Categoria: Geral

  • Alckmin preside reunião da Suframa em Manaus que aprova 83 projetos com R$ 1,17 bilhão em investimentos

    Reunião do colegiado foi presidida pelo vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin.

    Geral – O Conselho de Administração da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) aprovou, nesta segunda-feira (30), 83 projetos industriais e de serviços. Os investimentos somam R$ 1,17 bilhão e devem gerar 2.880 empregos. A reunião foi presidida pelo vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin.

    A reunião aconteceu em Manaus e teve a participação do novo superintendente da Suframa, Leopoldo Montenegro, além de conselheiros e representantes do setor produtivo.

    De acordo com a Suframa, os projetos podem gerar faturamento de R$ 7,29 bilhões. O volume está entre os maiores já aprovados em uma única reunião do conselho.

    O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, destacou a geração de empregos e o faturamento recorde do Polo Industrial de Manaus (PIM). Em 2025, o polo alcançou R$ 227,67 bilhões entre janeiro e dezembro, o maior resultado da história.

    Dos 83 projetos, 38 são de novos empreendimentos, com R$ 726,5 milhões em investimentos e 1.931 empregos previstos. Outros 45 são de expansão e diversificação de empresas já instaladas, que devem receber R$ 449,5 milhões e abrir 949 vagas.

    O subsetor eletrônico recebeu destaque, com mais de R$ 105 milhões em investimentos e previsão de 738 empregos.

    Na reunião, também foram anunciados 64 projetos já aprovados anteriormente. Eles somam R$ 643,8 milhões e devem gerar 1.753 empregos.

    Entre os destaques está a Altatronic Industrial do Brasil, que vai investir R$ 37,5 milhões e criar 379 vagas para produção de placas eletrônicas. A Etor Pneus também se destacou, com R$ 25,5 milhões em investimentos e 158 empregos na fabricação de câmaras de ar para bicicletas e motocicletas.

    A NT Indústria e Comércio de Panificação vai investir R$ 34,4 milhões e gerar 269 empregos. Já a Tecmar Transportes deve aplicar R$ 88,9 milhões em serviços de armazenagem e transporte de cargas, com previsão de 85 vagas.

    Além dos projetos, o conselho também aprovou medidas administrativas, como a atualização de normas para uso de áreas do Distrito Industrial de Manaus e o Plano Anual de Auditoria Interna (PAINT) de 2026.

    Fonte: G1 Amazonas

  • Agricultores do AP recebem R$ 26 milhões para combater praga da mandioca e garantir alimentos

    Valor será destinado pelo Governo Federal para programas de reflorestamento, compra de insumos e estudos de novas culturas.

    Geral – A praga da mandioca tem afetado agricultores do Amapá, prejudicando a economia e a produção de alimentos básicos consumidos por famílias em áreas tradicionais do Estado há pelo menos dois anos.

    O fungo já destruiu várias plantações e comprometeu a produção de alimentos essenciais da região Norte, como farinha e mandioca. Povos indígenas, principais produtores, estão entre os mais afetados.

    Desde a detecção da praga, foram criadas barreiras fitossanitárias e iniciados estudos para conter a proliferação. Nesta quinta-feira (26), o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar anunciou o envio de R$ 26 milhões ao Amapá.

    Os recursos serão usados em assistência técnica para povos indígenas, ações emergenciais contra a praga e projetos de incentivo às chamadas florestas produtivas.

    A proposta busca unir produção agrícola e preservação ambiental. Segundo Camilo Capiberibe, presidente da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), uma das medidas prevê o reflorestamento das áreas atingidas e o estudo de novas culturas.

    “É fundamental garantir comida na mesa do agricultor, que hoje enfrenta dificuldades e depende de cestas básicas. Ao mesmo tempo, é preciso diversificar a produção”, disse Camilo.

    Municípios do Amapá onde a doença foi detectada:

    Os investimentos serão aplicados ao longo de dois anos. Segundo o ministro Paulo Teixeira, a meta é não apenas conter a crise, mas criar um modelo agrícola sustentável para o futuro.

    “Com esses recursos, vamos orientar a substituição por espécies mais resistentes e o descanso das áreas, para evitar a disseminação do fungo no Amapá”, explicou Teixeira.

    Os investimentos devem beneficiar 950 famílias atendidas pela Anater no Amapá. A ação faz parte de uma estratégia nacional para ampliar o apoio à agricultura familiar e enfrentar desafios sanitários.

    Fonte: G1

  • Dentes falsos de candidata ao Miss Grand Thailand 2026 caem durante apresentação

    Incidente ocorreu durante a preliminar do concurso com Kamolwan Chanago, representante da província de Pathum Thani.

    Geral – Uma candidata ao Miss Grand Thailand 2026 se apresentava no palco quando seus dentes falsos caíram, durante uma das etapas preliminares do concurso, que aconteceu nesta quarta-feira (25).

    Kamolwan Chanago, representante da província de Pathum Thani, fazia sua apresentação quando os dentes se soltaram repentinamente. Apesar do incidente, ela conseguiu concluir o discurso.

    Em seguida, Kamolwan virou-se de costas para a plateia, ajeitou os dentes, voltou a encarar o público e prosseguiu com a caminhada. Ao final, conseguiu até esboçar um sorriso.

    A noite de coroação do Miss Grand Thailand 2026 está marcada para 28 de março, no MGI Hall, no shopping Bravo BKK, em Bangkok. A vencedora será coroada por Sarunrat “Gotchabell” Puagpipat, Miss Grand Thailand 2025, e representará o país no Miss Grand International 2026, que será realizado na Índia.

    Fonte: G1

  • Presa por furto de material do laboratório de virologia é professora doutora da Unicamp

    Soledad Palameta Miller é suspeita de ter retirado material de um laboratório de virologia do Instituto de Biologia e levado sem permissão para a faculdade de Engenharia de Alimentos. Defesa diz que não há materialidade na acusação.

    Geral – A mulher presa em flagrante pela Polícia Federal (PF), na tarde desta segunda‑feira (23), suspeita de furtar material biológico da Unicamp é professora doutora na Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA) da universidade.

    Soledad Palameta Miller é suspeita de levar sem autorização amostras de vírus de um laboratório do Instituto de Biologia da Unicamp para outros laboratórios dentro da mesma universidade.

    O material estava desaparecido desde o dia 13 de fevereiro e foi recuperado, na segunda-feira (23), durante operação da Polícia Federal. O motivo do suposto furto não foi informado pelas autoridades.

    Cronologia

    • 13 de fevereiro: amostras de vírus somem do laboratório de virologia do Instituto de Biologia da Unicamp
    • 23 de março: laboratórios da Faculdade de Engenharia de Alimentos da Unicamp são interditados pela Polícia Federal para cumprimento de mandados de busca
    • 23 de março: PF encontra parte do material desaparecido nos laboratórios interditados e a pesquisadora é presa em flagrante
    • 24 de março: PF localiza o restante das amostras em outro laboratório do Instituto de Biologia. A suspeita não tinha autorização de acesso a nenhum dos locais onde as amostras estavam, mas conseguia entrar com a ajuda e consentimentos de outros pesquisadores.
    • 24 de março: Justiça concede liberdade a Soledad e decisão menciona que amostras eram de vírus

    Soledad Palameta Miller tem 36 anos, é natural da Argentina e vai responder criminalmente por furto, por expor a perigo a vida e saúde de outras pessoas, por transporte irregular de organismo geneticamente modificado e por fraude processual.

    O advogado de defesa da pesquisadora, Pedro de Mattos Russo, afirmou que não há materialidade de furto e que Miller utilizava o laboratório do Instituto de Biologia por não possuir estrutura própria. A Unicamp informou que investiga internamente o fato.

    A PF informou que o material biológico furtado do Laboratório de Virologia e Biotecnologia Aplicada do Instituto de Biologia da Unicamp foi recuperado e “encaminhado ao Ministério da Agricultura e Pecuária para análise”, que não comentou o caso até esta publicação.

    O laboratório de onde as amostras foram levadas opera no nível 3 de biossegurança (NB-3), que é o mais rigoroso existente no Brasil. Unidades com esta certificação são destinadas a estudar materiais de alto risco para o indivíduo e risco moderado para a comunidade

    A pesquisadora

    Segundo o portal do Docente e Pesquisador da Unicamp, Miller coordena, atualmente, o Laboratório de Virologia e Biotecnologia em Alimentos em linhas de pesquisa orientadas à vigilância epidemiológica e desenvolvimento de diagnósticos e terapias relacionadas aos vírus transmitidos por alimentos e água.

    ➡ A pesquisadora atuou como analista no Laboratório Nacional de Biociências do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) em projetos na área de engenharia de vetores virais, imunomodulação e anticorpos monoclonais dirigidos para terapia de câncer.

    Ela também realizou pós-doutorado no Laboratório de Virologia da Unicamp em projetos relacionados ao desenvolvimento de vacinas vetorizadas, protótipos de testes rápidos para diagnóstico de doenças aviárias e estabelecimento de modelos alternativos para diagnóstico e produção de vacinas veterinárias.

    Fonte: G1

  • Mulher relata constrangimento em academia após ser orientada a cobrir top durante treino: ‘Disseram que havia homens casados’

    Engenheira de São José dos Campos (SP) afirma que foi abordada por funcionária da academia e questiona conduta. A academia diz que apura o caso. Para uma advogada ouvida pelo g1, o ocorrido se classifica como constrangimento ilegal.

    Geral – Uma engenheira relatou nas redes sociais ter sofrido constrangimento dentro de uma academia de São José dos Campos (SP), no fim de semana, após ser orientada a vestir uma camiseta para cobrir o top que usava durante o treino. Segundo Poliana Frigi, ela foi questionada se o top era um sutiã e foi solicitado que ela se cobrisse para “segurança dela”, pois no local havia “homens casados” – assista ao vídeo acima.

    O caso aconteceu em uma unidade da John Boy Academia, no bairro Jardim Oswaldo Cruz, e ganhou repercussão nas redes sociais, com internautas questionando a conduta do local. Em nota, a academia disse que apura o caso – leia a nota completa no final da reportagem.

    No vídeo, Poliana Frigi afirmou que usava um top de academia quando foi abordada por uma funcionária da recepção.

    Segundo Poliana, a funcionária sugeriu que ela cobrisse o corpo por conta da presença de outros alunos.

    A mulher contou que, após o episódio, passou a se sentir desconfortável durante o treino.

    A aluna afirmou ainda que voltou à recepção com o namorado para questionar a abordagem da funcionária e pedir contato do gerente, mas não conseguiu.

    “Ela disse que a conduta foi autorizada pelo gerente, que estava tudo dentro do procedimento da academia. Não quiseram passar o contato dele. Eu saí de lá estressada, sem querer voltar nunca mais”, afirmou.

    Até o momento, Poliana não registrou o caso na polícia. Ela está conversando com uma advogada para decidir como proceder após o ocorrido.

    Em nota, a John Boy Academia informou que tomou conhecimento do caso e que abriu uma apuração interna.

    A empresa afirmou que o compromisso é manter um ambiente “respeitoso, seguro e acolhedor” e que está revisando protocolos de atendimento e comunicação, além de promover treinamentos sobre respeito, diversidade e inclusão.

    Fonte: G1

  • Supermercados vão poder vender remédios; entenda o que muda com a nova lei

    Pela norma, os estabelecimentos poderão montar uma área de farmácia ou drogaria na área de vendas.

    Geral – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou a lei que permite que medicamentos sejam vendidos em supermercados.

    Na prática, a lei permite que supermercados tenham uma área dedicada à venda de medicamentos, desde que esse espaço funcione como uma farmácia de fato — com regras próprias, controle técnico e separação do restante da loja.

    A medida já está em vigor. Algumas redes de supermercado, como a Assaí, já vinham anunciando a instalação de farmácias próprias dentro dos mercados assim que a lei fosse aprovada.

    Supermercados passam a poder ter farmácias, mas sem venda em gôndolas comuns

    A nova legislação autoriza a instalação de drogarias nesses espaços, mas mantém a proibição de expor medicamentos junto a alimentos ou outros produtos.

    • Área deve ser exclusiva e funcionar como uma farmácia independente

    O espaço precisa ser delimitado, separado do restante do supermercado e seguir as mesmas regras sanitárias de uma drogaria tradicional.

    • Presença de farmacêutico continua obrigatória durante todo o funcionamento

    O profissional deve estar fisicamente presente para orientar os pacientes e garantir o controle na dispensação.

    Medicamentos controlados exigem receita, que fica retida, e só podem ser entregues após o pagamento — com transporte lacrado se o caixa for fora da farmácia.

    Para a Associação Brasileira de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), o texto sancionado representa um avanço em relação a propostas anteriores, que previam a venda de medicamentos diretamente em gôndolas, sem controle técnico.

    Segundo a entidade, a versão final da lei incorporou pontos considerados essenciais, como a exigência de cumprimento das normas sanitárias, a presença contínua de farmacêutico e a garantia de rastreabilidade dos medicamentos.

    O dano foi minimizado. Conseguimos evitar a aprovação de dispositivos que poderiam levar à banalização dos medicamentos”, disse o CEO da Abrafarma, Sergio Mena Barreto, em nota.

    A associação afirma ainda que o modelo aprovado reforça o entendimento de que medicamentos são produtos que exigem controle e não devem ser tratados como itens de consumo comum.

    Fonte: G1

  • Polícia britânica pede ajuda internacional na busca por brasileira desaparecida na Inglaterra

    Buscas físicas pela psicóloga cearense Vitória Barreto estão sendo encerradas, e polícia agora procura por dados bancários e de comunicação da brasileira.

    Geral – A polícia do condado inglês de Essex está encerrando as buscas físicas pela psicóloga brasileira Vitória Barreto, desaparecida no Reino Unido desde 3 de março.

    Agora, a investigação entra em uma nova fase. Os agentes buscam acessar dados bancários e de comunicação da brasileira, o que depende de cooperação internacional.

    A polícia não esclareceu à BBC News Brasil quais instituições ou países foram acionados.

    Vitória Figueiredo Barreto, de 30 anos, foi vista pela última vez no campus da Universidade de Essex em Wivenhoe, localizada a cerca de 90 quilômetros de Londres.

    Vitória é natural de Fortaleza, no Ceará. Ela estava na Inglaterra para visitas à Universidade de Essex, hospedada na casa de uma professora da instituição com quem desenvolvia projetos na sua área de estudos.

    Segundo a polícia de Essex, ela teria tomado um ônibus por volta das 13h do horário local em Wivenhoe no dia em que desapareceu. Imagens de câmeras de segurança mostram que ela desembarcou 30 minutos depois, na cidade litorânea de Brightlingsea.

    A investigação aponta que a brasileira pode ter pegado um barco em um estaleiro, em Brightlingsea, um dia depois. A embarcação foi encontrada à deriva posteriormente, com um colete salva-vidas a menos.

    Segundo amigos e familiares, o último sinal emitido pelo celular de Vitória indicou uma localização no mar, próximo às docas onde ela teria desaparecido.

    Uma semana após o desaparecimento, no dia 10, a polícia informou que câmeras de segurança filmaram uma pessoa sozinha pulando cercas de propriedades na região de Brightlingsea. Os investigadores acreditam que esta pessoa seja Vitória.

    A polícia também encontrou no chão uma bolsa com pertences de Vitória, e o tecido de seu casaco foi visto em cercas de arame farpado. Seu laptop também foi encontrado, e imagens também mostraram a brasileira retirando galhos, espinhos e sujeira da calça.

    Desaparecida há 20 dias

    No dia de seu desaparecimento, Vitória almoçou com a amiga em Wivenhoe. As duas deveriam se reencontrar no fim da tarde, mas a cearense nunca apareceu, a professora brasileira afirmou à TV Record.

    Segundo a polícia de Essex, Vitória foi vista pela última vez vestindo um casaco escuro, uma blusa de gola alta azul, calça jeans azul-clara e tênis pretos.

    A orientação é que qualquer pessoa no país com informações sobre a brasileira ligue para o número 999.

    Em nota à Agência Brasil, o Ministério das Relações Exteriores informou que acompanha o caso.

    No comunicado, o Itamaraty destacou que monitora o desaparecimento por meio do Consulado-Geral do Brasil em Londres e que mantém contato com as autoridades e com a família de Vitória, “a quem tem sido prestada a assistência consular devida”.

    Fonte: G1

  • Nem água nem R$ 15 mil’, lamenta agricultor que contraiu dívida e encontrou possível petróleo no Ceará

    Sidrônio Moreira, de 63 anos, fez um empréstimo em 2024 para perfurar dois poços em seu sítio na cidade de Tabuleiro do Norte e resolver um problema antigo na região: a falta de água encanada em casa.

    Geral – O agricultor Sidrônio Moreira, que encontrou uma possível jazida de petróleo em Tabuleiro do Norte (CE), não tinha intenção de achar o líquido. O seu objetivo inicial era encontrar água. Por isso, ele decidiu fazer um empréstimo de R$ 15 mil para perfurar dois poços artesianos no sítio onde mora. No entanto, encontrou apenas um líquido denso, preto, com cheiro de combustível.

    Este imbróglio, no entanto, está longe de terminar. A família, que não tem acesso à água encanada em casa — e, por isso, depende de adutora e carros-pipa — espera um laudo definitivo da Agência Nacional do Petróleo (ANP) para saber do que se trata o material estranho achado no quintal.

    Ao g1, Sidrônio conta que pensou em perfurar os poços artesianos para tentar sanar um problema antigo que afeta a região. A ideia era “ficar sossegado”, mas, depois da possível descoberta de petróleo, o agricultor deve isolar as áreas das perfurações e evitar contato com o líquido preto. A dívida continua:

    Sidrônio e a esposa, Maria Luciene, vivem com dois filhos no Sítio Santo Estevão, a cerca de 35 km do centro de Tabuleiro do Norte. Sem acesso à água encanada, a família depende de adutora e carros-pipa para o abastecimento. A renda vem das aposentadorias do casal e da venda de animais, feijão e milho

    Depois do empréstimo, eles ficaram com as finanças comprometidas. Enquanto esperam uma resposta definitiva da ANP, Sidrônio não pode mais perfurar poços, e o problema da água continua. O caso começou em novembro de 2024, mas só neste ano a ANP visitou o local pela primeira vez

    O vice-prefeito de Tabuleiro do Norte, Antério Fernandes, afirmou que uma nova adutora – uma espécie de tubulação subterrânea criada para transportar grande volume de água – está sendo construída na zona rural da cidade e deve atender mais de 700 famílias. Uma delas é a família de Sidrônio e Luciene. O prazo para a construção é o fim deste mês de março.

    A família não faz planos caso o líquido “estranho” encontrado no terreno seja mesmo petróleo. Em relação a isso, eles preferem “manter os pés no chão”, como relatou ao g1 o filho de Sidrônio, Sidnei Moreira:

    A resposta é complexa. Conforme os técnicos da ANP relataram ao g1, o agricultor não será dono do petróleo, pois a Constituição Federal determina que o subsolo e suas riquezas, incluindo o petróleo e o gás, são de propriedade e monopólio da União.

    No entanto, Sidrônio poderá ter um retorno financeiro caso a área passe por um processo de exploração e produção comercial no futuro. Dessa maneira, o proprietário da terra tem direito a receber um percentual do lucro.

     primeiro a agência precisa analisar se vale a pena explorar a bacia, já que outros achados parecidos foram descartados por serem acúmulos pequenos.

    Fonte: G1

  • Estudiosa e dedicada’: quem era a advogada brasileira que morreu afogada em praia no México durante viagem com amigos

    Gabriela Cardozo, 31 anos, era do Espírito Santo, morava em Nova York e fazia MBA na Universidade de Columbia quando morreu durante viagem com amigos

    Geral – “Muito estudiosa e dedicada, elogiada pelos professores”. A advogada Gabriela Cardozo, de 31 anos, que morreu afogada na praia Rosedal, no México, na quarta-feira (18), foi descrita por amigos como alguém com muitos planos e um futuro brilhante.

    A brasileira estava no país com um grupo de amigos para aproveitar o Spring Break, período de recesso de primavera nos Estados Unidos. No dia do acidente, ela chegou a publicar nas redes sociais registros da viagem.

    Gabriela se formou na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Ainda na graduação, conquistou o segundo lugar no ICC International Commercial Mediation Competition, um concurso voltado às áreas de Direito e Administração, que reuniu equipes de 67 universidades e 40 países

    Nos anos seguintes, atuou na área de consultoria empresarial e investimentos, em São Paulo. Atualmente, morava em Nova York, onde cursava MBA na Columbia Business School.

    Sobre o afogamento

    Gabriela chegou ao México no domingo (15), e o retorno aos Estados Unidos estava previsto para sábado (21). O caso aconteceu na praia Rosedal, no município de Santa María Colotepec, próximo a Puerto Escondido.

    Segundo relatos de pessoas que estavam com a capixaba, ela entrou no mar e, pouco depois, apresentou dificuldades para sair da água. Guarda-vidas tentaram fazer o resgate, mas ela já foi retirada do mar sem vida.

    Autoridades locais foram acionadas e realizaram os procedimentos legais. No Brasil, familiares já iniciaram os trâmites para a repatriação do corpo, mas ainda não há prazo para a chegada.

    Fonte: G1

  • Polícia prende 6 homens e apreende 2 menores por agressão a capivara na Zona Norte do Rio; animal está grave

    Todos são moradores da comunidade do Guarabu. Crime foi registrado por câmeras de segurança.

    Geral – A Delegacia da Ilha do Governador (37ª DP) prendeu, neste sábado (21), 6 homens e apreendeu 2 menores suspeitos de participar do ataque brutal contra uma capivara na orla do Quebra Coco, no Jardim Guanabara, Zona Norte do Rio, nesta madrugada. Todos são moradores da comunidade do Guarabu.

    A Comissão de Defesa dos Animais da Câmara Municipal informou que o animal está sedado, sofreu traumatismo craniano e seu estado de saúde é considerado grave.

    De acordo com a Polícia Civil, a identificação dos suspeitos foi possível após a análise das imagens de câmeras de segurança e denúncias de moradores. Os agentes da delegacia da Ilha realizaram buscas na região do Guarabu durante a manhã e localizaram o grupo

    A Delegacia da Ilha do Governador (37ª DP) prendeu, neste sábado (21), 6 homens e apreendeu 2 menores suspeitos de participar do ataque brutal contra uma capivara na orla do Quebra Coco, no Jardim Guanabara, Zona Norte do Rio, nesta madrugada. Todos são moradores da comunidade do Guarabu.

    A Comissão de Defesa dos Animais da Câmara Municipal informou que o animal está sedado, sofreu traumatismo craniano e seu estado de saúde é considerado grave.

    De acordo com a Polícia Civil, a identificação dos suspeitos foi possível após a análise das imagens de câmeras de segurança e denúncias de moradores. Os agentes da delegacia da Ilha realizaram buscas na região do Guarabu durante a manhã e localizaram o grupo

    Segundo a polícia, os maiores responderão pelos crimes de maus-tratos, associação criminosa e corrupção de menores, enquanto os adolescentes infratores responderão por atos infracionais análogos aos crimes de maus-tratos e associação criminosa.

    “Trata-se de um crime brutal, que choca a sociedade. Verificamos que o animal estava no local sem oferecer qualquer risco a terceiros, e ainda assim foi deliberadamente atacado”, disse o delegado Felipe Santoro, titular da 37ª DP.

    O caso ganhou repercussão após câmeras de segurança registrarem o grupo perseguindo e espancando o animal com pedaços de pau durante a madrugada.

    As imagens mostram o momento em que o animal tenta fugir, mas cai após ser atingido várias vezes.

    Pouco depois das 12h30, a capivara foi capturada pela Patrulha Ambiental. O animal foi encaminhado ao Núcleo Veterinário de Vargem Grande, onde recebe atendimento especializado. Segundo a equipe, trata-se de um macho adulto, com 64 kg.

    Os seis adultos foram levados para a 37ª DP, onde permanecem presos. Os dois menores foram encaminhados ao Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Degase).

    Fonte: G1