Categoria: Esportes

  • Como a rescisão de João Basso estremeceu a relação entre Neymar e a diretoria do Santos

    Jogadores viraram amigos fora de campo, e o Peixe chegou a ter receio de encerrar o contrato do defensor pela proximidade dos dois

    Esporte – A relação entre Neymar Jr. e a diretoria do Santos já teve dias melhores. O camisa 10 não ficou nada satisfeito com a saída de João Basso, agora ex-zagueiro do Peixe e um dos melhores amigos do atacante no retorno à Vila Belmiro. Na noite de quarta-feira (4), Neymar usou as redes sociais para criticar a gestão santista pela rescisão de contrato do defensor de 29 anos.

    “Boa sorte na sua nova etapa, irmão. Fico triste em ver você saindo dessa forma, você é profissional demais e merecia mais respeito. Mas é a vida. Só te desejo coisas boas, estarei sempre na torcida”, escreveu Neymar. Basso e Santos interromperam o contrato, que ia até o final de 2026, em comum acordo. O zagueiro não estava nos planos do clube e foi pouco utilizado por Vojvoda.

    Neymar e Basso se tornaram amigos muito próximos desde a chegada do camisa 10 ao Santos, em janeiro do ano passado. Os dois apareciam juntos em diversas ocasiões e postagens, com idas frequentes do zagueiro às casas de Neymar tanto na Baixada Santista, como em Mangaratiba, no Rio de Janeiro.

    Basso, porém, nunca conseguiu se firmar no Peixe. O defensor estava no elenco que foi rebaixado para a Série B em 2023. No ano seguinte, ficou emprestado ao Estoril, de Portugal, retornando no meio da temporada. Ele foi pouco utilizado na segunda divisão e ganhou minutos em 2025 pela carência do clube no setor. Com a chegada de Vojvoda, perdeu ainda mais espaço e, agora, com a contratação de Lucas Veríssimo, o Peixe sacramentou o desligamento do atleta.

    Relação estremecida?

    Nos bastidores do Santos, havia receio de rescindir com João Basso justamente pela proximidade do zagueiro com Neymar. Com voz ativa dentro do clube e sendo a principal estrela da equipe, um possível descontentamento do camisa 10 era temido, mas a reação parece ter se restringido apenas às redes sociais.

    A relação entre Neymar Jr., Neymar Pai e Marcelo Teixeira já foi mais próxima, com o pai do camisa 10 tendo presença ativa no CT Rei Pelé e angariando parceiros para reformas estruturais tanto no local de treinamentos, como na Vila Belmiro.

    Sem Basso, mas com Neymar e Lucas Veríssimo, o Santos volta a campo agora só na próxima terça-feira (10), às 21h30 (de Brasília). O adversário será o Mirassol, em jogo válido pela quinta rodada do Brasileirão, no estádio José Maria de Campos Maia, o Maião.

    Fonte: R7

  • Flamengo anuncia a contratação do técnico Leonardo Jardim

    Português assume o comando do time após demissão de Filipe Luís

    Esporte –  Flamengo anunciou, nesta quarta-feira, a contratação do técnico Leonardo Jardim. A oficialização acontece pouco mais de um dia depois de o clube comunicar a demissão de Filipe Luís. Ele assinou contrato com validade até dezembro de 2027 e vai ser apresentado nesta quinta-feira após o treino da manhã.

    O treinador português foi contratado para substituir Filipe Luís, demitido após a goleada por 8 a 0 sobre o Madureira, na semifinal do Campeonato Carioca. Clube e estafe de Jardim já vinham alinhando os detalhes desde antes de Filipe ser avisado sobre a demissão. Ele chega acompanhado dos auxiliares António Vieira, José Barros e Diogo Dias.

    Leonardo Jardim era um dos nomes preferidos do presidente Bap desde o fim do ano passado. O presidente do Flamengo chegou a entrar em contato com o treinador quando a negociação da renovação de Filipe Luís ficou complicada, mas as partes cederam e houve acordo.

    Ele chegou ao Rio de Janeiro na noite de terça-feira e passou o dia inteiro no Ninho do Urubu até assinar o contrato. A demora aconteceu por detalhes burocráticos a serem acertados entre as partes. Jardim já conheceu os jogadores e comandou o primeiro treino.

    Ele estava no Cruzeiro no ano passado, levou o time até à semifinal da Copa do Brasil e terminou em terceiro lugar na Série A, conseguindo vaga direta na fase de grupos da Libertadores 2026. Ao todo, foram 55 jogos, 26 vitórias, 18 empates e 11 derrotas.

    Fonte: Globo Esporte

  • Vasco anuncia a contratação de Renato Gaúcho

    Vínculo com o técnico de 63 anos vai até o final desta temporada

    Esporte – O Vasco anunciou a contratação do técnico Renato Gaúcho. O treinador assinou nesta terça-feira contrato com a equipe de São Januário até dezembro de 2026. A comissão técnica será composta por Marcelo Salles e Alexandre Mendes, antigos parceiros de trabalho. A estreia será contra o Palmeiras, no dia 12, pelo Campeonato Brasileiro.

    O nome de Renato entrou em pauta na semana passada, horas após a demissão de Fernando Diniz. Apesar da aprovação nos bastidores, a proposta demorou a ser enviada, já que havia o desejo pela contratação de Artur Jorge.

    Com o passar dos dias, ficou clara a dificuldade para tirar o treinador português do Al-Rayyan, do Catar. Após a eliminação para o Fluminense na semifinal do Campeonato Carioca, no domingo, Renato voltou a ser prioridade por representar opção mais viável.

    A aprovação interna ocorre porque Renato atende ao principal requisito buscado pela diretoria: treinador com bom trânsito no vestiário e capaz de apresentar nova visão aos jogadores no curto prazo.

    A avaliação do departamento de futebol é de que o elenco atual possui lacunas naturais, mas tem qualidade e rende abaixo do potencial. A prioridade é contratar profissional capaz de extrair melhor desempenho a partir de novos conceitos no dia a dia.

    Renato comandou o Vasco entre 2005 e 2006 e depois em 2008. Com a confirmação do acerto, iniciará a terceira passagem pelo clube de São Januário.

    Fonte: Globo Esporte

  • Flamengo atropela Madureira e disputa final do Carioca com Fluminense

    Rubro-Negro goleia por 8 a 0 com quatro gols de Pedro.

    Jogando em ritmo de treino, o Flamengo goleou o Madureira pelo placar de 8 a 0, na noite da segunda-feira (2) no estádio do Maracanã, e se classificou para a decisão do Campeonato Carioca, onde medirá forças com o Fluminense na grande decisão da competição no próximo domingo (8), a partir das 18h (horário de Brasília).

    Mesmo com a vantagem de três gols construía na partida de ida, o Rubro-Negro da Gávea iniciou a partida de volta das semifinais do Carioca em ritmo acelerado e não demorou a abrir o placar. Logo aos quatro minutos Lucas Paquetá marcou de cabeça após cobrança de escanteio. O meio-campista voltou a superar o goleiro Neguete quando acertou um chute colocado aos 23 minutos.

    Dez minutos depois a vantagem do Flamengo aumentou graças a um gol contra do zagueiro Jean após cruzamento de Cebolinha. O time da Gávea continuou acelerado na partida e chegou ao quarto aos 45 minutos, com o centroavante Pedro.

    Após o intervalo Pedro voltou a dar provas de que pode assumir a posição de atacante de referência titular do Flamengo. Aos dois minutos o camisa nove da Gávea bateu de voleio após cruzamento de Emerson Royal. Um minuto depois Evertton Araújo recuperou a bola na entrada da área do Madureira e rolou para Pedro, que bateu colocado para marcar o seu terceiro na partida.

    Aos 24 Pedro aproveitou uma sobra de bola dentro da área para marcar o sétimo do Flamengo, e o seu quarto no confronto. Já aos 42, Samuel Lino deu números finais ao marcador.


    Fonte e Foto: Agência Brasil

  • Botafogo negocia retorno de Júnior Santos, do Atlético-MG

    Clube carioca propõe empréstimo sem custos

    Esporte – De saída do Atlético-MG, Júnior Santos negocia o retorno ao Botafogo, que propôs um empréstimo desde que os mineiros paguem o salário do atacante. Júnior defendeu o clube carioca entre 2023 e 2024. Em fase final de transação, os clubes alinham o modelo de negócio e as questões financeiras.

    O Botafogo quer um empréstimo sem compensação financeira, mas propôs bônus por performance no contrato. Desta forma, o Atlético-MG receberia algum valor no futuro.

    A ideia inicial dos cariocas é não ter o custo mensal com o atleta e tenta convencer os mineiros. No entanto, a tendência é que os clubes entrem em acordo para uma divisão no salário do atleta.

    Ainda faltam detalhes, mas a negociação é dada como encaminhada nos bastidores do Atlético-MG. Pelo lado do Botafogo, o clube adota cautela para celebrar o retorno do atacante.

    Júnior Santos esteve próximo de defender o Bahia nesta temporada, mas o acordo esbarrou justamente nas questões salariais.

    Na rede social, Júnior Santos parece estar em clima de despedida do clube mineiro. O meia Reinier publicou uma imagem no Instagram e escreveu: “Meu irmão, te amo. Seja feliz, Deus te abençoe, jacaré”.

    Aos 31 anos, o atacante sofreu com lesões na última temporada e anotou apenas dois gols e duas assistências em 28 jogos. Ele entrou em campo pela última vez em setembro de 2025.

    Nesta temporada, ele foi relacionado pra um jogo, na primeira fase, contra o Itabirito, mas não foi utilizado. Recentemente, chegou a apagar as fotos com a camisa do Galo, mas reativou.

    Fonte: Ge

  • Família de Barros recebe ameaças após eliminação do Vasco: “Eles não merecem viver com medo”

    Volante publicou um texto com pedido de desculpas nas redes sociais depois do clássico contra o Fluminense

    Esporte- O volante Barros revelou que recebeu ameaças à família após a eliminação do Vasco para o Fluminense, na semifinal do Campeonato Carioca, no último domingo. Na mensagem, publicada nas redes sociais, o jogador também pediu desculpas pelas falhas no clássico.

    “Preciso fazer um apelo: aceito as críticas, as cobranças e as vaias. Elas fazem parte do jogo. Mas as ameaças aos meus familiares cruzam uma linha que ninguém deveria atravessar. Minha família não entra em campo”, escreveu Barros em trecho.

    Barros recebeu críticas após cometer dois pênaltis no empate em 1 a 1 no clássico deste domingo, no Maracanã. O jogador foi eleito o pior em campo do Vasco em enquete realizada pelo ge.

    O primeiro pênalti cometido aconteceu ainda no primeiro minuto de jogo, quando derrubou Canobbio dentro da área. Renê desperdiçou a cobrança na sequência. O segundo foi determinante para o resultado.

    Já nos minutos finais, Barros colocou a mão na bola, depois de desvio de Jemmes em cruzamento de Ganso, e o VAR entrou em ação para marcar o segundo pênalti para o Fluminense no jogo. O camisa 10 tricolor deslocou Léo Jardim e empatou a partida. O resultado em 1 a 1 acarretou a eliminação do Vasco, que havia perdido o primeiro confronto por 1 a 0, na última semana, no Nilton Santos.

    Fonte: Ge

  • Renato Gaúcho recusa proposta do Vasco

    Treinador informou decisão à diretoria nesta segunda-feira

    Esporte – Renato Gaúcho recusou nesta segunda-feira uma proposta oficial feita pelo Vasco. O treinador considerou os valores oferecidos baixos e ligou para diretoria vascaína para informar que não aceitaria o convite.

    Houve uma contraproposta feita pelo estafe, mas sem avanços. A diretoria avaliou a pedida salarial de Renato muito alta, e há um impasse financeiro neste momento. O ge apurou que o treinador pediu uma faixa salarial similar à que recebia no Fluminense, algo que foi avaliado como inviável pela cúpula vascaína por ora.

    Na última semana, os dirigentes vascaínos ligaram para o empresário do treinador para tratar da possibilidade de Renato Gaúcho assumir o clube. Na ocasião, Renato sinalizou positivamente para o avanço das conversas.

    O clube também havia sinalizado interesse em Artur Jorge e em Marcelo Gallardo, mas não houve avanço nas conversas. Há um entendimento de urgência para contratar um novo comandante. Dessa maneira, a diretoria intensificou os contatos com Renato Gaúcho, que despontava como o favorito para assumir o comando da equipe.

    Renato Gaúcho, de 63 anos, teve duas passagens no comando do Vasco: a primeira entre 2005 e 2007 e a segunda em 2008. O treinador foi alvo do Vasco no fim de 2024, após a demissão de Rafael Paiva. O técnico não aceitou o convite da direção de Pedrinho, que contratou Fábio Carille no início de 2025.

    Fonte: Ge

  • Messi brilha e marca dois em virada do Inter Miami sobre Orlando City

    Camisa 10 argentino comandou a virada dos atuais campeões da MLS no clássico da Flórida.

    Esporte – Após perder na estreia, o Inter Miami, atual campeão da MLS (Major League Soccer), venceu o Orlando City no clássico deste domingo (1º), pela segunda rodada da liga, no Inter&Co Stadium.

    Os donos da casa foram para o intervalo com uma vantagem por 2 a 0, mas na etapa final brilhou a estrela de Lionel Messi.

    O camisa 10 do Inter Miami marcou duas vezes e ajudou sua equipe a conseguir a virada por 4 a 2. Silvetti e Segovia completaram a vitória.

    O primeiro gol de Messi veio em chute de fora da área, igualando o placar em 2 a 2. Já no fim da partida, e com o Inter Miami em vantagem, o argentino cobrou falta por fora da barreira e contou com a colaboração do goleiro Crépeau para fechar o triunfo.


    Fonte e Foto: CNN Brasil

  • Paquetá vê trauma se repetir nove anos depois e não sacia a fome de títulos em recomeço no Flamengo

    Meia voltou a perder uma final para um time argentino no Maracanã, como aconteceu em 2017

    Esporte – Não tenha dúvidas de que o elenco do Flamengo ainda não conseguiu digerir a noite de quinta-feira. A derrota por 3 a 2 para o Lanús e o vice da Recopa Sul-Americana, segundo título perdido neste início de temporada, colocou o clube em crise depois de muito tempo. Mas para um jogador o trauma foi ainda maior: Paquetá

    Perder um título internacional dentro do Maracanã lotado, e para um time argentino, é algo que o meia rubro-negro já havia vivido e viu se repetir nove anos depois. Em 2017, o então garoto Paquetá estava na equipe rubro-negra que foi superada pelo Independiente na final da Copa Sul-Americana.

    As coincidências, no entanto, param no status de Paquetá. Em 2017, o meia tinha só 20 anos, ainda era uma promessa, mas já vinha como titular do time dirigido pelo colombiano Reinaldo Rueda. E mostrava sua versatilidade, tanto que inclusive jogou como “falso 9” na época, nas ausências de Guerrero e Vizeu.

    Paquetá foi titular naquela final contra o Independiente e teve grande atuação. Deu dribles, arrancadas, atacou de garçom, deixando Everton na cara do goleiro (mas viu o companheiro perder uma chance incrível), e fez um gol de puro oportunismo. Mas Barco empatou cobrando pênalti cometido por Cuéllar, e o Independiente, que havia vencido o jogo de ida na Argentina por 2 a 1, segurou o 1 a 1 que valeu o título.

    Nove anos depois, Paquetá está de volta ao Flamengo e teve a chance de exorcizar aquele fantasma. O meia desta vez não é mais uma promessa, é um jogador consolidado no mercado, com larga experiência no futebol europeu, além de ser a contratação mais cara da América do Sul por 42 milhões de euros (R$ 260 milhões

    Paquetá em ação no Flamengo x Independiente — Foto: Reginaldo Pimenta/Raw Imagem/Estadão Conteúdo

    Porém, no time de Filipe Luís ele ainda busca o melhor encaixe e começou o jogo no banco contra o Lanús no Maracanã. Paquetá só entrou aos 18 minutos do segundo tempo, no lugar de Plata e na segunda janela de substituições do Flamengo. Mas o camisa 20 não conseguiu ajudar. No ataque, teve uma boa finalização defendida. Atrás, falhou na marcação de Canale no gol de empate do Lanús.

    Fonte: Globo Esporte

  • Com protestos, Flamengo se reapresenta e tenta juntar os cacos após vice na Recopa

    Pressionado, Filipe Luís continua no cargo e ainda tem controle do vestiário, mas clima interno está estremecido

    Esporte – Cerca de 34 horas depois da dolorosa derrota para o Lanús no Maracanã, que culminou no segundo título perdido em menos de dois meses em 2026, o elenco do Flamengo se reapresentou na manhã deste sábado no Ninho do Urubu tentando juntar os cacos para sair da crise. E os jogadores foram recebidos com protestos de torcedores de organizadas na porta do CT.

    O grupo de aproximadamente 50 torcedores levou várias faixas para o protesto. Um dos alvos foi o técnico Filipe Luís: “Felipe Luiz (sic) e suas metodologias”, diz a mensagem em tom irônico (veja na imagem abaixo). Outras criticam o diretor executivo de futebol José Boto: “Boto incompetente” e “diretoria amadora”. A direcionada aos jogadores descreve: “Salário em dia, porrada em falta”. Policiais foram acionados para fazerem a segurança no local.

    O protesto foi pacífico, mas não atingiu o objetivo de falar com os jogadores, que não pararam os carros na entrada. Os torcedores pediram para alguns líderes das organizadas entrarem no CT para um diálogo com o elenco, mas não foram autorizados. A conversa foi só com o chefe de segurança do Flamengo, que ouviu que as manifestações vão continuar em outros dias e em diferentes locais até acontecer uma reunião com o plantel. Após o treino, os atletas saíram sem a presença da torcida.

    Hostilizado pela torcida no Maracanã após a Recopa, Filipe Luís enfrenta o pior momento desde que assumiu o Flamengo, em outubro de 2024. E o desgaste não é só externo. Internamente não pegou bem a declaração na coletiva de que o time “fez um grande jogo” contra o Lanús, e há insatisfações no elenco com algumas metodologias. O técnico tem o hábito de não treinar um time titular, misturando escalações nas atividades, e só revelar aos jogadores quem vai jogar na preleção para a partida. Na decisão da Recopa, eles só souberam antes de começarem o aquecimento.

    A falta de diálogo também é uma queixa entre membros do grupo, que veem as conversas ficarem restritas aos líderes do elenco: Arrascaeta, Bruno Henrique, Danilo, Jorginho, Léo Pereira e Alex Sandro. A relação com o sexteto é boa, e o técnico mantém o controle do vestiário. Mas é consenso em quem acompanha o dia a dia no CT que o ambiente anda estremecido.

    O trabalho de Filipe Luís está mantido, assim como o de José Boto. Bap costuma ouvir o diretor em tudo e o tem como homem de confiança no futebol. Mas a relação do presidente com o treinador tem um desgaste desde o arrastado processo de renovação de contrato no fim do ano passado.

    Fonte: Globo Esporte