Categoria: Amazonas

  • Servidores do Judiciário do AM poderão ter folga no dia do aniversário após aprovação de projeto de lei

    Na justificativa enviada à Aleam, o TJAM afirmou que a medida busca contribuir para a saúde mental dos servidores e fortalecer o convívio familiar e social.

    Amazonas– A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) aprovou, na quarta-feira (20), um projeto de lei que garante folga no dia do aniversário para servidores efetivos e comissionados do Poder Judiciário do Amazonas. A proposta foi apresentada pelo Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) em março deste ano.

    O Projeto de Lei Ordinária nº 285/2026 permite que os servidores se afastem do trabalho por um dia durante o ano sem prejuízo da remuneração e sem necessidade de compensar a jornada.

    O texto também prevê que, caso a folga não seja usada na data do aniversário, o servidor poderá escolher outro dia para o afastamento, desde que seja antes do próximo aniversário.

    A proposta foi aprovada por unanimidade pelos deputados presentes na sessão.

    Na justificativa enviada à Aleam, o TJAM afirmou que a medida busca contribuir para a saúde mental dos servidores e fortalecer o convívio familiar e social. O tribunal também citou a Política de Atenção Integral à Saúde dos servidores do Judiciário, prevista em resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

    O Tribunal de Justiça argumentou ainda que a proposta segue modelos já adotados pelo Ministério Público do Amazonas e pela Prefeitura de Manaus.

    Segundo o projeto, a lei entra em vigor na data da publicação, com efeitos retroativos a 1º de janeiro de 2026.

    Fonte: G1

  • Barco Hospital inicia atendimentos de saúde em Borba, neste sábado

    Unidade atenderá na comunidade de Vila Caiçara até o dia 26 de maio, com oferta de cirurgias, exames, serviços médicos e odontológicos.

    Amazonas – O município de Borba (a 150 quilômetros de Manaus) recebe, a partir deste sábado (23/05), a 34ª expedição do Barco Hospital São João XXIII. A unidade hospitalar ficará ancorada na comunidade de Vila Caiçara até o dia 26 de maio, oferecendo cirurgias, atendimentos médicos e exames, além de serviços odontológicos.

    A ação é resultado da parceria entre a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) e a Associação e Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus.

    O barco está equipado para oferecer procedimentos cirúrgicos de pequena e média complexidades, incluindo cirurgias gerais (hérnia e vesícula), postectomia, mastologia, laqueadura e vasectomia; consultas médicas com clínico geral, pediatra, oftalmologista, anestesista e atendimento odontológico.

    Também serão oferecidos exames laboratoriais, raio-X, ultrassonografia, mamografia e eletrocardiograma, além de serviços de vacinação e dispensação de medicamentos.



    Para a realização de mamografia, mulheres a partir de 40 anos não necessitam de um encaminhamento. Os moradores da região devem apresentar documento de identidade, CPF e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

    De acordo com a secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, o Barco Hospital representa uma estratégia essencial para ampliar a presença da rede estadual no interior, garantindo o acesso da população que mora em comunidades afastadas a serviços especializados e exames diagnósticos.

    “A iniciativa leva a assistência diretamente às comunidades ribeirinhas, reduzindo a necessidade de longos deslocamentos até os equipamentos de saúde que, no interior, estão mais concentrados nas áreas urbanas. Com isso, estamos promovendo a equidade, assegurando um atendimento mais ágil, resolutivo e próximo de quem mais precisa”, afirmou.

    O Barco São João XXIII é uma unidade hospitalar fluvial completa, com estrutura distribuída em quatro andares, contando com 14 leitos, sendo 10 de internação e quatro de recuperação pós-anestésica, centro cirúrgico, salas de procedimentos e suporte para exames diagnósticos, consultórios médico odontológicos, oftalmológicos, farmácia, áreas administrativas, cozinha, camarotes para as equipes de saúde, elevador, sistema próprio de tratamento de esgoto e duas ambulanchas de apoio.

    O diretor da embarcação hospitalar, frei Matias, enfatizou o compromisso das equipes com um atendimento humanizado e resolutivo durante as expedições. “Cada atendimento realizado aqui carrega um olhar de cuidado e respeito com a realidade de cada paciente. Nosso objetivo é oferecer um serviço de qualidade, que atenda às necessidades imediatas, mas que também deixe um impacto positivo e duradouro nas comunidades”, destacou.

    As ações itinerantes já percorreram 24 municípios, levando assistência médica, odontológica, de enfermagem e exames especializados a locais de difícil acesso, contribuindo diretamente para o fortalecimento da saúde pública no interior do estado.

    Os municípios atendidos foram: Iranduba, Manaquiri, Novo Airão, Manacapuru (duas vezes), Anori, Codajás, Caapiranga, Itacoatiara (duas vezes), Urucará, Urucurituba (duas vezes), Anamã (duas vezes), Parintins, Barreirinha, Nhamundá, Beruri (duas vezes), Boa Vista dos Ramos, Careiro da Várzea, Careiro Castanho, Silves (duas vezes), Itapiranga, São Sebastião do Uatumã, Novo Aripuanã, Tefé, Alvarães e Borba.

    Balanço de atendimentos

    Desde que começou a funcionar, em dezembro de 2024, o Barco Hospital realizou cerca de 236 mil atendimentos. Na última expedição, realizada no município de Alvarães (a 531 quilômetros de Manaus), entre os dias 05 e 10 de maio de 2026, foram realizados 11.049 atendimentos, entre eles 95 cirurgias de baixa e média complexidade.

    Também foram realizadas 997 consultas médicas, 2.343 atendimentos odontológicos, 1.377 atendimentos de enfermagem, 2.714 exames laboratoriais, 76 eletrocardiogramas, 18 ultrassonografias, 146 mamografias, 337 exames de raio-X e 33 internações. A expedição garantiu ainda a entrega de 867 kits de medicamentos, com orientação e assistência farmacêutica.

    Fotos: Divulgação / SES-AM

  • Governo do Amazonas abre inscrições para a 1ª Edição do Curso de Defesa Pessoal Feminina em Presidente Figueiredo

    Cem vagas estão disponíveis para mulheres a partir de 12 anos de idade.

    Amazonas – O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel), abriu inscrições para a 1ª Edição do Curso de Defesa Pessoal Feminina, que acontecerá neste sábado (23/05) na rua Sucupira, no Centro de Presidente Figueiredo (distante 117 quilômetros de Manaus), das 8h às 9h. A Sedel está colocando à disposição 100 vagas, exclusivamente, para mulheres a partir de 12 anos de idade, com aulas gratuitas.

    “O curso de Defesa Pessoal Feminina é uma ferramenta de autodefesa e que incentiva o empoderamento das mulheres. Por determinação do governador Roberto Cidade estamos abrindo 100 vagas em Presidente Figueiredo para mulheres que buscam qualidade de vida e um incentivo ao esporte de lutas”, afirmou o secretário da Sedel, Diego Américo.

    Para as mulheres interessadas em participar da 1ª Edição Curso de Defesa Pessoal Feminina em Presidente Figueiredo, as inscrições acontecem nesta sexta-feira (22/05), por meio do contato via WhatsApp no número (92) 98407-9557.



    A programação também inclui exercícios para o condicionamento físico, coordenação motora e fortalecimento muscular, contribuindo para a melhoria da saúde, da autoestima e da autoconfiança. A iniciativa alia aprendizado técnico e bem-estar, proporcionando às mulheres mais segurança e qualidade de vida por meio do esporte.

    Atendimentos

    Criado em 2023, o curso integra o Projeto Formando Campeões, vinculado ao Programa Esporte e Lazer na Capital e Interior (Pelci), e já ultrapassou a marca de 5 mil de mulheres atendidas em Manaus e no interior do estado. A iniciativa também conta com núcleos fixos e participação em ações como o projeto Vila Aberta Para Todos, ampliando o acesso da população às atividades.

    Fotos: Divulgação/Sedel

  • Rio Negro supera cota de inundação em Manaus após subir 4 centímetros em 24 horas

    Com a ultrapassagem da cota de inundação, as águas do Rio Negro devem começar a atingir áreas mais baixas da cidade.

    Amazonas – O Rio Negro ultrapassou a cota de inundação em Manaus e atingiu 27,52 metros nesta quinta-feira (21), segundo levantamento do Porto de Manaus. A cota de inundação na capital amazonense é de 27,50 metros.

    Nas últimas 24 horas, o rio subiu quatro centímetros. Até a quarta-feira (20), o nível estava em 27,48 metros, conforme o Boletim de Monitoramento Hidrológico do Serviço Geológico do Brasil (SGB).

    Com a ultrapassagem da cota de inundação, as águas do Rio Negro devem começar a atingir áreas mais baixas da cidade, conhecidas como várzeas. O cenário também acende o alerta para medidas de contingência, como a remoção de famílias de áreas de risco e a instalação de estruturas temporárias, como pontes e passarelas de madeira

    Segundo o Serviço Geológico do Brasil, a tendência é de subida gradual do Rio Negro, dentro do comportamento esperado para o período de cheia na região.

    O órgão informou ainda que as chuvas contínuas registradas nas últimas semanas mantêm a bacia amazônica em processo de enchente sazonal, com elevação persistente dos níveis dos principais rios.

    Além do Rio Negro, outros rios monitorados na calha principal apresentam comportamento de cheia:

    • O Rio Solimões, em Manacapuru, segue em elevação e já ultrapassou a cota de inundação, fixada em 18,20 metros, registrando 18,32 metros. A cota de inundação severa é de 19,60 metros.
    • O Rio Amazonas, em Itacoatiara, marcou 13,41 metros e se aproxima da cota de alerta, de 13,50 metros, dentro da normalidade para o período.
    • Já o Rio Madeira, em Porto Velho, registra 12,90 metros, abaixo da cota de alerta de 15 metros, com tendência de recessão nas próximas semanas.

    Ainda no boletim, o SGB indica cenário de atenção para a evolução da cheia na região amazônica, com possibilidade de elevação contínua nos próximos dias, especialmente em trechos da calha do Purus e do Rio Negro.

    Segundo o órgão, o avanço do chamado “pulso de cheia” amazônico, somado à saturação dos solos, mantém o risco de que alguns rios ultrapassem suas cotas oficiais de inundação nas próximas semanas, como ocorreu com o Rio Negro, em Manaus.

    As projeções hidrológicas indicam que a calha principal do Rio Amazonas deve seguir em elevação, com tendência de estabilização ou recessão apenas na bacia do Rio Madeira. O pico da cheia é previsto para ocorrer entre junho e julho.

    O SGB informou ainda que os dados são baseados em modelos hidrológicos e climáticos, sujeitos a variações naturais, e que o monitoramento segue contínuo para subsidiar ações de prevenção e resposta a eventos críticos.

    Fonte: G1

  • AM apresenta altos índices de sub-registro de nascimentos e mortes, aponta IBGE

    Entre os óbitos de menores de 1 ano, o percentual estimado de sub-registro no Amazonas chegou a 19,0%.

    Amazonas – Em 2024, as taxas de sub-registro de nascimentos e óbitos no Amazonas foram superiores às médias nacionais. O percentual estimado de sub-registro de nascidos vivos chegou a 4,4% no Amazonas, mais de quatro vezes acima da média brasileira (0,9%), enquanto o sub-registro de óbitos alcançou 8,8%. Entre os óbitos de menores de 1 ano, o percentual estimado atingiu 19,0% no estado. Os dados são das Estimativas de Sub-Registro de Nascimentos e Óbitos, divulgadas hoje (21) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE.

    Entende-se por sub-registro ou sub-notificação o número de eventos vitais (nascimentos e óbitos) não registrados e que, portanto, não constam nas bases dos sistemas de estatísticas vitais. No Brasil, há dois agentes principais que coletam as informações de estatísticas de nascimentos e de óbitos de forma complementar: o IBGE, por meio do sistema de Estatísticas do Registro Civil, a partir de dados coletados junto aos cartórios, e o Ministério da Saúde, por meio dos sistemas de Informações sobre Nascidos Vivos (Sinasc) e de Informações sobre Mortalidade (SIM), alimentados pelas notificações em estabelecimentos de saúde e serviços médicos.

    No Amazonas, o percentual de sub-registro de nascidos vivos estimado pelo IBGE chegou a 4,4% em 2024, acima da média nacional, que ficou em 1,0%, e também superior ao índice observado para a Região Norte (3,5%). O estado apresentou um total estimado de 66,3 mil nascidos vivos no período. Apesar da taxa acima da média regional, o Amazonas ainda apresentou taxa menor que Roraima (13,9%) e Amapá (5,8%).

    Já a subnotificação de nascidos vivos apurada pelo Ministério da Saúde foi de 0,6% no Amazonas, percentual próximo ao registrado na região Norte (0,6%) e acima da média brasileira (0,4%).

    Sub-registros de nascidos vivos chega a 29,7% em Barcelos

    Entre os municípios amazonenses, os maiores percentuais estimados de sub-registro de nascidos vivos em 2024 foram observados em Barcelos (29,7%), Santa Isabel do Rio Negro (16,9%) e Manacapuru (14,8%). Também apresentaram taxas elevadas Itapiranga (13,4%), Atalaia do Norte (13,2%) e Maraã (13,0%). Em números absolutos, Manaus concentrou o maior total estimado de nascidos vivos do estado, com mais de 31 mil registros. Os municípios do interior, especialmente localizados em áreas de difícil acesso, continuaram apresentando maiores dificuldades relacionadas ao registro oportuno dos nascimentos. No caso da subnotificação apurada pelo Ministério da Saúde, Atalaia do Norte registrou o maior percentual do estado, com 7,8%, seguido por Ipixuna (5,3%) e Manaquiri (4,7%).

    Sub-registro foi maior entre mães com menos de 15 anos de idade

    Os maiores percentuais de sub-registro de nascidos vivos no estado em 2024 foram observados entre mães com menos de 15 anos de idade, faixa em que o índice estimado pelo IBGE alcançou 14,6%, o mais elevado entre todos os grupos etários analisados. Entre mães de 15 a 19 anos, o percentual também permaneceu acima da média do estado, atingindo 6,9%. À medida que aumenta a idade materna, os índices tendem a diminuir, ficando abaixo de 4% a partir dos 25 anos e voltando a subir apenas na faixa de 45 a 49 anos (5,7%). Os dados apontam para maior vulnerabilidade ao sub-registro de mães mais jovens, possivelmente associada a fatores como menor acesso a serviços públicos e vulnerabilidade social. Já subnotificação apurada pelo Ministério da Saúde, os percentuais permaneceram inferiores ou próximos a 1% na maior parte das faixas etárias, com exceção do grupo de mães com 50 anos ou mais, que apresentou índice de 16,9%, embora com reduzido número estimado de nascidos vivos.

    Sub-registro de óbitos no Amazonas (8,8%) é mais que o dobro da média nacional

    No Amazonas, o percentual estimado de sub-registro de óbitos alcançou 8,8% em 2024, percentual superior à média nacional, de 3,4%, mas abaixo do índice observado para a Região Norte, que chegou a 11,4%. O estado registrou um total estimado de 20,5 mil óbitos no período analisado. Já a subnotificação de óbitos apurada pelo Ministério da Saúde foi de 1,1% no Amazonas, também acima da média brasileira (1,0%), porém inferior à registrada na região Norte (1,2%). Os dados indicam que o Amazonas ainda enfrenta dificuldades relacionadas à notificação e ao registro oportuno de óbitos, especialmente em municípios mais isolados e com menor acesso à rede de serviços públicos.

    Barcelos apresenta o maior nível de sub-registro do estado, com 50,2%

    Entre os municípios do Amazonas, os maiores percentuais estimados de sub-registro de óbitos em 2024 foram observados em Barcelos (50,2%) e Japurá (50,1%), seguidos por Manacapuru (44,5%), Tonantins (43,2%) e Uarini (43,0%). Também apresentaram índices elevados Maraã (42,4%) e Boa Vista do Ramos (42,2%). Em números absolutos, Manaus concentrou o maior total estimado de óbitos do estado, com cerca de 12,3 mil óbitos. Os dados mostram que municípios do interior, especialmente aqueles localizados em áreas remotas e com maior dificuldade de acesso aos serviços públicos, apresentam maiores taxas de sub-registro, evidenciando desafios relacionados ao registro oportuno dos óbitos.

    Já em relação à subnotificação de óbitos apurada pelo Ministério da Saúde, São Sebastião do Uatumã apresentou o maior percentual do estado, com 16,7%, seguido por Urucurituba (11,8%), Juruá (8,7%) e Atalaia do Norte (7,1%).

    Sub-registro de óbitos foi maior para a faixa de 10 a 14 anos (21,5%)

    No Amazonas, os maiores percentuais estimados de sub-registro de óbitos em 2024 foram observados entre crianças e adolescentes. Entre os menores de 1 ano (mortalidade infantil), o índice alcançou 19,0%, percentual superior à média nacional, de 10,8%, mas abaixo da taxa registrada para a Região Norte, que alcançou 26,6%. Entre os menores de 5 anos (mortalidade na infância), o índice também permaneceu elevado, com 18,9%; enquanto na faixa de 10 a 14 anos o número estimado chegou a 21,5%, o maior percentual entre todos os grupos etários analisados. A partir da população adulta, os percentuais tendem a diminuir, permanecendo abaixo de 10% em grande parte das faixas etárias acima de 20 anos. Em relação ao sexo, os homens tiveram taxas maiores de sub-registros, com 9,8%, enquanto mulheres tiveram taxa de 7,35%.

    Já a subnotificação de óbitos apurada pelo Ministério da Saúde permaneceu próxima de 1% na maior parte das faixas etárias, embora alguns grupos mais jovens tenham registrado percentuais mais elevados, como crianças de 5 a 9 anos (3,1%) e de 1 a 4 anos (2,8%).

    Fonte: D24am

  • Rio Negro se aproxima da cota de inundação em Manaus, diz Serviço Geológico Brasileiro

    De acordo com o levantamento, o nível do rio chegou a 27,46 metros, apenas quatro centímetros abaixo da cota de inundação, estabelecida em 27,50 metros. Órgão também alerta sobre risco elevado de cheia na calha do Amazonas.

    Amazonas – O Rio Negro está muito próximo de atingir a cota oficial de inundação em Manaus, segundo o mais recente Boletim de Monitoramento Hidrológico divulgado pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB). Os dados foram publicados nesta terça-feira (19) e atualizados com registros coletados às 6h45 desta quarta-feira (20).

    De acordo com o levantamento, o nível do rio chegou a 27,46 metros, apenas quatro centímetros abaixo da cota de inundação, estabelecida em 27,50 metros. A tendência, segundo o órgão, segue de elevação gradual, dentro do padrão do período de cheia na região.

    O SGB reforça que as chuvas registradas de forma contínua nas últimas semanas mantêm a bacia do Amazonas em processo de enchente sazonal, com subida persistente dos níveis dos principais rios.

    Rios da calha do Amazonas seguem em elevação

    Além do Rio Negro, outros rios monitorados na calha principal apresentam comportamento de cheia

    • O Rio Solimões, em Manacapuru, segue em elevação e já ultrapassou a cota de inundação, fixada em 18,20 metros, registrando 18,32 metros. A cota de inundação severa é de 19,60 metros.
    • O Rio Amazonas, em Itacoatiara, marcou 13,41 metros e se aproxima da cota de alerta, de 13,50 metros, dentro da normalidade para o período.
    • Já o Rio Madeira, em Porto Velho, registra 12,90 metros, abaixo da cota de alerta de 15 metros, com tendência de recessão nas próximas semanas.

    No boletim, o SGB indica cenário de atenção para a evolução da cheia na região amazônica, com possibilidade de elevação contínua nos próximos dias, especialmente em trechos da calha do Purus e do Rio Negro, que se aproxima da cota de inundação.

    Segundo o órgão, o avanço do chamado “pulso de cheia” amazônico, somado à saturação dos solos, mantém o risco de que alguns rios ultrapassem suas cotas oficiais de inundação nas próximas semanas.

    As projeções hidrológicas indicam que a calha principal do Rio Amazonas deve seguir em elevação, com tendência de estabilização ou recessão apenas na bacia do Rio Madeira. O pico da cheia é previsto para ocorrer entre junho e julho.

    O SGB informou ainda que os dados são baseados em modelos hidrológicos e climáticos, sujeitos a variações naturais, e que o monitoramento segue contínuo para subsidiar ações de prevenção e resposta a eventos críticos.

    Fonte: G1

  • Amazonas tem a 8ª pior qualidade de vida entre os estados brasileiros, segundo pesquisa

    Edição 2026 do Índice do Progresso Social, divulgada nesta quarta-feira (20) pelo IPS Brasil, revela que o Amazonas ficou abaixo da média nacional em levantamento que avaliou os 5.570 municípios do país.

    Amazonas – Grandes desigualdades sociais enfrentadas pelos municípios do Amazonas levaram o estado a ter a 8ª pior qualidade de vida entre as 27 unidades federativas do país, segundo a edição 2026 do Índice do Progresso Social, o IPS Brasil, divulgado nesta quarta-feira (20).

    Tanto os estados, quanto os municípios, foram avaliados com notas de 0 a 100. A média nacional foi de 63,40 pontos. O Amazonas ficou abaixo e atingiu 59,34 pontos, o oitavo pior índice do país. 

    De acordo com o levantamento, o único destaque positivo do estado foi no componente Saúde e Bem-estar. O estudo mostra que municípios como Canutama, Ipixuna, São Sebastião do Uatumã e Tonantins estão entre os melhores resultados do país no quesito, com notas acima de 68,12.

    Os municípios do Amazonas com melhor qualidade de vida

    A maioria dos 62 municípios amazonenses obteve notas entre 48,25 e 58,79. Manaus registrou o melhor desempenho do estado, com 63,91 pontos. A capital ficou na 1.270ª posição nacional entre os municípios brasileiros e na 20ª entre as capitais.

    Depois de Manaus, aparece Urucurituba, cidade com cerca de 25 mil habitantes localizada no Leste do estado, na região do Médio Amazonas, com 61,33 pontos. Em terceiro surge Amaturá, município com cerca de 11 mil habitantes situado no Alto Amazonas, com 60,88. Os dois municípios estão em uma faixa intermediária de desempenho.

    Manaus teve seu melhor resultado na dimensão Fundamentos do Bem-estar, com 69,89 pontos e ocupa a 724ª posição nacional.

    A capital também se destaca na dimensão Oportunidades, com 52,69 pontos. O quesito reúne indicadores relacionados à inclusão social, direitos individuais e acesso ao ensino superior.

    Apesar dos avanços, os dados mostram que Manaus ainda enfrenta dificuldades na dimensão Necessidades Humanas Básicas, principalmente em áreas ligadas ao acesso a serviços essenciais e infraestrutura urbana.

    Municípios do interior seguem entre os mais vulneráveis

    Na outra ponta do ranking estadual, municípios do interior do Amazonas aparecem entre os piores resultados do país no IPS Brasil 2026.

    Pauini, com 19 mil habitantes, registrou 48,40 pontos, seguido por Envira, de 17 mil habitantes, com 48,72. Ambas as cidades ficam localizadas no Sul do Amazonas. Completando o pódio, Barcelos, no Norte do estado, atingiu 49,06 pontos.

    Os três municípios tiveram os piores desempenhos na dimensão Oportunidades. Eles aparecem entre as últimas posições do ranking nacional em indicadores relacionados à inclusão social, acesso à educação e garantia de direitos.

    Os dados no Amazonas refletem um padrão recorrente em outras unidades federativas na Amazônia: municípios mais isolados territorialmente costumam enfrentar maiores dificuldades para o desenvolvimento da qualidade de vida.

    Fonte: G1

  • Gigante da várzea: jacaré surpreende motoristas ao atravessar estrada em Iranduba

    Animal de grande porte foi flagrado cruzando a pista durante a noite; vídeo viralizou nas redes sociais e chamou atenção dos moradores.

    Amazonas – Um jacaré de grande porte causou surpresa e apreensão entre motoristas e moradores que trafegavam pela Estrada da Várzea, no município de Iranduba, a 27 quilômetros de Manaus, na noite desta terça-feira (19).

    O animal foi visto atravessando lentamente a pista, obrigando condutores a reduzirem a velocidade para evitar um possível acidente. A cena inusitada foi registrada por moradores da região, que compartilharam os vídeos nas redes sociais. As imagens rapidamente repercutiram e chamaram atenção pelo tamanho do réptil.

    Apesar do susto, o jacaré seguiu em direção à área de vegetação sem ser ferido. Não houve registro de acidentes envolvendo o animal.

    Veja ao vídeo

    https://www.instagram.com/reel/DYkDpQuhMEH/?igsh=MWx6ZnZ6YTZqcmNkZA==

    A presença de animais silvestres na Estrada da Várzea é considerada relativamente comum devido à proximidade da via com áreas alagadas e ecossistemas típicos da região amazônica. Durante o período noturno, a movimentação da fauna costuma aumentar, principalmente em áreas próximas a igarapés e regiões de mata.

    Diante da situação, autoridades reforçam o alerta para que motoristas redobrem a atenção ao trafegar pela estrada, especialmente à noite, quando a visibilidade é reduzida e o risco de encontros com animais silvestres aumenta significativamente.

    Especialistas também orientam que, ao avistar animais na pista, os condutores evitem buzinar ou tentar assustá-los, reduzindo a velocidade e aguardando a travessia segura do animal.

  • Aneel aprova reajuste de 3,79% e conta de luz no Amazonas deve ficar mais cara

    Novos valores passam a valer a partir do dia 26 de maio para consumidores atendidos pela concessionária no estado.

    Amazonas –  A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) aprovou, nesta terça-feira (19), o Reajuste Tarifário Anual (RTA) de 2026 da Amazonas Energia, que desde abril opera sob o nome Âmbar Energia. O reajuste médio para consumidores de baixa tensão, composto por residências, pequenos comércios e propriedades rurais, será de 3,79%, com vigência a partir do dia 26 de maio.

    Para os consumidores residenciais da categoria B1, que envolve casas, apartamentos e condomínios, o reajuste aprovado foi de 3,77%.

    Já os consumidores de alta tensão, grupo formado por grandes comércios, indústria, shoppings e hospitais, terão aumento médio de 13,24%. O efeito médio geral para os consumidores será de 6,58%.

    A distribuidora, sediada em Manaus, atende cerca de 1,06 milhão de unidades consumidoras em todo o estado.

    Segundo a Aneel, os índices aprovados foram reduzidos após a antecipação de recursos da repactuação de cotas de Uso de Bem Público (UBP), no valor de R$ 735 milhões. A medida está prevista na Lei nº 15.235/2025 e, de acordo com a agência, contribuiu para reduzir o impacto tarifário.

    A agência informou ainda que o reajuste foi impactado principalmente pelos custos de aquisição e transporte de energia elétrica, além dos encargos setoriais.

    A Aneel explicou que o Reajuste Tarifário Anual ocorre nos anos em que não há Revisão Tarifária Periódica (RTP), processo mais amplo que redefine custos operacionais, metas de qualidade e perdas de energia das distribuidoras.

    No reajuste anual, a atualização considera a inflação prevista em contrato, descontado o chamado Fator X, além do repasse de custos relacionados à compra e transmissão de energia e aos encargos setoriais definidos por leis e decretos.

    Fonte: G1

  • Chamas gigantes na BR-174: caminhão-tanque pega fogo e mobiliza equipes de emergência no Amazonas

    Incêndio assustou motoristas que passavam pela rodovia durante a noite; causas ainda são investigadas pelas autoridades.

    Amazonas – Um caminhão-tanque foi completamente tomado pelas chamas na noite de segunda-feira (18), na BR-174, rodovia que liga Manaus a Boa Vista, causando susto entre motoristas que trafegavam pela região no momento do incêndio.

    Vídeos gravados por testemunhas mostram o veículo em chamas às margens da estrada, com uma intensa coluna de fumaça e fogo alto, cenário que chamou atenção de quem passava pelo local. O incêndio mobilizou equipes de emergência para controlar as chamas e evitar maiores riscos na via.

    Veja ao vídeo

    https://www.instagram.com/reel/DYhdkpVh4gz/?igsh=NDVyMzVnZ2xwbnNo

    De acordo com informações preliminares, ninguém ficou ferido. Apesar do impacto visual e do temor causado pela situação, a ocorrência resultou apenas em danos materiais.

    As circunstâncias que provocaram o incêndio ainda não foram esclarecidas oficialmente. As autoridades também investigam qual tipo de carga era transportada pelo caminhão no momento do incidente, já que até agora não foi confirmado se havia material inflamável no tanque.

    Motoristas que passavam pela BR-174 registraram o momento em que o fogo consumia completamente a estrutura do veículo, gerando preocupação devido ao risco de explosão e ao perigo para quem transitava nas proximidades.

    Até o fechamento desta matéria, não havia confirmação de bloqueio total da rodovia ou de impactos significativos no fluxo de veículos. O caso deve ser apurado pelas autoridades competentes.