Categoria: Sem categoria

  • Duas idosas protagonizam briga em bar e vídeo viraliza nas redes sociais. Veja Vídeo:

    Confusão chamou a atenção de clientes e gerou grande repercussão na internet.

    Brasil – Um vídeo que circula nas redes sociais mostra duas idosas envolvidas em uma briga dentro de um bar, em uma cena que rapidamente ganhou repercussão entre os internautas. Nas imagens, as mulheres discutem intensamente e chegam às vias de fato, enquanto pessoas que estavam no local tentam conter a confusão.


    Segundo relatos compartilhados junto ao vídeo, o desentendimento teria sido motivado por um suposto interesse amoroso em um idoso que também estava no estabelecimento. No entanto, as circunstâncias e a motivação da briga não foram confirmadas oficialmente.


    Durante a confusão, clientes acompanham a cena e alguns tentam separar as envolvidas para evitar que a situação se agravasse. O registro foi feito por testemunhas e passou a ser amplamente compartilhado nas plataformas digitais, gerando comentários e diferentes reações dos usuários.


    Até o momento, não há informações sobre registro de boletim de ocorrência ou sobre possíveis feridos em decorrência do episódio.


    O caso ganhou destaque principalmente pelo caráter inusitado da situação e reforça como acontecimentos registrados por celulares podem rapidamente alcançar grande repercussão nas redes sociais, muitas vezes antes mesmo da confirmação oficial dos fatos

    Veja Vídeo:

    https://www.instagram.com/reel/DZYTvIYBEA4/?igsh=aTFzMmtxYXBlaGV6

    Por Débora Alcântara

  • Amazonas entrega 2,1 mil óculos e amplia atendimento oftalmológico

    Nova etapa do programa beneficia mais de 2 mil pessoas e eleva para 10,3 mil o número de atendidos no estado

    Amazonas – O governador Roberto Cidade realizou, nesta terça-feira (09), a entrega de 2,1 mil óculos de grau para pacientes da rede estadual de saúde. A ação aconteceu no Centro de Convenções Vasco Vasques, na avenida Pedro Teixeira, zona centro-oeste de Manaus. Com essa nova etapa, o programa soma mais de 10,3 mil óculos entregues desde novembro do ano passado, ampliando o acesso da população ao cuidado com a visão.

    Durante a entrega, o governador destacou que a iniciativa representa mais qualidade de vida e inclusão para os pacientes atendidos pela rede pública.

    A iniciativa faz parte da estratégia do Governo do Amazonas para garantir o ciclo completo do cuidado em saúde ocular, desde a consulta especializada, passando pelas cirurgias, até a entrega gratuita dos óculos. Ao todo, estão previstos 12 mil atendimentos nessa frente, contemplando pacientes de diferentes faixas etárias, entre crianças, adultos e idosos.

    A ação integra a política estadual de órteses e próteses e reforça o compromisso do Estado em ampliar o acesso ao atendimento oftalmológico na rede pública. A estratégia inclui consultas especializadas, fornecimento de óculos e a realização de cirurgias, fortalecendo a capacidade de diagnóstico, tratamento e reabilitação visual pelo SUS.

    Acompanharam também a entrega a primeira-dama e presidente de honra do Fundo de Promoção Social, Thaisa Cidade; a deputada estadual Joana Darc; os vereadores Diego Afonso e Glória Carratte; o secretário de Saúde, Luís Alberto Saraiva; e a secretária do FPS, Adriana Pimentel.

    Beneficiados


    Entre os contemplados está o aposentado Carlos José Albuquerque, de 77 anos, que relatou a importância do atendimento recebido pelo programa. Ele também foi beneficiado no mutirão de cirurgia de catarata.

    Serviço integrado
    Os atendimentos começaram com mutirões oftalmológicos e seguem com consultas realizadas em clínicas credenciadas pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM). Todos os pacientes contemplados passaram por avaliação especializada, receberam prescrição médica e escolheram suas armações antes da entrega.

    A convocação dos usuários é feita pelo Sistema de Regulação, com envio de mensagens via WhatsApp por meio da assistente virtual do programa Saúde AM Digital, garantindo mais agilidade no processo e melhor organização do atendimento.

    Para participar do mutirão, o usuário precisa ter encaminhamento para atendimento oftalmológico e estar inserido no Sistema de Regulação, a partir de consultas realizadas em Unidades Básicas de Saúde ou policlínicas. A iniciativa amplia a resolutividade dos serviços e contribui para a promoção da saúde da população.

    Fonte: D24am.

  • Mosca que devora tecido vivo é encontrada em gado nos EUA

    Parasita que havia sido erradicado do país foi encontrado em gado no Texas e preocupa autoridades e pecuaristas

    Saúde – Uma mosca parasita capaz de causar ferimentos graves em animais foi encontrada em gado nos Estados Unidos pela primeira vez em décadas. O caso mais recente foi confirmado em um bezerro no Texas e acendeu um alerta entre autoridades sanitárias e produtores rurais

    A espécie, conhecida como mosca-varejeira-do-novo-mundo (Cochliomyia hominivorax), havia sido considerada erradicada dos Estados Unidos na década de 1960. Nos últimos anos, porém, casos do parasita passaram a ser registrados cada vez mais ao norte, avançando pela América Central e pelo México em direção à fronteira norte-americana.

    O primeiro caso foi identificado em um bezerro de três semanas na cidade de La Pryor, no Texas. Poucos dias depois, novos registros foram confirmados em outros bovinos e também em um cachorro no estado.

    O que torna essa mosca diferente

    Ao contrário da maioria das varejeiras, que se alimentam de matéria orgânica em decomposição, a mosca-varejeira-do-novo-mundo deposita seus ovos em feridas abertas ou em regiões úmidas do corpo dos animais.

    Quando os ovos eclodem, as larvas passam a se alimentar de tecido vivo. Elas penetram na ferida e ampliam os danos à medida que crescem. Sem tratamento, a infestação pode levar o animal à morte em poucos dias.

    A espécie afeta principalmente bovinos, ovinos e cavalos, mas também pode atingir cães, animais silvestres e, em situações raras, seres humanos.

    Segundo o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), o bezerro infectado recebeu tratamento e deve se recuperar.

    Risco para pessoas é considerado baixo

    Embora a espécie possa infectar humanos, especialistas destacam que os casos são incomuns. A infestação acontece quando uma mosca deposita ovos em uma ferida ou abertura do corpo. De acordo com o Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC, sigla em inglês), pessoas com lesões abertas, sistema imunológico comprometido ou contato frequente com animais em áreas afetadas podem ter risco maior de exposição.

    Autoridades ressaltam que a mosca não representa ameaça à segurança alimentar. O problema está relacionado aos prejuízos para a saúde animal e para a produção pecuária.

    Medidas para conter a disseminação

    O USDA informou que criou uma área de vigilância e quarentena ao redor do local onde o primeiro caso foi identificado. A movimentação de animais na região passou a ser monitorada para evitar a propagação do parasita.

    Outra estratégia utilizada é a liberação de milhões de moscas estéreis. Como as fêmeas dessa espécie costumam acasalar apenas uma vez, os cruzamentos com machos estéreis interrompem o ciclo reprodutivo e ajudam a reduzir a população do inseto. A técnica foi justamente a responsável pela erradicação da espécie dos Estados Unidos décadas atrás.

    Fonte: Metrópoles

  • Governo Lula fala sobre ponto facultativo em jogos do Brasil na Copa

    Seleção estreia na Copa do Mundo no próximo sábado (13/6) e terá dois jogos em dias úteis durante a primeira fase da competição

    Brasil – O governo federal deve definir, nos próximos dias, como será o expediente dos servidores públicos durante os jogos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo. O torneio começa oficialmente nesta quinta-feira (11/6).

    A estreia do Brasil ocorre no sábado (13/6), em partida contra o Marrocos, às 19h (horário de Brasília).

    Na primeira fase da competição, dois jogos da Seleção Canarinho caem em dias úteis: 19 de junho (sexta-feira), contra o Haiti; e 24 de junho (quarta-feira), na contra a Escócia.

    Questionado pelo Metrópoles sobre a possibilidade de decretação de ponto facultativo em dias de jogos, o Ministério da Gestão e Inovação (MGI) informou que “a definição do expediente em dias de jogos do Brasil na Copa do Mundo de Futebol masculino está em análise”.

    GDF discute cronograma

    Em âmbito local, o Governo do Distrito Federal (GDF) avalia estabelecer pontos facultativos nos dias em que a Seleção entra em campo. De acordo com a governadora Celina Leão (PP), os horários das partidas serão analisados para que o governo elabore calendário compatível com a realização dos jogos.

    “Uma coisa que a gente não pode deixar é a população sem assistência, mas também não vamos privar. Acho que o bom senso vai caber nesse cronograma que nós vamos fazer”, afirmou a governadora.

    Fonte: Metrópoles

  • CNJ abre processo disciplinar contra desembargador de MG acusado de crimes sexuais

    Denúncias contra Magid Láuar vieram à tona após ele absolver homem de 35 anos acusado de estupro de menina de 12 anos, no Triângulo Mineiro. Desembargador reviu decisão.

    Política – O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) aprovou nesta terça-feira (9) a abertura de um Processo Administrativo Disciplinar (PAD) para investigar denúncias de crimes sexuais contra o desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais Magid Nauef Láuar.

    Os conselheiros ainda aprovaram a manutenção do afastamento do desembargador de suas funções, que vigora desde fevereiro.

    As denúncias contra Láuar vieram à tona depois que ganhou repercussão nacional uma decisão do próprio desembargador, que absolveu um homem de 35 anos acusado de estupro de uma menina de 12 anos, no Triângulo Mineiro.

    Na decisão, ele alegou que havia vínculo afetivo consensual entre o acusado e a vítima. Essa decisão acabou revista por ele.

    Nesta terça, o corregedor do CNJ, ministro Mauro Campbell, apresentou relatório sobre a investigação preliminar do caso. De acordo com ele, há indícios suficientes de prática de grave desvio de conduta e afronta aos deveres funcionais por parte do magistrado, o que justifica a abertura do PAD e a manutenção do afastamento dele.

    O voto de Campbell obteve apoio unânime dos demais conselheiros do CNJ.

    De acordo com o corregedor, o CNJ colhei depoimentos de sete pessoas que relataram terem sido vítimas de Láuar. Essas vítimas acusam o magistrado de crimes como ato análogo ao estupro e importunação sexual.

    Ao analisar as vítimas, constatou-se que muitas delas se encontravam em situação de vulnerabilidade, possuindo tenra idade ou atuando como estagiárias, servidoras com vínculo precário, ou em situação de dependência ou subordinação em relação ao requerido. A partir de então, a abordagem ocorria de maneira progressiva, evoluindo os assédios verbais de cunho sexual para convites para almoçar ou viajar”, completou o corregedor.

    Ainda de acordo com Cambell, as vítimas relataram que Láuar adotava medidas como convocá-las ao seu gabinete, ao fim do expediente, quando o fórum já estava praticamente vazio, momento em que investia contra elas.

    “Em quase todos os casos o requerido forçava situações de contato físico solicitando abraços das vítimas quando se encontrava a sós em sua companhia. Por fim, também foi observada descrença institucional, materializada na percepção generalizada de que denúncias não resultariam em consequências para Magid Láuar, especialmente em razão do prestígio social que o agressor dispunha perante a sociedade em relação de sua condição de magistrado e hoje de desembargador”, afirmou Campbell.

    A defesa de Láuar alegou que as denúncias tratam de casos que teriam acontecido “há décadas atrás” e defendeu que o conselho reconhecesse a prescrição dos eventuais crimes.

    “Estamos falando de questões da década de 90, de questões de 30 anos atrás, de 15 anos atrás”, disse o advogado Daniel Calazans Palomino Teixeira.

    O advogado apontou ainda que o procedimento em desfavor de Láuar está sendo aberto “apenas com base em relatos, que podem configurar falsas memórias”.

    Fonte: G1

  • Vídeo mostra banhistas em área de risco durante ressaca na Praia Grande, em Arraial do Cabo

    Ondas fortes e mar agitado chamaram a atenção de moradores e turistas neste fim de semana; especialistas reforçam cuidados para evitar acidentes.

    Geral – Um vídeo gravado na Praia Grande, em Arraial do Cabo, mostra banhistas enfrentando as fortes ondas provocadas pela ressaca que atinge o litoral fluminense. As imagens registram o mar bastante agitado, com ondas avançando sobre a faixa de areia e dificultando a permanência de pessoas próximas à água.

    A situação chamou a atenção de quem acompanhava o movimento na praia. Mesmo com as condições adversas, algumas pessoas permaneceram no mar, aumentando o risco de acidentes causados pela força das ondas e pelas correntes marítimas.

    Durante períodos de ressaca, especialistas recomendam que os frequentadores evitem entrar na água, principalmente em áreas sem supervisão de guarda-vidas. O fenômeno pode provocar correntes mais intensas, capazes de arrastar banhistas para regiões mais profundas em poucos segundos.

    Além do perigo para quem está no mar, a força das ondas também pode surpreender pessoas que caminham pela faixa de areia ou permanecem próximas às pedras e áreas costeiras.

    As autoridades orientam que a população respeite a sinalização de segurança e acompanhe os alertas emitidos pelos órgãos responsáveis pelas condições marítimas. Em casos de mar agitado, a recomendação é manter distância da água e buscar locais seguros para observar o fenômeno.

    VEJA O VÍDEO:

    https://www.instagram.com/reel/DZVoJ6vB0AE/?igsh=MW83b2c5azBnZjFtcQ==

    Por Débora Alcântara

  • Fifa recua e autoriza torcedores a entrarem com garrafas de água nos estádios

    Garrafas de água descartável, de plástico flexível, com capacidade de 590 ml e lacradas de fábrica estão permitidas. Especialistas alertam para efeitos do calor extremo no corpo.

    Esportes – A Fifa anunciou na sexta-feira (5) que vai permitir que torcedores levem suas próprias garrafas de água para alguns estádios durante a Copa do Mundo. A medida altera uma política recente que proibia a entrada de garrafas reutilizáveis nos 16 estádios do torneio na América do Norte, incluindo alguns com pouca ou nenhuma sombra.

    O calor extremo durante a competição já preocupa especialistas. A proibição das garrafas foi criticada pelos riscos à saúde relacionados às altas temperaturas

    Em uma publicação nas redes sociais, a Fifa informou que os torcedores poderão levar uma garrafa de água descartável, de plástico flexível, com capacidade de 590 ml, lacrada de fábrica, para qualquer partida realizada nos Estados Unidos ou Canadá.

    Em um vídeo divulgado pela organização, o diretor de operações, Heimo Schirgi, afirmou que ainda não será permitido levar garrafas de água reutilizáveis e rígidas “por motivos de segurança”.

    Incialmente, as regras para os estádios permitiam que os torcedores levassem garrafas transparentes e reutilizáveis ​​com capacidade de até um litro, o que foi alterado a poucos dias do início da competição

    Mudança no código de conduta

    Uma semana antes do torneio, a Fifa fez uma mudança em seu código de conduta, proibindo a entrada nos estádios com garrafas de água.

    De acordo com a entidade, objetos como copas, potes e latas também estavam vetados pelo risco de ferimentos caso fossem atirados em direção ao campo

    A medida foi criticada por especialistas, que afirmam que a decisão podem aumentar o risco de incidentes de saúde relacionados ao calor.

    Em maio, uma pesquisa mostrou que cerca de 25% dos jogos da Copa do Mundo 2026 devem ser disputados em condições de calor consideradas preocupantes para a saúde dos atletas e torcedores.

    Em comunicado, a Fifa disse que “trabalha em estreita colaboração com cada comitê de cidade-sede e autoridades locais em fatores de mitigação do calor para torcedores que se deslocam ao estádio, o que pode incluir recursos como estações de nebulização [que emite vapor ou uma fina névoa de água para refrescar o ambiente], ventiladores, pontos de hidratação, tendas de resfriamento e outros ao redor do perímetro do estádio.”

    Além disso, a entidade também afirmou que, dentro do perímetro do estádio, os preços das garrafas de água permanecerão consistentes com outros eventos realizados em cada estádio.

    Efeitos do calor extremo no corpo

    Se as altas temperaturas podem levar a quadros de desidratação mesmo em condições normais, quando o assunto é a prática de exercício físico no calor, a situação pode ser ainda mais crítica.

    Os especialistas destacam que, para os jogadores, os efeitos mais comuns são:

    • Câimbras
    • Exaustão pelo calor
    • Insolação

    E tanto para os atletas como para aqueles que assistem, os sintomas mais sutis podem indicar que algo não vai bem com o corpo.

    O desconforto pode começar como uma fraqueza muscular ou tontura que parecem inofensivos, mas já servem como sinais de alerta.

    Em quadros de exaustão térmica – quando a perda excessiva de sais e líquido acontece devido ao calor – e insolação – a condição mais grave, quando a temperatura corporal pode superar os 40ºC, com risco de comprometimento neurológico – os principais sintomas são:

    • Tonturas
    • Sensação de desmaio iminente
    • Má coordenação motora
    • Fadiga
    • Dor de cabeça
    • Visão embaçada
    • Dores musculares
    • Náusea
    • Vômitos
    • Convulsões

    Nessas situações de muita exposição ao sol e ao calor constante, os especialistas destacam que a hidratação é fundamental, seja para jogadores ou torcedores.

    Ao longo da partida, a pausa para a hidratação faz com que a temperatura corporal reduza, aliviando a sobrecarga cardiovascular e permitindo que o organismo de recupere minimamente

    Fonte: G1

  • Brasil x Egito: Ancelotti testa mudanças e esboça escalação para amistoso

    Último teste da Seleção antes da Copa do Mundo acontece neste sábado,6; Marquinhos, Douglas Santos e Igor Thiago treinam entre os titulares

    Esportes – A Seleção Brasileira faz seu último teste antes da Copa do Mundo de 2026 neste sábado (6), às 19h, em amistoso contra o Egito. A partida será disputada no Huntington Bank Field Stadium, em Cleveland, nos Estados Unidos, e marca a reta final de preparação da equipe comandada por Carlo Ancelotti.

    Nos treinamentos realizados em solo americano, o técnico italiano promoveu alterações na equipe considerada titular. Na defesa, Marquinhos e Gabriel Magalhães, que se apresentaram mais tarde após a final da Liga dos Campeões, assumiram o miolo de zaga. Na lateral esquerda, Douglas Santos foi testado na vaga de Alex Sandro

    No setor ofensivo, a principal novidade foi a presença de Igor Thiago atuando no ataque ao lado de Vini Jr. e Raphinha. O meio-campista Lucas Paquetá também figurou entre os titulares nas atividades recentes.

    Ancelotti tem aproveitado os treinos para observar diferentes formações. Além do esquema 4-2-4, o treinador testou o Brasil com três zagueiros, recuando Danilo para atuar ao lado de Marquinhos e Gabriel Magalhães. Nessa dinâmica, os alas Wesley e Douglas Santos ganharam mais liberdade para atacar.

    Com base nas atividades, o Brasil deve ir a campo com: Alisson; Wesley, Marquinhos, Gabriel Magalhães e Douglas Santos; Casemiro e Bruno Guimarães; Lucas Paquetá, Raphinha, Igor Thiago e Vini Jr.

    O atacante Neymar segue como desfalque confirmado para o confronto. O camisa 10 se recupera de uma lesão muscular de grau 2 na panturrilha direita. Pelo lado do Egito, o destaque é a presença do atacante Mohamed Salah, do Liverpool, convocado para o amistoso e para o Mundial.

    Fonte: Terra

  • Polícia Civil prende suspeito de assassinato de comerciante na Zona Norte de Manaus

    A prisão do suspeito foi possível após informações repassadas por moradores às autoridades, contribuindo para a localização do homem na zona norte da capital.

    Manaus – Um homem identificado como João Victor Gomes da Silva foi preso nesta sexta-feira (5), em uma kitnet localizada no bairro Canaranas, Zona Norte de Manaus. Ele é apontado pela polícia como um dos envolvidos na morte do comerciante Evilazio Alves da Silva, de 60 anos, durante um assalto ocorrido na noite de terça-feira (2), no bairro São José, Zona Leste da capital.

    Segundo as investigações, o comerciante estava em seu mercadinho quando o local foi invadido por criminosos. Durante a ação, a vítima foi baleada e morreu. A polícia trata o caso como latrocínio, crime caracterizado pelo roubo com resultado morte.

    De acordo com informações da Rocam, a prisão de João Victor ocorreu após equipes receberem denúncias que indicavam o paradeiro do suspeito. As buscas levaram os policiais até o imóvel onde ele foi encontrado e detido. As investigações continuam para identificar e localizar os demais envolvidos no crime.

    João Victor foi localizado por equipes da Rocam durante uma operação realizada no bairro Canaranas.

    Ao perceber a chegada dos policiais, ele tentou deixar o local, mas acabou sendo alcançado e preso. Em seguida, foi encaminhado para a unidade policial responsável pelo caso.


    De acordo com a Rocam, a prisão é resultado do trabalho investigativo iniciado logo após o assassinato do comerciante. As diligências seguem em andamento para identificar e prender o terceiro envolvido na ação criminosa.

    Segundo o sargento Loiola, o trabalho que resultou na prisão começou logo após o assassinato do comerciante. Ele informou que as equipes seguem em campo para identificar e prender o terceiro suspeito apontado nas investigações.

    Segundo o sargento, após ser detido, João Victor declarou que a ação do grupo não tinha como objetivo tirar a vida da vítima.

    Luiz Fernando Branches do Nascimento, de 21 anos, foi preso na quinta-feira (4) em uma casa na rua Hosana, no bairro Cidade de Deus, Zona Norte de Manaus. A prisão ocorreu após policiais receberem uma denúncia. De acordo com a polícia, ele admitiu participação no crime.


    Na terça-feira (2), a Rocam também prendeu Anderson da Silva Alves, de 39 anos. Conforme as investigações, ele teria cedido a motocicleta utilizada na ação criminosa.


    As buscas continuam para localizar Rawlison Oliveira Pampolha, que é apontado como envolvido no caso e permanece foragido.

    O caso aconteceu durante um assalto ao mercadinho de Evilazio Alves da Silva, de 60 anos. A Polícia Civil apura o ocorrido como latrocínio.

    De acordo com as investigações, três homens participaram da ação. Dois entraram no estabelecimento e um ficou do lado de fora.

    A polícia informou que Evilazio não esboçou reação e não portava arma quando foi abordado.

    As imagens das câmeras de segurança registraram o momento do crime. Nas gravações, o comerciante aparece abaixado atrás do balcão entregando objetos aos suspeitos, enquanto um deles recolhe os pertences.

    Em seguida, outro homem entra no local. Com uma arma em mãos e falando ao celular, ele se aproxima da vítima e desfere golpes contra ela. Pouco depois, Evilazio é baleado e morre ainda dentro do estabelecimento.

    Por Jornalista Débora Alcântara

  • Mulher é resgatada com vida após passar cinco dias dentro de cisterna na Bahia

    Caso aconteceu em Candiba, no interior da Bahia. Mulher desapareceu em 30 de maio e só foi encontrada na quinta-feira (4).

    Geral – Uma mulher de 43 anos que estava desaparecida há cinco dias foi encontrada com vida dentro de uma cisterna na quinta-feira (4). O caso aconteceu na cidade de Candiba, no sudoeste da Bahia.

    A mulher foi identificada como Eva Ribeiro e ainda não há informações sobre ela foi parar dentro da cisterna.

    Eva desapareceu no dia 30 de maio. Câmeras de segurança da cidade registraram que ela andou pelas ruas de Candiba por volta das 1h30 da madrugada. Depois disso, não foi mais vista.

    A polícia foi acionada devido ao desparecimento e diversas buscas foram feitas pela cidade. Ela só foi encontrada na quinta-feira, por um homem que participava das buscas em uma área de fazenda, na zona rural da cidade.

    A mulher foi retirada do local, socorrida por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levada para o Hospital Geral de Guanambi, cidade que também fica no sudoeste da Bahia. Segundo familiares, ela está bastante debilitada e não consegue falar.

    Fonte: G1