Manaus – Um acidente foi registrado na manhã do último domingo (26) na Avenida Mário Ypiranga, zona centro-sul de Manaus. O motorista de uma picape Amarok perdeu o controle da direção e invadiu um posto de combustíveis localizado na via.
Com o impacto, duas bombas de gasolina foram derrubadas. O estabelecimento fica em frente à sede do Dnit, em um dos trechos mais movimentados da avenida.
Apesar da força da colisão e dos danos materiais, não houve registro de feridos.
As circunstâncias do acidente ainda devem ser apuradas pelas autoridades competentes. O caso chamou a atenção de motoristas e pedestres que passavam pelo local no momento da ocorrência.
Fonte: D24am.
Categoria: Manaus
-
Picape destrói bombas de posto de combustíveis em Manaus
-
Como moradores se mobilizam para decorar ‘rua da Copa’ em Manaus e manter viva tradição de mais de 30 anos
A menos de 50 dias para a estreia do Brasil na Copa do Mundo 2026, g1 acompanhou os preparativos na rua 3, no bairro Alvorada, para transformar o local em mosaicos que exalam a paixão brasileira pelo futebol e dão cores ao sonho do hexa.
Manaus – Milhares de tiras de plástico que viram arte e colorem uma das ruas mais tradicionais de Manaus em tempos de Copa do Mundo. Na Rua 3, no bairro Alvorada, Zona Centro-Oeste da capital, moradores já iniciaram os preparativos para transformar a via na “rua da Copa”, mantendo uma tradição de mais de 30 anos.
Com mais de 200 metros de extensão, a rua é enfeitada com milhares de bandeirinhas, pinturas no asfalto e estruturas cenográficas. O local também costuma transmitir os jogos da seleção e ser um ponto de encontro entre torcedores. A iniciativa ganhou reconhecimento internacional e já foi destaque em publicações da Fifa, entidade que organiza o mundial.
A menos de 50 dias para a estreia do Brasil no torneio, o g1 acompanhou como estão os preparativos dos moradores para transformar a rua em mosaicos que exalam a paixão brasileira pelo futebol e dão cores ao sonho do hexa
Um dos organizadores, Leandro Libório, explicou que o projeto é mantido com o esforço coletivo dos próprios moradores
São mais de 34 anos de tradição. A cada Copa, a gente traz algo diferente. A comunidade é o nosso maior patrocinador. Todo mundo ajuda, compra material, participa das reuniões e vem para a rua trabalhar”, afirmou.
Segundo ele, o período de preparação também fortalece a convivência entre os vizinhos.
A organização estima que a ornamentação deste ano cubra cerca de 240 metros da via. De acordo com outro organizador, Ezequiel Libório, o cronograma inclui montagem de portais, pintura artística e instalação de estruturas para receber o público.
Entre as novidades desta edição estão dois palcos para apresentações musicais e uma pintura em 3D no chão, produzida por artistas de Parintins.
O trabalho conta com a participação direta dos moradores, que se revezam em jornadas intensas para concluir a decoração. O pintor Christian Araújo, que mora na Rua 3, contou que o esforço é coletivo e contínuo.
Além da ornamentação, a “rua da Copa” também se torna ponto de encontro durante os jogos do Brasil, com telões, programação cultural e ambiente familiar. Segundo os organizadores, nunca houve registros de confusão durante os eventos.
A expectativa é que, mais uma vez, a Rua 3 receba grande público durante o mundial, mantendo viva uma das tradições mais conhecidas de Manaus no período da Copa do Mundo.
Reconhecimento da Fifa
A ornamentação da rua já é tradicionalmente conhecida e, no mundial de 2022, o perfil da Fifa no X publicou fotos que mostram a decoração no local. Na publicação, a entidade disse: “O entusiasmo está sendo construído ao redor do mundo para a Copa do Mundo da Fifa”. Confira abaixo a publicação da época.
Fonte: G1
-
Sabores e saberes ancestrais: indígenas valorizam cultura através do empreendedorismo em Manaus
Receitas tradicionais indígenas têm ganhado espaço e se transformado em fonte de renda para famílias que apostam na valorização da própria cultura.
Manaus – Em Manaus, famílias indígenas têm transformado a culinária e o artesanato em fonte de renda e inovação. Um restaurante criado há cinco anos por uma família Sateré-Mawé mostra como o empreendedorismo pode valorizar tradições e conquistar espaço na cidade.
O negócio começou pequeno, com apenas dois pratos no cardápio. Hoje, oferece receitas típicas dos povos Tukano e Sateré-Mawé, preparadas com ingredientes como tucupi preto, formigas e caldos de pimenta. A proposta une sabor e ancestralidade.
O turista Giovani Lourenço aprovou a experiência. “Muito bom, muito positiva a experiência, comida muito boa. A ancestralidade está muito presente também”, afirmou
A chef Clarinda Sateré explica que o objetivo vai além da gastronomia:
Segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), quase 300 indígenas atuam como microempreendedores individuais (MEIs) no Amazonas. A Região Norte concentra a maior parte dos empreendedores originários do país.
Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que mais de 70 mil indígenas vivem em Manaus. Muitos buscam alternativas de renda sem abrir mão das tradições, reinventando-se no cenário urbano e mantendo viva a ancestralidade.
Artesanato indígena
Além da culinária, o artesanato também fortalece a economia indígena. Em uma feira realizada na maior comunidade indígena da capital, artesãos expõem colares, brincos, pulseiras e tecidos de palha. A artesã Ana Alice Baré conta que ela mesma tece a maioria das peças.
Para os consumidores, os produtos representam mais que estética. “Eu adoro a arte indígena. Sou amazônida, tenho respeito aos povos originários e sempre que posso eu compro”, afirma o professor Franklin Tavares.
A artesã Ana Alice Baré apresenta colares, brincos, pulseiras e tecidos feitos de palha.
Entre sabores e artes, a cultura indígena segue conquistando espaço na cidade e se firmando como fonte de renda e valorização das tradições.
Fonte: G1
-
Colisão impressionante deixa moto presa sob carro e trava trânsito na zona oeste de Manaus
Acidente em cruzamento movimentado da avenida Pedro Teixeira causou congestionamento nos sentidos Centro e Ponta Negra.
Manaus – Um acidente de trânsito chamou a atenção de motoristas e pedestres no fim da tarde desta sexta-feira (24), na avenida Pedro Teixeira, no bairro Dom Pedro, zona oeste de Manaus. A colisão envolveu um carro modelo Tiggo e uma motocicleta, em um dos cruzamentos mais movimentados da região.
O impacto foi tão forte que a motocicleta acabou ficando presa embaixo do veículo, gerando uma cena impressionante e mobilizando quem passava pelo local. O acidente ocorreu nas proximidades de uma unidade da rede de fast-food Habib’s, ponto conhecido pelo intenso fluxo de veículos.
Com a ocorrência, o trânsito ficou comprometido nos dois sentidos da via, tanto em direção ao Centro quanto à Ponta Negra. Motoristas enfrentaram longas filas e lentidão enquanto a situação era atendida.
Até o momento, não há informações confirmadas sobre feridos, nem detalhes sobre o que teria causado a colisão. O caso deve ser investigado pelas autoridades de trânsito para esclarecer a dinâmica do acidente. -
Cufa Amazonas recebe Caravana do Bem com serviços de saúde e cidadania; saiba como participar
O evento terá médicos, psicólogos, dentistas, advogados, enfermeiros e voluntários. A ação é aberta ao público, e a orientação é chegar cedo para garantir atendimento.
Manaus – A 4ª edição da Caravana do Bem – Ação Médica e Social acontece neste sábado (25), das 7h às 13h30, na sede da Cufa Amazonas, localizada na Avenida Japurá, nº 2224, Centro de Manaus. O objetivo é ampliar o acesso a serviços de saúde, assistência social e cidadania. As senhas serão distribuídas até às 11h.
O evento terá médicos, psicólogos, dentistas, advogados, enfermeiros e voluntários. A ação é aberta ao público, e a orientação é chegar cedo para garantir atendimento.
Os serviços oferecidos incluem:
- Consultas médicas (clínico geral, pediatria, nutrologia e cirurgia geral);
- Atendimento psicológico;
- Atendimento odontológico (20 vagas);
- Orientação jurídica;
- Práticas integrativas;
- Apoio social e cadastro;
- Serviços de enfermagem;
- Distribuição de medicamentos;
- Farmácia;
- Corte de cabelo (10 fichas disponíveis)
Fonte: G1
-
Justiça torna réu piloto de lancha por naufrágio com três mortes no Encontro das Águas em Manaus
Além das mortes de duas mulheres e um homem, o acidente também deixou pessoas desaparecidas e as buscas seguem mais de dois meses após o acidente.
Manaus – A Justiça do Amazonas recebeu, nesta sexta-feira (24), a denúncia do Ministério Público do Estado (MPAM) contra o comandante de embarcação Pedro José da Silva Gama, acusado de causar um acidente que resultou na morte de três pessoas em Manaus. Com a decisão, ele passa a responder como réu por homicídio qualificado.
O caso envolve o naufrágio da lancha “Lima de Abreu XV”, ocorrido em 13 de fevereiro deste ano, na região do Encontro das Águas, em Manaus. Além das mortes de duas mulheres e um homem, o acidente também deixou pessoas desaparecidas. O g1 tenta contato com a defesa de Pedro José da Silva Gama.
A denúncia foi aceita pelo juiz Fábio Lopes Alfaia, titular da 2.ª Vara do Tribunal do Júri da Comarca de Manaus. Na decisão, o magistrado afirmou que há prova da materialidade do crime e indícios suficientes de autoria, o que justifica a abertura da ação penal.
Com o recebimento da denúncia, inicia-se a fase de instrução processual. Nessa etapa, o réu será citado para apresentar defesa por escrito e testemunhas serão ouvidas antes de o juiz decidir se o caso será levado a júri popular.
Segundo o MPAM, Pedro José da Silva Gama agiu com dolo eventual, ou seja, assumiu o risco de provocar o acidente, ao conduzir a embarcação em alta velocidade e realizar manobras imprudentes, mesmo diante de condições adversas e de alertas dos passageiros.
De acordo com a investigação, a lancha saiu do Porto da Manaus Moderna por volta das 12h30, com destino ao município de Nova Olinda do Norte. Testemunhas relataram que o comandante conduzia o barco em alta velocidade e chegou a disputar uma corrida, conhecida como “racha”, com outra embarcação.
Ainda conforme a denúncia, passageiros pediram para que o condutor reduzisse a velocidade, mas os apelos teriam sido ignorados. Ao chegar à região do Encontro das Águas, a embarcação foi atingida por ondas sucessivas, o que provocou a entrada de grande volume de água e pânico entre os ocupantes.
O naufrágio ocorreu em poucos minutos e, segundo o Ministério Público, foi agravado pela quantidade insuficiente de coletes salva-vidas disponíveis a bordo.
A denúncia enquadra o réu no artigo 121 do Código Penal (homicídio), com três qualificadoras: motivo fútil, perigo comum e uso de recurso que dificultou a defesa das vítimas.
Pedro José da Silva Gama está preso desde o dia 16 de março deste ano, quando se apresentou para cumprir mandado de prisão
O naufrágio da lancha Lima de Abreu XV completou dois meses no dia 13 de abril e as buscas pelos cinco desaparecidos continuam por tempo indeterminado, segundo o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM).
Desde o dia 20 de março, os trabalhos passaram a ocorrer de forma intermitente, sendo realizados duas vezes por semana. Mesmo com a mudança, as equipes seguem utilizando drones, embarcações e equipamentos de sonar, que permitem a leitura do leito do rio, na tentativa de localizar as vítimas.
Durante o período de atuação contínua, ocorrido entre 13 de fevereiro e 19 de março, familiares dos desaparecidos acompanharam de perto o trabalho dos militares.
Segundo os bombeiros, os familiares foram informados sobre a nova dinâmica das buscas e continuam recebendo orientações do comando da operação.
Fonte: G1
-
Saiba onde estão os cães que sobreviveram após serem atropelados de propósito por motorista em Manaus
Caso ganhou repercussão após um motorista invadir a calçada e atingir os animais. O suspeito, Jefferson Buhler Figliuolo, de 35 anos, foi preso horas depois no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes.
Manaus – Os cães que sobreviveram ao atropelamento ocorrido na última quarta-feira (22), no bairro Parque Dez de Novembro, na Zona Centro-Sul de Manaus, estão divididos entre atendimento veterinário e cuidados de moradores da região. O caso ganhou repercussão após um motorista invadir a calçada e atingir os animais. O suspeito, Jefferson Buhler Figliuolo, de 35 anos, foi preso horas depois no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, quando tentava embarcar para São Paulo.
Imagens mostram o momento em que os cães descansavam na calçada quando um carro branco avança e atinge os animais. Segundo a Secretaria de Estado de Proteção Animal (Sepet), uma cadela morreu ainda no local.
Dos cinco cães feridos, dois seguem internados no Hospital Público Veterinário do Amazonas. De acordo com a Sepet, nesta sexta-feira (24), os animais apresentam melhora clínica. A fêmea, que estava sem apetite, voltou a se alimentar. Já o macho teve melhora no quadro torácico. Ambos estão estáveis e continuam sob acompanhamento.
Os outros três cães já retornaram para a rua Adauto Uchôa, onde vivem, no bairro Parque Dez. Eles são cuidados por moradores da área, que se revezam para garantir alimentação, água e atendimento veterinário.
À Rede Amazônica, moradores informaram que os animais fazem parte da rotina da rua e não têm um único tutor. Após o atropelamento, a comunidade intensificou os cuidados, principalmente com os filhotes que perderam a mãe no acidente.
Eles são alimentados por todos os moradores. Cada um contribui com alimentação, medicamentos e cuidado”, contou a farmacêutica Mara Hyden, uma das moradoras que ajudam no cuidado. Há cerca de um ano, ela adotou uma das cadelas da rua, conhecida como “Peludinha”, que também foi vítima de atropelamento e perdeu um olho.
Outro exemplo de cuidado vem do músico Davi de Matos. Ele abriu a casa em construção para abrigar uma cadela que deu à luz no local, evitando que os filhotes estivessem na rua no momento do atropelamento.
Câmeras de segurança mostram o momento em que os cães descansavam na calçada e outros dois caminhavam pela rua quando um carro branco aparece em alta velocidade. Ao se aproximar, o motorista joga o veículo contra os animais. Um dos cães é arremessado com o impacto, mas consegue se levantar e fugir junto com os demais.
O atropelamento ocorreu em frente ao comércio do empresário Jaider Souza, que presenciou a cena. No local, moradores mantêm vasilhas com comida e água para os cães.
O motorista Jefferson Figliuolo, de 35 anos, teve a prisão em flagrante convertida em preventiva durante audiência de custódia realizada na quinta-feira (23), em Manaus.
Imagens da prisão circularam nas redes sociais. Em um dos vídeos, ao deixar o aeroporto, o homem afirma: “se eu pudesse, fazia de novo”. O g1 tenta localizar a defesa do suspeito.
Fonte: G1
-
Correios fecharam 2025 com um prejuízo financeiro de R$ 8,5 bilhões; série negativa vem desde 2022
Empresa chegou ao 14º trimestre seguido apresentando prejuízos. Expectativa dos Correios é que plano de reestruturação traga resultados positivos para a empresa no longo prazo.
Economia – Os Correios apresentaram nesta quinta-feira (23) os resultados financeiros de 2025
No ano passado, a empresa registrou um prejuízo de R$ 8,5 bilhões, sendo R$ 6,4 bilhões só com despesas com precatórios, que são dívidas que precisam ser pagas por determinação da Justiça.
O valor superou em mais de três vezes o prejuízo registrado em 2024, que foi de R$ 2,6 bilhões.
Foi o 14º trimestre consecutivo de prejuízo da empresa desde o 4º trimestre de 2022. O prejuízo acumulado no primeiro semestre de 2025 tinha sido de R$ 4,36 bilhões.
Nos últimos dias de 2025, os Correios conseguiram fechar um empréstimo de R$ 12 bilhões. A maior parte dos recursos entrou ainda em dezembro daquele ano.
A chegada do dinheiro, no entanto, pouco afetou o resultado financeiro da empresa, já que o crédito teve que ser usado para cobrir despesas emergenciais.
A assinatura do contrato de empréstimo foi publicada no dia 27 de dezembro, no Diário Oficial da União (DOU), e envolveu um consórcio com os bancos Itaú, Bradesco, Santander, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal. A operação contou com a garantia do Tesouro Nacional.
De acordo com presidente dos Correios, Emmanoel Rondon, o Banco do Brasil, a Caixa Econômica Federal e o Bradesco aportaram individualmente R$ 3 bilhões. Já Itaú e Santander emprestaram outros R$ 1,5 bilhão, cada um.
Em 26 de fevereiro, o Conselho Monetário Nacional (CMN) autorizou a abertura de mais espaço para que os Correios consigam captar um novo empréstimo com garantias da União.
Pela decisão, os Correios ficaram habilitados a um novo empréstimo no valor de R$ 8 bilhões. O martelo para a nova operação de crédito só deve ser batido, segundo pessoas que participam das discussões, no fim do primeiro semestre.
De acordo com as demonstrações financeiras da estatal, o principal fator por trás do aumento bilionário das despesas foi o pagamento de precatórios decorrentes de decisões judiciais já transitadas em julgado.
Sem aprofundar as causas desse crescimento — que atingiu R$ 6,4 bilhões em 2026, alta de 55,1% em relação a 2024 —, representantes da estatal afirmaram que parte do valor, equivalente a R$ 2,63 bilhões, está relacionada a dívidas herdadas de gestões anteriores.
Ainda segundo informações apresentadas pela empresa, a receita bruta no ano passado foi de R$ 17,3 bilhões, —11,35% menor que a registrada em 2024.
A queda nas receitas foi provocada, principalmente, pela redução de encomendas internacionais transportadas, em 66%, em relação ao ano anterior.
Segundo esse mesmo documento, os Correios reservaram R$ 2,63 bilhões para cobrir possíveis perdas em ações trabalhistas que tratam do pagamento do adicional de atividade de distribuição e coleta externa (AADC) e do adicional de periculosidade.
Esse tipo de reserva, chamada de provisão, é usada quando a empresa avalia que pode ter de pagar esses valores mais adiante.
Segundo os Correios, entre 3 de fevereiro e 7 de abril deste ano, 3.181 funcionários aderiram ao programa, o que gerou uma expectativa de redução de gastos de cerca de 40%.
O Plano de Demissão Voluntária (PDV) faz parte do conjunto de medidas adotadas pelos Correios para reduzir despesas com pessoal e equilibrar as contas da estatal.
Fonte: G1
-
Por que o tempo muda tão rápido em Manaus? Meteorologista explica fenômeno comum na capital
Em entrevista ao g1, o meteorologista e pesquisador Leonardo Vergasta, detalhou as causas para esse comportamento climático tão comum na região amazônica.
Manaus – Quem vive em Manaus já deve ter passado pela seguinte situação: o dia começa com sol forte e, em poucos minutos, uma chuva intensa toma conta da cidade. Popularmente chamada de “mudança de tempo”, que pode variar rapidamente na cidade, o fenômeno tem uma explicação científica
Em entrevista ao g1, o meteorologista e pesquisador Leonardo Vergasta, detalhou por que esse comportamento é tão comum na região amazônica.
Segundo Vergasta, o principal fator por trás dessas mudanças bruscas é a chamada convecção profunda:
- O forte calor ao longo da manhã aquece a superfície e a floresta
- Isso faz com que se libere uma grande quantidade de vapor d’água na atmosfera.
Por estar próxima à Linha do Equador, a atmosfera na região é naturalmente mais instável, o que favorece esse ciclo rápido de formação, chuva e dissipação.
Além disso, elementos locais influenciam o processo. A presença do Rio Negro e do Rio Solimões cria correntes de ar que ajudam a deslocar ou intensificar nuvens de chuva. Já a urbanização contribui para a formação de ilhas de calor, que aceleram a subida do ar quente.
A Floresta Amazônica tem papel fundamental nesse processo. De acordo com o pesquisador, diferentemente do oceano, que evapora água de forma passiva, a floresta atua como uma “bomba de umidade”.
Ele também destacou que a floresta libera partículas que ajudam na condensação da umidade
Estudos indicam que entre 30% e 50% da chuva que cai na região é gerada pela própria floresta, em um ciclo curto.
Vergasta explicou que as mudanças rápidas no tempo são mais frequentes entre dezembro e maio, quando a Zona de Convergência Intertropical atua mais ao sul, trazendo umidade do oceano.
Entre junho e novembro, as chuvas diminuem, mas continuam ocorrendo de forma mais isolada.
Embora o fenômeno seja comum em boa parte da Amazônia, o mecanismo pode variar. Em Belém, capital do Pará, por exemplo, a proximidade com o oceano favorece a formação de linhas de instabilidade.
Já em Manaus, distante do litoral, a chuva depende principalmente do calor local e da umidade da floresta e dos rios
Fonte: G1
-
Prazo para regularização eleitoral está chegando ao fim, alerta TRE-AM
Prazo termina em 6 de maio e Justiça Eleitoral reforça atendimento para garantir regularização do eleitorado.
Manaus – Na reta final do calendário eleitoral, o Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) já contabiliza mais de 32 mil atendimentos realizados nos quatro postos, em diferentes zonas da capital. Com o encerramento do prazo marcado para 6 de maio, a demanda segue elevada, demonstrando o esforço dos eleitores para manter a situação regular junto à Justiça Eleitoral.
A mobilização integra a força-tarefa que ampliou e descentralizou os atendimentos em Manaus, com unidades instaladas em pontos estratégicos. O servidor da 1ª Zona Eleitoral do TRE-AM, Rômulo Máximo, destacou a importância dessas ações, algumas delas implementadas desde o ano passado. “Hoje, contamos com quatro postos de atendimento na capital: o Fórum Eleitoral; o Centro de Convenções Vasco Vasques; o Sumaúma Park Shopping e o PAC Cidade Leste, no Shopping Cidade Leste”, pontuou.
Diariamente, são disponibilizadas cerca de três mil vagas para serviços como alistamento (para quem ainda não possui título), atualização de dados, transferência de local de votação, emissão de segunda via e certidões.
A consulta da situação cadastral pode ser feita previamente no site do TRE-AM (www.tre-am.jus.br), que reúne os serviços disponíveis, incluindo atendimento remoto e presencial. As vagas são liberadas online a partir das 9h, com agendamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, no local escolhido pelo eleitor.
“Mais uma vez, convoco a população para que não deixe para a última hora. É muito importante que os dados estejam atualizados e regulares para garantir o direito ao voto nas Eleições 2026”, reforça Rômulo Máximo. “A quitação eleitoral também viabiliza outros atos da vida civil, como emissão ou renovação de passaporte, matrícula em instituições públicas e nomeação em cargos públicos, entre outros”, acrescenta.
O trabalho dos servidores da Justiça Eleitoral, em regime intensificado para garantir agilidade e qualidade no atendimento, conta com o apoio de acadêmicos da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), que auxiliam no acolhimento e na orientação ao público.
Fonte: D24am