Categoria: Geral

  • Governo envia ao Congresso projeto que permite usar receita extra de petróleo para reduzir impostos sobre combustíveis

    No início do mês, o governo anunciou um pacote de medidas para conter a alta dos combustíveis diante da escalada do preço do petróleo decorrente da guerra no Oriente Médio

    Geral – O governo federal encaminhou ao Congresso Nacional um projeto de lei complementar que abre a possibilidade de converter aumento de receita extraordinária de petróleo em redução de tributos a combustíveis.

    A proposta, que já foi protocolada na Câmara dos Deputados nesta quinta-feira (23), visa mitigar os efeitos da guerra no Oriente Médio.

    No início do mês, o governo anunciou um pacote de medidas para conter a alta dos combustíveis diante da escalada do preço do petróleo decorrente da guerra no Oriente Médio 

    A proposta é uma autorização para reduzir tributos sobre combustíveis (diesel, gasolina, etanol e biodiesel) toda vez que for apurado aumento extraordinário da receita decorrente das cotações do preço do petróleo.

    Assim, quando houver aumento de receita, o montante seria utilizado para reduzir tributos sobre combustíveis, como PIS/Cofins e Cidi-gasolina. 

    Segundo o ministro do Planejamento, Bruno Moretti, a tese do governo é de que, como o Brasil é produtor e exportador de petróleo, as receitas públicas aumentam quando o preço sobe em função de receitas com royalties, por exemplo.

    “O ponto central nosso é converter esse aumento de receita em mecanismos que possam amortecer os efeitos para a população”, explicou.

    Ou seja, se o projeto for aprovado e se houver necessidade, o Executivo poderia tomar novas medida sobre diesel, gasolina, etanol e biodiesel.

    Toda vez que apuramos em demonstrativos realizados pelas equipes técnicas que há aumento extraordinário da receita decorrente dessas cotações do preço do petróleo, esse aumento servira de compensação para redação de tributos aplicáveis a esses combustíveis”, explicou Moretti.

    Segundo ele, eventual nova rodada de retirada de tributos, incidiria sobre prorrogação da medida sobre o diesel, que tem duração de dois meses, e redução sobre gasolina e etanol, que ainda não sofreram ajustes de tributos.

    “O limite é a receita extraordinária apurada com o aumento petróleo, de maneira que a neutralidade fiscal dessas medidas estará sempre assegurada”, explicou Moretti.

    A medida durará enquanto durar a guerra no Oriente Médio.

    “Para o caso da gasolina nós não temos proposta imediata de redução de tributos. A proposta é nos dar condições fiscais para redução do tributo”, adicionou.

    Segundo o projeto enviado pelo governo federal, os recursos decorrentes de aumento de receita extraordinário que poderão ser utilizados terão como fonte: 

    • royalties e participação especial da União da exploração de petróleo ou gás natural;
    • dinheiro oriundo da venda do petróleo, o gás natural e outros hidrocarbonetos destinados à União;
    • montante oriunda de Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ) e Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) relativos ao setor de óleo e gás;
    • dividendos da União recebidos de empresas do setor de óleo e gás;
    • recursos oriundos do Imposto de Exportação de 12% extraordinário das exportações de petróleo.

    O ministro da Fazenda, Dario Durigan, afirmou que as medidas serão acompanhadas diariamente pela equipe econômica

    A cúpula econômica teve encontros com presidentes do Senado e da Câmara. Segundo relatos do ministro das Relações Institucionais, José Guimarães (PT-CE), a conversa com os dois presidentes “fluiu bem”. ‘Há uma concordância com o enfrentamento do problema”, destacou.

    Na próxima terça-feira, haverá uma reunião de líderes em que o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), tratará do assunto. A ideia, de acordo com Guimarães, é “construir uma unidade ampla para discutir a matéria no Congresso”.

    No início do mês, o governo anunciou um pacote de medidas para conter a alta dos combustíveis diante da escalada do preço do petróleo decorrentes da guerra no Oriente Médio.

    Segundo o ministro do Planejamento, o custo total das medidas anunciadas no início do mês será de R$ 30,5 bilhões. Mas, segundo ele não terá impacto fiscal, pois será compensado por receita advinda do óleo diesel e royalties, por exemplo.

    As ações contemplam subvenção (um apoio financeiro) ao diesel importado, ao Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), mais conhecido como gás de cozinha, e ao querosene da aviação.

    Entre as medidas anunciadas estão:

    • subvenção ao diesel (importado e ao produzido no Brasil);
    • isenção de impostos federais sobre o biodiesel;
    • subvenção ao gás de cozinha;
    • subvenção ao querosene da aviação;
    • linhas de crédito para o setor aéreo.

    A subvenção ao diesel prevê um desconto de R$ 1,20 por litro de diesel importado (R$ 0,60 de subsídio federal e R$ 0,60 estadual).

    Somada ao subsídio anterior concedido pela União, de R$ 0,32, a subvenção total chega a R$ 1,52.

    O objetivo central é blindar o setor produtivo, especialmente o agronegócio, contra a disparada de preços causada pelo conflito entre Estados Unidos e Irã.

    O diesel é o principal combustível usado no transporte de cargas no Brasil. Por isso, quando seu preço sobe, há um efeito em cadeia na economia. O custo maior do frete, por sua vez, tende a ser repassado para alimentos, produtos industrializados e serviços, pressionando a inflação.

    A divisão busca repartir o custo da medida e facilitar a adesão dos governos estaduais, reduzindo a pressão sobre apenas um nível de governo.

    Segundo o governo, a medida será aplicada pelo menos durante os meses de abril e maio deste ano e terá custo de R$ 4 bilhões, sendo R$ 2 bilhões para a União e R$ 2 bilhões para os estados e o Distrito Federal.

    Pelo lado dos estados, o subsídio será feito por meio do Fundo de Participação dos Estados (FPE). O fundo é usado pelo governo federal para repassar recursos mensalmente aos governos estaduais.

    Agora, parte desse dinheiro será retido, em valor equivalente a R$ 0,60 por litro, que cada estado vai contribuir.

    O FPE é formado por 21,5% da receita líquida do Imposto de Renda (IR) e do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).

    O benefício será direcionado aos importadores de diesel, empresas responsáveis por trazer o combustível do exterior para complementar a oferta no país.

    A medida também cria uma nova subvenção de R$ 0,80 por litro de diesel produzido no Brasil, que se somará àquela de R$ 0,32/litro que já está em vigor.

    Essa subvenção será realizada apenas com recursos federais, com custo estimado de R$ 3 bilhões por mês.

    A medida durará por dois meses, podendo ser prorrogada por igual período. Os produtores deverão aumentar o volume vendido aos distribuidores e garantir o repasse do benefício aos preços ao consumidor.

    Além disso, o governo vai publicar um decreto que zera o PIS/Cofins que incidem sobre o biodiesel. Segundo o Palácio do Planato, a medida vai gerar uma economia de R$ 0,02 por litro do combustível.

    O combustível renovável hoje é adicionado ao óleo diesel vendido nas bombas, em uma proporção de 15%.

    O governo também subsidiará o gás de cozinha. Segundo o governo, haverá uma compensação relativa à diferença entre o preço nacional e o internacional, que será coberto por uma subvenção de até R$ 330 milhões.

    De acordo com o ministro da Fazenda, a isenção do PIS/Cofins, tanto para o biodiesel quanto para o querosene da aviação, será compensada pelo ajuste da alíquota dos cigarros.

    Com isso, a alíquota será elevada a 3,5%, e o preço mínimo aumentará de R$ 6,50 para R$ 7,50.

    Diante do risco de as passagens aéreas aumentarem em até 20%, o governo federal anunciou que vai zerar o PIS/Cofins até o final do ano sobre o querosene da aviação.

    O combustível é um insumo sensível para aviação, visto que, de acordo com a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), passou a representar cerca de 45% do custo operacional das companhias aéreas após o aumento anunciado pela Petrobras na última semana.

    Também serão lançadas duas linhas de crédito. Uma delas será ofertada pelo Fundo Nacional da Aviação (Fnac) e terá valor total de até R$ 2,5 bilhões por mutuário e foco em reestruturação financeira das empresas.

    As tarifas de navegação também serão prorrogadas. As taxas referentes aos meses de abril, maio e junho serão pagas pelas empresas aéreas somente no mês de dezembro.

    Fonte: G1

  • Infarto em miss de 31 anos chama atenção para sintomas e prevenção

    Caso no Paraná reforça alerta: doenças cardiovasculares lideram óbitos no país e podem atingir pessoas sem histórico clínico, com sinais muitas vezes sutis, especialmente no público feminino.

    Geral – A morte da miss do PR Maiara Cristina de Lima Fiel, de 31 anos, após um infarto fulminante, causou comoção nas redes sociais. Maiara – que foi Miss Londrina em 2025 e eleita 1ª Princesa Miss Sarandi no mesmo ano – se preparava para participar de um concurso de beleza marcado para o dia 29 de abril, em Cascavel (PR).

    Dona de um salão de beleza, ela morava em Sarandi, era casada e tinha um filho. Em publicações, familiares e amigos descreveram Maiara como uma pessoa humilde e carismática.

    Maiara chegou a ser socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) por volta das 23h30 de sábado (18), mas não resistiu. A morte foi confirmada no domingo (19). Segundo a equipe médica, Maiara não tinha histórico de problemas de saúde.

    A maior causa de mortes no Brasil são as doenças do aparelho circulatório — um grupo que inclui infarto, AVC, hipertensão e outras doenças cardíacas. Segundo dados do Ministério da Saúde e do DataSUS, essas doenças respondem por cerca de 25% a 30% de todas as mortes no país.

    O infarto exige cuidados médicos imediatos e identificar os sintomas pode ser decisivo para salvar vidas.

    Nesta reportagem, você vai entender o que é o infarto, como prevenir essa emergência médica, como identificar sinais de infarto em homens e mulheres e os principais fatores de risco.

    O infarto do miocárdio, conhecido como ataque cardíaco, ocorre quando células de uma região do músculo do coração morrem, após a interrupção súbita e intensa do fluxo de sangue. Essa obstrução geralmente é provocada pela formação de um coágulo dentro de uma artéria coronária.

    A principal causa do problema é a aterosclerose, doença caracterizada pelo acúmulo de placas de gordura no interior das artérias do coração. Com o tempo, essas placas podem crescer e reduzir a passagem de sangue.

    Na maioria dos casos, o infarto ocorre quando uma dessas placas se rompe. Esse rompimento favorece a formação de um coágulo, que bloqueia a circulação e impede que o oxigênio chegue ao músculo cardíaco.

    A área afetada varia conforme a artéria obstruída, o que significa que o infarto pode atingir diferentes regiões do coração.

    Embora menos comum, há outras formas de ocorrência. Em casos raros, o infarto pode ser provocado por uma contração intensa da artéria, que reduz o fluxo sanguíneo, ou pelo deslocamento de um coágulo formado dentro do próprio coração, que acaba se alojando nos vasos coronários.

    O total de casos de infartos registrados por mês no Brasil mais que dobrou nos últimos 15 anos, segundo levantamento do Instituto Nacional de Cardiologia (INC). Além disso, a média mensal de internações decorrentes de infartos subiu quase 160% no mesmo período. Entre jovens de até 30 anos, o crescimento foi 10% acima da média.

    O aumento dos casos de infarto em jovens é propiciado pelo estilo de vida moderno. Alguns dos principais fatores de risco são:

    • Sedentarismo
    • Má alimentação
    • Estresse
    • Uso excessivo de álcool
    • Uso excessivo de cigarro (incluindo o eletrônico)
    • Uso de anabolizantes
    • Consumo de substâncias ilícitas
    • Uso de anticoncepcional com alta dosagem de estrogênio
    • História familiar de infarto prematuro
    • Hipercolesterolemia (níveis elevados de colesterol no sangue, especialmente do chamado colesterol “ruim”, o LDL)
    • Diabetes
    • Hipertensão

    Sendo homem ou mulher, a prevenção é essencial para reduzir os riscos de ataques cardíacos. Confira medidas fundamentais para a proteção cardiovascular, segundo especialistas:

    • Prática regular de exercícios físicos: exercícios cardiovasculares ajudam a manter o coração saudável.
    • Dieta balanceada: alimentos ricos em fibras, frutas e vegetais, e o consumo moderado de gorduras saudáveis, podem diminuir o risco de infarto.
    • Controle do estresse: técnicas como meditação, ioga e atividades que aliviam o estresse ajudam na saúde do coração.
    • Exames de rotina: manter exames regulares, como os de colesterol, glicose e pressão arterial, pode prevenir complicações cardíacas.
    • Manter-se agasalhado e evitar exposição prolongada ao frio.
    • Continuar tomando as medicações regularmente.
    • Controlar a pressão arterial, o colesterol e a glicemia: os diabéticos, por exemplo, têm duas a quatro vezes mais chances de sofrer um infarto.

    A cardiologista Cristina Milagres ainda acrescenta que, no caso das mulheres, há outros fatores de risco que devem ser levados em consideração para um acompanhamento cardíaco mais constante.

    A maior incidência de doenças autoimunes, pressão alta ou diabetes gestacional e tratamentos oncológicos para câncer de mama também se tornam condições de risco específicas que podem levar a problemas cardíacos no caso das mulheres. Pacientes que passaram por essas situações devem ficar ainda mais atentas, orienta Milagres.

    O uso de aquecedores e banhos muito quentes também merece atenção. Mudanças bruscas de temperatura podem causar picos de pressão e até arritmias. O ideal é manter a temperatura corporal estável.

    Fonte: G1

  • Whirlpool fecha fábrica na Argentina e transfere produção para o interior de SP

    Empresa, que é dona da Brastemp, Consul e KitchenAid, diz que unidade de Rio Claro (SP) será a mais avançada da América Latina, usando IA e robótica na produção de lavanderia. Ainda não há informação sobre novos empregos.

    Geral – A Whirlpool S.A., dona da Brastemp, Consul e KitchenAid, fechou a fábrica de Pilar, na Argentina, e vai transferir a produção para Rio Claro, no interior de São Paulo. O anúncio foi feito na segunda-feira (20).

    Ainda não há informações sobre ampliação da unidade e geração de novos empregos. A empresa informou que a unidade será a mais avançada da América Latina, utilizando inteligência artificial e robótica para lidar com as maiores complexidades da produção de lavanderia.

    Fechamento de fábrica na Argentina

    Segundo comunicado da empresa, a transição tem como objetivo melhorar a eficiência operacional e otimizar recursos, “consolidando a posição da Whirlpool como líder no setor ao integrar excelência fabril e inovação centrada no consumidor para impulsionar o crescimento sustentável”.

    A Whirlpool destacou que a decisão “não altera o compromisso da empresa em continuar o fornecimento e o atendimento ao cliente na Argentina”. O mercado argentino seguirá sendo abastecido por produtos fabricados em outros países e distribuídos pela Whirlpool AR.

    Ainda segundo a empresa, com a unificação da produção de máquinas de lavar de carga superior (top-loading) e carga frontal (front-loading) em Rio Claro, a unidade se tornará um hub de exportação de classe mundial, responsável por fornecer produtos premium de lavanderia para toda a América Latina.

    Fonte: G1

  • Avião carregando R$ 15 milhões cai no Paraguai, e moradores roubam dinheiro

    O bimotor levava quatro tripulantes e o piloto, o único a morrer no acidente. De acordo com autoridades locais, avião também carregava quantias em dólares; ao menos US$ 1,5 milhão desapareceu.

    Geral – Um avião de pequeno porte caiu na cidade de Minga Guazú, próxima à Cidade do Leste, no Paraguai, deixando um morto e três feridos. A aeronave bimotor havia sido fretada pela empresa Prosegur e transportava US$ 5 milhões e R$ 15 milhões. Parte do dinheiro foi roubada pela população.

    O acidente aconteceu no último sábado (18). O bimotor contava com quatro tripulantes e o piloto foi o único a morrer no acidente. De acordo com autoridades locais, ao menos US$ 1,5 milhão desapareceu.

    Ainda segundo as autoridades, moradores da região, onde o acidente aconteceu, se aglomeraram perto do local e saquearam parte da carga de dinheiro.

    “Houve um intervalo de quinze minutos em que todos se aproximaram do local do incidente, muitas pessoas, estamos falando até mesmo antes de uma intervenção organizada, e nesse momento muitas pessoas se apropriaram do dinheiro”, disse Duré.

    Segundo o policial, os saques começaram pequenos, com alguns residentes locais colocando notas nos bolsos. Em seguida, ele disse ter registro de pessoas que colocaram o dinheiro em sacolas.

    Apesar da estimativa, a polícia diz ser difícil identificar quanto cada pessoa levou e o quanto foi perdido no incêndio, que aconteceu após a queda.

    Fonte: G1

  • Preso por feminicídio de miss no Rio morre ao se enforcar na cela com bermuda, diz polícia

    Endreo Lincoln Ferreira da Cunha se enforcou com uma bermuda. Polícia investiga se a namorada dele, Ana Luiza Mateus foi jogada do 13º andar de um prédio na Barra.

    Geral – Endreo Lincoln Ferreira da Cunha, o homem preso pelo feminicídio da modelo Ana Luiza Mateus, de 29 anos, morreu ao se enforcar na cela da Delegacia de Homicídios do Rio usando uma bermuda no fim de tarde desta quarta-feira (22), disse a polícia.

    O local do suicídio passou por perícia no início da noite. O suspeito tinha apresentado na delegacia o documento do irmão.

    “A Delegacia de Homicídios da Capital (DHC) informa que o homem preso em flagrante pelo feminicídio de Ana Luiza Mateus Souza foi encontrado morto no interior de sua cela. As primeiras informações apontam que ele tirou a própria vida por meio de asfixia, utilizando tecido da roupa. No curso das investigações, foi constatado ainda que o indivíduo utilizava documento de identificação em nome do irmão, fato posteriormente confirmado por perícia técnica. A Polícia Civil segue adotando todas as medidas necessárias para o completo esclarecimento dos fatos”, disse a polícia, em nota.

    Endreo foi preso em flagrante à tarde e, segundo o delegado, se disse “culpado” pela morte de Ana Luiza.

    “Ele diz que não foi ele que fez, mas que ele é o culpado. Ele falou uma série de impropérios pra ela, xingou disso, daquilo outro, diminuiu a pessoa dela como mulher, aquele aspecto de violência moral, de violência contra a mulher, extremamente abusivo”, contou o delegado Renato Martins, da Delegacia de Homicídios.

    Endreo consta como sócio em uma empresa de atendimento a veículos em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. São do estado também os documentos de identificação dele.

    Três meses de namoro e briga por término

    Preso, Endreo disse que a briga entre ele e a modelo foi por ela querer o término da relação. Eles estavam juntos havia três meses.

    “Ela não queria mais ter um relacionamento com ele. Então ele falou uma série de impropérios pra ela, xingou disso, daquilo outro, diminuiu a pessoa dela como mulher, aquele aspecto de violência moral, de violência psicológica contra a mulher, extremamente abusivo, e ele diz apenas o seguinte, eu sou o culpado, independentemente de eu ter feito ou não alguma coisa, eu sou o culpado disso tudo , essas são as palavras dele”, afirma o delegado Renato Martins, da Delegacia de Homicídios da Capital.

    Ana foi encontrada morta após cair do 13º andar de um prédio na Barra da Tijuca, na Zona Sudoeste do Rio, nesta quarta-feira (22).

    Testemunhas contaram ao g1 que viram o casal chegar ao condomínio Alfapark discutindo. Após a briga, o namorado de Ana Luiza deixou o prédio o sozinho. Mas depois retornou, segundo a polícia.

    Funcionários disseram que orientaram a modelo a deixar o local caso o namorado voltasse. Ana Luiza disse então que comprou uma passagem de volta para casa, porém, decidiu permanecer no imóvel, de onde caiu por volta das 5h30.

    O voo para a Bahia estava marcado para esta madrugada.

    O caso é investigado pela Delegacia de Homicídios da Capital (DHC). A perícia já foi feita no local, e alguns depoimentos já foram ouvidos.

    O Miss Cosmo é um concurso de beleza internacional realizado anualmente na cidade de Ho Chi Minh, no Vietnã, e promovido pela UNICorp e pela UNIMedia. O Brasil realiza uma seleção nacional para escolher a representante que participa da competição.

    Relação conflituosa

    Segundo o delegado Renato Martins, diversas testemunhas, de fontes independentes, disseram que o casal vivia em conflito:

    Além disso, nós temos também mensagens trocadas entre a vítima e parentes, entre a vítima e amigos, entre a vítima e o próprio autor do fato. Então, todos esses elementos convergem num único indiciamento de que o autor é partícipe dessa ação criminosa, desse feminicídio praticado contra essa jovem”, acrescentou o delegado.

    O delegado afirmou ainda que o suspeito alterou a cena do crime e, segundo testemunhas, tentou deixar o local pela porta dos fundos.

    “Primeiro, ele mexeu, ele moveu a cena do crime. Segundo relatos, ele tenta sair pela porta dos fundos do condomínio e aparece de repente chorando muito, só que mexendo no corpo e isso não pode ser feito. Isso é uma violação da prova processual.”

    Martins disse ainda que Endreo confirmou à polícia que os dois tinham muitas brigas e que ele sentia muitos ciúmes da namorada.

    “Ele tinha um ciúme doentio dela, seja pela beleza dela, pelas boas relações que ela tinha, amizades e tal. E, por conta disso, ele acaba dizendo que é culpado”, fala o delegado. A polícia afirmou que a declaração não foi uma confissão, mas sim um desabafo.

    Ana Luiza era natural de Teixeira de Freitas, no sul da Bahia. A organização do concurso Miss Cosmo Brasil divulgou uma nota lamentando a morte da candidata

    Fonte: G1

  • Quais são os próximos feriados de 2026? (Spoiler: restam sete)

    Dos sete feriados restantes, seis podem render emendas com fins de semana e mais dias de descanso. Veja o calendário.

    Geral – Depois do feriado de Tiradentes na última terça-feira (21), que garantiu a muitos trabalhadores um feriadão prolongado de quatro dias, já tem gente pensando no próximo período de descanso.

    Agora, restam sete feriados neste ano, sendo que seis deles podem ser emendados para prolongar os dias de descanso.

    O próximo feriado nacional será 1º de maio (Dia do Trabalhador), que cairá em uma sexta-feira e pode permitir a emenda para quem folga aos fins de semana.

    Apesar de ser um feriado nacional, nem todos são beneficiados. A legislação trabalhista permite o funcionamento de atividades em setores considerados essenciais.

    Mas atenção: quem for escalado para trabalhar na data tem direitos assegurados, como remuneração em dobro ou folga compensatória.

    Quais são os próximos feriados de 2026?

    Ao todo, 2026 terá 10 feriados nacionais, sendo que 9 cairão em dias úteis. Este é um dos calendários mais favoráveis dos últimos anos para quem deseja planejar folgas prolongadas ao longo do ano.

    A próxima possibilidade de emenda será no Corpus Christi, em 4 de junho, considerado ponto facultativo nacional. Ou seja, estados e municípios têm autonomia para decretar a data como feriado religioso, desde que haja regulamentação local.

    Nas cidades onde a data é considerada feriado, a regra é a dispensa do trabalhador. Caso seja necessário trabalhar, há direito ao pagamento em dobro ou à folga compensatória.

    Veja abaixo os próximos feriados nacionais e os dias da semana em que caem:

    • 1º de maio, Dia do Trabalhador (sexta-feira)
    • 7 de setembro, Independência do Brasil (segunda-feira)
    • 12 de outubro, Nossa Senhora Aparecida (segunda-feira)
    • 2 de novembro, Finados (segunda-feira)
    • 15 de novembro, Proclamação da República (domingo)
    • 20 de novembro, Dia da Consciência Negra (sexta-feira)
    • 25 de dezembro, Natal (sexta-feira)

    Confira também os próximos pontos facultativos, que podem render folgas em alguns casos:

    • 4 de junho, Corpus Christi (quinta-feira)
    • 5 de junho (sexta-feira)
    • 28 de outubro, Dia do Servidor Público (quarta-feira)
    • 24 de dezembro, véspera de Natal (após 13h) (quinta-feira)
    • 31 de dezembro, véspera de Ano Novo (após 13h) (quinta-feira)

    Fonte: G1

  • Candidata da Bahia ao Miss Cosmo cai de apartamento e morre no Rio; namorado é preso em flagrante por suspeita de feminicídio

    Polícia investiga se Ana Luiza Mateus foi jogada do 13º andar de um prédio na Barra. Testemunhas contaram ao g1 que viram o casal chegar ao condomínio Alfapark discutindo.

    Geral – A candidata da Bahia ao concurso de beleza Miss Cosmo e modelo Ana Luiza Mateus, de 29 anos, foi encontrada morta após cair do 13º andar de um prédio na Barra da Tijuca, na Zona Sudoeste do Rio, nesta quarta-feira (22).

    O namorado da jovem foi preso em flagrante por suspeita de feminicídio. Eles estavam juntos havia três meses.

    Testemunhas contaram ao g1 que viram o casal chegar ao condomínio Alfapark discutindo. Após a briga, o namorado de Ana Luiza, Tarso Ferreira, deixou o prédio o sozinho.

    Funcionários disseram que orientaram a modelo a deixar o local caso o namorado voltasse. Ana Luiza disse então que comprou uma passagem de volta para casa, porém, decidiu permanecer no imóvel, de onde caiu por volta das 5h30

    O voo para a Bahia estava marcado para esta madrugada.

    O caso é investigado pela Delegacia de Homicídios da Capital (DHC). A perícia já foi feita no local, e alguns depoimentos já foram ouvidos.

    Segundo o delegado Renato Martins, diversas testemunhas, de fontes independentes, disseram que o casal vivia em conflito.

    “Havia entre eles uma relação muito abusiva, e uma discussão acalorada há alguns dias e nesta madrugada especialmente houve uma espécie de guerra entre eles que foi muito ouvida por vizinhos, pelos funcionários do condomínio.”

    “Além disso, nós temos também mensagens trocadas entre a vítima e parentes, entre a vítima e amigos, entre a vítima e o próprio autor do fato. Então, todos esses elementos convergem num único indiciamento de que o autor é partícipe dessa ação criminosa, desse feminicídio praticado contra essa jovem”, acrescentou o delegado.

    O delegado afirmou ainda que o suspeito alterou a cena do crime e, segundo testemunhas, tentou deixar o local pela porta dos fundos.

    “Primeiro, ele mexeu, ele moveu a cena do crime. Segundo relatos, ele tenta sair pela porta dos fundos do condomínio e aparece de repente chorando muito, só que mexendo no corpo e isso não pode ser feito. Isso é uma violação da prova processual.”

    Martins disse ainda que Tarso confirmou à polícia que os dois tinham muitas brigas e que ele sentia muitos ciúmes da namorada.

    “Ele tinha um ciúme doentia dela, seja pela beleza dela, pelas boas relações que ela tinha, amizades e tal. E, por conta disso, ele acaba dizendo que é culpado”, fala o delegado.

    Ana Luiza era natural de Teixeira de Freitas, no sul da Bahia. A organização do concurso Miss Cosmo Brasil divulgou uma nota lamentando a morte da candidata

    Nota do Miss Cosmo Brasil

    “A organização Miss Cosmo Brasil manifesta profundo pesar pela morte de Ana Luiza Mateus, candidata inscrita ao título de Miss Cosmo Brasil 2026, representando o estado da Bahia.

    Ana Luiza era uma jovem em ascensão que construía com esforço e talento sua trajetória no universo Miss.

    Recebemos a notícia com tristeza e consternação. Nos solidarizamos com seus familiares e amigos.

    Diante das informações sobre o ocorrido, o caso convoca a uma reflexão urgente sobre a violência contra a mulher no Brasil. O feminicídio não pode ser tratado como estatística ou rotina. É uma realidade que precisa ser enfrentada com seriedade, compromisso e ação coletiva.

    Fonte: G1

  • Após desabamento em 2022, nova ponte sobre o rio Autaz Mirim será liberada para tráfego na BR-319, diz Dnit

    Liberação está prevista para a próxima segunda-feira (27). Antes da liberação, a estrutura passará por testes de carga nesta quinta (23) e na sexta-feira (24).

    Geral – O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) informou, nesta terça-feira (21), que a nova ponte sobre o rio Autaz Mirim, no km 24 da BR-319, no Amazonas, será liberada para o tráfego na próxima segunda-feira (27). A estrutura substitui a antiga ponte, que desabou em 2022 no mesmo local.

    A nova ponte tem 244,60 metros de extensão e 11 metros de largura. Desde o desabamento, a travessia vinha sendo feita de forma provisória, o que exigia mais atenção dos motoristas.

    Antes da liberação, a estrutura passará por testes de carga nesta quinta (23) e na sexta-feira (24). Segundo o Dnit, a etapa é obrigatória para garantir a segurança da obra antes da circulação de veículos.

    A expectativa é que a nova ponte melhore o fluxo de veículos e aumente a segurança em um dos trechos mais importantes da rodovia. Com a liberação, o tráfego e o transporte de cargas na região devem ter melhora imediata.

    A ponte sobre o Rio Autaz Mirim desabou em 8 de outubro de 2022, horas após ser interditada na rodovia federal por apresentar riscos a pedestres e motoristas. Não houve mortos, nem feridos.

    Um edital apara a reconstrução da estrutura foi aberto em 2023 pelo Dnit. Na época, os motoristas passaram a usar uma travessia improvisada no trecho. A mesma estrutura ainda teve a travessia paralisada em 2025, após o rompimento do cabo de uma balsa.

    Em dezembro de 2025, o Dnit informou que a entrega da nova ponte estava prevista para o primeiro trimestre de 2026. Segundo o órgão, o projeto foi ampliado, com reforço na fundação e aumento da extensão da estrutura, para garantir mais segurança e estabilidade do solo.

    Fonte: G1

  • Árvores caem em Belém com chuvas fortes; mais de 5 mil casas ficam sem energia

    Mangueira de 12 metros caiu na manhã de domingo, 19, e derrubou poste e fiação em Belém. Bombeiros atuaram após desligamento da rede, e outra árvore bloqueou Estrada da Ceasa.

    Geral – Duas árvores caíram em Belém com a forte chuva que durou cerca de 26 horas no fim de semana.

    Uma das quedas foi na avenida Pedro Miranda, em Belém, na manhã de domingo, 20. O trânsito foi interditado. O tombo comprometeu o fornecimento de energia para mais de 5 mil famílias.

    Ninguém ficou ferido, mas a queda gerou transtornos na esquina com a travessa Vileta, no bairro Pedreira.

    A mangueira de 12 metros ocupou duas pistas, expôs a raiz, arrancou parte da calçada e inclinou um poste de iluminação. A fiação elétrica foi arrebentada, com alguns fios pegando fogo, o que exigiu o desligamento da rede pela concessionária antes da ação dos Bombeiros.

    O Corpo de Bombeiros chegou por volta das 8h, mas só iniciou a remoção da árvore após a interrupção total do fornecimento de energia, devido à chuva intensa que dificultou o trabalho. O serviço se estendeu até a tarde entre as travessas Humaitá e Vileta

    Queda na Estrada da Ceasa

    Na Estrada da Centrais de Abastecimento do Pará (Ceasa), outra árvore caiu pelas chuvas de domingo e bloqueou a pista temporariamente.

    Moradores cortaram o vegetal por conta própria, liberando parcialmente o tráfego antes da chegada das autoridades.

    A Secretaria Municipal de Zeladoria e Conservação Urbana (Sezel) de Belém informou que não foi acionada para o local, pois equipes atendiam outro ponto, e atribuiu a retirada final ao Corpo de Bombeiros.

    Fonte: G1

  • Ação contra o CV no Vidigal tem tiroteio, Av. Niemeyer fechada e turistas ‘ilhados’ em mirante

    Globocop mostrou cerca de 200 pessoas no topo do Morro Dois Irmãos durante operação, do MP baiano com agentes da Core, para prender grupo que atua na região de Caraíva e Trancoso. Três pessoas foram presas na operação.

    Geral – Uma operação policial para prender chefes do Comando Vermelho que atuam no sul da Bahia provocou um intenso tiroteio na comunidade do Vidigal, na Zona Sul, na manhã desta segunda-feira (20).

    Durante a ação, com investigação do Ministério Público da Bahia e apoio da Polícia Civil do Rio, criminosos interditaram a Avenida Niemeyer com um ônibus atravessado e contêineres da Comlurb. A via, que liga São Conrado ao Leblon, foi liberada por volta das 6h50, com escolta da Polícia Militar a motoristas.

    Moradores relataram uma manhã de medo, com troca de tiros em diferentes pontos da comunidade. Vídeos mostram um helicóptero da polícia sobrevoando o Vidigal em voos rasantes.

    Turistas presos no topo de morro

    No alto do Morro Dois Irmãos, cerca de 200 turistas ficaram ilhados, sem conseguir descer. A trilha de acesso ao ponto turístico — bastante procurado durante a madrugada para ver o nascer do sol — começa no alto da comunidade do Vidigal.

    Por volta das 7h20, após a situação ser controlada, o grupo conseguiu deixar o local e desceu a comunidade em meio a blindados e carros da polícia 

    Segundo os turistas, os guias orientaram que todos ficassem abaixados durante os tiros.

    Alvo atua em Caraíva e fazia festa no Vidigal

    Agentes da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) participaram da operação, coordenada pelo MP da Bahia. O objetivo era cumprir mandados contra chefes do Comando Vermelho responsáveis pelo tráfico de drogas no sul baiano.

    Segundo apuração da TV Globo, o principal alvo era Edinaldo Pereira Souza, o Dada, apontado como líder do tráfico na região de Caraíva e Trancoso

    Em 2024, ele fugiu de um presídio na Bahia com outros 15 presos e passou a se esconder na Rocinha, em São Conrado, com a proteção do Comando Vermelho

    Nos últimos dias, alugou uma casa no Vidigal, comunidade vizinha, e neste feriadão recebia familiares e amigos para uma festa em uma casa.

    Monitorado pelo MP baiano, Dada teve a movimentação identificada, o que levou à operação no Rio. Na fuga, por uma estreita passagem secreta, deixou parentes e amigos para trás.

    Três pessoas foram presas na operação

    • Núbia Santos de Oliveira, mulher do traficante Wallas Souza Soares, o Patola, era procurada apontada como controlador financeira da facção;
    • Patrick Cesar Tobias Xavier, preso em flagrante com mochilas contendo drogas, roupas camufladas e rádio comunicador. No momento da abordagem, Patrick apresentou uma identidade falsa no nome de Rodrigo Silva. Conhecido como “Bart”, de 38 anos, ele é procurado por mandados de prisão de Goiás. Segundo o Ministério da Justiça e Segurança Pública, é considerado de alta periculosidade com atuação relevante no Comando Vermelho;
    • Christian Fernandes Rodrigues da Silva, preso em flagrante com um fuzil e uma pistola com a numeração raspada. Ele é natural de Minas Gerais.

    O g1 tenta contato com a defesa dos presos e de Dada.

    Conhecido como “Bart”, de 38 anos, ele é um dos criminosos mais procurados do estado de Goiás, com mandado de prisão em aberto. Segundo o Ministério da Justiça e Segurança Pública, ele é considerado de alta periculosidade com atuação relevante no Comando Vermelho.

    Fonte: G1