Tag: Lula

  • Janja chamou atenção de Lula durante evento; veja o que ela disse

    Primeira-dama fez adendo ao presidente após demonstrar tom de preocupação.

    Política – Um vídeo que viraliza nas redes sociais esta semana mostra o momento em que a primeira-dama Janja chama a atenção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante um evento comemorativo pelos 46 anos de fundação do Partido dos Trabalhadores, no último sábado (07), em Salvador, na Bahia.

    Apesar das especulações de que a primeira-dama estaria reclamando da atitude do petista, de tirar foto com uma mulher que se aproximou, a interação parece ter sido em tom de preocupação, tendo em vista o procedimento cirúrgico recente que o presidente fez.

    O influenciador Velloso publicou um vídeo onde faz a leitura labial da situação, e mostra a primeira-dama fazendo o adendo ao chefe do Executivo.

    Janja chamou a atenção de Lula

    A gravação mostra o momento em que a mulher, identificada como Manuella Tyler, se aproxima do presidente e faz o pedido para tirar uma foto com ele, que aceita fazer o registro. “Mas não pode tirar por causa da cirurgia”, diz Janja, enquanto Lula continua acatando o pedido da apoiadora.

    Em seguida, a primeira-dama volta a fazer o alerta ao marido. “Não pode, não pode tirar por causa do seu olho, você sabe que é por causa do seu olho”, diz ela.



    Cirurgia no olho

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva passou por uma cirurgia de catarata no olho esquerdo no dia 30 de janeiro. O procedimento, realizado é considerado de baixa complexidade e rápida execução. Lula recebeu alta hospitalar no mesmo dia, após o procedimento ocorrer sem qualquer intercorrência.

    O procedimento consiste na substituição do cristalino (a lente natural do olho que se torna opaca com a idade) por uma lente intraocular artificial. Por ser uma intervenção minimamente invasiva, a recuperação costuma ser ágil, exigindo apenas cuidados básicos com exposição e esforço físico nos primeiros dias.



    Fonte e Foto: BacciNoticias

  • Pesquisa indica desgaste político: maioria dos brasileiros é contra reeleição de Lula em 2026

    Levantamento do Paraná Pesquisas aponta que 51% do eleitorado rejeitam novo mandato do presidente, enquanto 45,3% apoiam a recondução.

    Política: A maioria dos brasileiros avalia que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não merece um novo mandato à frente do Palácio do Planalto. É o que revela uma pesquisa divulgada nesta quinta-feira (29) pelo instituto Paraná Pesquisas, que mediu a opinião do eleitorado sobre a possibilidade de reeleição do chefe do Executivo nas eleições de 2026.

    De acordo com o levantamento, 51% dos entrevistados afirmaram que Lula não deveria ser reeleito. Em contrapartida, 45,3% disseram que o presidente merece permanecer no cargo por mais quatro anos. Outros 3,8% não souberam responder ou preferiram não opinar.

    A sondagem foi realizada entre os dias 25 e 28 de janeiro, com 2.080 eleitores entrevistados em todas as regiões do país. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.

    Registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-08254/2026, a pesquisa reflete um cenário de divisão no eleitorado e indica um momento de desgaste para o atual governo, a pouco mais de um ano do início oficial da corrida presidencial. Os números reforçam que a eventual candidatura de Lula à reeleição deve enfrentar resistência significativa entre os eleitores brasileiros.

  • Lula confirma viagem aos EUA e diz que diálogo com Trump precisa ser ‘olho no olho’

    Segundo o mandatário brasileiro, ele vai embarcar para Washington no começo de março; petista está no Panamá para participar do Fórum Econômico Internacional América Latina e Caribe 2026.

    Política – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou na terça-feira (27) que pretende se reunir com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e enfatizou que é preciso manter uma conversa “olhando olho no olho” para que a relação entre os dois países volte a normalidade.

    “O Brasil e os Estados Unidos são as duas principais democracias do Ocidente. Acho que é importante que dois chefes de Estado conversem olhando um no olho do outro para discutir boas relações”, disse o mandatário ao jornalista na Cidade do Panamá, onde vai participar, nesta quarta-feira (28), do Fórum Econômico Internacional América Latina e Caribe 2026, organizado pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe.

    O presidente brasileiro se diz convencido de que a normalidade entre os dois países vai voltar em breve. “A gente vai fortalecer o multilateralismo, e que a gente vai fazer com que as economias voltem a crescer porque é isso que o povo espera de todos nós”, declarou.

    Na segunda-feira (26), Lula conversou com Trump por telefone durante 50 minutos e acordou que em breve ele irá a Washington. Segundo o mandatário brasileiro, ele pretende realizar o encontro no começo de março. “Quem vai encontrar uma solução para o povo da Venezuela é o próprio povo venezuelano. Não será o Brasil, não serão os Estados Unidos”, disse. ” Temos que ter paciência e ajudar com que o povo venezuelano possa cuidar do seu destino”, acrescentou.

    Crise política na Venezuela 

    No seu desembarque, o presidente brasileiro também comentou sobre a situação política da Venezuela. Adotando um tom cauteloso, ele defendeu a soberania do país e descartou que o Brasil vá interferir na região.

    Lula no Panamá 

    Lula chegou nesta terça-feira no Panamá e levou em sua agenda um acordo para impulsionar o comércio bilateral, tendo como pano de fundo seu apoio à soberania do Canal interoceânico, além do esperado julgamento panamenho sobre o escândalo de subornos da Odebrecht. A visita da do mandatário brasileiro mostra o retorno dele ao país após 15 anos.

    Coincidindo com a visita de Lula, Brasil e Panamá assinarão um “acordo de cooperação e facilitação de investimentos” para promover fluxos de capitais em ambas as direções, conforme detalhou o Itamaraty.

    A última vez que Lula visitou o Panamá foi em maio de 2011, quando, já como ex-presidente, participou como convidado do então governante Ricardo Martinelli (2009-2014) na inauguração da segunda fase da orla marítima da capital panamenha, conhecida como Cinta Costera – uma das obras da construtora brasileira investigada por subornos e superfaturamento.


    Fonte e Foto: JP Notícias

  • Lula diz que salário mínimo no Brasil é insuficiente e defende mobilização para valorização do piso

    Durante cerimônia no Rio de Janeiro, presidente afirmou que o valor atual não cumpre o propósito original da lei e reforçou papel do governo e da sociedade na defesa dos trabalhadores.

    Política – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, na sexta-feira (16), que o salário mínimo praticado no Brasil “é muito pouco” e não atende ao objetivo para o qual foi criado. A declaração foi feita durante a cerimônia que marcou os 90 anos da instituição do salário mínimo no país, realizada na Casa da Moeda, no Rio de Janeiro.

    Ao discursar, Lula destacou que o evento não tinha como foco celebrar o valor atual do piso salarial, mas sim a ideia histórica que levou à sua criação. Segundo ele, o salário mínimo deveria garantir condições básicas de dignidade aos trabalhadores, algo que, na avaliação do presidente, ainda não é plenamente cumprido. “O salário mínimo é muito pouco. O que estou defendendo aqui é a ideia de o país ter um salário mínimo. Todos nós, governo e cidadãos, temos a obrigação de brigar para que ele melhore”, afirmou.

    O presidente também ressaltou que o valor vigente não corresponde à intenção original da lei que instituiu o piso salarial no Brasil, criada em 1936. “Não estamos fazendo apologia ao valor do salário mínimo, porque ele é muito baixo. Estamos fazendo apologia à decisão histórica de estabelecer um salário que garantisse direitos elementares aos trabalhadores”, declarou.

    Atualmente, o salário mínimo está fixado em R$ 1.621 e passou a valer a partir de 1º de janeiro de 2026. O reajuste de 6,7% seguiu a política de valorização do piso salarial retomada em 2023 e levou em conta o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que acumulou alta de 4,18% nos últimos 12 meses.

    Durante o discurso, Lula também abordou a diferença entre trabalhadores organizados e não organizados, destacando o papel dos sindicatos na conquista de salários mais altos. Segundo ele, categorias com maior nível de organização costumam negociar pisos salariais superiores ao mínimo nacional. “Por que nas categorias organizadas as pessoas não ganham salário mínimo? Porque todos os trabalhadores organizados têm um piso acima do salário mínimo”, afirmou.

    A fala do presidente reforça o debate sobre o poder de compra do salário mínimo e sua importância como instrumento de proteção social, especialmente em um cenário de inflação e desigualdade, além de sinalizar a continuidade da pauta de valorização do piso ao longo do atual governo.