Categoria: Manaus

  • Eleição indireta no AM: edital com regras deve sair ‘em breve’, diz presidente da Aleam

    Segundo ele, o documento deve ser publicado nos próximos dias, após análise da Constituição estadual e do regimento interno da Casa

    Manaus – O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Adjuto Afonso (União), afirmou nesta terça-feira (7) que o edital com as regras da eleição indireta para o governo do estado ainda está em elaboração. Segundo ele, o documento deve ser publicado nos próximos dias, após análise da Constituição estadual e do regimento interno da Casa.

    Afonso falou após a 23ª sessão ordinária da Aleam. Ele assumiu a presidência da Casa depois que Roberto Cidade (União) deixou o cargo para assumir interinamente o governo do Amazonas, após a renúncia de Wilson Lima (União) e do vice Tadeu de Souza (Progressistas).

    A eleição indireta será realizada porque os cargos foram deixados nos dois últimos anos do mandato. Pela Constituição do Amazonas, a escolha do novo governador deve ser feita pelos deputados estaduais em até 30 dias.

    Segundo Afonso, não há pressa para definir as regras, já que o processo precisa seguir os trâmites legais.

    O presidente disse que o edital está sendo elaborado com apoio da Procuradoria da Assembleia. “Estão ainda debruçados na Constituição do Estado e no regimento da Assembleia. Pode ser amanhã ou depois”, explicou.

    Afonso destacou que o estado segue funcionando normalmente sob comando interino de Roberto Cidade. Segundo ele, o governador não fez mudanças no secretariado para garantir continuidade administrativa.

    O presidente explicou que o edital seguirá o rito comum da Casa: será apresentado, incluído na pauta e votado em plenário.

    Afonso não descartou a possibilidade de regime de urgência, caso seja necessário. Nesse caso, a decisão caberá aos deputados.

    O edital deve definir pontos como o formato da votação, que pode ser aberta ou secreta, conforme decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).

    Fonte: G1 Amazonas

  • Isabelle Nogueira mira mestrado e recorre a Gil do Vigor: “Vou realizar esse sonho”

    Cunhã-poranga do Boi Garantido revela preparação para seleção na UFAM e admite desafios para conciliar estudos com a rotina intensa.

    Famosos – A influenciadora e ex-BBB Isabelle Nogueira decidiu investir em um novo capítulo da sua trajetória: a vida acadêmica. Em publicação nas redes sociais, ela revelou que está se preparando para disputar uma vaga de mestrado na Universidade Federal do Amazonas (UFAM) ainda este ano.

    Determinada a alcançar o objetivo, Isabelle contou que buscou conselhos com Gil do Vigor, que recentemente concluiu seu PhD em Economia. Segundo ela, a conversa foi essencial para entender melhor a rotina de estudos e os desafios do processo seletivo.

    “Quero muito fazer meu mestrado. Já vai abrir o edital e estou me preparando. Até conversei com o Gil do Vigor e perguntei como ele consegue dar conta de tudo. Ele me explicou o método dele, e eu fui direto na fonte”, relatou.

    Veja ao vídeo:

    https://www.instagram.com/reel/DW1ab5gAWZY/?igsh=ZmZwNnh4Z3IycTQw

    Apesar do entusiasmo, a influenciadora reconheceu que a rotina cheia pode ser um obstáculo. Entre compromissos profissionais, eventos e a vida pública, ela admite dificuldade para manter uma disciplina constante de estudos. Ainda assim, reforçou que o objetivo vai além da carreira: trata-se de uma conquista pessoal.

    “Não tenho tanto tempo para estudar como gostaria, porque é muito concorrido. Mas eu vou tentar. Pode ser onde eu estiver, fazendo o que for, mas isso é uma realização pessoal e eu vou conseguir”, afirmou.

    Formada em Letras com habilitação em espanhol, Isabelle também possui pós-graduação em Gestão Escolar e Metodologia do Ensino Superior, o que reforça sua ligação com a educação. Agora, ela busca dar um passo além na formação acadêmica, conciliando conhecimento com sua já consolidada visibilidade pública.

    A decisão marca uma nova fase para a ex-BBB, que segue ampliando seus horizontes e mostrando que, além dos holofotes, também quer investir no crescimento intelectual e profissional.

  • Família denuncia negligência médica na rede pública e aponta falhas desde o parto de bebê no Amazonas

    Criança teria sofrido complicações após demora no procedimento cirúrgico e enfrentado, ao longo dos meses seguintes, problemas como falta de insumos e assistência adequada nas unidades de saúde.

    Manaus – A família do bebê Caleb, de 7 meses, denunciou uma série de supostas falhas e negligência no atendimento da rede pública de saúde do Amazonas, desde o parto, em 30 de agosto de 2025, até o período de internação. Segundo os relatos, a criança teria sofrido complicações após demora na realização do procedimento cirúrgico e enfrentado, ao longo dos meses seguintes, problemas como falta de insumos e assistência adequada nas unidades por onde passou.

    Em entrevista à Rede Amazônica, a irmã da criança, Tayana Batista, revelou que a mãe do menino é diabética, obesa e enfrentou dificuldades durante o trabalho de parto. A família afirmou que houve demora no atendimento inicial e problemas estruturais nas unidades por onde passou.

    Segundo Tayana, a demora no parto trouxe consequências graves para o bebê. Caleb nasceu com complicações e precisou ser reanimado. “Ele nasceu com uma lesão no braço e teve que ser reanimado porque ingeriu mecônio. Foi direto para o oxigênio e não pôde ter contato com o leite materno”, disse.

    O menino ficou internado por quatro meses. Após apresentar melhora, foi transferido para o Instituto de Saúde da Criança do Amazonas (ICAM), onde, segundo a família, enfrentou novos problemas.

    Durante os 17 dias em que esteve na unidade, Tayana contou que precisou assumir funções que seriam da equipe de enfermagem. Em vídeos gravados por ela, é possível ver o momento em que recebe seringas com medicações para administrar no irmão.

    Outro vídeo mostra a falta de insumos básicos na unidade. Em uma gravação, uma profissional de saúde informa a ausência de seringas no hospital.

    Apesar das dificuldades, Caleb recebeu alta e atualmente está em casa. Ele segue sob cuidados da família, principalmente da irmã, já que a mãe também enfrenta problemas de saúde.

    Por meio de nota, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), informou que o paciente citado recebeu alta em 5 de fevereiro e que durante o período de internação no Instituto da Criança do Amazonas (Icam), recebeu todo o atendimento necessário.

    Ainda segundo a secretaria, foi solicitada uma visita do programa Melhor em Casa para a criança.

    A família ingressou com uma ação judicial contra o Estado e cobra responsabilização pelos atendimentos prestados.

    Fonte: G1 Amazonas

  • Inscrições abertas para a 2ª Ecoa – Mostra Socioambiental de Cinema em Manaus

    Evento seleciona filmes que evoquem discussões relevantes para a pauta socioambiental contemporânea podem ser inscritos até 18 de abril.

    Manaus – Cineastas interessados em abordar a temática socioambiental podem se inscrever na 2ª edição da “Ecoa – Mostra Socioambiental de Cinema de Manaus”. As inscrições abriram nesta segunda-feira (6) e seguem até o dia 18 de abril para obras audiovisuais. Idealizado pela produtora duplofilme e pela organização OCA Amazônia, o evento gratuito, de caráter não competitivo, acontece nos dias 23 e 24 de maio no Teatro Gebes Medeiros, no Centro de Manaus.

    Os interessados podem se inscrever de forma gratuita pela plataforma Filmfreeway. A divulgação dos selecionados está programada para o dia 15 de maio.

    Fundador da duplofilme, ao lado de Ricardo Manjaro e Àlex Jansen, o roteirista Henrique Amud detalha que a proposta da nova edição é encontrar filmes que evoquem discussões relevantes para a pauta socioambiental contemporânea.

    Entre as pautas estão: crise climática; economia da floresta e alternativas sustentáveis; conflitos territoriais e direitos humanos; arquitetura e urbanização; águas, rios e territórios hidrográficos; ciência, tecnologia e inovação na Amazônia; educação; povos tradicionais e conhecimentos ancestrais; identidades amazônidas; produção de alimentos; políticas públicas e projetos socioambientais; movimentos sociais de resistência; organizações socioambientais ou de base comunitária; mobilidade urbana; lixo e reciclagem; geologia; arqueologia; fauna e flora amazônica.

    A mostra foi contemplada pelo Edital de Chamamento Público n° 001/2026 – Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura/ 2º Ciclo, executado pela Prefeitura de Manaus, por meio do Conselho Municipal de Cultura, com recursos do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura.

    De acordo com o roteirista, só serão aceitas inscrições de filmes inéditos e/ou que tiveram sua primeira exibição pública a partir de abril de 2024, com no mínimo quatro minutos e no máximo 90 minutos de duração.

    O objetivo da coordenação é selecionar até 30 filmes. Além da exibição, durante os dois dias da Mostra, parte das obras selecionadas serão exibidas em itinerâncias por Manaus durante o ano

    Fonte: G1 Amazonas

  • Aeroporto de Manaus dobra voos para Rio Branco e ganha novas rotas para Boa Vista e Fortaleza

    Mudanças são operadas pela GOL Linhas Aéreas para melhorar a conexão da Região Norte e fortalecer Manaus como um centro de voos no país.

    Manaus -A partir de abril, o Aeroporto Internacional Eduardo Gomes passa a ter mais voos e novas rotas diretas para outros estados. A ampliação inclui aumento de frequências para Rio Branco (AC) e a criação de ligações regulares para Boa Vista (RR) e Fortaleza (CE).

    As mudanças são operadas pela GOL Linhas Aéreas e fazem parte da estratégia da Concessionária dos Aeroportos da Amazônia, da rede VINCI Airports, para melhorar a conexão da Região Norte e fortalecer Manaus como um centro de voos no país.

    A nova rota entre Manaus e Boa Vista começa no dia 12 de abril, com dois voos por semana, em aeronaves Boeing 737. As partidas estão previstas para 23h55, com duração média de 1h20. Entre 21 de junho e 31 de julho, a frequência será ampliada para três voos semanais, aos domingos, segundas e sextas-feiras.

    Já os voos entre Manaus e Rio Branco serão ampliados a partir de 4 de maio. O número de frequências vai passar de três para seis por semana. As saídas estão previstas para 22h05, com tempo médio de viagem de 1h55. Os dias em que os voos serão feitos não foi divulgado.

    Outra mudança é a rota entre Manaus e Fortaleza, que passa a ser regular a partir de 16 de maio. O trecho, antes operado de forma sazonal, entra na malha fixa da companhia, com voos aos domingos e chegadas aos sábados.

    O Aeroporto de Manaus registrou aumento no fluxo de passageiros em 2025. Ao todo, foram 3,356 milhões de viajantes, alta de 14% em relação a 2024.

    Segundo a VINCI Airports, esse foi o melhor resultado desde 2014, quando a cidade recebeu grande número de turistas durante a Copa do Mundo FIFA 2014.

    O crescimento também foi registrado no número de voos. Em 2025, o aeroporto teve 31,4 mil operações comerciais, um aumento de 4,5% na comparação com o ano anterior. Este é o terceiro ano seguido de alta no movimento de passageiros desde o início da concessão privada.

    Fonte: G1 Amazonas

  • Professores do AM protestam após suspensão de plano de saúde por atraso de repasses

    Segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Amazonas, o serviço foi interrompido na quinta-feira (2) por falta de repasses do Governo do Estado à operadora.

    Manaus – Professores da rede estadual do Amazonas protestaram nesta segunda-feira (6), na Avenida Brasil, em Manaus, contra a suspensão dos atendimentos do plano de saúde da categoria. Segundo o O atendimento foi interrompido na quinta-feira (2) por falta de repasses do governo à operadora, segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Amazonas (Sinteam).

    O sindicato diz que a dívida do governo com a operadora é de cerca de R$ 52 milhões, acumulada em oito meses de atraso. Um documento enviado à Secretaria de Estado de Educação (Seduc) aponta inadimplência de R$ 52.296.123,06, com faturas vencidas desde 2022.

    A suspensão atingiu professores em tratamento contínuo, como pacientes com câncer e gestantes em pré-natal. Servidores disseram que não conseguiram consultas nem procedimentos ao chegar às unidades de saúde

    A presidente do Sinteam, Ana Cristina, disse nas redes sociais que muitos trabalhadores tiveram tratamentos interrompidos.

    O sindicato ressaltou que o plano de saúde é uma conquista da categoria após anos de mobilização. A entidade cobra a retomada imediata dos repasses e dos atendimentos.

    Após a suspensão do plano, em nota, o Governo do Amazonas disse que negocia a regularização do serviço junto à Seduc.

    Já a operadora do plano afirmou que a suspensão dos atendimentos eletivos ocorreu após falta de pagamento e ausência de solução para a dívida, mesmo após prazo para regularização. O documento também cita previsão legal para interrupção do serviço em casos de inadimplência contratual.

    A operadora informou que suspendeu os atendimentos por falta de pagamento e ausência de solução para a dívida, mesmo após prazo dado ao governo. O documento cita previsão legal para interromper o serviço em caso de inadimplência.

    O sindicato informou que avalia medidas judiciais e administrativas para garantir a assistência à saúde dos trabalhadores.

    Fonte: G1 Amazonas

  • Adolescente é apreendida após tentar furtar ovos de Páscoa e chocolates em shopping de Manaus

    Segundo a polícia, com a jovem foram encontrados 13 ovos de Páscoa e 86 barras de chocolate dentro de uma mochila e uma sacola

    Manaus – Uma adolescente de 14 anos foi apreendida pela Polícia Militar do Amazonas (PMAM), na noite de sexta-feira (3), após tentar furtar ovos de Páscoa e barras de chocolate em um shopping na Avenida Autaz Mirim, na Zona Leste de Manaus.

    De acordo com a PMAM, a ocorrência começou após uma denúncia sobre uma possível tentativa de furto em uma loja do shopping. Policiais da 9ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom) foram ao local e conversaram com o lojista, que relatou movimentação suspeita.

    Segundo o comerciante, seis mulheres entraram no estabelecimento e, em determinado momento, passaram a agir de forma coordenada. Elas seguiram rapidamente em direção à saída sem pagar pelos produtos.

    Durante a ação, quatro suspeitas abandonaram sacolas ao perceberem que haviam sido notadas. Uma conseguiu fugir. Já a adolescente foi interceptada logo após sair da loja.

    Com ela, foram encontrados 13 ovos de Páscoa e 86 barras de chocolate dentro de uma mochila e uma sacola.

    A equipe de segurança do shopping acionou a polícia, que fazia patrulhamento na área, e realizou a apreensão.

    A adolescente foi levada para a Delegacia Especializada em Apuração de Atos Infracionais (Deaai).

    Fonte: G1 Amazonas

  • Vazamento de gás causa incêndio e deixa homem com 30% do corpo queimado em Manaus

    Filho do homem, de aproximadamente 5 anos, que também estava no imóvel, não se feriu e ficou aos cuidados de familiares, segundo o Corpo de Bombeiros.

    Manaus – Um homem de 35 anos ficou ferido após um incêndio destruir uma casa na noite de sexta-feira (3), na Rua Ararate, em uma área de invasão no Conjunto João Paulo, bairro Nova Cidade, Zona Norte de Manaus. O fogo começou após um vazamento em uma botija de gás.

    Um vídeo que circula nas redes sociais mostra a dimensão do incêndio. As imagens registram chamas altas e uma grande quantidade de fumaça, visíveis à distância

    A residência, de madeira, foi totalmente consumida pelas chamas.

    O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) foi acionado para a ocorrência e enviou quatro viaturas, com cerca de 15 militares. A equipe utilizou 100 litros de água para fazer o rescaldo no local.

    Fonte: G1 Amazonas

  • Chuva causa alagamentos, deslizamentos e desabamento em Manaus neste sábado

    Pelo menos sete ocorrências foram registradas em Manaus até às 9h deste sábado (4), segundo a prefeitura.

    Manaus – Pelo menos sete ocorrências foram registradas em Manaus após as chuvas que atingem a cidade na manhã deste sábado (4), segundo a prefeitura. Os casos foram contabilizados até às 9h, a partir de chamados feitos à Defesa Civil.

    Entre as ocorrências, estão:

    • 3 alagamentos na Zona Norte;
    • 2 deslizamentos de barranco: um na Zona Norte e outro na Zona Sul;
    • 1 desabamento;
    • 1 bueiro entupido na Zona Sul.

    As áreas mais afetadas também registraram altos volumes de chuva. Na Ponta Negra, na Zona Oeste, foram 79,2 milímetros. No Igarapé do Mindu, na Zona Centro-Sul, o volume chegou a 76,4 milímetros.

    Outros pontos com acumulados elevados incluem Compensa (75,8 mm), Bairro da União (74,2 mm), Santa Etelvina (73,6 mm) e Igarapé do Quarenta (52,2 mm).

    Os chamados foram feitos por moradores ao Disque 199, canal da Defesa Civil que funciona 24 horas. Equipes foram enviadas aos locais para atender as ocorrências.

    Em caso de emergência, a população pode acionar a Defesa Civil pelo Disque 199 ou pelo número (92) 98802-3547.

    A orientação da prefeitura é buscar locais seguros, principalmente para quem mora em áreas de risco. Como medida emergencial, escolas municipais estão sendo usadas como abrigos temporários para famílias afetadas.

    A prefeitura também recomenda evitar áreas alagadas, reduzir a velocidade ao dirigir sob chuva e manter distância segura de outros veículos.

    Além disso, é importante evitar água parada para prevenir a proliferação de mosquitos transmissores de doenças.

    Zona Sul

    • Escola Municipal João Valente
    • Escola Municipal Graziela Ribeiro
    • CMEI Professor José Érico Pereira de Souza
    • Escola Municipal Vicente de Paula
    • Escola Municipal Professora Maria Lira Pereira
    • Escola Municipal Sérgio Alfredo Pessoa Figueiredo
    • Escola Municipal Tereza Rosa Aguiar Abtibol
    • Escola Municipal Ana Mota Braga
    • Escola Municipal Anastácio Assunção

    Zonas Oeste e Centro-Oeste

    • Escola Municipal Maria Rufina de Almeida
    • CMEI Hermann Gmeiner
    • Escola Municipal Nossa Senhora da Paz
    • Escola Municipal Pintor Leonardo da Vinci
    • Pré-Escolar Marília Barbosa
    • Escola Municipal Rodolpho Valle
    • Escola Municipal São Pedro
    • Escola Municipal Antonia Medeiros
    • Escola Municipal Paula Frassinete
    • Escola Municipal Lírio do Vale
    • Escola Municipal Senador Fábio P. de Lucena Bittencourt
    • Escola Municipal Santo Agostinho
    • Escola Municipal Padre Raimundo Nonato Pinheiro
    • CMEI Raimundo Nonato de Aguiar
    • Escola Municipal Professora Dalvina Silva de Oliveira
    • Escola Municipal Professora Ana Cristina Aquino de Melo
    • CMEI Ismail Aziz
    • Escola Municipal Maria Madalena Corrêa

    Zona Leste

    • Escola Municipal Nossa Senhora das Graças
    • Escola Municipal Professor Roberto dos Santos Vieira
    • CMEI Poeta Manuel Bandeira
    • Escola Municipal Professor Rubem da Silva Peixoto
    • Escola Municipal São Sebastião
    • Escola Municipal Leonor Uchôa de Amorim
    • Escola Municipal Governador Plínio Ramos Coelho

    Zona Norte

    • Escola Municipal Antísthenes de Oliveira Pinto
    • Escola Municipal Aracylia Oliveira da Silva Costa
    • CMEI Poeta Álvares de Azevedo

    Fonte: G1

  • Por que milhares de pessoas estão correndo juntas pelas ruas de Manaus à noite? Conheça o ‘Corre de Quinta’

    Movimento viralizou nas redes sociais ao propor atividade física com clima de festa e arrastar multidão na capital amazonense. O g1 acompanhou uma edição do que passou a ser um dos encontros esportivos mais comentados da cidade.

    Manaus – Um movimento que começou de forma simples, entre amigos, ganhou as ruas e virou febre em Manaus. O “Corre de Quinta”, atividade realizada semanalmente, chegou à nona edição na noite desta quinta-feira (2), reunindo milhares de participantes na Zona Sul da capital amazonense após viralizar nas redes sociais. 

    A proposta é simples: correr, se movimentar e se divertir. Sem taxa de inscrição, o evento acontece todas as quintas-feiras à noite, sempre em um bairro diferente, divulgado ao longo da semana no perfil oficial que já ultrapassa a marca de 34 mil seguidores, e passou a ser um dos encontros esportivos mais comentados da cidade.

    O g1 acompanhou a nona edição do evento que, segundo a organização, reuniu cerca de 8 mil pessoas. Os corredores percorreram 7 quilômetros, com saída e chegada no Eco Ponto, no bairro Educandos. Ao longo do trajeto, carros de som animam os participantes com músicas, criando um clima de festa. Entre passos e quilômetros, muitos aproveitaram para cantar e até dançar durante o percurso.

    Criado pelo educador físico Frank Parente, o “Corre de Quinta” surgiu após encontros informais de corrida entre alunos de uma academia. A ideia, segundo ele, era incentivar a prática de atividade física em um dia pouco explorado.

    A escolha do horário também foi pensada para facilitar a participação. “Nove da noite foi o ideal. Dá tempo de a pessoa sair do trabalho, da faculdade, se organizar e participar”, disse.

    O que era planejado para cerca de 20 a 50 pessoas rapidamente tomou outra proporção. Ainda na primeira edição, aproximadamente 300 participantes se inscreveram. Na semana seguinte, o número dobrou.

    Com pouco mais de dois meses de existência, o “Corre de Quinta” segue em expansão e já se tornou um dos principais encontros esportivos informais da cidade. A combinação de exercício, música e interação social tem sido o diferencial para atrair cada vez mais participantes.

    Nas redes sociais, vídeos da multidão que costuma participar das corridas têm viralizado e ajudado na popularização do movimento. Com isso, mais pessoas passaram a participar dos encontros, como a autônoma, Elisangela Aires.

    Com pouco mais de dois meses de existência, o “Corre de Quinta” segue em expansão e já se tornou um dos principais encontros esportivos informais da cidade. A combinação de exercício, música e interação social tem sido o diferencial para atrair cada vez mais participantes.

    Nas redes sociais, vídeos da multidão que costuma participar das corridas têm viralizado e ajudado na popularização do movimento. Com isso, mais pessoas passaram a participar dos encontros, como a autônoma, Elisangela Aires.

    Fonte: G1 Amazonas