Categoria: Educação

  • Formação impulsiona protagonismo infantil na rede municipal de Manaus

    Educação – Com o intuito de fortalecer o trabalho realizado no letramento e na cultura escrita nas crianças de 4 e 5 anos que estudam em unidades de ensino da Prefeitura de Manaus, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) encerra, nesta sexta-feira, 27/2, o primeiro módulo da formação do “Programa Leitura e Escrita na Educação Infantil (Proleei)” com professores que atuam na educação infantil. A atividade aconteceu na Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM), na avenida Maceió, zona Centro-Sul, e em outros polos espalhados pela cidade. 

    As capacitações iniciaram com os formadores municipais em outubro de 2025 e, agora, em fevereiro de 2026, começaram os encontros com as cursistas, professores do maternal 3, da pré-escola e pedagogos que atuam nesses segmentos. Atendendo inicialmente a 1.009 cursistas que impactarão mais de 44 mil crianças na rede, a formação seguirá até o final de setembro, com pós-seminários previstos para outubro. 

    O Proleei é uma ação do governo federal, desenvolvida pelo Ministério da Educação (MEC), que conjuga esforços da União, em parceria com os Estados, municípios, o Distrito Federal e as universidades federais, para a oferta de formação continuada aos profissionais que atuam na educação infantil, prioritariamente professores que atuam em turmas de pré-escola, no âmbito do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA). 

    Segundo a chefe da Divisão de Educação Infantil (DEI), Cláudia Magalhães, o encontro evidencia a qualidade do trabalho realizado nas escolas e a integração entre programas educacionais. “Ficamos muito gratos em ver nossas professoras compartilhando experiências e percebendo que aquilo que realizam em sala dialoga diretamente com o Proleei. Essa articulação traz algo primordial: a prática, a vivência e o protagonismo das crianças nas atividades pedagógicas”, destacou. 

    Ela também ressaltou que o projeto “Aprende+”, desenvolvido pela secretaria, serve como referência pedagógica e está alinhado aos documentos norteadores institucionais e às diretrizes nacionais. 

    Para a professora do 1º período do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Blandino José Ribeiro, Jéssica Lima Mota, a formação contribui diretamente para a prática docente e para o desenvolvimento das crianças.  De acordo com a docente, a capacitação também oferece direcionamento pedagógico ao longo do ano letivo. 

    “É uma formação muito rica e produtiva, porque vivenciamos experiências significativas e podemos expressar nossas percepções. Isso vai refletir de forma positiva no acolhimento das crianças e no trabalho que realizamos com elas. Conseguimos acompanhar a evolução das crianças e temos um norte para saber como trabalhar com elas”, completou. 

    Fonte: Alexandre Abreu/ Semed

  • Ensino técnico e educação integral crescem em 2025, mesmo em cenário desfavorável, mostra Censo

    No total, a educação básica perdeu cerca de 1 milhão de alunos entre 2024 e 2025. Ainda assim, educação profissional e ensino em tempo integral ‘resistiram’ às quedas e registraram crescimento.

    Educação- Os dados do Censo Escolar 2025, divulgados nesta quinta-feira (26) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mostram que, apesar de o número total de alunos matriculados na educação básica ter caído vertiginosamente (1 milhão a menos em apenas um ano), dois pilares continuaram avançando: 

    • educação integral, quando os estudantes passam, no mínimo, 35 horas por semana no colégio;
    • ensino técnico, principalmente integrado ao novo ensino médio, favorecendo a capacitação profissional dos jovens.

    Veja os números abaixo: 

    Educação integral

    A jornada estendida de estudantes nas escolas é vista por especialistas como uma alternativa para: 

    • diminuir a evasão, estreitando os laços do aluno com a comunidade escolar;
    • melhorar a formação pedagógica, cultural, esportiva e cidadã das crianças e dos adolescentes;
    • possibilitar tempo maior para reforço de habilidades de leitura e de matemática;
    • reduzir risco de exposição à violência, especialmente entre os mais vulneráveis.
    • Mas, atenção: em 2025, os repasses diretos da União ao programa de tempo integral caíram de forma muito acentuada em comparação com anos anteriores — de cerca de R$ 2,1 bilhões em 2023 e R$ 2,5 bilhões em 2024 para apenas R$ 75,8 milhões em 2025.

    Isso ocorreu principalmente por uma mudança na legislação, pela aprovação da Emenda Constitucional nº 135/2024 (parte do pacote de ajuste fiscal). 

    Os recursos para fomentar o programa passaram a ficar vinculados ao Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica), transferindo a responsabilidade para estados e municípios. A partir de 2026, prefeitos e governadores passaram a ter de aplicar ao menos 4% da verba do fundo em iniciativas relacionadas ao fomento das matrículas em tempo integral.

    Ensino técnico

    No Novo Ensino Médio, parte da carga horária dos estudantes é dedicada a “itinerários formativos”: são “trilhas” de aprofundamento em áreas escolhidas pelos próprios jovens. 

    É possível, por exemplo, que uma escola ofereça a opção de um itinerário que mescle Matemática e Ciências da Natureza ou Linguagens e Ciências Humanas. 

    Uma das alternativas é justamente a Educação Profissional e Tecnológica (EPT), na qual entra o ensino técnico. A intenção é que os jovens aliem o currículo básico do ensino médio a formações profissionalizantes, que os preparem melhor para o mercado de trabalho.

    No levantamento a partir de dados do Censo, o g1 considerou três categorias: 

    • educação técnica associada ao ensino médio (caso dos alunos que optaram por esse itinerário formativo); 
    • magistério/normal (voltado à formação, de nível médio, de professores) 
    • e ensino técnico integrado à Educação de Jovens e Adultos (EJA – ensino médio). 

    De 2024 a 2025, houve um incremento de cerca de 208 mil novas matrículas: de 1.082.146 para 1.290.081.

    A maior parte dos alunos está em escolas estaduais (75% do total). Em seguida, aparecem os institutos federais (19%), a rede privada (4%) e as escolas municipais (0,8%).

    Número de professores temporários continua alto

    O Censo Escolar mostrou que o número de professores temporários está acima do aceitável. Mais de 813 mil profissionais tinham este tipo de vínculo em 2025, o que representava cerca de 42,6% de todos os docentes em atuação na educação básica. 

    Em geral, contratos temporários envolvem condições de trabalho mais precarizadas, como a ausência de aumentos ou de bônus (como quinquênios) por tempo de carreira.

    Na rede estadual, o problema é ainda maior: os temporários são maioria (48,6%) e ultrapassam os efetivos (48,5%). Há, ainda, os terceirizados (0,63%) e os “CLT” (2,18%). 

    ➡️Índice de professores com licenciatura cai

    Outro cenário revelado pelo Censo foi o de queda no índice de professores de educação básica com licenciatura. Mesmo que 96,1% dos professores tivessem formação docente em 2025, a taxa era maior em 2024 (96,85%). 

    Além disso, apenas 4,04% dos professores de educação básica em atuação no ano passado tinham mestrado. Aqueles com doutorado eram 1,13%. Em 2024, eram 3,9% com mestrado e 1,11% com doutorado. 

    ➡️Sobe número de alunos pretos e pardos na educação básica

    Os dados raciais mostram que: 

    • Em 2024, 41,37% dos alunos de anos iniciais no ensino fundamental declararam-se pardosEm 2025, essa fatia passou a 45,15%. Em números absolutos, o aumento foi de mais de 545 mil estudantes.
    • Nos anos finais, 43% eram pardos em 2024, contra 46,15% em 2025 (aumento de 255.997 declarações).
    • Quanto aos alunos pretos, também houve crescimento no ensino fundamental entre 2024 e 2025. Percentualmente, eles passaram de 3,93% para 4,65% (anos iniciais) e de 4% para 4,74% (anos finais). 
    • Em contrapartida, o número de estudantes considerados amarelos foi menor em 2025 em toda a educação básica. Dos quase 42,5 milhões de alunos considerados neste recorte, apenas 153.569 eram amarelos.
    • Na creche e no ensino médio, houve um aumento no número de matrículas de indígenas. No entanto, esses alunos não representaram nem 1% do corpo discente em nenhuma das etapas da educação básica.

    Fonte: G1

  • Fies: pré-selecionados devem complementar inscrição até esta terça

    Estudantes devem acessar site do FiesSeleção para completar o processo.

    Educação – Os estudantes pré-selecionados na chamada única do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) 2026 têm até esta terça-feira (24) para complementar as informações prestadas no momento da inscrição. O prazo terminará às 23h59, no horário de Brasília.

    Os pré-selecionados devem acessar o site do FiesSeleção, com a senha da plataforma Gov.br, para complementar o cadastro.

    O Fies concede financiamento a estudantes de baixa renda em cursos de graduação em instituições privadas de ensino superior.

    Chamada única

    O estudante pode conferir se foi pré-selecionado na chamada única do Fies para o primeiro semestre de 2026 diretamente no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, na aba do Fies.

    O resultado foi divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) na última quinta-feira (19).

    Informações complementares

    As informações pedidas agora não foram solicitadas na inscrição inicial e dizem respeito, por exemplo, à confirmação do endereço e contatos de e-mail/telefone, ao detalhamento do grupo familiar, à informação do semestre de ingresso na faculdade, ao percentual do financiamento estudantil, à escolha do banco em que deseja formalizar o contrato de financiamento; e ao valor da mensalidade para auxiliar o cálculo do financiamento.

    De acordo com o edital do Fies 2026, o pré-selecionado a uma vaga do Fies Social também já pode solicitar a contratação de financiamento integral, com a cobertura de até 100% dos encargos educacionais cobrados pela faculdade privada.

    O Fies Social beneficia estudantes com renda familiar por pessoa de até meio salário mínimo (R$ 810,50, em 2026) e com inscrição ativa no Cadastro Único de Programas Sociais do governo federal (CadÚnico).

    Etapas

    Após o período de complementação online das informações da inscrição, os estudantes deverão comprovar as informações declaradas em até cinco dias úteis, diretamente na instituição privada de ensino superior em que foram pré-selecionados.

    No caso do pré-selecionado para uma vaga do Fies Social, este ficará dispensado da comprovação da renda familiar perante a Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da faculdade.

    Mesmo assim, deverá comparecer à comissão para validar as demais informações.

    Lista de espera

    As vagas eventualmente não ocupadas nesta primeira edição do ano do Fies serão ofertadas na edição do segundo semestre.

    De acordo com o edital que determina as regras do Fies 2026, os estudantes que não forem pré-selecionados na chamada única estarão automaticamente na lista de espera para preenchimento das vagas não ocupadas, observada a ordem de classificação.

    Quem estiver na lista de espera do Fies deverá acompanhar o resultado de eventual pré-seleção no site do FiesSeleção.

    A convocação dessa lista de espera ocorrerá de 26 de fevereiro a 10 de abril.

    Oferta e inscrições

    Neste primeiro semestre, o processo seletivo ofereceu 67.301 vagas em 1.421 universidades, faculdades e centros universitários privados, para 19.834 cursos de ensino superior.

    Em todo o ano de 2026, o número de vagas ofertadas pelo Fies será de 112.168.

    Desde 2024, o programa reserva 50% das vagas para o Fies Social. Além disso, o programa prevê vagas a candidatos autodeclarados negros (pretos e pardos), indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência (PCD).

    Cada candidato pôde se inscrever em até três opções de curso superior, neste processo de seleção.

    Ao todo, o Ministério da Educação registrou 210.108 pessoas interessadas, que fizeram 528.175 inscrições.

    Especificamente para o Fies Social, o total de inscritos nas vagas ofertadas foi de 52.930 candidatos.

    Anualmente, o Fies tem dois processos seletivos regulares, um por semestre letivo. Também são realizados processos seletivos para vagas remanescentes, que ocorrem após os processos regulares, com o objetivo de preencher vagas eventualmente não ocupadas.


    Fonte e Foto: Agência Brasil

  • Estudantes do Amazonas têm até terça-feira(24) para solicitar isenção no PSC da Ufam

    O PSC é organizado pela Comissão Permanente de Concursos (Compec) da Ufam e acontece em três etapas.

    Educação – Estudantes da 1ª e 2ª série do Ensino Médio da rede estadual do Amazonas podem pedir, a partir desta segunda-feira (24), a isenção da taxa do Processo Seletivo Contínuo (PSC) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). O prazo termina nesta terça-feira (24), e o pedido deve ser feito no site da Ufam.

    Para ter direito à isenção, o aluno precisa estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e ter renda familiar per capita de até meio salário mínimo. A confirmação será divulgada junto com o Cartão de Confirmação de Inscrição (CCI).

    O PSC é organizado pela Comissão Permanente de Concursos (Compec) da Ufam e acontece em três etapas.

    A prova está marcada para 7 de junho em Manaus e em cidades do interior, como Coari, Parintins e Tabatinga.



    Fonte e Foto: G1 Amazonas

  • Olimpíada Brasileira de Matemática está com inscrições abertas

    Alunos do 6º ano ao ensino médio podem participar da atividade.

    Educação – Unidades de ensino de todo o país podem inscrever, a partir da quarta-feira (4), alunos do 6º ano do ensino fundamental ao 3º do ensino médio na 21ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). 

    As inscrições são feitas exclusivamente pelas escolas na página da Obmep, até 16 de março. Podem participar instituições públicas municipais, estaduais e federais, bem como privadas.

    Bolsas

    A iniciativa do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) tem recursos do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). A edição deste ano vai distribuir 8.450 medalhas nacionais, sendo 650 de ouro, 1.950 de prata e 5.850 de bronze, além de 51 mil certificados de menção honrosa.

    Segundo os organizadores, a competição reúne anualmente mais de 18,5 milhões de estudantes de todas as regiões do Brasil.

    Os estudantes premiados nacionalmente são convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC), que incentiva o desenvolvimento acadêmico e oferece uma bolsa de R$ 300, por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), aos alunos de escolas públicas participantes do programa.

    Além da premiação nacional, a Obmep também reconhece os estudantes com melhor desempenho em cada estado. Serão distribuídas pelo menos 20,5 mil medalhas estaduais – mas que não dão acesso ao PIC.

    Provas

    A olimpíada ocorre em duas fases. A primeira é composta por uma prova objetiva com 20 questões, aplicada pela própria escola em 9 de junho. Os estudantes mais bem colocados serão classificados para segunda etapa, que acontece em 17 de outubro.

    Nessa fase, é aplicada nos centros definidos pela organização da olimpíada. A prova é composta por seis questões discursivas, elaboradas de acordo com o grau de escolaridade dos alunos.

    Os alunos são distribuídos em três níveis: o primeiro compreende alunos do 6º e 7º anos do fundamental, o segundo é para quem estuda no 8º e 9º ano, o nível 3, para o ensino médio.

    A divulgação dos aprovados para a segunda fase será feita em 3 de agosto, e a divulgação dos premiados nacionais, em 15 de dezembro.


    Fonte e Foto: Agência Brasil

  • Inscrições para o 1º provão eletrônico de 2026 no Amazonas abrem na quinta-feira; saiba como participar

    Provão é uma oportunidade para todos aqueles que buscam a regularização dos estudos ou a certificação de conclusão do ensino da Educação Básica.

    Educação – As inscrições para o primeiro provão eletrônico de 2026 abrem na quinta-feira (5) e seguem até dia 10 de fevereiro. A informação é da Secretaria de Educação do Amazonas (Seduc-AM). O exame vai oferecer 6,5 mil vagas para estudantes do ensino fundamental e médio.

    Segundo a Seduc, o provão é uma oportunidade para todos aqueles que buscam a regularização dos estudos ou a certificação de conclusão do ensino da Educação Básica. Para se inscrever, o candidato deve acessar o site da secretaria. As avaliações serão no período de 11 de fevereiro a 29 de maio.

    “O candidato que tenha abandonado seus estudos e queira retomar por meio do exame, ou aquele que necessita, de forma imediata, do certificado de conclusão da Educação Básica, pode buscar se inscrever neste período”, explicou a gerente de Atendimento Educacional Específico e da Diversidade (Gaeed), Kátia Mendes.

    Provão Eletrônico

    Os candidatos podem agendar até quatro componentes curriculares por dia, nos turnos matutino, vespertino ou noturno, conforme a disponibilidade de vagas.

    Ensino Fundamental:

    8 componentes curriculares

    Idade mínima: 15 anos completos

    Ensino Médio:

    12 componentes curriculares

    Idade mínima: 18 anos completos

    Orientações:

    Para a realização da prova, é obrigatória a apresentação de documento oficial com foto.

    As provas são compostas por 20 questões objetivas.

    Será considerado aprovado o candidato que obtiver nota igual ou superior a 6,0 (60% de acertos).

    O candidato aprovado em todos os componentes curriculares deverá solicitar o certificado pelo e-mail: provaoeletronico@educacao.am.gov.br ou presencialmente na Gaeed, na sede da Secretaria de Educação (Endereço: Avenida Waldomiro Lustoza, nº 250, Japiim 2)

    Locais de aplicação das provas:

    Instituto de Educação do Amazonas (IEA) – Centro – Manhã e Tarde

    Escola Estadual Pe. Luís Ruas – Zumbi – Manhã / Tarde / Noite

    Escola de Educação Profissional Tecnológica Aníbal Beça – Novo Aleixo – Manhã / Tarde / Noite

    Escola Estadual Sólon de Lucena – São Geraldo – Manhã / Tarde / Noite

    Coordenadoria Distrital de Educação 07 – Colônia Terra Nova – Manhã e Tarde.



    Fonte e Foto: G1 Amazonas

  • Inscrições para o Fies 2026 começam nesta terça-feira

    Programa oferece mais de 112 mil vagas para financiamento do ensino superior; cadastro é gratuito e feito pela internet.

    Educação – O Ministério da Educação (MEC) abre nesta terça-feira (3) o período de inscrições gratuitas para o Fies 2026 (Fundo de Financiamento Estudantil). Os interessados devem se inscrever exclusivamente por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

    Ao todo, o governo federal disponibilizará 112.168 vagas. Deste total, 67.301 oportunidades são destinadas ao primeiro semestre, enquanto 44.867 vagas ficarão para a seleção do segundo semestre do ano.

    Quem pode se inscrever no Fies

    Podem concorrer estudantes que tenham participado de qualquer edição do Enem a partir de 2010, desde que tenham obtido média mínima de 450 pontos nas provas e nota acima de zero na redação.

    Também é necessário comprovar renda familiar bruta mensal per capita de até três salários mínimos, o equivalente a R$ 4.863.

    Ordem de prioridade dos candidatos

    O sistema de classificação do Fies prioriza, em primeiro lugar, candidatos que ainda não possuem diploma de graduação e nunca utilizaram o financiamento.

    Na sequência, a ordem de preferência contempla:

    estudantes que já utilizaram o Fies e quitaram o financiamento;

    graduados que nunca foram beneficiários do programa;

    graduados que já utilizaram o Fies e regularizaram débitos anteriores.

    Critério de seleção

    Entre candidatos que pertencem ao mesmo grupo de prioridade, a classificação é definida pela pontuação decrescente obtida no Enem.

    Divulgação do resultado

    O cronograma do MEC prevê que o resultado da pré-seleção, em chamada única, será divulgado no dia 19 de fevereiro.

    Os candidatos pré-selecionados deverão complementar obrigatoriamente a inscrição no sistema Fies Seleção entre os dias 20 e 24 de fevereiro. A confirmação dentro do prazo é indispensável para garantir o financiamento do curso escolhido.


    Fonte e Foto: BacciNoticias

  • Sisu 2026: MEC divulga resultado; veja como acessar

    Nesta edição, são oferecidas 274,8 mil vagas em instituições públicas, além de mudanças no uso das notas do Enem.

    Educação – O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta quinta-feira (29) o resultado do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) 2026.

    Os candidatos podem conferir a classificação no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, mediante login com a conta Gov.br.

    O Sisu é uma das principais portas de entrada para o ensino superior público no país. Nesta edição, o programa oferece 274,8 mil vagas em 7.388 cursos de 136 instituições públicas, o maior número já registrado, segundo o MEC.

    Entre as novidades deste ano está a ampliação do público apto a concorrer: podem se inscrever candidatos que tenham participado de ao menos uma das três últimas edições do Enem — 2023, 2024 ou 2025 — desde que já tenham concluído o ensino médio.

    Datas do Sisu 2026

    Resultado da chamada regular: 29 de janeiro

    Matrícula da chamada regular – a partir de 2 de fevereiro

    Manifestação de interesse na lista de espera-  29 de janeiro a 2 de fevereiro

    Convocação da lista de espera pelas instituições –  a partir de 11 de fevereiro


    Fonte e Foto: JP Notícias

  • Faculdades de Manaus recebem pior nota em avaliação nacional de Medicina

    Nilton Lins e Fametro obtêm conceito 1 no Enamed e passam a integrar lista de cursos que podem ter vagas suspensas e acesso bloqueado a programas federais.

    Educação – Duas instituições de ensino superior de Manaus estão entre as piores avaliadas do país na formação médica. A Universidade Nilton Lins e o Centro Universitário CEUNI – Fametro receberam conceito 1, o mais baixo possível, no Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed). O resultado foi divulgado na segunda-feira (19), em Brasília, e acendeu um alerta sobre a qualidade do ensino médico oferecido na capital amazonense.

    As notas colocam as duas faculdades no grupo de cursos considerados insatisfatórios pelo governo federal e as expõem a punições severas, que incluem suspensão de vagas para novos alunos e restrições ao acesso a programas como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

    Manaus no mapa das piores avaliações


    O desempenho das instituições manauaras chama atenção por integrar um cenário nacional preocupante. Ao todo, 107 cursos de Medicina em todo o Brasil obtiveram notas 1 ou 2 no Enamed, de um universo de 351 cursos avaliados. Esses conceitos são classificados como abaixo do padrão mínimo de qualidade exigido pelo Ministério da Educação.

    No caso da Nilton Lins e da Fametro, a situação é ainda mais grave, já que o conceito 1 representa falhas significativas na formação oferecida aos estudantes, segundo os critérios da avaliação.

    O que é o Enamed e como funciona a avaliação


    O Enamed é uma prova anual aplicada pelo Ministério da Educação, por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O exame avalia tanto o desempenho dos estudantes quanto aspectos estruturais e pedagógicos dos cursos de Medicina.

    A nota final varia de 1 a 5. Conceitos 1 e 2 são considerados insatisfatórios; 3 é visto como regular; e 4 e 5 indicam bom e excelente desempenho, respectivamente.



    Distribuição nacional das notas

    Os resultados divulgados pelo Inep mostram um retrato desigual da formação médica no país:

    24 cursos receberam conceito 1;

    83 cursos ficaram com conceito 2;

    80 cursos alcançaram conceito 3;

    114 cursos obtiveram conceito 4;

    49 cursos atingiram conceito 5;

    1 curso ficou sem conceito por ter menos de dez alunos avaliados.

    Quase um terço dos cursos avaliados acabou enquadrado na faixa de desempenho considerada inadequada.

    Punições previstas para cursos mal avaliados


    Os cursos que receberam conceito 1 ou 2 estarão sujeitos a sanções administrativas. Aqueles com nota 2 terão redução no número de vagas autorizadas para ingresso. Já os cursos com conceito 1, como os de Manaus, poderão sofrer suspensão total da entrada de novos alunos.

    Além disso, todos os cursos com avaliação insatisfatória ficarão suspensos do Fies e de outros programas federais de incentivo ao ensino superior.

    Nem todos sofrerão sanções imediatas
    Em coletiva com a imprensa, o ministro da Educação, Camilo Santana, explicou que, embora 107 cursos tenham recebido notas baixas, apenas 99 serão penalizados neste momento. Isso ocorre porque faculdades estaduais e municipais não estão sob a gestão direta do MEC.

    Entre as penalidades anunciadas estão:

    8 cursos com suspensão total de novos ingressos;

    13 cursos com redução de 50% das vagas;

    33 cursos com redução de 25% das vagas;

    45 cursos impedidos de ampliar o número de vagas.

    Fonte: AM POST

  • Sisu 2026: inscrições começam nesta segunda-feira

    São ofertadas 274,8 mil vagas em 7,3 mil cursos de 136 instituições públicas; neste ano, os candidatos poderão usar nota das edições de 2024 e 2023 do Enem.

    Educação – As inscrições no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) começam nesta segunda-feira (19) e terminam na sexta-feira (23). Neste ano, são ofertadas 274,8 mil vagas em 7,3 mil cursos de 136 instituições públicas. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), é a maior edição da história em quantidade de universidades federais e estaduais e institutos federais participantes.

    Outra novidade é que os candidatos poderão usar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024 ou 2023, caso o resultado tenha sido superior ao da edição de 2025. No entanto, a regra não contempla quem fez as provas anteriores como treineiro.

    Para se inscrever, o candidato deve acessar o site sisualuno.mec.gov.br e fazer login com a conta gov.br. Depois, o estudante precisa preencher seus dados pessoais, sociais e econômicos. Essas informações são necessárias para determinar se o aluno se enquadra nas vagas reservadas conforme define a Lei de Cotas.

    Com essa primeira etapa concluída, o candidato avança para a página onde deve selecionar duas opções de curso ou a mesma graduação, mas em instituições de ensino diferentes. Caso não seja aprovado na primeira chamada, o estudante só poderá manifestar interesse em participar da lista de espera da primeira escolha.

    Na terça-feira (20), o site exibirá as primeiras notas de cortes, atualizadas uma vez por dia até o encerramento das inscrições. O resultado da primeira chamada será divulgado em 29 de janeiro na plataforma do Sisu. As matrículas nos cursos começam em 2 de fevereiro conforme calendário de cada instituição de ensino. Essa etapa é feita só nas universidades, portanto, o aluno deve procurar o local onde foi aprovado.

    Os estudantes que não passarem, mas querem participar da lista de espera, devem manifestar interesse por meio do site do Sisu, de 29 de janeiro a 2 de fevereiro. O resultado da segunda chamada será divulgado pelas instituições de ensino.


    Fonte e Foto: JP Notícias