Categoria: Mundo

  • Ataques de EUA e Israel ao Irã deixaram 201 mortos, diz mídia iraniana

    Explosões foram ouvidas em Teerã e diversas outras cidades iranianas na manhã deste sábado (28).

    Mundo – O ataque coordenado dos Estados Unidos e de Israel contra o Irã, no início da manhã deste sábado (28), deixou 201 mortos e 747 feridos, segundo a imprensa iraniana com base em informações da rede humanitária Crescente Vermelho.

    Explosões foram registradas na capital Teerã e em diversas outras cidades iranianas. Em resposta, o Irã disparou mísseis contra Israel e atacou bases americanas no Oriente Médio.

    De acordo com Israel, o aiatolá Ali Khamenei, líder supremo do Irã, e o presidente Masoud Pezeshkian foram alvos do ataque, mas os resultados da ação ainda não estão claros.

    O Exército dos Estados Unidos informou que nenhum militar americano ficou ferido na ação. O governo americano afirmou ainda que os danos às bases militares dos EUA no Oriente Médio, após a retaliação iraniana, foram “mínimos”.

    O Estreito de Ormuz, uma das principais rotas de petróleo do mundo, foi fechado por motivos de segurança, informou a agência estatal iraniana Tasnim.

    Instabilidade

    Mais cedo, fontes disseram à agência Reuters que Ali Khamenei não está em Teerã. Não há detalhes sobre seu paradeiro. A agência estatal iraniana IRNA afirmou que o presidente está em segurança.

    O ministro das Relações Exteriores do Irã disse que o país “pode ter perdido alguns comandantes”, segundo a TV americana NBC. Segundo fontes ouvidas pela Reuters, os ataques mataram o ministro da Defesa do país e o comandante da Guarda Revolucionária.

    Diante da instabilidade na região, companhias aéreas suspenderam voos para o Oriente Médio. As operações no aeroporto de Dubai foram paralisadas, e 2 voos que saíram de São Paulo para Dubai e Doha tiveram que retornar.

    O que se sabe do ataque de EUA e Israel:

    • Agências de notícias informaram que mísseis atingiram áreas próximas ao palácio presidencial e a instalações usadas pelo líder supremo em Teerã, capital do Irã.
    • Segundo a agência estatal iraniana Fars, explosões também foram ouvidas nas cidades de Isfahan, Qom, Karaj e Kermanshah, todas em diferentes regiões do país.
    • Exército israelense afirma ter atingido “centenas de alvos militares iranianos”, incluindo lançadores de mísseis.
    • O ministro da Defesa do Irã, Amir Nasirzadeh, e o comandante da Guarda Revolucionária, Mohammed Pakpour, morreram nos ataques israelenses, segundo três fontes ouvidas pela agência Reuters.
    • 51 estudantes de uma escola de meninas no sul do Irã morreram durante o ataque, segundo a imprensa estatal iraniana. Na mesma região, outras 15 pessoas morreram em um ginásio.

    O que se sabe sobre a retaliação do Irã:

    • Em resposta, o Irã lançou mísseis e drones contra o território israelense, onde sirenes de alerta foram acionadas.
    • Diversas explosões foram ouvidas em outros países da região, como Catar, Bahrein, Kuwait, Iraque, Jordânia e Emirados Árabes — países que têm bases norte-americanas.
    • Vários prédios residenciais foram atingidos no Bahrein, segundo o governo local.
    • Em comunicado, os Emirados Árabes Unidos disseram ter interceptado vários mísseis iranianos e que uma pessoa morreu na capital Abu Dhabi. Uma explosão também foi ouvida em Dubai, segundo testemunhas.
    • Sistemas de defesa antimísseis foram acionados por Israel e pelos países do Golfo.
    • 4 pessoas morreram na Síria após míssil iraniano atingir um prédio, informa a agência Reuters.

    Trump diz que objetivo é destruir programa nuclear do Irã

    O presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou que o objetivo do ataque é destruir o programa nuclear iraniano e proteger o povo americano de ameaças. Militares dos EUA afirmam que ação pode durar dias. O Pentágono classificou a operação como “fúria épica”.

    Trump incentivou a população iraniana a pressionar pela queda do regime dos aiatolás e instou militares a se renderem ou irão “enfrentar a morte certa”.

    A operação ocorre após semanas de negociações entre os EUA e o Irã na tentativa de fechar um acordo que limite ou encerre o programa nuclear iraniano.

    Fonte: G1

  • Trump diz que ainda não tomou decisão sobre o Irã e que ação militar ‘às vezes é necessária’

    Mundo – O presidente dos EUA disse que novas conversas sobre o país devem ocorrer nesta sexta-feira (27) e que deseja fazer um acordo.

    O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que não gostaria de ordenar uma ação militar no Irã, mas que “às vezes é necessário” ao ser questionado sobre as tensões com Teerã nesta sexta-feira (27). 

    • ✅ Siga o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp

    Trump conversou rapidamente com repórteres na porta da Casa Branca antes de embarcar para uma viagem ao Texas e garantiu que deseja um acordo com o governo iraniano. 

    Com a mediação de Omã, os dois países vêm buscando uma solução diplomática que assegure um novo acordo nuclear. Segundo o presidente norte-americano, uma nova rodada de conversas irá ocorrer ainda nesta sexta.

    Ainda não tomei uma decisão sobre o Irã . Não estou satisfeito com a forma como negociaram, mas novas negociações são esperadas nesta sexta. Quero fazer um acordo, mas o Irã não pode ter armas nucleares”, afirmou Trump, que ao ser perguntado sobre uso de força militar, acrescentou: “Não quero, mas às vezes é necessário”.

    A nova rodada de negociações sobre o programa nuclear iraniano começou nesta quinta-feira (26). O encontro foi pausado após cerca de três horas de tratativas pela manhã e foi retomada por mais uma hora no fim da tarde. 

    Nem os EUA nem o Irã se pronunciaram de forma oficial sobre a suposta pausa nas negociações ou sobre o resultado do encontro. Porém, de acordo com o site americano Axios, os americanos avaliaram a reunião como positiva.

    O ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araghchi, disse que o encontro resultou em um “bom progresso”. Já o ministro das Relações Exteriores de Omã, Badr bin Hamad Al-Busaidi, que está na mediação das conversas, afirmou que houve “progresso significativo”.

    A reportagem do “Axios” diz ainda que os negociadores dos EUA se mostraram dispostos a demonstrar certo grau de flexibilidade para permitir que Teerã enriqueça urânio, desde que provassem que não buscam construir uma bomba nuclear. 

    Nesta sexta, o chanceler iraniano pediu que os Estados Unidos abandonem as “exigências excessivas” para alcançar o acordo. 

    Com as tensões no Oriente Médio em alta, também nesta sexta, o governo americano autorizou funcionários diplomáticos não essenciais de sua embaixada em Israel a deixar o país.

    Fonte: G1

  • Japão deve adotar autorização eletrônica para entrada de brasileiros

    Previsto para 2028, o Jesta será exigido de 71 países hoje isentos de visto, como o Brasil.

    Turismo – Os turistas que desejarem viajar para o Japão a partir de 2028 devem ficar atentos às novas exigências de documentação. O país estuda a implementação de uma autorização eletrônica de viagem, o Jesta, para viajantes de 71 países, incluindo o Brasil.

    Segundo o portal oficial do Jesta, o documento será exigido para turistas de países que atualmente são isentos de visto, como Estados Unidos, Reino Unido, Canadá, Austrália, Coreia e Brasil.

    O objetivo é fazer uma triagem prévia dos visitantes para identificar riscos de segurança, agilizar o processo de imigração nos aeroportos, reforçar o controle de fronteiras e impedir estadias ilegais.

    A previsão é que o novo sistema seja implementado até o final de 2028. A partir daí, os turistas que desejarem visitar o país deverão solicitar o Jesta de forma on-line. O primeiro passo será preencher as informações pessoais e de viagem, enviar os dados do passaporte e o itinerário, pagar uma taxa de inscrição (valor ainda não divulgado) e aguardar a autorização da viagem antes do voo.

    O modelo será implementado graças ao aumento do turismo no Japão. Em 2024, o país recebeu um número recorde de 36,9 milhões de viajantes. Com a novidade, a expectativa é reduzir o tempo de espera na imigração e melhorar a segurança.

    Brasileiros no Japão

    O Japão se tornou um destino mais acessível para brasileiros desde que a necessidade de visto caiu em 2023. Especialistas apontaram que a medida foi essencial para o boom turístico, já que o processo para conseguir a autorização de entrada era mais burocrático para o Brasil do que para países como os Estados Unidos e o Canadá. Apesar disso, a distância continua sendo um fator que dificulta o turismo entre as duas nações.

    Para os viajantes que se aventuram a ir para o outro lado do mundo, Daniela Filomeno, voltou recentemente de lá e indica restaurantes para o almoço e para o jantar em Tóquio.


    Fonte e Foto: CNN Brasil

  • Irã cobra que EUA abandonem ‘exigências excessivas’ durante negociações

    Apesar da forte presença militar dos EUA no Oriente Médio e das ameaças de ataque em caso de impasse, Abbas Araghchi destacou “progressos” nas reuniões bilaterais realizadas na quinta-feira (26).

    Mundo – O ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araghchi, pediu nesta sexta-feira (27) que os Estados Unidos abandonem as “exigências excessivas” para que seja possível avançar em um acordo, após novas negociações realizadas em Genebra.

    Na quinta-feira (26), o chanceler havia celebrado os “progressos” nas reuniões bilaterais, apesar da forte presença militar americana no Oriente Médio e das ameaças de ataque ao Irã caso não haja entendimento.

    Em conversa telefônica com o chanceler egípcio, Badr Abdelatty, Araghchi afirmou que o sucesso das tratativas exige “seriedade e realismo” da outra parte, além de evitar “erros de cálculo e exigências excessivas”. Ele, no entanto, não detalhou quais demandas estariam em discussão.

    Entre os principais pontos de tensão estão o programa de mísseis balísticos iraniano e o enriquecimento de urânio, temas frequentemente mencionados por Washington e que Teerã se recusa a suspender.

    Durante o discurso sobre o Estado da União, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou que o Irã já teria desenvolvido mísseis capazes de ameaçar a Europa e que estaria trabalhando para alcançar o território americano. O secretário de Estado, Marco Rubio, disse que os iranianos não estariam enriquecendo urânio no momento, mas tentariam chegar a esse estágio.

    O governo iraniano sustenta que o programa de mísseis tem caráter defensivo e reafirma que seu programa nuclear possui fins exclusivamente pacíficos. Ainda assim, Estados Unidos, Israel e países ocidentais suspeitam de ambições militares.

    Omã, que atua como mediador nas negociações, informou que haverá uma reunião técnica em Viena na segunda-feira, antes de uma nova rodada de conversas prevista para a mesma semana.


    Fonte e Foto: JP Notícias

  • Jonas Brothers anunciam show único no Brasil em 2026

    Trio norte-americano retorna ao país com a turnê “Greetings From Your Hometown” e se apresenta no Allianz Parque, em São Paulo, no dia 13 de maio de 2026

    Internacionalmente – Os fãs brasileiros já podem comemorar: os Jonas Brothers confirmaram, nesta quinta-feira (26), um show no Brasil em 2026. Formado pelos irmãos Joe, Kevin e Nick Jonas, o trio norte-americano de pop rock desembarca em São Paulo com a turnê “Greetings From Your Hometown”, em apresentação única no país.

    A nova série de shows integra a agenda mundial de divulgação do álbum “Greetings From Your Hometown”, lançado em agosto de 2025. O sétimo disco de estúdio da banda reúne faixas como “Love Me to Heaven”, “No Time to Talk” e “I Can’t Lose”.

    O retorno marca a volta do grupo ao Brasil após mais de dois anos. A última passagem por aqui aconteceu em abril de 2024, também em São Paulo, com a turnê “One Night. Five Albums”.

    Data e local do show

    A apresentação acontece no dia 13 de maio de 2026 (quarta-feira), no Allianz Parque, em São Paulo.

    O estádio, localizado na zona oeste da capital paulista, costuma receber grandes turnês internacionais e promete uma estrutura grandiosa para o espetáculo.


    Como comprar ingressos

    Os ingressos serão vendidos exclusivamente pela Ticketmaster Brasil, em quatro etapas:

    • Pré-venda do Artista: 2 de março (segunda-feira), às 10h
    • Pré-venda Santander Select: 3 de março (terça-feira), às 10h
    • Pré-venda demais clientes Santander: 4 de março (quarta-feira), às 10h
    • Venda geral: 5 de março (quinta-feira), às 10h

    Preços e setores

    • Cadeira Superior: R$ 420 (inteira) | R$ 210 (meia)
    • Pista: R$ 490 (inteira) | R$ 245 (meia)
    • Cadeira Inferior: R$ 590 (inteira) | R$ 295 (meia)
    • Pista Premium: R$ 850 (inteira) | R$ 425 (meia)
    • Pacote VIP Ultimate Lounge: R$ 4.539 (inteira) | R$ 4.114 (meia)
    • Pacote VIP Lounge: R$ 3.801 (inteira) | R$ 3.376 (meia)
    • Pacote VIP Premium: R$ 1.904 (inteira) | R$ 1.479 (meia)

    Serviço

    Jonas Brothers no Brasil – “Greetings From Your Hometown”

    • Data: 13/05/2026 (quarta-feira)
    • Abertura dos portões: 16h
    • Início do show: 20h30
    • Local: Allianz Parque
    • Endereço: Rua Palestra Itália, 200 – Água Branca – São Paulo (SP)
    • Classificação: 16 anos. Menores de 5 a 15 anos apenas acompanhados dos pais ou responsáveis legais (sujeito a alteração por decisão judicial).

    Fonte: POP MAIS

  • Caso Epstein: governo dos EUA é acusado de suposta omissão de arquivos que mencionam Trump

    Democratas acusaram na quarta-feira (25) o governo Trump de realizar ‘o maior encobrimento governamental da história moderna’.

    Mundo – Democratas acusaram na quarta-feira (25) o governo de Donald Trump de realizar “o maior encobrimento governamental da história moderna”, após veículos americanos informarem que o governo omitiu documentos dos arquivos do caso Jeffrey Epstein que mencionam o presidente.

    O Departamento de Justiça publicou milhões de páginas de arquivos relacionados ao financista Jeffrey Epstein, em virtude de uma lei de transparência promulgada no ano passado. Mas a emissora pública NPR encontrou lacunas nos arquivos relacionados a uma denúncia de agressão sexual feita em 2019 por uma mulher contra Trump.

    O presidente negou ter cometido qualquer irregularidade e afirmou que a publicação dos chamados “Arquivos Epstein” do Departamento de Justiça o isentou.

    Os índices e números de série anexados ao material de investigação sobre a rede de tráfico de Epstein indicam que agentes do FBI fizeram quatro entrevistas com a denunciante e escreveram resumos e anotações anexas, informou a NPR.

    A base de dados pública mostra apenas um resumo focado principalmente nas alegações da mulher contra Epstein. Os outros três resumos e as notas relacionadas não estão disponíveis no site do Departamento de Justiça, segundo a revisão do sistema de numeração de documentos feita pela NPR. O jornal The New York Times e a rede MS NOW relataram descobertas semelhantes.

    “É a maior operação de encobrimento do governo na história moderna”, denunciaram em redes sociais os deputados democratas do Comitê de Supervisão da Câmara dos Representantes. “Exigimos respostas”, acrescentaram.

    Segundo a investigação, a denunciante entrou em contato com autoridades pela primeira vez em julho de 2019, logo após a prisão de Epstein por acusações federais de tráfico sexual. Referências internas posteriores nos arquivos publicados apontam que a mulher alegou ter conhecido Trump por meio do financista, e que o primeiro a agrediu em meados da década de 1980, quando a denunciante tinha entre 13 e 15 anos.

    Um documento de 2025 do FBI, que consta da base de dados pública, relata essa denúncia, mas não inclui uma avaliação da sua credibilidade. Os memorandos detalhados das entrevistas de acompanhamento, realizadas em agosto e outubro de 2019, segundo os índices, não foram incluídos.

    O democrata Robert García, do Comitê de Supervisão, afirmou que os deputados democratas “podem confirmar que o Departamento de Justiça parece ter ocultado ilegalmente entrevistas do FBI com essa sobrevivente”.

    García acrescentou que os democratas vão abrir uma investigação paralela e exigir que os arquivos que faltam sejam entregues ao Congresso.

    Em um comunicado divulgado na noite de quarta-feira, o Departamento de Justiça afirmou que está revisando seus arquivos sobre o caso Epstein para determinar se alguém foi tratado “de maneira indevida”, mas negou ter cometido irregularidades.

    “Se for determinado que algum documento foi rotulado de forma indevida durante o processo de revisão e se enquadra no que afirma a Lei, o Departamento certamente o tornará público, em conformidade com a lei”, acrescentou o Departamento.



    Fonte e Foto: JP Notícias

  • EUA receberam mais de 80 milhões de barris de petróleo da Venezuela, diz Trump

    O republicano disse em discurso no Congresso norte-americano que ‘cumpriu promessa’ de aumentar a produção energética do país.

    Mundo – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse na terça-feira (24) que o país recebeu “mais de 80 milhões de barris de petróleo” oriundos da Venezuela. O republicano deu a declaração durante tradicional discurso “Estado da União” feito anualmente no Congresso norte-americano com balanço do ano anterior, além de delinear as prioridades legislativas e políticas para o período seguinte.

    O anúncio do republicano se deu com menos de dois meses da captura do ex-presidente venezuelano Nicolás Maduro e sua esposa, Cilia Flores. A Venezuela é detentora de uma das maiores reservas de petróleo do mundo, estimada de 303 bilhões de barris.

    Aos congressistas, Trump ainda acrescentou que a produção de petróleo norte-americana aumentou em mais de 600 mil barris por dia e a de gás natural “está em seu nível mais alto”. Isso porque ele “cumpriu” com a sua “promessa de perfurar, perfurar e perfurar”.

    Assista à íntegra do discurso de Trump

    https://youtu.be/DPnZTCTk1NA


    Fonte e Foto: JP Notícias

  • Zelador amortece queda de menino do 7º andar e impede tragédia na Rússia

    Criança caiu de cerca de 24 metros em prédio de São Petersburgo e foi salva por trabalhador que se posicionou abaixo da janela segundos antes do impacto.

    Mundo – Um ato de coragem evitou uma tragédia em São Petersburgo, na Rússia, na última semana. O zelador Khairullo Ibadullayev, de 37 anos, conseguiu amortecer a queda de um menino de apenas cinco anos que despencou da janela de um apartamento no sétimo andar — uma altura estimada em 24 metros.

    Imagens que circulam na imprensa local mostram o momento em que a criança, identificada como Sasha, estava sentada no parapeito da janela aberta enquanto vizinhos gritavam para que ele entrasse. Instantes depois, o menino perdeu o equilíbrio e caiu.

    Ao perceber o risco, Khairullo correu para a área externa do prédio e se posicionou exatamente abaixo da janela. Ele conseguiu aparar parcialmente o garoto com o próprio corpo, reduzindo a força do impacto. Ambos caíram na neve logo em seguida.



    “Gritei para ele entrar, mas ele não me ouviu. Então ele caiu. Eu o segurei, as pernas dele bateram aqui e eu caí também”, relatou o zelador ao Daily Mail.

    Segundo o trabalhador, nos primeiros segundos o menino não apresentava sinais de respiração. “Comecei a massagear o peito dele e então o ouvi ofegar. Depois disso, ele ficou bem”, contou.

    A mãe da criança, Nadezhda Amrani, de 47 anos, estava no apartamento no momento do acidente. De acordo com relatos, ela teria ido até a cozinha enquanto o filho brincava com um tablet. O imóvel não possuía travas de segurança nas janelas.

    Sasha foi socorrido por paramédicos e encaminhado a um hospital da região, onde permanece internado na UTI em condição estável, com fraturas nas pernas e outros ferimentos. Khairullo sofreu lesões nos braços e nas costelas.

    A polícia local investiga as circunstâncias do caso, incluindo possíveis falhas nas medidas de segurança do apartamento. Enquanto isso, o zelador vem sendo reconhecido como herói por moradores e autoridades, após agir em segundos e salvar uma vida.

  • UE adia acordo com EUA após nova tarifa global de Trump

    Europeus querem mais certezas em meio a batalha da Casa Branca com Suprema Corte sobre legalidade de taxas impostas a parceiros comerciais.

    Mundo – O Parlamento Europeu adiou na segunda-feira (22/2) a votação sobre a implementação de um acordo tarifário com os Estados Unidos. A relação comercial entre europeus e americanos vive um momento de incerteza, diante da atual batalha da Casa Branca com a Justiça dos EUA quanto às bases para a imposição de taxas sobre parceiros comerciais.

    “Queremos ter clareza por parte dos Estados Unidos de que eles estão respeitando o acordo”, disse o eurodeputado Bernd Lange após consultas com outros legisladores. O acordo já havia sido adiado em janeiro em razão das tensões sobre a Groenlândia.

    No ano passado, os dois lados concordaram com uma tarifa máxima de 15% para a maioria das importações da União Europeia (UE) para os Estados Unidos. O acordo juridicamente vinculativo, posteriormente elaborado com os EUA, ainda precisa ser aprovado pelo Parlamento Europeu.

    A política comercial do presidente Donald Trump sofreu, entretanto, um duro golpe na sexta-feira. A Suprema Corte dos EUA decidiu que a base legal usada para muitas das tarifas impostas a quase todos os parceiros comerciais era injustificada.

    Por 6 votos a 3, os magistrados rejeitaram o uso de uma lei de poderes de emergência para impor as amplas tarifas “recíprocas” de Trump, aplicadas a quase todo o mundo em abril do ano passado – chegando, em alguns casos, a 50%.

    Na prática, a decisão estabelece limites ao poder do presidente para impor tarifas sem a aprovação do Congresso, afetando diretamente as sobretaxas adotadas contra o Brasil.

    Por 6 votos a 3, os magistrados rejeitaram o uso de uma lei de poderes de emergência para impor as amplas tarifas “recíprocas” de Trump, aplicadas a quase todo o mundo em abril do ano passado – chegando, em alguns casos, a 50%.

    Na prática, a decisão estabelece limites ao poder do presidente para impor tarifas sem a aprovação do Congresso, afetando diretamente as sobretaxas adotadas contra o Brasil.

    Lange disse que isso poderia significar uma taxa de 30% sobre alguns grupos de produtos, apesar do limite de 15% previsto no acordo tarifário UE–EUA. A Comissão Europeia, por sua vez, disse que precisa de um quadro claro sobre as implicações da decisão da Suprema Corte para os EUA para tomar novas decisões.


    Fonte e Foto: Metrópoles

  • Mulher é encontrada viva nos EUA após ficar 24 anos desaparecida

    Michele Hundley Smith está bem e pediu às autoridades que não divulgassem o seu paradeiro

    Mundo- – Uma mulher foi encontrada após ficar 24 anos desaparecida nos Estados Unidos.

    Segundo as autoridades do Gabinete do Xerife do Condado de Rockingham, na Carolina do Norte, Michele Hundley Smith foi localizada “viva e bem”.

    O desaparecimento de Smith, atualmente com 62 anos, foi comunicado pela primeira vez em 31 de dezembro de 2001, quando ela tinha 38. 

    Na ocasião, o sumiço foi registrado por seu marido. Ela saiu de casa no dia 9 de dezembro para fazer compras de Natal em uma loja em Martinsville, na Virgínia, a cerca de 27 quilômetros de sua residência, em Eden, e não retornou.

    “Uma investigação minuciosa foi iniciada imediatamente”, afirmou o gabinete do xerife. “Ao longo dos anos, o caso atraiu a atenção e a colaboração de várias agências da Carolina do Norte e da Virgínia, incluindo o Departamento Estadual de Investigação da Carolina do Norte (SBI), a Administração de Repressão às Drogas (DEA) e o Departamento Federal de Investigação (FBI).”

    Parentes de Smith também se mobilizaram pelas redes sociais. Em uma das iniciativas, uma das filhas de Smith criou a página Bring Michele Hundley Smith Home no Facebook em 2018 para coletar e reunir informações sobre o caso.

    Novas informações’

    Os detetives apontam que foi possível localizar Smith após receberam “novas informações” sobre o ocorrido. Posteriormente, eles entraram em contato com a mulher, que pediu para não ter o paradeiro divulgado.

    A família voltou a se manifestar nas redes sociais após a notícia de que Smith havia sido encontrada.