Categoria: Amazonas

  • Codam aprova 45 projetos na Zona Franca de Manaus com R$ 444,9 milhões em investimentos

    Expectativa é que investimentos gerem 976 postos de trabalho. Durante reunião, realizada nesta quarta-feira (1º), também foi assinado o decreto que cria o Plano Estadual de Bioeconomia do Amazonas.

    Amazonas – O Conselho de Desenvolvimento do Estado do Amazonas (Codam) aprovou, nesta quarta-feira (1º), 45 projetos industriais para a Zona Franca de Manaus. As propostas somam R$ 444,9 milhões em investimentos e devem gerar 976 postos de trabalho, entre novas vagas e remanejamentos. A decisão foi tomada durante a 319ª reunião ordinária, realizada em Manaus.

    Entre os projetos aprovados, estão iniciativas que ampliam a diversidade da matriz produtiva do estado:

    • Whirlpool S.A.: R$ 4,97 milhões para produção de fogões por indução, com 18 empregos.
    • Brainfarma Indústria Química e Farmacêutica: R$ 81,85 milhões para ampliar a produção de medicamentos, com 30 vagas.
    • Gastank Indústria de Equipamentos: R$ 12,01 milhões para fabricar cilindros de gás, com 67 postos de trabalho.
    • Enoa Amazônia Energy System: R$ 90,14 milhões em soluções de armazenamento de energia elétrica, com 13 empregos.
    • Amazônia Manaus Industrial: R$ 20,09 milhões para produção de artigos de madeira em Carauari, com 61 vagas.

    No interior, empresas como F Godinho de Souza (produção de polpa e suco de frutas em Parintins), J P Balby (embarcações em alumínio em Manacapuru) e madeireiras como Artepalete e Bompalete também foram contempladas.

    O portal funciona como um ambiente digital integrado, reunindo cursos, publicações, artigos científicos e conteúdos informativos voltados à governança de dados e à transparência. A iniciativa foi desenvolvida em parceria com a Fapeam, dentro do programa Open Dados.

    Já a Revista CT&I Amazonas é uma publicação institucional voltada à divulgação de ações, projetos e resultados da política estadual de ciência, tecnologia e inovação.

    Ainda na reunião, a BR-319 entrou em pauta. O governador do Amazonas, Wilson Lima, prometeu apoio na articulação para a repavimentação de trechos da rodovia, serviço autorizado na terça-feira (31), em Brasília, por meio da abertura de licitação.

    O evento também marcou a despedida de Serafim Correa do cargo de secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Amazonas. Ele deixa a função para disputar as eleições de 2026, mas não divulgou qual cargo.

    Na ocasião, foi entregue uma placa em homenagem ao secretário Serafim Corrêa, que se despede do cargo após gestão iniciada em agosto de 2023, para se dedicar a novos projetos ao longo deste ano. A exoneração deve ser publicada nos próximos dias.

    O governador do Amazonas também anunciou o então secretário executivo de desenvolvimento econômico, Gustavo Igrejas, como titular interino da Sedecti

    Os indicadores refletem o avanço da indústria. De janeiro a fevereiro de 2026, a arrecadação do ICMS cresceu 44,26% em relação ao mesmo período de 2025. O Polo Industrial de Manaus faturou US$ 41,1 bilhões em 2025 e mantém média de 129,5 mil postos de trabalho em 2026.

    Entre 2023 e 2025, o Codam aprovou 840 projetos industriais. O número representa avanço em relação ao ciclo anterior, que teve 673 aprovações. O volume de investimentos chegou a R$ 19,94 bilhões. Também houve aumento na geração de empregos: 24.618 novos postos, superando os 23.382 do período anterior.

    Fonte: G1 Amazonas

  • Doze municípios do AM estão em situação de emergência devido à cheia dos rios, diz Defesa Civil

    Informação consta no Boletim Operação Cheia, divulgado nesta quarta-feira (1º) pela Defesa Civil do estado. Mais de 112 mil pessoas estão sendo afetadas.

    Amazonas – Doze dos 62 municípios do Amazonas estão em situação de emergência por risco de inundação devido à cheia dos rios e mais de 112 mil pessoas estão sendo afetadas. A informação consta no Boletim Operação Cheia, divulgado nesta quarta-feira (1º) pela Defesa Civil do estado.

    As cidades afetadas estão distribuídas em diferentes calhas de rios e enfrentam impactos provocados pelo aumento no nível das águas. No estado, os rios começam o processo de cheia entre outubro e novembro, após o fim da seca. Os níveis costumam subir gradativamente até o mês de junho, quando atingem seus ápices.

    De acordo com o órgão, estão estado de emergência:

    • Atalaia do Norte
    • Benjamin Constant
    • Boca do Acre
    • Canutama
    • Carauari
    • Eirunepé
    • Itamarati
    • Juruá
    • Lábrea
    • Santo Antônio do Içá
    • Tabatinga
    • Tapauá

    A classificação de emergência indica que essas cidades já sofrem consequências diretas da subida dos rios, como alagamentos em áreas urbanas e rurais, dificuldades de acesso a comunidades e prejuízos à infraestrutura.

    Ainda de acordo com o levantamento da Defesa Civil, outros sete municípios estão em estado de alerta, 15 permanecem em estado de atenção e 28 encontram-se em estado de normalidade — incluindo a capital Manaus.

    A Defesa Civil informou que segue monitorando os níveis dos rios em todo o estado e prestando apoio às prefeituras na adoção de medidas de resposta e assistência às famílias atingidas pela cheia.

    Nesta quarta-feira, o Rio Negro atingiu a marca de 25,50 metros em Manaus. O nível é 57 centímetros menor do que o registrado no mesmo dia do ano passado, quando o rio estava com 26,07 metros.

    De acordo com o Serviço Geológico do Brasil, responsável pela medição, a expectativa é de que o rio continue em processo de cheia até meados de junho. Na capital, a previsão é de que o Rio Negro ultrapasse a cota de inundação este ano.

    Conforme o 1º Alerta de Cheias do Amazonas de 2026, divulgado pelo órgão na terça-feira (31), a previsão é que o rio Negro atinja cerca de 28,3 metros, podendo variar entre 27,55 m e 29,07 m.

    A probabilidade de o nível ultrapassar a cota de inundação, que é de 27,50 m, é de 92%. Já o risco de alcançar a cota de inundação severa (29 m) é de 12%, enquanto a chance de superar a marca histórica de 30,02 m, registrada em 2021, é de apenas 1%.

    Com o reconhecimento da situação de emergência, moradores de Eirunepé, Itamarati e Boca do Acre também poderão solicitar o saque do FGTS por calamidade.

    Segundo a Caixa Econômica Federal, trabalhadores que moram nas áreas afetadas podem retirar até R$ 6.220 por conta do FGTS, desde que tenham saldo disponível e não tenham feito saque pelo mesmo motivo nos últimos 12 meses.

    O pedido pode ser feito de forma digital pelo aplicativo FGTS, sem necessidade de ir a uma agência. Para solicitar o benefício, o trabalhador precisa enviar documentos como identidade, comprovante de residência e uma foto segurando o documento.

    O prazo para pedir o saque vai até 11 de junho de 2026.

    Fonte: G1

  • Duas carretas tombam na BR-174 e bloqueiam totalmente trecho da ladeira ‘Maria Ceará’

    Acidente em ponto crítico da BR-174 interrompe tráfego nos dois sentidos e provoca quilômetros de congestionamento.

    Amazonas – O tombamento de duas carretas causou a interdição total da BR-174, na manhã desta quarta-feira (1º), em um dos trechos mais perigosos da rodovia, conhecido como ladeira “Maria Ceará”. A via é uma das principais ligações entre Manaus e Boa Vista.

    De acordo com informações preliminares, os veículos tombaram em circunstâncias ainda não esclarecidas. Até o momento, não há confirmação se houve colisão entre as carretas ou se os acidentes ocorreram de forma independente, possivelmente influenciados pelas condições da pista ou pela carga transportada.

    Apesar da gravidade da ocorrência, não há registro de feridos.

    Com os veículos ocupando grande parte da pista, o tráfego foi completamente interrompido nos dois sentidos. Filas de carros de passeio, ônibus intermunicipais e caminhões já se estendem por vários quilômetros, gerando transtornos para quem depende da rodovia.

    A ladeira “Maria Ceará” é conhecida pelo alto índice de acidentes, especialmente envolvendo veículos de grande porte, devido à inclinação acentuada do trecho.

    Até a última atualização, a Polícia Rodoviária Federal não havia divulgado detalhes sobre as causas do acidente nem previsão para liberação total da via.

    Veja o vídeo acessando o link:

    https://www.instagram.com/reel/DWl6b6UAbEq/?igsh=MWx0dDYwc2dlYjE0Yw==

  • Manaus e interior recebem programação gratuita da Semana S 2026 em maio; saiba como participar

    Além de Manaus, ação vai chegar a municípios como Manacapuru, Itacoatiara, Parintins, Coari, Tefé, Lábrea, Borba, Maués e Presidente Figueiredo.

    Manaus – Já estão abertas as inscrições para a Semana S 2026, maior evento integrado do setor terciário no Brasil. No Amazonas, a programação será realizada de 12 a 16 de maio, com atividades gratuitas e variadas. As inscrições são gratuitas, com vagas limitadas e o cadastro deve ser feito no site oficial.

    O evento é promovido pelo Sistema Fecomércio, Sesc e Senac Amazonas. Além de Manaus, vai chegar a municípios como Manacapuru, Itacoatiara, Parintins, Coari, Tefé, Lábrea, Borba, Maués e Presidente Figueiredo.

    A proposta é realizar um mutirão de cidadania, oferecendo serviços de saúde, odontologia, educação, qualificação profissional, beleza, turismo, cultura e gastronomia.

    No dia 15 de maio, Manaus recebe a primeira edição regional do Global Voices, encontro da Confederação Nacional do Comércio (CNC). O evento reúne líderes, economistas e empresários para discutir o futuro da economia.

    O palestrante será Heni Ozi Cukier, o Professor HOC, com a apresentação “A Amazônia no cenário Geopolítico Mundial”.

    Ainda no dia 15, acontece a 3ª edição do Innovation Day, voltado para empresários do comércio de bens, serviços e turismo. O evento vai discutir tendências, inovação, tecnologia e inteligência artificial nos negócios.

    Entre os convidados estão o publicitário Walter Longo e autoridades que participarão de uma mesa redonda sobre os desafios da conectividade aérea na Amazônia, dentro do programa Vai Turismo.

    As atividades do dia 15 começam às 16h, no Manaus Plaza Centro de Convenções, na avenida Djalma Batista, bairro Chapada.

    No dia 16, o Largo São Sebastião será palco do Dia S, a partir das 10h. O espaço vai se transformar em um centro de serviços e experiências, com atendimentos gratuitos, oficinas, atividades esportivas, ações de saúde, tecnologia e atrações culturais para toda a família.

    O público terá acesso a consultas odontológicas, exames preventivos, aferição de pressão e glicemia, oficinas de qualificação, experiências com realidade virtual, atividades de educação ambiental e serviços de beleza e bem-estar.

    A programação cultural inclui apresentações de boi-bumbá e atrações regionais. O encerramento será com show da cantora Elba Ramalho, às 20h30.

    Serviço

    Semana S 2026 no Amazonas
    Data: 12 a 16 de maio de 2026
    Destaque: 15 de maio – Global Voices, Vai Turismo e Innovation Day (a partir das 16h), no Manaus Plaza Centro de Convenções
    Dia S: 16 de maio – a partir das 10h, no Largo São Sebastião
    Inscrições: semana-s.portaldocomercio.org.br

    Fonte: G1 Amazonas

  • Licitação para pavimentação da BR-319 gera expectativa no AM, mas especialistas alertam para entraves ambientais e jurídicos

    Enquanto empresários comemoram o avanço, especialistas alertam para a necessidade de cumprimento de exigências ambientais e risco de novos entraves judiciais.

    Amazonas – O anúncio do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) que autoriza obras e abre licitação para pavimentação de trechos da BR-319, no Amazonas, repercutiu entre representantes do setor produtivo e entidades ligadas à rodovia. Enquanto empresários comemoram o avanço, especialistas alertam para a necessidade de cumprimento de exigências ambientais e risco de novos entraves judiciais.

    Os documentos foram assinados nesta terça-feira (31), em Brasília, e preveem, entre outras ações, a pavimentação de cerca de 339 quilômetros da estrada, além de intervenções no chamado “trecho do meio”, considerado o mais sensível ambientalmente.

    Para André Marcílio, da Associação Amigos da BR-319, o anúncio representa um passo importante, mas ainda depende de etapas fundamentais para sair do papel.

    Segundo ele, a pavimentação do trecho do meio, que pode chegar a cerca de 400 quilômetros, só poderá avançar após a aprovação do Plano Básico Ambiental e da Licença de Instalação, que ainda precisa ser analisada pelo Ministério do Meio Ambiente.

    Marcílio lembrou que a licença prévia já foi liberada pela Justiça após um período de embargo, mas destacou preocupação com a possibilidade de novas decisões judiciais interromperem o processo.

    Ele disse ainda que entidades devem acompanhar de perto os próximos desdobramentos do processo.

    Já representantes do setor produtivo veem o anúncio como uma conquista histórica para o Amazonas.

    O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), Antonio Silva, afirmou que a licitação marca um avanço importante para restabelecer a trafegabilidade da rodovia, que liga Manaus a Porto Velho

    De acordo com ele, a licitação dos serviços, que somam mais de 300 quilômetros, também deve incluir ações de regularização fundiária e recuperação de áreas degradadas, em conformidade com o Estudo de Impacto Ambiental.

    Essas medidas, segundo Silva, devem viabilizar a aprovação do Plano Básico Ambiental e, posteriormente, a liberação da Licença de Instalação para início efetivo das obras no trecho do meio.

    O presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Amazonas (Fecomércio-AM), Aderson Frota, afirmou que o anúncio do governo federal representa uma mudança importante para a logística do estado, considerado um dos mais isolados do país.

    Segundo ele, a pavimentação do trecho do meio da BR-319 vai além de uma obra de infraestrutura e deve funcionar como um eixo de integração regional.

    O DNIT autorizou novas obras e abriu licitação para pavimentar trechos da BR-319, no Amazonas. Os documentos foram assinados nesta terça-feira (31), em Brasília. Uma das obras previstas é a construção de uma ponte sobre o rio Igapó-Açu, no km 260,7 da BR-319. O valor total do empreendimento é de R$ 44,1 milhões, com contrato de 23 meses de vigência.

    A assinatura dos documentos ocorreu em cerimônia realizada no Ministério dos Transportes, com a presença do ministro Renan Filho, do secretário-executivo, George Santoro, e do diretor- geral do DNIT, Fabricio Galvão, e demais autoridades.

    O DNIT também lançou licitação para pavimentar 339 quilômetros da rodovia, entre o Igarapé Atií e o Igarapé Realidade. O investimento previsto é de R$ 678 milhões, com prazo de três anos. O edital será publicado em 10 de abril e as propostas devem ser abertas no dia 30.

    Para o ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), as obras será um avanço principalmente para população.

    Fonte: G1 Amazonas

  • Ônibus com estudantes tomba em ramal após perder tração e revolta moradores no Amazonas

    Acidente ocorreu no Ramal do Pau Rosa, próximo à BR-174; comunidade cobra melhorias urgentes na estrada.

    Amazonas – Um ônibus que transportava estudantes tombou no fim da tarde de segunda-feira (30) em uma área rural do Ramal do Pau Rosa, nas proximidades da BR-174, em Manaus.

    Segundo relatos de moradores, o veículo enfrentava um trecho de subida quando perdeu tração devido às condições da via, que é de barro. Sem conseguir vencer a ladeira, o ônibus deslizou e acabou tombando na pista.

    Vídeo:

    https://www.instagram.com/reel/DWjTS4AAVAg/?igsh=MTA5am02bjh0ZjRhZA==

    Apesar do susto e da gravidade da situação, não houve registro de feridos. Os estudantes e demais ocupantes conseguiram sair do veículo com a ajuda de pessoas que passavam pelo local no momento do acidente.

    Moradores cobram soluções

    Após o ocorrido, moradores da região voltaram a denunciar as condições precárias do ramal. De acordo com a comunidade, o trecho apresenta dificuldades constantes de tráfego, principalmente em períodos chuvosos, quando o solo fica escorregadio e aumenta o risco de acidentes.

    A população afirma que depende diariamente da estrada para deslocamento e cobra ações urgentes do poder público, como manutenção, nivelamento e pavimentação da via.

    Para os moradores, a falta de infraestrutura adequada coloca em risco não apenas motoristas, mas também estudantes que utilizam o transporte escolar na região.

  • Rodovia BR-319 completa 50 anos sem conclusão e mantém Amazonas isolado por estrada

    Rodovia que deveria ligar Manaus a Porto Velho; ausência de ligação terrestre eficiente encarece fretes e impacta economia do estado.

    Amazonas – A BR-319, rodovia federal que liga Manaus a Porto Velho, completa 50 anos sem nunca ter sido totalmente concluída. Meio século depois, a estrada segue sem funcionar como prometido, e os impactos dessa ausência continuam pesando na economia do Amazonas.

    Considerada uma via emblemática, a BR-319 é a única ligação terrestre do estado com o restante do país. Na prática, porém, a falta de estrutura impede o funcionamento pleno da rodovia, o que compromete o transporte de cargas, a mobilidade de pessoas e toda a cadeia logística.

    Trechos em condições precárias, com buracos e lama, dificultam o tráfego ao longo da estrada. A situação afeta diretamente empresas de transporte e passageiros que dependem da via.

    Uma dessas empresas atua na região desde o início da rodovia. O coordenador comercial Robert Rodrigues relatou as dificuldades enfrentadas nas viagens e os desafios para manter a operação diante das condições da estrada.

    Mas os impactos da BR-319 vão além de quem precisa trafegar por ela. A falta de uma ligação terrestre eficiente afeta todo o estado, especialmente no custo de mercadorias e insumos.

    Um dos reflexos mais imediatos está no valor do frete. Segundo o presidente da Fecomércio Amazonas, Aderson Frota, o custo logístico no estado é um dos mais altos do mundo. Ele defende que a rodovia poderia facilitar o abastecimento e reduzir os custos para a população.

    No Distrito Industrial de Manaus, os efeitos da ausência da BR-319 são ainda mais evidentes. Sem uma ligação terrestre eficiente, muitas empresas precisam recorrer a alternativas mais caras, como o transporte aéreo, o que reduz a competitividade.

    É o caso de uma fábrica do setor de relógios. Segundo o diretor Leandro Belecam, a necessidade de rapidez nas entregas obriga a empresa a optar pelo modal aéreo, que tem custo mais elevado.

    Sem a rodovia, outra alternativa é o transporte fluvial. Atualmente, mais de 90% das mercadorias que chegam ao Amazonas dependem dos rios. Em períodos de seca severa, a logística é comprometida e os custos aumentam, impacto que chega diretamente ao consumidor.

    De acordo com o superintendente da Suframa, Leopoldo Montenegro, a BR-319 poderia servir como uma alternativa importante nesses períodos.

    Para quem trabalha diretamente com logística e transporte de cargas, a ausência da rodovia representa desafios diários, como aumento no tempo de entrega, custos mais altos e falta de previsibilidade, segundo o vice-presidente da Fetramaz, Fábio Goubert.

    Especialistas apontam que a BR-319 não resolveria todos os problemas logísticos do estado, mas seria uma alternativa estratégica, principalmente em momentos de crise climática. Estudos indicam que a integração entre diferentes modais — rodoviário, fluvial e aéreo — pode ser um caminho para melhorar o escoamento de produtos.

    O especialista em logística Roberto Júnior reforça a importância dessa diversificação para reduzir gargalos no transporte.

    A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, que esteve em Manaus na quinta-feira (26), também comentou os entraves para a recuperação da rodovia, que envolvem principalmente questões ambientais e a necessidade de conciliar desenvolvimento com preservação.

    Mesmo após cinco décadas, a BR-319 continua no centro do debate entre crescimento econômico e proteção ambiental. Enquanto isso, o Amazonas segue como o único estado brasileiro sem uma ligação rodoviária eficiente com o restante do país.

    Fonte: G1 Amazonas

  • Amazonas cria lei para priorizar café local em compras do governo

    Nova regra prevê preferência para o café do tipo robusta amazônico nas compras públicas.

    Amazonas – O governador do Amazonas, Wilson Lima, sancionou a Lei nº 8.139, de 18 de março de 2026, que determina que órgãos da administração pública estadual priorizem a compra de café produzido no estado. A medida foi aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) e tem como objetivo fortalecer a produção local e estimular a economia rural. A lei já está em vigor.

    A nova regra prevê preferência para o café do tipo robusta amazônico nas compras públicas. Segundo o governo, a mudança deve fazer com que recursos antes destinados a fornecedores de outros estados passem a circular dentro do próprio Amazonas.

    De acordo com a Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), a medida pode criar um mercado mais estável para os produtores locais, principalmente da agricultura familiar, que concentra a maior parte da produção no estado.

    Ainda segundo o governo, a política é resultado de ações iniciadas nos últimos anos para ampliar o cultivo do café no Amazonas, com apoio técnico e incentivo à produção.

    O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) também atua na assistência aos produtores, com capacitação e orientação no campo. Parte desse trabalho é feito em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Amazônia Ocidental).

    Hoje, municípios como Apuí, Humaitá, Manicoré, Novo Aripuanã, Rio Preto da Eva, Silves e Presidente Figueiredo concentram a produção de café robusta no estado.

    Segundo o secretário de Produção Rural, Daniel Borges, a lei deve incentivar a organização de produtores e cooperativas para atender à demanda do setor público.

    A Secretaria de Produção Rural informou que a medida também pode estimular a formalização de associações e cooperativas, já que será necessário atender às exigências para vender ao poder público.

    Fonte: G1 Amazonas

  • Carreta carregada de trigo tomba na AM-010, espalha carga e trava trânsito na rodovia

    Acidente no km 50 da Rodovia AM-010 deixou pista parcialmente bloqueada e exige atenção redobrada de motoristas.

    Amazonas – Uma carreta carregada com toneladas de trigo tombou nas primeiras horas da manhã desta sexta-feira (27) na Rodovia AM-010, principal ligação entre Manaus e Itacoatiara. O acidente ocorreu na altura do quilômetro 50 e provocou lentidão no tráfego.

    Com o tombamento, a carga ficou espalhada pela pista e pelo acostamento, bloqueando parcialmente uma das faixas e causando transtornos para quem trafegava pelo trecho. Imagens feitas por motoristas mostram a dimensão dos danos e a dificuldade de passagem no local.

    Vídeo:

    https://www.instagram.com/reel/DWY7844AbZg/?igsh=MXJqa2NwaHoxa2JzaA==

    De acordo com relatos, o motorista teria perdido o controle da direção ao fazer uma curva, o que resultou no tombamento lateral da carreta. A cabine e parte da estrutura do veículo ficaram bastante danificadas com o impacto.

    Apesar da gravidade do acidente, não houve registro de feridos graves. Ainda assim, os danos materiais foram significativos tanto no veículo quanto na estrutura da rodovia.

    Equipes devem atuar na remoção da carreta e na limpeza da via. Até a normalização do tráfego, a orientação é que motoristas redobrem a atenção ao passar pelo trecho afetado.

  • Refinaria da Amazônia reduz valor da gasolina para distribuidoras a partir desta quarta-feira (25)

    Mudança representa uma queda de R$ 0,35 em comparação ao valor anterior, segundo dados disponibilizados no site da refinaria.

    Amazonas – A Refinaria da Amazônia (REAM) reduziu o preço do litro da gasolina vendida às distribuidoras no Amazonas. A mudança é válida a partir desta quarta-feira (25) e representa uma queda de R$ 0,35 em comparação ao valor anterior, segundo dados disponibilizados no site da refinaria.

    Com a redução de preço, os postos de combustíveis vão deixar de pagar R$ 4,32 por litro de gasolina na modalidade EXA (Entrega a Serviço da Compradora), passando a pagar R$ 3,96. Já na modalidade LPA (Livre para o Armazém), o valor cai de R$ 4,32 por litro para R$ 3,97.

    As duas formas de venda diferem pela responsabilidade no transporte. No modelo EXA, a distribuidora retira o combustível e assume custos e riscos. Já no modelo LPA, a refinaria faz a entrega e o frete já está incluído no preço.

    Este é o quinto reajuste no valor do litro da gasolina vendida pela Ream às distribuidoras em 2026 — todas apenas neste mês de março

    A expectativa é de que esta mudança de preço possa refletir em uma pequena redução nos valores cobrados ao consumidor final, que viu o preço da gasolina chegar a quase R$ 9 em municípios do estado.

    Para o economista Armando Clovis, a redução ainda é insuficiente para diminuir os impactos que o aumento dos combustíveis causa a curto e longo prazo à população.

    Diante do cenário, Armando avalia que uma solução viável poderia partir pelo poder público com a adoção de políticas semelhantes as adotadas pelo governo federal com as refinarias estatais.

    Pela segunda vez em menos de um mês, o preço do litro do combustível aumentou e passou de R$ 7,29 para R$ 7,59 nos principais postos da capital amazonense. A mudança começou a ser percebida desde as primeiras horas do último domingo (22).

    Além da gasolina comum, a versão aditivada do combustível também teve aumento, saindo de R$ 7,49 para R$ 7,79.

    A mudança surpreendeu motoristas pela falta de aviso prévio e pelo curto intervalo entre os aumentos. Até 6 de março, o litro da gasolina comum em Manaus era vendida para o consumidor final a R$ 6,99. No dia 7 de março, houve o primeiro aumento, também de R$ 0,30. O valor mantido por apenas 15 dias, até o aumento de domingo.

    Dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) mostram que o preço médio da gasolina em Manaus já vinha em alta desde o início de 2026. Na primeira semana de janeiro, o preço médio do litro chegou a R$ 6,98, segundo levantamento da ANP.

    No ranking nacional daquele período, Rio Branco, no Acre, liderava com gasolina a R$ 7,24, seguida por Porto Velho, em Rondônia, com R$ 7,09. Manaus aparecia em terceiro lugar, com média de R$ 6,98 por litro.

    A capital amazonense também registrava um dos etanóis mais caros do país, com média de R$ 5,49, empatada com Porto Velho.

    Especialistas apontam que fatores como custos logísticos na região, preços nas refinarias e impostos estaduais, como o ICMS, ajudam a explicar os valores mais altos na região Norte.

    Fonte: G1