Categoria: Brasil

  • “Era iogurte, não detergente”: homem que viralizou ao ‘beber’ Ypê se pronuncia após polêmica

    Influenciador afirma que vídeo foi apenas uma brincadeira e revela que usou iogurte de coco dentro da embalagem vazia para criar meme nas redes sociais.

    Brasil – O influenciador Leonardo Rodrigues, de 43 anos, decidiu se manifestar após viralizar em um vídeo no qual aparecia supostamente bebendo detergente da marca Ypê em meio à repercussão do recall anunciado pela Anvisa envolvendo produtos da empresa.

    As imagens circularam rapidamente nas redes sociais e chegaram a ser interpretadas por internautas como um protesto ou desafio perigoso relacionado à polêmica sobre possível contaminação biológica em lotes da marca. Após a grande repercussão, Leonardo publicou um novo vídeo esclarecendo a situação.



    Segundo ele, tudo não passou de uma encenação humorística. Em entrevista, o influenciador afirmou que o líquido colocado dentro da embalagem era, na verdade, iogurte de coco, escolhido justamente pela semelhança visual com o detergente.

    “Eu fiz só um meme, era brincadeira entre amigos. Usei um frasco vazio e coloquei iogurte de coco. Não tinha nada de detergente”, explicou.

    Leonardo contou ainda que ficou assustado com a dimensão que o conteúdo tomou nas redes sociais. De acordo com ele, o vídeo ultrapassou o círculo de humor e passou a ser tratado como fato em diversas páginas e portais.

    Veja ao vídeo

    https://www.instagram.com/reel/DYSAhqghAFr/?igsh=YTl6azg2cjg3dHBz

    “Quando vi, já estava em tudo quanto é lugar. Muita gente acreditou que eu realmente tinha bebido detergente”, disse.

    O influenciador reforçou que produz conteúdos voltados ao entretenimento e negou qualquer intenção de incentivar práticas perigosas ou transformar a publicação em manifestação política.

    A repercussão aconteceu em meio ao alerta envolvendo produtos da Ypê após a Anvisa determinar o recolhimento de lotes específicos por suspeita de contaminação microbiológica, assunto que já vinha dominando debates nas redes sociais nos últimos dias.

  • Saiba como vai funcionar o programa federal contra o crime organizado

    Programa vai receber R$ 1,06 bilhão em 2026 e R$ 10 bilhões em financiamentos.

    Brasil – O programa Brasil Contra o Crime Organizado, lançado na terça-feira (12), prevê o fortalecimento das atuais Forças Integradas de Combate ao Crime Organizado (Ficco), a compra de equipamentos e a promoção de 138 unidades prisionais para o padrão de segurança máxima dos presídios federais.

    Segundo o Palácio do Planalto, a estratégia nacional de enfrentamento às organizações criminosas está estruturada a partir de quatro eixos:

    Asfixia financeira do crime organizado;

    Fortalecimento da segurança no sistema prisional;

    Qualificação da investigação de homicídios;

    Enfrentamento ao tráfico de armas, munições, acessórios e explosivos.

    De acordo com o governo federal, os quatro eixos foram pensados como resposta a cada um dos pilares sobre os quais as facções criminosas sustentam seu poder: obtenção de lucros com as atividades ilícitas; comando das prisões, onde arregimentam mão de obra; falta de resposta/punição à violência letal e poder armado.

    Articulação

    Ainda de acordo com o Palácio do Planalto, a proposta é promover uma maior articulação entre as instâncias federal, estaduais e municipais, qualificando e potencializando investimentos e esforços operacionais contra “o andar de cima, o comando e a base econômica das facções criminosas”.

    Lula ressaltou que o Executivo federal não tem intenção de ocupar o espaço dos governadores ou da polícia estadual. “O dado concreto é que, se a gente não trabalhar junto, a gente não consegue vencer. E o crime organizado se aproveita da nossa divisão”

    Crédito

    Além dos R$ 1,06 bi de investimento direto, o programa prevê a criação de uma linha de crédito para a segurança pública de R$ 10 bilhões. O dinheiro virá do Fundo Nacional de Investimento em Infraestrutura Social. Criado em 2024, o chamado Fiis assegura recursos para o financiamento de investimentos em infraestrutura social, incluindo a melhoria da segurança pública.

    Os estados ou municípios que recorrerem à linha de crédito poderão usar os valores contratados na compra de viaturas, motocicletas operacionais, lanchas, embarcações, equipamentos de proteção individual, equipamentos de menor potencial ofensivo, drones, sistemas de radiocomunicação e videomonitoramento, câmeras e scanners corporais, bem como na reforma de estabelecimentos penais, bloqueadores de sinal, equipamentos de perícia e informática e em soluções tecnológicas específicas para o setor.

    Eixos

    O primeiro eixo do programa, que está focado no estrangulamento financeiro das redes de atividades ilícitas, prevê um investimento federal direto de R$ 388,9 milhões. Entre as ações previstas está o fortalecimento das atuais Forças Integradas de Combate ao Crime Organizado (Ficco), grupos operacionais que atuam em diferentes unidades federativas do Brasil, reunindo agentes de segurança locais e federais. Além disso, a ideia é criar uma Força Nacional (Ficcos) para operações interestaduais de alta complexidade. Entre as outras ações previstas estão:

    Instalação, em outras unidades federativas, do Comitê Integrado de Investigação Financeira e Recuperação de Ativos (CIFRA), criado em novembro de 2023, pelos governos federal e do Rio de Janeiro;

    Uso de novas ferramentas de análise criminal, como as modernas soluções tecnológicas para extração de dados de dispositivos móveis (smartphones, tablets, notebooks e wearables etc.);

    Ampliação da alienação antecipada de bens do crime organizado, com leilões centralizados no Ministério da Justiça e Segurança Pública.

    Presídios

    Para ampliar o controle e a vigilância em estabelecimentos prisionais, a previsão é investir, em 2026, R$ 330,6 milhões para ampliar o controle sobre unidades estratégicas, com o objetivo de interromper a capacidade de articulação criminosa a partir das prisões.

    A proposta inicial é promover 138 estabelecimentos,  10% das unidades prisionais do país, ao “padrão de segurança máxima”, semelhante ao dos presídios federais. Segundo o ministro da Justiça e Segurança Pública, Wellington César Lima e Silva, 80% das lideranças de organizações criminosas identificadas no país estão cumprindo pena nestes 138 estabelecimentos. Este segundo eixo do programa prevê:

    Aquisição de drones, kits de varredura, raios X, veículos, georradares, scanners corporais, detectores de metal, soluções de áudio e vídeo e bloqueadores de celulares;

    Criação do Centro Nacional de Inteligência Penal (CNIP);

    Realização de operações integradas de inteligência para retirada de celulares, armas, drogas e outros objetos ilícitos dos presídios;

    Fortalecimento das agências de inteligência penitenciária;

    Capacitação de servidores e padronização de protocolos de segurança.

    Homicídios

    O terceiro eixo busca melhorar a eficiência na resolução de crimes letais por meio da qualificação da investigação e da perícia policial. Aproximadamente R$ 201 milhões vão ser distribuídos, este ano, entre o conjunto de ações que preveem:

    Fortalecimento das polícias científicas;

    Estruturação e qualificação dos Institutos Médico-Legais (IMLs);

    Fortalecimento da Rede Integrada de Bancos de Perfis Genéticos;

    Articulação do Sistema Nacional de Análise Balística (Sinab);

    A aquisição pelo governo federal, e posterior distribuição aos estados, de equipamentos como freezers científicos, viaturas refrigeradas para transporte de corpos, mesas de necropsia, mesas ginecológicas, comparadores balísticos, equipamentos de DNA, kits de coleta e amplificação de material biológico, armários deslizantes e cromatógrafos.

    Tráfico

    O programa promete destinar cerca de R$ 145 milhões às ações do programa de enfrentamento ao comércio ilegal de armas, munições e explosivos. Entre as quais estão:

    Fortalecimento da capacidade de rastreamento e investigação;

    Criação da Rede Nacional de Enfrentamento do Tráfico de Armas, Munições, Acessórios e Explosivos (Renarm);

    Fortalecimento do Sistema Nacional de Armas (Sinarm);

    Aparelhamento de delegacias especializadas;

    Operações integradas de combate ao tráfico e ao desvio de armas.

    De acordo com o ministro da Justiça e Segurança Pública, os dois primeiros eixos do programa partem de experiências “sólidas e já comprovadas”: a Operação Carbono Oculto, realizada em agosto de 2025, contra o Primeiro Comando da Capital (PCC), e o exemplo dos presídios federais.

    “Os outros dois eixos, com muita consistência, serão inovação fundamental para fecharmos a lógica que é o aumento do esclarecimento das taxas de homicídios […] para eliminarmos este fator de atemorização, retroalimentando o poder do crime organizado, e o combate severo ao tráfico de armas”, explicou Wellington Silva.

    Operações

    O cronograma prevê a realização de operações mensais integradas das Ficcos estaduais e da Ficco nacional, além da instalação dos comitês integrados de investigação financeira e recuperação de ativos (CIFRAs) estaduais até setembro deste ano.


    Fonte e Foto: CNN Brasil

  • Universidade baiana oferece mais de 200 vagas em cursos de graduação para portadores de diploma

    Os interessados devem se inscrever até o dia 26 de maio; as vagas estão distribuídas em três campi

    Brasil – A Uesb abriu seleção para mais de 200 vagas para portadores de diploma de curso superior para ingresso em cursos de graduação. Estão disponíveis 202 vagas, distribuídas entre os três campi da Uesb.

    Os interessados devem se inscrever pelo site até 26 de maio. A taxa de inscrição é de R$ 100 e deverá ser paga até o dia 27 de maio, para a validação do procedimento.

    Em Vitória da Conquista, ofertam vagas os cursos de Administração, Agronomia, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Economia, Engenharia Florestal, Filosofia, Física, Geografia, História, Jornalismo, Letras Modernas, Matemática e Pedagogia.

    Em Jequié, é possível ingressar nas graduações de Ciências Biológicas, Dança, Educação Física, Letras, Química e Teatro. Já em Itapetinga, as opções são Engenharia Ambiental, Engenharia de Alimentos, Física, Pedagogia, Química e Zootecnia.

    A primeira etapa será a prova escrita (redação, caráter dissertativo), aplicada no dia 7 de julho. Cada curso elencará e divulgará previamente três temas, dentro da sua área de formação, com referências de leitura. No dia da prova, um dos temas será sorteado em sala.

    A segunda etapa é a avaliação do histórico escolar da graduação em que o candidato se formou. Para mais informações ou em caso de dúvidas, entre em contato com a organização pelo e-mail pse@uesb.edu.br.

    Fonte: Correios

  • “Paga o lugar pra ela”: homem se recusa a trocar assento com criança em avião e vídeo divide opiniões

    Brasil – Um vídeo gravado dentro de um avião virou assunto nas redes sociais após mostrar o momento em que um passageiro se recusou a trocar de assento para que uma criança pudesse viajar na janela. A situação gerou discussão entre os ocupantes da aeronave e acabou provocando uma onda de debates na internet.

    Durante a gravação, o homem explica que escolheu e pagou antecipadamente pelo assento, afirmando que não seria obrigado a abrir mão do lugar apenas porque uma criança queria sentar ali. Em determinado momento, ele ainda rebate a insistência de outro passageiro com a frase: “Paga o lugar pra ela”.

    Veja ao vídeo

    https://www.instagram.com/reel/DYPhAvBBkR2/?igsh=aHMwMHVrYWY1YzJo

    O passageiro também argumentou que situações como essa servem para ensinar às crianças que nem sempre é possível conseguir tudo o que se deseja. A fala rapidamente repercutiu nas redes sociais e dividiu opiniões.

    Parte dos internautas saiu em defesa do homem, destacando que a escolha de assento é um serviço pago pelas companhias aéreas e que ninguém deve ser pressionado a trocar de lugar contra a vontade. Outros usuários, porém, consideraram que ele poderia ter cedido o espaço por empatia, principalmente por envolver uma criança.

    A repercussão reacendeu discussões sobre convivência em voos e situações semelhantes enfrentadas por passageiros. Muitos relataram já terem passado por pedidos de troca de assento durante viagens e debateram se a atitude deve ser vista como obrigação ou apenas como um gesto de gentileza.

  • Heróis por segundos: funcionários evitam ataque com peixeira dentro de mercado e salvam mulher na frente do filho

    Brasil – Uma tentativa de ataque dentro de um mercado terminou com um homem preso após funcionários do estabelecimento agirem rapidamente para proteger uma mulher e o filho dela, em Salvador (BA), na última segunda-feira (11).

    Segundo informações iniciais, o suspeito entrou no local armado com uma peixeira e passou a perseguir a vítima pelos corredores do mercado. A situação provocou correria e desespero entre clientes que estavam no estabelecimento no momento da confusão.

    Veja ao vídeo

    https://www.instagram.com/reel/DYPf7-6h6ow/?igsh=MXFiaG5pZmRzaW9mOA==

    Ao perceberem o risco iminente, funcionários do mercado reagiram imediatamente e conseguiram impedir a aproximação do agressor. Imagens que circulam nas redes sociais mostram o momento em que os trabalhadores enfrentam o homem, tomam a faca e o imobilizam até a chegada da Polícia Militar.

    A mulher e a criança que a acompanhava não sofreram ferimentos. O suspeito foi preso em flagrante e encaminhado para a delegacia responsável pela ocorrência.

    A ação dos funcionários repercutiu nas redes sociais e foi elogiada por internautas, que destacaram a coragem e a rapidez da equipe em evitar uma possível tragédia dentro do estabelecimento.

  • Militante da USP chama Tarcísio de “fascista” e diz que estudantes estão “com sangue nos olhos”

    Brasil – Uma assembleia estudantil realizada na Universidade de São Paulo (USP) ganhou repercussão nas redes sociais após falas da militante Júlia, integrante do movimento Rebeldia e diretora do DCE Livre da USP, durante um discurso sobre os atos de ocupação e desocupação da reitoria da universidade.

    Na fala, a representante estudantil afirmou que a ação da Tropa de Choque da Polícia Militar durante a desocupação intensificou a revolta entre os alunos. Segundo ela, o clima dentro da universidade mudou após a intervenção policial.

    “Eu nunca vi tanto estudante com ódio, com raiva e com sangue nos olhos”, declarou durante a assembleia.

    Júlia também fez críticas diretas ao governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, a quem chamou de “fascista” ao comentar a atuação do governo estadual diante das manifestações estudantis.

    Veja ao vídeo:

    https://www.instagram.com/reel/DYPcQiChDFj/?igsh=MTRpbHh3dDZmM2g3cA==

    Durante o discurso, a militante afirmou que os estudantes se inspiram em movimentos históricos de resistência à ditadura militar e defendeu a ampliação das mobilizações dentro das universidades paulistas. Ela também convocou os alunos para uma grande marcha estudantil prevista para o próximo dia 20 de maio.

    Além das críticas à gestão estadual e à atuação policial, a diretora do DCE Livre defendeu a união entre estudantes e técnicos administrativos das universidades federais como forma de fortalecer a pressão por investimentos e mudanças na educação pública.

    Segundo Júlia, o movimento busca defender um projeto considerado “democrático e popular” para a USP e para o ensino público no estado de São Paulo.

    As declarações repercutiram nas redes sociais e dividiram opiniões entre usuários, com parte dos internautas apoiando a mobilização estudantil e outros criticando o tom utilizado durante o discurso.

  • Incêndio destrói parte do circo de Tirullipa e causa desespero durante a madrugada; vídeo

    Fogo atingiu a estrutura principal do Circo do Tirú, em Natal, mobilizou bombeiros e deixou cenário de destruição no local.

    Famosos – Um incêndio de grandes proporções atingiu o Circo do Tirú, do humorista Tirullipa, na madrugada desta segunda-feira (11), em Natal. As chamas consumiram parte da estrutura montada no estacionamento da Arena das Dunas e mobilizaram equipes do Corpo de Bombeiros.

    Segundo informações oficiais, o incêndio começou por volta das 4h40 da manhã. Três viaturas foram enviadas ao local e encontraram a estrutura principal do circo já tomada pelo fogo. Antes de iniciarem o combate às chamas, os bombeiros realizaram buscas internas para verificar se havia vítimas ou pessoas presas no espaço.


    Felizmente, ninguém estava dentro do circo no momento do incêndio e não houve registro de feridos.

    Vídeos gravados por pessoas que passavam pela região mostraram labaredas altas e uma intensa fumaça tomando conta da área durante a madrugada. O incêndio foi controlado após cerca de uma hora de trabalho das equipes de emergência.

    A concessionária de energia elétrica também esteve no local para avaliar os geradores instalados no circo. Após vistoria, foi confirmado que os equipamentos estavam desligados e não apresentavam risco adicional durante a operação.

    Veja ao vídeo:

    https://www.instagram.com/reel/DYM8nvRhSZu/?igsh=d245bXFkNnZvYm9j

    Após o controle das chamas, a área permaneceu isolada para perícia e investigação das causas do incêndio, que ainda não foram divulgadas oficialmente.

    Em nota, a equipe do Circo do Tirú lamentou o ocorrido e destacou que, apesar da destruição material, ninguém ficou ferido. O comunicado emocionou fãs ao falar sobre força e reconstrução.

    “Apesar das perdas materiais, restou de pé aquilo que sempre foi a nossa verdadeira estrutura: o amor pela arte, pela cultura, pelo circo e pelas pessoas”, diz um trecho da nota.

    A equipe também agradeceu o apoio recebido nas redes sociais e afirmou que o projeto será reconstruído. O circo estava em temporada na capital potiguar desde o início de março.

  • Homens são flagrados em ato íntimo em plena rua e vídeo causa indignação entre moradores

    Cena registrada em via pública de Água Clara repercutiu nas redes sociais e pode ser investigada como ato obsceno.

    Brasil – Moradores de Água Clara, no Mato Grosso do Sul, ficaram revoltados após dois homens serem flagrados em uma situação íntima em plena via pública. O caso aconteceu na última sexta-feira (8) e ganhou grande repercussão nas redes sociais após vídeos do momento começarem a circular na internet.

    As imagens mostram os dois deitados em uma calçada, atrás de um caminhão aparentemente abandonado, em uma área visível para quem passava pelo local. A cena provocou críticas e comentários indignados por parte de moradores da cidade, que questionaram a exposição do ato em espaço público.

    Veja ao vídeo:

    https://www.instagram.com/reel/DYM6WNzBxrH/?igsh=a3NwM25xZTd5cGFw

    Até o momento, não há confirmação de que a Polícia Militar tenha sido acionada para atender a ocorrência no momento do flagrante. Também não foram divulgadas informações sobre a identidade dos envolvidos.

    De acordo com o Código Penal Brasileiro, práticas consideradas obscenas em locais públicos ou expostos ao público podem configurar crime de ato obsceno, previsto no artigo 233. Caso sejam identificados, os envolvidos poderão responder judicialmente pelo ocorrido.



    A repercussão do vídeo reacendeu debates nas redes sociais sobre limites de comportamento em espaços públicos e o impacto desse tipo de conteúdo na internet.

  • Tragédia em rodeio: peão morre após queda brutal e pisoteamento por touro durante final

    Competidor Rafael Silvio Oliveira sofreu acidente grave em arena lotada durante o Votu International Rodeo e não resistiu aos ferimentos.

    Brasil – O mundo do rodeio amanheceu em luto após a morte do peão Rafael Silvio Oliveira, integrante da Associação dos Campeões de Rodeio (ACR), vítima de um grave acidente durante as finais do Votu International Rodeo, em Votuporanga, interior de São Paulo.

    A tragédia aconteceu na noite de domingo (10), diante de uma arena lotada. Imagens registradas durante a competição mostram o momento em que Rafael perde o equilíbrio durante a montaria e sofre uma queda violenta. Após atingir o chão, o competidor ainda foi atingido e pisoteado pelo touro, causando desespero entre o público e a equipe de apoio.



    O atendimento médico foi acionado imediatamente. Rafael recebeu os primeiros socorros ainda na arena e foi encaminhado em estado gravíssimo para a Santa Casa de Votuporanga. Apesar dos esforços da equipe médica, ele não resistiu aos ferimentos e morreu pouco tempo depois.

    A morte do peão causou forte comoção entre competidores, organizadores e fãs do rodeio. Durante o resgate, o silêncio e a tensão tomaram conta da arena enquanto o locutor pedia orações ao público presente.

    Em nota oficial, a organização do Votu International Rodeo lamentou profundamente a perda e prestou solidariedade à família, amigos e companheiros de equipe do competidor. Rafael era considerado um profissional experiente e muito respeitado dentro do circuito nacional.

    Veja ao vídeo

    https://www.instagram.com/reel/DYM2XVbhp-0/?igsh=MWNoNGdrbXZwNHc5Zg==

    A tragédia reacende o debate sobre os riscos extremos enfrentados por atletas do rodeio. Este é o segundo acidente fatal envolvendo peões em menos de duas semanas no país. No início de maio, o competidor Ranner Luan, de 25 anos, também morreu após ser pisoteado por um touro durante um evento em Rondônia.

    Nas redes sociais, colegas e admiradores iniciaram homenagens emocionadas a Rafael Silvio Oliveira, destacando sua paixão pelo esporte e sua trajetória nas arenas brasileiras.

  • Datafolha: 41% das mulheres deixaram de sair à noite por medo

    Pesquisa “Os gatilhos da insegurança” revela que a percepção de risco feminino é superior à dos homens; medo de agressão sexual atinge 82,6% das brasileiras.

    Brasil – O medo de ser violentada fez com que 4 em cada 10 mulheres deixassem de sair à noite, no último ano, segundo o Datafolha. Os dados fazem parte da pesquisa “Os gatilhos da insegurança”, realizada a pedido do Fórum Brasileiro de Segurança Pública e divulgada no domingo (10).

    A pesquisa mostra que 41% das mulheres mudaram suas escolhas por medo da violência.

    Os números mostram a disparidade entre o público masculino e o feminino, já que, entre os homes, cerca de apenas 29,8% dizem que o receio da violência causou mudanças em sua rotina noturna.

    O “mapa feminino do medo”

    A sensação de medo é quase totalizante. Enquanto nenhuma situação de violência citada aos homens alcançou percentuais de 80%, entre as mulheres, todos cenários ultrapassam essa marca.

    A violência sexual se destaca entre os motivos para mudanças nos planos noturnos. O medo de ser vítima de agressão sexual atinge 82,6% das entrevistadas.

    Os índices só não superam os receios de assaltos, furtos e de ser morta, onde todos os quesitos superam os 83% das mulheres.

    Maiores medos das mulheres (acima de 80%):

    Roubo à mão armada: 86,6%.

    Golpes digitais: 86,6%.

    Ser morta em assalto: 86,2%.

    Ter o celular roubado/furtado: 83,6%.

    Ser roubada/assaltada na rua: 83,2%.

    Vítima de agressão sexual: 82,6%.

    Residência invadida ou arrombada: 82,6%.

    Vítima de bala perdida: 82,3%.

    Mudanças de comportamento e hábitos

    Além de evitarem sair à noite, 37,8% das mulheres deixaram de circular com o celular nas ruas por medo de assalto, contra 28,9% dos homens.

    A pesquisa ouviu 2.004 pessoas presencialmente em 137 municípios. A margem de erro varia entre 0,8 e 4,2 pontos percentuais.



    Fonte e Foto: CNN Brasil