Tag: brasileirão

  • Brasileirão tem recorde de jogadores convocados para uma Copa do Mundo

    Sete das 48 seleções têm atletas que atuam no território nacional.

    Esporte – Sete entre as 48 seleções da Copa do Mundo, que inicia nesta quinta-feira (11), possuem jogadores que atuam no Campeonato Brasileiro. Ao todo, são 32 atletas, que representam dez clubes da primeira divisão.

    A marca supera o recorde anterior, de 27 nomes, na edição de 1974, sendo que 22 representavam a própria equipe verde e amarela – os demais estiveram distribuídos por três seleções (Uruguai, Chile e Argentina). Além disso, o número é 357% maior que o da Copa passada, em 2022, que reuniu somente sete jogadores que atuavam no Brasil.

    “Os grandes [times] brasileiros não têm tantos concorrentes [de mercado] no continente quanto os ingleses, que competem com clubes como Real Madrid, Barcelona [ambos da Espanha], Bayern de Munique [Alemanha], Paris Saint-Germain [França], entre muitos outros”, analisou, via assessoria de imprensa, Marcos Casseb, sócio da Roc Nation Sports Brazil, empresa que atua com gerenciamento de carreira.

    Três países dividem o protagonismo: Brasil, Uruguai e Paraguai. Cada um tem sete atletas do Brasileirão nas respectivas seleções.

    O time brasileiro conta com quatro nomes do Flamengo: os zagueiros Danilo e Léo Pereira, o lateral-esquerdo Alex Sandro e o meia Lucas Paquetá. Completam a relação de quem atua por aqui o goleiro Weverton (Grêmio), o volante Danilo Santos (Botafogo) e o atacante Neymar (Santos).

    Na seleção uruguaia, a maioria dos convocados também vem do Rubro-Negro: o lateral Guillermo Varela e os meias Nico de la Cruz e Giorgian de Arrascaeta. Do Palmeiras, foram chamados o lateral Joaquín Piquerez e o volante Emiliano Martínez. Outros dois clubes do Brasileirão representados na Celeste Olímpica são o Internacional, com o goleiro Sérgio Rochet; e o Fluminense, com o atacante Agustín Canobbio.

    A equipe paraguaia, por sua vez, tem o Verdão em destaque, com três nomes: o zagueiro Gustavo Gómez, o meia Maurício (que é brasileiro naturalizado) e o atacante Ramón Sosa. Também jogam no Brasileirão os zagueiros Fabian Balbuena (Grêmio) e Junior Alonso (Atlético-MG), o volante Damián Bobadilla (São Paulo) e o atacante Isidro Pitta (Red Bull Bragantino).

    Outra equipe com três convocados de um mesmo clube do Brasil é a do Equador: o lateral Ángelo Preciado, o volante Alan Franco e o atacante Alan Minda, todos do Atlético-MG. A seleção tricolor conta, ao todo, com cinco atletas que jogam por aqui. Os demais são o zagueiro Felix Torres (Internacional) e o atacante Gonzalo Plata (Flamengo).

    País que mais cresceu em representatividade no Brasileirão nas últimas cinco temporadas, a Colômbia convocou quatro dos 26 atletas que estão na Série A: os meias Juan Portilla (Athletico-PR) e Jorge Carrascal (Flamengo)  e os atacantes Jhon Arias (Palmeiras) e Andrés Gómez (Vasco).

    Por fim, duas seleções têm, cada uma, um atleta do Brasileirão. Atual campeã, a Argentina convocou o centroavante Flaco Lopez, do Palmeiras. Desde a Copa de 2006, quando foram chamados o volante Javier Mascherano e o atacante Carlos Tévez, então no Corinthians, os hermanos não chegavam ao Mundial com jogadores atuando no Brasil.

    Já o Corinthians será representado na Copa pelo atacante Memphis Depay. O camisa 10 é o maior artilheiro da história da seleção holandesa, com 54 gols. É a primeira vez que um atleta europeu é convocado para o Mundial jogando no Brasileirão.

    “O futebol brasileiro deixou de ser apenas um exportador de talentos e passou a se posicionar também como um mercado estratégico dentro da cadeia global do esporte”, concluiu, também por meio de comunicado à imprensa, Alexandre Frota, diretor-executivo da FutPro Expo, evento sobre a indústria do futebol, que ocorreu em Fortaleza no começo de maio.


    Fonte e Foto: Agência Brasil

  • Brasileirão: Flamengo empata com Athletico-PR e “ajuda” Palmeiras

    Cariocas perdem chance de encostar no líder antes de confronto direto.

    Esporte – A meta do Flamengo era iniciar a semana do confronto diante do Palmeiras, líder do Campeonato Brasileiro, a somente dois pontos. Faltou combinar com o Athletico-PR. O duelo entre os rubro-negros, pela 16ª rodada, que terminou a noite desse domingo (17), na Arena da Baixada, em Curitiba, terminou empatado em 1 a 1.

    O time da Gávea, que não perde há sete rodadas, soma 31 pontos, a quatro do Alviverde. Independentemente do que ocorrer no jogo entre eles no próximo sábado (23), às 21h (horário de Brasília), no Maracanã, o Palmeiras permanecerá na primeira colocação do Brasileirão. O Flamengo tem uma partida a menos que o rival.

    O Athletico, por sua vez, perdeu a oportunidade de ultrapassar o São Paulo e entrar na zona de classificação direta à fase de grupos da Libertadores, que envolve os quatro primeiros colocados. O Furacão, que voltou este ano da Série B, foi a 24 pontos, em quinto lugar, ficando atrás do Tricolor paulista, que tem a mesma pontuação, pelo saldo de gols.

    A partida teve um espectador especial: Carlo Ancelotti. O técnico da seleção brasileira, que anuncia a convocação da Copa do Mundo nesta segunda-feira (18), acompanhou o jogo em um dos camarotes do estádio do Athletico. O treinador tem chamado atletas do Flamengo em compromissos anteriores da Amarelinha, como os zagueiros Danilo e Léo Pereira, o lateral Alex Sandro e o atacante Pedro.

    Tudo igual na Arena da Baixada

    A pressão que a equipe da casa fez nos primeiros minutos deu resultado. Aos 10, o meia Bruno Zapelli abriu na direita com o lateral Gastón Benavídez, que escorou para dentro da área. O atacante Stiven Mendoza dominou e finalizou cruzado. O chute desviou no volante Léo Ortiz e o goleiro Agustín Rossi não conseguiu defender.

    Após o gol, o Furacão passou a jogar nos contra-ataques, cedendo espaço para o Flamengo, que não aproveitou. Na volta do intervalo, o Rubro-Negro carioca tentou sufocar os donos da casa. O meia Jorge Carrascal quase empatou aos cinco minutos, mas a bola parou no travessão. Aos 12, Pedro desperdiçou boa chance na área, após cruzamento de Alex Sandro pela esquerda.

    O Athletico conseguiu sair da pressão com o desenrolar do segundo tempo e teve duas grandes chances para ampliar a vantagem. Aos 33, Viveros, livre na área, chutou duas vezes e parou em Rossi. Na terceira tentativa, ele acertou o travessão. Três minutos depois, o volante Felipinho arriscou de longe e também mandou a bola no poste superior.

    O Flamengo, então, puniu o Furacão pelas oportunidades desperdiçadas. Aos 38, Léo Pereira lançou o atacante Bruno Henrique, que entrou na área e tocou para Pedro que, desta vez, aproveitou, deixando tudo igual e assumindo a artilharia do Brasileirão, com nove gols.

    Quando o time carioca se lançava com tudo ao ataque em busca da virada, Danilo recebeu o segundo amarelo por falta em Viveros e foi expulso, deixando os visitantes com um a menos. O cenário inverteu, com o Athletico partindo para cima nos acréscimos. O placar, no entanto, não se alterou mais.

    Triunfos de Remo e Bragantino

    Outros dois jogos movimentaram a noite de domingo pela 16ª rodada do Brasileirão. Destaque à vitória do Remo sobre a Chapecoense, por 3 a 2, na Arena Condá, em Chapecó (SC), em duelo entre dois times que figuram nas quatro últimas colocações da competição, a chamada zona de rebaixamento.

    O triunfo do Leão Azul foi definido em um gol contra do zagueiro Bruno Leonardo, no fim do segundo tempo. Antes, Yago Pikachu e Jajá balançaram as redes para o clube paraense, que foi a 15 pontos e assumiu o 18º lugar. O também atacante Neto Pessoa e o volante Rafael Carvalheira marcaram para o Verdão do Oeste, lanterna com 10 pontos.

    Quem também venceu na rodada foi o Red Bull Bragantino, que superou o Vitória por 2 a 0 no Estádio Cícero de Souza Marques, em Bragança Paulista (SP). O goleiro Tiago Volpi (cobrando pênalti) e o meia Lucas Barbosa, nos instantes finais, foram os autores dos gols do Massa Bruta, sexto colocado com 23 pontos. O Leão rubro-negro, com 19 pontos, é o 14º.


    Fonte e Foto: Agência Brasil

  • Athletico-PR mira liderança do Brasileirão contra Corinthians em ascensão

    Furacão recebe o Timão nesta quinta-feira (19), às 19h30, na Arena da Baixada.

    Esporte – O Athletico-PR pode alcançar a liderança da Série A do Campeonato Brasileiro nesta quinta-feira (19), a partir das 19h30 (de Brasília), contra um Corinthians em ascensão na temporada. As duas equipes se encontram na Arena da Baixada, em Curitiba, para o duelo atrasado pela segunda rodada.

    O Furacão chega de uma vitória sobre o Santos, por 2 a 1, também em casa. Com o resultado, os treinados de Odair Hellmann somam seis pontos, com 100% de aproveitamento em dois jogos pela competição nacional. O Rubro-Negro ocupa a quinta colocação e, se vencer o Timão, ultrapassa todos os times na sua frente — e assume a ponta da tabela de classificação.

    Já os comandados de Dorival Junior chegam de uma vitória por 2 a 0 sobre o RB Bragantino. O placar deixou a equipe paulista na 12º posição, com três pontos ganhos.

    Depois dos confrontos válidos pelo Brasileirão, Athletico-PR e Corinthians encararam compromissos pelos respectivos estaduais. No Campeonato Paranaense, o Furacão empatou em 2 a 2 com o Londrina, pela ida da semifinal. O Timão bateu o São Bernardo por 1 a 0, pela oitava e última rodada da primeira fase do Paulistão. Ambos os times utilizaram reservas, pensando também no enfrentamento pela Série A.

    Como chega o Athletico-PR

    Juan Portilla saiu de campo contra o Santos com um desconforto, mas não teve lesão confirmada e pode ser alternativa para o Athletico enfrentar o Corinthians. O volante tem sido reavaliado diariamente pela departamento médico do Furacão.

    Caso o colombiano não fique à disposição, Luiz Gustavo surge como principal possibilidade para ingressar na equipe. Jadson também é opção.

    Como chega o Corinthians

    Yuri Alberto foi diagnosticado com uma lesão de grau 2 na coxa esquerda e é baixa confirmada. Gui Negão desponta para substituir o atacante.

    utra novidade tende a ser André Luiz. O meio-campista deve compor o setor junto de Raniele, Matheus Pereira e Carrillo.

    Athletico-PR x Corinthians

    Provável escalação do Athletico-PR

    Santos; Terán, Arthur Dias e Esquivel; Benavídez, Portilla (Luiz Gustavo/Jadson), Bruno Zapelli e Léo Derik; Mendoza, Julimar e Viveros. Técnico: Odair Hellmann.

    Provável escalação do Corinthians

    Hugo Souza; Matheuzinho, Gabriel Paulista, Gustavo Henrique e Matheus Bidu; Raniele, André Luiz, Matheus Pereira e Carrillo; Memphis Depay e Gui Negão. Técnico: Dorival Junior.




    Fonte e Foto: CNN Brasil