Categoria: Manaus

  • Empresa abre vagas em Manaus e busca profissionais para diversas áreas com foco em sustentabilidade

    Amazon Clean inicia processo de contratação para motoristas, técnicos e profissionais industriais; empresa destaca compromisso ambiental e certificações internacionais.

    Emprego – Uma nova oportunidade de emprego está movimentando o mercado de trabalho em Manaus. A empresa Amazon Clean Serviços de Incineração Ltda anunciou a abertura de vagas para diferentes áreas profissionais, com foco em segurança, eficiência e sustentabilidade.

    De acordo com o anúncio, as oportunidades são para os cargos de motorista (categorias D e E), eletricista industrial, mecânico, mecânico industrial e técnico em administração. A empresa busca profissionais qualificados que desejem atuar em um ambiente comprometido com boas práticas ambientais e industriais.

    A Amazon Clean atua no setor de incineração de resíduos e reforça, em sua comunicação, o compromisso com a destinação correta de materiais, destacando processos com alta eficiência, redução de impactos ambientais e rastreabilidade total.

    Entre os diferenciais apresentados, a empresa possui certificações importantes como ISO 9001 (qualidade), ISO 14001 (meio ambiente) e ISO 45001 (saúde e segurança), o que demonstra alinhamento com padrões internacionais de gestão.



    Além disso, a companhia enfatiza pilares como:

    Segurança em primeiro lugar

    Responsabilidade ambiental

    Tecnologia e eficiência

    Equipe qualificada

    Os serviços incluem desde a coleta e transporte de resíduos controlados até a destinação final ambientalmente adequada, seguindo todas as exigências da legislação vigente.

    Os interessados em participar do processo seletivo podem entrar em contato diretamente pelo número (92) 98423-4070. Também estão disponíveis canais digitais, como o site www.amazonclean.com.br e o e-mail contato@amazonclean.com.br.

    A empresa convida profissionais a fazerem parte de sua equipe com a proposta de “construir um futuro mais limpo e seguro”, reforçando o papel do setor na preservação ambiental e no desenvolvimento sustentável da região.

    Por jornalista Lília Marques

  • Idosa morre após ser atropelada na zona Norte de Manaus

    Vítima foi socorrida no local, mas não resistiu.

    Manaus – Uma tragédia marcou a tarde desta terça-feira (28) no bairro Novo Israel, zona Norte de Manaus. Nazaré Figueiredo Monteiro, de 79 anos, morreu após ser atingida por um veículo modelo Volkswagen T-Cross enquanto caminhava pela rua Jericó.

    Segundo relatos de moradores, a vítima era conhecida na região e costumava sair a pé para realizar atividades do dia a dia. O acidente ocorreu em uma via de mão dupla, apontada por populares como um local frequente de ocorrências de trânsito.

    Tentativa de socorro não evitou morte

    Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência foram acionadas e realizaram manobras de reanimação ainda no local do acidente. Apesar dos esforços, a idosa não resistiu aos ferimentos e teve o óbito confirmado na via.

    A situação gerou comoção entre moradores, que acompanharam o atendimento e lamentaram a morte da vítima.

    Motorista permaneceu no local e prestou esclarecimentos

    O condutor do veículo envolvido permaneceu no local após o atropelamento. Em seguida, foi encaminhado ao 18º Distrito Integrado de Polícia para prestar depoimento e passar pelos procedimentos legais.

    O carro foi removido da via por um policial militar, e o trânsito, que havia sido parcialmente interrompido durante a perícia, foi liberado posteriormente.

    Caso será investigado por delegacia especializada

    O corpo da vítima foi removido pelo Instituto Médico Legal. O caso será investigado pela Delegacia Especializada em Acidentes de Trânsito, que irá apurar as circunstâncias do acidente, incluindo possível imprudência ou excesso de velocidade.

    Fonte: AM POST.

  • Passarela de acesso à balsa Amarela no Porto da Manaus Moderna quebra e cai no Rio Negro

    O incidente ocorreu por volta das 15h, na Balsa Amarela, no momento em que lanchas a jato realizavam o desembarque de passageiros.

    Manaus – A passarela de acesso a  balsa amarela usada para o embarque e desembarque de passageiros no Porto da Manaus Moderna, Zona Sul da capital, quebrou e caiu no Rio Negro, na tarde desta terça-feira (28). Felizmente não houve Registro de feridos. 

    De acordo com testemunhas, o incidente ocorreu por volta das 15h, no momento em que lanchas a jato realizavam o desembarque de passageiros. Com a estrutura comprometida, o acesso à balsa ficou interrompido.

    Após a queda da passarela, pessoas que trabalham na área tentaram içar  para restabelecer o fluxo de passageiros, mas sem sucesso. Até o momento o local do incidente continua interditado.

    Com a interrupção, usuários do transporte fluvial ficaram sem conseguir atravessar e permaneceram na balsa. Alguns optaram por pagar pequenas embarcações para concluir o trajeto.

    O Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (Dnit), já foi informado do ocorrido e a população já cobrou sobre as causas do incidente, e se há previsão para a desinterdição da estrutura e quais medidas estão sendo tomadas para reparar os danos ao fluxo de passageiros no local.

    Por Jornalista Débora Alcântara

  • Prédio alugado por R$ 50 mil para atender migrantes e refugiados venezuelanos em Manaus está sem uso

    Estrutura tem quase novecentos metros quadrado, possui ar-condicionados e extintores de incêndio instalados e até o interfone já está funcionando, mas não há ninguém no espaço.

    Manaus – Venezuelanos continuam deixando o país sul-americano e vindo para Manaus em busca de melhores condições de vida. Enquanto a sala de atendimento a estrangeiros no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes foi desativada por falta de pagamento, desde o ano passado o Governo do Amazonas paga quase R$ 50 mil pelo aluguel de um prédio que deveria atender essas pessoas, mas o local está vazio.

    O prédio fica no bairro Cidade Nova, Zona Norte da capital. O local foi designado para oferecer atendimento a estrangeiros em busca de regularização no Brasil, enquanto estão em Manaus. Basta olhar na fachada, que indica o uso do espaço para o serviço público.

    São quase novecentos metros quadrados. Lá dentro já tem ar-condicionados e extintores de incêndio instalados, até o interfone já está funcionando, mas não há ninguém no espaço. Moradores e comerciantes disseram à reportagem que há muito tempo o local está vazio.

    Ao todo, o contrato de aluguel de três anos para o novo Posto de Interiorização e Triagem (Ptrig) é de quase R$ 2 milhões. Aproximadamente R$ 50 mil estão sendo pagos por mês, desde novembro do ano passado, por um local que ainda está vazio.

    Segundo a secretária de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), Jussara Pedrosa, procedimentos administrativos justificam o espaço inoperante.

    O prédio alugado fica a quase oito quilômetros da rodoviária de Manaus, por onde chega a maioria dos estrangeiros em busca de refúgio. É quase a mesma distância do Aeroporto Internacional da cidade, onde a Sejusc tinha um posto de atendimento ao migrante, que também está vazio desde o início do ano. É que o governo do estado não vinha pagando o aluguel de noventa reais por mês.

    Um boleto obtido pela Rede Amazônica em nome da Sejusc, do ano passado, comprova o valor. Em uma carta de duas páginas, enviada para o governo estadual aos cuidados da secretária Jussara Pedrosa, os diretores da administradora do aeroporto esclarecem que é adotada política uniforme de rateio de despesas para todos os órgãos públicos instalados no aeroporto.

    Eles deram trinta dias para a secretaria regularizar os débitos existentes. Segundo Pedrosa, não há documento firmado com o aeroporto em relação a isso.

    Abrigo fechado e assistência improvisada

    Enquanto o novo prédio alugado não é inaugurado, servidores do estado responsáveis pela regularização de documentos e da Polícia Federal atendem migrantes provisoriamente em uma sala no fundo do Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC) da Compensa, há quase dois anos. E estrangeiros continuam vindo para Manaus.

    filha da professora Maria Isabel está entre os últimos venezuelanos que chegaram. Pelo que ela conta, a prisão do ex-ditador Nicolás Maduro não melhorou a situação do país vizinho ainda.

    “A luz se vai todos os dias. Com essa questão de dólar que sobe todos os dias é um caos total”, conta Maria Isabel.

    A jovem pelo menos tem onde ficar, já que a mãe vive aqui há quase sete anos em Manaus, mas essa não é a realidade de todos os migrantes que ainda estão chegando, principalmente vindos da Venezuela.

    Quem chegava sem ter, inicialmente, onde ficar, costumava encontrar abrigo em Manaus em um alojamento na Avenida Torquato Tapajós, até semanas atrás. O abrigo foi desativado depois de ter sido inundado por uma forte chuva, no fim de março. Cerca de vinte venezuelanos que estavam aqui tiveram que ser retirados às pressas, inclusive com o apoio do exército.

    Na semana passada, outra chuva alagou o local. A Rede Amazônica teve acesso a um vídeo que mostra um dos seguranças tentando salvar uma impressora que estava no chão. A secretária disse que a água não chegou até os alojamentos e que nada foi danificado e ainda que a função de achar um abrigo a quem precisa, agora, é da Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas).

    São apoios considerados muito importantes para Lis Martinez, que há anos coordena, em Manaus, projetos de capacitação de venezuelanos, inclusive mães solo que não querem depender de assistencialismo.

    Fonte: G1

  • Motorista desce de carro e agride adolescente de 12 anos com soco em Manaus; Veja

    Câmeras de segurança registraram o ataque na zona norte; agressor fugiu logo após a violência.

    Uma adolescente de 12 anos foi agredida por um motorista na tarde de segunda-feira (27), na rua Arara, Núcleo 2, bairro Cidade Nova, zona norte de Manaus. O caso foi registrado por câmeras de segurança e gerou indignação nas redes sociais.

    Nas imagens, duas estudantes aparecem caminhando pela via quando um carro, que aparenta ser um táxi, se aproxima e freia bruscamente próximo a uma delas. As jovens se afastam, e uma chega a correr ao perceber que o motorista dá ré.

    Veja ao vídeo

    https://www.instagram.com/reel/DXrYso8AZOr/?igsh=MXc5aXNpejdibTNyaA==

    Na sequência, o condutor para o veículo, desce e vai em direção à adolescente. Sem qualquer discussão visível nas imagens, ele desfere um soco no rosto da vítima. Logo após a agressão, o homem retorna correndo ao carro e foge do local.

    Mesmo após o ataque, a jovem continua caminhando. A rua estava praticamente deserta no momento da ação, o que aumenta a gravidade da situação.

    Até o momento, não há informações sobre a identidade do agressor ou a motivação do crime. O caso deve ser investigado pelas autoridades, e as imagens podem ajudar na identificação do suspeito.

  • Governo do Amazonas publica promoção de 500 novos soldados da PMAM

    Com a nomeação, os policiais militares passam a receber como soldados já em abril com pagamento retroativo referente a março.

    Manaus – O Governo do Amazonas publicou no Diário Oficial do Estado (DOE), nesta segunda-feira (27), o decreto de incorporação e nomeação dos 500 novos soldados da Polícia Militar do Amazonas (PMAM). Com a promoção, os servidores passam a receber, já neste mês de abril, como soldados, com pagamento retroativo referente ao mês de março. A medida representa mais um avanço no fortalecimento da segurança pública no estado que, desde 2019, tem ampliado o efetivo da corporação, reforçando o policiamento ostensivo em Manaus e no interior.

    “Hoje nós já publicamos no Diário Oficial a promoção dos alunos soldados, que agora já são soldados efetivos do Estado do Amazonas. São 503 da Polícia Militar, além dos 200 bombeiros que já havíamos publicado. Estamos cumprindo o que foi acordado com os representantes de classe. Eles já vão receber, inclusive, o retroativo ao mês de março”, afirmou o governador interino Roberto Cidade.

    Os policiais militares fazem parte dos aprovados em concurso público realizado pelo Governo do Estado em 2022, após quase 11 anos sem a realização de certame para a Segurança Pública. Com as convocações feitas desde 2023, o Estado já chamou mais de 2,3 mil aprovados do concurso. O edital previa inicialmente 1.350 vagas apenas para a Polícia Militar, mas o Governo do Amazonas ampliou as convocações e já chamou 2.348 aprovados, o equivalente a 74% acima do número originalmente previsto.

    Os 500 novos agentes concluíram todas as etapas de formação exigidas, incluindo o Curso de Formação de Soldados (CFSD), no qual foram capacitados para atuar nas diversas frentes operacionais da corporação. Durante o período de instrução, os alunos receberam treinamento técnico, tático e operacional, alinhado às diretrizes de atuação da Polícia Militar do Amazonas.

    O comandante-geral da PMAM, coronel Klinger Paiva, destaca que a incorporação dos novos soldados reforça as ações estratégicas, que estão sendo desenvolvidas pela corporação no combate ao crime no estado.

    “Os novos soldados estão prontos para o serviço operacional, preparados para atuar nas ruas e fortalecer o policiamento em todo o estado. Esse reforço é resultado de um trabalho sério de formação e do investimento contínuo na segurança pública, que nos permite entregar à sociedade amazonense policiais militares qualificados e comprometidos com a missão de proteger e servir”, afirmou o comandante-geral da PMAM.

    Com a incorporação, os novos soldados passam a integrar oficialmente o quadro efetivo da PMAM, aptos a desempenhar atividades de policiamento ostensivo, atendimento de ocorrências e apoio às demais unidades especializadas.

    A iniciativa integra o conjunto de investimentos do Governo do Amazonas para a valorização profissional e o fortalecimento das forças de segurança, com foco na ampliação do efetivo, melhoria das condições de trabalho e aumento da capacidade de resposta das instituições.

    Fonte: D24am.

  • Meteorologista explica pôr do sol em tons vibrantes que bombou na web após fotos em Manaus

    Registros feitos por moradores mostram a paisagem tomada por tons fortes de laranja, criando um cenário que surpreendeu quem acompanhava o fim de tarde.

    Manaus – O pôr do sol em Manaus chamou atenção no último sábado (25) por causa da coloração intensa e incomum do céu. Registros feitos por moradores mostram a paisagem tomada por tons fortes de laranja, criando um cenário que surpreendeu quem acompanhava o fim de tarde.

    Na rede social X, internautas reagiram ao fenômeno. “Hoje o pôr do sol em Manaus foi insuperável”, escreveu um usuário. Outro comentou que o visual foi “um absurdo”. Houve ainda quem classificasse como um dos mais bonitos já vistos. Uma pessoa que estava na praia relatou: “Foi uma das vistas mais bonitas que eu já tive do nosso céu. Foi incrível”.

    Segundo a meteorologista Andrea Ramos, o efeito tem explicação científica e está ligado à concentração de partículas suspensas na atmosfera. “Esse tipo de imagem é um exemplo clássico. O céu fica mais alaranjado quando há material particulado no ar, como poeira, fumaça, poluição e até sal marinho”, explicou.

    Ela detalha que, no amanhecer ou no entardecer, a luz do sol percorre um caminho mais longo na atmosfera. No trajeto, partículas presentes no ar espalham e absorvem as cores de menor comprimento de onda, como azul e violeta. Com isso, predominam tons mais longos, como amarelo, laranja e vermelho, que acabam dominando o céu.

    O fenômeno pode ficar ainda mais intenso quando há partículas como fuligem e quando a luz avermelhada reflete na base de nuvens mais baixas. “Isso deixa o céu com aspecto mais difuso, opaco e com essa coloração forte que chama atenção”, disse a meteorologista.

    Apesar do visual impressionante, o fenômeno pode indicar piora na qualidade do ar. Andrea alerta que a alta concentração de aerossóis, como fumaça e poluentes, pode trazer riscos à saúde, principalmente ao sistema respiratório, se inalados.

    Ela também explica que esse tipo de cenário não é exclusivo de Manaus e pode ocorrer em outras cidades, como Brasília e Porto Alegre, sempre associado ao aumento de poluentes na atmosfera.

    As condições meteorológicas também influenciam. Após períodos de chuva, por exemplo, é comum que a atmosfera volte a acumular partículas rapidamente. Isso acontece porque há menor dispersão dos poluentes, ventos mais fracos e maior incidência de radiação solar, o que favorece o efeito visual observado no céu.

    O resultado, como visto no sábado, é um pôr do sol fora do comum, bonito aos olhos, mas que também serve de alerta para as condições do ar.

    Fonte: G1

  • Polícia Federal investiga professor por suspeita de crimes sexuais contra adolescentes em instituição federal no Amazonas

    Ação da PF cumpre afastamento cautelar de servidor público federal por abordagens inadequadas a alunas no Amazonas.

    Manaus – A Polícia Federal deflagrou nesta segunda-feira (27) uma operação que investiga um professor de uma instituição federal de ensino no Amazonas, suspeito de cometer crimes sexuais contra adolescentes. A apuração faz parte da Operação Sala Segura e começou após denúncias enviadas por órgãos de proteção e pelo Ministério Público Federal.

    Segundo os relatos, um professor, servidor público federal, teria feito abordagens inadequadas a alunas adolescentes, inclusive por meio de aplicativos de mensagens. A identidade do professor não foi relevada até a publicação desta reportagem.

    Durante a operação, a Justiça Federal autorizou mandados de busca e apreensão e determinou o afastamento cautelar do professor de suas funções.

    As medidas têm como objetivo reunir provas, proteger possíveis vítimas e garantir a transparência da investigação.

    Em nota, o Instituto Federal do Amazonas (Ifam) informa que adotou providências administrativas e a instauração de procedimento interno para apuração dos fatos. A nota reforça, ainda, que o servidor foi afastado das atividades acadêmicas desde o recebimento da denúncia. O Ifam ainda destacou que, desde o primeiro momento, o órgão também adotou medidas de acolhimento e proteção às possíveis vítimas, com apoio psicológico, social e institucional. Por fim, o Ifam informou ainda que não compactua com qualquer forma de violência, assédio, abuso ou conduta incompatível com o ambiente educacional, e seguirá adotando todas as providências necessárias.

    Confira a nota na íntegra

    O Instituto Federal do Amazonas informa que acompanha com máxima seriedade os fatos mencionados na Operação Sala Segura, deflagrada pela Polícia Federal nesta segunda-feira, 27 de abril de 2026.

    A instituição esclarece que, ao tomar conhecimento da denúncia, adotou imediatamente as providências administrativas cabíveis, com o acolhimento das informações apresentadas e a instauração de procedimento interno para apuração dos fatos. O processo tramita sob sigilo, em razão da natureza sensível do caso e da necessidade de proteção das adolescentes envolvidas. O IFAM informa, ainda, que o servidor citado foi afastado das atividades acadêmicas e do convívio no campus desde o recebimento da denúncia, como medida preventiva de proteção à comunidade escolar, sem prejuízo das medidas cautelares determinadas pela Justiça Federal no âmbito da investigação conduzida pela Polícia Federal.

    Desde o primeiro momento, a instituição também adotou medidas de acolhimento e proteção às possíveis vítimas, com apoio psicológico, social e institucional, observando o melhor interesse das estudantes, a preservação de suas identidades e o respeito integral aos direitos de crianças e adolescentes.

    O Instituto Federal do Amazonas reafirma seu compromisso com a verdade dos fatos, com a transparência responsável, com a colaboração junto às autoridades competentes e, sobretudo, com a segurança, a dignidade e o bem-estar de seus estudantes, servidores e de toda a comunidade acadêmica. Por fim, o IFAM destaca que não compactua com qualquer forma de violência, assédio, abuso ou conduta incompatível com o ambiente educacional, e seguirá adotando todas as providências necessárias, dentro dos limites legais, para garantir a apuração rigorosa dos fatos e a proteção da comunidade escolar.

    Fonte: G1

  • Vídeo com dezenas de jacarés em igarapé viraliza e assusta moradores em Manaus

    Registro feito na zona leste mostra grande concentração de répteis e repercute nas redes com mistura de humor e preocupação.

    Manaus – Um vídeo que mostra dezenas de jacarés reunidos em um igarapé no Distrito Industrial, zona leste de Manaus, viralizou nas redes sociais e tem causado espanto entre internautas. As imagens foram registradas por uma criadora de conteúdo, que se surpreendeu com a quantidade de animais no mesmo local.

    No registro, é possível ver vários jacarés, de diferentes tamanhos, espalhados entre a água, a vegetação e até em meio a detritos às margens do igarapé. A proximidade e a concentração dos répteis chamaram a atenção de quem assistiu ao vídeo.

    Veja ao vídeo:

    https://www.instagram.com/reel/DXozABPAbCA/?igsh=ZWM2dXU1eDBuZXBu

    Com tom bem-humorado, a autora da gravação ironizou a cena na legenda: “o igarapé mais fraco de Manaus”, frase que rapidamente viralizou e virou motivo de comentários nas redes.

    Apesar de a presença de jacarés ser comum na região amazônica, a grande quantidade de animais reunidos em um único ponto levantou questionamentos e preocupação entre moradores, principalmente em relação à segurança de quem circula próximo ao local.

    Especialistas costumam alertar que, ao avistar animais silvestres, a recomendação é manter distância e evitar qualquer tipo de aproximação ou interação.

  • URGENTE: carro pega fogo após colisão e provoca caos na Ephigênio Salles, em Manaus

    Incêndio após batida interdita via, gera congestionamento quilométrico e obriga desvios na zona centro-sul.

    Manaus – Um grave acidente registrado na manhã desta segunda-feira (27) transformou a Avenida Ephigênio Salles, no bairro Aleixo, em um cenário de caos no trânsito. A colisão entre dois veículos de passeio resultou em um incêndio imediato, após um dos carros ser tomado pelas chamas logo depois do impacto.

    A situação mobilizou equipes de emergência e chamou a atenção de quem passava pelo local. O fogo se espalhou rapidamente pelo veículo, aumentando a tensão na via, uma das mais movimentadas da zona centro-sul de Manaus.

    Devido ao acidente, o fluxo de veículos foi drasticamente afetado. No sentido bairro, apenas uma faixa segue liberada, provocando um congestionamento quilométrico que já impacta vias adjacentes.

    Veja ao vídeo:

    https://www.instagram.com/reel/DXoww1FATuK/?igsh=MWtrenN6cjI5MmFlYg==

    Agentes do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) atuam no local para tentar organizar o trânsito e orientar os motoristas. Segundo o agente de trânsito Rafael Cordeiro, os condutores estão sendo desviados por dentro da Superintendência Estadual de Habitação (SUHAB), com alternativas também pela avenida Via Láctea, para acesso à rotatória do Coroado.

    Até o momento, não há informações confirmadas sobre feridos nem detalhes sobre as causas da colisão. As circunstâncias do acidente devem ser investigadas.

    A recomendação é que motoristas evitem a região e busquem rotas alternativas, especialmente quem segue em direção à zona leste da capital.