Categoria: Brasil

  • Erro grave em posto de saúde faz pacientes receberem água destilada no lugar da vacina da gripe

    Falha durante campanha de imunização em Minas Gerais levou prefeitura a afastar técnica de enfermagem e anunciar revacinação dos pacientes.

    Brasil – Um erro durante uma campanha de vacinação contra a gripe causou revolta e preocupação em Bambuí, no Centro-Oeste de Minas Gerais. Pacientes atendidos por uma unidade de saúde do município receberam aplicação de água destilada no lugar da vacina contra a influenza.

    O caso foi confirmado pela Secretaria Municipal de Saúde, que classificou o episódio como uma “falha operacional” ocorrida na última segunda-feira (4), no posto de saúde Aparecida nos Açudes. Segundo a prefeitura, o problema aconteceu durante atendimentos realizados em pacientes acamados.

    Em nota, a administração municipal informou que os pacientes afetados estão sendo monitorados individualmente e serão chamados para receber corretamente a dose da vacina contra a gripe.



    Apesar da gravidade do erro, a Secretaria de Saúde afirmou que não há risco à saúde das pessoas que receberam a aplicação equivocada. De acordo com o comunicado, a água destilada utilizada no procedimento é estéril e costuma ser empregada na diluição e preparo de medicamentos e vacinas.

    “O que ocorreu foi a não aplicação da vacina da gripe”, destacou a pasta em comunicado oficial.

    Após a descoberta da falha, a técnica em enfermagem responsável pelo procedimento foi afastada de suas funções. A prefeitura também informou que abriu procedimentos administrativos internos e prometeu reforçar os protocolos de conferência, armazenamento e aplicação de vacinas em toda a rede municipal de saúde.

    O número total de pacientes atingidos pelo erro não foi divulgado até o momento.

    O episódio repercutiu nas redes sociais e levantou críticas sobre os protocolos de segurança adotados durante campanhas de imunização, especialmente em atendimentos realizados fora das unidades hospitalares.

  • Bactéria em detergentes da Ypê pode ser fatal

    Microrganismo identificado em produtos pode provocar infecções graves, sepse e até falência de órgãos em pessoas vulneráveis.

    Saúde – A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a suspensão da fabricação, comercialização e uso de diversos produtos da marca Ypê após a identificação da bactéria Pseudomonas aeruginosa em lotes de detergentes, lava-roupas líquidos e desinfetantes fabricados pela empresa.

    A decisão acendeu um alerta entre consumidores em todo o país, principalmente porque o microrganismo é considerado altamente perigoso para pessoas com imunidade baixa ou condições de saúde delicadas. Segundo especialistas, a bactéria pode causar infecções respiratórias, urinárias e cutâneas, além de quadros severos de sepse e falência de órgãos em casos mais graves.

    De acordo com a Anvisa, a suspensão ocorreu após uma inspeção na fábrica da Química Amparo, responsável pela marca Ypê. Durante a fiscalização, foram encontradas falhas consideradas graves no controle de qualidade e em etapas do processo de fabricação, comprometendo a segurança microbiológica dos produtos.



    Os itens afetados incluem produtos das categorias lava-louças, lava-louças concentrado, lava-roupas líquido e desinfetantes identificados por lotes com final 1.

    A preocupação é ainda maior para grupos considerados de risco, como pacientes em tratamento contra câncer, pessoas transplantadas, diabéticos, pacientes com HIV e indivíduos que fazem uso contínuo de medicamentos imunossupressores. Os sintomas de possível contaminação incluem febre, calafrios, tosse persistente e lesões na pele com secreção.

    Em nota oficial, a Ypê informou que possui laudos independentes apontando a segurança dos produtos e afirmou estar colaborando com a Anvisa para esclarecer o caso e atender às exigências regulatórias. A empresa também declarou que segue realizando análises complementares e adotando medidas de conformidade.

    Apesar do posicionamento da fabricante, a orientação da Anvisa é para que consumidores interrompam imediatamente o uso dos produtos afetados e entrem em contato com o serviço de atendimento da empresa para informações sobre recolhimento e substituição.

    O caso gerou forte repercussão nas redes sociais e levantou preocupações sobre segurança sanitária em produtos de limpeza utilizados diariamente por milhões de brasileiros.

  • Explosão em escola da Baixada Fluminense deixa adolescentes feridos e provoca correria

    Bomba caseira detonou dentro de unidade escolar em Belford Roxo; oito estudantes foram socorridos.

    Brasil – Momentos de tensão e desespero marcaram a manhã desta sexta-feira (08) em uma escola de Belford Roxo, na Baixada Fluminense, após a explosão de uma bomba caseira deixar oito estudantes feridos dentro da unidade de ensino.

    O caso aconteceu no Ciep 388 Lazar Segall, conhecido na região como “Brizolão”, localizado no bairro Areia Branca. Segundo informações iniciais, o artefato explodiu no pátio da escola depois de ser manuseado por um dos alunos, provocando correria entre estudantes, professores e funcionários.



    Equipes do Corpo de Bombeiros, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e da Polícia Militar foram mobilizadas para atender a ocorrência. As vítimas, adolescentes com idades entre 13 e 15 anos, receberam os primeiros socorros ainda dentro da escola antes de serem encaminhadas ao Hospital Municipal de Belford Roxo.

    Até o momento, não foram divulgadas informações oficiais sobre o estado de saúde dos estudantes feridos. A situação causou grande preocupação entre familiares, que correram para a unidade após tomarem conhecimento da explosão.

    Veja ao vídeo

    https://www.instagram.com/reel/DYFKEV9hgsd/?igsh=cWk2Nnc1NnRmeGV0

    Nas redes sociais, a direção da escola informou apenas que os alunos seriam liberados mais cedo, sem detalhar o motivo da decisão.

    A Polícia Militar acompanha o caso e a investigação deve apurar como o explosivo entrou na escola, quem fabricou o artefato e se outros estudantes participaram da ação. O episódio reacende o alerta sobre segurança dentro das unidades de ensino e o acesso de adolescentes a materiais perigosos.

  • Denúncia contra Frei Gilson expõe falas polêmicas sobre mulheres, LGBT+ e política

    Declarações do religioso viralizaram nas redes sociais, geraram críticas de figuras públicas e motivaram representação no Ministério Público de São Paulo.

    Brasil – O nome de Frei Gilson voltou ao centro das discussões nas redes sociais após vídeos antigos e recentes com declarações sobre mulheres, pessoas LGBT+, aborto e política viralizarem na internet. A repercussão ganhou novos capítulos depois que um ex-seminarista protocolou uma denúncia no Ministério Público de São Paulo (MPSP) contra o religioso, alegando que algumas falas teriam caráter discriminatório.

    A representação foi apresentada pelo jornalista e escritor Brendo Silva, que acusa o sacerdote de reforçar discursos considerados preconceituosos em pregações, entrevistas e conteúdos publicados nas redes sociais. O caso agora será analisado pelo Ministério Público, que deve decidir se abrirá investigação sobre o episódio.


    Entre os vídeos mais compartilhados está uma pregação em que Frei Gilson afirma que “Deus deu ao homem a liderança” e defende que o homem seria o “chefe do lar”. Em outro trecho, o religioso critica o que chama de “guerra dos sexos” e relaciona o empoderamento feminino a uma “ideologia dos tempos atuais”.

    As falas sobre o papel da mulher também provocaram forte reação. Em uma das declarações que mais repercutiram, o frei afirma que a mulher teria sido criada para “auxiliar o homem” e cita passagens bíblicas para sustentar o argumento. Segundo ele, a missão feminina seria servir como companhia e apoio dentro da estrutura familiar.

    Além das declarações sobre gênero, vídeos antigos do religioso envolvendo temas como relações homoafetivas, aborto e posicionamentos políticos também voltaram a circular. Em uma oração pública, Frei Gilson chegou a pedir que o Brasil fosse “libertado do comunismo”, gerando críticas de internautas que o acusaram de misturar religião e política.

    Veja ao vídeo

    https://www.instagram.com/reel/DYCoPM8BFB7/?igsh=ZHNxcjhrMzNxZG56

    A repercussão dividiu opiniões nas redes sociais. Enquanto apoiadores defendem que o religioso apenas expressa interpretações baseadas na Bíblia e na doutrina cristã, críticos afirmam que os discursos reforçam desigualdades e preconceitos históricos.

    Figuras públicas também comentaram o caso. A jornalista Rachel Sheherazade criticou indiretamente as declarações e afirmou que a mensagem de Jesus estaria ligada ao acolhimento e ao respeito às mulheres e minorias. Já a deputada Tabata Amaral declarou discordar das falas sobre o papel feminino e reforçou sua defesa pela igualdade entre homens e mulheres. A senadora Soraya Thronicke também compartilhou trechos das pregações que ganharam repercussão.
    Nas redes sociais, internautas seguem debatendo o caso. Enquanto alguns acusam o religioso de promover discursos conservadores considerados ofensivos, outros afirmam que as falas fazem parte da liberdade religiosa e da interpretação cristã tradicional.

    Até o momento, Frei Gilson não havia se pronunciado oficialmente sobre a denúncia apresentada ao Ministério Público.

  • Caso Master: Ciro Nogueira é alvo de busca da PF em nova fase da Operação Compliance Zero

    A quinta fase da operação mira um esquema de corrupção, lavagem de dinheiro, organização criminosa e crimes contra o Sistema Financeiro Nacional.

    Política – A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta quinta-feira (7), a quinta fase da Operação Compliance Zero, que investiga um suposto esquema de corrupção, lavagem de dinheiro, organização criminosa e crimes contra o Sistema Financeiro Nacional ligados ao Banco Master. Entre os alvos da operação está o senador Ciro Nogueira (PP-PI).

    Na decisão, a Polícia Federal aponta a identificação de uma suposta conduta do senador Ciro Nogueira Lima Filho em favor de Vorcaro, em troca do”recebimento de vantagens econômicas indevidas”.

    O primo do dono do Banco Master, Daniel Vorcaro, Felipe Cançado Vorcaro também é alvo da operação e foi preso nesta manhã.

    Ao todo, policiais federais cumprem 10 mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão temporária. As ordens foram expedidas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e são executadas nos estados do Piauí, São Paulo, Minas Gerais e no Distrito Federal.
    A decisão judicial também autorizou o bloqueio de bens, direitos e valores que somam R$ 18,85 milhões. A nova fase da operação foi autorizada pelo relator do caso no STF, ministro André Mendonça.

    Segundo a PF, a nova etapa da operação busca aprofundar as investigações sobre suspeitas de fraudes financeiras e movimentações ilícitas relacionadas ao esquema investigado.

    A Jovem Pan entrou em contato com o senador para solicitar posicionamento sobre a operação. Se houver resposta, o texto será atualizado. O espaço segue aberto para manifestação. A reportagem não conseguiu localizar a defesa de Felipe Cançado Vorcaro.

    Caso Master

    As liquidações do , decretada pelo  em novembro de 2025, e da gestora de investimentos Reag, na quinta-feira (15), revelaram um dos episódios mais graves do sistema financeiro brasileiro.

    O caso envolve suspeitas de fraudes bilionárias, uso de fundos de investimento para ocultar prejuízos, tentativas de socorro via banco público e tensões entre o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Tribunal de Contas da União (TCU) com o BC e a Polícia Federal (PF).

    “A decretação do regime especial nas instituições foi motivada pela grave crise de liquidez do conglomerado Master e pelo comprometimento significativo da sua situação econômico-financeira, bem como por graves violações às normas que regem a atividade das instituições integrantes do SFN”, informou o BC em nota na época.

    De forma extrajudicial, foram liquidados o Banco Master S/A, do Banco Master de Investimento S/A, do Banco Letsbank S/A, e da Master S/A Corretora de Câmbio, Títulos e Valores Mobiliários.

    O processo de liquidação do Banco Master foi acompanhada da Operação Compliance Zero, deflagrada pela PF para combater a emissão de títulos de crédito falsos por instituições financeiras que integram o Sistema Financeiro Nacional (SFN).

    Reportagem em atualização


    Fonte e Foto: JP Notícias

  • Brasil bate recorde de transplantes em 2025

    Foram realizados mais de 31 mil procedimentos, 21% a mais que em 2022.

    Saúde – O Brasil registrou 31 mil transplantes em 2025, um recorde histórico no país. O número representa crescimento de 21% em relação a 2022, quando foram realizados 25,6 mil transplantes. O resultado reflete o avanço da logística e da organização do sistema em todo o país, com o fortalecimento de parcerias institucionais e a ampliação do acesso dos pacientes aos transplantes.

    A consolidação da distribuição interestadual, coordenada pela Central Nacional de Transplantes, tem sido decisiva nesse processo. Em 2025, essa estratégia viabilizou 867 transplantes renais, 375 hepáticos, 100 cardíacos, 25 pulmonares e quatro de pâncreas, contribuindo para atender prioridades clínicas e reduzir perdas de órgãos mais sensíveis ao tempo de isquemia.

    Os resultados também refletem o esforço conjunto entre o Ministério da Saúde, companhias aéreas e a Força Aérea Brasileira (FAB) para garantir o transporte ágil de órgãos e equipes de captação e transplante. Em 2025, foram feitos 4.808 voos — um aumento de 22% em relação a 2022 —, o que contribui para que os órgãos cheguem a tempo ao destino, ampliando as chances de transplante e salvando mais vidas em diferentes regiões do país.

    Houve também aumento no número de equipes de captação, o que contribui para ampliar a identificação de doadores. Esses profissionais passaram de 1.537, em 2022, para 1.600 em 2026.

    Apesar dos avanços, ainda há um desafio importante: a recusa familiar à doação de órgãos. Hoje, cerca de 45% das famílias não autorizam a doação, o que limita o número de transplantes que poderiam ser feitos. Essa é uma decisão que ocorre em momento difícil, de dor e impacto emocional. Por isso, falar sobre o tema com a família faz diferença. Quando o desejo de ser doador é conhecido, a decisão se torna mais segura e pode ajudar a salvar outras vidas.

    Capacitação

    O Ministério da Saúde tem investido na qualificação do Sistema Nacional de Transplantes (SNT). Entre as iniciativas está o Programa Nacional de Qualidade na Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (Prodot), que prepara profissionais de saúde para identificar potenciais doadores, conduzir entrevistas com acolhimento às famílias e qualificar todo o processo de doação.

    Mais de mil profissionais de saúde já se formaram nos estados de Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia, Tocantins, Distrito Federal, Mato Grosso, Goiás, Alagoas, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.

    Recorde

    O transplante de córnea foi o mais realizado em 2025, com 17.790 procedimentos. Em seguida, aparecem os de rim, com 6.697; medula óssea, com 3.993; fígado, com 2.573; e coração, com 427. Em todos os casos, o Sistema Único de Saúde (SUS) fornece aos pacientes toda a assistência necessária de forma gratuita, incluindo exames preparatórios, cirurgia, acompanhamento e medicamentos pós-transplante.

    O SUS financia cerca de 86% dos transplantes no país, assegurando acesso gratuito e universal. Para garantir atendimento qualificado, o Ministério da Saúde também destinou mais recursos para o Sistema Nacional de Transplantes (SNT) em 2025. Enquanto em 2022 o investimento foi de R$ 1,1 bilhão, no ano passado os recursos federais alcançaram R$ 1,5 bilhão, um crescimento de 37%.

    Transplantes

    O acesso ao transplante de órgãos, tecidos ou medula óssea no Brasil ocorre por meio do Sistema Nacional de Transplantes (SNT). Para ingressar na lista de espera, o paciente deve ser encaminhado a um estabelecimento de saúde habilitado, onde passa por avaliação de equipe médica especializada e realiza os exames necessários. Confirmada a indicação para o transplante, a equipe responsável faz a inscrição do paciente no sistema, registrando também as características do doador compatível com o seu perfil clínico.

    A lista de espera por transplantes é dinâmica e varia de acordo com a condição clínica dos pacientes e a disponibilidade de doadores compatíveis. O SNT passou por modernização nos últimos anos, com a incorporação de novas tecnologias e a ampliação do acesso aos serviços especializados. Entre essas iniciativas, destaca-se a Prova Cruzada Virtual, que permite avaliar previamente a compatibilidade entre doador e receptor, reduzindo o risco de rejeição e conferindo mais agilidade ao processo.


    Fonte e Foto: Agência Brasil

  • Tiros em escola no Acre deixam mortos e causam pânico: alunos correm para escapar de ataque

    Adolescente de 13 anos, aluno da instituição, foi apreendido após o crime; arma pertencia ao padrasto.

    Brasil – Um ataque a tiros dentro do Instituto São José, em Rio Branco, no Acre, terminou em tragédia na manhã de terça-feira (5). Duas funcionárias da escola foram mortas e outras duas pessoas ficaram feridas após um adolescente de 13 anos abrir fogo dentro da unidade de ensino.

    Imagens que circulam nas redes sociais mostram o momento de desespero vivido pelos estudantes. Nos vídeos, é possível ver alunos correndo e descendo escadas às pressas para fugir dos disparos, em meio ao pânico generalizado.

    De acordo com a Polícia Militar, o autor dos tiros é aluno da própria escola, o que facilitou sua entrada no local sem levantar suspeitas. A arma utilizada, uma pistola, pertence ao padrasto do menor, que também foi detido pelas autoridades. Após o ataque, o adolescente se entregou e foi apreendido com carregadores ainda municiados.

    Veja ao vídeo:

    https://www.instagram.com/reel/DX_0bvMBoWv/?igsh=MWU5OGN2ZGh4dXNnZA==

    Além das vítimas fatais, uma funcionária e um estudante ficaram feridos e foram socorridos para o pronto-socorro da capital. O estado de saúde deles não foi detalhado até a última atualização.

    Testemunhas relataram que, inicialmente, os tiros foram confundidos com barulhos de uma obra nas proximidades, o que atrasou a percepção da gravidade da situação e a reação de quem estava no local.

    Diante da tragédia, o governo do Acre suspendeu as aulas em toda a rede estadual por três dias e mobilizou equipes de apoio psicológico para atender alunos, professores e familiares afetados. A Polícia Civil abriu investigação para esclarecer a motivação do ataque e apurar como o adolescente teve acesso à arma de fogo.

    O caso gerou forte comoção e reacende o alerta sobre segurança no ambiente escolar e o acesso de menores a armas.

  • Nova CNH: brasileiros economizam R$ 1,8 bilhão com curso teórico gratuito, diz ministério

    Desde dezembro de 2025, o curso teórico da CNH pode ser feito gratuitamente online, sem carga horária mínima, e o candidato pode ir direto para a prova teórica no Detran.

    Brasil – Em dezembro de 2025, tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ficou menos burocrático e mais barato. Uma das principais mudanças foi o fim da exigência do curso teórico obrigatório em autoescolas

    Segundo o Ministério dos Transportes, a economia gerada pela medida chega a R$ 1,8 bilhão.

    Em Minas Gerais, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, por exemplo, o candidato precisava pagar cerca de R$ 1 mil apenas para cobrir o custo do curso teórico em uma autoescola.

    De acordo com o Ministério dos Transportes, as aulas teóricas e práticas custavam entre R$ 3 mil e R$ 5 mil.

    Dados do ministério indicam que 55% da economia total do país está concentrada em seis das 27 unidades da federação — os 26 estados e o Distrito Federal:

    Curso teórico é opcional e pode ser gratuito

    Antes das mudanças, o candidato precisava cumprir pelo menos 45 horas de aulas teóricas. Com as novas regras, essa exigência deixou de existir, e o curso teórico passou a não ter carga horária mínima.

    Ele pode ser feito tanto em autoescolas quanto em casa, além de escolas públicas de trânsito, instituições especializadas em ensino a distância (EaD) ou órgãos que fazem parte do Sistema Nacional de Trânsito.

    Também é possível realizar o curso teórico pelo aplicativo CNH do Brasil ou pelo site do Ministério dos Transportes.

    Nesse formato, todo o conteúdo é digital e inclui aulas sobre regras de trânsito, direção defensiva, primeiros socorros e cuidados com o meio ambiente.

    Apesar de o curso teórico poder ser gratuito, a prova aplicada ao candidato continua sendo paga. Em São Paulo, por exemplo, o custo é de R$ 52,83. Já em Pernambuco, o valor é menor: R$ 38,17

    Aprovado na prova teórica, o candidato já pode iniciar as aulas práticas de direção.

    Fonte: G1

  • Vereadora desafia críticas e lidera ato por direitos trans: “Uso de banheiro feminino vai continuar”

    Brasil – A vereadora Benny Briolly protagonizou um ato em defesa dos direitos de mulheres trans na região da Barra, no Rio de Janeiro, e reacendeu o debate sobre o uso de banheiros femininos em espaços públicos. Durante a manifestação, registrada em vídeo e amplamente compartilhada nas redes sociais, a parlamentar foi enfática ao afirmar que pessoas trans continuarão utilizando esses espaços de acordo com sua identidade de gênero.

    O protesto reuniu manifestantes com cartazes e discursos voltados à inclusão, respeito e garantia de direitos civis. Utilizando um megafone, Benny reforçou que o acesso a banheiros conforme a identidade de gênero não é apenas uma pauta simbólica, mas uma questão de dignidade, segurança e reconhecimento social.

    Veja:

    https://www.instagram.com/reel/DX9hiSABsbk/?igsh=MWQxMngzbG9kOGs2eg==

    Segundo os organizadores, a mobilização ocorre em meio ao aumento de discussões públicas sobre o tema, impulsionadas por episódios recentes que dividiram opiniões nas redes sociais. O grupo defende que o direito já é respaldado por decisões judiciais e diretrizes de direitos humanos.

    A manifestação, no entanto, também gerou reações contrárias, evidenciando a polarização em torno do assunto. Enquanto apoiadores destacam a importância da inclusão, críticos questionam a medida e pedem novas regulamentações.

    O caso segue repercutindo e reforça o embate entre diferentes visões sobre direitos, identidade de gênero e uso de espaços públicos no país.

  • Morre a terceira vítima do acidente com o avião que bateu em prédio em MG

    A morte do piloto e o passageiro que estava no assento do copiloto já havia sido confirmada no momento do ocorrido; outros dois seguem internados.

    Brasil – Morreu na noite desta segunda-feira (04) a terceira vítima do acidente com o avião que colidiu com um prédio em Belo Horizonte, Minas Gerais. A Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) confirmou o óbito.

    Segundo a Fhemig, os outros dois pacientes que também deram entrada no Hospital João XXIII permanecem internados e estáveis.

    As vítimas do acidente já haviam sido identifiadas. Segundo apurado pela Jovem Pan Poços de Caldas, são elas:

    Wellington Oliveira, piloto de 34 anos que morreu na hora;

    Fernando Moreira Souto, filho do prefeito da cidade de Jequitinhonha–MG, de 36 anos. Sentado no assento do copiloto e também morreu no local;

    Hemerson Cleiton Almeida Souto, de 53 anos;

    Leonardo Berganholi, empresário, de 50 anos;

    Arthur Schaper Berganholi, filho de Leonardo, de 25 anos.

    Ainda não se sabe quais dos três que não morreram no local e deram entrada no hospital teve o óbito confirmado.

    O acidente

    Após bater no prédio de apartamentos, o avião caiu em uma área de estacionamento. Pouco antes da colisão, o piloto teria informado à torre de controle do Aeroporto da Pampulha que enfrentava dificuldades no procedimento de decolagem.

    Segundo a Agência de Aviação Civil (Anac), o modelo envolvido no acidente seria um EMB-721C, de 1979, um monomotor com capacidade para transportar até seis pessoas. A aeronave está registrada no nome de Flavio Loureiro Salgueiro.

    Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), a aeronave está regularizada até o dia 1º de abril de 2027, de operação privada.

    As causas do acidente serão investigadas pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA). Foi acionado o Terceiro Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA III), com sede no Rio de Janeiro (RJ).


    Fonte e Foto: JP Notícias