Categoria: Amazonas

  • Junho Vermelho reforça importância da doação de sangue e mobiliza solidariedade no Amazonas

    Durante todo o mês, os doadores podem escolher qual agremiação receberá a pontuação referente à sua doação, transformando a solidariedade em uma disputa saudável em prol da vida.

    Amazonas – Junho é o mês dedicado à conscientização sobre a importância da doação de sangue. Conhecida nacionalmente como Junho Vermelho, a campanha busca sensibilizar a população para um gesto simples, mas capaz de salvar inúmeras vidas. No Amazonas, a mobilização ganha um reforço especial com a terceira edição da campanha “Junho Azul e Vermelho”, promovida pela Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam).

    A iniciativa une o espírito solidário à tradicional rivalidade dos bois-bumbás Caprichoso e Garantido. Durante todo o mês, os doadores podem escolher qual agremiação receberá a pontuação referente à sua doação, transformando a solidariedade em uma disputa saudável em prol da vida.

    referente ao mês da doação.

    “É uma maneira de reconhecer a importância desse ato e, ao mesmo tempo, incentivar mais pessoas a se tornarem doadoras regulares. Queremos contribuir para fortalecer essa rede de solidariedade que salva vidas diariamente”, destaca Wladia.

    Um gesto que salva vidas

    Uma única doação de sangue pode beneficiar até quatro pessoas. O material coletado é utilizado em cirurgias, tratamentos oncológicos, transplantes, atendimentos de emergência e diversas outras situações que exigem transfusões.

    Por isso, especialistas reforçam que a doação deve ocorrer durante todo o ano, especialmente em períodos de queda nos estoques. No Amazonas, a expectativa é que a campanha Junho Azul e Vermelho mobilize torcedores, servidores públicos e toda a população em torno de uma causa comum: salvar vidas por meio da solidariedade.

    Serviço:

    Hemoam
    Avenida Constantino Nery, nº 4397, Chapada, Manaus
     Atendimento para doação: segunda a sábado, das 7h às 18h

    Quem pode doar?

    • Ter entre 16 e 69 anos (menores de idade com autorização dos responsáveis);
    • Pesar mais de 50 quilos;
    • Estar em boas condições de saúde;
    • Estar alimentado;
    • Apresentar documento oficial com foto.

    Fonte: Acrítica.com

  • Coronel Clóvis Araújo assume comando da Defesa Civil do Amazonas após saída de Francisco Máximo

    Mudança ocorre após pedido de exoneração do coronel Francisco Máximo Filho, que deixa o cargo para tratamento de saúde.

    Amazonas – O Governo do Amazonas informou que a Defesa Civil do Estado passará a ser comandada pelo coronel Clóvis Araújo Pinto Júnior a partir desta quarta-feira (10). A mudança foi oficializada após o pedido de exoneração do então secretário de Estado de Defesa Civil, coronel Francisco Ferreira Máximo Filho.

    Segundo o governo, a saída de Francisco Máximo ocorre por motivo de tratamento de saúde. O oficial ocupava o cargo desde 2019 e esteve à frente das principais ações de resposta a enchentes, estiagens e desastres naturais registrados no Amazonas nos últimos anos.

    Novo secretário já atuava na Defesa Civil

    Antes da nomeação, Clóvis Araújo exercia a função de secretário executivo da Defesa Civil do Amazonas, participando diretamente das atividades de planejamento e coordenação das ações do órgão.

    A escolha busca garantir a continuidade dos trabalhos desenvolvidos pela pasta, especialmente em um período marcado pelo monitoramento da cheia dos rios e pelo atendimento a municípios afetados por eventos climáticos.

    Trajetória no Corpo de Bombeiros
    Natural de Recife (PE), o coronel Clóvis Araújo integra o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) desde 2004.

    Ao longo da carreira, atuou como instrutor em cursos de formação de oficiais e praças, além de ocupar funções estratégicas de comando dentro da corporação.

    Entre as atribuições exercidas, esteve à frente de unidades responsáveis pelas operações do Corpo de Bombeiros na capital e também no interior do estado.

    Continuidade das ações

    A expectativa é que o novo secretário mantenha o trabalho de prevenção, monitoramento e resposta a situações de emergência coordenadas pela Defesa Civil Estadual.

    O órgão é responsável por ações voltadas ao enfrentamento de desastres naturais, assistência humanitária e apoio aos municípios em situações de risco.

    Fonte: AM POST.

  • Piloto de lancha é preso enquanto mulher segue desaparecida após acidente com embarcação no Amazonas

    Piloto suspeito de causar colisão entre embarcações foi preso após fugir sem prestar socorro às vítimas.

    Polícia – O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) entrou, na terça-feira (9), no terceiro dia de buscas por uma mulher de 35 anos que desapareceu após uma colisão entre duas embarcações no Rio Pantaleão, na comunidade Carapina, zona rural de Autazes, interior do Amazonas. O acidente ocorreu na noite de domingo (7) e deixou uma família inteira à deriva nas águas do rio.

    De acordo com as informações das autoridades, a vítima estava em uma canoa de alumínio junto com familiares quando a embarcação foi atingida frontalmente por outro barco. Com a força do impacto, todos os ocupantes foram lançados na água.

    O condutor da canoa, de 33 anos, uma jovem de 19 anos e uma criança de apenas dois anos conseguiram sobreviver. No entanto, a esposa do piloto desapareceu nas águas do Rio Pantaleão e, desde então, é procurada por equipes de resgate.

    Para reforçar as operações, quatro mergulhadores especializados foram enviados de Manaus e realizam buscas intensivas na área onde ocorreu o naufrágio. As equipes percorrem trechos do rio e utilizam técnicas de mergulho para tentar localizar a vítima.

    Suspeito foi preso em flagrante

    Segundo a Polícia Civil do Amazonas, o homem apontado como responsável pela colisão tem 32 anos e retornava de uma festa realizada na comunidade Tumbira. As investigações apontam que ele conduzia a embarcação em alta velocidade e sem qualquer tipo de sinalização luminosa.

    Testemunhas relataram ainda que o suspeito apresentava sinais evidentes de embriaguez, como forte odor de álcool, fala desconexa e dificuldade de raciocínio. Após a colisão, ele teria abandonado o local sem prestar qualquer assistência às vítimas.

    Diante das evidências, o homem foi preso em flagrante e encaminhado às autoridades competentes. Ele foi autuado por atentado qualificado contra a segurança do transporte fluvial e permanece à disposição da Justiça enquanto as investigações continuam.

    Buscas continuam

    As equipes do Corpo de Bombeiros seguem mobilizadas na região na tentativa de localizar a mulher desaparecida. O trabalho ocorre em uma área considerada de difícil acesso e leva em conta fatores como correnteza, profundidade e visibilidade da água.

    A Polícia Civil também apura todas as circunstâncias do acidente para determinar as responsabilidades e reunir elementos que possam contribuir para a conclusão do inquérito.

    Fonte: AM POST

  • Amazonas entrega 2,1 mil óculos e amplia atendimento oftalmológico

    Nova etapa do programa beneficia mais de 2 mil pessoas e eleva para 10,3 mil o número de atendidos no estado

    Amazonas – O governador Roberto Cidade realizou, nesta terça-feira (09), a entrega de 2,1 mil óculos de grau para pacientes da rede estadual de saúde. A ação aconteceu no Centro de Convenções Vasco Vasques, na avenida Pedro Teixeira, zona centro-oeste de Manaus. Com essa nova etapa, o programa soma mais de 10,3 mil óculos entregues desde novembro do ano passado, ampliando o acesso da população ao cuidado com a visão.

    Durante a entrega, o governador destacou que a iniciativa representa mais qualidade de vida e inclusão para os pacientes atendidos pela rede pública.

    A iniciativa faz parte da estratégia do Governo do Amazonas para garantir o ciclo completo do cuidado em saúde ocular, desde a consulta especializada, passando pelas cirurgias, até a entrega gratuita dos óculos. Ao todo, estão previstos 12 mil atendimentos nessa frente, contemplando pacientes de diferentes faixas etárias, entre crianças, adultos e idosos.

    A ação integra a política estadual de órteses e próteses e reforça o compromisso do Estado em ampliar o acesso ao atendimento oftalmológico na rede pública. A estratégia inclui consultas especializadas, fornecimento de óculos e a realização de cirurgias, fortalecendo a capacidade de diagnóstico, tratamento e reabilitação visual pelo SUS.

    Acompanharam também a entrega a primeira-dama e presidente de honra do Fundo de Promoção Social, Thaisa Cidade; a deputada estadual Joana Darc; os vereadores Diego Afonso e Glória Carratte; o secretário de Saúde, Luís Alberto Saraiva; e a secretária do FPS, Adriana Pimentel.

    Beneficiados


    Entre os contemplados está o aposentado Carlos José Albuquerque, de 77 anos, que relatou a importância do atendimento recebido pelo programa. Ele também foi beneficiado no mutirão de cirurgia de catarata.

    Serviço integrado
    Os atendimentos começaram com mutirões oftalmológicos e seguem com consultas realizadas em clínicas credenciadas pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM). Todos os pacientes contemplados passaram por avaliação especializada, receberam prescrição médica e escolheram suas armações antes da entrega.

    A convocação dos usuários é feita pelo Sistema de Regulação, com envio de mensagens via WhatsApp por meio da assistente virtual do programa Saúde AM Digital, garantindo mais agilidade no processo e melhor organização do atendimento.

    Para participar do mutirão, o usuário precisa ter encaminhamento para atendimento oftalmológico e estar inserido no Sistema de Regulação, a partir de consultas realizadas em Unidades Básicas de Saúde ou policlínicas. A iniciativa amplia a resolutividade dos serviços e contribui para a promoção da saúde da população.

    Fonte: D24am.

  • Secretário de Saúde assume linha de frente para melhorar fluxo de Hospitais no AM

    “Nossa missão é salvar vidas, melhorar acesso oportuno a leitos e o acolhimento do paciente na rede hospitalar’, disse Luis Alberto Saraiva

    Amazonas – O novo secretário de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), Luis Alberto Saraiva, vem chamando a atenção ao adotar uma postura de forte presença em campo para mapear e solucionar os gargalos do setor. Com um estilo dinâmico, o gestor tem priorizado o acompanhamento direto nas unidades de saúde, cobrando agilidade e eficiência na ponta do atendimento. O objetivo é organizar os fluxos internos e as transferências inter-hospitalares entre as unidades de urgência e emergência e as unidades de retaguarda, garantindo acolhimento de qualidade a todos os pacientes que necessitam de internação ou outro tipo de atendimento.

    O novo secretário passou a manhã de domingo no HPS 28 de Agosto, unidade que, ao lado do Instituto da Mulher Dona Lindu (IMDL), compõe o Complexo Hospitalar Zona Sul (CHS). Acompanhado do secretário executivo de Assistência da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), Homero de Miranda Leão, e da secretária executiva adjunta de Assistência, Mônica Melo, ele se reuniu com a gestão do CHS, visitou enfermarias e demais áreas assistenciais e determinou a imediata reorganização dos fluxos.

    A expectativa da gestão é que o monitoramento constante nas principais portas de urgência e emergência dê mais celeridade às tomadas de decisão e otimize os serviços oferecidos à população.

    “A nossa missão é salvar vidas com acolhimento e garantia de acesso à saúde. Estamos chegando aqui ao 28 de Agosto para verificar todas as pendências deste pronto-socorro e agir imediatamente. Porque saúde não espera, e nós temos muito respeito pela vida da população amazonense. A Saúde é pra já, é pra gente”, disse o secretário.

    Com mais de 610 leitos, o CHS é hoje o maior complexo hospitalar da Região Norte do Brasil e, na avaliação do secretário, não pode haver pacientes aguardando leitos ou transferências.

    O compromisso da nova gestão, afirma, é garantir que as pendências sejam resolvidas com a máxima urgência e que todo paciente que necessitar de internação se sinta acolhido, fortalecendo o sistema de saúde do Amazonas e assegurando atendimento digno, humanizado e ágil à população.

    Médico cirurgião cardiovascular por formação, o novo secretário assumiu o comando da pasta no dia 29 de maio. Com ampla experiência na área médica e em gestão hospitalar, o novo titular da SES-AM é especialista em cirurgia cardiovascular, doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP) e possui atuação em instituições públicas e privadas de referência no Amazonas.

    Fonte: D24am.

  • Amazonas atualiza cenário das arboviroses nesta segunda-feira

    No total, 4.933 casos suspeitos foram notificados nos cinco primeiros meses do ano

    Amazonas – A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), divulga, nesta segunda-feira (08/06), o Informe Epidemiológico das Arboviroses no Amazonas. O levantamento está disponível no site da fundação (www.fvs.am.gov.br).

    No Amazonas, no período de 1º de janeiro até o dia 31 de maio, foram 4.933 casos suspeitos de arboviroses notificados, dos quais foram confirmados 682 casos de dengue, por critério laboratorial ou clínico-epidemiológico; além de 39 de chikungunya, 6 de zika, 4 de febre de Mayaro, e 1 caso confirmado de febre Oropouche.

    Na lista de municípios do Amazonas com maior número de casos notificados para arboviroses de 1º de janeiro a 31 de maio de 2026, estão: Manaus (1.530), Eirunepé (514), Envira (375), Jutaí (332), Guajará (273), Tabatinga (263), Ipixuna (231), Tefé (169), Benjamin Constant (141), Coari (137), Carauari (132) e São Paulo de Olivença (120). Os dados são sujeitos à atualização.

    Medidas de Prevenção

    A melhor forma de evitar as arboviroses é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação de mosquitos transmissores das doenças.

    Além dessas medidas, a prevenção contra a Febre Oropouche envolve, ainda, evitar adentrar em locais de mata e beira de rios (principalmente entre 9h e 16h), limpeza de quintais, evitando o acúmulo de matéria orgânica e, quando possível, recomenda-se o uso de repelentes.

    Fonte: Aline Reis/ FVS-RCP

    Foto: Arquivo/ FVS-RCP

  • Descarga elétrica durante manuseio de estrutura metálica mata um homem e deixa dois feridos no Amazonas

    Vídeo que circula nas redes sociais mostra o momento do resgate das vítimas após contato acidental com cabos de alta tensão em via pública.

    Amazonas – Um grave acidente envolvendo uma descarga elétrica resultou na morte de um homem e deixou outras duas pessoas feridas em uma via pública no Amazonas. O caso ganhou repercussão após um vídeo do momento do socorro às vítimas começar a circular nas redes sociais.

    De acordo com as imagens, os três homens manuseavam uma estrutura metálica quando o objeto teria encostado em cabos de alta tensão da rede elétrica. O contato provocou uma forte descarga elétrica, atingindo o grupo e causando pânico entre moradores que presenciaram a cena.

    Veja ao vídeo

    https://www.instagram.com/reel/DZU8vFfBvbU/?igsh=dmtubm9uMTl0a3Z1

    Nas gravações, é possível ver a movimentação de pessoas tentando prestar auxílio às vítimas logo após o acidente. Equipes de socorro foram acionadas para atender a ocorrência e realizar o encaminhamento dos feridos para atendimento médico.

    Informações divulgadas junto ao vídeo apontam que uma das vítimas não resistiu à gravidade dos ferimentos e morreu. Os outros dois homens foram socorridos com vida, mas até o momento não foram divulgados detalhes oficiais sobre o estado de saúde deles.

    As imagens também mostram que a rua estava decorada com enfeites aéreos semelhantes aos utilizados tradicionalmente por torcedores durante períodos de Copa do Mundo. No entanto, ainda não há confirmação oficial de que os envolvidos realizavam a instalação ou manutenção dessas estruturas quando o acidente aconteceu.

    Até o fechamento desta matéria, as autoridades não haviam informado o local exato da ocorrência nem confirmado a identidade das vítimas. As circunstâncias do acidente deverão ser apuradas para esclarecer como ocorreu o contato da estrutura metálica com a rede de energia elétrica.

    O caso chama atenção para os riscos de trabalhos realizados próximos à rede elétrica e reforça a importância da adoção de medidas de segurança em atividades que envolvam materiais metálicos ou estruturas elevadas em áreas urbanas.

  • Boi solto provoca correria e derruba motocicleta no interior do AM

    As imagens mostram o animal caminhando pelas ruas enquanto moradores observam a movimentação.

    Amazonas – Um boi de grande porte chamou a atenção de moradores de Anori (a 195 quilômetros a oeste de Manaus) após ser flagrado circulando livremente por uma área urbana da cidade. O episódio foi registrado em vídeo na sexta-feira (6) e rapidamente repercutiu nas redes sociais.

    As imagens mostram o animal caminhando pelas ruas enquanto moradores observam a movimentação. Em determinado momento, o boi corre em direção a pessoas que estavam próximas, provocando correria e momentos de tensão.

    Durante a confusão, o animal acabou atingindo uma motocicleta estacionada, derrubando o veículo. Apesar do susto, ninguém ficou ferido.

    O incidente resultou apenas em danos materiais, mas chamou a atenção dos moradores para os riscos da presença de animais de grande porte em áreas urbanas.

    Fonte: D24am

  • Mudança no PPB pode eliminar 12 mil empregos no Amazonas

    Segundo entidades de trabalhadores, mudanças propostas na Consulta Pública 10/2026 dos ministérios do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) podem permitir a importação de insumos e provocar perda de empregos no estado.

    Amazonas – Em ano de Copa do Mundo, uma possível mudança no Processo Produtivo Básico (PPB) de televisores com tela de cristal líquido, fabricados na Zona Franca de Manaus, pode retirar quase 12 mil empregos diretos do Polo Industrial. A afirmação é da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e do Sindicato da Indústria de Aparelhos e Componentes Elétricos do Amazonas (SINAEES-AM), que pediram aos governos estadual e federal medidas para evitar o cenário.

    Segundo entidades de trabalhadores, mudanças propostas na Consulta Pública 10/2026 dos ministérios do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) podem permitir a importação de insumos e provocar perda de empregos no estado.

    O PPB é a ‘receita’ que as indústrias do estado precisam seguir para garantir os incentivos fiscais da Zona Franca. A mudança proposta pelo governo federal institui um sistema de pontuações que reduz a importância da cadeia local de insumos, como fios, cabos e chicotes elétricos.

    “A cadeia de fornecimento de componentes, interconexões e chicotes elétricos constitui uma das maiores fontes de empregabilidade e atividade econômica do estado do Amazonas”, afirma a CUT em manifestação entregue ao governo Lula.

    GIGANTES

    A produção desses insumos é realizada por grandes empresas da Zona Franca, como a Foxcoon, Coelmatic Ltda, Constanta da Amazônia, Lite-On, Salcomp, Flex/Flextronics, Jabil, Cal-Comp, Compal, Digitron, Procomp, Qualitech e RD-Tronics.

    “Nós queremos emprego, não queremos trazer nada importado. O estado do Amazonas já fabricou flyback, motores, já fabricou tudo aqui. Nós temos a capacidade técnica para fazer isso, não tem que estar importando de outro lugar do mundo”, afirmou o presidente da CUT-AM, Valdemir Santana, para A CRÍTICA.

    O pedido das entidades é que o novo sistema de pontuação seja rebalanceado para tornar essencial a utilização de insumos produzidos na própria Zona Franca de Manaus, retirando o que veem como incentivo à importação.

    A CUT-AM também pede a sua inclusão e de outras entidades locais nos grupos de trabalho interministeriais e comitês decisórios responsáveis pela análise, elaboração, revisão e escolha das diretrizes aplicáveis à Zona Franca de Manaus.

    APOIO

    Nesta terça-feira, Valdemir Santana foi recebido pelo vice-governador do Amazonas, Serafim Corrêa (PSB), para tratar da agenda. O objetivo é que a gestão estadual também abra diálogo com a Suframa e o governo federal para não permitir a mudança do PPB na proposta atual.

    “Na mesma direção, nós não queremos diminuir empregos, nós queremos aumentar o número de empregos e, portanto, estamos todos de acordo. Manifestei apoio à proposta da CUT-AM em nome do governador Roberto Cidade que, obviamente, assim como todos nós, também deseja isso”, disse à reportagem Serafim Corrêa.

     Contribuições serão analisadas

     Questionado pela reportagem sobre os apontamentos da CUT-AM e governo do Amazonas, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) afirmou que todas as contribuições à proposta de PPB serão analisadas ao fim da consulta pública pelo Grupo Técnico interministerial do Processo Produtivo Básico (GT-PPB).

    O GT é composto pelo MDIC, pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e pela Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa). A análise ocorrerá “dentro dos prazos legais”, informou a pasta.

    A consulta pública encerrou o prazo para manifestações na quinta-feira (4). O governo agora pode prorrogar o período ou dar seguimento ao procedimento. Por padrão, a próxima etapa é o envio das minutas de Portarias Interministeriais ME/MCTIC para fixação ou alteração de PPB para a análise das Consultorias Jurídicas de ambos os Ministérios da Economia e da Ciência, Tecnologia e Inovações e Comunicações.

    Se aprovadas, as Portarias seguem para assinatura dos dois Ministros, sendo publicadas, em seguida, no Diário Oficial da União. A Suframa comunica a empresa ou associação por correio eletrônico quando da publicação no Diário Oficial da União.

    Em página oficial, o MDIC lembra que a publicação da Portaria estabelece ou altera o PPB para determinado produto, não para uma companhia específica. Ou seja, qualquer empresa poderá se habilitar aos benefícios cujo PPB é a contrapartida.

    A reportagem também procurou a Suframa nos dias 2 e 3 de junho, mas não houve retorno para o pedido de posicionamento. A assessoria de comunicação informou que manifestações da área técnicas levam tempo. Quando houver retorno, uma nova matéria será publicada.

    Fonte: Waldick Júnior Acrítica.com

  • Criação do Bope no Amazonas é aprovada por deputados; projeto segue para sanção

    Na prática, projeto de lei transforma a atual Companhia de Operações Especiais (COE) no novo Batalhão de Operações Policiais Especiais.

    Amazonas – A criação do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) no Amazonas foi aprovada nesta terça-feira (2) pelos deputados da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). O projeto de lei agora segue para sanção do governador Roberto Cidade (União).

    A medida promove alterações na Lei nº 3.514, que trata da organização básica da Polícia Militar do Amazonas (PMAM). Na prática, ela transforma a atual Companhia de Operações Especiais (COE) no novo Bope.

    A mudança é justificada pela alegação de que as principais Polícias Militares do Brasil adotam unidades denominadas Bope para realizar operações especiais.

    “A criação do Bope no Estado do Amazonas permitirá maior integração com unidades similares de outros Estados, participação em cursos e treinamentos padronizados e fortalecimento da doutrina nacional de operações especiais”, diz trecho do projeto.

    Segundo o projeto, o Bope no estado terá como atribuições:

    • Formação altamente especializada;
    • Equipes táticas permanentes;
    • Negociadores de crise;
    • Atiradores policiais de precisão (snipers);
    • Doutrina consolidada de gerenciamento de crises;
    • E capacidade de intervenção em cenários de extrema complexidade

    O texto aprovado nesta terça-feira não especifica se haverá aumento nos investimentos até então direcionados ao COE, com o objetivo de realizar a ampliação do efetivo, da estrutura física, dos equipamentos e da capacidade de treinamento do novo Bope.

    Caso o projeto de lei seja sancionado pelo governador, a expectativa é de que a nova estrutura seja implementada gradualmente, sem data específica para o início das atividades.

    Fonte: G1