos esse trabalho que, no mês de março, é ainda mais importante por ser o mês da mulher. Ele também tem um mandado por violência doméstica por tentativa de feminicídio praticada aqui no município”, afirmou a delegada.

    O condenado foi levado para o 37º Distrito Integrado de Polícia (DIP) de Presidente Figueiredo, onde permanece à disposição da Justiça. Ele deve ser transferido nos próximos dias para Roraima.

    Fonte: G1 Amazonas

  • Rastro luminoso é avistado no céu do interior do Amazonas

    Fenômeno foi registrado em vídeo pelo videomaker Lacruz e levantou dúvidas sobre o que teria cruzado o céu de Tabatinga, no último domingo (1°).

    Interior – Um rastro luminoso chamou a atenção do céu de Tabatinga, no interior do Amazonas, na noite de domingo (1º), por volta das 23h. O fenômeno foi registrado pelo videomaker Lacruz e levantou dúvidas sobre o que teria cruzado o céu da cidade. Após análise de um pesquisador, trata-se provavelmente de lixo espacial.

    A gravação tem cerca de 10 segundos e mostra, inicialmente, três rastros luminosos que desaparecem à medida que atravessam a atmosfera.Ao g1Lacruz disse que decidiu gravar por considerar a cena “um fenômeno que não vemos normalmente por aqui”.

    O pós-doutor em Astrofísica Nélio Sasaki, do Centro de Astronomia da Universidade do Estado do Amazonas (NEPA/UEA-Parintins), explicou ao g1 que o objeto não apresenta características de meteoro.

    Segundo Sasaki, o meteoro é uma rocha que, ao entrar na atmosfera, gera atrito com o ar e forma um rastro luminoso, chamado de cauda. O fenômeno é conhecido popularmente como “estrela cadente”. Quando o brilho é mais intenso, recebe o nome de bólido.

    Já o lixo espacial é todo material colocado em órbita que deixa de funcionar ou não é recolhido, como satélites desativados e fragmentos gerados por colisões. Ao reentrar na atmosfera, também produzem brilho pelo atrito com o ar, mas se diferenciam pela velocidade.

    Para Sasaki, a diferença está na velocidade.

    “Meteoros se deslocam com velocidade altíssima. Já o lixo espacial se move de forma mais lenta. No vídeo, o objeto leva cerca de seis segundos para cruzar o céu, o que indica baixa velocidade”, explicou. Com base nessa característica, Sasaki concluiu que o registro se trata, provavelmente, de lixo espacial.

    Sasaki lembrou que o aumento de satélites lançados por uma empresa de internet do empresário Elon Musk, ampliou o acesso à rede na região, mas também elevou a quantidade de lixo espacial em órbita.

    “Desde que o céu amazonense foi coberto pelos satélites dessa empresa, tem-se gerado mais lixo espacial. Para garantir cobertura de internet em solo amazônico, foi preciso colocar muitos satélites em órbita. Isso também aumenta a chance de fragmentos reentrarem na atmosfera”, afirmou.

    Apesar do alerta, Sasaki afirma que não há motivo para pânico. A maioria dos meteoros e fragmentos de lixo espacial cai no oceano. A chance de atingir áreas habitadas é pequena, mas existe. Caso algum objeto caia em solo, a orientação é manter distância. Em situações raras, o impacto pode abrir crateras.

    Chuva de meteoros

    Embora o caso registrado em Tabatinga não seja uma chuva de meteoros, o fenômeno ocorre diariamente, segundo Nélio Sasaki. Em média, cerca de 100 meteoros entram na atmosfera da Terra todos os dias.

    Nesta semana, há previsão de pico de uma chuva de meteoros entre a noite de quinta-feira (5) e a madrugada de sexta-feira (6). O pico é o momento em que há maior quantidade de meteoros visíveis no céu.

    Segundo o pesquisador, esse tipo de ocorrência é comum no interior do Amazonas, principalmente por causa da baixa poluição luminosa. Para ele, a sensação de que seria algo incomum pode estar relacionada ao fato de muitas pessoas não observarem o céu com frequência.

    Fonte: G1 Amazonas

  • Tefé: Vigilância baseada em eventos é oficializada como estratégia permanente no Amazonas

    Interior – Após resultados positivos do projeto de Vigilância Baseada em Eventos Comunitários realizado em 2025 nos municípios de Tefé, Tabatinga e Parintins, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) oficializa, nesta terça-feira (03/03) em Tefé, (a 575 quilômetros de Manaus). A iniciativa como estratégia estadual permanente para reduzir o tempo de resposta diante de possíveis riscos à saúde.

    Nessa estratégia, a população não realiza uma notificação oficial, mas sinaliza situações que chamam atenção. Por exemplo, professores treinados podem perceber que um aluno apresenta sintomas gripais, como febre, tosse e mal-estar, e sinalizar a situação aos profissionais de saúde. A equipe técnica verifica a informação e, se necessário, realiza a notificação no sistema de saúde, evitando surtos ou o agravamento de doenças.

    Segundo a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, a vigilância baseada em eventos amplia o olhar sobre os riscos à saúde ao considerar diferentes fontes de informação. “Diferentemente do modelo tradicional, essa abordagem não depende exclusivamente da notificação formal no sistema, mas também leva em conta outros canais, como a mídia, a própria comunidade, escolas e lideranças locais. Isso permite que a resposta seja mais oportuna e articulada, fortalecendo a prevenção e reduzindo impactos maiores”, destacou.

    Na mesma linha, a secretária municipal de saúde de Tefé, Lecita Marreira, reforça a integração entre Estado, municípios e instituições parceiras marca o fortalecimento da vigilância em saúde no Amazonas. “Durante o encontro, representantes da vigilância epidemiológica estadual, sob a coordenação da diretora Tatiana, além da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e de municípios como Tabatinga, Parintins e Tefé participam da programação, compartilhando experiências exitosas na implementação da estratégia e fortalecendo a vigilância baseada em eventos no Estado.”

    Para o consultor nacional da Organização Pan-Americana de Saúde, Carlos Frank, a vigilância baseada em comunidades é um grande marco para a saúde pública brasileira. “Essa junção de dados de qualidade é muito útil para os gestores da rede pública na tomada de decisões. Tefé está dando ao Brasil um verdadeiro exemplo de como obter esses dados em tempo oportuno, para que a saúde tenha condições de reagir de forma rápida e eficaz” 

    Êxito na execução do projeto

    Tefé foi o primeiro município a aderir ao projeto, e é importante destacar seu protagonismo na execução das estratégias de forma próspera e pioneira.

    A principal frente da estratégia tem sido desenvolvida na comunidade escolar, onde professores, gestores e demais profissionais da educação recebem orientações para identificar sinais de alerta, como o aumento de casos de síndrome gripal.  As informações são registradas em formulário específico e encaminhadas à vigilância, que articula com a unidade básica de saúde do território o monitoramento e as intervenções necessárias.

    Quando um sinal de alerta é identificado rapidamente, é possível intensificar medidas de higiene, orientar o afastamento temporário quando necessário, organizar uma comunicação clara com as famílias e, principalmente, evitar pânico desnecessário.

    Fonte: Beatriz Crispim/ FVS-RCP

  • Esporotricose em pauta: FVS-RCP e Presidente Figueiredo alinham estratégias de enfrentamento

    Diálogo técnico fortalece ações de vigilância e cuidado com a população e os animais.

    Interior – A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto recebeu, na última quinta-feira (19/02), técnicos da Secretaria Municipal de Saúde de Presidente Figueiredo para uma reunião voltada ao alinhamento de estratégias de enfrentamento à esporotricose no município.

    O encontro teve como foco a troca de experiências, a análise do cenário local e o fortalecimento das ações integradas entre Estado e município. A proposta foi avançar de forma articulada nas medidas de vigilância, prevenção e manejo da doença, tanto em humanos quanto em animais.

    Para a diretora-presidente da FVS-RCP, Tayana Amorim, a aproximação com os municípios contribui para respostas mais efetivas. “Nosso processo de trabalho envolve colaborar, discutir fluxos e identificar demandas apresentadas pelos profissionais que atuam diretamente no território. Esse diálogo é fundamental para aprimorar as estratégias já desenvolvidas”, destacou.

    Durante a reunião, a coordenadora de Vigilância em Saúde da Semsa de Presidente Figueiredo, Cristiane Girão, apresentou o balanço das ações realizadas em 2025. Segundo ela, o município vem intensificando atividades de prevenção e promoção à saúde, com atenção especial à redução de casos de esporotricose humana e animal. “Trouxemos um panorama das iniciativas locais e reforçamos a importância de manter o trabalho educativo junto à população”, explicou.

    Também participou do encontro a coordenadora do Núcleo de Zoonoses da Semsa, Dayane Bastos, que reforçou que a esporotricose tem tratamento. “Orientamos de forma permanente que os tutores não abandonem seus animais. Ao identificar sinais da doença, é fundamental procurar o serviço veterinário para avaliação e tratamento adequados. O controle da esporotricose depende do esforço coletivo”, ressaltou.

    A reunião reforça a importância da atuação integrada e contínua entre Estado e municípios, promovendo informação qualificada, assistência adequada e mobilização social no enfrentamento da esporotricose no Amazonas.

    Fonte: texto Maíra Pessoa/ FVS-RCP 

  • Carreta da Saúde oferece mamografia e ultrassonografia em Manacapuru no interior do Amazonas

    Serviço ficará até 15 de março no estacionamento do Serviço Social do Comércio (SESC), no Centro da cidade.

    Interior – A oferta de exames gratuitos de mamografia e ultrassonografia em Manacapuru, no interior do Amazonas, iniciou nesta segunda-feira (23). A Carreta da Saúde ficará até 15 de março no estacionamento do Serviço Social do Comércio (SESC), no Centro da cidade. 

    Além da unidade recém-instalada, Manacapuru já conta com uma carreta de tomografia que dá suporte ao Hospital Geral do município. 

    Em Itacoatiara, a Secretaria de Estado de Saúde mantém outra carreta de tomografia em funcionamento, atendendo pacientes do Hospital Regional José Mendes.

    Na capital, uma unidade móvel está na Escola Estadual Prof. Waldocke Fricke de Lyra, no bairro Tarumã. Desde 14 de fevereiro, oferece mamografias e ultrassonografias e seguirá até 26 de fevereiro.

    Atendimentos e exames ofertados

    Os atendimentos acontecem de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Entre os exames disponíveis estão ultrassonografias de abdômen, tireoide, aparelho urinário, próstata, além de transvaginal e pélvica. 

    Os serviços são destinados a adultos atendidos em Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e com encaminhamento do Complexo Regulador do Amazonas. A exceção é a mamografia para mulheres acima de 40 anos, que não exige encaminhamento. 

    Fonte: G1