Categoria: Manaus

  • Mutirão ‘Registre-se!’ leva emissão gratuita de documentos a Manaus

    Mutirão gratuito no Vasco Vasques oferece emissão de documentos básicos para população vulnerável entre os dias 13 e 17 de abril.

    Manaus – O Poder Judiciário Estadual, por meio da Corregedoria-Geral de Justiça do Amazonas realizará, a partir da próxima segunda-feira (13) a quinta edição da “Semana Nacional do Registro Civil – Registre-se!”. Neste ano, a exemplo da edição anterior, em Manaus, o Centro de Convenções Vasco Vasques será o espaço para a realização de um mutirão de expedição de documentos básicos, voltado especialmente para a população em situação de vulnerabilidade social.

    O “Registre-se!” ocorrerá simultaneamente em todo o País no período de 13 a 17 de abril sob a coordenação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e, em Manaus, terá a participação de aproximadamente 15 organizações que estarão empenhadas na oferta de serviços à sociedade.

    No Centro de Convenções Vasco Vasques – com entrada pela Rua Jornalista Flávio Limongi (ao lado do Sambódromo) – o atendimento será realizado a partir 8h da manhã com a oferta de serviços como: expedição de primeiras e segundas vias de certidões de nascimento, de casamento ou óbito; expedição de Carteira Nacional de Identificação (CNI); expedição de Cadastro de Pessoa Física (CPF); requerimento de registros tardios de nascimento e óbito; averbação – no registro – de alteração do nome do pai ou da mãe (para pessoas adultas); inclusão de etnia (no registro civil), dentre outros.

    Para este ano, o mutirão do “Registre-se!” contará com serviços disponibilizados pelo Setor de Certidões da Corregedoria-Geral de Justiça do Amazonas; pelo Núcleo de Justiça Itinerante do Tribunal de Justiça do Amazonas; por Cartórios de Registro Civil; e pelos seguintes órgãos: Defensoria Pública Estadual; Polícia Federal; Polícia Civil; Instituto de Protestos; Receita Federal; Ministério Público Estadual; Sistema de Registro Nacional Migratório (Sismigra); Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE); Secretaria Municipal de Saúde; Coordenação de Povos Indígenas de Manaus e Entornos e Associação dos Notários e Registradores do Estado do Amazonas.
    No ano de 2025, sob a organização da Corregedoria-Geral de Justiça do Amazonas, o mutirão do “Registre-se!” contabilizou 16.325 atendimentos na cidade de Manaus e posteriormente, no segundo semestre do ano, 6.135 atendimentos no município de São Gabriel da Cachoeira em benefício, sobretudo, da população indígena.

    Para este ano, de acordo com o corregedor-geral de Justiça do Amazonas, desembargador José Hamilton Saraiva dos Santos, o objetivo do Poder Judiciário é consolidar o projeto e ampliá-lo, levando-o para municípios como Parintins, Barcelos e Tabatinga.

    Fonte: D24am

  • Manaus decreta situação de emergência por causa de chuvas intensas; medida vale por 180 dias

    De acordo com o decreto, publicado no Diário Oficial do Município na quarta-feira (8), a decisão foi tomada após registros de chuvas acima do normal nos meses de fevereiro e março.

    Manaus – A Prefeitura de Manaus decretou situação de emergência na cidade por causa das fortes chuvas que atingem a capital amazonense. A medida tem validade de 180 dias e permite a adoção de ações imediatas para reduzir os impactos, principalmente em áreas vulneráveis.

    De acordo com o decreto, publicado no Diário Oficial do Município na quarta-feira (8), a decisão foi tomada após registros de chuvas acima do normal nos meses de fevereiro e março. O decreto entrou em vigor na data da publicação.

    Dados meteorológicos apontam que, no período, o volume de precipitação ficou cerca de 100 milímetros acima da média, o que agravou alagamentos, deslizamentos e outros problemas enfrentados pela população.

    Além disso, previsões indicam que o cenário pode piorar nas próximas semanas, com possibilidade de novos episódios de chuva intensa.

    Com o decreto, a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social, por meio da Defesa Civil, fica responsável por coordenar as ações de enfrentamento à crise. Entre as medidas previstas estão:

    • mapeamento das áreas de risco;
    • coordenação de ações emergenciais;
    • divulgação de informações à população;
    • articulação com governos estadual e federal;
    • elaboração de relatórios técnicos sobre a situação.

    O decreto também autoriza a contratação temporária de profissionais e a compra de materiais e serviços necessários para atender a população afetada, além de autorizar a dispensa de licitação em casos urgentes.

    Todos os órgãos da administração municipal passam a atuar de forma integrada no enfrentamento da situação. A responsabilidade inclui ações de prevenção, monitoramento e resposta nas áreas atingidas.

    A decisão foi baseada em relatórios técnicos da Defesa Civil, dados de órgãos meteorológicos e parecer jurídico que atestou a legalidade da medida.

    As fortes chuvas que atingiram Manaus entre fevereiro e abril causaram transtornos em diferentes pontos da capital. No último sábado (4), seis homens foram flagrados tentando retirar um carro que ficou preso em meio a um alagamento na Avenida Torquato Tapajós, uma das mais movimentadas de Manaus. No mesmo dia, a prefeitura registrou 16 ocorrências e escolas da capital foram usadas como abrigo.

    Semanas antes, em 25 de março, uma tempestade causou alagamentos, deslizamentos e desabamentos de casas. Na Avenida Brasil, Zona Oeste da capital, um homem foi filmado usando uma geladeira para “navegar” pela via, que estava coberta pela água. 

    No dia 3 de fevereiro, a chuva que atingiu Manaus no fim da tarde provocou transtornos em diferentes pontos da cidade. Alagamentos, infiltrações no telhado do Terminal 4 e falta de energia elétrica foram registrados por moradores e compartilhados nas redes sociais.

    Fonte: G1 Amazonas

  • Operação da PF fiscaliza venda de gás e mira preços abusivos no Amazonas

    Ação ocorre em vários estados e também no Amazonas, onde dois estabelecimentos são alvo em Manaus.

    Manaus – A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (9), a segunda fase da Operação Vem Diesel para fiscalizar a venda de gás de cozinha. A ação ocorre em vários estados e também no Amazonas, onde dois estabelecimentos são alvo em Manaus. O objetivo é combater aumentos abusivos no preço do botijão e proteger os consumidores.

    A operação é coordenada por uma força-tarefa que reúne a Secretaria Nacional do Consumidor, a Polícia Federal e a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, com apoio dos Procons estaduais.

    Ao todo, 55 estabelecimentos estão sendo fiscalizados em 24 cidades de 15 estados e no Distrito Federal.

    Além do estado, a operação também ocorre na Bahia, Ceará, Distrito Federal, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

    Segundo os órgãos envolvidos, a fiscalização busca identificar irregularidades como aumento sem justificativa no preço do gás, combinação de preços entre empresas e outras práticas que possam prejudicar os consumidores.

    Caso sejam encontradas irregularidades que indiquem crimes contra a ordem econômica, tributária ou contra as relações de consumo, os casos serão encaminhados à Polícia Federal para investigação e adoção das medidas cabíveis.

    A primeira fase da operação foi realizada em 27 de março e mirou aumentos abusivos no preço de combustíveis. O objetivo foi combater reajustes indevidos nos preços, em meio à guerra no Oriente Médio.

    De acordo com a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e o Código de Defesa do Consumidor (CDC), um preço é considerado abusivo quando há elevação sem justa causa.

    Por isso, algumas regras devem ser observadas como parâmetros para identificar a ocorrência de preços abusivos:

    • Aumento sem justificativa técnica: reajustes aplicados sem que tenha havido um aumento real nos custos da cadeia produtiva;
    • Contexto de emergência ou calamidade: aumentos drásticos em situações de necessidade (ex: pandemia, desastres naturais) para lucrar sobre a urgência do consumidor;
    • Uso de métodos indevidos: cobrança de preços que viola o equilíbrio contratual;
    • Livre concorrência: é fundamental para garantir que os benefícios de eventuais reduções de custos nas refinarias ou distribuidoras sejam efetivamente repassados ao consumidor final, evitando aumentos abusivos e margens de lucro desleais.

    Agentes federais apontam que irregularidades detectadas pelas equipes de fiscalização serão encaminhadas à PF para a devida investigação e responsabilização dos envolvidos.

    Fonte: G1 Amazonas

  • Empregadores do Amazonas estão na ‘Lista Suja’ do trabalho análogo à escravidão; veja quem são

    Lista suja” é um documento público divulgado semestralmente pelo Ministério do Trabalho, com o intuito de dar visibilidade aos resultados das fiscalizações do governo de combate ao trabalho escravo.

    Manaus – O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) atualizou, na segunda-feira (6), o Cadastro de Empregadores que tenham submetido trabalhadores a condições análogas à escravidão, conhecido como “Lista Suja”. Na nova edição, dois empregadores do Amazonas aparecem na relação, sendo um deles incluído pela primeira vez.

    A chamada “lista suja” é um cadastro público divulgado duas vezes por ano, em abril e outubro. Nela entram nomes de empregadores após a conclusão de processos administrativos que comprovam a exploração de trabalho análogo à escravidão, com direito à defesa. Após a inclusão, o nome permanece na lista por dois anos.

    De acordo com o levantamento, o nome incluído nesta atualização é o de Márcio Fernandes Barbosa, no município de Tapauá, no interior do Amazonas. Segundo o ministério, ele submeteu três trabalhadores a condições degradantes em uma área rural do município, em 2024.

    O outro empregador amazonense é Gilcimar Modesto da Silva, que já constava em edições anteriores do cadastro e permanece na lista. O caso dele ocorreu em 2023, em Manaus. Dois trabalhadores foram resgatados em condições degradantes em uma fábrica de móveis localizada no km 82 da rodovia BR-174, na zona rural da capital

    Ao todo, a nova atualização incluiu 169 empregadores, sendo 102 pessoas físicas e 67 jurídicas. Com isso, o cadastro passa a reunir 613 nomes em todo o país.

    Entre os novos nomes incluídos estão o cantor Amado Batista e a montadora chinesa de carros elétricos BYD.

    Segundo o ministério, os casos desta edição ocorreram entre 2020 e 2025 e resultaram no resgate de 2.247 trabalhadores.

    As atividades com maior número de inclusões foram:

    • Serviços domésticos (23 casos);
    • Criação de bovinos para corte (18);
    • Cultivo de café (12);
    • Construção de edifícios (10);
    • Preparação de terreno, cultivo e colheita (6).

    Como funciona a ‘Lista Suja’

    Criada em 2003, a “Lista suja” é regulamentada por portaria interministerial e já teve a validade reconhecida pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

    Nesta edição, 225 nomes foram retirados por já terem cumprido o prazo de dois anos no cadastro.

    Fiscalização e denúncias

    O combate ao trabalho análogo à escravidão envolve órgãos como Auditoria Fiscal do Trabalho, Polícia Federal, Ministério Público do Trabalho, Ministério Público Federal e Defensoria Pública da União.

    Desde 1995, mais de 68 mil trabalhadores já foram resgatados dessas condições no Brasil.

    Denúncias podem ser feitas de forma remota e sigilosa por meio do Sistema Ipê, plataforma usada para receber casos de trabalho escravo contemporâneo.

    Fonte: G1 Amazonas

  • Carro pega fogo momentos após deixar oficina mecânica em Manaus

    Veículo foi destruído pelas chamas na Avenida São Jorge, mas ocupantes conseguiram escapar.

    Manaus – Um incêndio em um carro de passeio assustou motoristas e moradores na noite desta quarta-feira (8), na zona oeste de Manaus. Um Ford Ka vermelho foi completamente destruído pelas chamas na Avenida São Jorge, principal via do bairro.

    O incidente aconteceu por volta das 21h50, enquanto três pessoas seguiam no sentido Centro-Bairro.

    Fogo começou após superaquecimento

    Segundo relato de uma das passageiras, o veículo havia acabado de sair de uma oficina mecânica. Durante o trajeto, o motorista percebeu que o carro apresentava sinais de superaquecimento.

    Pouco depois, o fogo começou na parte do motor e se espalhou rapidamente, tomando conta do veículo em questão de minutos.

    Moradores tentaram conter as chamas

    Antes da chegada do Corpo de Bombeiros, moradores e motoristas que passavam pelo local tentaram controlar o incêndio utilizando extintores e baldes de água.

    As equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas foram acionadas e conseguiram conter as chamas, realizando também o rescaldo para evitar novos focos.

    Apesar do susto e da destruição total do carro, ninguém ficou ferido.

    Fonte: AM POST

  • Tribunal de Contas investiga suspeitas de irregularidades em contratos de R$ 90 milhões da Prefeitura de Manaus

    Investigação envolve aditivos contratuais que, juntos, ultrapassam R$ 90 milhões.

    Manaus – O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) abriu processo para apurar suspeitas de irregularidades em contratos firmados pela Prefeitura de Manaus e pela Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult). A investigação envolve aditivos contratuais que, juntos, ultrapassam R$ 90 milhões.

    A decisão foi publicada no Diário Oficial Eletrônico (DOE) do TCE-AM na terça-feira (7). Segundo o processo, os contratos foram assinados originalmente em 2023 e tiveram termos aditivos firmados principalmente entre os dias 22 e 23 de dezembro de 2025. As publicações oficiais desses atos ocorreram apenas entre 7 e 15 de janeiro de 2026.

    De acordo com a denúncia, há indícios de irregularidades na prorrogação dos contratos. Um dos principais pontos levantados é a falta de comprovação de que manter os acordos seria mais vantajoso do que realizar uma nova licitação, como exige a legislação.

    O documento também aponta possíveis casos de fracionamento de despesas e tentativa de burlar a obrigatoriedade de licitação pública. Além disso, a concentração das assinaturas no fim do ano e a publicação posterior levantam suspeitas de descumprimento dos princípios de publicidade e moralidade administrativa.

    g1 questionou a Prefeitura de Manaus sobre o processo aberto pelo TCE-AM para apurar as supostas irregularidades nos contratos, mas até a atualização mais recente desta reportagem não houve resposta.

    Apesar das suspeitas, o relator do caso no TCE-AM, conselheiro Fabian Barbosa, decidiu não conceder, neste momento, uma medida cautelar para suspender os contratos. Segundo ele, ainda não há elementos suficientes que justifiquem uma decisão urgente sem ouvir as partes envolvidas.

    Com isso, o Tribunal determinou que a Prefeitura de Manaus e a Manauscult apresentem explicações e documentos sobre os contratos no prazo de cinco dias úteis.

    Após o envio das justificativas, o relator deve reavaliar o pedido de medida cautelar e decidir os próximos passos do processo. O caso segue em análise no Tribunal de Contas.

    Fonte: G1 Amazonas

  • Carreta tomba, derruba poste e deixa motorista preso às ferragens em Manaus;

    Imagens feitas por pessoas que passavam pelo local mostram o veículo atravessado na pista. Aos agentes de trânsito, motorista afirmou ter sido fechado por outro veículo, o que teria ocasionado o acidente.

    Manaus – Uma carreta tombou na Avenida Cosme Ferreira, na Zona Leste de Manaus, na tarde desta quarta-feira (8). O motorista ficou preso às ferragens após o acidente. Imagens feitas por pessoas que passavam pelo local mostram o veículo atravessado na pista

    Aos agentes de trânsito, o motorista da carreta afirmou que vinha no sentido bairro-Centro, quando foi fechado por um veículo. Ao tentar desviar, ele perdeu o controle da carreta e atingiu o meio fio, uma árvore e um poste, antes de tombar.

    O motorista foi resgatado consciente e encaminhado ao hospital. O estado de saúde dele não foi informado.

    Ainda de acordo com os agentes de trânsito, a carreta está carregada com 19 toneladas de alimentos não perecíveis. Devido ao peso do carregamento, ainda não foi possível fazer a retirada do veículo da via. Uma operação para remover o caminhão e os alimentos deve ocorrer por volta das 22h.

    Com a interdição da faixa onde a carreta caiu, o trânsito na região apresenta lentidão. Agentes do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) estão no local orientando motoristas.

    Fonte: G1 Amazonas

  • Cerca de 150 kg de drogas são apreendidos em freezer dentro de caminhão na Zona Leste de Manaus

    Veículo tinha como destino o Pará e transportava uma nota fiscal que indicava carga de peixes.

    Manaus – Cerca de 150 quilos de maconha do tipo skunk foram apreendidos dentro de um semirreboque no bairro Puraquequara, Zona Leste de Manaus. A droga estava escondida em um freezer sob uma carga de gelo. O veículo tinha como destino o Pará e transportava uma nota fiscal que indicava carga de peixes.

    Segundo a Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), a apreensão ocorreu durante uma vistoria feita em conjunto com a Receita Federal e a Polícia Rodoviária Federal (PRF). No início da inspeção, os agentes encontraram apenas sacos de gelo e um freezer na parte traseira do baú. Ao abrirem o equipamento, localizaram o entorpecente escondido.

    A ação foi possível após informações repassadas por forças de segurança do Pará. Elas haviam interceptado outro caminhão vindo de Manaus com cerca de 100 quilos de drogas.

    Com a suspeita de que um segundo veículo também sairia com entorpecentes, as equipes intensificaram as buscas e conseguiram interceptar o semirreboque antes do embarque para Belém, impedindo o envio da droga.

    Com a suspeita de que um segundo veículo também sairia com entorpecentes, as equipes intensificaram as buscas e conseguiram interceptar o semirreboque antes do embarque para Belém, impedindo o envio da droga.

    Fonte: G1 Amazonas

  • Incêndio atinge casas na Zona Oeste de Manaus e famílias perdem bens

    O fogo foi controlado após a atuação de equipes do Corpo de Bombeiros. As causas do incidente ainda não foram informadas. Apesar do prejuízo material, não houve feridos.

    Manaus – Um incêndio atingiu três casas na noite desta terça-feira (6), no beco Santa Terezinha, no bairro São Jorge, Zona Oeste de Manaus. De acordo com o Corpo de Bombeiros, três casas foram atingidas, sengo uma totalmente consumida pelas chamas e duas por alguns focos de incêndio, posteriormente apagados pelos bombeiros. Vídeos registrados por moradores próximos mostram a intensidade das chamas

    De acordo com informações preliminares, o incêndio atingiu rapidamente os imóveis e consumiu toda a estrutura e os pertences da família que morava no local. Apesar do prejuízo material, não houve registro de feridos.

    O fogo foi controlado após a atuação de equipes do Corpo de Bombeiros. As causas do incidente ainda não foram informadas. Para a ocorrência, foram utilizados aproximadamente 10 mil litros de água para controlar e extinguir o fogo.

    Em nota, a Prefeitura de Manaus informou que equipes da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc) e da Defesa Civil Municipal foram mobilizadas para prestar atendimento socioassistencial e monitorar o local.

    A nota informa ainda que as duas famílias afetadas pelo incêndio foram cadastradas para o recebimento de Auxílio-Aluguel e de benefícios eventuais pelas equipes de Calamidades e Emergências da Semasc.

    Fonte: G1 Amazonas

  • Jiboia é resgatada em jardim de escola na Zona Norte de Manaus

    Animal apareceu na área externa da unidade e causou susto a alunos e funcionários. Após resgate, cobra foi devolvida ao habitat natural

    Manaus – Uma cobra jiboia foi resgatada nesta terça-feira (7) após ser encontrada no jardim de uma escola da rede estadual, na Avenida Timbiras, bairro Cidade Nova, Zona Norte de Manaus. O animal apareceu na área externa da unidade e causou susto a alunos e funcionários.

    A presença da cobra foi percebida por funcionários da escola por volta das 10h30. A unidade fica próxima a uma área de vegetação, o que pode ter facilitado a entrada do animal no local.

    Após a identificação da jiboia, a área foi isolada como parte do protocolo de segurança da escola. Em seguida, foi feito o acionamento do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb) para realizar o resgate.

    A captura foi feita de forma segura. Segundo os policiais, a cobra não apresentava ferimentos. Após avaliação, o animal foi considerado apto para ser devolvido ao habitat natural.

    A Polícia Militar orienta que, ao encontrar animais silvestres em áreas urbanas, a população evite qualquer tipo de aproximação e acione os órgãos responsáveis para garantir a segurança de todos.

    Fonte: G1 Amazonas