Categoria: Educação

  • Aluno tira zero na redação da Fuvest ao usar ‘palavras difíceis’ e processa reitor da USP; entenda o caso

    Luis Bessa, de 18 anos, afirma que processou a Fuvest apenas para receber uma justificativa de sua nota. Texto extremamente rebuscado deu peso para erudição de citações e deixou de lado a clareza dos argumentos e o desenvolvimento do tema pedido, afirmam professores ouvidos pelo g1.

    Educação – “Perpassa em altivez, pela procela, a grandiloquência condoreira, em cuja máxima aforismática revela a tétrica languidez do sofrer recôndito.”

    Esta é a frase inicial de uma redação que recebeu nota zero na 2ª fase da Fuvest 2026, vestibular da Universidade de São Paulo (USP). O candidato, Luis Henrique Etechebere Bessa, de 18 anos, disputava uma vaga no curso de Direito e foi desclassificado do processo seletivo. Diante disso, entrou na Justiça para solicitar uma justificativa da instituição de ensino.

    Recebi um e-mail genérico quando perguntei qual o motivo da eliminação. Juntamente à minha mãe, que é advogada, entrei com pedido de mandado de segurança”, diz Luiz ao g1. “Ainda estou aguardando uma resposta do reitor da USP. Só queria entender minha nota.”

    A organização do vestibular informou ainda que, para que a nota zero fosse atribuída, o texto “passou por mais de três avaliações cegas”. E que, exatamente por já haver uma banca com até quatro corretores, não há possibilidade, em caso algum, de pedir uma revisão da nota da redação.

    Professores de cursinhos pré-vestibulares ouvidos pelo g1 analisaram a redação de Luiz e concordaram com a atribuição da nota zero. Segundo eles, houve uma preocupação maior com o uso de vocabulário rebuscado e de citações eruditas do que com a clareza de argumentos

    O jovem fez posts no X relatando o caso, mas deletou todos após receber centenas de comentários com críticas e piadas em relação ao léxico usado na redação, como nos trechos:

    • Sob essa perspectiva, Ferdinand de Saussure preconiza a relação simbiótica entre significado e significante a partir da coesão engendrada pelo domínio tradicional concomitante ao coercitivo.”
    • “Nessa vereda, sobrepuja-se a subjetividade ao “modus vivendi” da superestrutura cívico-identitária.”
    • “Nesse sentido, é diminuída a grandiloquência condoreira pela tecnocracia e pela violência simbólica, sendo o sofrer recôndito o seu suplício, em distintos significantes.”

    As dissertações argumentativas dos candidatos ao curso de Direito sempre se destacam, em especial no processo de vestibular da USP, por serem textos densos em termos de conteúdo e de vocabulário. Sei que meu texto tinha inconsistências e que eu poderia ter me aprofundado mais, mas não recebi até agora a justificativa da anulação da redação.”

    Fonte: G1

  • Manaus lança editais para Bolsa Idiomas e Bolsa Pós-Graduação com 68 mil vagas; veja como participar

    As bolsas serão para instituições particulares e podem ser integrais ou parciais, com descontos de 75% e 50% nas mensalidades.

    Educação – Mais de 68 mil vagas serão disponibilizadas em 2026 pelos programas Bolsa Idiomas (PBI) e Bolsa Pós-Graduação (PBPG). As bolsas serão para instituições particulares e podem ser integrais ou parciais, com descontos de 75% e 50% nas mensalidades.

    Os editais foram lançados pela Prefeitura de Manaus nesta quinta-feira (26), em evento no auditório Isabel Victoria de Mattos Pereira do Carmo Ribeiro, na avenida Brasil, bairro Compensa, Zona Oeste de Manaus.

    As regras de participação e a lista de cursos estarão disponíveis no Diário Oficial do Município (DOM), a partir das 23h desta quinta-feira (26), no site da prefeitura.

    O Bolsa Pós-Graduação (PBPG) é voltado para estudantes de baixa renda que não conseguem pagar cursos de especialização em instituições privadas de Manaus. Serão oferecidas 42.266 bolsas, sendo 2.054 destinadas exclusivamente a Pessoas com Deficiência (PcDs).

    O Bolsa Idiomas (PBI) vai oferecer 26.101 bolsas para cursos básicos de línguas estrangeiras a estudantes de baixa renda, a partir dos 10 anos. Do total, 24.568 serão de ampla concorrência e 1.533 para PcDs. Os cursos incluem inglês, alemão, espanhol, francês, italiano, japonês e mandarim.

    As inscrições para o Bolsa Pós-Graduação estarão abertas de 6 a 13 de abril. Já para o Bolsa Idiomas, o prazo será de 14 a 24 de abril, pelo site da prefeitura.

    O processo seletivo será dividido em três etapas:

    • inscrição eletrônica, etapa na qual o candidato irá preencher questionário socioeconômico;
    • classificação;
    • e entrega de documentos necessários para comprovar as informações prestadas na inscrição

    Desde 2013, o Bolsa Idiomas já contemplou 20.783 pessoas, que tiveram a oportunidade de aprender um novo idioma e conquistar novos caminhos, enquanto o Bolsa Pós-graduação, criado em 2014, já contemplou 18.333 pessoas.

    Fonte: G1

  • Cetam abre inscrições para 20,9 mil vagas em cursos gratuitos EaD no Amazonas; veja como participar

    Aulas serão realizadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), o que permite que alunos de todos os municípios participem

    Educação – O Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) abriu, nesta quinta-feira (26), inscrições para 20,9 mil vagas em cursos gratuitos de qualificação profissional na modalidade de Ensino a Distância (EaD). As oportunidades são voltadas principalmente para moradores do estado.

    Os interessados podem se inscrever pela internet até as 23h59 de sexta-feira (27). O processo começou às 7h desta quinta.

    O edital, com requisitos e lista completa de cursos, está disponível em: cetam.am.gov.br/tudo-sobre-inscricoes.

    São 21 cursos autoinstrucionais, sem necessidade de tutor. As aulas acontecem no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), acessível para alunos de qualquer município do Amazonas.

    Entre os cursos oferecidos estão:

    • Tecnologias Digitais Aplicadas ao Turismo
    • Técnicas de Oratória e Comunicação Eficaz
    • Noções de Segurança do Trabalho
    • Desenvolvimento de Aplicativos Digitais

    Para participar, é preciso atender aos requisitos de idade e escolaridade de cada curso, informados no edital. Cada candidato pode se inscrever em apenas um curso por CPF.

    Fonte: G1 Amazonas

  • Manaus registra apenas 6,4% dos alunos no 3º ano do ensino médio; pior índice da Região Norte

    Dados constam na Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE) 2024, divulgada nesta quarta-feira (25) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

    Educação – Apenas 6,4% dos estudantes de 13 a 17 anos estão no 3º ano do Ensino Médio em Manaus. O menor índice entre as capitais do Norte, segundo a Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE) 2024, divulgada nesta quarta-feira (25) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado aponta dificuldades para os jovens concluírem os estudos na capital.

    No Amazonas, são 271,3 mil estudantes entre 13 e 17 anos. A maioria (93%) estuda na rede pública, com equilíbrio entre meninos e meninas. O levantamento indica que há mais alunos nos anos finais do Ensino Fundamental e queda no Ensino Médio.

    Em Manaus, são 136,8 mil estudantes nessa faixa etária. A rede pública concentra 87,6% deles. Assim como no estado, há queda no número de alunos nas séries finais.

    A pesquisa também aponta diferenças no perfil social dos estudantes. Confira:

    Amazonas:

    • 52,9% vivem com pai e mãe;
    • 32,7% moram apenas com a mãe;

    👨‍👩‍👧‍👦 Manaus:

    • 46,3% vivem com ambos os pais;
    • 38,6% apenas com a mãe.

    A pesquisa também aponta desigualdade no acesso a bens. No Amazonas, menos de 40% dos estudantes têm computador em casa, com diferença entre alunos da rede pública e privada. Em Manaus, o acesso à internet é elevado, mas há diferença entre alunos da rede pública e privada em itens como computador e carro.

    Entre os hábitos, 67,1% dos estudantes do Amazonas tomam café da manhã, acima da média nacional. Em Manaus, o índice é de 61,5%. O acompanhamento dos deveres de casa por familiares chega a 51,7% no estado e 45,6% na capital.

    O levantamento revela ainda que cerca de 8% dos estudantes já experimentaram drogas ilícitas, tanto no Amazonas quanto em Manaus.

    O g1 solicitou posicionamento do Governo do Amazonas e da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar (Seduc) sobre os dados de permanência escolar, especialmente a baixa proporção de alunos no 3º ano do ensino médio em Manaus. Também foram questionadas ações para reduzir a evasão. Até a publicação desta reportagem, não houve retorno

    Fonte: G1

  • Cetam anuncia edital com mais de 20 mil vagas em cursos gratuitos no Amazonas; veja como participar

    Os cursos gratuitos Cetam Amazonas são na modalidade EaD e as inscrições ocorrem entre 26 e 27 de março de 2026 pelo site oficial da instituição.

    Educação – O edital de cursos de Qualificação Profissional na modalidade de Ensino a Distância (EaD) será publicado na próxima quarta-feira (25). Ao todo, serão 20.900 vagas gratuitas, voltadas prioritariamente para o Amazonas. O edital completo, com todos os requisitos e a descrição dos cursos, estará disponível para consulta no site.

    As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet, no período de 26 a 27 de março de 2026, iniciando às 7h do primeiro dia e encerrando às 23h59 do último dia. Os interessados devem acessar o portal oficial nas datas de inscrição.

    As mais de 20 mil vagas estão divididas em 21 cursos autoinstrucionais (sem a necessidade de tutor ou professor mediador).

    Os cursos serão realizados por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), permitindo flexibilidade aos alunos de todos os municípios do estado

    Cursos

    A oferta contempla cursos de áreas estratégicas:

    • Tecnologias Digitais Aplicadas ao Turismo;
    • Técnicas de Oratória e Comunicação Eficaz;
    • Saberes Docentes na Educação Profissional e Tecnológica (EPT);
    • Noções de Segurança do Trabalho;
    • Desenvolvimento de Aplicativos Digitais, entre outros.

    Como participar

    Para se candidatar, é necessário ter:

    • idade mínima e a escolaridade exigida para cada curso, conforme detalhado nos anexos do edital.

    Cada candidato poderá se inscrever em apenas um curso por CPF.

    Fonte: G1

  • Duas universidades do Amazonas sofrem sanções do MEC após desempenho insatisfatório no Enamed

    Centro Universitário Fametro (Ceuni-Fametro) e a Universidade Nilton Lins estão entre as instituições penalizadas. Medidas foram divulgadas nesta terça-feira (12).

    Educação – O Ministério da Educação (MEC) aplicou sanções a cursos de Medicina em todo o país após resultados considerados insatisfatórios no Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) de 2025. No Amazonas, duas instituições foram afetadas: o Centro Universitário Fametro (Ceuni-Fametro) e a Universidade Nilton Lins.

    O Enamed é uma prova anual aplicada pelo MEC, por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), para avaliar a qualidade da formação médica no país. Na primeira edição, divulgada em janeiro, 107 dos 351 cursos avaliados receberam notas 1 e 2 — níveis considerados insatisfatórios e passíveis de sanção.

    As sanções foram publicadas em cinco portarias nesta terça-feira (17) e incluem medidas como a suspensão de ingresso de novos alunos, redução de vagas e abertura de processos de supervisão.

    g1 entrou em contato com as duas universidades citadas. A Universidade Nilton Lins informou que não vai se manifestar sobre o assunto. A Ceuni-Fametro não respondeu aos questionamentos até a publicação desta reportagem.

    Fametro e Nilton Lins terão corte de vagas

    Já o Centro Universitário Fametro e a Universidade Nilton Lins foram enquadrados em uma faixa intermediária de desempenho, também com conceito Enade 1, mas com percentual de alunos proficientes entre 30% e menos de 40%.

    Nesses casos, as sanções incluem:

    • Redução de 50% no número de vagas;
    • Suspensão de novos contratos do Fies;
    • Proibição de ampliar vagas;
    • Restrições a programas federais.

    Entenda as sanções

    De acordo com o MEC, as punições variam conforme o desempenho dos estudantes em cada curso. Quanto menor o percentual de alunos considerados proficientes, mais severas são as medidas aplicadas.

    Cursos com desempenho um pouco melhor, mas ainda abaixo do esperado, também podem sofrer sanções mais leves, como redução de 25% das vagas e limitações em programas federais.

    Além disso, algumas instituições passarão apenas por supervisão, sem punições imediatas, tendo prazo para apresentar defesa ao ministério.

    Fonte: G1

  • Inep divulga ‘espelhos’ da redação do Enem 2025 com somas de pontuação erradas; veja exemplos de notas que ‘não batem’

    Nota total do texto é composta pela soma de cada uma das 5 competências avaliadas. g1 teve acesso a exemplos nos quais resultados são conflitantes.

    Educação – Candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 passaram a ter acesso, nesta terça-feira (17), à vista pedagógica (conhecida como “espelho”) da redação que entregaram no dia da prova. Isso inclui uma “foto” do texto que escreveram e um detalhamento da nota: para compor os 1.000 pontos totais, os corretores atribuem um valor de 0 a 200 para cada uma das 5 competências exigidas.

    A reportagem questionou o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) sobre a divergência nos dados, mas não havia obtido resposta até a mais recente atualização deste texto. Sem apresentar justificativa, o órgão deletou das redes sociais os posts que anunciavam a divulgação dos espelhos.

    Uma das estudantes, por exemplo, obteve nota final 880 — um resultado incompatível com o detalhamento apresentado pelo Inep:

    • Competência 1 (domínio da norma culta): 150
    • Competência 2 (compreensão da proposta e aplicação de conceitos): 170
    • Competência 3 (seleção e organização das informações): 150
    • Competência 4 (mecanismos linguísticos): 150
    • Competência 5 ( proposta de intervenção): 170
    • Soma: 790 (a nota total do boletim foi 880)

    Os documentos foram conferidos na íntegra pelo g1. A pedido dos candidatos, os nomes deles serão mantidos sob sigilo.

    Veja outro exemplo de incompatibilidade: a nota da aluna, segundo o boletim final divulgado pelo Inep, foi 760. Mas, se as competências forem somadas, o total chega a 820.

    • Competência 1: 160
    • Competência 2: 170
    • Competência 3: 140
    • Competência 4: 180
    • Competência 5: 170
    • Soma: 820 (a nota total do boletim foi 760)

    Um terceiro caso:

    • Competência 1: 150
    • Competência 2: 170
    • Competência 3: 150
    • Competência 4: 160
    • Competência 5: 170
    • Soma: 800 (a nota total do boletim foi 880)

    Mais um exemplo de incompatibilidade:

    • Competência 1: 150
    • Competência 2: 160
    • Competência 3: 160
    • Competência 4: 170
    • Competência 5: 190
    • Soma: 830 (a nota total do boletim foi 880)

    Abaixo, veja a notificação sobre o post feito pelo Inep no X. A publicação foi deletada ao longo desta manhã.

    Porcentagens apresentaram arredondamentos ‘para baixo’

    Em outros casos, o texto de explicação da nota atribuída a cada competência traz porcentagens que também não correspondem à pontuação informada pelo Inep. Exemplo: a aluna teria atingido 90% da competência 3 (ou seja, 90% de 200 = 180), mas tirou 170.

    Em outro, o índice seria de 100% (200 pontos), mas a nota foi 190.

    Mudança de critérios de correção

    Em fevereiro, o g1 mostrou, com exclusividade, documentos sigilosos que revelaram que a correção da redação do Enem 2025 seguiu ‘regras’ diferentes de anos anteriores.

    Fonte: G1

  • Pé-de-Meia: quando quem se formou no ensino médio ganhará o incentivo de R$ 3 mil? Datas variam de um estado para outro; veja cronograma

    Nem todos os beneficiários que concluíram a educação básica no último ano receberam a quantia até 5 de março, que era a primeira data prevista. Segundo o MEC, depósitos só podem ser feitos depois que a rede estadual de ensino enviar ao governo federal os nomes dos aprovados em 2025.

    Educação – Parte dos beneficiários do programa Pé-de-Meia, do Ministério da Educação (MEC), não havia recebido, até esta quarta-feira (11), o pagamento de duas parcelas previstas, mesmo atendendo a todos os pré-requisitos:

    R$ 1 mil a todos os participantes que terminaram o ensino médio em 2025 (além do desbloqueio de R$ 2 mil referentes aos outros dois anos desta etapa escolar);

      A princípio, o calendário de pagamento teria se encerrado em 5 de março. Segundo a pasta, no entanto, as redes de ensino ainda estão no prazo para enviar informações ao MEC e confirmar quais alunos foram aprovados. Os valores podem ser depositados nas contas dos jovens até junho.

      Veja as próximas datas previstas mais abaixo e a previsão de pagamento no seu estado.

      Se a rede enviou em janeiro as informações, garantiu que seus alunos recebessem o dinheiro na primeira janela de pagamento (26 de fevereiro a 5 de março).

      Já nos estados que não entraram nesse lote, mas que mandaram as listas de alunos até 6 de março, os jovens poderão sacar a quantia na próxima janela (23 a 30 de março).

      Possíveis ajustes e inclusões de novos alunos (como aqueles aprovados após programas especiais de recuperação) podem ser feitos no sistema até 8 de maio. O último período de depósitos ocorrerá de 29 de junho a 6 de julho de 2026

        g1 perguntou a cada secretaria estadual quando os dados foram ou serão enviados ao governo federal. Veja abaixo:

        Estados em que a maioria recebeu o pagamento até 5 de março:

        • Alagoas (90% dos beneficiários receberam; alunos de escolas que não enviaram os dados estarão nos próximos lotes)
        • Amapá
        • Amazonas
        • Bahia (246 mil receberam; outros 95 mil receberão entre 23 e 30 de março)
        • Maranhão (processo continuará ocorrendo até junho)
        • Minas Gerais
        • Paraíba
        • Rio de Janeiro
        • Rio Grande do Norte (88% receberam)
        • Rio Grande do Sul (parte ainda vai receber nos próximos lotes)
        • Tocantins (8.710 receberam; 6 mil nomes estão em processamento e estarão nos próximos lotes)
        • Distrito Federal

        Estados em que o pagamento cairá entre 23 e 30 de março:

        • Acre
        • Ceará
        • Espírito Santo
        • Goiás
        • Mato Grosso
        • Mato Grosso do Sul
        • Pará
        • Paraná
        • Pernambuco
        • Piauí (os que foram enviados em 28/01 receberam)
        • Roraima
        • São Paulo
        • Sergipe
        • (além de cerca de metade dos alunos do Tocantins e de 95 mil da Bahia)

        Até a última atualização desta reportagem, as redes de Santa Catarina e de Rondônia não haviam informado as datas e o status de envio dos dados.

        Janelas seguintes de pagamento, para nomes enviados posteriormente:

        • 27 de abril a 4 de maio de 2026
        • 25 de maio a 1º de junho de 2026
        • 29 de junho a 6 de julho de 2026

        O pagamento para os concluintes do ensino médio ocorre de acordo com o mês de nascimento de cada um:

        • Janeiro e fevereiro: 1º dia da janela de pagamento
        • Março e abril: 2º dia da janela de pagamento
        • Maio e junho: 3º dia da janela de pagamento
        • Julho e agosto: 4º dia da janela de pagamento
        • Setembro e outubro: 5º dia da janela de pagamento
        • Novembro e dezembro: 6º dia da janela de pagamento

        💰Valores prometidos pelo Pé-de-Meia

        • Após efetuar matrícula: R$ 200 (parcela anual)
        • Ao cumprir a frequência mínima nas aulas: R$ 1.800 por ano, pagos em nove parcelas
        • Ao concluir o ensino médio: R$ 1.000 depositados ao final de cada ano eletivo (o valor total só pode ser sacado após a formatura)
        • Ao fazer o Enem no último ano: R$ 200 (parcela única)

        Quais os pré-requisitos?

        Os valores do Programa Pé-de-Meia serão depositados na conta bancária apenas dos estudantes de baixa renda do ensino médio público, desde que eles:

        • possuam CPF;
        • estejam cadastrados no CadÚnico (instrumento do governo federal para coleta de dados de pessoas em vulnerabilidade);
        • tenham se matriculado no início do ano letivo;
        • alcancem frequência escolar de pelo menos 80% das horas letivas;
        • participem do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

        No caso dos bônus, é exigido que:

        • não tenham sido reprovados no fim do ano letivo;
        • façam o Enem no fim do 3º ano do ensino médio.

        Fonte: G1

      • Secretaria Municipal de trabalho abre inscrições para cursos de ‘Criação de Websites’ e ‘Operador de Computador

        Educação – Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), abre, nesta sexta-feira, 13/3, as inscrições para dois cursos de qualificação profissional voltados para quem deseja adquirir conhecimentos na área de tecnologia e informática. As oportunidades são para os cursos de “HTML e CSS: Criação de Websites” e “Operador de Computador”, realizados em parceria com o Manas Hub.

        As inscrições vão até as 17h do dia 16 de março e os cursos serão realizados no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), localizado na avenida Darcy Vargas, nº 288, bairro Chapada. Ao todo, serão ofertadas 40 vagas, sendo 20 para cada curso.

        O secretário da Semtepi, Alonso Oliveira, destacou que a iniciativa busca ampliar o acesso da população às oportunidades de qualificação na área de tecnologia e informática. “O mercado de trabalho está cada vez mais conectado com a tecnologia, e oferecer cursos como esses é uma forma de preparar a população para novas oportunidades. A Prefeitura de Manaus tem investido em qualificação profissional para que mais pessoas possam se inserir ou se atualizar no mercado de trabalho”, afirmou o secretário.

        O curso HTML e CSS: Criação de Websites acontecerá de 23/3 a 2/4, de segunda a sexta-feira, das 18h às 22h. Durante as aulas, os participantes aprenderão a criar websites estruturados e visualmente atrativos utilizando HTML, linguagem responsável pela estrutura das páginas, e CSS, utilizada para a estilização e organização visual dos elementos.

        Já o curso Operador de Computador será realizado de 24/3 a 8/6, também de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h, com idade mínima de 15 anos para participação. A qualificação tem como objetivo ensinar o uso prático do computador no dia a dia, incluindo digitação, organização de arquivos, navegação na internet e utilização de ferramentas do pacote Office, como Word, Excel e PowerPoint.

        As inscrições podem ser realizadas por meio do link: https://forms.gle/a3BY67CcdzN38Td19. Os candidatos devem esperar a lista de selecionados para ambos os cursos, que será divulgada no dia 17 de março, às 12h.

        Fonte:  Fabiane Monteiro / Semtepi

      • Rede estadual de ensino se destaca no cenário nacional e internacional com pesquisas sobre a educação no Amazonas

        Professores reforçam o protagonismo da pesquisa amazônica e colocam a região como referência em estudos que unem ciência, cultura e educação.

        Educação – Com mais de 380 mil alunos em todo estado do Amazonas, as escolas da rede pública estadual vêm se destacando na pesquisa nacional e internacional. Neste ano, as Escolas Estaduais (EE) Deputado José Cláudio de Souza e Sólon de Lucena, por meio dos professores Adneryson Souza e Sarah Pinheiro, conquistaram condecorações com projetos desenvolvidos a partir de suas vivências na região amazônica e trajetórias como profissionais da educação.

        Com o tema “Financiamento em Políticas Públicas”, a professora Sarah Pinheiro, da EE José Cláudio, desenvolveu uma investigação voltada ao financiamento da educação básica, com ênfase no Custo Aluno-Qualidade (CAQ) e nas desigualdades regionais na Amazônia.

        A partir desse trabalho, a docente se consagrou como a vencedora do “Impacto Social Programa Pesquisadoras 2026”, realizado pela “Brazil Conference”, e foi convidada para expôr na programação da conferência, na universidade de Harvard e MIT, em Boston, nos Estados Unidos, entre os dias 27 e 29 de março.

        E o professor  Adneryson Souza, da EE Sólon de Lucena, conquistou recentemente o título de PhD em Ciências da Educação, na Universidade Internacional Tres Fronteras (UnInter). A partir da tese “A Mitologia Indígena Amazônica na Prática Docente: Caminhos para a Prática da Interculturalidade na Escola”, o trabalho recebeu nota máxima.

        Anteriormente, o educador foi premiado como “Destaque Profissional” no “Prêmio Qualidade Brasil 2025” e nomeado como “Embaixador da Paz” pela “World Citizen Peace”, dos Estados Unidos.

        O Amazonas em destaque

        Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e profissional da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar há 22 anos, a professora Sarah Pinheiro desenvolveu seu trabalho a partir dos desafios e das potencialidades de implementação do CAQ no Amazonas, analisando o contexto do Fundeb permanente.

        O principal objetivo era verificar se o modelo vigente de financiamento garante condições reais de oferta educacional de qualidade, além de defender o reconhecimento de um “fator amazônico” no cálculo do financiamento público, como mecanismo de equidade territorial.

        “Dialogar sobre custo aluno-qualidade na Amazônia em uma conferência internacional significa reconhecer que a efetivação do direito à educação depende de financiamento compatível com as especificidades territoriais, logísticas e sócio-culturais da nossa região”, defendeu a professora.

        Segundo ela, essa é a oportunidade de levar, para pesquisadores e lideranças públicas nacionais e internacionais, a educação do Amazonas, assim como o trabalho desenvolvido nas unidades de ensino.

        O ensino como base

        Para o professor Adneryson Souza, a educação pública, para além do ensino em sala de aula, carrega um papel transformador na construção de uma sociedade mais consciente e plural. Nesse sentido, o docente coordena e implementa práticas exitosas com seus alunos, por meio de projetos educacionais, literários e culturais.

        A partir desse trabalho contínuo, o educador conquistou seu título de Phd pela Universidade Internacional Tres Fronteras (UnInter), investindo em uma pesquisa que envolve interculturalidade, saberes ancestrais e práticas pedagógicas contextualizadas à realidade amazônica.

        “A busca está justamente na possibilidade de promover uma educação mais inclusiva, plural e contextualizada, trabalhando a mitologia indígena amazônica como recurso pedagógico e fortalecendo a construção de uma educação intercultural crítica”, afirmou o professor.

        De acordo com o docente, as conquistas são fruto do trabalho educacional desenvolvido em sala, com apoio dos alunos e da gestão escolar. Para ele, os prêmios reforçam o protagonismo da pesquisa amazônica no cenário internacional e colocam o Amazonas como referência em estudos que unem ciência, cultura e educação.

        FOTO: Divulgação